Silveira e Lorena - Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Silveira e Lorena - Beira

#30379 | vbriteiros | 11 nov 2002 00:55

Alguem me pode informar sobre a ascendencia de Dom Manuel da Silveira e Lorena , que viveu na cidade da Beira-Moçambique, nos anos 30?
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30387 | jpcmt | 11 nov 2002 08:41 | Em resposta a: #30379

Meu Caro Vasco:
Se for Manuel José Carlos da Cunha Silveira e Lorena, n. a 27-IX-1905, a ascendência está no "Livro de Oiro", Tomo III, pg.317 (Condes de S. Vicente). Se não tiver o livro à mão, diga, sff, que eu conto o resto..
Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30404 | ACTav | 11 nov 2002 13:17 | Em resposta a: #30387

Exmos. Senhores,

Este Manuel José Carlos era irmão do meu avô e nunca me constou que tivesse vivido em moçambique.

Os Sarzedas também são Silveira e Lorena.

Cumprimentos,

António da Cunha e Távora

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30438 | _fRoEs_ | 11 nov 2002 21:20 | Em resposta a: #30404

Caro António da Cunha e Távora,

Verifiquei, através de uma pequena pesquisa que efectuei no Genea Portugal, sermos primos, embora afastados.
Além de descendermos da ilustríssima família dos Távora (o António pela varonia, enquanto que eu pelo lado de minha trisavó D. Maria Leonor Tomázia da Silveira e Lorena), pude constatar que o António, assim como eu, descende de S.M.F. o Rei D. João VI e de sua filha D. Ana de Jesus Maria de Bragança.

Não sou estes, porém, os motivos que me levaram a redigir-lhe.
Gostaria de saber se possui qualquer tipo de dados geenalógicos dos 5ºs condes de Sarzedas e de seus descendentes (nos quais eu me incluo).

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30439 | JPL | 11 nov 2002 22:19 | Em resposta a: #30404

Caro António da Cunha e Távora,

Tem por ventura, o contacto telefónico do seu parente, Dom Luis de Noronha e Távora?

Gostaria de contactar com ele, afim de saber se estará interessado em comparecer no Encontro da Quinta das Lágrimas.

Desculpe o abuso,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30452 | vbriteiros | 12 nov 2002 00:21 | Em resposta a: #30387

Caro João.
Julgo que devia ter nascido um pouco posteriormente. Se fosse vivo teria talvez 80 anos.
Sei que era herdeiro de um título( Visconde?) e era um ramo Sarzedas. Tinha irmãos e deixou um filho.
Não tenho o LO nem NPII . Duvido que algum destes tenha elementos sobre este ramo moçambicano! Se puder faça sff uma pequena pesquisa. Será um nova surpresa a juntar à da minha tia Ana Germana, que foi sensacional.
Apareça em Coimbra , seria muito agradável a sua presença.
Um grande abraço do
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30461 | ACTav | 12 nov 2002 09:21 | Em resposta a: #30438

Caro Luís,
As coisas que se descobrem na internet...
Lamento dizer que não tenho nenhumas informações sobre os Condes de Sarzedas, até porque não sou genealogista, nem mesmo amador, mas apenas um curioso que gosta de passar os olhos por este interessante site.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30462 | ACTav | 12 nov 2002 09:24 | Em resposta a: #30439

Caro José Pedro Leão
Não é abuso nenhum.
Porém, não conheço o Dom Luís de Noronha e Távora, que não sabia ser meu parente, pelo que não o posso ajudar.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30479 | jpcmt | 12 nov 2002 11:44 | Em resposta a: #30452

Meu Caro Vasco,
2ª tentativa, ainda do LO:
D. Manuel da Costa Freire da Silveira e Lorena, Oficial de Exército, solteiro.
Filho de D. José Maria da Silveira e Lorena, 8ª Conde de Sarzedas, Oficial da Armada, n. 13/12/1865, + Lourenço Marques 29/11/1916, e de
sua 2ª mulher, e cunhada, D. Leopoldina da Costa Freire.
Não diz a data de nascimento de Manuel, mas o facto de o pai ter falecido em Moçambique, pode indiciar as suas deambulações.
Veremos se é este o que procura.
Se quizer a ascendência do Conde de Sarzedas, terei muito gosto em lha enviar.
Infelizmente a data do encontro de Coimbra não me permite estar presente. Fica para o próximo.
Grande e forte abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30520 | _fRoEs_ | 12 nov 2002 20:25 | Em resposta a: #30479

Caro João,

Gostaria que me enviasse-e perdoe-se me o atrevimento-a ascendência de D. José Maria da Silveira e Lorena, 8º conde de Sarzedas.

Aqui vai o meu e-mail:

luis_froes@hotmail.com

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30530 | jpcmt | 12 nov 2002 22:11 | Em resposta a: #30520

Caro Luís Froes:
Vai seguir, em Word, para o seu mailbox.
Um abraço,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30532 | JPL | 12 nov 2002 22:23 | Em resposta a: #30462

Caro António,

Peço-lhe desde já desculpa pela minha gafe. Uma vez que os Távoras não abundam, pensei que fossem, os poucos que existem, todos parentes. Pelos vistos enganei-me.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30536 | _fRoEs_ | 12 nov 2002 22:39 | Em resposta a: #30530

Caríssimo João de Castro e Mello Trovisqueira,

Muitíssimo obrigado.
Nem sei como lhe agradecer!
Estou, a partir deste momento, ao seu dispôr para toda e qualquer informação que lhe possa dar.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30537 | vbriteiros | 12 nov 2002 22:53 | Em resposta a: #30479

Caro João.
Muito obrigado. Este dado parece mais provável. Vou continuar a investigação.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30547 | jpcmt | 13 nov 2002 07:34 | Em resposta a: #30536

Caro Luís Froes:
O file que enviei lhe enviei para hotmail.com, voltou pelo mesmo caminho, com a indicação "mailbox unavailable". Pode confirmar o endereço?
Abraço,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30603 | _fRoEs_ | 13 nov 2002 19:44 | Em resposta a: #30547

Caríssimo João,

Esse meu endereço de correio electrónico estava suspenso devido ao facto de, durante um mês, eu o não ter actualizado.
Porém, agora já se encontra em uso.

É o seguinte:

luis_froes@hotmail.com

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30607 | jpcmt | 13 nov 2002 20:09 | Em resposta a: #30603

Caro Luís Froes:
Enviei pela 3ª vez...
Esperemos que um dia chegue...
Abraço,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30614 | _fRoEs_ | 13 nov 2002 21:00 | Em resposta a: #30607

Caríssimo João de Castro e Mello Trovisqueria,

Muito obrigado.
Já consegui visualizar o ficherio.

Mais uma vez, muito obrigado.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30692 | Rui Portugal | 14 nov 2002 17:53 | Em resposta a: #30537

Caro Vasco Briteiros,
Apenas acrescentaria às correctas informações do Senhor João Trovisqueira os seguintes factos:
D. Manuel foi filho único do 2.º casamento do 8.º conde e julgo que o único baptizado com este nome entre os Sarzedas contemporâneos ou anteriores;
O pai encontrava-se em Lourenço Marques em comissão de serviço por causa da 1.ª Grande Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30696 | vbriteiros | 14 nov 2002 18:04 | Em resposta a: #30692

Caro Rui Portugal:
Nesse caso ele seria o 9º Conde ou o representante do título. Nunca ouvi tal coisa , mas sim que teria direito ao título de Visconde de (?).
Será que estamos a falar da mesma pessoa?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30698 | vbriteiros | 14 nov 2002 18:16 | Em resposta a: #30692

Caro Rui Portugal
O João Trovisqueira já fez o especial favor de me enviar as últimas gerações citadas no LO, mas continuo a não poder entroncar este D. Manuel na descendência do 8º Conde.
Existe um filho único em Lx, mas não me responde!! .. e eu não desisto!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30703 | alentejo | 14 nov 2002 19:31 | Em resposta a: #30692

Caro Rui,


Seguem alguns elementos sobre os Sarzedas.

Abraço

NB


3 (XVIII) D. EUGÉNIA MARIA DA CUNHA REBOCHO, baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Luanda, Angola, a 17-VIII-1902 (foram padrinhos Fernando da Cunha Rebocho e D. Maria Isabel da Cunha Rebocho, seus irmãos). Casou na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 19-IX-1935, com D. CARLOS ARMANDO DA SILVEIRA E LORENA, nascido na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, 9.º Conde de Sarzedas, filho de D. José Maria da Silveira e Lorena e de sua mulher D. Guilhermina Gabriela Costa Freire, Condes de Sarzedas. S. g.

XXX

XVIII – D. MARIA MARGARIDA DA CUNHA REBOCHO, casou com D. EMANUEL DA COSTA FREIRE DA SILVEIRA E LORENA (Sarzedas), Licenciado em Medicina Veterinária. Presumo que este este seja o Manuel que consta no LO como filho do 2.º casamento do 8.º Conde. Tiveram filhos:

1 (XIX) D. EMANUEL LEOPOLDO REBOCHO DA SILVEIRA E LORENA, que segue.
2 (XIX) D. EDUARDO AUGUSTO REBOCHO DA SILVEIRA E LORENA, casou com D. MARIA DA GLÓRIA TEIXEIRA CASTELÕES. Tiveram filhos:

1 (XX) D. EDUARDO
2 (XX) D. SARA

3 (XIX) D. EUGÉNIA MARGARIDA REBOCHO DA SILVEIRA E LORENA

XIX – D. EMANUEL LEOPOLDO REBOCHO DA SILVEIRA E LORENA, Conde de Sarzedas por alvará de 21-XII-1990 (Bol. CN, 2000, pág. 110)

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30731 | Rui Portugal | 15 nov 2002 10:49 | Em resposta a: #30696

Caro Vasco Briteiros,

D. Manuel não era herdeiro nem representante do título porque seu pai o 8.º conde, teve geração ( um filho e duas ou três filhas) da primeira mulher, uma senhora Costa Freire, irmã de sua 2.ª mulher. Quem sucedeu na representação do título foi seu meio-irmão primogénito D. Carlos, como refere aqui Nuno Borrego.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30732 | Rui Portugal | 15 nov 2002 11:01 | Em resposta a: #30703

Caro Nuno Borrego,

Muito obrigado pela sua mensagem, que continha alguns elementos que desconhecia.
Ando há tempos a tentar sistematizar os meus elementos sobre Rebelos Palhares (tudo dados até princípios do séc. XIX) que eventualmente possam trazer algo de novidade ao seu trabalho, mas o tempo tem sido pouco. Vou ver se consigo enviar-lhos antes do Natal.
Um abraço
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30733 | alentejo | 15 nov 2002 11:11 | Em resposta a: #30732

Caro Rui Portugal,

Quando lhe der jeito. Quis alargar um pouco mais o âmbito desse trabalho e estou a preparar umas notas sobre Zagalo e Mello/Zagalo Preto, como anexo aos Rebelos Palhares. Passei a pente algumas freguesias de Lisboa, no séc. XVII, para tentar deslindar a alta consanguinidade entre Ferreiras Rebelos. Por exemplo não consigar ligar o Sebastião Ferreira Rebelo, de Castainço, aos que seguem.

Forte Abraço
NB

I – FRANCISCO DA PALMA, casou com MARIA LOURENÇO. Tiveram:

1 (II) FRANCISCO DA PALMA, que segue.

II – FRANCISCO DA PALMA, nasceu em Ferreirim. Casou com MARIA DA PALMA, natural de Castainço, filha de Francisco João e de sua mulher Maria João. Tiveram:

1 (III) GABRIEL FERREIRA REBELO, que segue.
2 (III) FRANCISCO FERREIRA REBELO, mercador, viveu em Lisboa. Foi FSO por carta de 10-IX-1654 . Casou com JOANA BAPTISTA. Tiveram:

1 (IV) DOMINGOS FERREIRA REBELO, casou com D. JOSEFA DE SERPA. Tiveram:

1 (V) D. ISABEL, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 15-XI-1665 (foi padrinho Francisco Ferreira Rebelo).
2 (V) D. JOANA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 17-VII-1667 (foi padrinho Agostinho Ferreira Rebelo).
3 (V) D. CATARINA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 01-VII-1671 (foi padrinho António de Serpa).
4 (V) D. LUÍSA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 13-VIII-1675 (foi padrinho Manuel Ferreira Rebelo).

2 (IV) AGOSTINHO FERREIRA REBELO, casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 15-X-1669, com D. MÓNICA REBELO, filha de Domingos Ferreira Rebelo e de sua mulher D. Mariana Rebelo.
3 (IV) JOÃO FERREIRA REBELO, foi FSO por carta de 28-IV-1682 . Casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 15-X-1669, com D. MARIANA (JOSEFA) REBELO (ou DE FIGUEIREDO), filha de Domingos Ferreira Rebelo e de sua mulher D. Mariana Rebelo. Tiveram:

1 (V) FRANCISCO, baptizado na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 17-VII-1672 (foi padrinho D. António de Menezes, Marquês de Marialva).
2 (V) D. PAULA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 09-VII-1681 (foram padrinhos Manuel Ferreira Rebelo e Joana Baptista)
3 (V) D. ANTÓNIA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 18-XII-1682 (padrinhos Agostinho Ferreira Rebelo e D. Maria da Palma).
4 (V) FRANCISCO, baptizado na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 06-III-1688 (foram padrinhos Francisco Rebelo de Figueiredo e D. Mónica).

3 (III) DOMINGOS FERREIRA REBELO, foi Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, Fidalgo da Casa Real e Capitão. Casou com D. MARIANA REBELO. Tiveram:

1 (IV) FRANCISCO REBELO DE FIGUEIREDO, nasceu em Lisboa. Foi FSO por carta de 12-VIII-1677 . Casou com D. MARIA. Tiveram:

1 (V) D. BRIZIDA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 14-V-1680.
2 (V) D. BERNARDA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 26-VIII-1684 (foi padrinho o Arcediago Manuel Marques Godinho).
3 (V) ANTÓNIO, baptizado na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 11-IX-1686 (foi padrinho o Sargento-Mor Manuel Ferreira Rebelo).

2 (IV) D. MÓNICA REBELO, casou com seu primo AGOSTINHO FERREIRA REBELO.
3 (IV) D. MARIANA REBELO, casou com seu primo JOÃO FERREIRA REBELO.
4 (IV) JOSÉ REBELO DE FIGUEIREDO, baptizado na freguesia de São Nicolau, Lisboa. Casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 30-III-1685, com D. FRANCISCA PERES GODINHO, natural da freguesia da Sé, Lisboa, filha de ...........Tiveram:

1 (V) MANUEL REBELO DE FIGUEIREDO, nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa. Casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 05-VIII-1730, com D. EUGÉNIA SEVERINA DE BARROS, baptizada na freguesia da Encarnação, Lisboa, filha de José Mendes de Barros e de sua mulher D. Francisca Josefa de Barros. Tiveram:

1 (VI) FRANCISCO CAETANO REBELO DE FIGUEIREDO, baptizado na freguesia de São Sebastião da Pedreira. Casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 18-X-1761, com D. INOCÊNCIA ROSA DOS PRAZERES, nascida na freguesia de São Cristóvão, Lisboa, filha de Luís da Silva e de sua mulher Antónia Micaela.. Tiveram:

1 (VII) LUÍS, baptizado na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 15-VI-1763 (foi padrinho o Secretário de Estado Francisco Xavier de Mendonça, por seu procurador o Beneficiado João Baptista).
2 (VII) JOSÉ, baptizado na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 27-III-1765.
3 (VII) FRANCISCO, baptizado na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 24-XII-1766.
4 (VII) D. EUGÉNIA, baptizada na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 21-X-1768 (foi padrinho o Conselheiro Joaquim Inácio da Cruz).

III – GABRIEL FERREIRA REBELO, natural do Lugar de Ferreirim. Foi Capitão; FSO por carta de 12-I-1644 . Casou com D. ANA BARBOSA DE PALHARES, filha de ................ Tiveram:

1 (IV) JOSÉ REBELO DE PALHARES, casou com ......
2 (IV) D. ANTÓNIA BARBOSA DE PALHARES, casou com ....
3 (IV) D. MARIA ANTÓNIA DE PALHARES, casou com .......

Teve em CRISTINA DA FONSECA, solteira:

4 (IV) D. MARIA, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 06-V-1672 (foi padrinho Francisco de Lima).
5 (IV) D. ISABEL, baptizada na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 27-XI-1675 (foi padrinho Francisco de Lima).

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#30736 | Rui Portugal | 15 nov 2002 12:02 | Em resposta a: #30733

Caro Nuno,
Os seus dados coíncidem com os meus; de qualquer maneira vou mandar o que tenho porque pode aparecer algo que ainda não tenha. Também tenho alguma coisa sobre os Zagallos da Quinta da Sobreda, Caparica, e sobre os Zagallos Pretos. O patriarca dos primeiros , o dezembargador e Regedor da Casa do Cível Rodrigo de Oliveira Zagallo (figura curiosa, que ousou meter na ordem o rei D, João V) era casado com uma irmã do meu 7.º avô, D.Luísa Josefa de Oliveira de Quinhones; por outo lado os Zagallos Pretos estavam ligados aos meus ascendentes Matos Cabral; depois falaremos sobre isto no tópico Rebelo Palhares.
Abraço.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

Rodrigo de Oliveira Zagallo

#30766 | Portuguez | 15 nov 2002 19:05 | Em resposta a: #30736

Caro Rui Portugal

Sou amador da petite histoire, mesmo quando é mais fumo do que fogo, por isso lhe peço que conte, mesmo que abreviadamente, essa história de terem ousado meter na ordem D. João V.
Um abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo de Oliveira Zagallo

#31337 | Rui Portugal | 28 nov 2002 11:06 | Em resposta a: #30766

Caro Alexandre,

A história do afrontamento com D. João V aparece em várias publicações: Quando D. João V, em 1742,tinha manifestado disposição de oferecer uma casa a determinada família, o Dez.or Rodrigo de Oliveira Zagallo, então conselheiro da Fazenda e procurador dela, deu no requerimento o seguinte parecer. " Se hei- de dizer o que puramente entendo, como sou obrigado, digo que não posso pôr termo à Real Grandeza de Sua Magestade mas que há-de ser dando do que for seu e não do alheio, porque para isso não é necessário ser rei." D. João V não deve ter ficado aborrecido, porque o Dez.or, ascendente dos Carneiro Zagallo e Melo,
passou nesse mesmo ano a exercer as importantes funções de Regedor da Casa do Cível,lugar de topo da magistratura portuguesa, funções que desempenhou até à sua morte em 1647.

Fontes: Abílio Mendes do Amaral "A Fonte Santa na Lenda e na História", in Olissipo n.º 134, pág. 46

Um abraço do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo de Oliveira Zagallo

#31372 | Rui Portugal | 29 nov 2002 10:53 | Em resposta a: #31337

Caro Alexandre Tavares Festas,

Corrijo a minha anterior mensagem: o Dr. Rodrigo de Oliveira Zagallo não foi Regedor da Casa do Cível mas Regedor de Justiças da Casa da Suplicação.
(Ver Anselmo Braancamp Freire "Brazões da Sala de Sintra").
Um abraço do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo de Oliveira Zagallo

#32270 | Portuguez | 20 dez 2002 09:04 | Em resposta a: #31337

Caro Rui Portugal

Como estive ausente várias semanas, só agora posso agradecer-lhe a sua narrativa.
Abç do

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Silveira e Lorena - Beira

#32871 | arezdasilva | 07 jan 2003 00:41 | Em resposta a: #30532

jose pedro leao
primeiro gostaria de saber dados sobre familia leao pois sou descendente dum leao que foi pra india sec 18
e primo de outros que casaramm lás no sec 19 mas nao sei se sao aparentados
segundo o tal dom jose silveira lorena é sarzedas e meu primo mas vou verificar e ja respondo
jorge arez

Resposta

Link directo:

Silveira e Lorena - Beira

#370263 | PSacadura | 02 jun 2016 16:33 | Em resposta a: #30733

Exmo. Sr.,

Voltando a este já muito antigo tópico, queria-lhe perguntar se por acaso me consegue ajudar a ligar estes Ferreira Rebelo de que aqui fala com uns que julgo serem relacionados:

Francisco Ferreira Rebelo, casou com Luísa Maria de Figueiredo, e tiveram José Rebelo de Figueiredo, nascido por volta de 1700. A coincidência dos dois apelido, Ferreira Rebelo e Rebelo de Figueiredo, sugere alguma ligação, bem como a coincidência geográfica de ambas as famílias serem de Lisboa (se bem que isto exclui pouco).

Muito obrigado desde já,
Pedro Sacadura botte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen