Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos

Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#30871 | Jacinto Bettencourt | 18 nov 2002 16:15

Caros amigos,

Alguém tem a genealogia dos Vasconcelos Correia que deram o Visconde e o Conde de Torres Novas?
Procuro uma senhora casada com um Peyroteo, cuja descendência deu os Bivar de Vasconcelos.
Obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#30873 | smmcsb | 18 nov 2002 16:26 | Em resposta a: #30871

caro jacinto tenho um contacto que lhe pode interessar, o de João Gorjão Clara, meu grande amigo e torrejano dos 7 costados, que se não me falha a memória é grande conviva do sr. visconde,
um abraço
salvador sá da bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#30978 | JCALD | 20 nov 2002 10:58 | Em resposta a: #30871

Caro Jacinto Bettencourt:

Possuo alguns apontamentos sobre os condes de Torres Novas e penso que o que pretende é o seguinte:
O General Guilherme Xavier de Vasconcelos Correia, irmão de ambos os Condes de Torres Novas, e único dos varões com descendência, casou com D. Antónia Emília de Vasconcelos (ignoro se o apelido é do marido), tiveram, pelo menos 1 filho, com o mesmo nome do pai e que em 1861 era major do Reg. de Cav. n.º 4, de que nada mais sei, e 1 filha:
D. Maria Amélia de Vasconcelos, que casou em Santarém, na Igreja de N. S. das Maravilhas (deve ser Marvila, mas é assim que vem no b. do filho), com Don Ricardo Peyroteo y Subiates, engenheiro dos caminhos de ferro, natural de Madrid, filho de Don José Peyroteo e de Doña Clara de Subiates (moradora em T. Novas em 1861). Pais de:
José de Vasconcelos Peyroteo, * Torres Novas 22-10-1861, b. em Santa Maria de Torres Novas 3-11-1861, agente técnico de engenharia, que casou 2 vezes, sendo a 1.ª com D. Leonor de Bivar Moreira de Brito Velho da Costa e a 2.ª com D. ... de Seixas. Do 1.º casamento descendem Bom de Sousa, Carrasco Guerra, Freitas de Oliveira, Viana da Mota Brandão, Barahona Fernandes, Alves da Cunha, etc. (v. Luís de Bivar Guerra, «Bivares em Portugal» in A&T, 1965, VI, I, pg. 37); do 2.º procedem os Seixas Peyroteo.
Em Artur Gonçalves, «Torrejanos Ilustres», T. Novas, 1933, poderá encontrar muitos dados biográficos da geração dos Condes de Torres Novas e alguma genealogia da família. Como possuo esse livro, se precisar de mais algum esclarecimento, estou à sua disposição.

Cumprimentos,

José Caldeira

(Post scriptum: O Tiago de S. M. disse-me que precisava de falar comigo. Quando quiser...)

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#31000 | Jacinto Bettencourt | 20 nov 2002 15:04 | Em resposta a: #30978

Caro José Caldeira,

Antes de tudo, muito obrigado pelas informações.
De facto precisava de falar consigo, mas não tenho seu contacto. Vou tentar obtê-lo (talvez o forum não seja o melhor local para divulgar essa informação), de forma a poder maçá-lo:-)
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#232315 | De Vasconcelos Perna | 20 jun 2009 13:34 | Em resposta a: #30978

Meu avô paterno, se chama Antônio Correia de Vasconcelos. Sua familia, originaria do norte de Portugal (cidade de Viseu ???), se instalou na cidade de Carpina (Pernambuco) nos meados do século XVIII. Alguem teria informaçoes sobre a vinda desta familia ao Brasil ?

Com meus amplos agredecimentos,
Patricia de Vasconcelos Bonnefond

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243310 | Jupiter | 02 nov 2009 13:45 | Em resposta a: #30871

Caro Jacinto Bettencourt

Sou meio neto da Senhora que procura pois foi casada com o meu avô no seu primeiro casamento.Eu descendo do segundo casamento do meu avô. A Senhora que procura chamava-se Leonor Michaella Mendonça de Bívar Moreira de Brito Velho da Costa que nasceu em Portimão no dia 6-3-1865. Casou com José de Vasconcellos Corrêa Peyroteo de quem teve 3 filhos.Faleceu no dia 28-2-1894, com 29 anos, no Hospital de Dona Estefânia.Deixou orfãos os seguintes filhos: Maria Amélia (7 anos), Berta (5 anos) e Henrique (2 anos)
Gostava de saber qual o seu interesse nesta família. Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243312 | arturcs | 02 nov 2009 13:59 | Em resposta a: #243310

Jupiter,

Diz que é "meio neto". Curiosa expressão...!?

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243325 | Jupiter | 02 nov 2009 16:14 | Em resposta a: #243312

arturcs

Gostava de ter a sua ajuda para o "meio neto". Esta Senhora foi a primeira mulher do meu avô. Faleceu muito nova o que possibilitou o segundo casamento do meu avô com a minha avó, real, inteira. A sua infelicidade deu-me a vida. A minha vida. A sua morte está ligada à minha vida.Devo-lhe a minha vida, o meu respeito e o meu carinho. Daí considerá-la minha "meia Avó".
Haverá melhor expressão?
Meus melhores cumprimentos
Jupiter

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243331 | Jupiter | 02 nov 2009 16:53 | Em resposta a: #30978

Caro Jacinto Bettencourt

A informação que lhe foi prestada pelo José Caldeira não é precisa. São nomes avulso, parcialmente verdadeiros, mas que em termos de genealogia ou sequencia genealógica estão incompletos e sem ligação familiar.
Não conhço Viscondes de Torres Novas. O que houve, cada um com a sua história, foram Condes, o !º e o 2º Conde de Torres Novas, que eram irmãos e não deixaram descendência.
Melhores cumprmentos
Jupiter

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243347 | Nogueiras | 02 nov 2009 20:08 | Em resposta a: #243310

Caro Jupiter,

A minha mãe é neta de Henrique Bívar de Vasconcellos, filho de José Vasconcelos Correa Peyroteo e Leonor Michaella Mendonça de Bívar Moreira de Brito Velho da Costa.

Muito obrigado e cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243435 | JCALD | 04 nov 2009 03:27 | Em resposta a: #243331

Caro “Júpiter”:

Presumo que foi por inaptidão sua que me endereçou esta mensagem, pois nela se dirige a Jacinto Bettencourt e não a mim.
Nota-se, aliás, que não está familiarizado com este Forum e com os seus saudáveis hábitos, onde os intervenientes costumam assinar as suas mensagens, embora a tal não sejam obrigados.
Preferia que não me tivesse endereçado a mensagem, pois poupar-me-ia o desprazer de ler a maneira pouco urbana como se refere às informações por mim prestadas há quase sete anos ao Autor deste tópico.
Não sei o que o leva a afirmar que a informação por mim prestada «não é precisa. São nomes avulso, parcialmente verdadeiros, mas que em termos de genealogia ou sequencia genealógica estão incompletos e sem ligação familiar.»
Limitei-me a reproduzir informações constantes de um assento de baptismo da freguesia de Santa Maria de Torres Novas e a remeter para um apreciado trabalho genealógico do conceituado genealogista Luís de Bivar Guerra.
Portanto, eu apenas veiculei informação produzida pelo Pároco de Santa Maria de Torres Novas há cerca de 150 anos e por Luís de Bivar Guerra, um e outro há muito falecidos.

Felicito-o, no entanto, por reconhecer publicamente a sua ignorância sobre a existência de um Visconde de Torres Novas, título que foi usado pelo futuro 1.º Conde, como facilmente poderá verificar em qualquer obra de consulta geral e até neste excelente sítio Geneall.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243493 | JCALD | 05 nov 2009 03:56 | Em resposta a: #243331

...

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243536 | Jupiter | 05 nov 2009 16:00 | Em resposta a: #243435

Caro José Caldeira:

Pretendi alertar o Jacinto Bettencourt para o facto da informação que lhe prestou não ser precisa e serem nomes avulso, parcialmente verdadeiros etc. o que é verdade.
Para mim assinar José Caldeira diz-me o mesmo que para si eu assinar Jupiter. Não sou obrigado a outra coisa e estou identificado no Geneaal. Desconfio daqueles que reparam nestes pormenores, em situações destas, e que sub-repticiamente querem dizer outras coisas como por exemplo:"O gajo não dá a cara" é (cobarde). É um estilo muito vulgar que nada dignifica quem o usa como argumento para qualquer coisa.
Por outro lado, para mim "saudáveis hábitos de um Forum", são aqueles que não permitem "veicular e re produzir" informação pouco correcta especialmente em genealogia. Será que o GENEALL, em alguns casos, se transformou numa WIKIPEDIA, onde cada um escreve o que lhe apetece?
António César de Vasconcellos Corrêa (atenção à grafia dos nomes nesta família)), foi Cadete em 1815, General de Divisão, Conselheiro de Sua Majestade, Governador-Geral do Estado da India, Ministro de Estado, honorário, Deputado, 1º Visconde e por Decreto de 21-5-1862, Conde de Torres Novas e Par do Reino. Não vou citar as condecorações. É isto que reconheço publicamente e o lapso do Visconde. Porquê insistir no Visconde quando temos o Conde?
Os pais dos Condes e do General de Divisão Guilherme Xavier de Vasconcellos Corrêa chamavam-se António Narciso de Vasconcellos Corrêa e Joana Bárbara de Santa Ana da Costa Caria.
Para lhe provar a minha não ignorância sobre esta família vou corrigir a informação que, atabalhoadamente, prestou ao Jacinto Bettencourt.
Cumprimentos
JUPITER

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#243584 | canducha | 06 nov 2009 13:08 | Em resposta a: #30871

Caros senhores

Para uma pintura, preciso de saber como era o brasão do 1º Conde de Torres Novas-ANTÓNIO CÉSAR VASCONCELOS CORREIO.
Será que alguém me pode ajudar?
Desde já grata.

canducha

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#248991 | Jupiter | 02 fev 2010 14:54 | Em resposta a: #30978

Caro José Caldeira

Como prometi aqui vão os alertas para quem ler o texto que escreveu para o Jacinto Bettencourt

O General Guilherme Xavier de Vasconcellos Corrêa, não foi o único varão com descendência. O 2º Conde casou duas vezes e teve um filho do 1º casamente e uma filha do 2º casamento.
Do casamento com D. Antónia Emília nasceram dois filhos e uma filha: Guilherme Xavier de Vasconcellos Corrêa, António César de Vasconcellos Corrêa (faleceu em Goa) e Maria Amélia de Vasconcellos Corrêa. Esta casou em Santarém, na Igreja de Santa Maria da Graça, antigo Convento da Graça, (que começou a ser edificado no planalto de Marvila em 1377 a pedido e para instalação dos frades Agostinhos) com Don Ricardo Eládio Peyroteo e Subiates, bdicou do Eládio em Portugal), natural de Madrid, Engenheiro, Director do Caminho de Ferro, (na altura) filho de Silbério José Florentino Rafael Peyroteo e de Susana Clara Estefania Subiates.
Pais de:
José de Vasconcellos Corrêa Peyroteo, natural de Santa Maria de Torres Novas,(* 22-10-1861), Engenheiro Técnico de Engenharia, exercendo na categoria de Condutor de Obras Públicas, casou duas vezes sendo a 1ª com Leonor Michaela Mendonça de Bivar Moreira de Brito Velho da Costa, e a 2ª com Maria da Conceição Fernandes de Seixas. Do primeiro casamento, nasceram 3 filhos a saber: Maria Amélia de Bivar Vasconcellos Peyroteo,Berta Leonor de Bivar Vasconcellos Peyroteo, Henrique de Bivar Vasconcellos Peyroteo (abdicou do apelido Peyroteo), ficaram orfãos pela morte da mãe aos 29 anos de idade. Do primeiro casamento, portanto, não descendem Bom de Sousa, Carrasco Guerra e a trapalhada que é indicada. Estes, com nomes parcialmente correctos, entraram na família por casamento. Do segundo casamento com a Maria da Conceição Fernandes de Seixas nasceram 12 filhos. Poderei disponibilizar os respectivos nomes, datas de nascimento, casamentos e descendencias de todos eles. Os correctos!
Quanto a genealogistas conceituados que produziram a informação utilizada pelo José Caldeira das duas uma: ou alguém anda a copiar mal ou não são tão conceituados como isso! Ou o conceito ganhou-se na falta de prova de veracidade?
Cumprimentos,
JUPITER

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#260359 | Eurico José Xavier | 12 ago 2010 04:47 | Em resposta a: #30871

Sou neto do General Guilherme Xavier de Vasconcellos Correia que foi casado com Maria Luiza Freire de Andrade de Vasconcellos Corrêa.Meu avô Antonio Freire de Andrade de Vasconcellos Corrêa foi casado com Amélia Augusta de Carvalho Lage (de Vasconcellos Corrêa). Se alguém souber as ligações genealógicas anteriores e mesmo atuais, por favor entrar em contato com Sérgio de Vasconcellos Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#260362 | Miguel E Pina | 12 ago 2010 10:26 | Em resposta a: #260359

Caro Eurico,

O 1º conde, que também foi Visconde do Carril (título patuleia), era filho de António Narciso de Vasconcelos Correia e de D. Joana Bárbara da Costa de Faria e Sande; neto paterno de Joaquim Inácio Correia de Vasconcelos e de D. Isabel Maurícia Leite de Vasconcelos e neto materno de António José Leitão e de D. Albana Helena da Costa Caria de Faria.
Esta informação consta de Os Titulares e os Oficiais da Patuleia, de que sou co-autor, tendo, no entanto, esta investigação genealógica sido realizada pelo Nuno Borrego.

Espero que esta dica seja minimamente útil.

Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

Vasconcelos Correia - Viscondes de Torres Novas

#430030 | PDAlmeida | 30 dez 2020 09:32 | Em resposta a: #30871

Caro Jacinto Bettencourt,

Por acaso, sabe dizer-me qual a ligação dos seus Pyroteo com Álvaro de Seixas Peyroteo, filho de Manuel Peyroteo e de Maria da Conceição de Seixas, que foi casado com Maria da Conceição Freire Madeira?

E se existe descendência de Álvaro e Maria da Conceição?

Muito obrigado,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 16:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen