Família Castro de Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Património

Família Castro de Monção

#30570 | 2910 | 13 nov 2002 13:00

Procuro a ascendência e informações sobre Manuel Joaquim Gonçalves de Castro, nascido em Monção, foi Professor e Jornalista em Estarreja, faleceu em Braga na sua Quinta de Lomar, foi dono também da Quinta de Cassuz (Barcelos) situada parece para os lados da freg. de Nine (Quinta herdada por seu filho o Dr.Amilcar de Morais e Castro).
Casou com Adelaide das Dores Moraes, natural de Chaves.
Este casal são bisavós do conhecido actor Moarais e Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Cassuz

#30572 | ajtrigueiros | 13 nov 2002 13:27 | Em resposta a: #30570

Embora não possa informar nada sobre a questão colocada,posso acrescentar, caso possa interessar, que a Quinta de Cassuz fica situada mais precisamente na pequena freguesia de S. Romão de Fonte Coberta, no concelho de Barcelos (de facto fica para os lados de Nine). Vem citada como uma das casas importantes daquela freguesia na obra do Dr. Teotónio da Fonseca "O Concelho de Barcelos, Aquém e além Cávado", no 2º volume.
Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#30589 | victória | 13 nov 2002 16:09 | Em resposta a: #30570

Óscar, que procura sobre Monção? eu nasci lá(sou quase galego!!!)... se puder ajudar... já sabe

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Cassuz

#30641 | 2910 | 14 nov 2002 08:15 | Em resposta a: #30572

Caro Sr.António Limpo Trigueiros
Obrigado pela informação prestada, já agora se conseguir digitalizar a página que contem os dados sobre a Quinta, ficaria bastante grato.
o meu e-mai e 2910@sapo.pt

cordiais cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#30642 | 2910 | 14 nov 2002 08:26 | Em resposta a: #30589

Caro Eduardo
Trata-se da costela minhota da minha mulher que ainda não investiguei.
O dito Manuel Joaquim Gonçalves de Castro, foi pai de Adélia Augusta Gonçalves de Moraes e Castro, nascida em Chaves (Santa Maria Maior) a 9/12/1889, casada na Figueira da Foz(S.Julião) a 16/2/1913 com Miguel Nuno Álvares Pereira Sarmento Forjaz de Lacerda, ilustre Prof. e Director das Escolas Patricio Prazeres em Lisboa e Frei Baartolomeo dos Martires, em Braga, bisavós paternos da minha mulher.
Caso encontre alguma coisa sobre o Manuel de Castro diga qualquer coisa.

Abraços
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#36686 | 2910 | 28 fev 2003 11:33 | Em resposta a: #30642

Caro Eduardo
Apenas sei que Manuel Joaquim Gonçalves de Castro,nasceu em Fornelos, freg.de Tangil(Monção), filho de José Luís Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves de Castro.
Foi Professor, redactor e escritor com vasta obra publicada, como por exemplo:
-Patria e Republica, Lisboa 1912
-Horas de Ocio, Lisboa 1908
-O coração de Luto, Porto 1908
-Namoros do Alto Minho, Porto 1907 , 2º edição
Foi ainda redactor dos jornais "Comercio de Chaves", "O Correio de Chaves" e Gazeta do Norte.
Casou com Ana Adelaide das Dores de Morais,natural de Chaves, filha de José Manuel Teixeira Fernandes de Carvalho e de sua mulher Ana Augusta de Morais.

Abraços do
Óscar

P.S.Quando for ao Arq. D. , se tiver tempo gostava que apurasse mais informações sobre a ascendência deste Manuel, agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#36693 | Samuel de Castro | 28 fev 2003 12:55 | Em resposta a: #36686

Estimado Oscar,

Por um acaso você não teria algo sobre uma sequência de 3 Félix Pereira de Castro, de Monção (pai, filho e neto), sendo o primeiro Reitor e Monge de São Pedro de Merufe, com Inquirição de Gênere de 9.9.1683, o segundo Escrivão de Órfhãos de Monção F-19.7.1754 e o terceiro também Escrivão de Órfhãos de Monção N-10.9.1731 e F-29.12.1781? O que mais me interessa é a descendência do 3º Félix com sua primeira esposa Antônia Rosa de Sá Barbosa.
Agradeço qualquer informação que possam me dar.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#52820 | Samuel de Castro | 30 nov 2003 10:36 | Em resposta a: #30642

Estimado Oscar,

Por um acaso você não teria algo sobre uma sequência de 3 Félix Pereira de Castro, de Monção (pai, filho e neto), sendo o primeiro Reitor e Monge de São Pedro de Merufe, com Inquirição de Gênere de 9.9.1683, o segundo Escrivão de Órfhãos de Monção F-19.7.1754 e o terceiro também Escrivão de Órfhãos de Monção N-10.9.1731 e F-29.12.1781? O que mais me interessa é a descendência do 3º Félix com sua primeira esposa Antônia Rosa de Sá Barbosa.
Agradeço qualquer informação que possam me dar.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#52843 | victória | 30 nov 2003 15:46 | Em resposta a: #52820

Caro Samuel

a 17 de Janeiro de 1685 nasceu em Trute, Monção, Gonçalo, filho de Félix Pereira de Castro e de Maria Galega, solteira, ele filho de D.a Antónia Pereira da vila de Monção


Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#52845 | victória | 30 nov 2003 15:53 | Em resposta a: #30570

Caro Samuel

Por acaso tem alguma informação relativa à Vila de Monção sobre um João de Araújo Castro morador na quinta de sende que foi‘escrivão’, foi filho de Domingos Vaz do Rego e de Maria de Castro e Sá (que depois de viuva faleceu em Tariz em Trute, no ano da retirada de 1658)? Este João de Araújo e Castro casou com Isabel Pereira, natural de Ceivães e faleciada aquando da data da sogra, foi filha de Manuel Pereira e de Ana de Seixas, de Monção (todos se trataram à lei da nobreza). Alguma referencia a estes Castros no seu livro? A propósito, onde se pode encontrar à venda o seu livro em Portugal?

Um abraço

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#52914 | CAMILO | 01 dez 2003 16:53 | Em resposta a: #30589

Cara Victória

A família de minha esposa são (e tem descendentes Castros de Monção.
A familia de meu pai estabeleceu-se(?) em Monção (ourives e joalheiros) de apelido OLIVEIRA e com proveniência de Aveiro
Procuro saber deles

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Castro de Monção

#52983 | Samuel de Castro | 02 dez 2003 17:28 | Em resposta a: #52845

Estimado Eduardo,

Não tenho essa informação. Para seu subsídio, informo que na página 60 de meu livro, data próxima a informada, cito de Filg. Gayo: Maria de Abreu Soares (Abreus da Grade $17, N-5), que casou com Afonso Pereira de Castro (Araújos $358, N-23), que tiveram dentre outros, o N-6 Ld. M.el de Ar.o Castro, Reitor da Freguesia de Mercês e Comissário do Sto. Ofício, e grande genealólogo, com descendência citada no Gayo. Lhe indico como dicas, também, no Gayo, títulos Araújos $326 N-24, $329 e $331, onde tem alguns Araújo e Castro. Meu livro CASTRO - TESOURO DE FAMÍLIA, não se encontra a venda em nenhuma Livraria, inclusive no Brasil. Os interessados poderão me contatar pelo e-mail castro . genealogia @ bol . com . br . (sem espaços). Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen