Mário Dória Silva Gaio

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Mário Dória Silva Gaio

#29256 | Joman | 22 out 2002 09:06

Alguém tem mais dados sobre Mário Pedro Dória da Silva Gaio, jornalista, que foi casado com Isabel Arrobas Vieira?
Obrigado.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#208718 | Conde | 19 set 2008 15:09 | Em resposta a: #29256

Ando à procura de Silva Gaios. Creio que são de Coimbra ,descendentes de um famoso Lente de Medicina do século passado. Um dos ramos vem no Anuário da Nobreza por casamento com a herdeira de uma segunda linha dos Pais do Amaral (Pais de Faria...) que dão a casa de Anadia. Tudo o que vier à rede é muito bem vindo.
Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#208914 | Joman | 22 set 2008 11:11 | Em resposta a: #208718

Caro Conde

Meu interesse pelos Silva Gaio é por tabela, por assim dizer. Este jornalista (sobre o qual não encontrei mais referências e gostaria de saber mais) casou-se com uma prima minha e queria saber se deixaram descendência.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#209173 | JCALD | 25 set 2008 04:01 | Em resposta a: #208914

Caro Joman:

Mário Pedro Dória da Silva Gaio n. em Coimbra a 7-12-1896 e f. em Lisboa a 19-1-1953;
Filho de António Mário da Silva Gaio, agente técnico de negenharia e professor de ginástica no Liceu de Coimbra e de s/ 1.ª m.er D. Adelaide Dória, falecida no Hosp. do Rego em Lisboa a 2-7-1928;
Neto paterno do Dr. Manuel da Silva Gaio, poeta de renome, n. 6-5-1860 e + 11-2-1934 em Coimbra (na Av. Sá da Bandeira em casa assinalada com uma lápide) e de s/ 3.ª m.er D. Laura Vieira;
Bisneto paterno do Doutor António da Silva Gaio, lente de Medicina em Coimbra e autor do romance «Mário», que teve grande voga no século XIX e que terá sido responsável pela moda dos Mários em Portugal, e de D. Emília Augusta de Campos Paredes (n. 13-6-1836 e f. 18-2-1925).

Mário Pedro Dória da Silva Gaio casou com D. Isabel Manuela de Barreiros Arrobas Cabral Vieira n. Luanda e tiveram 2 filhas:
1. D. Maria Iolanda Barreiros Arrobas da Silva Gaio n. Coimbra 18-5-1919 e casou a 19-7-1947 com José Pedro da Costa Teixeira Lopes. Pais de Pedro José da Silva Gaio Teixeira Lopes n. Lisboa 14-6-1948.
2. D. Maria Carlota Adelaide Barreiros Arrobas Vieira da Silva Gaio n. Coimbra 12-3-1925 e casou a 14-2-1952 com o Cap. Firmino José Soares Ogando n. Porto. Pais de D. Maria José da Silva Gaio Ogando n. Lisboa 1-2-1956.

Suponho que aquela D. Isabel Manuela de Barreiros Arrobas Cabral Vieira possa ser a Isabel que António de Portugal de Faria, em «Genealogia da Família Barreiros», a págs. 16, diz que faleceu, ou alguma sua irmã de igual nome. Seria nesse caso filha do Gen. António José Cabral de Carvalho Vieira (n. Luanda 1834) e de s/ m.er (casados a 11-1-1863) D. Carlota Emília Barreiros Arrobas (n. 1-5-1846).

D. Emília Augusta de Campos Paredes, acima referida, era tia-avó do Dr. Mário Paredes de Nogueira Ramos, autor da primeira parte destas informações, publicadas na série de artigos intitulados «Famílias de Góis - Barreto Chichorro Cortês Paredes Nogueira Ramos» publicados na revista «Arquivo Histórico de Góis», de que era director e principal colaborador.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#209174 | JCALD | 25 set 2008 04:05 | Em resposta a: #208718

Caro Conde:

Queira fazer o favor de ler a resposta que acabo de enviar para Joman, que faz a ligação entre o «seu» Lente de Medicina com o jornalista Mário Pedro Dória da Silva Gaio que encabeça este tópico.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#209175 | Joman | 25 set 2008 04:29 | Em resposta a: #209173

Caro José Caldeira

A Isabel Manuela casada com o Mário Pedro Dória da Silva Gaio, era neta do general Cabral Vieira. A que faleceu era filha do general. Ela tinha assim o mesmo nome que a tia. Para o meu trabalho interessa-me precisamente saber se ela teve descendência. Os dados que avançou respondem a minha pergunta.
Isabel Manuela de Barreiros Arrobas Cabral de Carvalho Vieira, nasc. em 1894, nat. de Novo-Redondo, (actual Sumbe), Angola, filha de Carlota Arrobas Cabral Vieira.
Carlota Arrobas Cabral Vieira, por sua vez filha de Carlota Emília Barreiros Arrobas, nasc. a 20 de Setembro de 1869, nat. de Lisboa, c/c. o seu primo pelo lado paterno Manuel do Amaral de Carvalho Vieira.
Carlota Emília Barreiros Arrobas, nasc. a 01 de Maio de 1846, nat. da freg. de S. João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde, casou a 11 de Janeiro de 1863, com António José Cabral de Carvalho Vieira, nasc. a 25 de Janeiro de 1832, nat. de Luanda, Angola, e fal. em 14 de Maio de 1910 em Aveiras de Cima, conc. de Azambuja, Portugal, que foi general.

Muito obrigado
João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#209203 | Conde | 25 set 2008 17:22 | Em resposta a: #209174

Caríssimo Amigo:
A pessoa em causa é o Engº Rui da Silva Gaio,casado com a Senhora D.Maria João De Mello Sampaio Carneiro. É filho único.
Obrigado. Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#346531 | ni.cunha | 23 mai 2014 18:54 | Em resposta a: #209175

Olá boa tarde

Eu sou bisneta de Isabel Manuela e Mário Pedro, e ainda tenho a minha Avó, Maria Carlota Adelaide de Barreiros Arrobas Vieira da Silva Gayo Ogando, viva e de saúde, pelo que penso poder ajudar a 'apanhar algumas pontas soltas'!

Se pretenderam mais informações, agradeço então que voltem a comentar pela mesma via, ou para o email ni.cunha@me.com

Melhores cumprimentos,
Maria Ana da Silva Gaio Ogando e Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#346593 | Joman | 26 mai 2014 04:20 | Em resposta a: #346531

Cara prima

Sou neto de João Arrobas Ferro e daí o meu interesse pela família Arrobas. Neste particular, abri este tópico porque gostaria de actualizar os dados do seu ramo, enfim, saber da descendência dos Arrobas Vieira da Silva Gayo. Vou contactá-la por mail.

Grato pela atenção.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#346598 | Joman | 26 mai 2014 15:19 | Em resposta a: #346531

Cara prima

Mandei uma mensagem mas ela foi devolvida. Há um problema com o mail?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mário Dória Silva Gaio

#346600 | ni.cunha | 26 mai 2014 16:17 | Em resposta a: #346598

Caro primo,

Por erro foi um ponto a mais!
Tente novamente para nicunha@me.com
Fico a aguardar!

Maria Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen