Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#31438 | Rodrigo Carvalho | 01 dez 2002 13:45

Pesquiso a família Campolina, de origem portuguesa, Freguesia de São Miguel de Fiscal, Termo de Amares Arcebispado de Braga. Consegui muitas informações e documentos no Brasil e agora procuramos em Portugal.

Rodrigo Pedroso de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#111556 | wildcamp | 08 fev 2006 10:59 | Em resposta a: #31438

Olá Rodrigo!
Meu nome é William Campolina, gostaria de saber se vc poderia me ajudar...
pretendo ter a cidadania portuguesa ou pelo menos o passaporte português..
o que eu faço? eu tenho direito? como faço pra saber? e se tiver direito como eu consigo?
meu e-mail é wildcampbr@yahoo.com.br ou williamcampolina@hotmail.com
aguardo a sua resposta...

grato pela atenção

William Campolina

Resposta

Link directo:

RE: Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#111790 | Antoniomota | 10 fev 2006 23:08 | Em resposta a: #31438

Caro Rodrigo Pedroso Carvalho

Também descendo dos Campelina, como aqui se denominava, partindo a minha descendência da 3ª filha Angela, nascida em 15.11.1741 e vocês os Campolinas, do Brasil, do Manoel António, nascido em 26.6.1750.
Como é lógico tenho bastante elementos, no entanto, penso que há confrades como o Pedro Rocha, talvez melhor documentado. Se puder ajudar em algo, disponha.

Um grande abraço ancestral
António Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#111823 | Rodrigo Carvalho | 11 fev 2006 13:44 | Em resposta a: #111790

Prezado António Mota,

é com grande satisfação que "conheço" mais um Campelina em Portugal. Já mantive vários contatos com o Pedro Rocha, que inclusive nos passou muitas informações e dados de pesquisa interessantes. Caso possa contribuir, toda informação inclusive dos diversos ramos existentes da Família Campelina, são interessantes. Também possuo informações do ramo brasileiro e de Portugal. Meu endereço eletrônico é rodrigo@irriplan.com.br .

A raça de cavalos Campolina, foi iniciada por Cassiano Antônio da Silva Campolina, um bisneto do manoel António. Possuo muita documentação dos Campolinas no Brasil, inclusive o Testamento do Manoel António.

Quanto a Família Campolina, aqui no Brasil, ainda temos que desvendar muita coisa e achar, enquadrar um ramo, mas para nós, que partimos do zero, já encontramos muita coisa.

Apesar das pesquisas quase sem continuidade, atualmente, eu, Carlos Alberto Vianna Campolina (meu primo em segundo grau) e o Virgílio Pereira de Almeida, procuramos pesquisar. O Virgílio tem um "site", www.nggenealogia.com.br, que merece ser visitado, porém, encontra-se em fase de alterações.

Já fizemos 33 Encontros da Família Campolina no Brasil, no último, até encaminhei ao Pedro Rocha uma cópia do convite (via internet). Dentro do que voc~e tem de pesquisas, pode mandar que será de muito bom grado, e caso queira receber o que tenho, será um prazer.

Há outros tópicos sobre Campolinas/Campelinas, no Genea, tais como Família Campleina - De Sylva a Campolina, Arquivo Distritald e Braga e Família Campolina (o pessoal do ADB é NOTA 10). O Pedro Rocha postou muita coisa, e você pode encontrar pesquisando: procha, por autor.

Com enorme satisfação, um grande e cordial abraço ancestral, do primo Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#111825 | Rodrigo Carvalho | 11 fev 2006 13:47 | Em resposta a: #111823

Apenas corrigindo, foram 3 e não 33 encontros da Família Campolina no Brasil, este ano, teremos mais 1, assim que estiver confirmado e agendado, convidaremos os primos portugueses.

Cordiais e ancestrais saudações, Rodrigo

Resposta

Link directo:

Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#429948 | FS | 27 dez 2020 08:05 | Em resposta a: #31438

Bom Dia Caro Confrade ou Primo Distante
Também eu descendo dos Campelinas por via de Angela da Silva nascida a 15-11-1741, como o confrade António Mota, só agora começei por Amares e ainda estou no começo, mas gostaria de saber mais da parte que foi para o Brasil.
Melhores cumprimentos
FS

Resposta

Link directo:

Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#443742 | Rodrigo Carvalho | 18 out 2022 11:51 | Em resposta a: #429948

Prezado, progredimos muito nos estudos da Família Campolina-Campelina. Em breve um primo em 2o. e 5o. graus irá publicar um livro sobre nossa história. O senhor é descendente de uma irmã de Manoel Antônio da Silva Campolina, do qual sou descendente. Mas há outros ramos no Brasil, seja de sobrinhos, talvez primos e mesmo o ramo Arantes Campolina, que acreditamos ser oriundo da descendência de um tio do referido Manoel Antônio. Temos muitos documentos obtidos junto ao Arquivo Distrital de Braga, além de informações fornecidas pelo Pedro Rocha, Antônio Gonçalves dentre outros. .

Resposta

Link directo:

Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#443743 | Rodrigo Carvalho | 18 out 2022 11:55 | Em resposta a: #31438

A região onde se fixaram os primeiros Campolinas no Brasil é do atual municípoio de São Brás do Suaçuí, próxima a Conselheiro Lafaiete, Estadod e Minas Gerais. Um bisneto do manoel Antônio foi quem iniciou a conhecida Raça de Cavalos Campolina. Manoel Antônio foi tropeiro, fazendeiro e deixou mujitos bens na região e em Diamantina/MG. Atualmente, Campolina é uma tradicional e conhecida Família. O livro do Carlos Alberto irá apresentar ampla história da Família e aqui no Brasil, cuja base é o Estadod e Minas Gerais e sua capital, Belo Horizonte.

Resposta

Link directo:

Família Campolina - De Portugal a Minas Gerais

#443744 | Rodrigo Carvalho | 18 out 2022 11:56 | Em resposta a: #111556

Prezado William, em breve teremos o livro da Família Campolina, de autoria de Carlos Alberto Vianna Campolina.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen