Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30542 | sapeca | 13 nov 2002 00:13

Meus caríssimos amigos:
Dada a minha impossibilidade de, nestes próximos tempos, me deslocar a Lisboa, até por razões de saúde, pedia a qualquer dos amigos frequentadores deste forum, que me possa fazer as seguintes buscas, destinadas a trabalho que tenho em mãos para futura publicação.
O referido trabalho é um aditamento que estou a preparar ao meu estudo "CASTROS E SOUSAS-Senhores de Parderrubias, da Honra de Remoães e Morgados do Peso", publicado em 1988.
Num processo de inquirição de genere em Braga, descobri estes novos elementos:
Basílio de Abreu de Andrade, "foi em Lisboa escrivão das Sete Casas" e, noutro passo, "proprietário do ofício de Escrivão dos direitos reais da Casa do Pescado", cujo ofício serviu também seu filho Diogo Luis de Abreu, capitão de infantaria, falecido em Lisboa, na freguesia de Santa Maria dos Anjos, no ano de 1694, tendo sido cavaleiro da Ordem de Cristo.
Uma outra filha do Basílio de Abreu de Andrade (que foi casado com D. Maria de Medraño y Mendoça) foi D. Teresa Antónia de Andrade, casada com Henrique de Castro, tesoureiro de Estado da Sereníssima Casa de Bragança, de quem foi filho o Dr. Basílio de Abreu e Andrade, desembargador desta Relação (Braga).
Uma irmã deles, D. Maria de Abreu de Andrade e Medraño, casou com Luis de Sousa de Castro de Menezes, morgado do Peso, senhor da honra de Remoães e donatário da vila de S. Tomé de Parderrubias, no bispado de Tui, capitão-mor de Melgaço, de quem descendem os morgados do Peso, em Melgaço.
Não sabem as testemunhas em que freguesia terá nascido esta D. Maria, "por haver muitas em Lisboa, porém entendem que terão dela conhecimento por tradição na freguesia do Sacramento, por nela falecer e morar muitos anos o pai dela, Basílio da Abreu de Andrade, bem como também na freguesia de Souto".
O casamento desta com Luis de Sousa de Castro realizou-se igualmente em Lisboa, não se sabendo a freguesia.
Importante para mim seria saber mais elementos acerca da família de D. Maria de Medraño y Mendoça, mulher de Basílio de Abreu de Andrade (os nobiliários dizem que fora aia do conde de Salinas, que lhe deu em dote o ofício de escrivão de Cabana, de bom rendimento).
Assim, não só o processo eventualmente existente, de seu filho para ingresso na Ordem de Cristo, bem como o de seu neto Dr. Basílio de Abreu e Andrade, na Leitura de Bachareis, poderão conter dados bem interessantes.
Por outro lado, mais elementos sobre a serventia de "tesoureiro de Estado da Casa de Bragança" e a pessoa de Henrique de Castro (quem era este Castro?), são elementos também bem vindos.
Finalmente, mais dados sobre o cargo de "escrivão das Sete Casas" ou "escrivão dos direitos reais da Casa do Pescado", serão igualmente muito interessantes.
A quem dispuser de tempo, paciência e desejo de me ajudar nesta pesquisa, fica desde já o meu agradecimento e a promessa (lógica) de tais elementos serem referenciados como fornecidos gentilmente para aquele meu estudo.
Um forte abraço para todos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30549 | artur41 | 13 nov 2002 08:52 | Em resposta a: #30542

Meu caro Fernando


Estou em dívida para consigo. Para além do mais, já me tinha oferecido para o auxiliar: naquela altura não pude. Estou hoje em condições de o fazer, se assim o pretender!


Grande abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30555 | alentejo | 13 nov 2002 11:02 | Em resposta a: #30542

Caro Fernando,

O Henrique de Castro que refere pertencia aos Castros, fisicos-mores dos Duques de Bragança, cujo tronco, segundo Mafalda Soares da Cunha (A Casa de Bragança 1560-1640 - práticas senhoriais e redes clientelares, Editorial Estampa, 2000), seria o seguinte:

I Diogo de Castro, teve.

II António André de CAstro, c.1.ª x c. Cecília Nunes de Cuellar. C.2.ª x c. Branca Lopes de Sauzedo. c.g. deste casamento: Teve do 1.º:

1 (III) Henrique de Castro
2 (III) Diogo de CAstro, q.s.
3 (III) Isabel de Castro, c.c.g.

III Diogo de Castro (de Cuellar), c.c.Isabel Nunes de Sauzedo. tiveram:

1 (IV) António de CAstro, c.c. Bernarda da Cunha
2 (IV) N... freira
3 (IV) N... freira
4 (IV) Henrique de Castro, q.s.
5 (IV) Jorge de Castro
6 (IV) Cecília de Castro
7 (IV) MAria de Castro

IV Henrique de CAstro, a dita obra não adianta mais nada. Nas memórias de Vila Viçosa, do Padre Espanca, vol. 32, página 87, consta o seguinte: "Henrique de Castro, filho de Diogo de Castro 2.º e de D. Isabel de Sauzedo. Tinha 25 anos em 1639. Em 1648 era guarda-mor dos pinhais de Leiria. Este foi dos que ganharam com a Restauração de 1640, pondo-se à mercê de El-Rei por via de seu tio Dr. André António de Castro, fisico-mor do mesmo rei. em 1674 era falecido e sobrevivia-lhe a sua viúva D. teresa Antónia de Andrade".

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30557 | artur41 | 13 nov 2002 11:43 | Em resposta a: #30555

Caro Fernando


Queria apenas referir que encontra os dados genealógicos referidos no livro de Mafalda Soares da Cunha: no "Quadro Genealógico 10", pág. 574.


Renovado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30581 | sapeca | 13 nov 2002 14:13 | Em resposta a: #30549

Caríssimo Artur:
Por favor não fale em dívidas...*rs
O meu ilustre Amigo não teve (nem tinha que o fazer) possibilidade de efectuar as buscas. Ponto final parágrafo.
De qualquer modo, fico-lhe de novo grato pela sua amiga e simpática oferta.
Devo aqui deixar salientada a minha "sensibilidade" especial para um pedido desta natureza, pois que cada um tem a sua vida e não pode estar disponível para andar a efectuar buscas para quem delas necessita.
Compreendo isso muito bem. E se me atrevo a tal pedido, é sem dúvida por incompleta impossiblidade de eu próprio me deslocar ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Não por facilitismo ou perguiça.
De qualquer modo, gostaria que os Amigos deste fórum não me levassem a mal por ter sequer solicitado tal pedido.
Um forte abraço e um muito especial para o Amigo Artur Camisão.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30582 | sapeca | 13 nov 2002 14:15 | Em resposta a: #30555

Caríssimo Nuno Borrego:
Desde já um forte abraço e um agradecimento pelas valiosas informações que aqui me disponibilizou, inteiramente desconhecidas para mim.
Bem haja!
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30585 | artur41 | 13 nov 2002 14:35 | Em resposta a: #30581

Caríssimo Fernando


Terei o maior prazer em fazê-lo: mais a mais, estou, hoje em dia, mais familiarizado com a "pesquisa genealógica".

Ninguém o leva a mal, meu caro Amigo!


Forte abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30632 | alentejo | 14 nov 2002 00:32 | Em resposta a: #30542

Caro Fernando,

Mais umas achegas.

Em 13-XI-1622 foi baptizada Ana, filha de Basilio de Abreu e de D. Maria de Medrano y Dias, foram padrinhos Álvaro de Moura e António Reinel.
Em 24-III-1624 baptizado José, filho de Basilio de Abreu e de D. Maria de Medrana, padrinhos António Tello.
in: Registo da Freguesia de Santa Cruz do Castelo desde 1536 até 1628, por Edgar Prestage e Pedro d'Azevedo, págs. 141 e 142.


Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30671 | sapeca | 14 nov 2002 15:08 | Em resposta a: #30632

Caro Nuno:
Nem sei como lhe agradecer! Só lhe posso enviar um forte abraço por todas essas informações preciosas e que constarão do meu trabalho.
Um bem haja!
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#30688 | alentejo | 14 nov 2002 17:40 | Em resposta a: #30671

Caro Fernando,

Não tem nada que agradecer, esta troca de informações é apanágio de genealogistas, talvez desde o tempo do Conde de Barcelos :-)

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do To

#30701 | sapeca | 14 nov 2002 18:56 | Em resposta a: #30688

Olhe que não, caro Nuno, olhe que não...:))
Passada a brincadeira, ainda que nem sempre seja assim, não deixa de obrigar a um agradecimento.
Um forte abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#62907 | sapeca | 19 abr 2004 14:16 | Em resposta a: #30542

Ainda que muito tenha a agradecer os elementos valiosos que "in tempo" me forneceu o Nuno Borrego, a quem agradeço mais uma vez, volto a pedir a quem me possa fazer a pesquisa na Torre do tombo, acerca do eventual processo que exista na Leitura de Bacharéis acerca de Basílio de Abreu de Andrade; do mesmo modo nos processos da Ordem de Cristo, para Diogo Luis de Abreu, ainda que aqui possa nada existir e ter-lhe sido concedido o hábito com dispensas de provanças.
De qualquer modo, o que me interessava fundamentalmente seria poder estabelecer com maior precisão a ascendência de D. Maria de Medrano y Diaz de Mendoza (penso ser este o nome completa dessa Senhora). Como desconheço onde se terá realizado o casamento dela com Basílio de Abreu de Andrade Santa Cruz do Castelo, onde foram baptizado, pelo menos, 2 dos filhos, como indica Nuno Borrego? ou Sacramento? ou Anjos?), avós do acima referido para a Leitura de Bacharéis, só sabendo que se realizou em Lisboa, seria mais fácil através do eventual processo existente para aquele bacharel em Leis.
Dada a total impossibilidade de me deslocar a Lisboa com o fim de pesquisas na Torre do Tombo, ficaria muito grato a quem quisesse e pudesse ajudar-me nesta matéria.
Um abraço e os pedidos de desculpas pelo abuso do pedido.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do Tombo

#62911 | artur41 | 19 abr 2004 14:57 | Em resposta a: #62907

Caro Fernando,


Eu vejo-lhe isso. Caramba, já é altura de "dar corda ao sapato"!
Mais a mais numa altura em que tenho que fazer prova. Meu Amigo, está na altura da "redenção": prosápias à parte, claro...!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de auxílio para pesquisa na Torre do To

#62912 | sapeca | 19 abr 2004 15:14 | Em resposta a: #62911

Obrigado, caro Artur!
Fico-lhe muito grato pela sua disponibilidade.
Um abraço amigo.
Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 11:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen