Famílias de Valongo

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Famílias de Valongo

#30881 | GML | 18 nov 2002 17:59

Pelo lado de minha Avó paterna, descendo de um número quase inacreditável de famílias de Valongo. De facto, sei que me basta abrir um livro paroquial do século XVIII referente a esta vila e folhear algumas páginas, para encontrar dados sobre os meus antepassados.

Gostaria pois de trocar quaisquer informações com genealogistas que se dediquem ao estudo desta Vila, em especial à freguesia de São Mamede.

As famílias que mais me interessam são: Silva Loureiro, Fonseca Loureiro, Ribeiro da Silva, Dias Alão, Pinto Montez, Pinto Montanhão, Lopes Amaro, Alvares de Sousa, Gonçalves da Rocha, etc.

Agradeço antecipadamente,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar da Fonseca de Valongo

#131847 | miguelnoutel | 21 out 2006 21:08 | Em resposta a: #30881

Caro Gui Maia de Loureiro,

Só agora vi esta sua mensagem que me despertou particular atenção dado referir-se a uma família Fonseca Loureiro, de Valongo.
De facto, procuro entroncar uma família Fonseca e Gouveia, de Mouronho, Tábua, distrito de Coimbra, de que descendo.
O fundador desta ilustre família da Beira, Baltazar da Fonseca, n. cerca de 1530 em Valongo.
Uma passagem de uma inquirição de testemunha do processo de genere para ordens menores de seu neto Belchior da Fonseca e Gouveia, diz-se:"de Valongo e Alfena, junto ao Porto e de geração dos Fonsecas dos ditos lugares..."
Chamo a sua atenção. a este propósito, para o tópico "Fonsecas de Valongo e Alfena" que abri aqui no GP, onde dou mais informação.
Portanto, o que lhe perguntava era se estes seus Loureiro Fonseca têm a sua geneologia (Fonseca) traçada desde os Séc.s XV e XVI e se já nessas datas estão estabelecidos no concelho de Valongo.

Antecipadamente grato,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar da Fonseca de Valongo

#131862 | GML | 21 out 2006 23:59 | Em resposta a: #131847

Caro Miguel Noutel,

Agradeço a sua mensagem. Os dados que tenho sobre os Loureiro da Fonseca têm várias origens entre as quais os assentos paroquiais de Valogo (ADP), Ordenações Sacerdotais e Matrículas (AUC) e Habilitações para o Santo Ofício (TT).

Os dados que fui levantando não estão ainda organizados, mas parece-me que os mais importantes, por que mais recuados, foram retirados do processo de Habilitação para o SO de Brás Loureiro da Fonseca (Maço 4, n.º 52), Presbítero do Hábito de Sâo Pedro e em 1742 Abade da freguesia de São Julião de Moreira do Lima.

Era natural da freguesia de São Mamede de Valongo onde nasceu a 3 de Fevereiro de 1698 (baptizado a 10) e filho legítimo do Alferes António Loureiro da Fonseca e de sua mulher Maria Antónia, naturais da mesma freguesia. Neto paterno de João de Loureiro, natural do lugar de Loureiro, freguesia de São Salvador de Resende e de sua mulher Catarina da Fonseca, de Valongo.

Estes avós paternos casaram na freguesia de Valongo a 17 de Agosto de 1659; ele filho natural de Belchior Fernandes e de Luísa, solteira; ela, nascida a 5 de Janeiro de 1641 (baptizada a 9) era filha de Francisco da Fonseca e de Justa Tomé.

No processo de Belchior Loureiro da Fonseca (Maço 3, n.º 36), tio de Brás, uma testemunha de nome António Ribeiro, de São Mamede de Valongo afirma que "conheceu muito bem a João Loureiro (...) e também conheceu a Catarina da Fonseca (...) e que vivem e viveram ele de Rendas em que tratava e tratou e ela de padeira de trigo." Noutro item, diz ainda a mesma testemunha que " conheceu a Francisco de Afonseca e a sua mulher Justa Tomé, naturais e moradores que foram deste dito lugar de Valongo, avós maternos do dito Belchior Loureiro de Afonseca e que haveria cinquenta anos pouco mais ou menos que deles começou a ter conhecimento por razão de sendo moço ir a mandado de seus pais a trabalhar em coisa de Lavoura a casa dos sobreditos (...)".

Gonçalo Gonçalves, uma outra testemunha do mesmo processo e também natural de Valongo diz também que "conheceu a João Loureiro (...) e também conheceu a Catarina da Fonseca (...) e que [João de Loureiro] vive de sua fazenda e Rendas em que trata e ela foi alguns anos padeira e depois que teve cabedal não tratou de ofício algum (...)"

As Rendas de que falam as testemunhas eram as Sisas do concelho da Maia.

E mais não lhe sei dizer, pelo menos por enquanto . Se tiver novidades dir-lhe-ei.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar da Fonseca de Valongo

#131927 | miguelnoutel | 23 out 2006 00:43 | Em resposta a: #131862

Caro Gui Maia Loureiro,

Eu é que agradeço a sua gentileza e disponibilidade, agradecendo antecipadamente toda a informação que, eventualmente, me vier a facultar.
Também eu vou tentar outras fontes (com as habilitações de genere não me parece que vá muito mais longe, pelo que vou tentar identificar as CBA's, procurando a justificação para os quarteis de Fonseca - muito provavelmente dirão qualquer coisa como "descendia elle suplicante da geração dos Fonsecas deste Reyno", sem mais, mas vou tentar!), ficando prometido que qualquer desenvolvimento lhe será comunicado.
Ainda assim, arrisco a afirmar que, muito provávelmente, são da mesma família.

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Valongo

#260104 | MPA00 | 07 ago 2010 14:36 | Em resposta a: #30881

Caro Gui Maia Loureiro

Tenho uma linha enorme de Valongo que certamente cruzará com as suas seria possivel trocarmos dados. Agradecia que que facultasse o seu mail para lhe enviar as minhas ascendências. Tenho entre outras, Alvares do Vale, Rochas, Sousas, Loureiros etc...

Melhores cumprimentos

Miguel Abreu

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#379314 | lizzykatze | 30 mar 2017 02:25 | Em resposta a: #30881

caros confrades
sou descendente de Domingos de Payva Dias, portugues, natural da freguesia de Sao Mamede da vila de Valongo, do bispado do Porto, Portugal, filho de Manoel de Paiva Lagartao e Maria Oliveira Dias, ambos da freguesia de Sao Mamede.

Domingos de Payva Dias viveu no seculo XVII
Agradeço qualquer informação sobre estes antepassados

Melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#419969 | marianafdmagalhaes | 12 dez 2019 17:36 | Em resposta a: #379314

Olá, tudo bem? Me chamo mariana, e moro no Brasil. Segundo a minha linhagem genealógica descendemos de um mesmo membro, Domingos de Pavia Dias. Gostaria de saber se através de suas buscas encontrou registros além dos pais dele, Manoel Lagartao e Maria de Oliveira. Se pudesse, gostaria que me compartilhasse os dados. Grata e grande Abraço.

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#437802 | Allmascoliveira | 26 nov 2021 23:18 | Em resposta a: #30881

Prezados,

Sou descendente de Antonio Pinto Ferreira, casado com Isabel João, pelo seu filho Domingos Pinto Ferreira (n.1710), casado com Clara Antônia de Barros.

Todos de Valongo.

Estou buscando parentes ou quem possa ajudar a ampliar este ramo.

Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#437828 | ELIANEGOMES65 | 28 nov 2021 18:02 | Em resposta a: #260104

Boa noite MPA

Estava vendo tua mensagem, e vi que você tem LOUREIRO NA FAMILIA, este LOUREIRO vem da família de , Daniel Loureiro, ANA LOUREIRO, Origem de, FREGUESIA DE MARTINS,

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#437834 | Allmascoliveira | 28 nov 2021 19:28 | Em resposta a: #30881

Prezados, consegui as respostas à minha pergunta anterior. Minha linhagem paterna direta me leva ao Valongo do séc XVI. Minhas gerações naturais do Valongo:

Unodecavós: Manoel Antônio de Suzam, profissão sapateiro, (n.~1564 f.1649), deixou testamento (ainda não encontrei), casou com Maria Gonçalves (n~1564 f.1630). Moradores na rua Nova.

Decavós: Manoel Antônio, o corisco, profissão vendeiro (n~1589 f.1666), casou em 1626 com Domingas Antônia (f.1648).

Nonavós: João Ferreira Pinto (n.1641 f.1695), casou em 1660 com Ana Marques (f.1699).

Octavós: Antônio Pinto Ferreira (n.1683) casou com Isabel João.

Heptavós: Domingos Pinto Ferreira (n.1710), casou com Clara Antônia de Barros. Moradores na rua da Portela.

Hexavô: Manoel Pinto de Barros, que foi Alferes no Brasil e se casou no Brasil com Ana Maria da Encarnação, filha de portugueses.

Qualquer informação sobre este ramo será bem vinda.

Meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#437935 | machadojon | 07 dez 2021 00:17 | Em resposta a: #30881

Boa tarde, estou investigando minha família iniciando em por volta de 1770, dias, Bernardes, Marquês das Neves e Souza.
Como iniciei a pesquisa nessa freguesia recentemente, gostava de saber se possui algum arquivo, especialmente para pesquisar o Tabelião Manoel de Souza (1740).
Meus melhores cumprimentos,
Jonathan Machado.

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#439131 | Neves Freitas | 08 fev 2022 15:44 | Em resposta a: #437935

Ola,
Tenho ascendestes por parte de uma avo materna de Valongo. Esse meu bisavô era Joaquim de Sousa Neves e o pai dele ou outro ascendente veio para Guimaraes, onde eu nasci e vivo.
Sera que me conseguem enquadrar nalgum contexto familiar?
Obrigado.

Manuel Baltazar

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#439135 | Neves Freitas | 08 fev 2022 16:04 | Em resposta a: #30881

Olá novamente,

Na verdade pesquisei na minha árvore genealógica e também descendo desse Tabelião Manuel de Sousa. É o último num ramo da árvore pelo que não tenho conhecimento de ascendências para trás nem datas. A única informação que tenho é que a sua esposa se chamava Maria Antónia.
Gostaria de pedir a Jonathan Machado o favor de entrar em contacto comigo para falarmos do dito assunto.

Grato.

email: baltazarmaga@gmail.com

Manuel Baltazar

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#439142 | ELIANEGOMES65 | 08 fev 2022 17:22 | Em resposta a: #30881

BOA TARDE GUI

QUEM DA FAMILIA LOUREIRO VOCE BUSCA.....UM TEMPO ATRAS ESTE SITE ME AJUDOU ENCONTRAR MEU BISAVO * Francisco da silva Loureiro.....Encontrei tudo que precisava em Braga que foi onde estava os documentos. HOJE ESTOU EM PORTUGAL morando em porto.....GRACAS A ESTE SITE pude dar entrada na cidadania e toda minha família tb poderá. se eu puder ajudar... estou perto da freguesia que mencionou. um abraco

Resposta

Link directo:

Famílias de Valongo

#439153 | Neves Freitas | 09 fev 2022 09:53 | Em resposta a: #439142

Eu estou so a fazer a minha arvore genealogica. Edtava a falar de Manuel de Sousa Tabelião de Valongo.
Agora vou tentar descobrir sobre alguns ascendentes da familia Neves em Valongo.
Se alguém tiver ascendentes Neves em Valongo pedia informação
Obrigado
Manuel Baltazar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen