Girões, de Vilarinho de S. Romão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Girões, de Vilarinho de S. Romão

#2978 | Vasco Jácome | 26 mar 2001 22:18

Procuro saber se alguém tem alguma informação sobre a origem dos Girões, antepassados dos Srs. do Morgado de Vilarinho de São Romão (e Viscondes do mesmo local), concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real. Os mais remotos que conheço são os que estão em:

- Felgueiras Gayo: ttº de Andrades Freires §72 N5: Gaspar Pessoa c. c. D. Catarina Girão (meados do séc. XVI), que seguem no ttº de Vasconcelos §16 N19.

- Livro de Oiro da Nobreza: Vol. III, pág, 595, onde se pode ver a descendência dos citados.

- Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo: encontram-se várias descrições da genealogia desta família.

No entanto, nenhuma destas obras refere a ascendência de D. Catarina Girão (que parece natural de Tentugal e seu marido de Montemor-o-Velho), nomeadamente, se existe alguma ligação aos Girões de Espanha, tanto mais que os Viscondes de Vilarinho de S. Romão terão usado as Armas dessa nobre família.

Agradeço qualquer informação que ajude a esclarecer este assunto.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Girões, de Vilarinho de S. Romão

#48739 | girona | 28 set 2003 19:03 | Em resposta a: #2978

Caro Vasco

Penso que ja terá descoberto o que procurava, mas caso nao o tenha feito eu posso-lhe fornecer a morada de um site onde talvez descubra o que procura, pois esse site tem uma vasta informação sobre a Familia Girão em Portugal. Para tal basta contactar-me para girona@mail.pt

Atentamente Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girões, de Vilarinho de S. Romão

#48742 | Vasco Jácome | 28 set 2003 19:21 | Em resposta a: #48739

Cara Tânia Girão

Agradeço o seu interesse pelo assunto, mas julgo que se refere ao site de Pedro Girão e esse já conheço.
Quanto à questão que levantei, a origem destes Girões de Vilarinho, sei, por outro genealogista, que de facto estão ligados aos de Lafões-Viseu. A ligação a Espanha é que ainda não está inteiramente esclarecida, mas haverá uma pedra de armas do séc. XVI indiciadora de que estes Girões são mesmo da Casa de Osuna.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Girões, de Vilarinho de S. Romão

#48743 | girona | 28 set 2003 19:28 | Em resposta a: #48742

Caro Vasco

Realmente era esse o site que eu lhe iria indicar.
Aproveito para lhe perguntar se tem alguns dados sobre os girões de Montemor que não estejam no site do pedro Girão. Isto pq eu estou-me a iniciar na genealogia e com os poucos dados que tenho nao consigo fazerv uma ligação com nenhum dos ramos que estão nesse site.
Agradeço-lhe uma possivel ajuda e é pena não poder ajudar mais no seu caso.

Atentamente Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girões, de Montemor

#48868 | Vasco Jácome | 30 set 2003 19:24 | Em resposta a: #48743

Cara Tânia Girão

Infelizmente não tenho nada sobre esses Girões de Montemor para além do que está nesse site ou, eventualmente, no Gayo.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen