Alvaro de Castelões

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Alvaro de Castelões

#29661 | zmgama | 29 out 2002 12:15

Procuo informações sobre a obra do poeta Alvaro de Castelões ( 1859 - 1953.
Agradeço Zmgama

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#29663 | jpcmt | 29 out 2002 12:41 | Em resposta a: #29661

Caro Confrade:
Tenho nota dos seguintes livros de versos:
-"Beijos e Rosas" (1891)
-"A Amorosa Canção" (1944)
-"Rimas Orientais" (1945)
Cptos.
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#29666 | magalp | 29 out 2002 12:58 | Em resposta a: #29661

Caro(a) M. Gama

E procura muito bem, ainda q. talvez fosse mais indicado a visita à "H. da Literatura Portuguesa", de Óscar Lopes e A.J. Saraiva do que aqui neste sítio.
Pois eu procuro informações dos antecedentes de Álvaro de Castelões, bem como de colaterais.
Há anos li um interessante nota, mencionando a família deste notável Poeta, a propósito duma minha muito estimada Tia (sua parente, creio eu) Mª Amélia Jonhston da Gama. Esse interessante documento que, entre outras coisas, mencionava as origens escocesas dessa minha Tia, extraviou-se e o seu autor, o Emb. J.Moya Ribera, infelizmente morreu já. Entre os seus muitos estudos q. deixou, não se encontra esse mesmo.
Sugiro uma permuta...
Eu procuro as informações que pede e em contrapartida o meu caro (ou minha cara) M. Gama dará as notícias genealógicas que eu pretendo.
Uma espécie de negócio à escocesa!
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

PS-à Tia Mª Amélia estes assuntos são pouco mais do q. indiferentes...

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#29675 | jpcmt | 29 out 2002 14:20 | Em resposta a: #29661

Posso ainda acrescentar à minha anterior mensagem o seguinte:
Na "Revista Internacional", dirigida pelo Visconde de Castelões e por Raúl Brandão, no 1º número, intitulado "O Soneto Neo-Latino", foram publicadas as seguintes poesias (com o seu nome literário de Álvaro de Castelões:
- "Madrigal Antigo", "O Leão Vencido", "O Soneto, Voz Portuguesa", "Quando Parte o Amor...", "Eu, ao Meu Corpo", "Leitura a Bordo" e "Antagonismo". Juntou a este número da revista uma "Circular Rogatória", dedicada aos "colaboradores negligentes", que reza assim:
"Foram, na Renascença, dos maiores
Artistas os modelos predilectos,
Estes sucintos, líricos poemetos
Confidentes de sonhos e de amores.

Não são, hoje os modernos escritores
À grácil, mas difícil regra, afectos,
O que faz que à Revista dos Sonetos
Nem sempre abundem colaboradores.

Que bem mais erradios que o Cometa
Que raro no horizonte se descobre,
Me obrigam a levar a vida inquieta

Esmolando sonetos como um pobre:
Chapéu na mão, à esquina do planeta,
Na expressão singular de António Nobre.

1932"

Julgo que a revista, como tantas outras sonhadas por distintos escritores, não teve continuação e o volume II não chegou a ser publicado.

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#29698 | vbriteiros | 29 out 2002 20:22 | Em resposta a: #29675

Caro João.
Deve ter nos seus "Alfarrábios" muitos e bons elementos de Alvaro Casteloes , figura celebre de Vila Nova e seguramente amigo dos seus ancestrais! Estou certo ou errado? Eu por mim devo ter , porque ele amigo do meu avô paterno, mas estará na minha cabana da aldeia juntamente com um relógio despertador que ele deu ao meu pai como presente de casamento. Memórias que guardo de VNF.
Quando for ah aldeia vou prcurar.
Um grande abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#29701 | jpcmt | 29 out 2002 20:45 | Em resposta a: #29698

Caro Vasco:
Se alguma -- e muito pouca -- coisa tenho, vem de meu avô materno. Mas julgo que o Visconde nunca fez parte do grupo de escritores que tinham o seu templo no Café Camanho. Júlio Brandão, inseparável amigo de meu avó, esse sim. Os mais assíduos eram Raúl Brandão (até vir para Lisboa para a Escola do Exército), Justino de Montalvão (outro tão injustamente esquecido!), Alberto de Oliveira, João Barreira etc As relações de Castelões com Raúl Brandão devem ter sido estabelecidas em Vila Nova.
Na citada revista também o meu avô colaborou e, por isso tenho um exemplar, com essa raridade que é a "Circular Rogatória"!
Se descobrir mais coisas interessantes em
Famalicão, também fico interessado em saber...
Grande abraço e obrigado,
João

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#30876 | zmgama | 18 nov 2002 17:07 | Em resposta a: #29661

Caro magalp, fiquei curioso quanto à tia Maria Amélia. Gostaria de mais informações sobre a mesma, afim de confirmar se de facto é parente, uma vez que tenho uma familiar no Porto cujo nome é Maria Amélia Gama.( Quem são os pais?)

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#30884 | magalp | 18 nov 2002 18:16 | Em resposta a: #30876

Cara ZM Gama

De repente não lhe posso dizer, aqui onde estou. Mas se tiver à mão alguma publicação sobre os Meirelles Leite, poderá encontrar a filiação da Tia Mª Amélia, casada com o meu Tio materno Antonio Maria Ribeiro de Meirelles. Não sei se estará aqui na base de dados GP. De toda a maneira, a sua familiar e a minha tinha, se não forem a mesma pessoa, têm o Poeta Alvaro Castelões em comum...

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#30922 | zmgama | 19 nov 2002 14:39 | Em resposta a: #30884

Sobre os antecedentes de Álvaro de Castelões apenas tenho uma "avó" Júlia de Castro Araujo Cardoso Pereira Ferráz de Azevedo e Gama, filha de António Cardoso Pereira Ferráz e de Margarida Augusta de Meirelles, nascida no Porto, residente que foi na freguesia de Cedofeita, na rua do mesmo nome.
Cptos
ZmGama

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#30925 | zmgama | 19 nov 2002 15:18 | Em resposta a: #29661

Caro jpcmt,
a revista que possui, suponho que, A Revista Internacional, publicada em 1932. Como é objecto raro( que eu também gostaria de ter) mostre algumas páginas para eu conhecer um pouco o "tio Álvaro".

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#30929 | jpcmt | 19 nov 2002 16:24 | Em resposta a: #30925

Caro(a) zmgama:
Se me der um endereço de e-mail...posso mostrar!
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#30932 | zmgama | 19 nov 2002 16:33 | Em resposta a: #30929

Agradeço a rapidez de resposta.
O e.mail é o seguinte
zmgama@hotmail.com

ZmGama

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#236474 | abribas | 14 ago 2009 12:57 | Em resposta a: #30922

Caro/a ZmGama
Conhece a ascendência da sua avó Margarida Augusta de Meireles (*c. 1825), que penso ser filha de António Coelho de Meireles e de Bernardina Benedicta da Silva Guimarães?
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#236483 | FranciscoF | 14 ago 2009 14:26 | Em resposta a: #30932

Não havia também um padre Castelões?

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#237609 | Samuel C O Castro | 27 ago 2009 18:44 | Em resposta a: #30922

Prezado ZmGama,

Aqui no Geneall, em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53851 temos o Álvaro de Castro Araújo Cardoso Pereira Ferraz, 3º Visconde de Castelões. Terá ele alguma ligação com a citada Júlia de Castro Araújo Cardoso Pereira Ferraz de Azevedo e Gama ?

Ainda aqui no Geneall, retroagindo na ascendência do citado Álvaro, temos a mãe Maria Emília de Brito e Cunha, o avô materno Antônio Bernardo de Brito da Cunha e, chega-se na bisavó Teresa Bárbara da Cunha de Castro e Vasconcelos. Como não consigo entroncá-la em minha base, por acaso sabem informar a ascendência desta última ?

Agradeço uma atenção. Fico a disposição. Fraterno abraço a ambos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#239439 | Ze Gama | 17 set 2009 17:17 | Em resposta a: #236474

Tenho a casa em obras, daí que tenha alguma dificuldade em consultar
a minha pasta com os documentos que já recolhi sobre esta familia.
Logo que os tenha responderei.
Cumprimentos
Zé Gama

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro de Castelões

#239443 | abribas | 17 set 2009 17:36 | Em resposta a: #239439

Aguardarei!
Já agora, e por curiosidade, deixo aqui o link para o assento de casamento de Álvaro de Castelões:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DigitalObjectID=10277&FileID=_284157&Type=0
Lá vem referido o nome da mãe, Margarida Augusta de Meirelles, e não o que consta aqui da BD.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

Assento de baptismo de Alvaro de Castelões

#242536 | abribas | 22 out 2009 13:09 | Em resposta a: #239439

Junto o assento de baptismo de Álvaro de Castelões, disponibilizado ontem online, em que o padrinho foi o meu trisavô, Henrique Carlos, primo direito do baptizado:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DigitalObjectID=26254&FileID=_1090725&Type=0
Cumps
António

Resposta

Link directo:

Alvaro de Castelões

#436811 | LuísCardosoMenezes | 04 out 2021 17:54 | Em resposta a: #29661

Álvaro de Castelões (falecido a 10-7-1953) foi casado com Dona Amélia de Miranda na Igreja Paroquial de São Salvador de Matosinhos a 14-01-1893 (vide: tombo.pt/Porto/Matosinhos/Matosinhos/Casamentos/1893-01-06 a 1893-12-02/imagem m0006), não tendo deste casamento descendência.
A 6-2-1921 nasceu seu filho Álvaro de Meireles e Sousa, na Travessa da China nº 4, da cidade do Porto, filho de Maria Gomes Ferreira, mulher solteira.
A criança foi baptizada na capela de Santo António do Ameal, lugar de Castelãos, em Santiago de Castelões (a capela pertencia a Álvaro de Castelões).
O Terceiro Visconde de Castelões viria a casar a 14-9-1924 com Maria Gomes Ferreira (falecida na Quinta de Castelões a 28-1-1937), na Igreja Paroquial de São Torcato, concelho de Guimarães, em cerimónia presidida pelo então Abade de Santiago de Castelões o Padre Francisco Correia Machado (a).
Este casamento vai legitimar assim seu filho Álvaro de Meireles e Sousa (falecido quatro meses depois do pai, a 5-11-1953). Este vai casar e tem somente um filho que aos 14 anos de idade, junto com sua mãe, vai emigrar para o Brasil onde reside (2021) há 63 anos. Este filho está casado com uma senhora de nome Suely e têm 3 filhos (bisnetos) e pelo menos uma neta (trineta). Nesta família corre a representação genealógica do título de Visconde de Castelões.

Cumprimentos

Luís Cardoso

(a) Extraído do livro: "Santiago de Castelões - Apontamentos para a sua história, José Carlos Mendes Araújo, edição - Quasi Edições e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, 1ª Edição Junho de 2005, págs. 95 a 121."

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen