Pimentel Teixeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Pimentel Teixeira

#31589 | ATM | 04 dez 2002 07:27

Caro Luis262 (primo ?)

Procuro a ligacao familiar entre Francisco Maria Teixeira Pimentel e Jose Antonio Alvares Pimentel Teixeira e deste com D. Maria da Conceicao Frois Gil Ferrao de Pimentel Teixeira.

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#31646 | Francisco de Novais | 05 dez 2002 02:12 | Em resposta a: #31589

Caro António Mendes

José António Álvares Pimentel Teixeira foi fidalgo de cota d'armas (escudo partido com Pimenteis e Teixeiras)e capitão-mór da comarca das Cinco-Vilas e Figueiró dos Vinhos.

A sua carta de brasão d'armas foi passada a 4 de Agosto de 1767.

A família deste fidalgo foi propritária do solar dos Pimenteis Teixeiras e da quinta da Boavista (ornamentadas com as respectivas pedras d'armas) na freguesia de Maçãs de D.Maria, Concelho de Alvaiázere, Distrito de Leiria.

Fontes bibliográficas:"Arquivo Heráldico-Genealógico",CBA nº1414,do Visconde de Sanches de Baêna ; "Inventário Artístico do Distrito de Leiria",págs 24 e 25, de Gustavo de Matos Sequeira.

Com os melhores cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#31657 | vbriteiros | 05 dez 2002 11:33 | Em resposta a: #31589

Caro António Mendes:
Julgo que ao citar D. Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira, se refere à "Sãozinha" falecida em odor de santidade no Hospital de S. Luís - Lisboa em 6 de Junho de 1940.
Curiosamente um amigo meu , de apelido Abreu, disse-me há dias que era familiar da Sãozinha.
Se tiver interesse posso indagar junto desse amigo o parentesco e se envolve as pessoas que citou.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#31760 | luis262 | 07 dez 2002 01:58 | Em resposta a: #31589

Caro António Somos realmente primos, uma vez que os nossos avós maternos eram irmãos. Nunca tive o gosto de te conhecer pessoalmente, mas ainda há bem pouco tempo, estive com a tua mãe e com a tua tia Céu, em Carcavelos... Indo agora direito ao assunto, Francisco Maria Teixeira Pimentel, nosso comum tetravô, foi baptizado a 13 de Janeiro de 1797,na capela da casa de seus pais. Foi filho de José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira e de Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade ,neto paterno de José António Alvares Pimentel Teixeira ,Capitão môr da comarca das Cinco Vilas e da de Figueiró dos Vinhos e de Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira e neto materno de Vicente António de Paiva Manso, Capitão mor de Miranda do Corvo e de Maria Rosa Xavier Freire de Andrade. Possuo certidões de baptismo e de casamento destes nossos familiares ,que pedi ao Arquivo Distrital de Leiria, bem como dados sobre os pais e avós de José António Alvares Pimentel Teixeira ,que recolhi na torre do Tombo e que poderei pôr ,quando quiseres, à tua disposição. Aliàs já enviei estes e outros dados ao Genealogia e aguardo a sua edição. Quanto à pessoa a que te referes ,se se trata da Sãozinha, sempre ouvi dizer que era nossa parente. Vou tentar saber alguma coisa. Um abraço e dispõe sempre . Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#31778 | ATM | 08 dez 2002 08:30 | Em resposta a: #31589

Caros Novais, Briteiros e Picarra

Obrigado pelas informacoes enviadas, que clarificaram certa confusao da minha parte.

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#36664 | luis262 | 28 fev 2003 00:59 | Em resposta a: #31760

Caros participantes do Forum:
No "Arquivo Heráldico" do Visconde de Sanches de Baena,CBA nº1414,para além do já mencionado anteriormente, refere-se que, José António Álvares Pimentel Teixeira, foi filho de Domingos Álvares Simões Pimentel e Maria da Nazareth Teixeira - esta irmã do reverendo doutor Manuel Rodrigues Teixeira, tesoureiro-môr da Catedral de Coimbra e provedor da mesma cidade e bispado - e neto paterno de António Pimentel de Abreu e de Joana Simões Biguina e materno de Domingos Rodrigues e de Maria Martins Teixeira. Alguém terá alguma informação sobre estes Pimentéis, provávelmente originários da região de Coimbra ou Figueiró dos Vinhos,em princípios do séc.XIII (o pai),fins do séc.XVII,(o avô)? Eu sei que é um pouco vago, mas agradecia qualquer pista.
Cumprimentos.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#36691 | gonçalo calheiros | 28 fev 2003 12:23 | Em resposta a: #36664

Meus Caros
Estando ligados a Maçâs de D. Maria,Alvaiázere,estão provávelmente ligados ao Cap-Mor de Alvaiázere,Rodrigo Pacheco Pimentel,cujas origens são a referida Maçâs.Está no Genea.Se pretender tenho a ascendência.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#36748 | luis262 | 28 fev 2003 23:20 | Em resposta a: #36691

Caro Gonçalo Calheiros
Parece realmente bastante próvavel que exista alguma ligação. Ficava-lhe agradecido se disponibilizasse a referida ascendência.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#36904 | gonçalo calheiros | 02 mar 2003 10:55 | Em resposta a: #36748

Caro Amigo
Vou-lhe postar o que tenho,baseado na Carta de Armas de Rodrigo Pacheco Pimentel(19/3/1723) e de investigações feitas no ADLeiria.
1-Rodrigo Pacheco Pimentel(Tbm aparece como Rodrigo Pacheco Esquível)Cap-Mor de Alvaiázere,*1690,ccD.Mariana de Macedo Baracho,de quem nada sei.
2-Agostinho Pacheco Pimentel de Faria,Cap-Mor de Alvaiázere,cc20/5/1689,Alvaiázere
3-D.Ana Maria de Esquível
4-Seabastião de Faria Pimentel Pacheco,sr QtªValbom,Maçâs,cc(2ªMulher,disp 2ºgrau)4/6/1645,Maçãs
5-D.Maria Pacheco Bucarro
6-Pedro Nunes de Carvalho
7-D. Maria Pereira
8-Fernão Frade de Faria Pacheco
9-Maria Vieira
10-João Lopes
11-D.Brites Pacheco Bucarro
16-Belchior Frade
17-Maria Guomes
18=10
19-Magdalena Guomes
22-Vicente Fialho,COC
23-D.Brites Pacheco Bucarro
É o que tenho, e agradeço a quem tenha mais informações e as facilite
Melhores Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37047 | luis262 | 03 mar 2003 18:25 | Em resposta a: #36904

Caro Gonçalo Calheiros:
Obrigado pela informação que disponibilizou.É provável que numa próxima ida à t.t. possa descobrir alguma ligação. Se assim fôr esses elementos estarão à sua disposição.
Com os meus cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37091 | luis262 | 04 mar 2003 13:26 | Em resposta a: #36664

Transcrevi incorrectamente o nome da mãe de José António Álvares Pimentel Teixeira que é Luzia da Nazareth Teixeira e não Maria.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37690 | luis262 | 13 mar 2003 18:05 | Em resposta a: #31657

Caro Vasco Briteiros, na resposta que já há algum tempo enviou ao meu primo António Mendes ,a propósito da Sãozinha ,que é nossa comum familiar, referiu um seu amigo, de apelido Abreu. Ora um nosso 8º avô, que consta da Carta de de Brasão de José António Álvares Pimentel Teixeira, (avô paterno deste),chamava-se António Pimentel de Abreu.A Sãozinha descende de ambos,tal como nós. Houve primos que , mais tarde usaram os apelidos Pimentel e Abreu .Seria interessante saber se será o caso desse seu amigo.
Com os meus melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37691 | ant.perestrelo | 13 mar 2003 18:45 | Em resposta a: #37690

Caro Luís Piçarra,

Esse seu antepassado António Pimentel de Abreu tinha ascendentes em Lisboa ? Tenho uns parentes que usaram Pimentel de Abreu no seculo XVIII, filhos de Diogo Caldeira de Abreu e de D. Maria da Silva Pimentel, natural de Cantanhede, casados salvo erro por volta 1660.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37696 | vbriteiros | 13 mar 2003 22:46 | Em resposta a: #37690

Caro Luís Piçarra.
Vou tentar averiguar esse parentesco. Tanto quanto sei a Sãozinha está sepultada em Alenquer e julgo que a família morava nessa região. Há também um livro com a história da vida dela, mas não o tenho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37759 | luis262 | 14 mar 2003 22:26 | Em resposta a: #37696

Caro Vasco Briteiros,
Pelo que apurei, Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira, a Sãozinha, n. em Coimbra a 1.2.1923. Os pais ,cujo nome não sei(sei apenas que o pai era médico), foram residir para a Abrigada e, alguns anos mais tarde, passou a viver em casa dos avós, cujo nome igualmente desconheço, em Alenquer,vindo a morrer em Lisboa a 6.6.1940.No que diz respeito à ligação com Abreus,posso dar mais algumas achegas ,embora dispersas : a 22 de Outubro de 1782 era Tesoureiro Mor da Catedral de Coimbra, Manuel de Abreu Pimentel Teixeira, que é referido no assento de casamento de José Pimentel Teixeira de Figueiredo e Sequeira c. Inácia Delfina de Paiva Manso Freire de Andrade. Num documento da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais -"Inventário do Património Arquitectónico",ao fazer-se a Descrição do Solar dos Pimentel Teixeira, em Maçãs de Dona Maria, que já há muito não é pertença da família e está em ruínas,é referido,a dada altura que (...) a pedra de armas está guardada em casa da SrªD.Josefina Pimentel de Abreu, descendente do fidalgo (...),- isto em 1955- de quem eu nada sei.Aí reside mais uma das razões do interesse em tentar conhecer melhor as referidas ligações.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37763 | vbriteiros | 14 mar 2003 23:28 | Em resposta a: #37759

Caro Luís Piçarra.
Só na próxima semana terei a possibilidade de falar com esse meu amigo. Depois lhe direi.
Entretanto vou indagar qual dos meus primos tem o livro, pois aí deve ser citada a filiação. A Mãe desses meus primos era muito devota da Sãozinha,por isso tinha em casa o livro, algumas fotos e inclusivamente fez uma peregrinação ao túmulo. Acompanhei essa peregrinação e por isso sei um pouco desta história e até tenho uma pagela comemorativa com uma foto da Sãozinha.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#37903 | luis262 | 16 mar 2003 22:41 | Em resposta a: #37691

Caro António Perestrelo:
Só na proxima semana,devo poder ir consultar alguns documentos à Torre do Tombo e, vou ver se descubro alguma coisa sobre os ascendentes de António Pimentel de Abreu.Se existir alguma ligação possível, comunicarei .
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38424 | cm | 25 mar 2003 14:48 | Em resposta a: #37763

Caro Vasco Briteiros,

O livro que refere e que suponho ser o escrito pelo Sr. Pe. Oliveiros "Sãozinha"(1990), que serviu para iniciar o processo de canonização a correr em Roma, não tem mtºs dados precisos, até por não ser esse o objectivo. Quando fala do Pai da São - sempre ouvi dizer a quem a conheceu que era assim que a tratavam - diz apenas Dr. Alfredo Pimentel(médico). Refere q. n. no Gavião em 2.AGO.1895 e m. na Abrigada em 25.OUT.1970. A Mãe, Sra. D. Mª Luiza, refere que m. na Abrigada em 6.JUN.1986 com 90 anos. Refere ainda os Avós maternos: Abílio Gil Ferrão, advogado e notário - m. Alenquer 17.AGO.1934 - e Mª Benedita Froes de Paiva e Silva.
Quanto ao lado Pimentel Teixeira, nada mais...
Existe um outro livro, mtº anterior, escrito pela Sra. D. Mª Luiza e q. por isso mesmo não foi considerado para a abertura do processo, mas a esse perdi o rasto - deve ter sido emprestado sem volta!
Cumprimentos
Conceição Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38443 | vbriteiros | 25 mar 2003 18:06 | Em resposta a: #38424

Cara Conceição Mascarenhas
Estou a regressar do almoço com o emu amigo primo da Sãozinha. Ele sabe pouco, mas pensa que o pai dele era 2º primo do pai da Sãozinha.
Disse-me que iria preguntar à Mãe dele que felizmente ainda é viva. Também vai emprestar-me o livro. Não sei qual é a edição,mas a que eu li em tempos era anterior a 1970.
Aguardemos até á próxima 3ªfeira altuura em almoçaremos outra vez juntos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
(Porto)

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38444 | vbriteiros | 25 mar 2003 18:12 | Em resposta a: #38424

Em continuação:
Este meu amigo é parente do nosso Confrade Aburma, talvez ele saiba a ligação destes Pimentel Teixeira com a Casa do Souto do Rio.
Alexandre faz sobressaír os teus dados informáticos e ajuda aqui!
Um abraço
Vasco briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38447 | cm | 25 mar 2003 18:33 | Em resposta a: #38443

Caro Vasco Briteiros,

Esse é então o livro escrito pela Mãe, que se chama snme "Vou para o Céu". De resto, o do Sr. Pe. Oliveiros é quase decalcado desse. Mas pode ser q. tenha informações + precisas para o q. agora se pretende.

Cumprimentos
CM

Cump.
CM

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38741 | fsrogeiro | 31 mar 2003 18:49 | Em resposta a: #31778

Caro António Mendes

Segue a árvore de costados de Maria da Conceição Froes Gil Ferrão de Pimentel Teixeira (Sãozinha), privilegiando a linha Pimentel Teixeira, conforme cópia que em tempos me deu o Senhor Padre Anunciação, já falecido, que foi responsável pela causa da canonização da referida Sãozinha e que investigou a sua ascendência.

1. Maria da Conceição Froes Gil Ferrão de Pimentel Teixeira
2. Dr. Alfredo da Silva Pimentel
3. D. Maria Luísa Froes da Silva Gil Ferrão
4. Serafim Maria de Pimentel Teixeira
5. D. Maria Capitolina Conceição e Silva
6. Dr. Abílio Gil Ferrão
7. D. Maria Benedita Froes de Paiva e Silva
8. Manuel Maria de Pimentel Teixeira
9. D. Maria Florência Craveiro
10. Joaquim José da Silva
11. D. Maria do Rosário da Conceição
12. Fabião António Gil
13. D. Maria Teresa Ferrão Gomes Páscoa
14. Luís Pereira da Silva
15. D. Maria Benedita Froes de Paiva
16. Francisco Maria de Pimentel Teixeira
17. D. Maria Rosa
18. João Rodrigues Craveiro
19. D. Florência Maria
32. José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira
33. D. Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade
64. José António Álvares Pimentel Teixeira
65. D. Francisca Joaquina de Sequeira Manso de Figueiredo
66. Vicente António de Paiva Manso
67. D. Maria Rosa Xavier Freire e Andrade
128. Domingos Álvares Simões Pimentel
129. D. Luzia da Nazaré Teixeira
256. António Pimentel de Abreu
257. D. Joana Simões Biguina
258. Domingos Rodrigues
259. D. Maria Martins Teixeira

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38756 | ATM | 01 abr 2003 08:46 | Em resposta a: #38741

Caro Filipe Rogeiro

Muito obrigado pela informacao enviada, que nao so confirmou, como enriqueceu com novos membros a linha de costados que conjuntamente com o meu primo Luis Picarra andamos a investigar.

Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38878 | vbriteiros | 03 abr 2003 00:37 | Em resposta a: #36664

Caro Luís Piçarra
Esses são os antepassados da Sãozinha. O livfro "Vou para o Céu" cita o texto completo da CBA e apresenta uma gravura desenhada pelo pintor de arte bracarense - Abel Mendes
Não refere o grau de parentesco com este armigerado.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38879 | vbriteiros | 03 abr 2003 00:57 | Em resposta a: #38756

Caro António Mendes.
A Árvore de costados facultada por Filipe Rogeiro está mais avançada do que a constante do livro "Vou parao Céu" , todavia o livro cita os tios paternos e seus filhos. se tiver interesse poderei citá-los.
Diz o livro que a Casa dos Pimenteis e Teixeiras com a Capela privativa da invocação de N. S. do Amparo, coube por herança a Manuel Maria de Pimentel Teixeira, natural de Maçãs de D. Maria, Concelho de Alvaiázere, Bisavô da Sãozinha.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#38885 | ATM | 03 abr 2003 08:08 | Em resposta a: #38879

Caro Vasco Briteiros
Obrigado pela informacao prestada. Apreciando a sua oferta, agradecia que citasse os nomes dos tios paternos e seus filhos.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#39227 | vbriteiros | 06 abr 2003 19:14 | Em resposta a: #38885

Caro António Mendes
Irmãos do Pai da Sãozinha:
1-Dr Joaquim da Silva Pimentel,c.c. D Felícia de Jesus Dias Ferreira, natural de Portalegre,s.g.
2- Dr. António Antão da Silva Pimentel, c.c. D. Olivia Barradas, natural de Seda(Alter do Chão), pais de D. Maria Olivia Barradas Pimentel c.c. Dr. Guido Lacombe s.g.
3-Alberto da Silva Pimentel,c.c. D. Aurora do Carmo Mouzinho ,natural de Gavião, c.c. D.Maria Carlota Teixeira,c.g. em Lx.(Alberto José,João António,Pedro,Maria Cristina).
4-Berta da Silva Pimentel c.c. Engº Joaquim Raimundo Cardigos,natural de Gavião, c.g.(Serafim Maria, Maria Celeste).
Tios-Avós Paternos:
1-José Maria c.g.
2-Estefânia c.g.
3-Josefina c.g.
4-João Maria c.g.
5-César Augusto solt s.g.
6-Manuel Augusto c.g.
7-Maria Rosa c.g.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#39402 | ATM | 08 abr 2003 09:55 | Em resposta a: #39227

Caro Vasco Briteiros
Muito obrigado pela informacao enviada.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#42379 | luis262 | 26 mai 2003 10:48 | Em resposta a: #37691

Caro António Perestrelo,

Ainda não consegui saber mais nada sobre Antonio Pimentel de Abreu e sua mulher, Joana Simões Biguina. Provavelmente terei de me deslocar a Leiria e Coimbra. Posso no entanto dizer-lhe que na CBA de José António Álvares Pimentel Teixeira, já mencionada neste tópico, sobre estes seus avô e avó paternos, está escrito que são do Bispado de Coimbra, e pelas minhas contas ,António Pimentel de Abreu terá nascido por volta de 1670. Como fala de pessoas de Cantanhede, poderá eventualmente existir alguma ligação, e que e que haja descendentes que não vieram viver para lisboa.

Cumprimentos
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#43157 | luis262 | 09 jun 2003 14:09 | Em resposta a: #39402

Meu caro António:

Vejo que já foram editadas as páginas referentes aos descendentes dos nossos tetravós, Francisco Maria Teixeira Pimentel e Maria Rosa ,da linha que descende de Manuel Maria Pimentel Teixeira, um dos irmaõs da nossa trisavó, Maria Rosa Pimentel Teixeira, que tu andavas a estudar. Verifico que, de momento há, no Genealogia, uma duplicação das páginas dos nossos referidos teravós, que deve resultar do facto de o tratamento dos dados que enviaste sobre os pais de Manuel Maria P.T., ainda não estar terminado.
Pelo meu lado, consegui alguns elementos que espero me ajudem a progredir, nas buscas sobre os nossos comuns ascendentes dos ramos Paiva Manso e Freire de Andrade,bem como dos ascendentes de António Pimentel de Abreu e Maria Martins Teixeira, mas só dentro de umas duas semanas posso ir investigar isso. Gostava de poder comunicar por mail contigo,uma vez que continuas lá pelo outro lado do mundo, mas o meu mail teve de mudar e fiquei sem o teu ,devido a contingências informáticas complicadas... Como não consegui falar com a Ida, que está fora de Portugal neste momento, posso dizer-te que o meu novo endreço só difere do anterior no facto de ter substituído "picarras" por "luispicarra". Entra em contacto comigo para aí!
Até lá, toma um abraço do

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#43158 | luis262 | 09 jun 2003 14:14 | Em resposta a: #43157

Onde se lê "teravós" deve ler-se "tetravós",como é lógico.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#45677 | luis262 | 26 jul 2003 15:44 | Em resposta a: #43158

Caro António:

Tenho agumas coisas que encontrei no livro "Freires de São Gião" de António Canas Mendes, onde consta um nosso comum 6º avô , Vicente António de Paiva Manso e sua mulher Maria Rosa Xavier Freire e Andrade, mãe de Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade,c.c. José TEixeira Pimentel de Figuairedo e Sequeira.Aí vai o que apurei ,já comecei a mandar parao Genea:
Vicente António de Paiva Manso, capitão- mor de Miranda do Corvo, Fidalgo da Casa Real,Familiar do Santo Ofício ,Cavaleiro da Ordem de Cristo .Scido a 5.4.1721, filho de António de Paiva Manso,FSO,Cav. da Ord. de Cristo,natural e morador naTróia,Miranda do Corvo e de sua mulher D.Jacinta Maria da Orta,n. de Chão de Lamas; neto paterno de Manuel Francisco e Catarina de Paiva ,do mesmo lugar de Tróia e materno de Simão Esteves de Carvalho, de Penela e D.Domingas Simões , de Chão de Lamas.
D.Jacinta Maria da orta tinha dois irmãos, o Rev.ºDr.Manuel Esteves de Carvalho e José Esteves de Carvalho,Sargento mor de ordenanças de Mirando e Podentes, que em19.91749,instituiram um morgado no lugar de Chão de Lamas e nomearam primeiro administrador deste vínculo seu sobrinho Vicente A.P.Manso.
Onome de sua mulher é que aparece aqui um poco diferente do que consta dos assentos que tenho: Maria Rosa Luísa Bernarda Xavier FReire da Fonseca,baptizada em S.Gião a13.9.1722., Filha de D.Úrsula Freire da Cunha , ou Freire de Andrade b. em S.Giãoa 3.9 1679, filha de Águeda Freire da Cunha b.S.Gião 25.1.1637 e do seu segundo marido (casamento s.Gião 24.1.1663) Martim Afonso Pereira, Capitão Mor de Vila Cova à Coelheira,Fso,...(segue-se a ascendência deste)...
Águeda Freire da Cunha era filha de Maria Freire e neta De Manuel Freire,o primeiro dos Freires de S.Giao., cujos dados nã transcrevo,poi estão no Genea , e que é suposto ter nascido em 1513.
Por hoje tenho de Ficar por aqui
Um abraço do

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#45678 | luis262 | 26 jul 2003 15:50 | Em resposta a: #45677

Desculpa lá as gralhas, mas escrevi à pressa.Espero que se entenda...
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#68503 | luis262 | 27 jun 2004 15:44 | Em resposta a: #45678

Caro Tó Zé:

Mandei-te hoje uma mensagem , na qual referia que já tinha recebido a tua com a cópia do jornal, que trazia a notícia da morte da nossa trisavó, Maria Rosa Pimentel Teixeira e a bibliografia referente a Maçãs de D. Maria que tinhas conseguido através do contacto com Henrique Dias. Vou tentar enviar outra mensagem, porque este meu endreço do sapo , de vez em quando tem "coisas" esquesitas e, agora, respondeu-me que não foi possível entregar a mensagem, mais uma vez. Estou mesmo a ver que tenho de optar por outro endreço e, se assim fôr, comunico-te.
Quanto à Beatriz Fernandes de Abranches , podes consultar a mensagem que coloquei hoje no tópico Mendes da Serra da Estrela. Quando souber mais alguma coisa tento contactar contigo.
Na mesma mensagem, sugeria-te que encomendasses , à cobrança, pelo telefone, a tal monografia sobre Chão de Couce. Foi o que eu fiz e, 3 dias depois, tinha o livro na minha casa de Carcavelos... O telefone da Junta é o 236 623 158.

Em breve tentarei enviar-te uma mensagem pois tenho mais algumas coisas que te podem interessar.

Um abraço.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#70751 | luis262 | 01 ago 2004 22:58 | Em resposta a: #38741

Caro Filipe Rogeiro:

Caso lhe seja possível ,agradecia que disponibilizasse os elementos que eventualmente possua da árvore de costados de Maria da Conceição Froes Gil Ferrão de Pimentel Teixeira, referentes à ascendência de 15. D. Maria Benedita Froes de Paiva. Embora parente da Sãozinha por ser , tal como ela, descendente dos Pimentel Teixeira de Maçãs de D. Maria, tinha muito interesse em conhecer melhor essa linha.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#70777 | fsrogeiro | 02 ago 2004 17:49 | Em resposta a: #70751

Caro Luís Piçarra

Segue a árvore de costados de D. Maria Benedita Froes de Paiva, mulher de Luís Pereira da Silva, farmacêutico, residentes em Alenquer, bisavós da Sãozinha:

1. D. Maria Benedita Froes de Paiva

2. Dr. Manuel Augusto de Paiva Froes e Carvalho (ou Froes de Paiva e Carvalho), médico-cirurgião em Alenquer

3. D. Jacinta Gomes

4. Dr. António José de Paiva Froes e Carvalho (ou Froes de Paiva e Carvalho), médico em Alenquer e aí presidente da câmara, na década de 30 do séc. XIX

5. D. Jacinta Carolina da Cunha

8. Dr. Manuel Froes de Carvalho

9. D. Joana da Cunha e Paiva

10. João da Cunha Pessoa

11. Rosa Clara de Carvalho

16. António Froes de Carvalho

17. Leonor Jacinta

20. Diogo da Cunha

21. Rosa Maria

42. Sancho Pessoa da Cunha e Amorim

43. Francisca (?) Nunes

Parece fazer mais sentido que Sancho Pessoa (42) e sua mulher (43) sejam pais, e não sogros, de Diogo da Cunha (20). Mas é exactamente assim que se posicionam no esquema que tenho.
De resto, são estes os elementos que dele constam, menos os biográficos que tomei a liberdade de acrescentar aos n.ºs 2 e 4. Mais lhe posso adiantar que toda ou quase toda esta gente é originária da Beira Baixa, concelhos da Covilhã e Fundão; e que foram os avós paternos de D. Maria Benedita (n.ºs 4 e 5) quem primeiro se fixou em Alenquer, aí pelos anos 20 do século XIX.

Um aparte: no inventário do património arquitectónico da Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais encontra uma ficha dedicada ao Solar dos Pimentel Teixeira, em Maçãs de D. Maria. Caso não conheça está em:

http://www.monumentos.pt/scripts/zope.pcgi/ipa/pages/frameset?nome=ipa&upframe=upframe3&downframe=ipa.html

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#70788 | luis262 | 02 ago 2004 22:12 | Em resposta a: #70777

Caro Filipe Rogeiro

Obrigado pela sua pronta resposta e pela preciosa informação que disponibilizou.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#71001 | JCALD | 07 ago 2004 11:42 | Em resposta a: #70777

Caro Filipe Rogeiro:

Permita-me um pequeno esclarecimento.
A árvore está correcta. Sancho não é pai de Diogo, mas sim seu sogro e também seu tio.
Embora sem outros elementos identificadores (datas e naturalidades), creio ter conseguido reconhecer esses ascendentes de Sãozinha, que o são também de Fernando Pessoa e de muito mais gente.
Diogo Nunes da Cunha Pessoa (n.º 20 na sua árvore), fundidor ou latoeiro, nasceu no Fundão em 1709 e aí casou em 1733 com sua prima co-irmã Rosa Maria Pessoa (n.º 21), também aí nascida em 1712. Foram 4.ºs Avós na varonia de Fernando Pessoa.
Ele era filho de Manuel da Cunha Pessoa ou de Oliveira (n.º 40), mercador, natural de Montemor-o-Velho, e de sua 2.ª mulher e prima em 2º e 3º grau dobrado de consanguinidade Ana Nunes (n.º 41), do Fundão.
Ela era filha do n.º 42, Sancho Pessoa da Cunha (não sei de onde lhe possa ter vindo o Amorim, que nunca encontrei documentado a não ser nas cartas de armas dos netos), nascido em Montemor-o-Velho, mercador no Fundão com loja de baetas grossas e panos do reino, e de sua 3.ª mulher Branca (e não Francisca) Nunes (n.º 43), natural do Fundão.
Sancho e Manuel eram irmãos inteiros.
Nas «genealogias» correntes de Fernando Pessoa, também é erro comum colocarem Sancho na varonia.

Cumprimentos.

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72398 | fsrogeiro | 05 set 2004 17:49 | Em resposta a: #71001

Caro José Caldeira

De facto tomei a liberdade de fazer uma interpretação que se revelaria incorrecta e que poderia induzir em erro quem a tomasse a sério. Agradeço-lhe o seu pronto esclarecimento.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72400 | fsrogeiro | 05 set 2004 17:56 | Em resposta a: #70788

Caro Luís Piçarra

Desculpe-me a interpretação errada da árvore, oportunamente esclarecida por José Caldeira.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72544 | luis262 | 07 set 2004 09:16 | Em resposta a: #72400

Caro Filipe Rogeiro:

Só tenho a agradecer-lhe a sua disponibilidade e colaboração.
Queria entretanto pedir-lhe, se não lhe dá maçada, os ascendentes de Francisca Joaquina de Sequeira Manso de Figueiredo, 65 da mesma árvore de costados, se dispuser desses elementos.

Cumprimentos.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72714 | luis262 | 09 set 2004 04:21 | Em resposta a: #72544

Renovação de pedodo.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72715 | luis262 | 09 set 2004 04:24 | Em resposta a: #72714

Desculpe a "gralha".
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72890 | luis262 | 11 set 2004 11:05 | Em resposta a: #72544

Caro Filipe Rogeiro:

Peço-lhe desculpa desde já pela minha insistência em relação a este pedido de elementos sobre a minha 6ª avó Francisca Joaquina mas, na realidade , à " velocidade" a que os tópicos vão avançando no Fórum, pode ter acontecido que lhe passasse despercebido.
Tenho tentado obter elementos sobre ela no arquivo de Leiria e na Torre bem como aqui no fórum , mas até à data ,sem conseguir nada. Para dificultar mais, também assinou Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira, e é assim que consta na certidão de casamento do seu filho e meu 5º avô, José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira c. Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade. Por isso que lhe ficaria muito agradecido, caso estes constem da árvore de costados da Sãozinha, me pudesse disponibilizar elementos sobre os seus ascendentes.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72916 | fsrogeiro | 12 set 2004 00:55 | Em resposta a: #72890

Caro Luís Piçarra

Eu é que tenho que lhe pedir desculpa pela demora na resposta.
Infelizmente, na árvore de costados de que tenho cópia, não constam quaisquer ascendentes de D. Francisca Joaquina. Se constassem, tê-los-ia disponibilizado logo da primeira vez, pelo menos a filiação. Para que fique de posse de todos os elementos que constam da árvore, seguem os elementos que não coloquei anteriormente e que são:

Os pais de Joaquim José da Silva (n.º10): Luís da Silva e D. Ana Rosa da Silva;

Os pais de D. Maria do Rosário da Conceição (n.º11): José Antão e D. Joaquina de Matos;

Os pais de Fabião António Gil (n.º12): José Gil e Justina Maria; seus avós paternos: José Gil e Maria Brás; e maternos: Manuel Antunes Crespo e Maria Gaspar;

Os pais de D. Maria Teresa Ferrão Gomes Páscoa (n.º13): Manuel Ferrão Gomes Páscoa e D. Maria Joana Gomes.

E é tudo, infelizmente...

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#72937 | luis262 | 12 set 2004 15:30 | Em resposta a: #72916

Caro Filipe Rogeiro:

Mais uma vez agradeço a sua colaboração.
Vou continuar a procurar elementos que me possam confirmar, se se trata de uma Francisca Leocádia Joaquina, que é referida no tópico "Cernache de Bonjardim" de C. Teixeira- Índice, apresentado no Fórum por José Caldeira , e que eu abordo numa mensagem a 12.07.2004.
Vou insistir no A.D. de Leiria, desta vez para tentar encontrar o assento de casamento de Francisca Joaquina c. José António Alvares P.T.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138216 | luis262 | 26 dez 2006 21:55 | Em resposta a: #37691

Caro António Perestrelo,

Só passados mais de três anos (!) consegui saber que António Pimentel de Abreu faleceu, em Maçãs de D. Maria, a 21 de Abril de Abril de 1714, embora no Arquivo Distrital de Leiria conste apenas o registo do óbito, não existindo um assento de óbito com filiação e local de nascimento. Confima-se entretanto o óbito da mulher Joana Simões ( Biguina) em Maçãs de D. Maria, do qual já me mandaram a fotocópia do assento, a 5 de Julho de 1728, constando do referido assento que era viúva de António Pimentel de Abreu.

Enfim durante estes últimos anos consegui "avançar" incomparavelmente mais em alguns outros ramos familiares, mas aqui está difícil...

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138229 | luis262 | 26 dez 2006 23:40 | Em resposta a: #72916

Caro Filipe Rogeiro,

Já há algum tempo, consegui finalmente encontrar a ascendência da minha pentavó, Francisca Joaquina, casada com o capitão-mór, José António Álvares Pimentel Teixeira, ao receber do A D Leiria, a fotocópia do assento de nascimento do seu filho, José António Pimentel de Figueiredo e Sequeira.
Ao voltar a consultar este tópico deparei com esta sua intervenção e, por isso passo a transcrever os principais elementos desse assento. Assim:

Está registado no livro do ano de 1753 a fls.113 Cota Dep. IV-27-A-17, o assento de nascimento de "José filho do Capitão mor destas cinco vilas, José António Álvares Pimentel Teixeira e de sua mulher D. Francisca de Sequeira Mansa de Figueiredo, moradores nesta vila e freguesia de Maçãs de D. Maria, neto paterno de Domingos Álvares Simões e de sua mulher Luzia da Nazaré da mesma vila e freguesia e materno do Capitão Pedro Martins de Figueiredo e de sua mulher Marcela Leitão de Sequeira Mansa da Fonseca, moradores na Quinta do Fojo freguesia de Sernache do Priorado do Crato, nascido a dois de Janeiro de mil setecentos e cinquenta e três, foi solenemente baptizado(...) foram padrinhos o Rev. Dr. Manuel Rodrigues Teixeira, Tesoureiro mor da Sé de Coimbra e Provisor deste Bispado, tio do baptizado,e Bernarda de Sequeira (?) do Capitão Pedro Martins, tia do batizado(...)Compareceram(...) António Martins de Figueiredo, seu irmão e tio também do batizado" (...) Passei para o português actual e fiz alguns cortes de palavras que um leigo como eu não consegue entender, mas o principal é perfeitamente claro.
Através de outras fontes, tive entretanto conhecimento, que a mãe de Francisca Joaquina, casada com o Capitão Pedro Martins de Figueiredo, também se assinou, ou aparece referida como Marcelina de Sequeira Manso.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138231 | CCS1953 | 26 dez 2006 23:56 | Em resposta a: #138216

Caros António Perestrelo e Luís Piçarraq,

Conheço uma família em Lisboa, Pimentel Teixeira.
A Senhora é muito minha amiga, foi minha professora e chama-se Marília Pimentel Teixeira. É uma Senhora bastante conhecida na capital. O marido é Engenheiro e chama-se António. Não sei se o Pimentel Teixeira ou somente dela. Muitas vezes usamos o nome de família como "nome clínico", ou seja nome profissional.
Se necessitarem de alguma ajuda, podem-me contactar.
Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138476 | CCS1953 | 29 dez 2006 01:24 | Em resposta a: #138231

A Senhora minha amiga de nome Marilia Pimentel Teixeira é casada com o Senhor Eng. António Pimentel Teixeira, o qual era primo direito do pai da Sãozinha.
Falei com a Senhora D. Marilia, que me transmitiu que caso alguém necesite de informações, ela fornece-as.
Cumprimentos a todos,
Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138494 | ATM | 29 dez 2006 11:05 | Em resposta a: #138476

Cara Celeste Saraiva

Muito obrigado pela sua intervenção e certamente que estaremos interessados em qualquer informação que nos possa oferecer.

A família Pimentel Teixeira está bem documentada no Genea, mas certamente não completa.

O avô da Sãozinha e seus irmãos estão já aqui documentados, o que me leva a crer que o pai do Sr. António Pimentel Teixeira também lá estará, podendo desde modo ser o César Augusto, o João Maria, o Manuel ou o João.

Nos antecedentes da Sãozinha, meus, do meu primo Luís Piçarra e outros, parou-se em António Pimentel de Abreu cc Joana Simões Biguina da linha Pimentel e em António Teixeira cc Luísa Martins da linha Teixeira.

O Luís Piçarra que também vive em Lisboa, certamente poderá contactar a D. Marilia directamente e obter informações se houver dificuldade em publicá-las no fórum.

Até breve

Cumprimentos

António Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138505 | luis262 | 29 dez 2006 13:09 | Em resposta a: #138476

Cara Celeste Correia Saraiva,


O pai da Sãozinha - ou São como dizem que preferia ser chamada - de nome completo Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira, foi o Dr. Alfredo da Silva Pimentel, médico , nascido no Gavião. Este era porsua vez, filho de Serafim Maria de Pimentel Teixeira e de D. Maria Capitolina da Conçeição e Silva.

Pelos elementos que possuímos, tal como diz o meu primo António José, ainda bastante incompletos, sobretudo em relação às gerações mais recentes, há um primo 2º do pai da São, António José Copeiro Pimentel Teixeira, nascido na Covilhã a 21.4.1923, engenheiro, que casou em Lisboa em 1964, com D. Marília Regina Alves Trigo Taveira Pereira ( pelo casamento Pimentel Teixeira).
Tiveram um filho, José Flávio Taveira Pimentel Teixeira, antropólogo, nascido em Lisboa em 1964.
Tenho informação que este último é casado e com geração, mas não conheço o mome da mulher e do/a(s) filho/a(s)...

Será que se trata dessa Senhora?

Se assim fôr, não foi o marido mas sim o pai deste, Flávio Pimentel Teixeira, nascido no Porto a 27.6.1889, magistrado, falecido aos 70 anos, como Juíz de direito de 1ª classe, que era primo direito do pai da São.

Todos estes Pimentéis Teixeiras e muitos mais ainda, descendem de Manuel Maria Pimentel Teixeira, nascido em Maçãs de D. Maria a 20.8.1830 e aí falecido a 5.9.1903, irmão da minha Trisavó Maria Rosa Pimentel Teixeira e de José Maria Pimentel Teixeira, falecido sem geração, todos nascidos em Maçãs de D. Maria.

Ficava-lhe agradecido caso me pudesse confirmar ou não os dados que enviei.

Também poderei disponibilizar outros elementos que desejar sobre os Pimentel Teixeira mas, em boa parte, já constam da base de dados do Genealogia.

Ao seu dispôr , e agradecendo desde já a colaboração prestada

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138614 | CCS1953 | 30 dez 2006 16:52 | Em resposta a: #138476

Caro Luís Piçarra,
Confirmo tudo o que transmite.
Falei ontem con a Marília sobre este assunto. Ela ficou satisfeita e contente.
Transmitiu-me que caso queira falar com ela, posso dar-lhe o seu contacto. Para tal pode pedir o meu e-mail ao Guarda-Mor.
O filho do casal chama-se José, é antropólogo. Casou com uma pequema que se chama Inês e têm uma menina, creio com 5 anitos.
Ao dispôr e Boas Festas,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#138624 | luis262 | 30 dez 2006 18:59 | Em resposta a: #138614

Cara Celeste Correia Saraiva,

Terei muito gosto em poder falar com essa minha prima Marília.
Se desejar pode entrar directamente em contacto comigo para luispicarra25arrobasapopontopt e, por esse meio, dar-me o contacto dela.

Obrigado pela colaboração

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#166922 | sandy2 | 09 set 2007 16:23 | Em resposta a: #72890

Luis,
Tenho estado a lêr os detalhes neste forum com muita atenção e com imensa curiosidade. O minha avó era Estefania Pimentel Teixeira que após o casamento com Gustavo dos Santos Pinto passou a ser Estefania Pimentel Santos Pinto. Ela era filha de João Maria Pimentel Teixeira (meu bisavô) que era filho de Manuel Maria Pimentel Teixeira (meu tetravô).
João Maria Pimentel Teixeira nasceu em Portugal. Partiu para Angola onde casou com a D Maria Lopes e tiveram 2 filhos - Estefania Lopes de Pimentel Teixeira e José Lurdino Lopes de Pimentel Teixeira. A minha avó casou com Gustavo dos Santos Pinto e teve 6 filhos (2 já faleceram). Os unicos documentos que tenho são a certidão de nascimento do meu pai e o casamento deles onde consta informação da minha avó (depois da guerra é muito dificil adequirir documentos). O meu pai sempre falou muito da familia e como era primo da Sãozinha e que o bisavô era um grande homem mas nós fomos criados (eu e 2 irmãos) na Africa do Sul e tudo parecia uma história do meu pai sobre Maças de D. Maria e que a familia tinha umas "armas". O meu avô (Gustavo) nunca quis que os filhos usasem o nome da mãe, dizia que era melhor para todos, e assim foram registados só com o nome do pai. O meu bisavô, João Maria, foi para Porto Alexandre (perto de Moçamedes). Alias há uma estrada com o nome dele em Moçamedes e começou a sua vida lá.
Foi com muita decepção que depois de me tornar sócia deste site não consigo encontrar qualquer informação sobre o meu bisavô, nem a data de nascimento sabem, nem a data do casamento etc. O registo de nascimento do meu bisavô deve ter sido feito (tal como os outros irmãos - José Maria, Serafim Maria, Estefania, Josefina, Maria Rosa, César Augusto, João e Manuel Pimentel Teixeira, em Portugal. Alguém consegue confirmar se é em Leiria e onde? Alguém tem algum conhecimento sobre qual o registo a que me devo dirigir sobre os registos de nascimentos etc dos filhos do João Maria Pimentel Teixeira? Gostaria de construir a arvore dele que está vazia e que me faz confusão. Os rastos neste site também não são grande coisa, dados relativos a Angola são poucos ou foram acrescentados pelos utilizadores. Os meus pais foram casados no Lubango e como esta paróquia também sofreu com a guerra, pouco resta de informação a não ser a certidão do registo de casamento de 1963.
Li também que há uma notícia sobre a morte da nossa tetravó (há uma mensagem para si Luis de um familiar que pelos vistos está fora de Portugal). Se alguém me poder ajudar, eu agradeço imenso. Depois de sair da Africa do Sul, vim viver para Oeiras e já tenho tentado o arquivo central etc mas sem grande sucesso. Ficarei muito grata por qualquer informação.
Muito obrigada,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#166928 | luis262 | 09 set 2007 18:14 | Em resposta a: #166922

Cara Sandra,

Fico muito satisfeito por poder conhecer mais um membro da família.Não há dúvida que somos primos, Manuel Maria Pimentel Teixeira ,que herdou o solar dos Pimentéis Teixeiras em Maçãs de Dona Maria, era irmão da minha trisavó, Maria Rosa Pimentel Teixeira. Pelo qwue me diz , também foi seu trisavô e não tetra, se entendi bem.

Manuel Maria teve entre outros filhos, João Maria Pimentel Teixeira, que nasceu a 20 de Março, de 1830 em Maçãs de Dona Maria e casou com Maria Baptista Lopes. Sabia apenas tinham tido três filhos Estefânia (que agora sei ter sido a sua avó, Silvina e César, tendo recebido essa informação pelo amigo Henrique Dias.
Vou ter agora de interromper . mas hoje mesmo continuarei.

Cordialmente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#166978 | luis262 | 10 set 2007 01:50 | Em resposta a: #166928

Cara Sandra,

Continuando a minha mensagem desta tarde, terei todo o gosto em pôr à sua disposição todo à informação de que disponho sobre os Pimentel Teixeira.
Se preferir, pode contactar comigo para picarras23@clix.pt
Não sei se têm acesso às páginas do Geneall, mas se tiver poderá verificar que o seu bisavô João Maria Pimentel Teixeira tem página pessoal editada bem como a sua bisavó Maria Baptista Lopes. Não sei, no entanto quem para lá enviou esses dados.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294947
Na referida página, não constam, no entanto a data de nascimento e os nomes dos filhos, que eu soube como disse, através de Henrique Dias, que é de Maçãsde Dona Maria e um profundo conhecedor das famílias das Cinco Vilas.

Henrique Dias refere os descendentes de Manuel Maria Pimentel Teixeira, incuíndo ose avô, data de nascimento etç.. numa resposta que poderá consultar aqui no no Fórum no tópico Pimentel Teixeira no concelho de Alenquer do dia 13-02-2007, 13:19

Como talvez saiba a maior parte de páginas editadas pelo Geneall, são fruto dos elementos genealógicos enviados pelos participantes.Existe uma base que é fruto de informação disponibilizada pelo proprio Geneall, muita dela com base em várias obras e estudos genealógicos onde podemos algumas vezes entroncar os nossos ascendentes.

Através de um outro parente meu, Humberto de Pinho Gomes, que nasceu em Moçamedes, soube em tempos que nas décadas de 60/70 vivia na região uma família Pimentel Teixeira mas na altura ainda eu não tinha dados sobre o seu bisavô e não consegui estabelecer qualquer ligação.

Fico assim à espera de um contacto seu, aqui no fórum, no meu endreço , ou em ambos, como achar melhor.

Cordialmente

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#166979 | luis262 | 10 set 2007 01:55 | Em resposta a: #166978

Peço desculpa pelas gralhas...devia ter relido o texto!
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#166981 | luis262 | 10 set 2007 02:08 | Em resposta a: #166978

Cara Sandra,

Talvez devido ao "adiantado da hora", enganei-me na página de João Maria Pimentel Teixeira, que é:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294979
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#167075 | henrdias | 10 set 2007 23:54 | Em resposta a: #166981

Caro Luís Piçarra,

que exagero!.... "Henrique Dias .... um profundo conhecedor das famílias das Cinco Vilas". Quem ler isto até vai pensar que é verdade, e o pior é que depois vai sofrer uma grande decepção.

Vais ter que me desculpar, mas desta vez tenho mesmo de me insurgir, pois já tive oportunidade de te dizer pessoalmente que não passo de um reles curioso em matéria de genealogia. E podes crer que não se trata de falsa modéstia, pois é mesmo isso que eu sinto. Aquilo que eu faço, é pura e simplesmente, levantar um véu aqui e outro acolá, numa tentativa para desenterrar o passado da terra que me viu nascer, mas que teimosamente persiste em se manter obscuro.

Bem. e depois deste "chásinho", é a minha vez de dar a "mão à palmatória", pois bem sei que estou em dívida. Por isso, logo que me seja possível, prometo responder ao teu mail.

Em relação ao João Maria Pimentel Teixeira, tenho uma correcção a fazer, pois ele nasceu em 20 de Março, mas de 1868. O seu pai é que nasceu em 1830, mas a 20 de Agosto. Certo?

Bom. e por hoje é tudo, um abraço,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#167079 | luis262 | 11 set 2007 00:17 | Em resposta a: #167075

Caro Henrique,

Como sabes não costumo fazer "elogios", digo pura e simplesmente o que penso e mais nada. s Aliás se souberes de alguém que tenha mais informação organizada sobre a genealogia das pessoas das Cinco Vilas, agradeço-te que me digas quem é, porque trato de entrar em contacto com essa pessoa o mais depressa possível!!

Fica a correcção sobre a data do nascimento do João Maria Pimentel Teixeira, que concerteza será muito ùtil à sua trineta e minha parente Sandra.

Tudo bem contigo?
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#167113 | henrdias | 11 set 2007 13:54 | Em resposta a: #167079

Caro Luís,

tudo bem, e até prova em contrário tenho de me render à evidência, mas a realidade é que me sinto desconfortável com os elogios", espero que compreendas.

Ultimamente tenho andado com outros afazeres inadiáveis que me têm retirado o vagar para estas coisas, mas espero em breve retomar as inúmeras tarefas que tenho pendentes.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212761 | Rui Graça | 07 nov 2008 16:40 | Em resposta a: #167075

Caro Henrique Dias
Gostava muito de actualizar a página do meu bisavô João Maria Pimentel Teixeira, antes de tentar introduzir os dados de mais um filho seu, já referido no fórum mas inexistente na sua página: José Lourdino Lopes Pimentel Teixeira, nascido a 27/08/1908 em Porto Alexandre (último filho de Maria Baptista Lopes que faleceu em consequência do parto), educado em Luanda pela sua tia Estefânia, casado com Lídia Albertina Simões Sexthon Muller em 09/09/1937 em Lisboa, de quem teve uma única filha, Maria Manuela Muller Pimentel Teixeira Graça (minha mãe) e falecido em 26/09/1999, em Lisboa.
Suponho que para actualizar a referida data de nascimento necessite de qualquer tipo de documento comprovativo do seu nascimento e muito me agradaria saber onde, se é que possível, poderei obter cópia respectiva.
Os meus agradecimentos a todos os intervenientes no fórum "Pimentel Teixeira", e especialmente a Luís Piçarra, cujos textos aguçaram o meu interesse nos "xis"-avós.
Um abraço e obrigado pela ajuda
Rui Miguel Pimentel Teixeira Graça

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212815 | henrdias | 08 nov 2008 15:10 | Em resposta a: #212761

Caro Rui Graça,

antes de mais bem-vindo ao fórum.

Espero que os seus primos "Pimentel Teixeira" se pronunciem, mas entretanto consultando a base de dados do Geneall, verifico que o seu avô José Lourdino tem lá mais um irmão que eu desconhecia (César Lopes Pimentel Teixeira), e a irmã que eu conhecia apenas atravéz do fórum como Silvina, já lá consta com o nome completo.
Curiosamente o seu avô ainda não consta, o que significa que quem mandou estes dados não o incluiu, ou se o fêz, ainda não estão publicados, porque isto é um processo algo moroso...
Estive tentado a enviar eu mesmo esses dados, mas como desconheço se alguém já o fez, será melhor agurdar, até que alguém se pronuncie.

Perguntava se seria necessário qualquer tipo de documento comprovativo do seu nascimento, e onde a poderia obter. Bem, como ele nasceu em Angola, é capaz de ser um pouco difícil, e eu não conheço a forma, embora creio já ter visto aqui um tópico que abordava essas questões.
Mas como conhece a data exacta do seu nascimento, é porque a viu referida em algum documento, e isso creio que será suficiente referido no campo "Fontes".

Bom, e por agora é tudo, boas pesquisas e os mellhores cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212836 | ATM | 08 nov 2008 21:19 | Em resposta a: #212815

Caro Primo Rui Graça

Bem-vindo à família e ao nosso conhecimento

Presumo que a informação presentemente no Genea sobre João Maria Pimentel Teixeira foi ali introduzida por Sandra Pinto, neta de Estefânia Lopes Pimentel Teixeira (ver Sandy 2 neste tópico) e tópicos’Livros sobre as 5 Vilas’ e ‘Famílias de Maças de D.Maria’. Acredito que já os tenha visto, mas aqui estão de qualquer maneira.
No passado enviei dados para o Genea, apenas mencionando que eram informação familiar (porque era só o que eu tinha) e foram aceites. Não sei se agora estão mais rigorosos, mas é tentar. Por outro lado, como o Henrique diz, pode ser que já tenham sido enviados e será então melhor aguardar e esperar que a prima Sandra diga qualquer coisa.
Não sei se reparou mas eu vivo na Austrália e por isso “encosto-me” e espero que os primos Henrique, Luís, Sandra e agora o Rui vão descobrindo e adicionando informações, para eu cá longe, invejar o não estar mais perto para poder colaborar um pouquinho mais.

Mais uma vez bem-vindo

Um abraço

António Mendes (Tózé)

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212861 | luis262 | 09 nov 2008 10:02 | Em resposta a: #212761

Caro Rui Graça,

Faço minhas as palavras do Tó Zé!

Acho melhor, se não te importas, que nos tratemos por tu, uma vez que somos primos. Como sabes, o Tó Zé, tu e eu, temos um tetravô em comum, Francisco Maria Teixeira Pimentel.
Fui eu quem enviou para o Geneall, já há algum tempo, a descendência do Manuel Maria Pimentel Teixeira, organizada pelo noso primo Flávio Pimentel Teixeira e foi
o Tó Zé ( a quem aproveito para enviar um abraço), que me arranjou esses dados.
Na ocasião, fui enviando os ditos elementos, citando como fonte essa genealogia e o respectivo autor.

Um abraço,

Luís Piçarra

P.S. Descobri recentemente na net, em "Mossamedes de Antigamente" alguns dados com interesse sobre familiares nossos.Vale a pena dar um olhadela.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212871 | luis262 | 09 nov 2008 12:05 | Em resposta a: #212761

Caro Primo Rui Graça,

Esqueci-me, o que é imperdoavel, da Sandra Pinto, que já participou neste mesmo tóico e, que para além do mais, é tua prima em 2º grau , uma vez que também é bisneta de João Maria Pimentel Teixeira.

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212924 | Rui Graça | 10 nov 2008 10:49 | Em resposta a: #212815

Caro Henrique Dias,
Muito obrigado pela recepção e pela pronta resposta.
Já enviei os dados do meu avô José Lourdino Pimentel Teixeira para a base do Geneall, através de uma correcção à informação na página do seu pai - João Maria -e aproveitei para pedir a correcção da sua data de nascimento (para 20/03/1868).
Vou aguardar para que a informação fique disponível numa nova página onde, suponho, poderei introduzir nova informação relativa ao conjuge, à sua descendência e a alguns dados biográficos.
Já percebi que estas actualizações podem demorar algum tempo, mas desde já me sinto recompensado pelas respostas dos primos.
Um abraço
Rui Graça

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212926 | Rui Graça | 10 nov 2008 11:09 | Em resposta a: #212836

Caro primo Tó-Zé
Fico muito agradecido pela resposta pronta, pela recepção e pelas dicas.
Asseguro que tudo farei para juntar a informação de que disponho à base de dados.
Quanto à distância: "no worries", porque com estas novas tecnologias estamos todos ao mesmo alcance.
Um abraço
Rui Graça

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#212927 | Rui Graça | 10 nov 2008 11:34 | Em resposta a: #212861

Caro Luís Piçarra,
Obrigado pela tua resposta e (mesmo que uns anitos "à posteriori") por essa descendência do trisavô Manuel Maria que, juntamente com as histórias de família e o livro das famílias de Alvaiázere / Maçãs de D.Maria me permitiram consolidar muita informação.
Tive oportunidade de lêr o "Mossamedes de Antigamente" e os seus relatos deliciosos; existem mais alguns sites sobre Porto Alexandre com descrições de famílias e situações muito interessantes, e emocionantes para a descendência dos Pimentel Teixeira.
Aproveito para deixar cumprimentos à prima Sandra Pinto e o meu mail (que por lapso não deixei nas respostas ao Henrique e ao Tó-Zé): rgraca@iberil.pt
Um abraço
Rui Graça

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#213670 | sandy2 | 20 nov 2008 21:35 | Em resposta a: #212761

Muito bem vindo primo Rui,
Partilhamos então um bisavô (João Maria). Não imagina o quanto procurei informação dele, fotografias, etc. Pouco consegui.

O meu pai sempre disse que a minha avó Estefania (nome igual á da tia) só tinha uma irmã. Não sabia nada de um tio José Lourdino. Eu já tinha conhecimento de que havia um 3º filho mas não sabia que a minha bisavó tinha falecido do parto. Foi-me transmitido algo muito diferente. Ele deve ter nascido com uma diferença de idades das irmãs e como era normal naquele tempo, possivelmente o irmão foi r
entregue á tia sem o conhecimento delas ou então eram tão pequenitas e com o choque da perca da mãe nunca falaram no assunto ou foi tudo abafado. A minha avó Estefania era uma verdadeira senhora. Casou em Porto Alexandre e teve 5 filhos. Eu tenho actualizado os dados no Gene Plus com numeros de documentos (exemplos certidões ou cédulas de nascimentos etc) e tenho estado a tentar recuar. Não tenho conseguido qualquer ajuda em termos da Torre do Tombo porque infelizmente houve um incêndio e alguns dos documentos dentro das datas que procuro não existem. Também contactei Angola e tentei através da Igreja em Moçamedes obter a certidão de casamento de João Maria com Maria Batista Lopes, das certidões de nascimento dos filhos e da certidão de óbido dos nossos bisavôs mas não obtive qualquer resposta até á data. O meu pai pensa que os avós casaram em Moçamedes mas não se lembra de onde mas se alguém tem esses documentos concerteza será lá. Em relação á certidão de nascimento do nosso avô posso dizer-lhe que fui a Leiria, a Lisboa, aos serviços centrais etc e nem certidão nem passaporte ou autorização para viajar tem nos arquivos. Os anos em que pensei que pudesse ter partido para Angola, visto que ele foi pouco tempo depois do primo Lourdino (igual ao seu pai) e também seguiu os irmãos nada consegui encontrar. A data de nascimento que tenho para ele, como disse os documentos arderam. Se encontrar outra forma de obter os dados ficarei muito grata mas até á data de Angola nada consegui. Se conseguir ajudar de qualquer forma, por favor diga.

Fico realmente muito feliz em finalmente conhecer um primo directo do meu pai.

Um grande beijinho,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#213710 | Rui Graça | 21 nov 2008 13:04 | Em resposta a: #213670

Cara prima Sandra,
Em breve irei inscrever-me no Genea Plus para tentar actualizar mais rapidamente as informações sobre a família.
Ficámos igualmente felizes por a conhecer - transmiti o seu texto à minha mãe que conheceu a sua tia Milu e uma outra sua tia, quando tinha cerca de 12 anos (as suas tias teriam entre 16 e 18, na altura).
Confirmo que o meu avô, José Lourdino, foi educado por uma tia Estefânia (irmã mais velha do bisavô João Maria), em Luanda, até ficar com o irmão mais velho, suponho que César.
A minha mãe têm algumas fotografias dos avós - João Maria e Maria Baptista Lopes - que tentarei disponibilizar nas suas páginas do Geneall, e que estarão à sua disposição, se o desejar.
Gostava muito de conhecer a versão que lhe foi contada sobre a nossa bisavó Mª Baptista Lopes.
Deixei o meu mail no "post" anterior. O dos meus pais é mvrg@netcabo.pt
Beijinhos
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#213788 | henrdias | 22 nov 2008 22:05 | Em resposta a: #212871

Caros Primos Luís Piçarra e António Mendes,

após algum tempo de afastamento destas lides, estou voltando aos poucos. E hoje mesmo (em dia de simulacro) tive oportunidade de voltar à Biblioteca Genealógica de Lisboa, e localizei a data de baptismo do Capitão José Venâncio Pimentel Teixeira, que aconteceu em Maçãs de D. Maria em 24.06.1787.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=465181

Localizei também mais um irmão, o António, baptizado em 09.05.1789.
Quanto ao baptismo do José, diz-nos que foi realizado na capela da Senhora do Amparo (MDM) pelo Rev. Dr. Manuel de Abreu Pimentel Teixeira, Tesoureiro-mor da Sé de Coimbra, e os padrinhos foram José Seabra da Silva e sua mulher Ana Felícia Coutinho Pereira de Sousa Freire da cidade de Lx.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30739

Diz-nos ainda que tocou por procuração do dito José de Seabra, o Dr. Manoel Filipe de Santiago Teixeira, Capitão e Almoxarife da Vila de Arega, e com procuração da dita madrinha tocou Joaquim Manso Pimentel Teixeira, Sargento-mor destas sinco vilas e assistente na Quinta da Boa Vista. As testemunhas foram o padre António Mendes Leitão dos Palheiros e José António das Redouças desta freguesia de MDM.
Quanto ao pai do baptizado diz que era Monteiro-mor das cinco vilas, o avô paterno Capitão-mor das ditas cinco vilas, e o avô materno, Capitão-mor de Miranda do Corvo.

Já enviei estes novos dados para publicação no Geneall,
por isso agora recebam um abraço amigo de,
Henrique Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#213796 | luis262 | 23 nov 2008 00:58 | Em resposta a: #213788

Caro Primo Henrique,

Entraste de novo nas lides, com o pé direito e com a pontaria afinada!

Por sinal hoje encontrei o nosso primo Carlos Pimentel, numa exposição que abriu aqui em Carcavelos, e aproveitamos para falar sobre o andar das nossas pesquisas, no que respeita a Maçãs de D. Maria, às Cinco Vilas e aos Pimentel Teixera.Ficou também a saber do parentesco que temos contigo.
Como ele não tem "net" ( ainda existe gente assim...), tem dificuldade em aceder às infomações.Lá lhe fui fazendo pois, o ponto da situação.

E a propósito de "net", a divulgação "on line" dos assentos de um número já muito razoavel de paróquias, tem-me mantido a navegar sempre que posso , e já consegui muita coisa sobre a ascendência do lado da minha avó materna, em Arganil, Cerdeira, Anceriz, Vila Cova do Alva ( antiga Vila Cova de Sub-Avô ), Benfeita e outras freguesias e concelhos da região.
Em poucos dias encontrei algumas dezenas de assentos de baptismo e de casamento e estabeleci a ligação, em alguns casos, com títulos que constam do "Raízes da Beira", essa obra magnífica de Eduardo Osório.
Também no Porto ( cidade e distrito) avancei mais alguma coisa em relação a alguns dos ramos da ascendência da Teresa , graças aos muitos livros que já estão "on line".
Á pena que das Cinco Vilas e redondezas ainda não haja nada. Nem do Alentejo, já agora, onde ando a passo de caracol...

E por hoje é tudo.

Um abraço com amizade,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#213808 | ATM | 23 nov 2008 07:38 | Em resposta a: #213788

Olá Henrique

Bom regresso e como sempre logo com novidades.

Tenho ideia de em tempos ter mencionado o Capitão Manoel Filipe de Santiago Teixeira como talvez o iniciador da uma família Santiago Teixeira, mas não me recordo bem.

Um abração

Tózé

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#213869 | luis262 | 24 nov 2008 11:16 | Em resposta a: #213788

Caro Henrique,

O Joaquim Manso de Sequeira Pimentel Teixeira, é um dos tios paternos do batizado e já tem página no Geneall. Na ocasião em que enviei os dados, não indiquei nada na biografia pois só através da tua mensagem a fiquei a conhecer.

Um abraço do primo,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#215647 | luis262 | 16 dez 2008 10:58 | Em resposta a: #213788

Caro Henrique,

Enviei hoje uma mensagem para o teu e-mail, referindo um "site" onde podes encontrar novos dados sobre os Pimentel Teixeira e não só.

Um abraço do primo,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217911 | chartri | 09 jan 2009 17:50 | Em resposta a: #167113

Caro Henrique Dias.
Encontrei num livro, publicado em 1987, pelo Arquivo da Universidade de Coimbra [custa 9 €] "Instituições Pias (sécs XVI-XX) em documentação do Cabido e Mitra da Sé de Coimbra (pag 143) a referencia um documento de 6.9.1755 que são "autos de requerimento que faz Manuel Rodrigues Teixeira, provisor e tesoureiro-mor na Sé Catedral de Coimbra, para bênção de uma capela na vila de Maçãs de D. Maria, junto às casa de residência de seu sobrinho, capitão-mor José António Almeida Azevedo Pimentel Teixeira, que para a fábrica da mesma a tem doado com bens de raiz de abundante rendimento" Trata-se de um manuscrito com 2 folhas existente na caixa XII, doc.. nº 19.
Assim ja sabemos o nome do tio do capitão-mor
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217926 | luis262 | 09 jan 2009 20:10 | Em resposta a: #217911

Caro Ricardo Charters d`Azevedo,

Li a sua intervenção dirigida ao Henrique Dias e achei que é uma interessante notícia.
Fica-se assim a saber, que os autos de requerimento para benção da capela de Nª Srª do Amparo, datam de 6.9.1755 e são portanto anteriores à carta de armas passada por D. José a José António Álvares Pimentel Teixeira que nela é referido como (...) Capitão Mor da Comarca das Cinco Vilas e da de Figueiró dos Vinhos e morador na sua Quinta de Maçãs de Dona Maria(...), - a quinta da Boa Vista- a qual carta foi passada a 4.8.1676 e registada a 17 do mesmo mês e ano.

O nome desse meu antepassado sofreu algumas " alterações" na transcrição apresentada no livro de 1987, mas isso não é o mais importante...

O Pe. Manuel Rodrigues Teixeira como o capitão mor, têm págína editada no Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=364956 e
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180451

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217928 | luis262 | 09 jan 2009 20:16 | Em resposta a: #217926

Caro Ricardo Charters d`Azevedo,
A carta de armas data de 4.8.1767 e não 1676, como escrevi por lapso.
Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217930 | chartri | 09 jan 2009 20:20 | Em resposta a: #217926

Caro Luís Piçarra

Vê-se assim que por aquela época, mesmo antes de 1755 o Capitão-mor subiu ainda mais no "social" da época. Já era Capitão-Mor (significava que tinha muito), mandou construir a capela, obteve a bênção dela e pouco tempo depois (um ano) obteve a carta de armas.

Eu acho interessantíssimo ver como os indivíduos (e as suas famílias) evoluíam e se afirmavam, mesmo fora da sua zona de influencia (i e da zona das 5 Vilas). Só assim obtinham o reconhecimento real.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217931 | luis262 | 09 jan 2009 20:25 | Em resposta a: #217926

As minhas desculpas, a pág. do Pe. Manuel Rodrigues Teixeira é

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=369456

Hoje estou de mal com os números,
LP

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217932 | chartri | 09 jan 2009 20:29 | Em resposta a: #217931

Caro Luís Piçarra
Lembro que a capela deve ser aquela junto o solar no centro de Maças de D. Maria e não na Quinta da Boa Vista, cujas casas parecem bem mais recentes. No entanto isto são palpites pois, como sabe não tenho estudado Maças de D. Maria. Tenho somente coleccionado informação, para um dia poder estudá-la. Mas as minhas prioridades tem sido outras.

cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217934 | luis262 | 09 jan 2009 21:25 | Em resposta a: #217932

Caro Ricardo Charters d`Azevedo,

Respondendo à sua anterior intervenção: assim se iam tecendo as teias do poder...

No que respeita à capela, é possível que seja como diz e se trate da do solar, mas como na realidade já não vou a Maçãs desde muito novo não posso adiantar nada.

Há cerca de dois anos, os meus primos Henrique Dias e António José Pimentel Teixeira Mendes, visitaram a quinta da Boa Vistae e fizeram algumas fotografias que apenas permitem ver o estado de degradação em que tudo se encontra.

Sei também que a pedra de armas da quinta desapareceu há algum tempo. Quanto à que se encontrava no solar está `guarda , já há muitos anos de uma parente minha, como aliás consta de um relatório elaborado pela Direcção Geral dos Edifícios Nacionais- Inventário do Património Arquitectónico -onde se pode ler, citando Gutavo de Matos de Sequeira (...) 1955- o solar pertence ao Sr. António de Sousa, nesta época a capela é utilizada como adega. Apedra de armas está guardada em casa da Srª. D. Josefina Pimentel de Abreu, descendente do fidalgo; nesta data, apesar da casa já estar em ruínas, ainda consevava uma janela mirante, de cantarias lavradas, que animava a fachada(...) E é citada a obra de Sequeira, Inventário Artístico de Portugal, vol V Lisboa, 1955.

Sei também que em assentos de casamento e baptismo cujas cópias possuo, celebrados no solar da vila, a capela aparece como de Nª Sª do Amparo...

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#217943 | chartri | 09 jan 2009 22:43 | Em resposta a: #217934

Caro Luis Piçarra.
Dê la um salto.

è uma terra simpatica.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#218251 | henrdias | 12 jan 2009 23:27 | Em resposta a: #217911

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Você lá vai descobrindo essas preciosidades...bem, mas isto é assim mesmo, pois quem procura sempre encontra.
É claro que todas estas informações são importantes para podermos completar a "moldura das Cinco Vilas", que apesar de tudo ainda se encontra muito fragmentada.

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Benção da Capela de Maças de D. Maria

#218349 | chartri | 13 jan 2009 21:40 | Em resposta a: #218251

Caro Henrique Dias

Eu não procuram... elas aparecem-me no meu caminho. Tenho é andado é em caminhos ínvios...

Como tenho tratado de descobrir o que se passou com uns meus antepassados que viveram em Cadima (Cantanhede) e que foram administradores de uma capela no século XVI (que ainda existe), "tropecei" com esta de Maçãs de D. Maria.

Ja agora descobri também porque é que se tinha que pedir autorização para se conduzir mula, ao rei. O D. Sebastião e o D. João III queriam que se criassem cavalos pelo que não autorizava que se montassem mulas (esta podiam transportar mais pesos em viagem e eram mais resistentes que os cavalos). Já agora, descobri também (História da Igreja do Fortunato de Almeida) que os clérigos estavam dispensados de licença (bem como de pagamento de impostos). Mas "andando" no século XVI as dificuldades de pesquisa aumentam, mas por outro lado vemos como o país era bem diferente (ver o meu tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=195268)

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Mariana Pimentel e Roque Monteiro

#237865 | luis262 | 31 ago 2009 00:41 | Em resposta a: #213788

Caro Primo Henrique,

Hoje deparei, numa intervenção tua em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=178241#lista do tempo em que eu ainda andava em busca da ascendência do Pe. Rafael de Abreu, com a referência a uma Mariana Pimentel,
(...) " Devo dizer que também encontrei o "teu" Raphael de Abreu, na condição de padrinho do baptismo da Sebastiana, filha de Roque Monteiro e de Maria Pimentel da vila de Aguda. A madrinha foi uma tal Sebastiana Velha (arnao ??) que tinha sido mulher do Juiz dos Órfãos de Maçãs de D. Maria."(...)
Reli o assento de casamento do António Pimentel de Abreu com a Joana Simões Biguina - Aguda, 14.2.1684 - onde consta que foi madrinha Marianna Pimentel mulher de Roque Monteiro.

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#247044 | luis262 | 04 jan 2010 00:58 | Em resposta a: #213788

Caro Primo Henrique,

Peso que a talha será originária da Capela de N.S. do Amparo em Maçãs de D. Maria...

http://www.pcv.pt/singleLots.do?id=29078#

Vou tentar saber mais alguma coisa.

Um abraço do

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#247112 | henrdias | 05 jan 2010 00:06 | Em resposta a: #247044

Olá Luís, como tens passado?

Bem sei que não tens tido "mãos a medir" com a "enxurrada" de registos online do Porto, não é verdade?
Pena é que Leiria esteja tão atrasado, pois assim poderia-mos avançar um pouco mais.

Quanto à tua descoberta acho-a sensacional, e creio que tens razão, pois esta talha só poderá ser da capela dos Pimentel/Teixeira. Se bem que julgo, (ter lido algures) que a dita capela foi incendiada pelos Franceses aquando das invasões, mas não estou muito seguro disso.

Acho é que seria altura de alguma entidade concelhia, ou da freguesia, se chegar à frente e fazer alguma coisa pela cultura, adquirindo o respectivo fragmento.
Caso se prove a origem desta talha, ela deveria ser classificada de interesse concelhio, pois é um fragmento da história local, e assentaria muito bem no recém criado Museu Municipal de Alvaiázere.

Quando souberes mais pormenores, diz qualquer coisa, ok?
Não sei se o nosso confrade Charters de Azevedo terá alguma coisa a acrescentar em relação a isto, uma vez que em tempos referiu estar na posse de um livro sobre esta capela.

Bem, por hoje é tudo, um abraço e continuação de Bom Ano.
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#271097 | Saba | 21 fev 2011 20:03 | Em resposta a: #36904

Caro Colega,

Por acaso tem informacoes sobre alguma Feliciana Pacheco Pimentel, que casou com o Capitao Pedro Dinis de Carvalho, ambos de Alvaiázere? Gostava de descobrir quem eram os seus pais. Penso que nasceu a cerca de 1700.

Agradeco qualquer ajuda.

Cumprimentos,

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#271106 | henrdias | 21 fev 2011 20:52 | Em resposta a: #271097

Caro Confrade,

Alvaiázere já conta com alguns Fundos disponíveis Online, como poderá verificar em:

http://etombo.com/paroquia/alvaiazere.html

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#278534 | PaulaMargarida | 14 jun 2011 15:30 | Em resposta a: #31589

Sou filha de Maria Manuel Veiga Pimentel d'Abreu Amorim da Costa, filha de Fernando Pimentel de Abreu e Maria de Lurdes Rego e Veiga. O meu avô Fernando Pimentel de Abreu era filho de Manuel Simões de Abreu e Josefina Pimentel Teixeira.
Penso que a minha mãe terá informações que vos possam faltar. Vi que têm pouca informação sobre a avó dela, Josefina Pimentel Teixeira.
Posso pôr-vos em contacto. Afinal , parece que somos da mesma família!

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#278566 | ATM | 14 jun 2011 20:23 | Em resposta a: #278534

Olá prima Paula
Verifico que somos primos em 4o grau. Bem vinda ao Genea. O seu ramo familiar aqui no Genea termina com o seu Avô Fernando Pimentel de Abreu. Daqui para tràs o ramo Pimentel Teixeira está mais ao menos ligado dentro do possivel. Certamente que apreciaremos novos contactos e informações. O Genea leva o seu tempo a editar novas informações aqui colocadas, maneira que temos que ser pacientes, mas por favor coloquem aqui o que poderem. Somos uma grande familia e estamos hoje espalhados por todo o mundo.
Um abraco e mais uma vez, bem vinda.
Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

Informação sobre apelido Taymanca

#290284 | girafa | 31 out 2011 22:57 | Em resposta a: #278566

Caros Confrades

pretendia saber se têm na Vossa ascendência (anos de 1700) alguém com o apelido Taymanca.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#308870 | ceuguitart | 24 jun 2012 00:54 | Em resposta a: #278566

Também sou prima da Sãozinha. O meu avô paterno, Manuel Froes da Silva Gil Ferrão era irmão da sua Mãe, Luísa Froes da Silva Gil Ferrão.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#316404 | luis262 | 01 nov 2012 13:37 | Em resposta a: #247112

Caro Primo Henrique,

Como é que tu estás?

Eu continuo nas lides genealógicas embora mais voltado para os meus costados alentejanos, nestes últimos tempos...
No entanto, pesquisando nos livros do Avelar dei com o batismo de Serafim Augusto Pimentel de Figueiredo, irmão do meu bisavô Emídio.
Pois o dito Serafim nasceu aos 18 de Dezembro de 1851, no Avelar e era filho legítimo de Joaquim José Simões a Silva e Sousa e de Maria Rosa Pimentel Teixeira .
(LB Ansião, Avelar 1835-1859 fl 99)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=137665

Ora a data do casamento dos ditos pais que consta do geneall é posterior ao seu nascimento que não bate certo com o facto do mesmo constar como " filho legítimo" no assento de batismo.
Como não fui eu que enviei os dados sobre ocasamento para a página do Geneall, gostava de saber se tens algum apontamento sobre isto.

Dá notícias tuas!

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#316650 | henrdias | 05 nov 2012 20:41 | Em resposta a: #316404

Olá primo Luís, sejas bem aparecido.
Sabes, eu também tenho andado um pouco arredado destas lides, e julgo que cada vez andarei mais, devido às novas políticas do Geneall.
Quanto à questão concreta que me colocas, temo não te poder ajudar, pois não tenho forma de confirmar o que consta actualmente na base do Geneall. Infelizmente não tenho condições neste momento para manter a assinatura que tinha do Geneall Plus, e como tal não tenho direito a consultar, sequer, as largas centenas de dados que para lá envie.
Mas vou tentar ajudar, pois eu tinha o hábito de registar na minha B.D. o que enviava para lá e a respectiva data. E em relação à Maria Rosa Pimentel Teixeira, sei que enviei a data de nascimento em 30.04.2007, e a foto em 01.01.2009. Não tenho informação quanto à data de casamento, por isso presumo que não tenha sido eu a enviar.
De qualquer forma, há, sem dúvida, coisas que parecem não bater muito certo. E começa logo pelo pai dela, Francisco Maria P.T. casado em 1830 e o filho José Maria P.T. nascido em 1827. Mas isto, parece-me, é uma questão já esclarecida. O que não está esclarecido é termos o primeiro filho a nascer em 1827, o Manuel Maria P. T. em Agosto de 1830 e a Maria Rosa P. T. em Janeiro de 1831, o que é tecnicamente impossível.
Quanto à Maria Rosa P. T. as datas que eu tenho, são as seguintes:
Nascimento a 21.01.1831 em Maçãs D. Maria.
Casamento a 08.11.1853 em Maçãs D. Maria.
Nascimento do filho Serafim a 18.12.1851 na Rascóia.
Nascimento da filha Maximina a 25.07.1854 na Rascóia.
Nascimento da filha Conceicão a ??
Nascimento do filho Emídio a 21.01.1859.
Óbito a 28.06.1903 na Rascóia.
Para "ajudar à festa", na minha B.D. tenho uma nota tirada de um notícia do Jornal acerca do seu falecimento, onde diz que casou ainda não tinha 17 anos, que o marido morreu ao fim de 12 anos e ela nessa altura ainda não tinha 30 anos de idade, e que o filho mais novo tinha apenas 9 meses. Ora isto não bate certo com nada, portanto procurei em vão por esse recorte, mas não o encontrei, pelo que cheguei à conclusão que seria respeitante a outra pessoa. E isto só vem provar aquilo que já sabemos que todo o cuidado é pouco em relação aos homónimos, sobretudo numa região onde tinham o péssimo hábito do abreviar os nomes.
Portanto se tiveres outros elementos que ajudem a desvendar o caso, desde já agradeço a partilha.
Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#316910 | luis262 | 09 nov 2012 18:19 | Em resposta a: #316650

Caro Henrique:

Não sei quem pesquisou as datas de nascimento ( Alvaiázere, Maçãs de D. Maria 21.01.1831) nem do casamento (Maçãs de D. Maria 08.11.1853), da minha trisavó, Maria Rosa Pimentel Teixeira que foram enviadas para o Geneall. O mesmo acontece no que diz respeito data do óbito que referes, que não aparece editada na respectiva página
Quanto ao nascimento a data coincide com a que foi colocada por uma parente minha em 20.3.2008, num outro site que não posso citar aqui, mas que ambos conhecemos...

Atendendo ao facto do filho Serafim Augusto nasceu a 18.12.1851 na Rascoia, Avelar ser referido no assento de como filho lagítimo, indica que o casamento terá sido anterior a esta data.

Entretanto encontrei a fotocópia da tal notícia do óbito e por la se poderá depreender que a data de casamento será anterior a 1850, acho eu...
Se partirmos do princípio de que Maria Rosa nasceu a 21.1.193 e se casou com 16 anos, a data do casamento será anterior a 21.1.1847.
Tendo enviuvado com 29 anos, isso terá acontecido antes de 21.1.1860, o que também bate certo com a date de nascimento do filho mais novo, meu bisavô, que nasceu em Janeiro de 1859 e poderia pefeitamente ter à data os tais 9 meses de idade.

Quanto ao óbito, o jornal refere não refere o ano mas o dia e o mês estão correctos.

Vou pedir ao AD Leiria uma fotocópia do assento de casamento eslarecer o assunto e depois direi como é !

Um abraço do
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#316912 | luis262 | 09 nov 2012 18:23 | Em resposta a: #316910

Queria escrever " nasceu a 21.1.1831" e não 21.1.193 !
LP

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#317318 | henrdias | 16 nov 2012 00:31 | Em resposta a: #316910

Caro Luís Piçarra,

Antes de mais as minhas desculpas por só agora poder responder.
Entretanto, para aqui a revolver a minha papelada dos assentos manuscritos (que são mais que muitos, como deves calcular), e acontece que não encontrei o casamento da tua trisavó, nos registos copiados na Gago Coutinho. Isto porque não existe lá (ou pelo menos não existia na altura) microfilme desta data. Fui encontrá-lo nuns registos que recolhi no Arquivo de Leiria, numa passagem fortuita durante umas férias. Portanto é bem provável que tenha sido eu quem enviou esses dados, todavia isso ocorreu no início das minhas pesquisas, e não tinha ainda o hábito de registar a data em que enviava os dados para publicação.
Assim o que anotei foi o seguinte:
Casamento em M.D.M. a 8/11/1853 de Maria Rosa filha de Francisco Maria Pimentel Teixeira e de Maria Rosa das Relvas, M.D.M. com Joaquim José de Sousa filho de Aurélia Maria da Almofala de S. Pedro, Aguda.
Padrinhos/Testemunhas: Dr. Joaquim Augusto da Costa Simões e José Maria Pimentel Teixeira, casado, das Relvas, M.D.M.
É o que tenho, mas agora como tens a data correcta, será fácil pedir a cópia do assento a Leiria.
Quanto aos assentos de baptismo e de óbito, não constam nos meus registos, mas as datas foram obtidas naquela visita que fiz com o Tó Zé em 2006 às "Cinco Vilas". Nessa altura ele fotografou o túmulo no cemitério do Avelar, onde contavam as ditas datas de Maria Rosa Pimentel Teixeira, e de sua filha:
n. 21/01/1831
f. 28/06/1903
Maxemina Simões Pimentel de Figueiredo:
n. 25/07/1854
f. 24/03/1924
É o que me apraz dizer agora sobre o assunto, e estou-me agora a lembrar que pode até ter sido o Tó-Zé a enviar os dados, mas creio que isso agora pouco importa. O que importa mesmo, é verificar a veracidade dos mesmos.
Não sei se vai funcionar bem, mas segue aqui o link de uma das fotos que ele tirou na altura:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4398193647078&set=o.140541056051949&type=1&theater
Bom, e por hoje é tudo,
um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#317319 | henrdias | 16 nov 2012 00:40 | Em resposta a: #317318

Olá Luís,

parece que resultou a ligação. Só para te dizer que os dados da Maximina não contam dessa foto, pois estão na parte lateral da sepultura:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4398199327220&set=o.140541056051949&type=1&theater
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#317335 | luis262 | 16 nov 2012 12:43 | Em resposta a: #317318

Caro Henrique Dias,

Obrigado pelas fotografias, que eu não conhecia.
Já pedi ao AD Leiria a cópia do assento de casamento dos meus trisavós Joaquim José Simões de Sousa e Maria Rosa Pimentel Teixeira e estou à espera da resposta.
Como já referi, o único dado que parece não bater certo é a data do casamento (8.11.1853), por o filho mais velho e meu tio-bisavô Serafim Augusto, ser apontado como filho legítimo no seu assento de nascimento datado de 1851...

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/viewer?id=1021369

Um abraço amigo,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#317337 | luis262 | 16 nov 2012 13:01 | Em resposta a: #317335

Caro Henrique,

A imagem é a

PT-ADLRA-PRQ-PANSO3-001-0005_m0100.tif

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#318477 | luis262 | 01 dez 2012 01:17 | Em resposta a: #317318

Caro Henrique,

Já recebi a fotocópia do assento de casamento do Joaquim José Simões da Silva e Sousa e Maria Rosa Pimentel Teixeira, que pedi para o AD de Leiria.
Os dados que referes estão todos correctos à exceção do ano, que foi 1850 e não 1853.
Assim o casamento foi a oito de Novembro de 1850 em Maçãs de Dona Maria, e consta a fl 42 do respectivo livro.

Entretanto encontrei no etombo, o assento de óbito do dito Joaquim, que faleceu a 7.8.1860 na Rascoia e foi sepultado no dia seguinte no adro da Igreja de Avelar.
( Ansião, Avelar LO 1860 fl 2v e 3 ).

Também dei com os assentos de nascimento e de óbito de uma das filhas do referido casal que, por informação de uma prima minha, consta nas páginas do Geneall como " Conceição Pimentel de Figueiredo" mas que , se chamava Maria da Conceição Pimentel Teixeira...
Esta nasceu na Rascoia a 18.9.1856 e aí faleceu, aos 24 anos de idade, a 22.8.1880.
(Ansião, Avelar LB 1830-1859 fl 114 e 114v e LO 1880 fl 5 e 5v ).

Vou enviar para o Geneall estes novos elementos e correções.
E hoje, por aqui me fico.

Um abraço do teu primo e amigo,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#318583 | luis262 | 03 dez 2012 12:20 | Em resposta a: #317318

Caro Henrique,

Não sei se já leste a mensagem sobre o casamento dos meus trisavos, que já me enviaram do AD Leiria e confirma a data de 8.11. 1850. Entretanto, esqueci-me de te referir que do assento seguinte que, embora só parcialmente, se pode ler na dita fotocópia, consta o casamento no dia 9.11.1850 de José Maria Pimentel Teixeira, filho legítimo de Francisco Maria Pimentel Teixeira e de Maria Rosa do lugar de Relvas, freguseia de São Paulo .....e o resto fica no verso da folha. Que eu saiba só casou uma vez, tendo falecido em MDM em 6.3.1853. Deverá ser portanto o rp. do seu casamento com Maria Ferreira, cuja data desconhecia.
E, posto isto, não há mais novidades.

Um abraço,
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#318629 | henrdias | 03 dez 2012 23:27 | Em resposta a: #318583

Olá Luís,

É curioso o irmão casar no dia a seguir à irmã. Houve festa rija em Maçãs naquele fim de semana (presumo). Mas de facto também desconhecia a data de casamento do José Maria, que entretanto já registei.
Quanto ao casamento da Maria Rosa, tenho de dar a mão à palmatória. Por certo a pressa para optimizar o pouco tempo que estive em Leiria terá provocado esta situação. Mas acho estranho, pois tenho mais meia dúzia de registos recolhidos nessa altura com a data de 1853 anteriores e posteriores a este, que certamente também estarão engatados. Mas ainda estranho mais o facto de não ter reparado no casamento do irmão no dia seguinte... enfim, como lamento ainda não termos estes registos em linha...
Resta-me agradecer por estes novos dados que vêm consolidar melhor esta importante família das Cinco Vilas. Já agora, estou em crer que a Maria Maximina também será Pimentel Teixeira e não Figueiredo, tal como a Silvina, pois geralmente as filhas iam buscar mais os apelidos ao lado da mãe. Por acaso ainda não sabes com quem casou a Maximina?

Bom, por hoje é tudo, um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel Teixeira

#318636 | luis262 | 04 dez 2012 02:04 | Em resposta a: #318629

Caro Henrique,

Pois é! Parece que o processo de digitalização dos Arquivos entrou também "em austeridade"...
Continuamos à espera de novidades quanto ao dsitrito de Leiria e, na parte que me cabe, ao de Beja onde ainda falta digitalizar muita coisa.

Se fosse nos tempos que correm era natural que os quatro filhos do casal, Serafim Augusto n. 05.12.1851, Maria Maximina n. 25.07.1854, Maria da Conceição n. 18.09.1856 e Emídio Augusto n. 2101-1959 usassem os apelidos Pimentel Teixeira ( da mãe ) e Simões de Sousa(do pai).
Já sabemos, no entanto, que na época as coisas não funcionavam bem assim...
Ao certo sei que tanto o meu tio bisavô Serafim que, por volta de 1870 foi viver para Moçamedes, chamado pelo seu primo Bernardino Freire de Figueiredo de Abreu e Castro, como o meu bisavó, que cerca de dez anos mais tarde se lhe juntou, passaram a dada altura a assinar Pimentel de Figueiredo.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=440401
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=137625
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=584348

Como talvez te recordes eram descendentes próximos de Figueiredos e, segundo se conta na família, foram "repescar" esse apelido por serem parentes do referido Bernardino Bernardino.
Ao Serafim Augusto não lhe correu tão bem a vida como ao irmão mais novo, pois perdeu o que tinha conseguido e acabou por se suicidar entrando pelo mar dentro... Sei que não casou, mas teve filhos fora do casamento. O meu bisavô, que casou em Moçamedes, era proprietario de fazendas e veio por várias vezes a Portugal , onde no inicio do séc. XX tinha uma casa em Lisboa e quintas em Oeiras e Carcavelos, entre ela a das Palmeiras e a da Cartaxeira.

Sei que o pai do Cami , o meu tio Serafim Pimentel de Figueiredo, nasceu em 1902 no Avelar e viveu, algum em miúdo na casa da Rascoi com a sua tia Maria Maximina, enquanto os pais votaram a Moçamedes, antes de regressarem definitivamente.
Não sei se a dita M.Maximina casou, mas talvez o Cami saiba alguma coisa.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=290471

Sei que na notícia do óbito da minha trisavó Maria Rosa Pimentel Teixeira em 28.6.1903 , os filhos aparecem todos com o Pimentel de Figueiredo.
Não me admira que Maria da Conceição Pimentel Teixeira, assim seja referida faleceu no Avelar em 22.8.1880 pouco depois dos dois irmãos estarem em Moçamedes.

E, por hoje, a história já vai long!.

Um abraço amigo,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#366596 | detesantos | 27 fev 2016 19:59 | Em resposta a: #213670

Cara Sandra,

Sou filha de Maria de Lourdes Pimentel Teixeira Pinto, irmã de seu pai José (tio Zeca) nunca mais tivemos o contacto dele desde que saiu da Aguda. A minha mãe faleceu há dias e apesar de todos os esforços não conseguimos contactar. Hoje estivemos na residência da minha mãe e ao vermos várias fotografias, chegamos a este fórum, numa dessas fotografias está a nossa avó (Estefânia) e os filhos Lourdes, Beatriz, Fernanda, António e Zeca. Gostaríamos de ter o vosso contacto para trocarmos mais informações.
Cumprimentos
Maria Bernardete Pimentel Pinto dos Santos Leite

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#370141 | MBPIMENTEL | 31 mai 2016 15:04 | Em resposta a: #213670

Maria Bernardete Pimentel Pinto dos Santos Leite, filha de Maria de Lourdes Pimentel Teixeira Pinto, a minha avó e madrinha era Estefania Pimentel Teixeira.

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#371179 | luis262 | 27 jun 2016 18:17 | Em resposta a: #318629

Caro Primo Henrique,

Cá estou eu novamente, depois de alguma pausa no que diz respeito as genealogias!
Desta vez, online voltei a consultar os assentos de Casamento dos meus trisavós Joaquim José Simões da Silva e Sousa e Maria Rosa Pimentel Teixeira, que constado LC de Maçãs de Dona Maria 1814-1816 fl. 42 tif 143 com data de 8.11.1850 .
Quanto ao casamento dos meus tio trisavós José Maria Pimentel Teixeira e Maria Ferreira, que consta do mesmo livro a págs. 43 e 43 v. tif 143 e 144 com data de 9.11. 1850 (do qual na fotocópia que pedi em tempos ao A. D. Leiria só constava uma pequena parte), confirma-se o nome da noiva e dos seus pais. É curioso que neste ultimo "casório" os padrinhos foram António Ferreira Moço e António Ferreira Velho.
Mais curioso ainda, é o facto de no casamento de Maria Rosa P.T. aparecer uma das testemunhas, o José Maria P.T. como casado, coisa que só viria a acontecer no dia seguinte...
Talvez seja o resultado de ter havido festança em MDM e o prior, vitima das circunstâncias gastronómicas e vinícolas , tenha resolvido dar o prometido por resolvido... !

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#371215 | luis262 | 28 jun 2016 16:07 | Em resposta a: #371179

Caro Henrique,

Corrijo os nomes dos padrinhos do casamento de José Maria de Pimentel Teixeira com Maria Ferreira,
pois se um se chamava efetivamente António Ferreira Moço, o outro foi António Ferreira Neto, em vez de Velho, com por lapso escrevi...

Um abraço,
Luís Piçarra

PS: Tenho mais algumas coisa novas sobre as Cinco Vilas, mas por andar metido noutros trabalhos,. ainda não consegui organizar. Espero , breve poder fazê-lo e ir enviando dados para o Geneall e para o facebook .

LP

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#371216 | luis262 | 28 jun 2016 16:12 | Em resposta a: #371215

Ainda outra correcção : O livro de casamentos referido nas minhas duas últimas intervenções, é o LC de MDM 1814-1852 págs. 42 e 42v.
Peço desculpa pelo lapso,
LP

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#371229 | henrdias | 28 jun 2016 18:45 | Em resposta a: #371216

Olá primo Luís Piçarra,

É bom ver-te de novo nestas lides, mas apanhaste-me numa fase muito má, pois estou extremamente sobrecarregado de trabalho e com uma série de problemas que me caíram em cima. Mas registei tudo, e quando estiver um pouco mais aliviado voltaremos a falar, pois sabes bem que estou sempre receptivo a novidades das Cinco Vilas...
Forte abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Pimentel Teixeira

#371312 | luis262 | 30 jun 2016 15:50 | Em resposta a: #31589

Caro primo Henrique,

Quando estiveres menos sobrecarregado ( eu não posso falar muito porque, para o bem e para o mal, já me reformei no ensino) veremos, se conseguimos ou não, avançar na procura dos nossos antepassados das Cinco Vilas...

Entretanto, como houve, da minha parte algumas coisas que enviei que precisam de ser pontualmente corrigidas, aqui vai a informação agora sim mais escorreita, sobre o temas que abordei na minhas mais recentes intervenções .
Assim:

O casamento dos meus trisavós Joaquim José Simões da Silva e Sousa e Maria Rosa Pimentel Teixeira, que consta do LC de Maçãs de Dona Maria 1814-1852 fl. 42 tif. 143, tem data de 08.11.1850 . Já enviei para o Geneall o pedido de correcção da referida data.

Quanto ao casamento dos meus tios trisavós, José Maria de Pimentel Teixeira e Maria Ferreira, que consta do mesmo livro a págs. 42 e 42 v. tif 143 e tif. 144, com data de 09.11. 1850 (do qual na fotocópia que pedi em tempos ao A. D. Leiria só constava uma pequena parte), confirma-se o nome da noiva e dos seus pais.

É curioso que neste ultimo "casório" os padrinhos foram António Ferreira Moço e António Ferreira Neto.
Mais curioso ainda, é o facto de no casamento de Maria Rosa Pimentel Teixeira, aparecer uma das testemunhas, o seu irmão José Maria P.T. como casado, coisa que só viria a acontecer no dia seguinte...
Talvez seja o resultado de ter havido "festança" em MDM e o prior, quiçá vitima de fortes circunstâncias gastronómicas e vinícolas , tenha resolvido dar o prometido por resolvido... !

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen