Famílias Fábregas, Rocafort e Casas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia

Famílias Fábregas, Rocafort e Casas

#31444 | Rodrigo Carvalho | 01 dez 2002 13:59

Minha bisavó era espanhola, natural de Marin, Província de Pontevedra, Galícia. Meu avô esteve na Espanha em 1957 e fez contatos com nossos parentes. Consegui restabelece-los com membros da família Rocafort (origens catalãs, como a família Fábregas, porem foram à Galícia no século XIX). Procuro membros dessas famílias, principalmente, a família Casas, do pai de minha bisavó. Esta família era radicada em Pontevedra e Cangas.

Rodrigo Pedroso de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Fábregas, Rocafort e Casas

#81145 | mariacasas | 07 jan 2005 19:38 | Em resposta a: #31444

Não me parece encontrar ligação do apelido Casas a Fábregas ou Rocafort. Este apelido entrou na família no séc. XVIII com a passagem a Portugal de um espanhol.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Fábregas, Rocafort e Casas

#204192 | mariacasas | 27 jul 2008 13:33 | Em resposta a: #31444

Caro Rodrigo Carvalho,
nesta fase da minha pesquisa já lhe posso responder á sua questão colocada em 2007. Na realidade encontro um ramo directo dos Casas em Gurgueiro, proximo de Pontevedra e de Santiago de Compostela, cujo apelido é Miguelez, no sec. XVIII.
Ainda continuo a pesquisar...antecedentes a este seculo.
Maria Casas

Resposta

Link directo:

FABREGAS NO BRASIL

#204211 | FGJ | 27 jul 2008 17:21 | Em resposta a: #31444

SEBASTIÃO FABREGAS.1855-Proprietário do teatro situado na esquina da Rua Bonita_atual Caetano Furquim_com Rua do Teatro_atual Visconde de Araxá, na cidade de Vassouras-RJ (MACHADO, Lielza Lemos.”Vassouras, recanto histórico do Brasil”.Vassouras,2000.Pag.97)

SEBASTIÃO FÁBREGAS SURIGUÉ. 1817= Em 18-10-1817 foi-lhe concedido o privilégio para estabelecer uma linha de diligências do Centro ao Palácio da Boa Vista, em São Cristóvão, até a Fazenda de Santa Cruz. O serviço tinha dupla finalidade: facilitar o transporte das malas de Correio e proporcionar uma condução cômoda às pessoas que quisessem beijar a mão de Dom João VI (Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, Cidade em Movimento , Rio de Janeiro 2003,pág .29). Consta que esta concessão de transporte a SEBASTIÃO FABREGAS SURIGUÉ acha-se arquivada na seção de manuscritos da BN e seria”Leitura fantástica!!!”.
FGJ/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#324124 | mariacasas | 26 fev 2013 16:01 | Em resposta a: #204211

Boa tarde Rodrigo Carvalho

consegiu mais alguma descoberta com a sua pesquisa?
Aqui no genea tem uma família de "Constança Casas Barbieri" , talvez ainda se ligue com a dos Casas aí no Brasil =)

Cumprimentos

Constança Casas

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330549 | isabel71 | 08 jun 2013 00:04 | Em resposta a: #324124

Boa noite Constança Casas,

Eu pertenço à família de Constança Casas Gomes Barbieri de Figueiredo (que era irmã da minha avó materna) que mencionou na sua mensagem. O meu trisavô Manuel Casas Gomes, nasceu em Trazo, Corunha e veio para o Porto onde ficou e deixou descendencia. Por acaso faz parte desta família? Reparei que o seu nome de família ainda é Casas!
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330558 | mariacasas | 08 jun 2013 13:55 | Em resposta a: #330549

Boa tarde Isabel Ferreira

efectivamente não sei responder, fiz a genealogia de um dos ramos paternos e reparei que do lado Casas há um ramo de Gurgueiro, Santiago de Compostela, mas até ao séc. XVII são de tras os montes Vimioso, e Argozêlo, têem apelidos Costa e Rodrigues, Gomes também aparece.
Entretanto gostaria de saber a origem destes Casas visto que na torre do tombo de Bragança me indicaram que é um ramo muito antigo. Os Rodrigues foram patriarcas dessas zonas, e como referi pretendia descobrir a origem deste apelido Casas, que ainda mantemos como apelido.

Agradeço desde já a sua amável resposta, os melhores cumprimentos
Constança Casas

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330565 | isabel71 | 08 jun 2013 19:29 | Em resposta a: #330558

Boa tarde Constança Casas,

Muito obrigada pela sua mensagem. Dado que eu apenas consegui ir até meados do século XVIII (1754) na minha pesquisa pela família Casas, não é impossível que nos possamos encontrar pelo século XVII...o mais antigo antepassado galego que tenho conhecimento, chamava-se António das Casas, e era natural de Morlan, Corunha, que dista cerca de 50 km de Gurgueiro, localidade do seu antepassado. Quem sabe se não teremos um antepassado comum!

Mais uma vez obrigada pela sua resposta e boa sorte para as suas pesquisas.
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330571 | mariacasas | 08 jun 2013 22:50 | Em resposta a: #330565

Boa noite Isabel
Fiquei com interesse em saber se algum dos seus Casas foi de Trás os Montes, talvez assim seja mais fácil perceber as ligações, será q me pode ajudar?
Saudações
Constança

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330572 | isabel71 | 08 jun 2013 23:10 | Em resposta a: #330571

Boa noite Constança,

Tenho muitos antepassados de Trás-os-Montes, mas não dão origem aos Casas. Este meu trisavô veio directamente de San Juan de Campo-Trazo na Corunha, para o Porto onde casou com uma portuguesa, natural de Guimarães. Os pais dele Melchior Casas e Andrea Gomes são naturais do concelho de Trazo.
Pode ser apenas uma coincidência de nome ou então quem sabe, se os seus Casas vieram bem antes para Portugal e se eu conseguir ir mais umas vezes ao Arquivo de Santiago de Compostela pesquisar os livros paroquiais, pode ser que consiga estabelecer alguma ligação com os meus, até porque a distância entre as duas localidades é apenas de 50km. Por agora, infelizmente, não consigo estabelecer nenhuma ligação!
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330602 | mariacasas | 09 jun 2013 15:02 | Em resposta a: #330572

Boa tarde Isabel

Os apelidos dos meus que datam de 1684 são: Maria Rodrigues (de Argozelo)Rodrigues de Cepeda, Afonso, Alves da Costa (estes de 1670-50 cruzam com Casas, nascidos em Vimioso) Manuel Alves Casas (1739 nascido em Argozelo, que cruza com José Dieguez natural de Gurgueiro).
Vamos mantendo o contacto e a pesquisa =)

saudações
Constança

Resposta

Link directo:

RE: FABREGAS NO BRASIL

#330605 | isabel71 | 09 jun 2013 16:36 | Em resposta a: #330602

Boa tarde Constança,

Se conseguir descobrir mais alguma coisa, comunicarei imediatamente! Agora fiquei de tal modo curiosa que vou tentar organizar uma nova ida a Santiago para poder fazer mais algumas pesquisas. Se conseguir algo mais, será a primeira a saber! Um bom domingo e até breve (espero eu!) :)

Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen