Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#30957 | JPL | 19 nov 2002 22:23

Caros Amigos,

Poder-me-á, alguém ajudar acerca deste enigma? Esta Senhora, minha 6ª avó, filha de António Fernandes Carmona e de Maria Custódia do Rêgo, também me aparece documentada apenas como Joana Bernarda de Rego Telles Carmona. Não consigo no entanto, entender de onde vêm aqueles últimos apelidos (Velez e Castelo Branco). Casou a 12 de Julho de 1756 com José Martins Pereira Goulão, Capitão Mor das Ordenanças de Castelo Branco. Dentre outros, foi mãe de João José Martins Pereira do Rego Goulão, fidalgo de cota de armas com Brasão partido em pala de PEREIRA e de REGO (por Carta datada de 20-III-1821). Caso alguém me possa dar mais alguma informação, desde já agradeço.

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#30958 | alentejo | 19 nov 2002 22:39 | Em resposta a: #30957

Caro Zé Pedro,

Conheço duas famílias que usaram esses apelidos, juntos. Uma, de Arronches, que vem tratada nas famílias de Portalegre. O apelido Rego existe em abundância no alto alentejo (Silveira Rego, Rego Mexia, p.e.). Carmonas não conheço nessa zona, um ou outro de passagem, talvez.
Outra família que fez uso desses apelidos tem origem em Águeda e depois espalhou-se pela Beira. Desta última tenho alguns elementos, porque são velezes, de Portalegre. Vou ver se os descubro.

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#30959 | JPL | 19 nov 2002 22:53 | Em resposta a: #30958

Caro Nuno,

Pelo que dizes, parece-me mais lógico ser essa família oriunda de Águeda. A minha pergunta, agora que a releio, parece um pouco confusa, mas o que pretendo é ascender algumas gerações desta minha antepassada e certificar-me onde vai ela buscar o Velez e Castelo Branco.

Sempre não podes ir no Sábado a Coimbra?
Mesmo que não vás telefono-te para te dar um abraço.

Bem hajas pela resposta,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#30961 | alentejo | 19 nov 2002 23:07 | Em resposta a: #30959

Zé Pedro,

Vou ver aquilo que tenho desses de Águeda, juntei elementos para o livro de portalegre, mas como a descendência era muita desisti, porque já não tinha págs. para isso.
Só não vou às Lágrimas pelo aniv. Haverá outras oportunidades :-)

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#31053 | gonçalo calheiros | 21 nov 2002 15:32 | Em resposta a: #30959

Caro Zé Pedro
Sou descendente desses Velezes Castelo-Branco,de Águeda e Ois do Bairro.Talvez consiga elementos para ti.Falamos em Coimbra.
Abç
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#31070 | jpcmt | 21 nov 2002 18:47 | Em resposta a: #30957

Caro Confrade,
Uma hipótese, algo peregrina: Conhecem-se casos em que senhoras juntaram ao seu sobrenome o da madrinha de baptismo! Será?
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#31085 | JPL | 22 nov 2002 00:29 | Em resposta a: #31070

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira,

Tudo Pode ser possível, uma vez que não possuo qualquer assento que faça alusão a esta minha antepassada. Neste momento, apenas por mera intuição, inclino-me para a possibilidade adiantada pelo Nuno Borrego que me atira mais uma vez para parentesco com o meu já primo por afinidade,Gonçalo Bandeira Calheiros.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Joana Bernarda Rego Teles Carmona Velez Castelo B.

#54301 | Joana | 24 dez 2003 18:17 | Em resposta a: #30958

Caro NB
Os Carmona são muito usuais em Cebolais de Cima (Castelo Branco), aos quais pertence a minha mãe.Eram uma grande família de industriais mas ao que me parece foram à falência.Se souber alguma coisa digo.Esta msg n me parece ter a ver com o que aqui é pedido mas achei que por bem dizer isto para completar as informações do fórum.Cumprimentos Joana Rocha.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 13:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen