Vasconcelos de Avô/Piódão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Vasconcelos de Avô/Piódão

#3002 | rmfrp | 28 mar 2001 00:04

Boa noite.

Descobri recentemente que tenho um antepassado chamado Joze Joaquim de Vasconcellos, filho de Manoel Joze e Marianna Nunes, natural do lugar da Malhada Chã, freguesia de Avô ou do Piódão (conforme a fonte). Sei que casou pelo menos três vezes: a primeira não sei onde nem quando, com Paula Maria; a segunda na aldeia de Casegas, concelho da Covilhã, em 27-03-1796 com Anna Maria Madeira; e a terceira também em Casegas em 03-02-1818 com Izabel de Gouvea (sou descendente deste último casamento).

O facto mais estranho relacionado com este meu antepassado é que o seu filho, de que descendo, não herdou o apelido do pai. Chamava-se simplesmente Rodrigo Joaquim, sem qualquer apelido. Aliás, o filho que conheço deste último tem como apelido Rodrigues, no que parece ser um uso muito tardio (cerca de 1850) deste apelido como patronímico para suprir a falta.

Acredito que os outros filhos dos dois últimos casamentos do referido Vasconcellos também não tenham herdado o apelido do pai, já que na aldeia de Casegas, que conheço relativamente bem, nunca ouvi falar em ninguém com esse nome, e todos os familiares a quem falei nesta minha descoberta se mostraram tão surpreendidos como eu.

Gostaria de obter informações sobre a família Vasconcellos de onde provém este meu antepassado, e sobre os motivos que o poderão ter levado a abandonar o apelido. Estava de más relações com os familiares? Seria um degredado ou algo semelhante?

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos de Avô/Piódão

#3012 | FCS/FATCS | 28 mar 2001 17:48 | Em resposta a: #3002

Caro Senhor RMFRP
Não vou responder concretamente à sua questão, pois não possuo elementos concretos para tal.
Apenas quanto às hipóteses que pôe no final, e sem as invalidar, informo que já nos finais do sec XVI existia uma família Vasconcelos em Louroza, (muito perto de Avô), e da qual foi originário um antepassado meu, casado em Alvôco das Várzeas, bem como um seu parente, sacerdote que na 1ª metade do sec XVII foi pároco em Alvoco das Várzeas e posteriormente no Piodão !!
Assim, o seu antepassado referido, poderá ser descendente desta família ?! mas só através da investigação dos pais do José Joaquim poderá esclarecer. Eu por mim talvez apostasse prioritáriamente na Mariana Nunes !
Cumprimentos
Fernando Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos de Avô/Piódão

#3020 | rmfrp | 29 mar 2001 00:19 | Em resposta a: #3012

Caro Senhor Fernando Correia da Silva:

Muito obrigado pela sua pista.
Vou tentar descobrir se há alguma relação com a família que referiu. Quem sabe se não seremos primos.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos de Avô/Piódão

#15570 | rmfrp | 10 jan 2002 11:47 | Em resposta a: #3012

Caro Senhor:

Ao voltar a consultar este tópico antigo encontrei coincidências entre as suas indicações e os dados que entretanto apurei sobre a origem dos meus Vasconcelos. Gostaria de saber se o casamento no Alvoco das Várzeas a que se refere é o de Manuel de Vasconcelos e Isabel Nunes, a 29 de Setembro de 1689.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos de Avô/Piódão

#46146 | gfilipe | 14 ago 2003 17:24 | Em resposta a: #3012

Caro amigo
Gostaria que me informasse algo sobre Manuel de Vasconcelos, natural da Lourosa por volta de 16..., casado com Isabel Nunes, de Alvoco das Varzeas.
Um abrçao
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos de Avô/Piódão

#46289 | rmfrp | 21 ago 2003 21:42 | Em resposta a: #46146

Caro Guilherme Filipe:

A respeito desta família respondo-lhe no tópico "Vasconcelos de Lourosa (Oliveira do Hospital)" em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=46288&fview=c

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen