Botelho da Costa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Botelho da Costa

#2936 | nunoataide | 23 mar 2001 19:28

Venho perguntar se alguém tem informações sobre a família Botelho da Costa, com origem em Fermil, concelho de Lamego.

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#2999 | zamot | 27 mar 2001 18:16 | Em resposta a: #2936

Conheço bem um Joaquim Bernardo Megre Botelho da Costa tem interesse em que lhe pergunte a origem da familia dele?

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#3001 | nunoataide | 27 mar 2001 23:53 | Em resposta a: #2999

Caro José de Mello Breyner
Agradecia-lhe realmente que perguntasse a esse seu amigo se ele sabe se a sua família tem origem em Fermilo (Tarouca). O Meu bisavó materno chamava-se Bernardo Botelho da Costa, foi juiz em diversas colónias e casou com Olinda Bustorff Teixeira da Siva (filha do Almirante Teixeira da Silva - Governador da Índia). Existe descendência deste ramo em Coimbra, Lisboa, Portalegre tendo alguns adoptado apenas o apelido Teixeira Botelho.
Obrigado pelo seu interesse, com os meus cumprimentos,

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#3136 | zamot | 02 abr 2001 19:52 | Em resposta a: #2936

como lhe disse falei hoje com meu amigo joaquim botelho da costa que me confirmou que a familia dele é de fermil pode perguntar o que quiser e eu tansmito-lhe ou caso queira posso pô-los em contacto.

cumprimentos

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#3143 | nunoataide | 02 abr 2001 22:29 | Em resposta a: #3136

Caro Tomás de Mello Breyner
Ficaria-lhe muito grato se me desse o mail, ou outro contacto, do seu amigo Joaquim Botelho da Costa, pois é por certo meu parente. Interessa-me saber como se entroncam estes dois ramos e recuar na sua ascendência o mais possível.
Um abraço
Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#101770 | RICARDO.FONSECA | 30 set 2005 00:10 | Em resposta a: #2936

O meu bisavô materno de seu nome augusto ferreira botelho, era primo do visconde de giraul (botelho da costa). Gostaria de ter mais informações sobre outros ascendentes.
Com os melhores cumprimentos

Ricardo Castro Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#102298 | nunoataide | 05 out 2005 20:26 | Em resposta a: #101770

Caro Ricardo Fonseca

O meu bisavó (Bernardo Joaquim Cardoso Botelho da Costa) era irmão 1º Visconde de Giraul, filhos de António da Costa Guedes e Teresa Cândida Botelho da Costa Guedes e ambos naturais de Fermilo, no concelho de Tarouca. Tenho cópia de uma monografia de Tarouca, de AB. Vasco Moreira, que diz em 1817 formou-se em Direito o Dr Manuel Joaquim Botelho, depois ordenaram-se dois filhos deste Augusto M Botelho e Manuel J. Botelho, que morreu abade de Salzedas e formou-se o Dr Albimo Ferreira Botelho que foi juiz em Luanda, e o seu parente Dr Bernardo Joaquim C. Botelho. Este último era bac em teologia e direito, foi capelão da Univ. de Coimbra e cónego da Sé.Protegeu e subsídiou o Dr Manuel Bernardo Cardoso Botelho que é cónego da partriacal e Desembargador da Relação Eclesiástica de Lisboa e foi professor e reitos do Seminário de Santarèm.
Se tiver mais dados sobre sobre os Botelhos agradecia que me informasse, nomeadamente se sabe quem são os ascendentes de Teresa Cãndida Botelho.
Com os meus cumprimentos
Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Botelho da Costa

#102362 | dmvasconcelos | 06 out 2005 17:02 | Em resposta a: #102298

Caros Confrades

Aproveito a boleia do tópico para sondar sobre a eventual descendência do 3.º Visconde de Giraúl, Guilherme Poças Falcão Bicudo Correia Botelho da Costa (que consta da Base do Génea), filho de D. Maria da Luz (Fisher Berquó) Poças Falcão Bicudo Correia, casada em Lisboa a 30.1.1922 com o 2.º Visconde, Dr. Manuel Alves Bastos Botelho da Costa, e neta materna do micaelense Comendador Ângelo José Dias, cujos dados genealógicos pretendia actualizar.

Em rapaz, conheci perfeitamente esta Senhora, que na década de 60 vinha todos os anos pela Primavera visitar a família em S. Miguel. Quando se reunia com as primas D. Julieta Dias Vaz do Rego (bisavó do 4º Conde de Albuquerque) e D. Marieta (irmã desta e avó materna do Dr. Jaime Gama), conseguiam a proeza de reunir imensa juventude ao seu redor, que assistia hilariante aos momentos de requintado humor com que nos brindavam.

Cumprimentos

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

Botelho da Costa

#383749 | mluzcp | 18 ago 2017 14:46 | Em resposta a: #102362

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral

Achei muito interessante a questão que colocou no fórum acerca da descendência do 3° Visconde de Giraúl, Guilherme Poças Falcão Bicudo Correia Botelho da Costa ( meu querido pai), questão essa à qual não posso deixar de responder por se tratar da minha família direta. O meu pai teve três filhos, sendo o primogénito e único filho varão, o meu irmão Guilherme César Pestana Botelho da Costa, atual 4° Visconde de Giraúl por descendência em linha reta. O meu irmão por sua vez tem dois filhos varões de nome respetivamente Guilherme e Manuel Poças Falcão Bicudo Correia Botelho Da Costa.
A minha avó paterna, Maria da Luz ( Fisher Brecó) Poças Falcão Bicudo Correia Botelho Da Costa ( 2ª Viscondessa de Giraúl) era natural de S. Miguel, Açores. Para além do atual Visconde Giraúl meu irmão ( 4°), o meu pai teve mais duas filhas de nomes Maria da Luz e Isabel Margarida Pestana Botelho Da Costa.
Eu sou a segunda filha e herdei da minha avó paterna o nome próprio.
Por casamento acrescentei ao meu nome o apelido do marido Câmara Pestana.
Espero ter podido prestar alguns esclarecimentos acerca da descendência do 3° Visconde Giraúl.
Com os melhores cumprimentos e a mais elevada consideração
Maria da Luz B. Costa Câmara Pestana

Resposta

Link directo:

Botelho da Costa

#403950 | Conde | 10 jun 2018 12:57 | Em resposta a: #2936

António da Costa Botelho falec. Granja Nova, lugar de Fermil a 3.05.1894 e fez-se inventário de menores a13.08.1894 que está no A.D.Viseu. Há um casamento dele ou de um homônimo em Granja Nova a 30.04.1856. Ele ou a mulher Teresa Bernarda têm como pais Bernardo Joaquim Cardoso e Ana Bernarda.
O Abade de Salzedas e o Dr. Manuel Joaquim Botelho aparecem a seguir deste assento.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen