Tristão Câmara - Açores - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil | Pessoas | Bibliografia

Tristão Câmara - Açores - Rio de Janeiro

#29627 | Luiz | 28 out 2002 16:16

Caros colegas,

A pesquisa que desenvolvo envolve a povoação de Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, no interior do Estado do Rio de Janeiro, para onde emigrou uma grande leva de açoreanos no início da segunda metade do século XIX. São vários MEDEIROS, MOTTA, ZIMBRÃO, CAMARA, PONTE, AMARAL, FERREIRA, FRIAS, LIGEIRO, COUTO, VIEIRA MACHADO, ESPÍRITO SANTO, PACHECO, LIMA, MELLO, BRANCO, BITTENCOURT, CARDOSO, ALVES, etc. Muitos deles da Povoação, dos quais tenho AMARAL, MEDEIROS, MOTTA e PACHECO como ascendentes. São possivelmente centenas deles que vieram para colonizar a região onde D. Pedro II planejou desenvolver Palácio Imperial de Verão, fincado no meio do caminho para as Minas Gerais. A dificuldade da estimativa se dá por que além de São José do Vale do Rio Preto, distribuiram-se por Petrópolis, Teresópolis, Bemposta e outros municípios limítrofes (de que já tenho notícia).

Ao que parece, e de acordo com levantamento inicial feito por D. Jany Limonge, genealogista local, Tristão Câmara, também açoreano, e parente do Barão das Águas Claras, grande proprietário da região de São José do Vale do Rio Preto, teria sido o responsável pela organização desta emigração em massa. Isto porque a partir de 1850 houve na região uma grande necessidade de substituição da mão de obra escrava pela de mãos livres para dar conta das plantações de café, por conta do crescente combate ao tráfico negreiro.

A questão é: Haverá dentre os trabalhos de açoreanos alguma publicação que trate desta emigração em massa, ou deste indivíduo, Tristão Câmara, biografias, referências a essa convocação de lavradores e artesãos ?

Agradeceria antecipadamente quaisquer comentários, e auxílios.

Cumprimentos,

Luiz Medeiros
Rio de Janeiro
pesquisa AMARAL, MEDEIROS, MOTTA e PACHECO na freguesia da Povoação, Ilha de São Miguel.

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Câmara - Açores - Rio de Janeiro

#188651 | sobfilho | 17 mar 2008 02:40 | Em resposta a: #29627

luiz

sou proprietario da fazenda são joão, vizinha da aguas claras e que conforme registros pertenceu a tristão camara. o registro de sapucaia faz referencia apenas à averbação de partilha de seu espolio já no´início do seculo 20. o inventario correu em petropolis mas segundo informações obtidas o arquivo daquela comarca estaria em itaipava mas de tal forma desorganizado que naõ consegui encontrar. sou advogado e socio de escritorio que inclusive tem escritorio em portugal e se vc fornecesse alguma informação adicional sobre o tristão, data de nascimento, casamento etc posso tratar de procurar mais informações tanto aqui como em portugal. ainformação de que ele era parente do Barão de aguas claras sugere que a são joão foi desmembrada desta fazenda e não da fçloresta ou santarem como antes supunha. se assim for devremos examinar os registros de petropolis e para aquisições anteriores a 1850 os registros de paraíba do sul. aguardo suas norticias.

sergio.sobral@cbsg.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Câmara - Açores - Rio de Janeiro

#260261 | helocm | 10 ago 2010 02:48 | Em resposta a: #188651

Minha avó Rosa de Macedo Câmara era neta de Tristão da Cunha Câmara, casado com Felicia Telles da Cunha Câmara. Minha avó dizia que ele veio adolescente da Ilha da Madeira (Câmara dos Lobos) para trabalhar no Rio num armazém de secos e molhados de um português amigo do pai dele, porque ele cegara um amigo por acidente. Como caixeiro do armazém, Tristão viajava pelo interior, juntava dinheiro e começou a comprar terras, fazendas decaídas que ele botava de pé e vendia. A primeira fazenda que ele comprou em 1853, e nunca vendeu, foi a Fazenda da Figueira em Tristão Câmara (a igreja foi construída por ele e havia um povoado com estação de trem que, depois da represa, mudou-se e tornou-se a Posse). Um primo disse que foram mais de 60 fazendas. Seja lá como for, cada filho que casava ganhava uma fazenda em pleno funcionamento e ele visitava os filhos pra ver se as fazendas estavam sendo bem mantidas. Ao pai de minha avó, João Telles da Cunha Câmara, couberam as Fazendas de São João e São Roque; a outros irmãos e irmãs, Harmonia, Jaguara etc. A Fazenda da Figueira ficou como herança para Vovô João e sua irmã tia Bela, casada com Joaquim Macedo (irmão de Anna Rosa, mulher de João), que a venderam para Licinio Moreira Senna, casado com Rosa de Macedo Câmara. A Fazenda da Figueira incluía os sítios do Guaribu, Palmeiras, Biquinhas, Centro, Cumbacas e Tremedeira.
Nunca soube que vovô Tristão fosse parente do Barão de Águas Claras. Sei que eram vizinhos e muito amigos; que o Barão perdeu a F. Águas Claras no jogo e meu avô comprou a dívida, para que o Barão não perdesse a fazenda e nem dela saísse. Quando pôde, o Barão quitou a dívida. Lamentavelmente, as cartas do Barão para meu avô perderam-se na década de 1970. Além disso, Tristão Câmara foi um dos beneméritos de Petrópolis, contribuindo para a construção e manutenção de hospital e outras instituições.
Tenho fotos e anotações feitas a partir de lembranças da minha avó, da minha mãe, dos meus tios e outros parentes sobre as fazendas que mencionei e outras.
Gostaria de trocar informações.

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Câmara - Açores - Rio de Janeiro

#264955 | cristovam66 | 08 nov 2010 01:10 | Em resposta a: #260261

Sou trisneto de Tristão da Cunha Câmara, que casado com Felícia Telles da Cunha Câmara, teve muitos filhos, entre os quais minha bisavó Galdina Câmara, casada com Manoel Alves da Cruz Alves e irmã de Georgina e Graciana. Meus bisavós, tiveram por sua vez treze filhos, entre eles meu avô José Gualberto da Cruz Alves (nascido em 1878 e casado com Orminda Teixeira), Dalila, Tristão (casado com Maria Emilia), Manoel (pai de Saulo), João, Jovina, Eduardo, Ichita e um outro tio cujo nome não sei ao certo, pois era mais conhecido por um apelido. Se tiverem mais informações a respeito de Tristão e Felicia, por favor entre em contato com José Marcio da Cruz Alves através do meu e-mail jose_alves66@hotmail.com. Gostaria de poder trocar mais informações!

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Câmara - Açores - Rio de Janeiro

#278822 | padremichel | 17 jun 2011 14:31 | Em resposta a: #260261

Sou Pe na Posse e estou buscando resgatar a memória da antiga fazenda Figueira, dos construtores da igreja, a única memória ainda de pé, e restaurar o que se pode fazer. gostaria muitíssimo de informações e documentos para fazermos um memorial. digitalizamos o que for preciso. podemos contar também com o auxílio auxílio da faculdade de história da UCP. Favor, rntrem em contato. Pe Michel Freitas de sousa. micheljhs@hotmail.com 24 8828 0206

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen