Família Taborda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Família Taborda

#29916 | jlff | 03 nov 2002 17:26

Pretendo localizar documento genealógico da família Taborda "Discurso preliminar ou Aparato ao título de Tabordas para melhor inteligência do mesmo", da autoria de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, Julho de 1791.Tenho cópia dactilografada do referido documento, que me dá conhecimento de vários ramos, desde o séc. XV ao séc.XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33192 | jliberato | 12 jan 2003 17:41 | Em resposta a: #29916

Caro confrade,
A minha mulher tem dois costados em que os Tabordas estão presentes.
O primeiro desenvolve-se assim:

-Pedro Fernandes casou com Maria Taborda e teve:
-Maria Taborda nascida na Fatela, Fundão, em 26-07-1662, casou com Manuel Martins Falcão na Fatela em 17-02-1688. E teve:
-Maria Falcoa nascida na Fatela em 10-11-1693, casou na Fatela em 21-01-1709 com António Henriques. E teve:
-Isabel Henriques Taborda nascida na Fatela em 09-05-1723, última a usar o nome Taborda e 6ª avó da minha mulher.

Outro ramo é o dos ascendentes de João Roque de Castelo Novo e 6º avô da minha mulher. Era filho de António Lopes nascido na Soalheira em 16-09-1699 e de Isabel leitoa de Castelo Novo.
António Lopes era filho de outro António Lopes e Maria Roloa da Soalheira.
Isabel Leitoa era filha de João Fernandes Taborda de Castelo Novo e Maria Rodrigues dos Louriçais.
Algum destes nomes figura no documento que mencionou ou são do conhecimento dos nossos confrades?
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33198 | manuelr | 12 jan 2003 18:44 | Em resposta a: #33192

Caro José Liberato.

António Lopes da Costa e Maria Rolão Roque são tb meus 9ºs avós, embora tenha outros ramos de Rolão. Estes Lopes da Costa eram de Pero Soares, Guarda.

Estes foram pais de António Lopes, casado com Isabel Leitão Taborda.

Isabel Leitão Taborda era filha de João Rodrigues Taborda da Cruz (filho de João Rodrigues Taborda e de Mariana da Cruz Sanches) e de Maria Rodrigues de Beja ou Vaz de Beja (filha de Bento Rodrigues de Beja e de Ana Gonçalves).
JOão Rodrigues Taborda de Cruz e Maria Vaz de Beja, foram pais tb de Manuel Leitão da Cunha Taborda e Cruz, que teve carta de brasão de armas de Leitões, Cunhas, Tabordas e Bejas em 1780.
Do outro ramo de tabordas que refere, não tenho elementos.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33240 | jliberato | 13 jan 2003 06:52 | Em resposta a: #33198

Meu caro Manuel da Silva Rolão
Estou muito grato pelas suas informações.
Sabe aonde casaram António Lopes e Isabel Leitão Taborda? Procurei já na Soalheira e em Castelo Novo sem sucesso. Provavelmente erro meu.
Se o interesse for mútuo, gostaria de trocar, em privado, o desenvolvimento da descendência até à actualidade.
Cumprimentos amigos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33255 | manuelr | 13 jan 2003 13:11 | Em resposta a: #33240

Caro JLiberato

Casaram em Castelo Novo em 28-10-1727 (Livro 1 de Casamentos).
Pode-me contactar pelo 21 812 38 58 ou 93 649 43 35, que terei muito gosto em trocar impressões consigo.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33965 | jlff | 22 jan 2003 20:17 | Em resposta a: #33192

Caro José Liberato
Só agora tenho oportunidade de responder à sua mensagem, que agradeço.
Relativamente à questão dos Taborda da Fatela ascendentes de sua mulher, verifiquei que não figuram no documento que referi na abertura deste tópico. No entanto, o autor indica como iniciadora do Ramo de Tabordas dos Chãos (Oriundos de Tabordas Chefes - 1º Linha) D. MARIA TABORDA, 6ª filha de Estêvão Taborda de Negreiros, o Oculto, varão VII de Tabordas, que casou na FATELA, termo do Fundão, com Francisco Martins de Elvas, de quem teve D. ISABEL TABORDA. Não são mencionadas quaisquer datas referentes a estas senhoras, apenas sei que Estêvão Taborda, pai de Maria T., morreu em 1604 e que um neto de Isabel T. morreu em 1765.
Isabel Taborda foi trisavó de Lourenço José Taborda de Elvas Feio, que renovou o brasão de Tabordas, Feios, Falcões e Tavares (v. AHG, Vsc. Sanches de Baena, Carta de brazão 1737).
No original do documento a que me refiro, que data de Julho de 1791, haverá certamente referências a outros Tabordas, entre os quais poderão figurar os ascendentes de sua mulher. Infelizmente só tenho uma cópia incompleta, daí o meu interesse em localizar o original ou uma cópia integral.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33966 | jlff | 22 jan 2003 20:34 | Em resposta a: #33198

Caro Manuel da Silva Rolão
A sua mensagem suscitou-me a seguinte dúvida:
Penso que Manuel Leitão da Cunha Taborda e Cruz é filho de Manuel Leitão da Cunha e de Maria de Beja Taborda e Cunha, esta sim filha de João Rodrigues Taborda e Maria de Beja. Se estiver errado, tenho que rever os meus registos, e nesse caso agradecia que me facultasse mais informação.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33967 | jlff | 22 jan 2003 20:39 | Em resposta a: #33966

Correcção:
Manuel LC Taborda e Cruz, filho de MLC e Maria de Beja Taborda e CRUZ (e não CUNHA).
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33973 | manuelr | 22 jan 2003 22:01 | Em resposta a: #33966

Caro Jorge Lemos

Tem razão.É como diz.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#33977 | jlff | 22 jan 2003 22:59 | Em resposta a: #33973

Caro Manuel da Silva Rolão
Obrigado. Fico mais descansado.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

Tabordas e Elvas

#33990 | jliberato | 23 jan 2003 11:27 | Em resposta a: #33965

Meu caro
Não faço ideia aonde poderá estar o documento que menciona, mas estou interessadissimo pelas possibilidades que poderá abrir. Não deixarei de estar atento e peço-lhe também que se descobrir alguma coisa me informe.
Agradeço-lhe a sua contribuição, que é para mim tão interessante, quanto eu tenho Elvas de Penamacor.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34160 | jmrprospero | 27 jan 2003 12:05 | Em resposta a: #33990

Caro genealogista
Tenho-me dedicado a estudar famílias da Beira-Baixa nomeadamente de Penamacor, terra natural da minha família.
Há muitos anos que estudei Elvas de Penamacor de que tenho alguma coisa que também gostaria de completar.
Se pudermos ser úteis, estarei ao seu dispor
Cumprimento-o
jmrpr

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34161 | jmrprospero | 27 jan 2003 12:07 | Em resposta a: #33990

Caro genealogista
Tenho-me dedicado a estudar famílias da Beira-Baixa nomeadamente de Penamacor, terra natural da minha família.
Há muitos anos que estudei Elvas de Penamacor de que tenho alguma coisa que também gostaria de completar.
Se pudermos ser úteis, estarei ao seu dispor
Cumprimento-o
jmrpr

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34166 | jliberato | 27 jan 2003 12:35 | Em resposta a: #34161

Caro confrade,
Também há muitos anos que estudo Elvas de Penamacor. Esta é a vantagem deste Forum: pôr as pessoas em contacto.
Descendo da família Gomes Castelão, que viveu na Ilha de Moçambique desde o início do século XIX até 1919.
Remonto o nome até 1674. Ora uma das origens desta família é os Elvas.
Cecila de Jesus Elvas nasceu em Santiago de Penamacor em 20-02-1677, aonde casou em 02-05-1703 com José Cardoso de Almeida. Era filha de Manuel Gomes Castelão e Sebastiana de Elvas da Costa, que casaram em Santiago de Penamacor em 29-10-1674.
Sebastiana era filha de António da Costa de Alpedrinha e Maria de Elvas Barriga nascida em Santiago a 26-12-1618, filha de Pedro Afonso Grande e Brites de Elvas. Esta seguindo Jacinto Manso de Lima entronca nos Elvas.
No que diz respeito à genealogia da minha mulher, tenho dois pequenos ramos em Penamacor. Os ascendentes de Manuel Gonçalves de Carvalho nascido cerca de 1686 em Vale do Lobo, Penamacor, e casado em Peroviseu, Fundão com Isabel Lopes em 04-08-1715. Era filho de António Gonçalves e Maria Martins casados em Vale do Lobo em 18-03-1688. Neto paterno de Domingos Martins e Maria Gonçalves e materno de Domingos Carvalho e Isabel Pires.
Outro ramo diz respeito a Manuel Rodrigues Duarte casdo em Valverde, Fundão em 05-05-1709 com Isabel Rodrigues. Nunca encontrei o seu baptismo. Encontrei indicações contradiatórias umas apontavam Tortozendo outras Santa Maria de Penamacor. Era filho de Manuel Rodrigues e Maria Duarte, esta de Santa Maria de Penamacor.
Alguns destes nomes figuram nos seus elementos? É com muita curiosidade que aguardo uma resposta.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#34176 | Jotri | 27 jan 2003 13:52 | Em resposta a: #33965

Caro Jorge Lemos

O Lourenço que menciona abaixo, não será FEIJÓ em vez de FFEIO?
Ver "Arquivo Heráldico", p. 440
---------------------------------------------
«Lourenço José Taborda de Elvas Feio, que renovou o brasão de Tabordas, Feios, Falcões e Tavares (v. AHG, Vsc. Sanches de Baena, Carta de brazão 1737).»
------------------------
Atentamente
Jotri

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#34370 | jlff | 29 jan 2003 00:40 | Em resposta a: #34176

Caro Jotri
Efectivamente o Arquivo Heráldico refere Feijó em vez de Feio. A confusão entre os dois nomes é frequente, para o que contribui o facto de Feio já ter sido grafado como Fejo ou Feyo. Também se confundem por vezes as armas de ambas as famílias. O certo é que já tenho deparado várias vezes com esta dúvida - Feio ou Feijó? Também no presente caso não tenho a certeza. Contra o peso "institucional" do Visconde de Sanches de Baena apresenta-se-me um autor que é familiar próximo e contemporâneo da pessoa em questão...
Aproveito para fazer uma rectificação - o Lourenço José Taborda de Elvas Feio (ou Lourenço José Taborda de Elvas de Negreiros Feijó), que renovou o brasão de Tabordas, Feios(?), Falcões e Tavares, é o pai de Lourenço José Taborda Feio Falcão (ou Lourenço José Taborda Tavares de Negreiros Feijó), sendo este último quem teve a carta de brasão nº1737.
Melhores cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda / FEIJÓ e não FEIO

#34371 | Jotri | 29 jan 2003 01:23 | Em resposta a: #34370

Caro Jorge Lemos
No caso em apreço posso garantir ser FEIJÓ.
Para o efeito veja :
Brasão atribuído a LOURENÇO JOSÉ TABORDA TAVARES DE NEGREIROS FEIJÓ FALCÃO (Br. 21-I-1788; Reg. C.N., l. 4, fl. 44 v. Esquartelado: TABORDA, FEIJÓ, FALCÃO e TAVARES.
Encontra-se numa casa do Fundão e na Fatela (Fundão).
Era filho de LOURENÇO JOSÉ TABORDA DÉLVAS DE NEGREIROS FEIJÓ, c.c. D: MARIA BÁRBARA FALCÃO DE AGUIAR LEITÃO
Sempre ao seu dispor
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34372 | jlff | 29 jan 2003 01:47 | Em resposta a: #34161

Caros José Liberato e "jmrprospero"
Também tenho ascendentes de Penamacor e como não podia deixar de ser também tenho Elvas, embora muito longínquos. Com efeito foi minha 10ª avó Isabel Lopes de Elvas, filha de Gaspar de Elvas de Campos, fundador do convento de Santo António de Penamacor. Casou com Salvador Taborda (1584-1624), juiz de fora em Penamacor, que foi quem mandou construir a casa dos Tabordas que deu o nome à rua dos Tabordas naquela vila.
Atendendo ao vosso interesse retomo a descendência de Isabel Taborda, filha de D.Maria Taborda e de Francisco Martins de Elvas, segundo o documento a que me referi no início deste tópico.
1. D.Isabel Taborda casou com Dr. Francisco Lopes (ou Martins) de Elvas (provavel confusão, pois este é também o nome de seu pai; o próprio autor refere que "os títulos estão alguma coisa confusos, segui deles o mais provado, etc." e adianta várias fontes em que se baseou). Tiveram:
2. Francisco Martins Taborda de Elvas, que casou na Quinta dos Chaons, termo do Fundão, com Genebra Mendes, filha de Lourenço Dias Mendes e de Maria Antunes Travaços. Tiveram:
3. Isidoro Mendes Taborda de Elvas, Juiz de Fora em Pedrógão e Figueiró, Provedor de Tomar, Corregedor no Algarve, Provedor nas Ilhas , Desembargador no Porto, que teve de Bárbara Rodrigues Covete, irmã do Governador do Bispado do Maranhão:
4. Veríssimo Inácio Taborda de Elvas, Bacharel na Univ. Coimbra, casou com D. Antónia Maria Inácia Feio, filha de João do Vale de Almeida e de Maria Rodrigues Feio. Tiveram:
5. Lourenço José de Elvas Taborda Feio (ver mensagem acima), nascido a 11 de Maio de 1764, casou com D. Maria Bárbara Falcão Leitão d Aguiar, filha de António Teles Falcão e Maria Rosa Ribeira, e tiveram:
6. Lourenço José Taborda Feio Falcão.
E para já é tudo. Caso encontre mais informação sobre Elvas comunicá-la-ei.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda / FEIJÓ e não FEIO

#34373 | jlff | 29 jan 2003 01:55 | Em resposta a: #34371

Caro João Trigueiros
Agradeço a sua informação.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34439 | manuelr | 29 jan 2003 18:01 | Em resposta a: #34372

Caro Lorge de Lemos

Gaspar de Elvas de Campos é tb meu 12º avô, por sua filha Brites de Elvas.
Já comparou o Título do Felgueiras Gaio com o Manso de Lima?
É que tenho dúvidas sobre um Fernão de Elvas, sg no FG, mas cg em Manso de Lima.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34454 | jliberato | 29 jan 2003 19:26 | Em resposta a: #34439

Meu caro Manuel da Silva Rolão,
Cà nos cruzamos outra vez.
Eu descendo dos Elvas. E pela Brites de Elvas que casou com Pero Afonso Grande e teve Maria de Elvas Barriga nascida em 26-12-1618 em Santiago de Penamacor.
Há muitos anos estudei o Manso de Lima. Só que o Manso de Lima não o tenho em Bruxelas, aonde vivo. E na minha base de dados só tenho a informação que resulta dos paroquiais.
Quando passar em Lisboa irei verificar.
Também descende desta Maria de Elvas Barriga ou de outro filho?
Toda esta questão é para mim particularmente interessante, porque dado que a minha mulher tem Tabordas este é um ponto em que as nossas árvores se aproximam.
Outro ponto é em Paranhos da Beira.
Cumprimentos do JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34459 | manuelr | 29 jan 2003 19:52 | Em resposta a: #34454

Meu caro JLiberato

Cá nos cruzamos outra vez, é verdade, mas desta vez por outro ramo.

Brites de Elvas, minha 12ª avó, casou 1ª vez com António Esteves Robalo e 2ª vez com Pedro Afonso Grande.
Do 1º casamento teve Gaspar de Elvas Robalo, que casou com Maria Gomes Barbarrica, filha de Domingos Antunes Barbarrica e de Maria Gomes.
Dada a sempre esperada consanguinidade nos casamentos,será Maria de Elvas Barriga, Barbarrica em vez de Barriga?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34476 | jliberato | 30 jan 2003 06:57 | Em resposta a: #34459

Meu caro,
Penso que é o Manso de Lima que lhe chama Barriga, mas não tenho a certeza porque não o tenho em Bruxelas.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#34481 | agp | 30 jan 2003 10:16 | Em resposta a: #33198

Tive a sorte de encontrar estas referências a João Rodrigues Taborda e a Maria de Beja, mal descobri o forum. Sorte de principiante?
João Rodrigues Taborda e Maria de Beja são nonos avós de minha esposa. Sei que casaram em Castelo Novo (Livro C1, folha 34 e novamente folha 35), mas praticamente não se consegue ler nada do assento. Tirei a data de 27-1-1697, mas tenho dúvidas.
Julgo saber que Maria de Beja nasceu aos 31-12-1661 e que faleceu aos 3-12-1712 em Castelo Novo. Do marido não tenho quaisquer datas. Idem dos seus antepassados, cujos nomes conheço até ao capitão mor Pedro Fernandes da Cruz que aparece referido na tal monografia de Castelo Novo. Alguém me poderá ajudar, fornecendo-me aquelas datas e outros nomes?
Mais três observações:
i) Pedro da Cruz (filho de João Rodrigues Taborda e de Maria de Beja) é 8º avô de minha esposa. Nem sei a data do seu nascimento nem do óbito. Alguém saberá? Mas sei que casou com Domingas da Costa, em Castelo Novo, aos 9-12-1715. Deram origem ao 7º avô de minha esposa Manuel da Cruz, nascido em Soalheira, aos 10-4-1721, e que casou aos 17-6-1747 em Bemposta, freguesia do concelho de Abrantes!!
ii) Sei que João Rodrigues Taborda, viúvo de Maria de Beja, casou aos 8-9-1717, em Castelo Novo com Josefa Paula de Ataíde, filha de Manuel Pereira de Câmara e de Mariana de Ataíde.
iii) Eu também tenho alguns ramos de Tabordas: Bartolomeu Vaz e Violante Taborda, meus oitavos avós, em Penamacor, cerca de 1670; António Taborda e Catarina Antunes, nonos avós, cerca de 1640; Manuel Rodrigues Taborda e Maria Salvada, oitavos avós, cerca de 1680; Pedro Antunes Taborda e Isabel Taborda, cerca de 1700, os três últimos em Vale de Prazeres.
Um saudação muita especial do novo confrade António Pereira, de Abrantes.

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34636 | jmrprospero | 31 jan 2003 18:39 | Em resposta a: #34166

Caro confrade
Tenho registado o nascimento ou o casamento de Pedro Afonso e de Maria de Elvas. Vou aproveitar o fim de semana para por em ordem os elementos que há quase 30 anos, foi no outro dia, compilei e tirei dos registos paroquiais. Vou tentar estratificar os "Elvas", que porei aqui.
jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34640 | jmrprospero | 31 jan 2003 18:48 | Em resposta a: #34439

Caro Manuel da Silva Rolão
Fiquei satisfeito por se interessar por famílias da Beira-Baixa, embora a sua zona seja um pouco mais a norte que a minha.
Comprimento-o, e verifiquei que fez anos há poucos dias, pelo que o felicito-o.
Lembro-me que o seu filho Manuel, foi colega da minha filha. Já deve estar um homem. Desculpe-me estes particulares, e como se interessa por "Elvas", vou tentar compilar o que tenho, durante o fim de semana e pôr no Forum, pois descendendo de Tomé de Elvas, Tabelião e escrivão da Almotaceria de Penamacor, ao tempo de Filipe I, nos registos paroquiais de Penamacor, iniciam-se só ao tempo dos netos ou bisnetos, e com a repetição dos nomes, tormam-se difíceis deslindar as ligações.
cordiais cumprimentos
jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34657 | manuelr | 31 jan 2003 22:51 | Em resposta a: #34640

Caro João Manuel Próspero

Estava muito longe de saber que era consigo que estava a falar! Não tive ainda a oportunidade de o conhecer pessoalmente, embora o conheça perfeitamente de vista. E penso que sua esposa foi minha colega no Liceu (eram tantas Castelo Branco!) e que foi seu pai que tratou o meu tio em Lisboa (o Dr.Artur Salvado). Realmente o Mundo é muito pequeno.

A minha região de interesse é realmente a Soalheira, Castelo Novo e São Vicente da Beira. Mas tenho um ramo de Pires de Matos em Medelim, de Elvas de Campos em Penamacor e Fragosos de Andrade em Monsanto, que ne têm dado maiores dores de cabeça.
Mas voltando aos Elvas:
TOMÉ DE ELVAS, viveu em Olivença, de onde veio para Penamacor. Casou com MARIA DE CAMPOS, filha de Gaspar de Campos, pessoa Nobre em Penamacor. Foi pai de Gaspar de Elvas de Campos.

A minha dúvida está no pai e avô deste Tomé de Elvas, suponho que Fernão de Elvas, que salvo erro Felgueiras Gaio considera s.g., mas que deve ser o mesmo que ten descendência em Manso de Lima.

Um abraço
Manuel Estevam
E um beijo do Manuel à Maria João

E até Castelo Branco!

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34841 | jliberato | 04 fev 2003 13:46 | Em resposta a: #34636

Muito obrigado. Terei imenso interesse.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34973 | jmrprospero | 06 fev 2003 15:16 | Em resposta a: #34459

Caro Manuel da Silva Rolão
Dos apontamento que tirei há muitos anos tenho que, no livro 4 M de Santiago de Penamacor, casaram António Costa fº de Hierónimo Costa e de joana roiz, com Maria Barriga fª de Pº --- e de Brites d'elvas, em 15-4-1630.
Portanto é Barriga e não Barbarrica. Nos a+pontamentos de Barbarrica, e embora todas estas famílias estivessem muito ligadas não disponho desta Maria, e Barriga era uma nobre família da Beira.
um abraço
Jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#34974 | jmrprospero | 06 fev 2003 15:29 | Em resposta a: #34657

Efectivamente conheci muito bem o Dr. Artur Salvado e a Esposa, de quem que alías, aprendi muto português e história na minha instrução primária. Viviam para o Alto de S. joão, e eram doentes de meu Pai, e conhecidos aqui da Beira, não sei se colegas da minha Mãe.
Nunca fui para trás de Tomé de Elvas, e pelos registoa paroquiais é que percebi, qua ao contrário do Manso de Lima refere, foi ele o primeiro a ir para Penamacor. É que há vários Elvas, não descendentes directos de Gaspar de Elvas de Campos, em Penamacor.
Tenho tentado correlacioná-los, mas tenho tido muitas dificuldades, uma das quais é ter vindo para Castelo Branco, e outra o pouco tempo que tenho tido. De vez enquando revejo os apontamentos e lá vou conseguindo, devagarinho fazendo a sua descedência.
Um Abraço
jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35090 | jliberato | 07 fev 2003 18:18 | Em resposta a: #34372

Meu caro Jorge Lemos,
Tendo estado uns dias em Nova York, não pude responder à sua mensagem.
Eu descendo de Brites de Elvas, minha 12ª avó, e que era outra filha de Gaspar de Elvas de Campos.
Somos portanto primos, muito longínquos é certo.
Teria muito interesse em trocar consigo, em reciprocidade e em privado, as nossas respectivas descendências.
Para comunicar comigo em privado pode usar jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Fico-lhe muito grato.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35092 | jliberato | 07 fev 2003 18:23 | Em resposta a: #34973

Meu caro jmrprospero,
A sua informação é preciosa. Esse casamento passou-me, embora haja algo estranho porque eu tenho a Maria Barriga a baptizar-se em 26-12-1618, o que significaria um casamento com 11 anos.
Mas vou estudar atentamente a questão. São seus ascendentes?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35095 | jmrprospero | 07 fev 2003 18:51 | Em resposta a: #35092

Meu caro JLiberato
Não, penso que não descendo deles
Um abraço
Próspero

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35127 | manuelr | 07 fev 2003 23:29 | Em resposta a: #34973

Caro João Manuel Próspero

Realmente o apelido Barriga aparece um pouco por todo o lado na BB. Tirando os Barriga mencionados por Achiolly, por se terem ligado a gente nobre (ligaram-se aos Vaz de Castelo Branco que passaram a Castelo Novo, aos Costa da Covilhã, aos Mendes de Matos), já tenho notícia deles na Póvoa de Rio de Moinhos em 1602, em São Miguel D'Acha em 1642, não falando nos Barriga do Visconde de Tinalhas. Não tenho no entanto eventuais ligações entre eles.
Quanto aos Barriga que aparecem ligados aos Campos de Elvas:
Sebastião de Elvas (filho de Gaspar de Elvas de Almeida)casou com Joana de Elvas, filha de António da Costa e de Maria de Elvas Barriga. A sua sobrinha Brites de Almeida, casou 2ª vez com Domingos Antunes Barbarrica.

Gaspar de Elvas Robalo casou com Maria Gomes Barbarrica, filha de Domingos Antunes Barbarrica e de Maria Gomes. Sua filha Maria de Elvas casou com Pedro Vaz Longo, primo em 2º grau de Domingos Antunes Barbarrica, por sua mãe Justa Vicente Barbarrica. Se esse Pº--- for Pedro Vaz Longo, pode haver confusão entre Barrigas e Barbarricas ( que não sei como abreviariam, como era costume).
Mas como é família que não tenho estudada, não me posso pronunciar correctamente.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35129 | manuelr | 07 fev 2003 23:43 | Em resposta a: #35095

Caro João Manuel Próspero

Águeda de Elva, casou com Gaspar da Costa em Alcafozes em 06-01-1698.
Era filha de Miguel Francisco Carrondo e de Brites de Elvas. Tem algum conhecimento deste casal?

Um abraç
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35150 | jlff | 08 fev 2003 22:16 | Em resposta a: #34657

Encontrei uma árvore de costados de minha avó D. Isabel Lopes de Elvas, tb referida como I.L.E. Robalo, casada com Salvador Taborda de Negreiros, que já mencionei anteriormente neste tópico. Dá-nos informações sobre a ascendência de Tomé de Elvas, que confirmam Manso de Lima.
Reproduzo-a aqui integral e fielmente, esperando que vos possa ser útil. Coloco entre [] as notas que não pertencem ao texto original.
1. ISABEL LOPES DE ELVAS era irmã de Sebastião de Elvas, fidalgo da CR, que casou em Viseu com D. Joana de Almeida e Vasconcelos, geração hoje extinta. Além de outros irmãos. [Uma das quais foi a D. Brites, avó dos nossos confrades José Liberato e Manuel S. Rolão].
Pais:
2. GASPAR DE ELVAS DE CAMPOS, Alferes-Mor de Penamacor, fidalgo da C.R., procurador em Cortes em 1551, concorreu para a fundação do Convento de S. António e foi a Portalegre e à sua custa buscar os religiosos. Defendeu com os seus criados o Castelo de P.M. [Penamacor] em 1581.
3. BRIOLANJA LOPES ROBALO
Avós:
4. TOMÉ DE ELVAS, fidalgo de Olivença de onde veio por crimes para Penamacor.
5. D. MARIA DE CAMPOS
6 e 7. Ignoram-se por hora os pais [de Briolanja]; sabe-se sim pela Bula de sua 2ª. neta D. Mariana Taborda Portugal em 1676 ser dos verdadeiros Robalos e prima direita de Faustº. Robalo, sogro do Capitão-Mor Diogo Botelho, que morreu em 1686, destes descendem Silvas-Palhas.
Bisavós:
8. FERNÃO DE ELVAS, fidalgo muito rico e que com sua mulher dotou a Misericórdia de Lisbo [Lisboa?] em muitos bens, justificou com seu pai sua fidalguia em 3 de Abril de 1446.
9. JOANA VAZ
10. GASPAR DE CAMPOS, pessoa nobre em Penamacor.
11. - 15. ???
Trisavós, pais de Fernão de Elvas:
16. GONÇALO GOMES DE ELVAS, vassalo do Snr. D. Duarte, filho de Pedro Rodrigues de Elvas, vassalo de D. João I, Snr. da Coutada da Oliveira em 6 de Dezembro de 1410 (bisneto o dito Pedro, de Rui de Elvas, Alcaide-Mor em 1282 e dos Elvas de Gil Fernandes o bom Alcaide-Mor).
17. BRIANDA GOMES, filha do Alcaide-Mor de Elvas, Gonçalo Gomes [Esta senhora parece ser filha do marido!!!!!]
Nota em rodapé:
Prova-se pelo próprio título de Elvas, bem trabalhado como disse no discurso preliminar, por vários documentos, testamentos e Livros da Câmara, Arquivo do Convento e Cartórios desta Vila - Lembro que aqui há Elvas bons e não são destes.
Por agora é tudo.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35226 | manuelr | 10 fev 2003 10:51 | Em resposta a: #35150

Caro Jorge Lemos

Obrigado pela informação.

Penso que a confusão está no Fernão de Elvas, que penso dar Felgueiras Gaio s.g. e que deve ser o mesmo que refere Manso de Lima, pois ambos foram Senhores da Casa da Oliveira.
Briolanja aparece no FG como casada com Pedro Rodrigues de Elvas e filha herdeira de Gonçalo Gomes, Alcaide Mor de Elvas. Na próxima ida à TT e Biblioteca, vou ver outra vez estes TTºs, para os ver com mais atenção.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35242 | PinheirodeCampos | 10 fev 2003 14:26 | Em resposta a: #29916

Caros amigos:

E os ramos Taborda que existiram em Freixo de Espada-á-Cinta até cerca de 1900? Tenho algumas informações que podem auxiliar trabalhos nesta família que tb me interessa.

Ao dispor

Filipe
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35758 | manuelr | 17 fev 2003 18:32 | Em resposta a: #29916

Caro Jorge Lemos

Já encontrou o documento a que se refere?

Cordiais cumpriemntos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35761 | jmrprospero | 17 fev 2003 18:54 | Em resposta a: #35127

Caro Manuel Rolão
Tenho um estudo genealógico feito há bastante tempo do Eng. M Castelo Branco sobre os Tabordas. Vou tentar escrever em Word e enviar.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35763 | manuelr | 17 fev 2003 19:04 | Em resposta a: #35761

Caro João Manuel Próspero.

Se é feito pelo Engº Castelo Branco, deve estar certo. Tanto quanto me apercebo, o que se tem escrito sobre os Taborda não bate certo e devem-se estar a copiar erros, não sei de onde, ou a tomar pais por filhos, filhos por avós, avós por netos, eu sei lá! Nem sequer condizem registos paroquiais, dispensas matimoniais e Habilitações de Génere!
Fico a aguardar esse estudo com interesse.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#35805 | jliberato | 18 fev 2003 07:55 | Em resposta a: #35761

Meu caro Próspero dos Santos,
Tendo tanto Elvas como Tabordas não relacionados, estou muito interessado em obter uma cópia desse estudo. Será um grande abuso pedir-lhe que me envie também uma cópia para jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35956 | jlff | 19 fev 2003 22:04 | Em resposta a: #34481

Caro António Pereira
Tenho a ascendência de João Rodrigues Taborda, pelo lado dos Tabordas. Se não a conhecer e estiver interessado dê-me o seu e-mail que, logo que puder, envio-lha. Pela minha parte, estou interessado em conhecer outros ascendentes do J.R. Taborda, fiquei com a ideia que conhece os costados de sua mãe, Maria (Mariana?) da Cruz.
Ao seu dispor
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35957 | jlff | 19 fev 2003 22:07 | Em resposta a: #35758

Meu caro
Infelizmente não. Aproveito a oportunidade para explicar melhor de que documento se trata. Como acontece frequentemente neste forum, a conversa derivou para outros assuntos e a questão inicial ficou esquecida.
Ao abrir este tópico fui um pouco precipitado e tratei o todo pela parte, isto é, referi o “Discurso preliminar ou aparato ao título de Tabordas para melhor inteligência do mesmo” quando, de facto, o que tenho é uma cópia incompleta do Título de Tabordas, por Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, de que o Discurso preliminar é, evidentemente, a introdução.
A cópia em meu poder foi feita por Mário Taborda, a partir de uma outra “fielmente copiada do original por ele (Miguel António) assinado e selado com as suas Armas em 1972, pelo Dr. José Pinto Taborda Ramos, que o actualiza com os esclarecimentos que pode obter, especialmente sobre Tabordas Chefes - 1ª linha, Tabordas de Freixo de Espada-à-Cinta e Tabordas de Vale Prazeres - 2ª linha”. É um documento muito interessante mas falta-lhe uma parte significativa e, por exemplo, dos Tabordas de Freixo de Espada-à-Cinta não tenho nada. O documento já passou por várias mãos que lhe foram juntando correcções e esclarecimentos. Obviamente gostaria de ter acesso à parte em falta, assim como achava interessante poder confrontá-lo com o original, ou com a primeira cópia, porque há sempre confusões como saltos de gerações, troca de nomes, etc. que podem ser esclarecidas quando comparamos documentos. A questão já aqui abordada por João Trigueiros, por exemplo, (Feio ou Feijó) pode ter sido uma falha de quem copiou. E, como o Manuel Rolão já disse anteriormente, devem-se estar a copiar erros, há coisas sobre os Tabordas que parecem não bater certo.
Acontece que não encontro nem original nem reproduções deste trabalho, embora já o tenha visto citado. Qualquer dica para o encontrar será muito apreciada ...
Sempre ao seu dispor
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35958 | jlff | 19 fev 2003 22:08 | Em resposta a: #35242

Caro Filipe Bragança
Tenho também alguma informação sobre Tabordas, que ponho desde já há sua disposição. Infelizmente nada tenho sobre os Taborda de Freixo de Espada-à-Cinta (veja por favor a minha resposta de hoje a Manuel da Silva Rolão), mas ficaria muito grato se pudesse facultar-me informações sobre esse ramo.
Cumprimentos
Jorge Lemos
j.lemos@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35959 | jlff | 19 fev 2003 22:11 | Em resposta a: #35758

Caros confrades
Uma vez que há vários conhecedores de Tabordas envolvidos nesta conversa, talvez alguém me possa indicar a ascendência de Marcelina Taborda, de Vale de Prazeres,filha de Manuel Taborda e Marcelina Leitão, cc Jerónimo Freire Côrte-Real, nascido em Alpedrinha, 1770, falecido em Vale de Prazeres, 18/11/1836, filho de Crisóstomo Parente de Figueiredo e Joana Freire Corte-Real.
Agradeço antecipadamente
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35967 | manuelr | 19 fev 2003 22:59 | Em resposta a: #35959

Caro João de Lemos

Segundo as dispensas matrimoniais, é como segue:
1-N. casou com N.
2-Maria Domingues que casou com N.
3-Sebastião Antunes que casou com N.
4-João Cristóvão que casou com N.
5-Jerónimo Freire Corte Real que casou com Marcelina Taborda, abaixo.

2-FILIPE DOMINGUES, casou com N.
3-MANUEL DOMINGUES, casou com N.
4-ANA DE LOBÃO, casou com N.
5-MARCELINA TABORDA, que casou com JERÓNIMO FREIRE CORTE REAL, acima.

Filipe Domingues é irmão de Maria Domingues.

Parece-me não bater certo com o que está escrito.

Penso que o documento que refere está na TT, Miscelânes Genealógica, Genealogias Manuscritas, 21-F-46.

Se me puder mandar tb uma cópia dos ascendentes de João Rodrigues Taborda para manuelrarrobanetcabopontopt, agradecia desde já.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#35968 | manuelr | 19 fev 2003 23:00 | Em resposta a: #35967

E se tiver os casamentos que indico na msg anterior, agradecia tb

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#36033 | jmrprospero | 20 fev 2003 18:26 | Em resposta a: #35805

Caro JLiberato
Assim que o complete envio-lhe, com todo o gosto.
um abraço
Jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#36046 | arezdasilva | 20 fev 2003 22:09 | Em resposta a: #35968

caros confrades se tiverem alguma coisa sobre o tabord que foi pra india no inici sec19 militar que tem relaçoes com a minha familia obrigado
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#36309 | agp | 24 fev 2003 14:37 | Em resposta a: #35956

Caro Jorge Lemos
Estive "ausente" do forum e daí o atraso na resposta à sua mensagem.
Da Maria (Mariana?) da Cruz só tenho os nomes dos pais.
Interessa a ascendência de João Rodrigues Taborda, que desconheço, ou não consigo ligar, pelo que agradeço, desde já, tudo o que me enviar.
Cumprimentos
antoniogpereiraarrobaclixpontopt

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#37049 | jmrprospero | 03 mar 2003 18:42 | Em resposta a: #35129

Caro Manuel Rolão
O Casal que menciona não o conheço. Contudo dou-lhe um registo de casamento da freguesia de S.tª Maria de Penamacor, 1M, em30-11-1641: Baltasar Lourenço Roxo, filho de Francisco Lopes e de Brites d'Elvas casou com Francisca Luís F.ª de Diogo Luís e de Maria Raposo, do lugar de Alcafozes, dispensados em 4º grau de afinidade.
Nunca consegui seguir esta linha, em Penamacor, provavelmente por ter ido para Alcafozes, onde mais tarde casa um Elvas com uma Senhora e de que são também dispensados.
Um Abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#37160 | camac41 | 05 mar 2003 10:23 | Em resposta a: #35129

Caro Manuel Rolão

Águeda de Elvas e Gaspar tiveram uma filha Joana da Costa (viúva de Domingos Martins) que casou 2ª vez no Rosmaninhal com Domingos Vaz Carreiro a 12 Jul 1736 (C2 8/8v - Rosmaninhal).
Joana da Costa aparece como sendo natural de Idanha-a-Nova. Não tenho referênciada descendência

Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#37256 | jliberato | 06 mar 2003 18:13 | Em resposta a: #33255

Meu caro,
Esta foi a primeira informação valiosa que obtive na minha participação no Forum. Tem a transcrição do assento que me possa facultar?
Ou seja entre António Lopes e Isabel Leitão Taborda em 28-10-1727 (Livro 1-C de Castelo Novo). Vivendo em Bruxelas esta informação seria preciosa, como pode imaginar.
E, abusando da sua amabilidade, tem o baptismo do filho do casal que se chamava João Roque e deveria ser de Castelo Novo? Apenas encontrei uma irmã Clara que nasceu em 12-11-1733.
Este João Roque casou duas vezes. A primeira com Maria da Cruz, a segunda com Matilde Maria Antunes Leal que seria de Ínguias, Belmonte. O casamento teve lugar em Ferro, Covilhã, em 09-05-1777. Certamente um casamento tardio.
Destes tenho a descendência até à actualidade, ou seja até à minha mulher e à minha filha.
Gostaria muito de trocar em privado esta descendência com a sua de António Lopes da Costa e Maria Rolão Roque, 8os. avós da minha mulher. O meu contacto é jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#38650 | jlff | 29 mar 2003 23:57 | Em resposta a: #36046

Caro Jorge Arez
Recordo-me de ter visto notícias de Tabordas que serviram na India. Dê-me pelo menos o nome daquele que procura, que tentarei saber se coincide com os elementos de que disponho.
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#38838 | agp | 02 abr 2003 15:57 | Em resposta a: #35761

Caro Próspero dos Santos,

Será ainda um grande abuso pedir-lhe que me envie também uma cópia desse documento para
antoniogpereira at clixpontopt ?

Muito obrigado
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#38875 | jlff | 02 abr 2003 23:34 | Em resposta a: #35761

Caro J M Próspero dos Santos
Ficaria muito grato se a sua paciência ainda chegasse para também me enviar o tão ambicionado documento.
Cumprimentos
Jorge Lemos
j ponto lemos arroba netcabo ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#38889 | agp | 03 abr 2003 09:51 | Em resposta a: #34372

Caro Jorge Lemos

Verifiquei que refere aqui uma Genebra Mendes, filha de Lourenço Dias Mendes e de Maria Antunes Travaços.

Conhece relação destes com o casal Francisco Antunes Travaços e Catarina Gil, do Alcaide, nascidos por volta de 1600?

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#39077 | jlff | 04 abr 2003 00:16 | Em resposta a: #38889

Caro António Pereira
Lamento mas desconheço tal relação. Maria Antunes Travassos deve ter nascido entre 1610 e 1630.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#40453 | jotaga | 24 abr 2003 16:10 | Em resposta a: #38650

Meu caro,
Sei de um, João Correa Taborda que serviu na India (Goa), por duas vezes como secretário da justiça e secretário geral do Governo, em finais do Sec XIX, não era militar mas sim juiz. É deste que falam?
Também me interessam mais dados sobre ele, visto que disponho de muito pouco informação.
Cumprimentos,
João Taborda G.

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#40470 | jlff | 25 abr 2003 00:47 | Em resposta a: #40453

Caro João Taborda
Não era neste que estava a pensar. No entanto tenho nos meus apontamentos um Conselheiro João Correia Taborda, que ignoro se esteve ou não na India. Era natural de Freixo de Espada à Cinta, onde nasceu a 24/12/1839, filho de João José Correia de Mesquita Pinto Júnior e de D. Josefa Caetano Robalo Taborda Pignatelli. Habilitou-se de genere em Bragança em 1857, posteriormente formou-se em Direito em Coimbra, onde se inscreveu em 1866. Casou com D. Joana Rosa Correia, natural de Poiares, de quem teve um filho, João Manuel Correia Taborda, nascido em Freixo a 7/3/1876. Caso seja este o "seu" João Correia Taborda (refiro-me ao pai, o filho era demasiado novo nos finais do sec. XIX para ter exercido os cargos que menciona), tenho mais informações que terei muito gosto em disponibilizar.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#44722 | jliberato | 09 jul 2003 17:12 | Em resposta a: #34973

Meu caro Jmrprospero,
Aproveitando uma breve passagem por Lisboa fui à TT tentar deslindar as datas relativamente aos meus Elvas.
Acontece que fiquei na mesma.
Vi o assento de casamento de António Costa e Maria Barriga que menciona na sua mensagem em 15-04-1630, que confirmei. Mas verifiquei também o assento de baptismo de Maria filha de Pº Afonso Barriga e Brites de Elvas em 26-12-1618, sem qualquer dúvida quanto à data. A madrinha foi Isabel Cordeira, filha de Pº Afº Barriga.
Será que ela se casou aos 11 anos? Parece-me improvável, mas nunca se sabe.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#44754 | AMFA | 10 jul 2003 11:17 | Em resposta a: #29916

Caro correspondente

Poderá V., conhecedor como é da genealogia dos Tabordas da Beira Baixa, informar-me sobre como neles entronca D. Maria José Taborda de Azevedo Homem, que casou com o Dr. J. M. Rodrigues da Costa, e foram pais do capitão de mar e guerra António Emídio Taborda e Costa, com ligações a Aldeia de João Pires, nascido pelos anos 80 do sé. XIX, casado com minha tia-avó D. Maria Cristina Ferreira do Amaral, cuja descendência vem nos "Carvalhos de Basto"?
Ficar-lhe-ei muito grato
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#44893 | jlff | 12 jul 2003 01:31 | Em resposta a: #44754

Meu caro
Teria imenso gosto em ajudá-lo, mas infelizmente não sou o perito em Tabordas que imagina. Nos dados de que disponho figuram muitos Tabordas Azevedos, alguns dos quais meus ascendentes directos, mas apenas encontrei duas ligações de Tabordas com Homens: duas irmãs, Mariana e Catarina Fereira Taborda, que casaram, no final do séc. XVII / princípio do séc. XVIII, com dois irmãos (segundo presumo), António e Luis de Brito Homem. Mas só tenho três gerações de descendentes, por isso não chego sequer ao sec. XIX. Qualquer relação entre estes indivíduos e a senhora que refere é uma hipótese muito remota. Se entretanto descobrir alguma pista nova voltarei a contactá-lo.
Cordiais cumprimentos
Jorge Lemos
PS: Um abraço para o Salvador, de quem fui treinador em 94, Seleccção de Juniores.

Resposta

Link directo:

RE: Tabordas e Elvas

#46376 | jliberato | 26 ago 2003 10:18 | Em resposta a: #34973

Meu caro Jmrprospero,
Em complemento da minha mensagem de 9 de Julho: o assento de baptismo de Maria Barriga não contem o ano. Apenas se refere a data de 26 de Dezembro. Evidentemente que o assento está inserido num "capítulo" referente a 1618, mas essa inserção pode eventualmente estar fora de ordem.
Como tudo o resto bate certo, deve ser mesmo ela.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#55111 | jliberato | 10 jan 2004 15:49 | Em resposta a: #29916

Caro amigo,
Pesquisando hoje Góis, encontrei um Francisco Taborda casado com uma Maria da Costa, moradores em Góis. Uma filha, Maria Galvoa casou com um Simão Carneiro aos 15-01-1645.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#55143 | jlff | 11 jan 2004 00:04 | Em resposta a: #55111

Caro José Manuel
Obrigado pela informação. Creio que não tinha ainda nenhum Taborda de Góis e portanto não devo conseguir entroncar este Francisco. Se descobrir alguma coisa comunico. Aproveito para perguntar se fizeste algum avanço relativamente às tuas Tabordas da Fatela. Tenho encontrado vários Tabordas naquela freguesia, mas nunca os consegui relacionar com as ditas senhoras.
Um abraço
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#55152 | jliberato | 11 jan 2004 10:47 | Em resposta a: #55143

Caro Jorge,
Infelizmente estou no mesmo ponto. Verdade é que os meus interesses têm estado por outros lados. Em especial os Castelões e, geograficamente, Góis, Folques e Alcantara (esta em Espanha).
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#111348 | nevesa | 05 fev 2006 17:50 | Em resposta a: #33198

Caro Manuel Rolão:
Permita-me que lhe coloque uma questão?
Tenho um assento de baptismo de um 6º avó, Francisco Rodrigues Seco (1745), de Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, tendo este como avó materno João Lopes Taborda, casado com Catarina Gomes.
Os padrinhos: Capitão António Rodrigues Taborda e Francisco Rodrigues Guerra.
Tem conhecimento destes Tabordas?
Com os meus cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#111365 | manuelr | 05 fev 2006 21:55 | Em resposta a: #111348

Caro António Neves

Lamento, mas sobre as pessoas indicadas não tenho qq elementos.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#125204 | Barahona | 18 ago 2006 15:38 | Em resposta a: #33198

Caro confrade:
Registo na minha ascendência um João de Almeida Taborda, de Caveirós de Baixo, Cambra, Vouzela que casou com Isabel Sequeira, de Santa Comba, Seia (meus 8ºs avós); o casamento poderá ter sido por volta de 1700-1710, não tenho a certeza onde, talvez em Seia.
Sei que uma filha deste casal, Esperança da Ascensão Taborda casou em Passos de Vilharigues, Cambra, Vouzela, em 1732, com Manuel da Rocha.
Nunca se cruzou com estes Tabordas?
Fico muito grato por qualquer informação.
Cumprimentos
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#173193 | spes | 17 nov 2007 18:55 | Em resposta a: #125204

Caro Alexandre Barahona

Esperança da Assunção Taborda e Manuel da Rocha eram também meus 7ºs avós.
Posso fornecer-lhe parte da descendência deste casamento.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#173664 | R.Miguel Nunes | 20 nov 2007 21:13 | Em resposta a: #29916

Caro Confrade JLFF,

Seria possivel facilitar-me uma cópia do referido documento?

Atenciosamente.
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#185681 | ltb08 | 22 fev 2008 00:51 | Em resposta a: #55143

Caros senhores,

Tenho bastantes informações respeitantes aos Taborda da Fatela, que construiram o Solar da referida aldeia. Caso estejam interessados, estarei ao dispor.

Atenciosamente

Luis M. Pignatelli Taborda Barata
Covilhã

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda / FEIJÓ e não FEIO

#249644 | Pignatelli | 10 fev 2010 19:02 | Em resposta a: #34371

Caro Senhor João Trigeiros,

Ao consultar o forum deparei com nome de Lourenço José Taborda Tavares de Negreiros Feijó Falcão, com a indicação de que o brasão deste senhor se encontra numa casa na Fatela. Minha familia é oriunda da região e a casa que ostenta esse brasão, pertenceu á minha familia.
Meu Pai menciona num livro que escreveu sobre os Tabordas (e familias relacionadas) que tem certidão da carta de brasão passada em16/6/1633 a Francisco Mendes Falcão antepassado de Lourenço. Menciona também que foi entregue uma certidão do brasão dos Tabordas a Lourenço Domingos José Taborda.

Alice Taborda Pignatelli

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#264770 | R.Miguel Nunes | 03 nov 2010 22:28 | Em resposta a: #185681

Caro Confrade,

Poderia facultar-me alguma informação respeitante aos Taborda da Fatela?

Ao dispor,
Ricardo M. NUnes

Resposta

Link directo:

RE: Família Taborda

#266171 | Caro75 | 01 dez 2010 16:29 | Em resposta a: #35242

Olá,

Procuro informações sobre o Dr Taborda que foi médico em Carviçais. Acho que era natural de Freixo... Faleceu nos anos 80 em Carviçais. Não casou e não teve filhos.

Ficaria muito agradecida a quem me pudesse ajudar.

Carina

carina(ponto)thibieroz(arroba)btinternet(ponto)com

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#365359 | natrix | 24 jan 2016 13:16 | Em resposta a: #111348

Caro António Neves,

Tem alguma informação sobre a família de um tal Manuel Rodrigues Taborda, de Mangualde da Serra, filho de António Rodrigues e Ana Gomes (ou Ana Lopes Nunes) que casou em Gouveia, em 1704, com Mariana de Almeida.

Antecipadamente grato por qualquer informação,
apresento os meus melhores cumprimentos.

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#374112 | slm | 28 set 2016 13:32 | Em resposta a: #35761

Boa tarde,

Seria possivel ter acesso a esse estudo sobre os Taborda?

O meu namorado é descendente dos Taborda sendo que o pai, Armando Lourenço, nascido em Verdelhos - Covilhã, já falecidl, era filho de Antonio Freire Lourenço, mas sempre referido como Antonio Taborda.

Gostaria de saber a origem desta familia e sua vivência em Castelo Branco.

Obrigada

Sara Martins
saralourencomartins@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#378202 | saradepinho | 01 mar 2017 18:06 | Em resposta a: #29916

Caros colegas,
Alguém tem informaçoes sobre Edoardo Augusto de Sa Taborda (Freixo-de-Espada-à-Cinta, 1820 - ?…) ou da familia Taborda de Freixo-de-Espada-à-Cinta?
Edoardo A. S. Taborda foi casado a Leopoldina Correia (Rebello?) num primeiro casamento e a Mariana de Jesus Mesquita (Freixo-de-Espada-à-Cinta, 1825 - ?) num segundo (do qual obtive registo de casamento)
Filho/as com Mariana de Jesus Mesquita:
Francisca Rosa Taborda Machado de Morais
Isabel Adriana Taborda Simao
Adriana Mesquita Taborda
Eugénia Mesquita Taborda
Mariana Mesquita Taborda
Ana Mesquita Taborda

Edoardo A.S. Taborda era filho de Engracia Augusta Marques e Delphim Cézar de Sa Taborda (nao eram casados)
Edoardo A.S. Taborda era meio-irmao e padrinho de baptismo da minha tetravo (Eliza Ofélia das Dores) por parte de Engracia Augusta Marques.

Agradeço desde ja a atenção dada.
Melhores cumprimentos.
Sara Braz Pinho

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#391397 | Ferraz&taborda | 25 abr 2018 04:23 | Em resposta a: #29916

Prezados,

Venho intrometer-me neste tópico para tentar resolver uma dúvida sobre minha ascendência.

Meu objetivo é identificar se os Tabordas de quem descendo eram cristãos novos.

http://pufal.blogspot.com.br/2011/09/familias-portuguesas-nas-missoes.html?m=1


O link citado acima é de um colega que já fez o trabalho maior relacionando os nomes em torno de um membro: o sr Francisco Correa Taborda.

Seu avô materno, sr Antônio Rodrigues Taborda nasceu em São Pedro do Sul em Viseu por volta de 1716.

Como sou leigo no assunto, não sei ao certo como proceder e por isso, humildemente, peço ajuda.

Gostaria de saber se esse Antônio Rodrigues Taborda (Viseu) c/c Francisca Gomes (Piracicaba) tem alguma relação com João Rodrigues Taborda.

Enfim, toda orientação é bem vinda.
Muito obrigado.
Bruno Elly

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#408954 | Maria Inês Nemésio | 25 out 2018 12:48 | Em resposta a: #29916

Ex.mos Senhores Genealogistas,

Ando nestas andanças por mero acaso. Estou a fazer um estudo sobre poesias laudatórias nos livros de cavalaria portugueses. A Quinta e Sexta Parte de Palmeirim de Inglaterra, de Balhasar Gonçalvez Lobato, saída em 1602 das prensas de Jorge Rodrigues, e que fecha o ciclo dos palmeirins iniciado com Francisco de Moraes (1544), inclui uma poesia laudatória de um senhor chamado «Diogo Taborda Leitam» (será Leitão). Não consigo encontrar qualquer registo desta pessoa.

Ficaria imensamente grata se algum dos Senhores Genealogistas, certamente mais experientes do que eu, me soubessem dar alguma indicação.

Com os melhores cumprimentos,
Maria Inês Nemésio

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#409707 | FLV | 16 nov 2018 22:30 | Em resposta a: #29916

Boa noite
Deparei-me agora com este post.
Posso perguntar como conseguiu essa interessante genealogia?
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#414857 | pincelix | 21 mai 2019 09:12 | Em resposta a: #29916

Olá a todos

encontro-me a fazer o estudo genealógico da minha família, que até agora tem sido toda da Beira-Baixa.

Tenho nos meus antecedentes uma Maria Rodrigues Taborda, que casou em 11-9-1640 (Vale de Prazeres). com Domingos Antunes Raposo, e que aparece aqui no geneall em https://geneall.net/pt/nome/515406/maria-rodrigues-taborda/ . Sei que por volta daquela época havia uma família Rodrigues Taborda em Vale de Prazeres, mas não encontrei nenhum documento que indicasse quem seriam os pais desta Maria Rodrigues Taborda, que de acordo com a data de casamento e fazendo as contas, terá nascido antes de 1620.

Alguém tem informações sobre esta Maria Rodrigues Taborda?

Alguém sabe dizer-me onde posso adquirir ou consultar o livro do Confrade Manuel da Silva Rolão "Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos"?
Como apresenta este estudo das famílias da Beira Baixa, provavelmente já inclui esta e algumas outras pessoas que pesquiso.

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#414862 | agp | 21 mai 2019 10:00 | Em resposta a: #414857

Bom Dia,

Fui eu que passei essa informação para a base de dados do geneall.

No assento de casamento dessa Maria Rodrigues Taborda a 11.9.1640 em Vale de Prazeres não consta de quem é filha. Nem localizei documento onde constasse essa informação.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#414863 | camac41 | 21 mai 2019 10:45 | Em resposta a: #414857

Bom dia

Talvez esta informação lhe seja útil pelas datas, nomes e apelidos

VICENTE RODRIGUES TABORDA, natural de Vale de Prazeres tomou Ordens menores em 1659 Câmara Eclesiástica de Castelo Branco (Ordenações) - (Maço 1943 - Pº s/n) filho de:
:António Rodrigues Taborda (natural de Vale de Prazeres) filho de João Rodrigues (por alcunha o Gago) e de Violante Taborda
e de
Domingas Esteves, filha de António Domingues e de Maria Vaz

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#414865 | agp | 21 mai 2019 11:18 | Em resposta a: #414863

Caro Primo Carlos Machado,

Esse Vicente Rodrigues Taborda nasceu a 6.4.1643 em Vale de Prazeres. A mãe chamava-se Domingas Esteves que é minha antepassada por via do seu segundo casamento com Gregório Antunes Manso, de Castelo Novo.

De António Rodrigues Taborda e Domingas Esteves tenho registo de três filhos nascidos entre 1643 e 1648. Aquele Vicente, um António e uma Maria Vaz Taborda que casou com Estêvão Bernardo Botelho, de Penamacor.

Cpm,
agp

Resposta

Link directo:

Família Taborda

#417085 | mariafreitasdom | 16 ago 2019 12:43 | Em resposta a: #185681

Boa tarde,
Encontro-me a estudar a família do meu sogro, descendente dos Tabordas da Fatela por via de Joaquim Maria Taborda Falcão Tavares, filho de Lourenço José Taborda D'Elvas Negreiros Feio (pai).
Ficar-lhe-ia muito grata por qualquer informação que possa dispensar!

Grata, Maria de Freitas Domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen