Origens do nome 'Nogueira'

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origens do nome 'Nogueira'

#313 | Ana | 29 set 2000 13:16

Tenho andado a tentar reconstruir as minhas origens. Já tenho alguma coisa, mas pouco. Alguém tem alguma informação sobre uma família "Nogueira", da zona de Oliveira do Conde, actual Carregal do Sal - Viseu?

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome \'Nogueira\'

#677 | queky | 26 out 2000 16:25 | Em resposta a: #313

Eu vivo e Sintra. Pensamos que as origens da minha familia Nogueira de Andrade seja de Viseu/ Fundão (estamos em 17??). Não sabemos muito dessa data é dificil encontrar informação. Sabemos que os Nogueira de Andrade vieram para Lisboa a serviço do rei, tendo sido cavaleiros da corte.

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome \\\'Nogueira\\\'

#690 | Ana | 27 out 2000 13:39 | Em resposta a: #677

Talvez tenha alguma coisa a ver com o que procuro. Como conseguiram chegar até essa informação de que eram cavaleiros da corte?

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome \\\\\\\'Nogueira\\\\\\\'

#692 | queky | 27 out 2000 17:53 | Em resposta a: #690

Devido à documentação que existe na torre do tombo em Lisboa, relativamente aos antepassados de minha mâe.
No Palácio de Sintra entre as familias da nobreza fidalga (não eram nobreza coroada) encontra-se o brasão dos de Andrada, que representava os Nogueira de Andrada no Concelho.

Devo também informar-te que a partir de 1900 devido a várias doenças que afectaram o país, em especial a pneumónica, muitos dos meus tios bisavós faleceram. Os seus negócios ficaram perdidos no tempo e parte dos seus filhos menores entre os 6 e os 13 anos sendo criados por tutores foram roubados e alguns nem tiveram acesso a alfabetização. As suas propriedades foram todas roubadas através de testamentos falsos e pedidos de usocapião. Apenas conseguimos saber de parte da história quando minha avó faleceu há 15 anos atrás.

Não temos a certeza quanto ao nome do primeiro Nogueira de Andrada que veio das Beiras, mas mais tarde indico-te o que se pensa ser. O que com certeza te posso indicar (a data depois confirmo) é que Amaro Nogueira de Andrada casou com D. Luzia do Espirito Santo (17??) e a minha ascendência materna vem daí. Penso que este nome Amaro, te possa servir de referência e talvez seja mais fácil para ti junto dos acentos paroquiais encontrares o nome dos pais dele e ver se tem algo em comum com a tua familia!
Um abraço Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome \'Nogueira\'

#732 | linhagens | 31 out 2000 18:39 | Em resposta a: #313

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome \\\'Nogueira\\\'

#774 | smenin | 05 nov 2000 04:53 | Em resposta a: #732

Prezado Jacinto Bettencourt
Peço a gentileza de verificar os recados que deixei em outros tópicos próximos, acerca da dificuldade que estou encontrando na obtenção de respostas por parte dessa empresa.
Obrigado
Sérgio Menin Teixeira de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome \\\\\\\\\\\\\\\'Nogueira\\\\\\\\\\\\\\\'

#927 | FernandoSaMonteiro | 18 nov 2000 19:24 | Em resposta a: #692

Prezada Sandra:
Apenas três pequenas rectificações.
1ª a nobreza representada na "Sala dos Veados" ou "Sala dos Brasões" do Palácio Nacional de Sintra, também conhecido por "Palácio da Vila", era, muita dela nobreza "coroada" como lhe chama, ou mais correctamente, nobreza titulada. Veja-se o caso dos Noronhas,Castros, Ataídes, Coutinhos, Eças, Menezes, Silvas, e tantas outras ali representadas. Ou seja, as famílias de maior valimento, de maior posição na corte de então.
Por isso, seria conveniente não cair nesse erro... Leia o conhecido estudo de Anselmo Braamcamp Freire, "Brasões da Sala de Sintra".
2º Seguidamente, o apelido ali representado é dos "Andradas" ou "Andrades Freires" como também ficaram conhecidos (oriundos dos senhores do castelo de Andrada, na Galiza, senhores de Vilalva, Ferrol, Puentedeume, etc.).
3º Os Andrades a que se refere o dito brasão da Sala dos Veados, não representa de forma alguma essa família Nogueira de Andrade! Todos os brasões ali representados (da nobreza de corte à data, saliente-se, isto é entre 1515 e 1520, data em que terão sido pintados, por ordem de D. Manuel I) refere-se sempre à representação de Casa. No caso dos Andrades ou Andrades Freires, portugueses, a representação estava então nos senhores de Bobadela, Lagos da Beira, Ferreira e Alcoutim, futuros condes de Bobadela e Camarido.
Desculpe-me estas pequenas notas, que me pareceram de interesse.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome 'Nogueira'

#15658 | Lordelo | 12 jan 2002 18:12 | Em resposta a: #313

Sou um nogueira caro precise de ajuda .
lordelo@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome 'Nogueira'

#62427 | Angie | 13 abr 2004 11:10 | Em resposta a: #15658

Eu sou Nogueira e gostaria de saber mais acerca das origens do nome.

Agradeço a sua colaboração.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome 'Nogueira'

#67163 | Nogueira | 10 jun 2004 19:20 | Em resposta a: #313

Os meus antepassados (bisavós) eram de Ansião, Leiria, mas as suas origens são mais a norte...

Já aqui coloquei um tópico (sem ter reparado nestes...) para saber o mesmo mas não obtive resposta!...

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome 'Nogueira'

#67164 | Nogueira | 10 jun 2004 19:21 | Em resposta a: #313

Os meus antepassados (bisavós) eram de Ansião, Leiria, mas as suas origens são mais a norte...

Já aqui coloquei um tópico (sem ter reparado nestes...) para saber o mesmo mas não obtive resposta!...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 11:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen