Luís C de Figueiredo Ondinat, Comendador de Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Luís C de Figueiredo Ondinat, Comendador de Cristo

#30284 | Portuguez | 09 nov 2002 03:32

Caros Confrades

Preciso descobrir quem foi e qual a correcta grafia dos último e penúltimo apelido deste parente em epígrafe, padrinho de baptismo em Avô, Oliveira do Hospital, em 1870, de um Tio Avô meu. No assento de b. vem designado como "Luiz Candido de Figueiredo Ondinat e Goveia (ou Garcia, não percebo bem), Comendador da Ordem de Cristo, bacharel formado em Direito, natural de Mouronho, concelho de Tábua, e marido da madrinha de nome "Dona Angélica de Goveia (ou Garcia) Juzarte e Figueiredo". Suponho que este Figueiredo final lhe viesse do marido, e que fossem parentes entre eles. A minha dúvida sobre a primeira leitura que fiz deste nome, que tanto consta no marido como na mulher, é que Garcia não é apelido que costume levar preposição, sendo realmente Goveia por Gouveia uma hipótese a considerar.

Também estou curioso sobre o sobrenome Ondinat, (ou Ondinot, já agora) que nunca tinha ouvido.
Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Luís C de Figueiredo Ondinat, Comendador de Cristo

#30287 | fsb | 09 nov 2002 08:16 | Em resposta a: #30284

Caro Alexandre

Tenho num album de fotografias antigas dois retratos que referem:

1 - Luiz Cândido de Figueiredo Audinot e sua mulher D. Constança (Casa de Mouronho).

2 - D. Maria dos Prazeres de Figueiredo Audinot, irmã de Luiz Cândido de Figueiredo Audinot (Casa de Mouronho).

Ajuda?

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

Luís Cândido de Figueiredo Audinot e G?

#30293 | Portuguez | 09 nov 2002 11:24 | Em resposta a: #30287

Bons Dias Francisco!

Bingo! Ajuda e muito, porque só uma dor de dentes esta noite me impediu de botar o Constança aqui no texto: o nome do assº é realmente D. Constança Angélica de G. Juzarte e Figueiredo. A legenda das fotog. q. tens não dá pistas para decifrar o G. tanto em marido como na mulher? Se tiveres as fótós digitalizadas, agradecia que mas mandasses para o meu e-mail.

Ultimamente tudo o que tem seguido para o teu (serpabrandao) tem sido devolvido não sei porquê.

Como suspeito que sejam dos meus Figueiredo, interessa-me tb. a irmã do nosso Comendador, sabes se casou, filiação, etc? E sabes algo sobre essa Casa de Mouronho?

E já agora, ao público em geral, alguém sabe alguma coisa sobre a família Audinot? Nunca ouvi falar.

Abc
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido de Figueiredo Audinot e G?

#30294 | artur41 | 09 nov 2002 11:34 | Em resposta a: #30293

Caro Alexandre


Já experimentou introduzir, na pesquisa (do computador), o termo "Audinot"?


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido de Figueiredo Audinot e G?

#30295 | fsb | 09 nov 2002 11:44 | Em resposta a: #30293

Alexandre

Vou digitalizar as fotografias e envio-tas ainda hoje. Quanto à legenda, nada mais tem do que o que referi.
Sobre a minha caixa de correio vou ver o que se passa.

Já agora outro assunto:

Tenho uma primeira edição da Constituição de 1821 que presumo tivesse pertencido ao teu antepassado José da Silva Carvalho, pois tem a sua assinatura. É provável que seja o mesmo José da Silva Carvalho, dada a amizade que havia com o meus avós Serpas. Será que se te enviar a assinatura digitalizada consegues identificá-la, comparando-a com a do teu avô estadista?

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

José da Silva Carvalho, Estadista

#30296 | Portuguez | 09 nov 2002 12:39 | Em resposta a: #30295

Francisco

Obrigado. Quanto à assinatura, podes procurar pelos fac-símiles existentes na obra do meu Tio António Vianna da SC, (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=20660) que foi da Academia das Ciências e publicou na íntegra pela Imprensa Nacional todos os documentos do espólio do Avô Silva Carvalho. Tenho cá (tudo lido com imenso prazer) esses dois grossos cartapácios, que procurei e não consigo encontrar. Agradeço imenso como podes calcular a assª digitalizada.
É concerteza verdadeira a tua edição da constituição de 1822, porque como sabes José da Silva Carvalho, embora de uma família de Midões aonde o pai era Capitão-Mór, nasceu em Vila Dianteira, Sâo João de Areias, Santa Comba Dão, Beira Alta, e não S. João de Areias, Dianteira, Beira Baixa, como por lapso continua aqui no GP indicado. Nasceu muito perto da tua Guarita, claro.

A obra do Tio Aº Vianna existe na BN, na U. do Minho, e na biblioteca da Faculdade de Letras da U. do Porto:

"JOSÉ DA SILVA CARVALHO E O SEU TEMPO
José da Silva Carvalho e o seu tempo /compilação annotada por António
Vianna. Lisboa: Imp. Nacional,, 1891-1894. (Documentos para a historia contemporanea)
BN H.G. 4376 V.; BN H.G. 4377 V.; BN H.G. 4378 V.; BN H.G. 5116 A.; BN H.G. 6286 A.; BN H.G. 29980 V.; BN H.G. 29981 V.; BN H.G. 29982 V.; BN H.G. 34806 V.; BN H.G. 34805 V.; BN TR. 275 V.; UCJPII 946.9 VIA; UMSD BCEP 946.9.06; UMSD BCEP 946.9.06; UMSD BCEP 946.9.06; UPLE
946.9(093)V667j".
Abc
Alexandre

Resposta

Link directo:

Leinaldo Audinot

#30297 | Portuguez | 09 nov 2002 12:49 | Em resposta a: #30294

Caro Artur Camisão Soares

Já segui a sua sugestão, que muito agradeço. Infelizmente apenas descobri nos Google e Altavista, a par de vários Audinot franceses em tábuas genealógicas irrelevantes para este caso, um Leinaldo (sic) Audinot "que desembarcou no Funchal em 1802", aparentemente no quadro de operações político-militares da época, e não faço ideia quem fosse.
Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

E-mail avariado

#30300 | Portuguez | 09 nov 2002 15:28 | Em resposta a: #30295

Francisco
Diz se recebeste as duas respostas que mandei, uma para a assª, outra para os retratos. Uma das minhas respostas para ti recebeu já a sempiterna mensagem: "The system cannot find the path specified". Curiosamente, recebo bem o que me mandas por lá...
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: E-mail avariado

#30301 | fsb | 09 nov 2002 15:55 | Em resposta a: #30300

Alexandre

Qualquer coisa se passa. Recebi apenas a mensagem sobre a assinatura. Agradeço que reenvies através de serpabrandaoarrobahotmailpontocom

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Leinaldo Audinot

#30313 | aeiou2 | 09 nov 2002 17:56 | Em resposta a: #30297

Se procurar em familysearch "all resources" encontrará alguns Audinot
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Luís C de Figueiredo Ondinat, Comendador de Cristo

#30338 | gonçalo calheiros | 10 nov 2002 11:58 | Em resposta a: #30284

Meu Caro
O apelido é Gouveia,o outro é Audinot ou,mais usado,Oudinot.São os Morgados de Mouronho,ligados aos viscondes de Treixedo,Barões de Paranho,e família Gouveia e Sousa de Viseu.

Resposta

Link directo:

RE: E-mail avariado

#30339 | magalp | 10 nov 2002 12:04 | Em resposta a: #30301

Francisco

Tb. me foram devolvidos alguns e-mails para o endereço acimo. Não fixei a razão evocada.
Manel

Resposta

Link directo:

Reinaldo Oudinot, no Funchal e em Aveiro

#30354 | Portuguez | 10 nov 2002 14:38 | Em resposta a: #30313

Cara Maria de Oliveira Martins

Agradecendo a sua ajuda, aproveito para esclarecer que este apelido que tantas bolandas deu nos registos paroquiais, graças à inesgotável sabedoria do nosso confrade José Caldeira, pode finalmente assentar a sua grafia correcta. Transcrevo já agora aqui o que sobre Reinaldo (e não Leinaldo, como vinha noutro sitio) Oudinot encontrei esta manhã, depois de posto na pista certa:

"Oudinot (Reinaldo). Depois da grande aluvião que assolou a Madeira a 9 de Outubro de 1803, mandou o govêrno da Metrópole a esta ilha o brigadeiro Reinaldo Oudinot, afim de superintender nos trabalhos de obras publicas a que então se procedeu e especialmente na construção e reparação das muralhas das três ribeiras que atravessam a cidade. Chegou ao Funchal a 19 de Fevereiro de 1804 e aqui faleceu a 11 de Fevereiro de 1807. Prestou excelentes serviços não sòmente pela grande actividade que desenvolveu nos trabalhos que dirigiu, mas ainda pela provada competencia que revelou no exercicio da comissão que veio desempenhar entre nós.

Enviou em 9 de Setembro de 1805, ao visconde de Anadia, um desenvolvido mapa da cidade do Funchal e da sua baía, e principiou a carta geral da Madeira, que foi concluída por Paulo Dias de Almeida.

Escreveu umas Instruções de que existiu uma copia que desapareceu, no arquivo da Camara Municipal do Funchal. Em 1837, foram fornecidas pela mesma Camara ás Juntas de Paroquia do Concelho, copias das mesmas Instruções.

Em recompensa dos serviços prestados pelo brigadeiro Oudinot á Madeira, foi concedida á sua viúva D. Vicencia do Carmo Oudinot, a capela instituída por Felipe de Barros na Ribeira Brava.". Actualmente, vejo existirem no Funchal um Centro Comercial, um jardim, um edifício, uma rua com o seu nome. Também em Aveiro, aonde este brigadeiro trabalhou em obras da barra do porto, existem rua, farmácias, etc. com o seu nome.
Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Luiz Candido de Figueiredo Oudinot e Gouveia

#30355 | Portuguez | 10 nov 2002 14:56 | Em resposta a: #30338

Gonçalo

Obrigadíssimo, as voltas que os padres deram aos assentos... Realmente vejo ligação destes parentes da minha Avó com Treixedo e os Leões Varella do lado do meu avô, numa nova volta. Também já percebi agora que Mouronho é ao lado de Midões, o que não sabia. Faz parte do barroquismo genealógico beirão.
Abc
Alexandre

Resposta

Link directo:

Luís Cândido de Figueiredo Oudinot e Gouveia

#30356 | Portuguez | 10 nov 2002 15:03 | Em resposta a: #30284

Caros Confrades

Transcrevo aqui a resposta muito informativa e esclarecedora que José Caldeira enviou noutro tópico sobre este assunto, na sua parte útil:

"(...) A Casa-Solar de Mouronho é uma bela construção do princípio do séc.XIX ou finais do anterior (situa-se logo no princípio da estrada que vai de Mouronho para a Alvoeira).
Os seus senhores mudaram o conjunto dos apelidos quase de geração em geração. Uma das poucas obras de genealogia que se lhes refere é «Albuquerques da Beira» de Manuel Rosado Marques de Camões e Vasconcelos.
O apelido Oudinot provém do coronel francês Reinaldo Oudinot, que passou a Portugal no século XVIII. Como engenheiro esteve ligado à recuperação da barra de Aveiro, etc.
O assento de casamento dos padrinhos do seu remoto tio é muito noticioso. Vou transcrevê-lo, resumindo claro, pois penso que será útil, havendo até parentesco com os seus TF:

Casamento em Mouronho, na Cap. de N. S. das Dores (deve ser a do solar), a 18-8-1859:
Luís Cândido de Figueiredo Oudinot e Gouveia, bacharel em Direito, comendador da O de Cristo, * Aveiro, mor. Mouronho, filho de Luís António de Figueiredo Melo e Gouveia, com. Da O de Cristo, condecorado com a Medalha de Campanha nº 2 da Guerra Peninsular, sr. dos morgs. De Mouronho, Canas e Viseu, * Mouronho e de s.m. D. Maria Francisca Oudinot de Carvalho, * Porto; n. pat. de José Joaquim de Figueiredo Loureiro e Sousa de Gouveia, Cap. Mor de Coja e s. anexas, 8.º sr. do dito Morgº (filho de Luís António de Figueiredo Loureiro e Sousa de Gouveia, FCR, COC, 7º sr. do dito Morgado, * Mouronho) e de D. Joana Delfina de Sá Castro e Melo * Canas de Senhorim (filha de Custódio Luís de Abreu e Gama, FCR); e n. mat. de Luís Gomes de Carvalho * Atalaia, FCR, Com.OC, coronel do Real Corpo de Engenheiros, Director e Inspector das Barras da Costa Ocidental deste Reino desde V. do Conde até S. Martinho, sóc. da Academia Real das Ciências de Lisboa e de Paris (filho de Bernardo Gomes de Carvalho * Atalaia) e de D. Maria Francisca de Paula Oudinot e Carvalho * Avieira, bpdº de Leiria (deve ser Vieira de Leiria) (fª de Reinaldo Oudinot, * França, Brigadeiro do Real Corpo de Engenheiros e Director das Obras Hidráulicas na Ilha da Madeira.

c. c.

D. Constança Angelina (parece ser assim e não Angélica) de Gouveia Bandeira de Figueiredo Juzarte * Paranhos, bpdº de Coimbra (Seia ainda era de Coimbra) (representada pelo sogro), filha de Sebastião Manuel de Gouveia Almeida Figueiredo e Carvalho Sousa, FCR, do Consº e Desembargo de S. M., Com. O C, deputado às Cortes, e de s. m. D. Maria Angelina da Cunha Pereira Bandeira e Neiva * Viana do Castelo; n. pat. do Desemb. Sebastião José de Almeida Sousa e Figueiredo, FCR, COC e de D. Ana Joaquina Juzarte Varela de Leão Pereira * Treixedo (filha do Dr. Miguel Varela Juzarte de Leão Pereira, Mestre de Campo Graduado do Terço Auxiliar de Viseu * S. Joaninho); e n. mat. de António da Cunha Pereira de Neiva, ten.-c.el de Milícias de Coimbra * Viana, e de D. Antónia Francisca de Paula Cunha Pereira Bandeira de Neiva * Miragaia, Porto (filha de José da Cunha Pereira e Neiva * S. Pedro de El-Rei, concº de V. Real, diplomata, encarregado de Negócios em Londres, FCR).
Testemunhas:
Fernão Pinto Pereira Lencastre e Abreu * Ponte de Lima, da Casa do Paço do Outeiro, bpdº de Braga e hoje residente na Casa de S. Margarida em Coimbra
António de Azevedo Osório, tenente do Reg. N.º 9, * Arguedeira, bpdº de Lamego.
Assina os assento (um dos mais completos que alguma vez vi) o coadjutor José Carlos de Figueiredo, que devia ser da família."
ATF

Resposta

Link directo:

Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#30384 | Portuguez | 11 nov 2002 03:08 | Em resposta a: #30356

Caro José Caldeira

Lá segui o seu conselho e fui ver ao Albuquerques da Beira a Casa de Mouronho. Precisei de por isto em árvore para compreender. Consta:

1. Manuel de Figueiredo Loureiro e Sousa, Cap-Mór de Coja, morgado de Mouronho, teve de Ana de Azevedo Temudo, de Senhorim, a

2. Luiz António de Figueiredo Loureiro e Sousa Gouveia, ou da Fonseca, casado sg com D. Jacinta de Abreu Sá Castro e Mello, teve ilegítimo em N a

3. José Joaquim de Figueiredo Loureiro e Sousa Gouveia, morgado de Mouronho, fº legitimado do cunhado de sua mulher D. Joana Delfina de Sá Castro e Mello (cunhado acima com nome Luiz de Figueiredo Loureiro e Sousa Gouveia, ou da Fonseca, casado sg c. D. Jacinta de Abreu Sá Castro e Mello). Houveram a

4. Luiz António de Figueiredo Gouveia e Mello, FCR, sucr. na casa de Mouronho, Comendador de Xpto, e 2ª mulher D. Maria Francisca Oudinot de Carvalho, bisneta esta materna do brigadeiro francês Reinaldo Oudinot, * de França, do Real Corpo de Engenharia, etc.. Houveram a

5. Luís Candido de Figueiredo Gouveia e Mello,c cs, o qual teve pelo menos uma irmã, D. Maria dos Prazeres de Figueiredo Oudinot e Gouveia, smn.

A minha pergunta é a seguinte: sabe para cima do nº 1, e daonde vem este Figueiredo usado em Mouronho como apelido principal?
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#30392 | gonçalo calheiros | 11 nov 2002 10:27 | Em resposta a: #30384

Meu Caro:
1-Gonçalo Fernandes de Figueiredo *Sobral Pichorro cc Filipa Gonçalves.Tiveram
2-Manuel Fernandes Sobral Figueiredo cc Filipa Gonçalves de Figueiredo,F. de Gonçalo Annes Figueiredo,Abade de Alcafache.
3-Diogo Fernandes Sobral Figueiredo,*Canas de Senhorim,cc(18/4/1605) D. Maria da Fonseca Gouveia,* Coja F. de Manuel Fernandes Telles cc(2/6/1585)D.Maria da Fonseca de Gouveia,Fª de Balthazar da Fonseca,*Valongo do Vouga e sm D. Maria de Gouveia,*Mouronho
4-Manuel da Fonseca de Gouveia,*Coja,cc D. Maria Manuel,* Carvalhal Redondo.Creio-irei verificar -que são os avós do citado
abç
Gonçalo
PS-Também vêm no Braz Garcia...

Resposta

Link directo:

RE: Reinaldo Oudinot, no Funchal e em Aveiro

#30398 | aeiou2 | 11 nov 2002 11:16 | Em resposta a: #30354

Caro Alexandre Tavares Festas
O que pode acontecer a um none!Também há alguns Oudinot no familysearch,allresources.Não sei se lhe interessa,mas transcrevo o que vem na GELB,vol-19-pag 769."Reinaldo Oudinot-Coronel de infantaria.Veio de França para Portugal em data não determinada e aqui parece ter morrido.Foi nomeado por Dec.de 3.9.1766,ajudante de infantaria,com exercício de engenheiro,Sousa Viterbo,no seu Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos,
Engenheiros e Construtores Portugueses,vol.IIp.233,além do dec.que nomeava Oudinot ajudante de Infantaria,etc.,resume dois documentos do mosteiro de S.bento de Santarém,nos quais se diz ter o tenente coronel de inf.Reginaldo Oudinot,marido de Maria Vicência Mengui,declarado em 1.1.1787,que estava na posse de um prazo pertencente ao convento,sito á Ponte de pedra"hindo-se no caminho de Leiria para Rigueira da de Portes,abaixo de Gandra".Tal propriedade ofereceu-a en dote de casamento a uma filha Maria Francisca Paula Oudinot,e por morte desta o prazo passou aos bens do esposo,o tenente coronel Luís Gomes de Carvalho,"assistente em Aveiro".Castilho no seu poema, A faustíssima exaltação de sua magestade fidelíssima,o senhor D.João VI ao trono,celebra o nome de Oudinot,mencionando a sua acção nas obras da barra de Aveiro.Reinaldo Oudinot juntamente com Luis Gomes de Carvalho,form incubidos de estudar o problema de reabretura da ria e optarem pela construção da barra artificial.As obras de construção de dois molhes foram coroadas de êxito.Aos dois engenheiros se atribui ainda o levantamento de uma planta da ria,abertura de canais(entre eles o de Oudinot),etc.Por um livro manuscrito de um antigo funcionário da Câmara de Municipal da Póvoa de Varzim,actualmente (1949) em poder do senhor Fernando Barbosa,conhece-se um pouco da actividade expandida por Oudinot na Póvoa de Varzim.Nesse manuscrito está uma cópia do Aviso régio expedido por D.Maria I,dirigido ao corregedor da comarca do Porto,Dr.Almada de Mendonça,com a data de 12.2.1791.Pela provisão da rainha são deferidos vários pedidos dos moradores da Póvoa e nela vêm curiosas informações sobre Oudinot.Os melhoramentos pedidos e deferidos pela rainharelativos à Póvoa,foram realizados segundo traçado de Oudinot:a conduçao da água de Coelheiro,por meio de aquedutos,para o Campo da Calçada;a bertura de uma praça ampla no antigo Campo da Calçada; a construção ,na baía de uma caldeira cercada por um cais:É-lhe também atribuido o traçado da Domus Municipalis"
A minha neta Matilde está linda .Foi no sábado `a sua primeira aula de natação e gostou muito,mas agora está tirando as coisas de dentro de uma gaveta...
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#30426 | JCALD | 11 nov 2002 17:52 | Em resposta a: #30384

Caro Parente Alexandre Tavares Festas:

Agradeço-lhe ter transferido as minhas informações sobre a Casa de Mouronho para este tópico. Não tinha reparado que tinha criado um tópico específico.

Sobre a varonia Figueiredo, não é preciso acrescentar mais ao que o confrade Gonçalo Calheiros escreveu. Já foi sabiamente informado.

Recomendo-lhe no entanto «Famílias Titulares Originárias da Beira» de Augusto Botelho da Costa Veiga, que na sua Tábua XIX traz a descendência do casal Manuel Fernandes de Figueiredo – Filipa Gonçalves de Figueiredo, com as ligações aos Condes de Melo, Viscondes de Midões, Viscondes da Costa Veiga, etc.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#30428 | Portuguez | 11 nov 2002 18:46 | Em resposta a: #30392

Ilustre

Estão no Braz aonde? nos esquemas? de resto corri tudo e não achei. Será que estes Figueiredos vêm no Gayo? Não parecem realmente ter nada a ver com os meus. Eram contra-parentes pois Castro e Mellos eram os Abreu da Gama com quem casaram duas filhas de Francisco de Figueiredo Cardoso e Mello, da Quinta da Costa, tio materno do meu Bisavô Alexandre. Assim se explica melhor a ênfase no Juzarte comum com a madrinha, que irei investigar.
Abc
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Reinaldo Oudinot, no Funchal e em Aveiro

#30497 | Portuguez | 12 nov 2002 15:22 | Em resposta a: #30398

Cara Maria de Oliveira Martins

Só duas palavras escassas para lhe agradecer a trabalheira que teve em transcrever essas tantas da GEPB, a favor do enriquecimento deste sub-tópico, com a sua habitual amabilidade. Bem haja por isso.
Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Baltazar da Fonseca e D. Maria de Gouveia

#30548 | rmfrp | 13 nov 2002 07:36 | Em resposta a: #30392

Caro Gonçalo Calheiros:

Verifico que nos seus dados faz referência a Baltazar da Fonseca, de Valongo e D. Maria de Gouveia, de Mouronho. Sei que existem pelo menos quatro habilitações do Santo Ofício de descendentes deste casal.

Em outra habilitação do Santo Ofício, a do Dr. João Pacheco Fabião (c. c. D. Margarida de Albuquerque da Cunha Mouzinho), é feita referência a esta mesma família, mas sem indicar o parentesco exacto, quando se trata de Ana Nunes da Fonseca (n. Coja), mulher de João de Matos Tavares (n. Celavisa), sendo estes os avós maternos da esposa do habilitando. Tem conhecimento da ligação desta senhora a Baltazar da Fonseca e D. Maria de Gouveia?

Felgueiras Gayo indica Ana Nunes da Fonseca como filha de Bento Quaresma e D. Maria da Fonseca (Tomo II de Costados, árvore 107), mas não estou muito convencido desta filiação.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#45380 | franfigueiredo | 20 jul 2003 14:03 | Em resposta a: #30426

Caro Amigo
Tenho tentado iniciar a árvore genealógia de minha família. Sou brasileira e procuro informações sobre os Figueiredos em Portugal. Meu avô " Antônio Figueiredo era de Aveiro, Conselho de Águeda e Veio para o Brasil no período de 1895. Não sei informações quanto os parentes aí em Portugal, era filho de José Ferreira de Figueiredo e Maria de Jacob. Caso você tenha alguma informação, por favor me envie.
francisca@figueiredo.zzn.com
Um grande abraço
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Águeda, Aveiro

#45437 | JCALD | 21 jul 2003 17:56 | Em resposta a: #45380

Cara Francisca Figueiredo:

Lamento muito, mas não tenho informações sobre os seus familiares.
Com sabe, o apelido Figueiredo é bastante frequente em Portugal e encontra-se espalhado por todo o país. Eu tenho estudado pouco o distrito de Aveiro. É possivel que alguém veja a sua mensagem e possa ajudá-la.

Felicidades para as suas pesquisas genealógicas.
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#45446 | A.Godinho | 21 jul 2003 20:20 | Em resposta a: #30392

Caro Gonçalo Calheiros

Acaso não saberá nada destes meus ancestrais?

António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.
Antecipadamente grato.
Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Águeda, Aveiro

#45687 | franfigueiredo | 27 jul 2003 13:05 | Em resposta a: #45437

Caro Jcald,
agradeço a sua atenção, espero achar alguém que me ajude nas pesquisas aí em portugal, por enquanto vou tentando aqui no brasil...
um gande abraço
Francisca Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#83673 | LAV2 | 07 fev 2005 11:28 | Em resposta a: #30392

Caro Gonçalo Calheiros

Mais de dois anos passados, vi a sua mensagem sobre fonsecas de Mouronho e pergunto-lhe se serão os mesmos que contam das minhas pesquisas. A minha duvida resulta de haver algumas diferenças, mas eu posso não ter lido bem dado os assentos de Mouronho que estou a consultar serem registos paroquias difíceis de decifrar, pelo menos para mim.

Destes fonsecas o que verifiquei foi o seguinte: Balthazar da Fonseca + Mouronho 1591 e casou com Maria de Gouveia (a velha) e teiveram vários filhos dos quais Maria de Gouveia (a nova) c 1602 c Nicolau Carvalho, de Santa Comba Dão, e Gaspar da Fonseca c Janeiro 1598 c Brites Cardoza e faleceu em Junho mesmo ano 1598. Estes tiveram 1 filho Gaspar * Novembro 1598 e que, portanto, o pai já não conheceu, como aliás é referido no seu assento de baptismo. Este Gaspar que não conheceu o pai, penso que é o meu antepassado Gaspar de Afonseca Cardoso que casou com D. Ana de Albuquerque da Cunha, mas como não tenho este casamento não o posso confirmar. Tb. no assento de baptismo da filha deste casal Gaspar/Ana não se referem os avós.

Tudo isto diz-lhe alguma coisa?

Com os melhores cmprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar da Fonseca e D. Maria de Gouveia

#83674 | LAV2 | 07 fev 2005 11:38 | Em resposta a: #30548

Caro Rui Pereira

Referindo-me a esta sua mensagem de há mais de 2 anos (!), muito agradeceria informação sobre quais os nomes dos descendentes de Balthazar da Fonseca e Maria de Gouveia que tiveram processos para FSO. A minha pergunta resulta da minha quase certeza absoluta de ser descender do filho deste casal que se chamou Gaspar e teve outro Gaspar que foi filho único e suponho ser o Gaspar de Afonseca Cardoso que casou com D. Ana de Albuquerque da Cunha e foram meus antepassados.

Com os melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar da Fonseca e D. Maria de Gouveia

#83836 | rmfrp | 09 fev 2005 22:06 | Em resposta a: #83674

Caro Luiz de Albuquerque Veloso:

Transcrevo aqui parte de uma intervenção minha, datada de 17-10-2002, a respeito desta família Fonseca/Gouveia no tópico "Famílias de Arganil e Coja":
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=28935&fview=c

"Na habilitação para FSO de João Pacheco Fabião é mencionada uma eventual ascendência cristã-nova de Ana Nunes da Fonseca, sendo esta logo negada pela existência de anteriores habilitações de outras pessoas da mesma família. Tanto quanto apurei há quatro habilitações do Santo Ofício:

- Belchior da Fonseca e Gouveia, Abade de São Martinho de Reriz, Comissário do SO em 1676;
- Manuel de Gouveia e Figueiredo, Escrivão da Câmara Eclesiástica de Braga, FSO em 1693;
- Manuel Rodrigues da Fonseca, FSO em 1698;
- Manuel de Abreu de Gusmão, também FSO.

Os três primeiros e a esposa do último entroncam todos em Baltazar da Fonseca, n. Valongo, e Maria de Gouveia, n. Mouronho."

Na altura em que redigi o texto acima tinha anotado os principais dados constantes destas quatro habilitações. Peço desculpa por não lhe poder indicar as ligações exactas, de que então tomei nota, mas não serão difíceis de descobrir através da consulta das habilitações.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Varonia Figueiredo da Casa de Mouronho

#298733 | LSV | 03 mar 2012 02:26 | Em resposta a: #30392

Caro Gonçalo Calheiros
Dei agora por este seu "post" e interessou-me a referência a Gonçalo Fernandes de Figueiredo, de Sobral Pichorro, que diz vri no Braz Garcia.
Pode-me dar mais detalhes quer sobre esse assunto quer sobre Braz Garcia? É retirado de um escrito dele (penso que se refere a Brás Garcia Mascarenhas) ou é retirado do livro sobre ele?. E de onde essa informação é retirada, esse trabalho refere-o?
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Luís C de Figueiredo Ondinat, Comendador de Cristo

#413992 | martaprudas | 17 abr 2019 23:55 | Em resposta a: #30284

O nome correto desse sr é Luiz Candido de Figueiredo Gouvêa Ondinat, e o Gouvêa está escrito da maneira correta como era, e não Gouveia como na net ok?

Resposta

Link directo:

Luís C de Figueiredo Ondinat, Comendador de Cristo

#413998 | Conde | 18 abr 2019 12:28 | Em resposta a: #413992

Não será Oudinot em vez de Ondinat ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 04:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen