António José Feliciano de Brito Teixeira Gordo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

António José Feliciano de Brito Teixeira Gordo

#30302 | Portuguez | 09 nov 2002 16:02

Caros Confrades

Desde já agradeço informação sobre o padrinho de meu Avô paterno, referido no assº de baptismo curiosamente como "o Illmo. Senhor António José Feliciano de Brito Teixeira Gordo, solteiro, Académico na Universidade de Coimbra, com o segundo anno de Direito já feito - nemine". Tudo o que sei é que era grande proprietário, vizinho da Casa da Gandara, em Mortágua. Ignoro se casou ou teve descendência.

Em "Contributos para a Monografia do Concelho de Mortágua" publicada este ano pela CM referem a p. 135 um José Feliciano da Fonseca Teixeira Gordo, de Vila Meã, Sobral de Mortágua, * 26.8.1793 e + em Coimbra a 14.11.1867, referido no livro de matrículas em 31.10.1812, bacharel em 11.6.1816, licº em 26.6.1818 e doutor em 12.7.1818. Foi Lente de História do Direito Romano e Pátrio, e "como se opunha ao regime liberal abandonou a Universidade em 1834". Suponho que seja o pai do padrinho de meu Avô.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: António José Feliciano de Brito Teixeira Gordo

#30312 | aeiou2 | 09 nov 2002 17:46 | Em resposta a: #30302

Caro Alexandre Tavares Festas
Na G.E.L.Brasileira,vol-12,pag.595,vem José Feliciano de Afonseca Teixeira Gordo,doutor em Leis e Lente da Universidade de Coimbra,n.em Moínhos,comarca de Viseu e m.em Coimbra 14.11.1867.Doutorou-se em 12.7.1818 e foi despachado lente 1828.Seguiu a carreira universitária até 1834 ano em que se recolheu à vida particular por por as suas opiniões políticas serem adversas à causa da Liberdade"
Como o local de nascimento é diferente,talvez consiga outras pistas.
Maria

Resposta

Link directo:

António José Feliciano de Brito Teixeira Gordo

#30316 | Portuguez | 09 nov 2002 18:36 | Em resposta a: #30312

Cara Maria de Oliveira Martins

É o mesmo homem. Vila de Moinhos é lugar contíguo ao de Vila Meã, ambos os lugares pertencentes à paróquia/freguesia do Sobral de Mortágua, de aonde era aliás também (lugar de Vila Gozendo) minha Trisavó D. Maria Angélica de Sousa Tavares, madrinha deste seu neto, único que viu nascer de nove filhas que teve. Morreu logo no ano seguinte, aliás, e nem esse poude ver crescer.
O meu muito obrigado, e cumprimentos à senhora sua neta... Não aparece nas Lágrimas?

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 14:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen