Álvaro de Mendonça Falcão e Mª Isabel de Mendonça

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Álvaro de Mendonça Falcão e Mª Isabel de Mendonça

#30299 | Portuguez | 09 nov 2002 14:30

Caros Confrades

Desde já agradeço informação que me ajude a descobrir quem foram os padrinhos de minha Avó paterna, em epígrafe, que sei residiam na cidade da Guarda por altura do seu baptismo em 1875.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcăo e MŞ Isabel de Mendonça

#30303 | fsb | 09 nov 2002 16:19 | Em resposta a: #30299

Alexandre

Hoje não me deixas estar quieto!!

O referido padrinho creio que será Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas, que nasceu a 06.03.1847 e faleceu na Guarda a 23.09.1916, c.c. D. Maria Quitéria Almeida Azevedo e Vasconcelos de Cabedo e Lencastre, que poderás ver no GP.

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas

#30307 | Portuguez | 09 nov 2002 17:07 | Em resposta a: #30303

Francisco

:) Nomeio-te Guarda-Livros-Mór das Beiras, e em recompensa envio-te uma scannerização de gravura original do Avô SC, para pores ao pé da constituição... se achares de interesse.

Estes Póvoas serão dos mesmos do general miguelino? Curiosamente, o padrinho irmão da tua tia baronesa de São João de Areias veio a casar, bem mais tarde, com uma Reriz, neta paterna de uma senhora Figueiredo e Mello, apelidos muito meus familiares. Mas então a madrinha será a Mãe do padrinho. Nessa altura já se dava corriqueiramente o apelido dos maridos ás senhoras, e não há outra Maria Isabel, senão a filha que nasce bem mais tarde.
Que sabes sobre este morgadio de Cunhas, em Girabolhos, do padrinho?, onde é Girabolhos?, e será que estes Castro da Fonseca Coutinho avós da madrinha serão os mesmos da Casa das Brolhas?
É extraordinária a minha lenta descoberta da sociedade beirã no sc. XIX, de como se deslocavam a toda a hora de uma ponta a outra da Beira, sem quase estradas nem caminhos de ferro, e mantinham os contactos entre eles.
Abc
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas

#30319 | alentejo | 09 nov 2002 19:28 | Em resposta a: #30307

Caro Alexandre,

Envio-te aquilo que saiu no livro de Portalegre, do Juzarte de Brito. Estes FOnseca Coutinho nada têm que ver com a Casa das Brolhas.

Abraço

NB


VII D. MARIANA VITÓRIA DE CASTRO E SOUSA DA FONSECA COUTINHO – f.ª de Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho, n.º VI do Cap. II - baptizada na freguesia de São Martinho, Portalegre, a 13-V-1745, (serviram de padrinhos Francisco de Brito Moura e Lacerda, Capitão-Mor de Alegrete, e sua mulher D. Leonor Antónia da Costa). Casou na cidade da Guarda com ANTÓNIO MANUEL DAS PÓVOAS DE BRITO MARECOS, baptizado na freguesia de Nossa Senhora do Mercado, Guarda, a 19-V-1719, servindo de padrinho seu tio Francisco de Brito. Foi Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra; FCCR, por alvará de 30-VIII-1758, que substituiu outro de 29-VII-1722 ; Juiz de Fora na cidade da Guarda, etc., filho de Manuel das Póvoas Coutinho de Brito, FCR, e de sua mulher D. Luísa Maria de Melo Côrte-Real; neto paterno de António das Póvoas de Brito e de sua mulher D. Isabel de Sousa; neto materno de Álvaro Freire de Sousa e de sua mulher D. Maria de Morais. Tiveram filhos:

1 (VIII) MANUEL FRANCISCO DAS PÓVOAS DE BRITO MARECOS, baptizado na freguesia de Nossa Senhora do Mercado, Guarda, a 15-IX-1772, (por seu tio Álvaro Xavier Freire de Castro, Cónego da Sé de Ourém, e tendo por padrinho seu tio o Rev. Luís das Póvoas Coutinho, Prior da Igreja de São Tiago da Guarda, que tocou com procuração de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal). Foi FCCR, por alvará de 30-I-1782 . S. g.
2 (VIII) ÁLVARO XAVIER DA FONSECA COUTINHO E PÓVOAS, baptizado na freguesia de Nossa Senhora do Mercado, Guarda, a 25-IX-1773, (servindo de padrinho seu avô Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho, por procuração seu filho Francisco da Fonseca Coutinho). Morreu na freguesia da Vela, Guarda, a 29-XI-1852. Em 29-XII-1821 recebeu carta da Comenda de Santa Maria de Mirandela, na Ordem de Cristo ; em 31-X-1825 teve carta de trasladação desta Comenda para a de Santa Maria da Covilhã, na mesma Ordem . Tenente-General; FCCR por alvará de 30-I-1782.
3 (VIII) D. MARIA AUGUSTA DA FONSECA COUTINHO E PÓVOAS, que segue.
4 (VIII) ANTÓNIO DAS PÓVOAS DE BRITO COUTINHO, baptizado na freguesia de Nossa Senhora do Mercado, Guarda, a 22-V-1776, (servindo de padrinho Miguel Borges da Gama e Castro, Capitão-Mor da Guarda). Foi FCCR por alvará de 30-I-1782.Coronel.
5 (VIII) FRANCISCO DE MELO DAS PÓVOAS DE BRITO COUTINHO, baptizado na freguesia de Nossa Senhora do Mercado, Guarda, a 17-X-1777, (foi padrinho o Deão Joaquim António Borges de Sequeira). Foi FCCR por alvará de 30-I-1782.
6 (VIII) D. BERNARDA, baptizada na mesma freguesia a 31-X-1778, (servindo de padrinho Francisco da Fonseca Coutinho).
7 (VIII) D. ISABEL, baptizada na mesma freguesia a 06-XII-1779, (foi padrinho Ambrósio José de Andrade Freire).
8 (VIII) D. ANA, baptizada na mesma freguesia a 25-I-1781, foi padrinho Baltazar Freire de Andrade Côrte-Real.
9 (VIII) PEDRO DAS PÓVOAS, baptizado na mesma freguesia a 10-VII-1782, servindo de padrinho seu irmão Manuel Francisco das Póvoas. Foi Cónego da Sé da Guarda.

VIII D. MARIA AUGUSTA DA FONSECA COUTINHO E PÓVOAS, baptizada na freguesia de Nossa Senhora do Mercado, Guarda, a 17-IX-1774, (servindo de padrinho Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, por quem tocou com procuração Simão de Oliveira da Costa de Almeida Osório, e D. Leonor Ernestina de Daun, por quem tocou com procuração Pedro Saraiva da Costa de Refóios). Morreu antes de 1814, pois nessa data seu marido era casado com D. Joana Rita Barba Alardo de Lancastre, filha de Rodrigo Barba Corrêa Alardo e de sua mulher D. Maria Inês Catarina de Barros e Lancastre. Casou na freguesia de Santiago, Seia, a 14-V-1807, com ANTÓNIO FERREIRA FERRÃO DE CASTELO-BRANCO, nascido na mesma freguesia, filho de José António Ferreira Ferrão Castelo-Branco, natural do Lugar de Carregal, Bispado de Viseu, e de sua mulher D. Isabel Rita Freire de Sousa Côrte-Real, natural de Freineda, Bispado de Pinhel; neto paterno de André Ferrão, natural de Santiago, Seia, e de sua mulher D. Inocência Maria Josefa Ilharco, natural do Lugar de Carregal; neto materno de António de Andrade Freire da Fonseca Osório, natural de Freineda, e de sua mulher D. Antónia Clara de Sousa Côrte-Real, natural da Guarda. Tiveram filha:

1 (IX) D. MARIA ISABEL DA FONSECA COUTINHO E PÓVOAS, que segue.

IX D. MARIA ISABEL DA FONSECA COUTINHO E PÓVOAS, baptizada no Lugar de Santiago, Seia, a 25-IV-1808, (tendo por padrinho António das Póvoas e D. Isabel Rita Freire de Sousa Côrte-Real). Casou com seu primo ANTÓNIO DE MENDONÇA FALCÃO E CUNHA, nascido em Pinharanços, freguesia de Santa Luzia, Seia, a 03-IX-1818; Bacharel formado em Direito, Deputado da Nação, Senhor da Casa Velha, etc.; filho do Desembargador Agostinho de Mendonça Falcão São Paio Coutinho e Távora e de sua mulher D. Maria Miquelina Ferreira da Cunha Ferreira. Tiveram filhos:

1 (X) D. MARIA DA CONCEIÇÃO, baptizada em Girabolhos, Seia, a 09-VI-1842, (servindo de padrinhos Nicolau Pereira de Mendonça e D. Maria Maximina Pereira da Cunha Falcão).
2 (X) D. MARIA MAXIMINA DE MENDONÇA FALCÃO E PÓVOAS, baptizada em Girabolhos, Seia, a 15-VIII-1844, (foi padrinho Nicolau Pereira de Mendonça). Casou a 04-V-1886 com MANUEL DE SERPA PIMENTEL, nascido a 01-X-1818, 2º Barão de São João das Areias, MFCR; Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição; Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, etc., filho de Manuel de Serpa Machado e de sua mulher D. Ana Rita Freire Pimentel . S. g.
3 (X) ÁLVARO DE MENDONÇA FALCÃO E PÓVOAS, que segue.

X ÁLVARO DE MENDONÇA FALCÃO E PÓVOAS, nasceu em Girabolhos, Seia, a 06-III-1847 e morreu na cidade da Guarda a 23-IX-1916. Foi Senhor da Casa vinculada dos Cunhas, de Girabolhos, Bacharel formado em Direito, Juiz de Direito de 1ª Classe, etc. Casou na freguesia da Pena, Lisboa, a 09-II-1899, com D. MARIA QUITÉRIA DE ALMEIDA AZEVEDO E VASCONCELOS E LANCASTRE, nascida na freguesia de Ricardães, concelho de Águeda, a 22-XII-1863 e falecida em Coimbra a 09-II-1828, filha dos 1ºs Marqueses de Reriz . com geração.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcăo e Póvoas

#30320 | fsb | 09 nov 2002 19:41 | Em resposta a: #30307

Alexandre

Ora aí está! O amigo Nuno Borrego dá-te a papa toda.
No livro de linhagens do Jaime de Serpa Pimentel também vêm alguns dados adicionais, mas creio que te servirá o que agora recebestes.

Abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas

#30322 | Portuguez | 09 nov 2002 20:17 | Em resposta a: #30319

Caros Nuno e Francisco

Declaro-me completa e totalmente alimentado, e inteiramente saciada a minha curiosidade, com esta barrigada de informações. Fiquei finalmente a saber porque é que minha Avó se chamava Maria Isabel (não havia nenhuma na família). E achei interessante esta emigração do Alentejo para a Beira, talvez esteja na altura de arranjar o livro.
Abc
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas

#30345 | JCALD | 10 nov 2002 12:58 | Em resposta a: #30319

Caro Nuno Borrego:

Permita-me que faça uma pequena correcção à naturalidade de António de Mendonça Falcão e Cunha. Não é Pinharanços, mas sim Pinhanços (orago S. Luzia), uma das freguesias do concelho Seia, então ainda no bispado de Coimbra.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas

#30368 | alentejo | 10 nov 2002 18:31 | Em resposta a: #30345

Caro José Caldeira,


Muito agradeço essa correcção. É uma daquelas gralhas que passa e nunca mais se dá por ela, principalmente para quem não domina a toponimia beirã.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Solar da Família Póvoas - Guarda /

#64325 | Jotri | 06 mai 2004 23:27 | Em resposta a: #30320

Caros Confrades
Procuro o fundador do Solar dos Póvoas (séc. XVIII ?), na cidade da Guarda, cuja pedra de Armas penso ter as Armas dos Falcões?
Muito grato
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcăo e MŞ Isabel de Mendonça

#64582 | jflfl | 09 mai 2004 18:47 | Em resposta a: #30303

Caro Alexandre
Por acaso saberá esclarecer-me da possível(?) relação entre este Alvaro de Mendonça Falcão e Póvoas e os "Falcão Murzelo" de Setúbal e Santiago do Cacém?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Mendonça Falcão e Póvoas

#64583 | jflfl | 09 mai 2004 18:48 | Em resposta a: #30319

Caro Nuno
Por acaso saberá esclarecer-me da possível(?) relação entre este Alvaro de Mendonça Falcão e Póvoas e os "Falcão Murzelo" de Setúbal e Santiago do Cacém?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Solar da Família Póvoas - Guarda /

#64584 | jflfl | 09 mai 2004 18:58 | Em resposta a: #64325

Caro João Trigueiros
Diz-me um tio meu que vive na Guarda que o Solar dos Póvoas foi habitado pelo
Padre Eduardo Falcão e Távora (?) (à volta de 1940). Serviu ainda de colégio e hoje creio que é propriedade da Camara Municipal da Guarda.
Não é a informação que procura e são apenas dados dispersos e não confirmados...
Em todo o caso irei procurar saber mais e lhe direi. Se porventura tiver mais informação, igualmente agradeço.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 13:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen