Meus Antepassados

Este tópico está classificado nas salas:

Meus Antepassados

#2963 | Eduardo | 24 mar 2001 23:41

Prezados Amigos

Meus antepassados Rita Francisca Telles/1835 e Domingos José Gonçalvez/1829 provavelmente adotaram o sobrenome Regua porque teriam suas origens no Paço da Regua.
Como posso obter ajuda para procurar minhas origens.

Obrigado

Eduardo Hamond Regua/Brasil/RJ

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#2969 | aeiou2 | 25 mar 2001 20:16 | Em resposta a: #2963

Olá Eduardo
Como ainda não teve resposta,porque talvez seja um bocado vago o seu pedido parece-me que para estudar a sua família deve começar por saber os locais de nascimento e as respectivas datas,assim:começa pela sua certidão de nascimento ou baptizado e assim com sorte fica a saber o local do nascimento dos seus Pais e os nomes dos seus avós e vai organizando uma ficha individual para cada um onde recolherá o maior número possível de informações.E assim por diante.Quando tiver dúvidas recorra sempre ao Forum do GP porque há sempre alguém de boa vontade.Sempre ao dispor.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3025 | Eduardo | 29 mar 2001 02:57 | Em resposta a: #2969

Maria
Obrigado pelo interesse, mas tudo o que tenho já escrevi no meu e-mail. Será que tem censo demográfico na região de Paço da Regua?

Obrigado

Edaurdo Hamond Regua

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3029 | aeiou2 | 29 mar 2001 11:16 | Em resposta a: #3025

Caro Eduardo
Em Portugal o primeiro censo foi realizado em 1864 e julgo que não foram abrangidas as ilhas.
Sei que não está em Portugal mas deixo esta informação para os utentes deste forum.O I. N.de Estatística funciona num edifício do mesmo estilo que o I.S.Técnico e está localisado ao lado do referido Técnico e muito perto da Praça de Londres.Podem-se consultar todos os censos realisados em Portugal na Biblioteca das 9 h ás 16 h 30 min.Sempre ao dispor.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3033 | Vasco Jácome | 29 mar 2001 20:32 | Em resposta a: #2963

Caro Eduardo

Julgo que deve haver confusão com o local de origem da sua família: deve-se tratar de Peso da Régua, pois como pode ver em www.anmp.pt não há mais nenhuma localidade com o nome Régua (a menos que seja lugar de qualquer freguesia). Assim sendo, os respectivos registos paroquiais devem estar em Vila Real, no respectivo Arquivo Distrital (http://www.utad.geira.pt/museus/atrio/index.asp?id=15).
Palpita-me que é isto que procura e não qualquer senso populacional em posse do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).


Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3152 | Eduardo | 02 abr 2001 23:44 | Em resposta a: #3033

Muito Obrigado

Acredito que voce tenha razão.

Sabendo novidades lhe comunico.

Cordiais cumprimentos

Eduardo Hamond Regua

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3544 | aeiou2 | 22 abr 2001 10:08 | Em resposta a: #3152

Caro Eduardo
Quando lhe indiquei o ano do 1ºCenso realizado em Portugal desconhecia que mesmo dos Censos mais antigos aqui em Portugal só existem publicados os resultados finais não existindo nehuma publicação como no Brasil,Inglaterra,Alemanha,onde se tem acesso a cada agregado familiar por Cidade,Freguesia,Morada
Peço-lhe desculpa se lhe fiz perder tempo
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3545 | Eduardo | 22 abr 2001 13:56 | Em resposta a: #3544

Prezada Maria

Não tem porque pedir desculpas.
Eu comecei a pesquisa com o nome do local errado. Acredito que um ou os dois dos meus antepassados possa ter nascido lá.
O meu sobrenome foi adotado por eles, por algum motivo.
O nome certo é Peso da Régua.

Os meus antepassados foram Rita Francisca Telles-1835 e Domingos José Gonçavez-1829.

Voce conhece este lugar? O que é hoje, uma cidade,vila?

De qual maneira obrigado pelo interesse.

Atenciosamente

Edaurdo Hamond Regua

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3547 | António Forjó | 22 abr 2001 14:28 | Em resposta a: #3545

Eduardo

Peso da Régua é hoje uma cidade de mediana importância, situada na margem direita do rio Douro, a cerca de 100 km da foz ( cidade do Porto).
É conhecida principalmente por ser a "capital" do Vinho do Porto.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3575 | Eduardo | 24 abr 2001 01:11 | Em resposta a: #3547

Antonio

Obrigado pela informação. Voce sabe se na cidade de Peso da Régua tem um cartório de registro dos anos de 1830?

Atenciosamente

Eduardo hamond Regua

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3578 | aeiou2 | 24 abr 2001 08:45 | Em resposta a: #3575

Olá Eduardo
Pela data esses registos já devem estar no Arquivo Distrital de Vila Real.Há outra maneira de ter acesso aos registos paroquias é ir á Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que deve ter um centro na sua cidade e não é preciso ser "filiado" da Igreja para se requisitar os microfilmes dos livros de registos pois eles microfilmaram todas (ou quase ) as freguesias de Portugal e têm essa acervo na América.Paga-se muito pouco por filme pedem-no para a sede e depois eles avisam-no da chegada e vai-se visualizá-los ao respectivo Centro -Estaca.Tem é que saber a freguesia que lhe interessa e a data.Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3593 | António Forjó | 25 abr 2001 00:15 | Em resposta a: #3575

Eduardo

A fonte primária da Genealogia são os Registos Paroquiais, onde os Párocos "assentavam" os baptisados, casamentos e óbitos.
Os registos Paroquiais de Peso da Régua estarão no:
Arquivo Distrital de Vila Real
Av. Almeida Lucena
5000-660 Vila Real

Pode pedir por escrito aquilo que pretende, desde que saiba a Freguesia dos seus antepassados e a data aproximada. Quanto mais dados enviar, melhor.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Meus Antepassados

#3594 | Eduardo | 25 abr 2001 01:27 | Em resposta a: #3578

Maria

Obrigado, mas estou no sul do Brasil e ainda vai demorar muito para eu poder ir conhecer Portugal.

Obrigado

Eduardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen