Família Santos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Santos

#314 | Ana | 29 set 2000 13:18

Procuro também a família Santos, da zona de Alenquer. Se alguém me puder ajudar, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#483 | Francisca | 10 out 2000 22:57 | Em resposta a: #314

Querida Ana,
tal já informei a outros listeiros, conheço um óptimo genealogista profissional, que ainda por cima é barato, e que sei que é de confiança e muito capaz. Fez-me a minha árvora, Baptistas de Alvaiázere.

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#486 | Ana | 11 out 2000 13:20 | Em resposta a: #483

Obrigado, Francisca. Vou tentar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#647 | Colibri | 22 out 2000 22:28 | Em resposta a: #314

Ana
Sou da zona de Vila do Conde e minha mãe é Santos de família se vc achar que pode ter alguma ligação.....
Eu estou aqui para ajudar no que puder.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#652 | linhagens | 23 out 2000 16:39 | Em resposta a: #314

Ex.ma Senhora, convem dar mais informações (datas, nomes, etc...).

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#655 | NISGM | 23 out 2000 18:38 | Em resposta a: #314

espero que o autor do site não se zangue por estar a citar o seu trabalho, mas envio o que na ligação "Comentários" ele escreveu a propósito do nome Batista e que também é mais do que adequado a Santos.
se quiserem um tetravô meu de Celorico de Bastos era Santos, tenho um colega de Lamego também Santos, outro de Fátima que também o é e ainda outro da Bobadela.
Também em alenquer devem haver muitos.


"Nesta primeira fase de arranque do site houve a preocupação de incluir os nomes portugueses que identificam famílias em sentido alargado de que se conhecem com mais ou menos rigor as origens. Batista não é o caso.
Porque não é uma nome de família mas um sobrenome de invocação religiosa que foi em tempos recentes adoptado como apelido.
Por ser primo de Jesus e O ter baptizado, S. João Batista sempre foi um santo muito querido dos cristãos. O nome composto - João Batista - foi quase tão comum como José (pai de Jesus), José Maria (pai e mãe), António (do Santo de Lisboa) etc. É sobretudo depois da revolução liberal (1834) que se começa a verificar em Portugal - e isso é óbvio na consulta dos registos paroquiais - a utilização de sobrenomes como apelidos. E os milhares de João Batistas que havia, passaram Batista aos filhos como apelido, como o mesmo fizeram os milhares de Antónios, Josés ou Manuéis dos Santos (leia-se de todos os Santos e de nenhum em particular) transformaram esta invocação que os pais lhes deram no baptismo num apelido que transmitiram à descendência. Isto mesmo se aplica a todos os nomes próprios que nos dias de hoje são apelidos. E a todos os de invocação religiosa como o seu - Santos, Reis (dos Reis Magos), Trindade, Sacramento, Encarnação, Carmo, Assunção, etc., etc. Por tudo o que aqui ficou dito, percebe que não há uma família Batista. Há milhares de famílias Batista espalhadas pelo país e pelo mundo, sem que nenhuma relação de parentesco exista entre elas."

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#664 | Ana | 25 out 2000 14:01 | Em resposta a: #655

É natural que em Alenquer haja muitos "Santos", como deve haver "Baptista", "Silva" ou "Sousa", assim como em qualquer outra localidade.
Quando fiz a pergunta era à procura de uma ajuda, mais nada...

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#676 | linhagens | 26 out 2000 15:32 | Em resposta a: #664

Cara Ana,

Vejo que uma cliente minha - Francisca Guerra - lhe deixou uma mensagem a recomendar-me.
De qualquer forma, não desmoralize com o facto de existirem muitas famílias com este apelido. Ao contrário da teoria - que é demasiado generalista e, por vezes, preconceituosa - as famílias Santos, Baptista ou Sousa merecem sempre ser investigadas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#679 | NISGM | 26 out 2000 16:40 | Em resposta a: #676

por falar em não desmoralizar e continuando no tema santos:
Como se encontra uma pessoa cuja única informação que se tem é que se chamava manuel dos santos e era avô materno de um antónio nascido em 1845, em arnóia, Celorico de Basto?
os assentos de baptismo da prevísivel altura de nascimento(finais de XVIII e inícios de XIX)têm muitos manuéis.
os apelidos dos pais é que não ajudam por aí além. não havendo nenhum que seja santos, como optar?
há presumíveis pentavôs difíceis.
enquanto a busca de assentos de óbito, baptismo e casamento mais recente se processou, quer em conservatória do registo civil quer em arquivos distritais, não houve especiais entraves.

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#778 | smenin | 05 nov 2000 05:16 | Em resposta a: #652

Prezado Jacinto Bettencourt
Quando registrei o objeto do meu interesse em outro tópico deste Fórum, essa empresa também solicitou-me mais informações e ofereceu ajuda profissional.
Perdi um tempo enorme organizando as informações e enviando as mensagens para o endereço que foi sugerido por essa empresa, que é o mesmo indicado acima, e não obtive qualquer resposta.
Deixei essa mesma observação em outros tópicos deste Fórum, na expectativa de que o recado seja percebido por essa empresa, para que possa ter uma resposta final.
Obrigado
Sérgio Menin Teixeira de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#9046 | ptunes | 12 set 2001 18:27 | Em resposta a: #483

Cara Francisca,
seria possivel dar-me o contacto desse genealogista? e já agora informar-me se tem referência na sua árvore a algum Rafael Baptista da freguesia do Cabeçudo concelho da Sertã?
ficaria grato com essas informações.
Atentamente
Pedro Antunes
pedro.antunes@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#13413 | MENDES | 24 nov 2001 00:57 | Em resposta a: #483

gostaria se possível dar-me informações sobre a sua família Baptista de Alvaiazere,pois poderá também ser aminha pois o meu bisavô era dessa vila e se chamava Adriano Alves Baptista casado com Francelina Amália ,sei também serem primos de um Lucindo Frazão (quinta dos Casalinhos -Pussos) Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos

#13434 | branca luz | 25 nov 2001 15:10 | Em resposta a: #314

procuro tambem pela familia Santos, sou brasileira...pelo que vi esta muito dificil localizar...sao inumeras familias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen