Famílias de Ceuta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Ceuta

#3017 | LSV | 28 mar 2001 21:46

Procuro informações sobre publicações ou manuscritos de Famílias de Ceuta e de portugueses idos para Ceuta depois de 1415, cargos exercidos por eles e na generalidade todas as informações genealógicas disponíveis.
Já agora, alguém sabe onde estão os registos paroquiais de Ceuta?
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3018 | LCM | 28 mar 2001 22:15 | Em resposta a: #3017

Caro Luís Soveral Varella

Segundo Augusto Ferreira do Amaral no seu livro "Fontes da Genealogia em Portugal" os Registos Paroquiais de Ceuta encontram-se em Espanha, não indicando a cidade ou o arquivo.
Talvez contactando pessoalmemnte o Dr. Augusto Ferreira do Amaral este lhe possa dar a informação pois sei que investigou bastante das antigas praças portuguesas do Norte de África, principalmente de Mazagão, cidade de que se desconhece totalmente o paradeiro dos livros.
Por curiosidade gostava apenas de referir que os Reg. Par. de Tanger se encontram na Biblioteca Nacional de Lisboa, tendo sido em parte publicados por José Maria Rodrigues e Pedro de Azevedo em 1922.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3024 | LSV | 29 mar 2001 01:47 | Em resposta a: #3018

Muito obrigado Lourenço Correia de Matos.
Sei que os registos estão em Espanha procurava era saber exactamente onde. Quanto a Tânger eu tenho uma cópia desses registos mas agradeço-lhe muito a resposta.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3026 | Carlos Silva | 29 mar 2001 08:14 | Em resposta a: #3017

Caro Luis Soveral Varella,

Sem responder sobre registos paroquiais, quero chamar a atençào para o bom site da cidade autonoma de Ceuta :

http://www.ciceuta.es/

e dentro deste, na parte cultural, mais especialmente sobre as paginas do Instituto de estudios ceuties, cujas publicaçoes sào por certo cheias de interesse, inclusive para fins genealogicos.

C. Silva

P.S.: Desculpe o desvio, mas ao ligar para o forum, tencionava por acaso manda uma mensagem que deve interessar, sobre "Martinho de Guimaràes", que mando portanto de seguida, chamando sua atençào.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3031 | LSV | 29 mar 2001 16:22 | Em resposta a: #3026

Caro C. Silva
Conheço já esse site bem como algumas publicações e ainda outras que aí não constam sobre a história de Ceuta particularmente a partir de 1415. De qualquer modo agradeço-lhe a atenção.
Quanto ao Martinho dos Guimarães conto dar-lhe uma resposta logo à noite por não ter comigo de momento os dados que pretendo dar-lhos com a maior precisão.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3034 | lumame00 | 29 mar 2001 20:46 | Em resposta a: #3017

Caro Luis

Aqui vão 2 dados que possuo:

Fernão Vasques da Cunha (2º Sr.de Basto, Fronteiro Mor de Ceuta, morreu em Tanger pelejando com os infantes, casou com Branca de Vilhena) Foi filho de

Gil Vasques da Cunha, que esteve na conquista de Ceuta onde foi armado cavaleiro pelo Inf.D.Henrique, foi Alferes Mor na conquista de Ceuta e casou com Isabel Pereira

Martim Annes ou Martim Annes de Sá- Alcaide Mor e Almoxarife de Alcacer Ceguer por carta de 1488.

Espero ter ajudado

Tenho particular interesse em ter mais informação deste ultimo. Se por acaso lhe aparecer diga-me p.favor

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3036 | Vasco Jácome | 29 mar 2001 22:30 | Em resposta a: #3017

Caro Luís Soveral Varella

Quem procura exactamente? Gente que tenha tido permanência em Ceuta durante mais do que uma geração ou simplesmente lá militado na conquista da praça e sua manutenção?
Se se trata desta segunda hipótese, ou seja, se procura fazer uma espécie de lista dos que vem referidos em várias obras como tendo por lá passado, estou disponível para ajudar com o que tenho. Se for algo mais profundo, talvez saia das minhas possibilidades.
Mas se fizer o favor de dizer mais qualquer coisa, logo se vê.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3039 | LSV | 30 mar 2001 05:44 | Em resposta a: #3036

Caro Vasco Jácome
Procuro todos os dados possíveis (ainda que dispersos em obras distintas), bem como bibliografia disponível, sobre os "primeiros" (uma, duas, ou três gerações) de portugueses que para lá foram a seguir à conquista. Todos os dados poderão ser úteis e agradeço-lhe desde já a sua colaboração.
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3040 | LSV | 30 mar 2001 05:46 | Em resposta a: #3034

Muito obrigado pelas informações Caro Luís Melo. Estarei entanto nas minhas pesquisas e se encontrar algo sobre esses que lhe interessam comunicar-lhe-ei de imediato

LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3051 | LSV | 30 mar 2001 20:58 | Em resposta a: #3036

Caro Vasco Jácome
Já agora poderia ver nos seus apontamentos se encontra alguma referência a Pachecos em Ceuta?
Muito obrigado
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3058 | Vasco Jácome | 31 mar 2001 00:36 | Em resposta a: #3051

Caro Luís Soveral Varella

Numa vista de olhos rápida ao ttº de Pachecos do Felgueiras Gayo: no §31 a começar no N10 João Fernandes de Vasconcelos Pacheco que foi 1º Adail de Ceuta, seu filho, Antão Pacheco 2º Adail. O filho deste, Pedro Pacheco, foi o 3º mas retirou-se, por desgostos com o Marquês de Vila Real, para o Algarve. A sua descendência deve ter vindo para o Norte e largado definitivamente Marrocos.

Agora o meu problema é que não seu qual o grau de novidade que isto tem, nem o grau de profundidade com quer estas genealogias. Por exemplo: é sabida a fortíssima relação dos Vila Real com esta praça. Esta bastante desenvolvida nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo” de Júlio Teixeira e naturalmente na “Nobreza de Portugal e do Brasil” (além do Gayo, claro). Quer mais algum desenvolvimento sobre esta gente?

Quando tiver mais tempo, vou dando mais notícias.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3059 | LSV | 31 mar 2001 05:08 | Em resposta a: #3058

Caro Vasco Jácome
Agradeço-lhe muito as informações que me deu. Tenho já conmhecimento delas, e não é só Gayo quem as dá. Dá-as também Andrade Leitão, as Genealogias Manuscrtas (Real Mesa Censória) da Torre do Tombo, Amaro Garcia de Loureiro, etc., etc.
Infelizmente essa informação está profundamente errada, o que se prova documentalmente. Não só nunca existou nenhum Antão Pacheco 2º adaíl de Ceuta, como nem sequer (a existir) era filho de algum João Fernandes de Vasconcellos Pacheco, que parece também não existiu.
Infelizemnte as genealogias tradicionais, embora nos possam apontar algum rumo para as investigações, são, na generalidade meras "alucinações".
De qualquer modo, muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade.
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3063 | Vasco Jácome | 31 mar 2001 12:34 | Em resposta a: #3059

Caro Luís Soveral Varella

No capítulo dos conquistadores, merece destaque Payo Rodrigues de Araújo, que lá se achou com 300 homens à sua custa e comandados por si. Também alguns dos seu filhos devem ter passado por lá, principalmente Álvaro Rodrigues de Araújo.

Estão referidos no Gayo ttº de Araújos §1 N19 e §53 N20 (Álvaro). Deste Payo e sua descendência também trata um manuscrito de Manuel Lobo de Mesquita Gavião Barreto (ver a “Bibliographia Nobilairchica Portugueza” de Eduardo Azevedo Soares (Carcavelos), Vol. II, pág. 196). Existe microfilme no arquivo Distrital de Braga, mas dizem-me que o original em papel está na Biblioteca do Porto. O seu conteúdo informativo não será muito diferente do Gayo, mas é mais uma fonte.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3109 | Vasco Jácome | 01 abr 2001 23:10 | Em resposta a: #3017

Caro Luís Soveral Varella

No “Nobiliário” de Manuel de Sousa da Silva, refere os seguintes conquistadores (todos no Vol. I):

Diogo Lopes de Sousa, pág. 71 (Gayo: ttº de Sousas §21 N18)
Rui de Sousa, pág. 79 (Parece que Gayo não o refere)
Gonçalo Anes de Sousa, pág. 101 (Gayo: ttº de Sousas §66 N17)
Simão de Sousa, pág., pág. 108 (Gayo: ttº de Sousas §246 N19)
Afonso Vasques de Sousa, pág. 111 (Gayo: ttº de Sousas §23 N18)
Rui Vaz Ribeiro de Vasconcelos, pág. 136 (Gayo: ttº de Vasconcelos §44 N14)
Rui Mendes de Vasconcelos, pág. 136. Neto do anterior. Foi lá capitão por 1474. (Gayo: ttº de Vasconcelos §44 N16)
João Mendes de Vasconcelos, pág. 143 (Gayo: ttº de Vasconcelos §4 N13). Também seu neto D. Fernando de Vasconcelos e o filho deste, D. Afonso, parece que lá militaram.
Álvaro Gonçalves da Maia, pág. 172 (Gayo: ttº de Maias §4 N12). Este teve a particularidade de ir levar a nova ao Rei de Aragão.
Rui Gomes da Silva, pág. 181 (Gayo: ttº de Silvas §1 N8)
João Gomes da Silva, pág. 192 (Gayo: ttº de Silvas §5 N8). Era Alferes-mor de D. João I.
Diogo Gomes da Silva, pág. 205 (Gayo: ttº de Silvas §9 N8). Era Alferes-mor de D. João I.
Fernão da Silva, pág. 213 (Gayo: ttº de Silvas §53 N8).
Gonçalo Pereira, pág. 221 (Gayo: ttº de Pereiras §24 N15).
João Álvares Pereira, pág. 225 (Gayo: ttº de Pereiras §2 N15).
Álvaro Pereira, pág. 236 (Gayo: ttº de Pereiras §13 N15).

Não sei se esta metodologia vai ao encontro do que pretende. Se sim, posso continuar a ver esta obra. Note que de alguns, Gayo não refere que estiveram em Ceuta.

Disponível para qualquer duvida, com os melhores cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3124 | LSV | 02 abr 2001 01:21 | Em resposta a: #3109

Caro Vasco Jácome
Muito obrigado pelas informações. São todas úteis certamente. Procuro informações particularmente das Famílias Pacheco, Freire de Andrade, Nabo, Colaço, que viveram em Ceuta, ou alguém com algum destes apelidos que aí tenha vivido, bem como, uma relação ou enumeração de adaís desta cidade, já que a enumeração de 1º,2º e 3º adaíl de Ceuta que Gayo refere em ttº de Pachecos nem em tudo corresponde à documentação existente.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3598 | Vasco Jácome | 25 abr 2001 11:36 | Em resposta a: #3124

Caro Luís Soveral Varella

Infelizmente não encontrei ninguém dos apelidos que refere nem referidos como Adaís de Ceuta. De qualquer modo, a partir do Nobiliário de Manuel de Souza da Silva, encontrei mais alguns ligados principalmente à conquista:

Vol. I

Vasco Fernandes de Ataíde, pág 323. Morreu na tomada (Gayo: ttº de Ataídes §1 N7).
João de Ataíde, pág. 332 (Gayo: ttº de Ataídes §11 N4).
Pedro Lopes de Azevedo, pág. 341. Morreu na tomada (Gayo: ttº de Azevedos §1 N17).
Martim Lopes de Azevedo, pág. 341 (Gayo: ttº de Azevedos §1 N17).
Fernão Lopes de Azevedo, pág. 341 (Gayo: ttº de Azevedos §1 N17).
João Lopes de Azevedo, pág. 341 (Gayo: ttº de Azevedos §1 N17 e §19).
Luís Gonçalves Malafaya, pág. 351 (Gayo: ttº de Malafayas §2 N5).
D. Gonçalo Nunes Barreto, pág. 371 – Foi Coudel-mor do Infante D. Pedro (Gayo: ttº de Barretos §1 N17).
D. Fernão Barreto, pág. 372 Morreu em Ceuta (Gayo: ttº de Barretos §1 N18).
Fernão Vasques de Siqueira, pág. 390 (Gayo: ttº de Sequeira §3 N2. Deste não diz que esteve em Ceuta).
Álvaro Mendes Cerveira, pág. 400 (Gayo: ttº de Cerveiras §9 N5).
Martim Vaz da Cunha, pág. 411 (Gayo: ttº de Cunhas §12 N11).
Martim Vaz da Cunha, pág. 412. Neto do anterior. Morreu em Ceuta em 1488 (Gayo: ttº de Cunhas §12 N12).
Gil Vaz da Cunha, pág. 412 (Gayo: ttº de Cunhas §2 N10).
Álvaro da Cunha, pág. 425 (Gayo: ttº de Cunhas §15 N9. Deste não diz que esteve em Ceuta).
Álvaro Gonçalves Camelo, pág. 433 (Gayo: ttº de Camelos §1 N5. Deste não diz que esteve em Ceuta).
Álvaro Peixoto, pág. 451 (Gayo: ttº de Peixotos §1 N7. Deste não diz que esteve em Ceuta).

Vol. II

João Afonso de Brito, pág. 59 (Gayo: ttº de Britos §2 N6. Deste não diz que esteve em Ceuta).
Gonçalo Anes de Abreu, pág. 92 (Gayo: ttº de Falcões §1 N1. Deste não diz que esteve em Ceuta).
Pedro Gonçalves Curutelo, pág. 139 (Gayo: ttº de Sousas §204 N19. Deste não diz que esteve em Ceuta e chama-lhe Fernandes e não Gonçalves).
Gomes Ferreira, pág. 220 (Gayo: ttº de Ferreiras §1 N9).
Pedro Severim, pág. 343 (Gayo: ttº de Severins §1 N1).

Encontro um Adail, mas em Azamor:

Vasco Fernandes César, 2 anos Adail em Azamor, pág. 238 (Gayo: ttº de Césares §1 N1).

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3600 | rmfrp | 25 abr 2001 14:16 | Em resposta a: #3598

Boa tarde.

Peço desculpa por esta intromissão, mas a referência a uma família Freire de Andrade da cidade de Ceuta despertou a minha curiosidade.

Sucede que na minha família de Tânger apareceu o nome de um Andrade natural de Ceuta. Trata-se de João Dorta de Andrade, casado com Bárbara Antunes, ou Bárbara Pittis (?). São estes os pais do meu 13. avô Pedro Vieira Dorta, que casou em Tânger em 1601 com Júlia Castelina, e da minha tia-13. avó Leonor de Andrade Dorta, que casou também em Tânger em 1609 com Manuel de Oliveira.

Creio que estes Dorta de Andrade seriam uma família ilustre, já que as famílias a que se ligaram pelo casamento nas gerações seguintes o eram certamente. Não sei se o apelido Vieira poderá dar alguma pista sobre a sua origem.

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3610 | LSV | 26 abr 2001 00:47 | Em resposta a: #3598

Caro Vasco Jácome
Mais uma vez muito obrigado pelas informações que me enviou.
Se acaso durante as suas pesquisas e leituras encontrar sobre Ceuta alguma informação particularmente sobre Pachecos agradeço-lhe desde já que me dê disso conta.
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#3662 | Vasco Jácome | 28 abr 2001 22:47 | Em resposta a: #3600

Caro rmfrp

Infelizmente, não tenho qualquer referência sobre os que menciona. Mais concretamente, numa leitura rápida ao Gayo, não os localizei. Mas é bem possível que esta não seja a melhor obra para encontrar gente dessas bandas.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#97030 | dajby | 31 jul 2005 09:34 | Em resposta a: #3017

Luis Soveral:
En Ceuta sólo se conservan, en la Parroquia de Santa María de África, los Libros de Bautismos desde 1583, matrimonios desde 1620 y Defunciones desde 1573.
Los archivos anteriores, si existieron, están perdidos.
De Torre do Tombo me constestaron que estarían en la capilla donde fueron armados caballeros los Infantes de Portugal en 1414....¿?
De los libros antes citados, tengo referencias y documentación, de la que puede disponer.
Siemto no escribir en portugués, pero lo entiendo perfectamente.
Alfonso Gonzalez Dorado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#97057 | correa | 31 jul 2005 18:28 | Em resposta a: #97030

Caro Alfonso
Parabéns pela sua 1ª mensagem.
Agora é continuar.
Saludos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#97067 | LSV | 31 jul 2005 20:50 | Em resposta a: #97030

Caro Alfonso

Muchas gracias por las informaciones que sin embargo yo ya tenía.
Puede darme su e-mail?
Cumplimientos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#97087 | dajby | 01 ago 2005 07:07 | Em resposta a: #97067

Con mucho gusto.
"dajby@telefonica.net
Estoy acabando mis pesquisas en Ceuta donde tengo que enlazar mis apellidos con los Caballeros Conquistadores y tengo que empezar con "mis" portugueses de Tánger, Mazagán ( hoy El Yadidah), Alcazar Seguer y Quevir , quizás le tenga que pedir su ayuda.
Un cordial saludo
Alfonso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos de Ceuta en HUELVA

#216731 | maelisa | 29 dez 2008 23:59 | Em resposta a: #3017

Caro Luis Soveral Varella.

Ao "passear " no forum depois de grande interregno, deparei-me com a sua questâo sobre os registos paroquiais de Ceuta. Uma grande parte dos registos paroquiais de Ceuta, foram para "La Linea de la Conception", povoado perto de Cadiz e, segundo consta, esses mesmos registos, terâo seguido e estarâo actualmente em Huelva.

Cumprimentos.

Elisabete Leote

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#265103 | Dortas | 10 nov 2010 23:00 | Em resposta a: #3600

Familia Dortas

Meu trisavo chamava-se Candido Vieira Dortas e o filho meu bisavo Tito Livio Vieira Dortas. Tito Livio nasceu em Sergipe, Brasil, em 1839 mas nao sei ao certo se o pai dele Candido nasceu em Sergipe, provavel que no estado da Bahia. Na minha familia alguns falavam que teriam vindo da Italia, outros diziam da Espanha, e Portugal. Na verdade em minhas pesquisas tenho referencias de ate Samuel Abraao Dortas que veio de Salamanca para Leiria em Portugal e la viveu por volta de 1495 e logo teve que deixar Portugal pelo efeito da Inquisicao.
Ainda nao tinha achado referencias sobre Pedro Vieira Dorta apesar de nao ter o "S" final mas poderia ser uma versao. Em documentos de meu bisavo tem assinaturas como Dortas e D'Ortas. o Dorta ou Dortas com O ou Ortas significa que veio de Espanha.
Eu estou no facebook como Edvaldo Dortas caso deseje contactar-me por la.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ceuta

#304102 | Dortas | 26 abr 2012 04:15 | Em resposta a: #3600

Familia Dortas

Meu trisavo chamava-se Candido Vieira Dortas e o filho meu bisavo Tito Livio Vieira Dortas. Tito Livio nasceu em Sergipe, Brasil, em 1839 mas nao sei ao certo se o pai dele Candido nasceu em Sergipe, provavel que no estado da Bahia. Na minha familia alguns falavam que teriam vindo da Italia, outros diziam da Espanha, e Portugal. Na verdade em minhas pesquisas tenho referencias de ate Samuel Abraao Dortas que veio de Salamanca para Leiria em Portugal e la viveu por volta de 1495 e logo teve que deixar Portugal pelo efeito da Inquisicao.
Ainda nao tinha achado referencias sobre Pedro Vieira Dorta apesar de nao ter o "S" final mas poderia ser uma versao. Em documentos de meu bisavo tem assinaturas como Dortas e D'Ortas. o Dorta ou Dortas com O ou Ortas significa que veio de Espanha.
Eu estou no facebook como Edvaldo Dortas Carvalho caso deseje contactar-me por la.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen