Génea Portugal-Ponto de Vista

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Génea Portugal-Ponto de Vista

#30770 | Fonseca74 | 15 nov 2002 20:11

Lanço este ponto de vista para saber a opnião do Génea Portugal (e não só).
; que é o seguinte:
Não poderá a existencia de vários apelidos iguais e que como se costuma dizer sem parentesco e muitos deles com razão,haver noutros apelidos iguais alguns terem origem em familas nobres, mas que por serem filhos ilegitimos e as suas mães enviadas para longe com os filhos por óbvias razões terem os descendentes destes ilegitimos algumas gerações mais tarde introduzido o apelido do seu antepassado nobre. Acho interessante este ponto de vista e penso que poderia explicar o facto de muitas pesquisas de certas familias acabarem em becos sem saida onde os apelidos de certas fmilias não entroncam em determinados antepassados que têm apelidos diferentes. E acho que a existencia repetida de certos apelidos não poderá ser só explicada por se colocar o mesmo nome dos padrinhos, da terra onde mora ou casa comercial; penso que os filhos ilegitimos pde ser a chave de muitas soluçoes e pouco se tem investigado aqui no Génea.
Gostaria de saber a vossa opinião e daqueles que lerem este tópico.
Obrigado.
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Génea Portugal-Ponto de Vista

#30772 | silvestre | 15 nov 2002 20:57 | Em resposta a: #30770

Caro Daniel
Do pouco que sei sobre estes temas e segundo o que observo em vários casos nas buscas que fiz para a minha árvore genealógica, os filhos ilegítimos dos nobres e padres não omitiam mas herdavam os apelidos do pai e não os da mãe, (pelo menos eram os que constavam dos registos.) Esses apelidos prosseguiam durante várias gerações. Não sei se serão meros acasos ou se era regra.
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 04:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen