Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#30436 | epossolo | 11 nov 2002 20:54

Caros amigos,
Procuro informações sobre a família Castelo Branco de Castelões/Tondela e em especial da existência do Fidalgo de Castelões(?), atribuído a José Cardoso d'Abreu Ferrão Castelo Branco, casado com D.Maria da Natividade Henriques Cardoso e Ballar.
Cumprimentos.
Att./E.Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#92580 | 6099 | 04 jun 2005 07:52 | Em resposta a: #30436

Caro E. Possolo:
Embora com dois anos e meio de atraso, queria informá-lo que tenho dados sobre as pessoas em causa. Se ainda estiver interessado, contacte. entretanto também poderá consultar "Gente Nobre de Besteiros" de Fernando de Gouveia e Sousa.
Cumprimentos.
José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#96007 | epossolo | 15 jul 2005 10:52 | Em resposta a: #92580

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo
Agradeço antecipadamente a sua atenção, e continuo interessado em saber noticias sobre a familia Castelo Branco e em especial sobre a ascendência de José Cardoso d'Abreu Ferrão Castelo Branco ( meu trisavô) natural de Castelões, casado com D. Maria da Natavidade Henriques Cardoso e Ballar(?). Não querendo abusar da sua disponibilidade agradecia saber qual a data de publicação ou o número da Gente Nobre de Besteiros em que vêm publicado os dados sobre este ramo da familia Castelo Branco.
Com os meus melhores cumprimentos.
Ernesto Augusto Pimentel Castelo Branco Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#96418 | 6099 | 22 jul 2005 14:47 | Em resposta a: #96007

Caro Ernesto A. P. Castelo Branco Possolo:

A "Gente Nobre de Besteiros" foi um trabalho de Fernando de Gouveia e Sousa publicado na Revista "Beira Alta" ao longo de vários números, mas não sei se chegou a ser editada alguma separata. Como tenho todos os números daquela revista, poderei facultar fotocópias caso lhe interesse.
Em todo o caso, informo-o de que possuo dados sobre a ascendência destes seus 3ºs avós, bem como de várias linhas colaterais c.g.

Nomeadamente no que respeita a José Cardoso d'Abreu Ferrão de Castelo-Branco, apresento seguidamente a sua genealogia ascendente:

1-José Cardoso d'Abreu Ferrão de Castelo-Branco (n.23 e b. 30/4/1813)

2-Francisco de Paula de Abreu Ferrão (b.10/5/1789)
3-D. Joaquina Bárbara (ou Barbosa)

4-Paulo José Brás Ferrão de Castelo-Branco
5-D. Ana Jacinta Cardoso Xavier (b.4/2/1747 e f. 23/8/1799)

8-Dr. Manuel Rodrigues Ferrão
9-D. Maria Rebelo de Jesus

10-Pedro Eduardo Cardoso Xavier
11-D. Maria do Carmo Esteves

16-Manuel Ribeiro Ferrão
17-D. Maria Correia de Figueiredo

18-Joaquim Rebelo
19-D. Maria Rodrigues

20-Pe. Dr. Francisco Cardoso Ferrão de Castelo-Branco
21-Teresa Luísa

32-Manuel Ribeiro Ferrão
33-D. Isabel de Abreu

34-José Rodrigues
35-D. Francisca Correia

36-Domingos Brás
37-D. Maria Mendes

38-Manuel Henriques
39-D. Victória Lopes

40-Francisco Cardoso Ferrão de Castelo-Branco (f.25/11/1681)
41-D. Maria de Mattos (f.9/1/1686)

D. Maria da Natividade Henriques Zuzarte Cardoso (mulher de 1-), era filha de António Joaquim Nunes Ballar (ou Ballas) e de D. Maria da Assunção.

Só tenho informação de terem sido pais de Acácio e de D. Maria da Piedade. Terá sido algum deles seu bisavô? Ou terão tido mais filhos?

Os elementos de que disponho são mais completos, quer no que respeita a datas e locais, quer no que respeita a linhas colaterais ascendentes e descendentes, como lhe referi acima, mas torna-se demasiado exaustivo apresentá-los aqui. Se lhe interessarem, agradeço que me informe. Pode também usar a minha direcção de correio electrónico que é jpf6099@sapo.pt

Sem mais de momento, apresento cumprimentos e subscrevo-me com consideração

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97103 | romeiroc | 01 ago 2005 12:59 | Em resposta a: #96418

Boa Tarde,
Também ando a tentar descobrir a minha ascendência e reparei que os nomes e a região de onde provém esta família são muito similares aos da minha.
Seria possível informarem se, na descendência de José Cardoso d'Abreu Ferrão de Castelo-Branco, existe algum Abade com o nome de António Cardoso de Abreu Castelo Branco (Abade na Freguesia de Várzea - Concelho de São Pedro do Sul). Estou com muita dificuldade em conseguir a ascendência desta pessoa, pois este abade era o pai incógnito do meu bisavô e não tenho uma data de nascimento dele para poder pesquisar com mais precisão.

Muito obrigada pela vossa atenção,

Sílvia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97105 | 6099 | 01 ago 2005 13:26 | Em resposta a: #97103

Cara Sílvia Cardoso:

Tenho notícia de um António, baptizado em Besteiros a 21/11/1779, filho de Paulo José Brás Ferrão Castelo-Branco e de sua mulher, D. Ana Jacinta Cardoso Xavier (ver mensagens anteriores, com respectivas ascendências), ou seja, irmão do referido José Rebello Cardoso de Abreu Ferrão de Castelo-Branco. No entanto, dele não tenho mais notícias, pelo que poderá ser ou não o 3º. avô que procura.
Sem mais, receba os meus cumprimentos.

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97108 | romeiroc | 01 ago 2005 13:50 | Em resposta a: #97105

Caro José Paulo de Figueiredo,
Desde já gostaria de agradecer a sua amabilidade e a resposta rápida.
Infelizmente esse António não pode ser o meu trisavô, pois, a única "prova" que tenho que ele realmente foi Abade na Várzea é um Assento de Baptismo de Outubro de 1890 que está assinado por ele. Nessa altura, ele deveria de ser relativamente novo (entre os 20 e 35 anos), pois o meu bisavô só nasceu em 1896... Calculo que a data de nascimento do meu trisavô deverá situar-se entre 1861 e 1876... Enfim, começo a ficar um pouco desanimada, pois, não posso deslocar-me até ao Arquivo Distrital de Viseu para pesquisar e já pedi todas as certidões e assentos possiveis e imaginários do meu bisavô e o pai é sempre incógnito. Pensei que me valia de alguma coisa saber o nome completo do meu trisavô, mas está a ser dificil.
Mais uma vez, muito obrigada pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97124 | jliberato | 01 ago 2005 17:26 | Em resposta a: #97108

Cara Sílvia Cardoso,
Desculpe-me a curiosidade, mas como sabe que era o abade o pai incógnito?
É que tenho vários casos semelhantes. Uns resolvidos, outros não.
Cumprimentos
Jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97172 | romeiroc | 02 ago 2005 09:17 | Em resposta a: #97124

Bom Dia JLiberato,

Sei o nome do pai incógnito, porque ainda tenho uma tia avó que o conheceu e sabia o nome dele e a história de família... Foi essa mesma tia avó que me fez ter esta curiosidade.
A história da nossa família sempre me pareceu demasiado "romântica" e decidi tentar tirar a limpo se era real ou não. Segundo as pessoas mais antigas da família, este abade fugiu com uma descendente dos Távoras (Maria da Assunção - minha Trisavó) quando esta engravidou e, posteriormente, tiveram mais 1 filho... Fui pesquisar e realmente existia um Abade em 1890 na paroquia de Várzea (São Pedro do Sul) com o nome de António Cardoso de Abreu Castelo Branco e o meu bisavô, que nasceu em 1896, tem precisamente esses sobrenomes (Malaquias António de Abreu Castelo Branco ou Malaquias António de Almeida Castelo Branco - é assim que aparece na certidão de óbito).
O meu principal obstáculo neste momento é que não sei qual a data de nascimento deste abade e não posso pedir um assento de baptismo ao Arquivo Distrital de Viseu. .. Aproveito para perguntar se existe algum livro onde eu possa pesquisar todos os abades que passaram por uma paroquia portuguesa e conseguir a sua data de nascimento. Será que existe algum?... pelo menos tinha lógica existir.

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97173 | jliberato | 02 ago 2005 09:29 | Em resposta a: #97172

Cara Sílvia
Muito obrigado pela sua mensagem.
Fascinante história. Dava um belo livro!...
Sem duvidar da sua, também tenho várias na minha família, mas que se revelaram falsas.
No que me diz respeito, apenas considero esses "presumíveis" pais com provas escritas, mas evidentemente que cada um segue a via que preferir.
Não me parece que exista tal livro. Existem sim imensas monografias locais que têm quase sempre a lista dos padres da freguesia.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97188 | romeiroc | 02 ago 2005 13:21 | Em resposta a: #97173

Caro Jliberato,

Muito Obrigada pela ideia. Acabei de saber agora mesmo que tenho de ir obrigatoriamente a Viseu na próxima semana e vou aproveitar para passar pelo Arquivo Distrital e dar uma vista de olhos nos doc dessa altura. Entretanto, estou à espera que cheguem por correio as fotocópias que solicitei das certidões de nascimento, casamento e óbito do meu bisavô. Tenho esperança que em alguma delas o meu trisavô tenha finalmente reconhecido o meu bisavô como filho... Disseram-me que por vezes isso acontecia.
Desejem-me sorte!
Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#97189 | romeiroc | 02 ago 2005 13:22 | Em resposta a: #97173

Caro Jliberato,

Muito Obrigada pela ideia. Acabei de saber agora mesmo que tenho de ir obrigatoriamente a Viseu na próxima semana e vou aproveitar para passar pelo Arquivo Distrital e dar uma vista de olhos nos doc dessa altura. Entretanto, estou à espera que cheguem por correio as fotocópias que solicitei das certidões de nascimento, casamento e óbito do meu bisavô. Tenho esperança que em alguma delas o meu trisavô tenha finalmente reconhecido o meu bisavô como filho... Disseram-me que por vezes isso acontecia.
Desejem-me sorte!
Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#197171 | Álvaro CB | 20 mai 2008 02:23 | Em resposta a: #30436

Caro Eduardo Augusto Possolo

Só hoje li este tópico já com 3 anos. Possívelmente já tem as informações que procura.

Sou também trisneto de José Cardoso de Abreu Ferrão de Castello-Branco ( por varonia ) e de sua mulher Maria da Natividade Henriques Cardoso e Ballas (somos portanto primos em 5º grau).
Este casal teve pelo menos 6 filhos : Acácio, Maria da Piedade, Clementino (meu bisavô), Eduarda Augusta, Artur (gémeo da precedente) e Antero.
Tenho conhecimento da ascendência de José Cardoso de Abreu Ferrão de Castello-Branco,por varonia, até ao seu 8º avô, assim como de muita outra ascendência.
Caso esteja interessado em contactar-me pode fazê-lo através do meu mail cujo endereço é castello-branco@netcabo.pt

Com os meus cumprimentos
Álvaro Castello-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#197172 | Álvaro CB | 20 mai 2008 02:25 | Em resposta a: #30436

Peço desculpa e rectifico

Caro ERNESTO Augusto Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#204824 | Álvaro CB | 04 ago 2008 22:38 | Em resposta a: #197172

Caro confrade Ernesto Possolo

Se possível, agradecia que me informasse de qual dos filhos de José Cardoso de Abreu Ferrão de Castello-Branco descende? De qual é bisneto?
Essa informação vem completar os meus apontamentos sobre esta família pois não tinha conhecimento do seu ramo, e é pois para mim importante.
Obrigado pela sua disponibilidade

Os meus cumprimentos,

Álvaro Castello-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#204825 | Álvaro CB | 04 ago 2008 22:41 | Em resposta a: #96007

Caro Ernesto Possolo

Peço que leia a mensagem que lhe dirigi neste tópico mas que erradamente não coloquei por baixo da sua última mensagem.

Obrigado
Cumprimentos

Álvaro Castello-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#242747 | PBH | 25 out 2009 01:42 | Em resposta a: #204824

Caro Confrade

Reparei num dos seus textos sobre gente de Campo de Besteiros, que possuí o nome de uma Maria Mattos.

Estou a desenvolver um trabalho sobre uma família com esse nome - Matos ,precisamente em Campo de Besteiros, de onde descendo por um dos ramos da minha avó materna.

Será que a «sua» Maria de Matos, se relaciona de alguma forma com a familia que investigo?

Queira por favor ver o meu tópico no Fórum - Familia Matos- Campo de Besteiros- Tondela de 20.10.2009

Obrigado

Pedro BH

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#252612 | tordo | 02 abr 2010 21:42 | Em resposta a: #197171

Caro Álvaro Castello-Branco,
Com agrado li as suas mensagens neste tópico.
Pertenço ao ramo do António Cardoso de Abreu Ferrão de Castello-Branco, irmão de Francisco de Paula Cardoso de Abreu Ferrão de Castello-Branco pelo que estou interessado, se tiver a amabilidade e disponibilidade, em receber dados que possua sobre a árvore genealógica da Família Ferrão de Castello-Branco. O meu objectivo é conhecer mais sobre os meus antepassados. Muito obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
Costa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#252665 | Peixeira | 03 abr 2010 23:36 | Em resposta a: #252612

Pedindo licença ao Dr. Álvaro Castello-Branco,
http://pagfam.geneall.net/2272/pessoas.php?id=1036974.

C. Peixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#252698 | tordo | 05 abr 2010 00:03 | Em resposta a: #252665

Caro C. Peixeira,
Agradeço a atenção.
Verifico que é um interessado em Beijós e suas gentes, eu também.
Se me puder ajudar preciso de algumas informações e/ou fotografias sobre:
1 - o percurso da estrada romana, na medida do possível.;
2 - localização das edificações de cariz privado do séc. XV para trás.;
3 - azenhas colectivas do séc. XVIII para trás, junto ao ribeiro.;

4 - edificações que poderão ter servido para albergar cavalos de viajantes rumo a norte, séc. XVI para trás.
Se tiver acesso a coordenadas GPS dos edifícios agradeço.
O meu correio electrónico tordo@kurzepost.de .
Com os melhores cumprimentos,
Costa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#252737 | Álvaro CB | 05 abr 2010 23:42 | Em resposta a: #252612

Caro confrade Costa Pina

Só hoje vi a sua mensagem. Reparo também que o Dr. Carlos Peixeira Marques ( cuja ocasião aproveito para o cumprimentar ), com a gentileza habitual, já o orientou na sua procura.
Resta disponibilizar-me para, se quiser, lhe enviar elementos adicionais e mais completos sobre estes nossos ascendentes comuns. Para isso agradecia que me desse o seu mail para lhos poder enviar, pois são demasiados longos para os copiar.

Com os meus cumprimentos,

Álvaro Castello-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#252738 | tordo | 05 abr 2010 23:51 | Em resposta a: #96418

Caro José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo,
Poder-me-à proporcionar informações relativas a António Cardoso de Abreu Ferrão de Castelo-Branco e linhas colaterais ascendentes e descendentes? O meu correio electrónico é tordo@kurzepost.de .
Com os meus melhores cumprimentos,
Costa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#252792 | tordo | 07 abr 2010 00:02 | Em resposta a: #252737

Caro Álvaro Castello-Branco,

Agradeço a sua atenção à minha solicitação. Consultei os dados genealógicos recomendados pelo Dr. Carlos Peixeira Marques, muito interessante. Tenho interesse em ter mais alguns elementos, a título de exemplo biográficos e heráldicos. Tem ilustrações ou fotografias?
Muito obrigado desde já pela sua atenção.

O meu correio electrónico é tordo@kurzepost.de .

Com os meus melhores cumprimentos,

Costa Pina

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442662 | pmmn1978 | 17 ago 2022 23:17 | Em resposta a: #30436

Boa noite, estou neste momento a fazer a minha arvore e parte dos meus antepassados vêm de Tondela.
Numa das pesquisas, tenho um antepassado de nome Doutor Francisco Cardoso Serrão, casado com Isabel Francisca, por acaso alguém poderá me ajudar?
Obrigado
Paulo Nunes

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442674 | 6099 | 18 ago 2022 18:53 | Em resposta a: #442662

O Francisco que indica, provavelmente será Ferrão e não Serrão. Por outro lado conviria situar no tempo (datas de baptismo, ou casamento, ou óbito) desse seu antepassado, dado que há alguns Franciscos com esses apelidos na zona de Castelões em épocas diferentes. Na base de dados do Geneall constam membros dessa família, sendo que alguns são Franciscos, mas a genealogia está bastante incompleta, pelo que poderá não constar o Francisco a que se refere. Se for algum deles, nenhum aparece casado com uma Isabel Francisca, o que não invalida que tivesse havido um outro casamento com essa senhora e que não conste no Geneall. Nada como consultar exaustivamente os registos paroquiais e fazer investigação no https://digitarq.advis.arquivos.pt, ou pessoalmente no próprio Arquivo Distrital de Viseu.

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442675 | Peixeira | 18 ago 2022 19:01 | Em resposta a: #442662

Caro Paulo Nunes

Tem a certeza de que houve casamento?
Por exemplo, tenho notícia de um Pe. Francisco Cardoso Ferrão que teve filhos de várias mulheres...

De qualquer modo, para podermos ajudar, deveria dar-nos mais detalhes: datas aproximadas, descendentes, locais...

Cumprimentos.
C. Peixeira Marques

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442680 | 6099 | 19 ago 2022 02:52 | Em resposta a: #442675

Sim. Não tem de ser casamento. Mas como o Sr. Paulo Nunes diz que era casado com Isabel Francisca, considerei que pudesse ter provas desse registo.

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442686 | Álvaro CB | 19 ago 2022 12:08 | Em resposta a: #442662

Caro Paulo Nunes

O apelido, como já foi aqui referido, será muito provávelmente Ferrão e não Serrão, e nesse caso deve estar eventualmente a referir-se ao Dr. Francisco Cardoso Ferrão, caso a cronologia temporal seja adequada.
O Dr. Francisco Cardoso Ferrão faleceu em Castelões em 25.7.1720, sendo filho de Francisco Cardoso Ferrão e Maria de Matos. Era padre e foi Reitor da freguesia de São Salvador de Castelões de 1703 a 1720.
Licenciado em Artes pela Universidade de Coimbra em 21.5.1676 e Licenciado em Teologia também pela Universidade de Coimbra em 1682.
Era senhor da quinta da Mouta Rala, que herdou de sua irmã Paula de Abreu Cardoso Ferrão, em cuja capela foi sepultado. Mais tarde (penso que na última década do século XVIII) foi trasladado para a Igreja de São Salvador de Castelões, jazendo em sepultura armoriada, ao lado da epístola, junto ao altar, conjuntamente com sua irmã Paula.
Teve filhos de pelo menos duas mulheres. De uma delas, de nome Isabel Francisca (tal como refere), teve uma filha de nome Maria da Apresentação Cardoso Xavier que casou em Campo de Besteiros a 20.4.1725 com Domingos Ferreira, tendo este casal tido sucessão.
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Álvaro Castello-Branco

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442694 | pmmn1978 | 19 ago 2022 21:53 | Em resposta a: #442686

Boa noite Sr Álvaro, desde já agradeço a sua resposta e a qual muito me surpreendeu, caso fiquei a saber com certeza que o Doutor Francisco Cardoso Ferrão é meu antepassado directo, por parte materno.

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco-Castelões/Tondela

#442927 | pmmn1978 | 31 ago 2022 22:48 | Em resposta a: #442686

Boa noite Sr Alvaro, desde ja agradeço a sua ajuda. Nao sei se seria possivel dar-me ajuda relativamente a data de nascimento da Maria da Apresentaçao, que nao consigo encontrar qualquer registo da mesma. E dado que antes de casar teve uma filha Arcangela Maria de Jesus, do Padre Francisco Rodrigues Furtado de Castelões.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen