Familia: Camisão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Familia: Camisão

#3159 | artur41 | 03 abr 2001 11:35

Quero pesquisar a familia Camisão. Alguns dados irão ser introduzidos por mim. Mas,agradeço desde já futuros auxilios.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#3224 | Paulo | 06 abr 2001 14:42 | Em resposta a: #3159

Gostaria de saber se possui alguma informação sobre uma senhora de apelido Camisão casada com Eduardo da Costa Caldeira (séc.XIX, XX).
O Dr. José Sá, de Almofala, Chão de Couce dedica-se à investigação dessa família (entre outras).

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#3232 | artur41 | 06 abr 2001 18:21 | Em resposta a: #3224

CARO PAULO

Agradeço-lhe que me tenha contactado.
Relativamente à questão que me coloca, não tenho, a priori, dados sobre essa minha parente.No entanto, vou envidar todos os esforços para obter essa informação.Irei questionar familia mais chegada; vou também consultar alguns registos.
No que diz respeito ao Dr.José Sá, o qual menciona como estudioso, estou a tentar falar com ele.

Um abraço,
ARTUR CAMISÃO SOARES

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#3327 | artur41 | 10 abr 2001 04:46 | Em resposta a: #3224

CARO PAULO

Não sei se sabe que eu colaboro com o genforum.genealogy.com; concretamente,no Camison Family Genealogy Forum.
Embora seja um Fórum onde se aborda a descêndencia do ramo espanhol nos U.S. Achei interessante enviar alguns dados relativos à descêndencia de Cristóbal Gomez Camison em terras lusas.
Na minha última mensagem deixada nesse Fórum,referi o nome de Lázaro Ferreira Landeiro Camisão,não o tendo feito de ânimo leve.Sei que o «Ferreira» não é correcto;mas sim o «Moreira».
Quero no entanto esclarecer que em certos documentos aparece o «Ferreira».
Citarei,p.e,um estudo efectuado por um organismo que deu pelo nome de CAPB:Estudo e Comercialização dos Apelidos Portugueses e Brasileiros,Lda.
Toda a investigação histórica contida nesse(diploma)foi feita sob a direcção do Genealogista e Heráldista: Dr.João Alarcão de Carvalho Branco, membro do Instituto Português de Héraldica da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Não quero entrar em polémicas de forma gratuita.No entanto,parece-me claramente que algum erro houve. Na verdade,o Lázaro Moreira Landeiro
Camisão,Capitão-Mor de Fermedo, não vejo onde possa ter ido buscar o apelido «Ferreira». Até porque familiarmente é apelido que não consta em algum seu antepassado,por aquilo que sei.
Gostaria que o Paulo dissesse, de sua justiça o que pensa sobre o assunto.

Cordialmente,
ARTUR

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#3337 | Paulo | 10 abr 2001 14:40 | Em resposta a: #3327

Caro Artur,
Lamento não me poder pronunciar a esse respeito até porque como sabe não me dedico ao estudo específico da família Camisão. No entanto existindo a possibilidade de se tratar de uma gralha sugiro que contacte o responsável por essa publicação no sentido de se rectificar essa informação.
Não sei se entretanto já terá tido contacto com o Dr. José Sá (eu tenho o número de telefone caso Lhe possa interessar), é a pessoa que eu conheço mais informada sobre a família Camisão e, foi apenas nesse sentido que intervi neste tópico.
Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#3341 | artur41 | 11 abr 2001 00:30 | Em resposta a: #3337

Caro Paulo,

É muito amável da sua parte dispôr-se
a dar-me o número de telefone a que se
refere.De facto,ser-me-á bastante útil
no sentido do esclarecimento de factos
ocorridos no séc.XIX.

Um abraço,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#3344 | Paulo | 11 abr 2001 11:13 | Em resposta a: #3341

Caro Artur
Quando puder agradeço que me envie um endereço de E-mail para onde Lhe enviarei o Tel. do Dr. Jose Sá. Se pretender pode enviar o Seu E-mail para o endereço que é jpan@clix.pt.

Despeço-me com amizade

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9232 | camac | 16 set 2001 23:15 | Em resposta a: #3159

Na consulta dos livros dos Arquivos dos Registos Paroquiais do Rosmaninhal (Idanha-a-Nova - Castelo Branco) encontrei um João Francisco Camizão vindo da Vila de Âlcantara - Reino de Castela tendo casado em 16 Jan 1749 com uma Maria Rodrigues (Maria dos Santos) (Livro Casamentos 2 - Folha 40V)tendo dado origem a uma extensa descendêcia. Poderei dar mais dados de alguma desta descendência (camac@mail.telepac.pt)

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9237 | artur41 | 16 set 2001 23:48 | Em resposta a: #9232

Caro Carlos Leal Machado


Interessante informação a sua. Agradecia-lhe
que enviasse mais dados sobre a descendência
de João Francisco Camisão. Trata-se de certeza
de um ramo colateral ao meu.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9371 | artur41 | 19 set 2001 00:58 | Em resposta a: #3159

Caros colegas


Por acaso algum de vós me pode fornecer mais informações sobre a descendência de um meu
antepassado, Lázaro Moreira Landeiro Camizão?
Sei que casou em 1802 com sua prima co-irmã prima: D.Mariana Bernarda Xavier Pereira de Araújo, filha de seu irmão Roque Landeiro Pereira e Sousa.
Tive informações (através dum primo meu), que
teve um filho chamado Roque Pereira de Araújo Landeiro Moreira Camizão, que nasceu c.1805
em Viseu e foi comandante duma unidade militar
na dita cidade c.1850. Seu filho,José, foi pai
de meu bisavô Lázaro Pereira Camisão.
Agradeço informações dado que a família disper
sou-se por várias terras e países.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9381 | camac | 19 set 2001 11:54 | Em resposta a: #9237

Caro Artur Camisão Soares

Penso que é mais fácil transmitir-lhe os dados em ficheiro texto através de e-mail e se estiver interessado posso enviar-lhe também o ficheiro coma base de dados (Cumberland Family Tree) do Rosmaninhal com os registos relativos aos Camisão.(Pode fazer o download do programa Cumberland Family Tree - válido por 45 dias sem registo)
Pode-me contactar para o meu e-mail camac@mail.telepac.pt

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9414 | artur41 | 20 set 2001 00:30 | Em resposta a: #9381

Caro Carlos Leal Machado

Estive fora de Lisboa, só hoje é que
regressei do Douro.
Estou em fase de instalação do novo
Outlook, do Office. Vou-lhe dar dois
e-mail para onde pode enviar os seus
dados:

O meu: arturcamisao@netcabo.pt

O de meu
cunhado: goyrioneill@netcabo.pt


De qualquer das formas irei entrar
em contacto consigo.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9416 | rmfrp | 20 set 2001 01:35 | Em resposta a: #9371

Caro Artur Camisão Soares:

É uma grande coincidência, mas tenho informações para si. Hoje fui ao ANTT e dei uma vista de olhos no índice 1080 - "Processos políticos do reinado de D. Miguel". Entre outras coisas interessantes encontrei um mega-processo contra revoltosos do Algarve de 1828 em que figuram "só" seis parentes meus, dos quais três também são seus. Um destes três é José António Pereira de Araújo Camisão, Furriel de Artilharia 2, natural de Faro, filho de "Lázaro de Moura Camisão" e "D. Maria Barata", o que traduzindo para o que é correcto deve dar Lázaro Moreira Camisão e D. Mariana Bernarda. Este José António será portanto seu tio-4. avô, se não falhei as contas.

Conto consultar brevemente este processo (hoje não tive oportunidade). Nessa altura poderei dar-lhe mais informações.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9417 | alentejo | 20 set 2001 01:47 | Em resposta a: #9416

Caro Rui Pereira,

Folgo em saber que consulta esse núcleo, pouco divulgado aliás. Não sei se sabe mas existe um livro publicado em 1972, sep. do Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Vol. XXVIII, que leva por título "Processos Políticos do Reinado de D. Miguel - Sumários", da autoria de Jorge Hugo Pires de Lima, num total de 717 pp. com bons índices. Julgo que poderá consegui-lo através da própria Universidade. Tenho poupado imenso tempo com este trabalho.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9419 | artur41 | 20 set 2001 03:40 | Em resposta a: #9416

Caro Rui Pereira


Grato pelas suas informações digo-lhe
que acabei de vir de Vila Real, onde
tentei obter o registo de nascimento
de meu bisavô Lázaro Pereira Camisão
natural de Vila Pouca de Aguiar. Só
que encontrei muito trânsito no meio
da cidade(que está em obras) e por
esse facto não consegui totalmente o
meu desiderato. Encontrava-me com a
minha mãe, e ela estava cansada. Nos próximos dias conto obter os dados.
Quanto a coincidências, foi bom elas
se terem dado: os processos.
Aguardo com muito interesse os dados.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares






Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9436 | rmfrp | 20 set 2001 14:59 | Em resposta a: #9417

Caro Nuno Borrego:

Muito obrigado pela sua informação. De facto, não conhecia a obra que refere. Aliás, só descobri o índice dos processos de D. Miguel porque tenho por hábito aproveitar as inevitáveis esperas por livros, etc., no ANTT para, por exemplo, ver o que há em todas aquelas estantes. Às vezes dá resultado. Há algum tempo espreitei os "Papéis diversos da Ordem de Avis" e encontrei o documento de lançamento do Hábito de Avis para um parente. Desta vez, achei que valia a pena consultar estes índices porque sabia que algumas pessoas da família tinham sido apoiantes da causa liberal. Resultado: oito parentes (de três ramos diferentes) incluindo seis completamente novos.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9437 | rmfrp | 20 set 2001 15:00 | Em resposta a: #9419

Caro Artur Camisão Soares:

Espero que tenha mais sorte nas suas próximas diligências. Quanto a mim, irei tentar saber os pormenores do processo contra os nossos parentes. E também já tenho agenda para uma futura visita ao Algarve - por exemplo, saber quem é D. Teresa Joaquina Nogueira Mimoso, mãe do réu Joaquim Inácio de Seixas Souto Maior (esta senhora parece-me forte candidata a irmã de António José e D. Bárbara Joaquina).

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9439 | artur41 | 20 set 2001 16:58 | Em resposta a: #9437

Caro Rui Pereira


Obrigado pelo seu incentivo. De facto
torna-se por vezes impossível tentar
explicar a uma funcionária do Registo
Civil, que ela pode comunicar por vá
rios meios com o Arquivo Distrital.
Mas enfim, é o país que temos.
Quanto ao processo movido a antepassa
dos nossos: sei que na minha família
houve fortes zangas entre irmãos, o
que levou a futuros afastamentos. A
família dividiu-se entre Miguelistas
e Liberais, de forma muito violenta.
Sei, por tradição oral, que o apelido
Camisão chegou estar proscrito. Tendo
sido um avô de Fernando Pessoa, que
intercedeu junto da Coroa.
Tenho pois todo o interesse em saber
os quesitos do processo instaurado.
Quanto a D.Teresa Joaquina Nogueira
Mimoso, será importante saber-se do
grau de parentesco com António José
e D.Bárbara Joaquina.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9542 | rmfrp | 22 set 2001 00:08 | Em resposta a: #9439

Caro Artur Camisão Soares:

Estive a consultar o processo que anteriormente referira (Processos políticos de D. Miguel, Maço 21, n. 4). Consegui saber o seguinte:

O processo é enorme e refere-se à aclamação de D. Pedro IV em Albufeira (25.05.1828) pelo Batalhão n. 2, a que se seguiu uma tentativa falhada de fazer o mesmo em Faro (27.05). Nos dias seguintes foram presas centenas de pessoas, entre as quais muitos elementos deste batalhão.

José António Pereira de Araújo Camisão - Cadete de Artilharia n. 2, solteiro, filho de Lázaro de Moura Camisão e de D. Francisca Barata (está mesmo assim no processo), natural de Faro, 22 anos (em 24.10.1828). Foi enviado para a prisão no Castelo, em Lisboa. Não encontrei sentença.

Lázaro Moreira Landeiro Camisão - Major, era o Governador de Vila Nova de Portimão à data dos acontecimentos. Não encontrei qualquer referência a uma eventual prisão. No entanto, há uma secção dedicada a ele, que se centra numa carta que ele escreveu ao Coronel de Milícias de Lagos exactamente a 27 de Maio em que manifestava a sua satisfação com o avanço dos revoltosos. A carta original consta do processo.

Este Lázaro é certamente o seu antepassado, filho do Major José António Pereira de Araújo e Sousa e de D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso.

Foram também réus neste processo Manuel Joaquim Nogueira Mimoso e Joaquim Inácio Seixas Souto Maior (o tal ainda desentroncado). Num processo separado, mas aparentemente com origem neste, foi réu o Capitão Francisco Joaquim Nogueira Mimoso. Nas listas dos prisioneiros de Faro e depois enviados para Lisboa consta ainda um Roque Landeiro da Nóbrega.

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9546 | artur41 | 22 set 2001 07:17 | Em resposta a: #9542

Caro Rui Pereira


Os meus agradecimentos pelos dados.
A referência a Roque Landeiro da
Nóbrega leva a uma linha colateral.
Considero que os processos merecem
um estudo mais profundo, devido à
complexidade da questão.



Um abraço


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9569 | artur41 | 22 set 2001 22:31 | Em resposta a: #9546

Caro Rui Pereira


Tive acesso a dados muito importantes
e significativos.
Encontrei-os nuns escritos que minha
prima Regina Maria de Brito Camisão
me forneceu. Neles encontrei uma men
ção a um trabalho: " Os senhores de
Fermedo e Cabeçais "; Arquivo Distri
tal de Aveiro.
Referencia-se que Lázaro Moreira Lan
deiro Camisão, foi autorizado pelo
rei a exercer o ofício de advogado,
em 1744 para a Vila de Cabeçais(p.98)
e se diz mais que ele residia ainda
em 1755 na Quinta do Castelo na vila
de Fermedo(p.157).
Faz-se também menção ao licenciado e
(então) alferes Baptista de Araújo e
Sousa, de Cabeçais, que casou com D.Leonor Francisca Coelho de Ataíde,
filha e irmã dos senhores de Fermedo,
os Pereira da Silva; e dos senhores
de Felgueiras e Vieira,os Pinto Coe
lho. Diz-se também que foi procurador
(1701) de seu cunhado António Luís
Pinto Coelho Pereira da Silva, filho
de Mariana Francisca Pereira da Silva
da Vilhena, e de seu marido João
Pinto Coelho, senhor de Felgueiras e
Vieira(p. 119 e 159).


Um abraço

Artur Camisão Soares


Um abraço
ras


Ataíde

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9570 | artur41 | 22 set 2001 22:37 | Em resposta a: #9569

Caro Rui Pereira


Inadvertidamente, não limpei o fim
da mensagem. Daí o facto de após a
minha assinatura aparecerem palavras
desconexas.
As minhas desculpas.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9578 | rmfrp | 23 set 2001 01:44 | Em resposta a: #9570

Caro Artur Camisão Soares:

Há uma obra que ainda não foi referida aqui no Fórum e que creio poder fornecer-lhe elementos importantes. Trata-se de "Do Algarve nasceu Fernando Pessoa", de Maria Lucília Lencart, autora de "Raízes de Fernando Pessoa em Terras de Santa Maria".

Por outro lado, já estão na bases de dados do GP algumas pessoas da família Camisão que creio serem seus antepassados, e a fonte indicada é uma obra chamada "Fernando Pessoa Supra-Camões", de João de Sousa da Câmara, à qual não consegui até agora ter acesso. Curiosamente não está feita no GP a ligação entre o próprio Fernando Pessoa e estes antepassados.

Também aqui no GP, constatei agora, aparece Manuel José da Nóbrega Camisão, nascido cerca de 1800, casado com Inês Emília de Sousa e Menezes (fonte: "A Descendência de D. João II").

Em relação aos antepassados de D. Bárbara Joaquina, posso informar que descobri recentemente que Francisco Rodrigues das Fustas, marido da nossa mais remota antepassada conhecida de apelido Mimoso (Isabel Mimoso) era Cavaleiro da Casa Real como vários dos seus descendentes. Da sua ascendência é que continuo sem nada saber.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9581 | artur41 | 23 set 2001 02:37 | Em resposta a: #9578

Caro Rui Pereira


Das obras que refere, só tenho em meu
poder:"Fernando Pessoa Supra-Camões".
Quanto ás obras de Maria Lucília Len
cart, só não conheço:"Do Algarve nas
ceu Fernando Pessoa". Vou ver se o
compro; ou então se o consulto nalgu
ma biblioteca.
Quanto aos Camisão que estão na base
de dados do Genea Portugal, são de
facto meus antepassados.
Quanto à ligação a fazer no GP, entre
Fernando Pessoa e seus antepassados,
como calcula não é da minha responsa
bilidade.
Manuel da Nóbrega Camisão, não sendo
meu antepassado, está a ser alvo de
pesquisa.
Relativamente a nosso antepassado:
Francisco Rodrigues das Fustas, gos
tava que me fornecesse mais dados.
Que brasão é que usava?
Finalmente, penso ter em meu poder
na próxima semana, elementos refe
rentes ao assento de nascimento de
meu bisavô e talvez de meu trisavô.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9582 | alentejo | 23 set 2001 02:51 | Em resposta a: #9578

CAro Rui,

O manuel da Nóbrega Camisão que refere é antepassado de todos os Sousa da Câmara de Vila Viçosa, é de resto a sua varonia no presente.

XV D. INÊS EMÍLIA DE SOUSA DA CÂMARA LANCASTRE E MENEZES , baptizada na freguesia de São Mamede, Évora, a 11-VII-1805 e morreu na freguesia de São Bartolomeu, Vila Viçosa, a 01-IV-1842. Sucedeu na enorme Casa da sua família. Casou, a 24-IV-1836, com MANUEL JOSÉ DA NÓBREGA CAMISÃO, nascido na freguesia de Santa Maria, Lagos, a 27-VII-1799. Foi CFCR, por alvará de 27-II-1839; Tenente do Regimento de Infantaria 4, Vereador em Vila Viçosa em 1837, 1841 e 1842 e Presidente da Câmara em 1848. Morreu em Lisboa, com testamento, a 25-VIII-1872 ; era filho de Domingos da Nóbrega Botelho, de Serpa, e de sua mulher D. Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real, natural de Lagos.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9583 | artur41 | 23 set 2001 03:07 | Em resposta a: #9582

Caro Nuno Borrego


Finalmente a resposta ao mistério.
Fico muito contente em saber destes
dados. Já agora uma pergunta, quais
eram os pais de D.Ana Maria Pereira
de Araújo Côrte-Real?


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9593 | alentejo | 23 set 2001 15:01 | Em resposta a: #9583

Caro Artur,


Desconheço os pais da Ana Maria Côrte-Real, actualizei a descendência pelo lado Sousa da Câmara.

O Manuel José chegou a Vila Viçosa em 1836, como Ten. Infª 4, foi vereador e presidente da CÂmara de V.Viçosa em 1837 e 1839, vereador em 1841-42 e de novo presidente no biénio 1848-49.

Em 1846 seguiu o partido da patuleia e teve o cargo de adm. do concelho, depois andou escondido durante algum tempo e em 1849 naturalizou-se francês, a título de agente da Casa de Paulo Fleury Jagre e em 1850 fixou residência em Lisboa (P.e Joaquim da Rocha Espanca, in: memórias de Vila viçosa, Vol. 34).

Lamento não possuir mais elementos da ascendência materna, que os livros paroquiais de serpa resolverão.

Melhores cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9594 | alentejo | 23 set 2001 15:09 | Em resposta a: #9583

Caro Artur,


Afinal parece que tinha, e não sabia.

O António Pestana de Vasconcelos (Costados Alentejanos, Árv. 68), chama à Ana Maria, D. Ana Acúrcia Pereira de Araújo e Sousa, filha de Roque Landeiro Pereira de Sousa e de D. Ana Borja Montoja.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9602 | artur41 | 23 set 2001 17:14 | Em resposta a: #9594

Caro Nuno


A referência a uma senhora de nome D.Acúrcia Pereira de Araújo e Sousa, filha de Roque Landeiro Pereira de Sousa e de D.Ana Borja Montoja, é de extrema importãncia para o prosseguimento das pesquisas.
Muito obrigado pelos dados fornecidos.
Entretanto tenho que consultar os registos de Serpa.

Um abraço
Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9618 | rmfrp | 24 set 2001 00:23 | Em resposta a: #9602

Caro Artur Camisão Soares:

Desconheço para já se Francisco Rodrigues das Fustas teria brasão. Os únicos elementos que sobre ele consegui recolher, para além dos registos paroquiais de Tânger, são os que constam de da Chancelaria de D. Filipe II, Livro 1, folha 245 verso. É-lhe concedida uma tença de 4$000 réis anuais por ter servido com armas e cavalo em Tânger durante oito anos, sendo referido como "Cavaleiro de minha Casa". Esta mercê foi concedida em 1601 se a caligrafia não me atraiçoou. Os apelidos dos filhos também não ajudam a descobrir a sua ascendência, pois os três que conheço do casamento com Isabel Mimoso chamavam-se Maria Rodrigues (nossa antepassada - casou em 1620), Francisca Mimoso (casou em 1598) e Catarina Rodrigues (casou em 1615 sendo já viúva). O nascimento de Francisco Rodrigues das Fustas deve então situar-se cerca de 1550.

Quanto ao ramo dos Landeiro/Camisão da Nóbrega, se bem compreendi os importantes dados que foram acrescentados por Nuno Borrego temos que Roque Landeiro Pereira de Sousa é o pai de D. Mariana Bernarda Xavier Pereira de Araújo e sogro de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, sendo este último o que identifiquei como Governador de Vila Nova de Portimão.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9622 | artur41 | 24 set 2001 02:07 | Em resposta a: #9618

Caro Rui Pereira


Admiro a sua perseverânça. Efectiva
mente, pelos apelidos é difícil
chegar-mos a algum lado. Veremos o
que nos reserva o futuro.
Relativamente à sua asserção de que
Roque Landeiro Pereira de Sousa é
o sogro de Lázaro Moreira Landeiro
Camisão, parece-me muito provável,
embora sujeita a confirmação dos
registos de nascimento que eu já
pedi: em Vila Real; Viseu; Aveiro,
Faro e Lisboa. Isto para conseguir
com que a árvore genealógica da
minha família abarque as últimas
gerações.



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#9633 | artur41 | 24 set 2001 12:56 | Em resposta a: #9569

Caro Rui Pereira



Ainda relativamente a esta mensagem,
uma importante precisão: quando se
referencia Lázaro Moreira Landeiro
Camisão e alguns de seus antepassa
dos, está-se a citar informações
contidas num trabalho; trata-se de
"Fermedo, Aspectos da sua História,
1973" da autoria de Alfredo G. Aze
vedo e Domingos A. Moreira.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#12683 | artur41 | 10 nov 2001 21:31 | Em resposta a: #9633

Caros colegas


Eis a transcrição da: Atestação do Capitam mor de Alfayates que prova ser D.Maria Martinz Camizona filha de António Martinz Camizão o qual hera das principais pessoas de Alfaiates e bisavo de Roque Landeiro Pereira de Souza.
Documento L.H., 27v.

" Segundo Se continha e declarava e era contheudo escrito e declarado em o dito documento despois do qual se via e mostrava a atestação do Theor e forma seguinte // Manoel Rodrigues Pais Capitão mor da Villa de Alfayates por sua Magestade que Deus Goarde etc. Atesto que Antonio Martinz Camizão hé natural desta
Villa foi das pessoas principais dela Cavalleiro muito honrrado, e na mesma Villa foi Provedor da Misericordia no anno de mil seiscentos e noventa ocupação que sempre andou nas principais pessoas desta villa e Reino o qual Antonio Martinz Camizão era Pay de Donna Maria Martinz Camizona a qual era sua filha de legitimo matrimonio, e foi cazada com Roque Landeiro Pereira Sargento mor dos Auxiliares da Comarca da Feira o que tudo sendo necessario Juro aos Santos Evangelhos Alfayates de Junho quinze de mil Setecentos e sessenta e Seis // Manoel Rodrigues Paiz // Reconheço a letra e sinal ser verdadeiro por eu o ver escrever varias vezes em fé de que asinei em Razo somente Alfayates dezacete de Junho de mil e setecentos e setenta e seiz o Tabaliam Monteiro Meirinho. Certifico, e Reconheço a Letra e Sinal Razo do Reconhecimento do Tabaliam Retro por nome Manoel Monteiro Meirinho que hé da Villa de Alfayates para sim mo certificar pessoa fidedigna de Credito ser feito pelo proprio punho do dito Tabaliam de que dou fé e por verdade me asinei Lagos seis de Agosto de mil setecentos e Setenta e Seiz, Lugar do Sinal publico em fé e testemunho de verdade Nuno Gomez de Almeida".


Fonte- FPSC, pág. LII-LII



Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#12685 | artur41 | 10 nov 2001 21:36 | Em resposta a: #12683

[EMENDA]



Fonte- FPSC, pág. LII-LIII

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#12691 | Carlos Silva | 10 nov 2001 22:42 | Em resposta a: #3159

Caro Artur Camisào Soares,

uma pequena referencia de interesse limitado :

http://www.geira.pt/scripts/VerBD.asp?OutroQuery=0&LinhasPagina=10&BaseDados=Geira&Tabela=ADB_CC&Titulo=Arquivo:+Colec%E7%E3o+Cronol%F3gica&SQL=SELECT+*+FROM+ADB_CC+WHERE+SUMARIO+LIKE+%27%25camizao%25%27

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#12695 | artur41 | 10 nov 2001 23:00 | Em resposta a: #12691

Caro Carlos Silva


O interesse não é limitado: é que eu tenho familiares em Braga. Obrigado pelo seu referenciamento.
Aliás, o Miguel França Dória, nosso colega de Fórum e meu amigo desde há muitos anos(conheço-o desde pequeno), já me tinha enviado uns documentos referentes a membros da família Camisão, que tinham sido do Santo Ofício.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#13292 | artur41 | 21 nov 2001 03:41 | Em resposta a: #12695

Caros Colegas


Recebi há pouco, um e-mail de minha parente Cristiane Gomes Camizão, natural de São Paulo, Brasil.
Dada a natureza da mensagem, não posso deixar de elucidar-vos a respeito dela.
Trata-se de um relato impressionante, de valentia e galhardia, e ,acima de tudo, de sacrifício, ocorrido na " Guerra do Paraguai ": Levantamento da história e dos lugares por onde as tropas da coluna Camizão, andaram, acamparam e deram combate ao inimigo invasor das Terras de Matto Grosso de 11 de Janeiro a 11 de Junho de 1867.
Teve como Comandantes: Coronel Carlos de Moraes Camizão, Comandante Expedicionário; Tenente-Coronel Juvêncio Manoel Cabral de Menezes, Sub-Comandante e Chefe da Comissão de Engenheiros; Tenente-Coronel em comissão Antônio Enéias Gustavo Galvão, Comandante 17 BVP; Major em comissão José Thomaz Gonçalves, Comandante 21 BI de Linha; Major em comissão João Thomaz de Cantuária, Comandante do Corpo de Artilharia; Capitão Pedro José Rufino, Comandante do Corpo de Caçadores a Cavalo; Capitão Joaquim Ferreira de Paiva, Comandante do 20 BI de Linha. Morreram em combate 980 soldados, o Coronel Carlos de Moraes Camisão, o Tenente-Coronel Juvêncio, além de uma grande quantidade de índios, mulheres, paisanos e garotos que haviam acompanhado esse movimento.

Pode-se visualizar o sucedido em:

http://www.retiradalaguna.hgp.ig.com.br/histo.htm


Abstendo-me de mais considerações, curvo-me perante a sua memória!



Um abraço a todos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#13293 | artur41 | 21 nov 2001 03:53 | Em resposta a: #13292

[EMENDA]


O correcto é:

http://retiradalaguna.hpg.ig.com.br/histo.htm


As minhas desculpas

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#13366 | Carlos Silva | 22 nov 2001 20:37 | Em resposta a: #9542

Caros colegas,

Roque Landeiro da Nobrega Camisào, (Ajudante de Milicias de Tavira. Natural de Lagos. Preso em Estoi a 28 de Maio de 1828. Entrou na Torre a 26 de Junho do dito ano. Demitido)
se acha na relaçào dos (618) presos de Estado da obra de Joào Batista da Silva Lopes "Historia do cativeiro dos presos de Estado na Torre de S. juliào da Barra de Lisboa durante a desastrosa época da usurpaçào do legitimo governo constitucional deste Reino de Portugal" (Lisboa 1833).
como alias o tal capitào francisco Joaquim Nogueira Mimoso (+ 17/09/1832), e uma forte proporçào de algarvios.

Talvez seja util?

cumprimentos

Carlos Silva

P.S. :A disposiçào para verificar algum nome, ja que a relaçào desses 618 està alfabeticamente ordenada .

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#13396 | rmfrp | 23 nov 2001 19:00 | Em resposta a: #13366

Caro Carlos Silva:

Antes de mais, gostaria de aproveitar esta ocasião para enaltecer as suas valiosas contribuições para este Fórum.

Através de referências que encontrei em outras obras, acabei por descobrir a "História do cativeiro...", que consultei há poucos dias na Biblioteca Nacional. Trata-se sem dúvida de uma obra obrigatória para o estudo deste tema, tanto pela lista dos presos políticos - geralmente indicando a sua naturalidade - como pela descrição minuciosa dos acontecimentos durante o seu cativeiro.

Existe uma edição recente (1984) desta obra, que foi a que consultei, no número 203 da colecção "Estudos e Documentos", ed. Europa-América. A cota desta edição na Biblioteca Nacional é: "S. C. 56201 V.". Também existem na BN exemplares da edição antiga.

Encontrei nas notas à obra referências a outros livros, alguns dos quais relacionados com os presos do Limoeiro (onde estiveram também muitos algarvios, entre os quais o meu 6. avô, meio-sobrinho de Francisco Joaquim Nogueira Mimoso), que ainda não tive oportunidade de consultar.

No caso de encontrar novos elementos relacionados com a família Camisão não deixarei de os divulgar aqui no Fórum.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#13398 | artur41 | 23 nov 2001 19:34 | Em resposta a: #13396

Caro Rui Pereira


O assunto promete. Seria interessante revelar o outro lado da
guerra: o cativeiro; as questões familiares que, muitas vezes, vinham encobertas pelas políticas.
Acima de tudo, penso eu, importa dar um outro olhar sobre o conflito: e com a distância que nos separa dos eventos, tentar compreender, não só a evolução das instituições, mas também os homens que pelejaram pelos seus ideais; de ambos os lados!
Pela minha parte, os meus agradecimentos a si e ao Carlos Silva. Assim, como a todos que queiram contribuir para este tópico.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

D. Ana Borja Montoja- ascendência

#22996 | artur41 | 16 jun 2002 15:32 | Em resposta a: #13293

Caros colegas


Será que algum de vós tem dados referentes à ascendência de minha antepassada D. Ana Borja Montoja, casada com Roque Landeiro Camisão Pereira e Sousa, Juíz da Alfândega de Lagos?


Com os melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: amilia camisão

#23010 | joaquimreis | 16 jun 2002 19:24 | Em resposta a: #22996

Sem querer interferir nas buscas de vossa familia, apenas uma pequena informação que descobri por acaso e talvez nem seja novidade para V.s.:
José Caetano de Andrade Camisão, casado com Maria José de Souza, tiveram uma filha Julia Augusta de Souza Camisão, a qual casou em 15/6/1861 no Engenho Velho-Rio de Janeiro com Américo Monteiro de Barros.

Cumprimentos e esperando ter sido útil nalguma coisa

J Reis

Resposta

Link directo:

RE: amilia camisão

#23013 | artur41 | 16 jun 2002 19:46 | Em resposta a: #23010

Caro Joaquim Reis


Não interfere. Muito pelo contrário, complementa até uma informação dada pelo Maurício Monteiro de Barros; tendo a data de casamento, posso conseguir os dados referentes a José Caetano de Andrade Camisão e a sua filha Julia Augusta de Souza Camisão.

A família Monteiro de Barros dessa linha, actuais, tem sangue dos Camisões. Se me conseguir mais alguma informação, agradeço!


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23022 | 1640 | 16 jun 2002 22:17 | Em resposta a: #13293

Caro Senhor

...Por iniciativa de Londres e sob os seus auspícios, foi criada a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), que, em 1865, entrou em guerra com o Paraguai. Quando começou o conflito, a população paraguaia era de um milhão e 250 mil pessoas. Quando acabou, em 1870, ficaram menos de 300 mil, na sua maioria mulheres, crianças e velhos, pois a população masculina foi quase totalmente exterminada.
Esse genocídio, no qual o Paraguai perdeu também 150.000Kms quadrados de território, afundou na miséria este país que fora um dos mais ricos do continente...
Com os meus cumprimentos
G.L.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23028 | artur41 | 16 jun 2002 23:04 | Em resposta a: #23022

Caro colega



Lamento que não tivesse percebido o porquê da minha referência e elogios à "Coluna Camizão", que se bateu, com galhardia, na Guerra do Paraguia. Porventura esteve, talvez, distraído!

Devo-lhe dizer que não conheço nenhuma Guerra "sem vítimas". Evidentemente que a paz deveria "reinar no mundo".
A realidade é bem diferente!

Faço-lhe três perguntas, já que constato que recorre a "números".

a) Quantos "inimigos" estrangeiros mataram, até aos dias de hoje, as tropas Portuguesas?

b) Quantos Portugueses morreram na 1ª Guerra Mundial?

c) Em termos percentuais, qual foi o país beligerante que proporcionalmente sofreu mais baixas?


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23030 | artur41 | 16 jun 2002 23:33 | Em resposta a: #23028

Caro colega


Referindo-me ao Paraguai (e não como, por lapso, escrevi "Paraguia", e não negando vários genocídios: a verdade é que "na Guerra não há inocentes"!


Renovados cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia camisão

#23075 | Almendra | 17 jun 2002 21:24 | Em resposta a: #23013

Caro Artur Camisão Soares
Perdoe-me a intromissão, até porque certamente são do seu conhecimento os processos de inquirição de génere existentes sobre os Camisão. No entanto, numa página da Universidade do Minho, onde podemos fazer pesquisas por nome, localidade, etc. encontrei os dados que transcrevo abaixo e que talvez lhe possam merecer interesse.
Com os melhores cumprimentos,
António Almeida
_________________________________________________________________
Inquirições de Génere
Processo: 7738
Pasta: 354
Nome: Antonio Jose Silva Camisao
Pai: Jose Silva Almeida
Mãe: Ana Maria Teresa Joaquina
Data: 1777-06-27
Freguesia: BRAGA-SAO JOAO SOUTO
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Observações: Doc.danificado. Bento Jose Silva Camisao,Irmao. Proc. 31728. Jose Antonio Xavier Camisao,Irmao. Proc. 22544.

Processo: 7263
Pasta: 328
Nome: Antonio Jose Araujo Camisao
Pai: Santos Araujo Silva
Mãe: Ana Maria Carvalho
Data: 1754-11-19
Freguesia: BRAGA-SAO JOAO SOUTO
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA

Processo: 31728
Pasta: 1410
Nome: Bento Jose Silva Camisao
Pai: Jose Silva Almeida
Mãe: Ana Maria Teresa Joaquina
Data: 1778-12-06
Freguesia: BRAGA-SAO JOAO SOUTO
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Observações: Antonio Jose Silva Camisao,Irmao. Proc. 7738. Jose Antonio Xavier Camisao,Irmao. Proc. 22544

Processo: 22544
Pasta: 1016
Nome: Jose Antonio Xavier Camisao
Pai: Jose Silva Almeida
Mãe: Ana Maria Teresa Joaquina
Data: 1777-08-02
Freguesia: BRAGA-SAO JOAO SOUTO
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Observações: Antonio Jose Silva Camisao,Irmao. Proc. 7738. Bento Jose Silva Camisao,Irmao. Proc. 31728

Resposta

Link directo:

RE: Familia camisão

#23076 | artur41 | 17 jun 2002 21:36 | Em resposta a: #23075

Caro António


De facto tive conhecimento deles, mas não com esta profundidade: os meus, mais sinceros, agradecimentos!


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23168 | 1640 | 19 jun 2002 18:09 | Em resposta a: #23030

Caro Senhor

A sua cofrangedora afirmação de que nas guerras não existem inocentes, quase me levou a dar este assunto por encerrado... Mas tomando em consideração que: "cada cabeça cada sentença" e, para não incorrer em descortesia, irei fazer uma pequeníssima e modesta resenha do porquê da brutal, injustificável, hedionda invasão e assalto, com destruições e massacres generalizados e requintados perpetrados num pequeno país, pacífico e belicamente inofensivo, por parte de verdadeiros super "Golias", fazendo jus, dois deles, o Brasil e a Argentina, endemicamente rivais natos e inatos, à máxima: "A cobiça, torna irmãos os homens de todas as fés, os filhos de todas as raças"! Contudo, as rivalidades entre esses países, salvou, por fortuna, o pacato, pequeno e bem sucedido Paraguai de ser riscado do mapa-múndi!
Mas que razões obrigaram o Paraguai a sofrer tamanhos crimes?! Simplesmente, estas:
..."Fechado ao exterior durante décadas, sob os governos patriarcais de Gaspar Rodríguez de Francia, Carlos António López e o seu filho Francisco Solano López, o Paraguai -desenvolveu-se- alheio à influência inglesa, que dominou o resto das províncias platinas, depois da independência. -Fora do circuito imperialista, o país transformou-se em potência económica-, com o controlo estatal da produção agrícola (erva-mate e madeiras nobres) e dos primeiros caminho de ferro, fundições e telégrafo da América do Sul"...
Portanto, fizeram-lhe a guerra, que durou cinco anos e só terminou em 1870, com a morte do Presidente da República do Paraguai, Solano López e de todos os paraguaios que ele comandava e se encontravam ainda em condições de combater, a 1 de Março desse ano, em Cerro Cora... Bonito e louvável serviço feito pela Tríplice Aliança: Uruguai, Argentina e Brasil!...
Quanto ao coronel Camisão, suas forças e intervenções, existe um curioso relato de autoria de um oficial de engenharia, que testemunhou a aventura do princípio ao fim: "d'Escragnolle Taunay".
Os seus escritos dizem, entre muitas coisas interessantes:
- O comandante da brigada o coronel Camisão, foi escolhido para comandar as tropas pelo Presidente da província de Nioac, com a finalidade de invadir o Paraguai e ocupar "Concepcion"! Objectivo só parcialmente conseguido, pois tiveram de fugir desse local de forma acelerada, abandonando, inclusivamente, em determinadas etapas da evasão, os próprios doentes com cólera, dado que sofriam ataques e reveses sucessivos, infligidos pelas suas vítimas que, só não foram mais contundentes e possivelmente irreversíveis, graças, também, à sagacidade, valentia, intuição e conhecimentos de uma mulher que os acompanhava disfarçada de homem!... A acossa dos paraguaios, continuou bem dentro do Brasil!
- O coronel Camisão, apresentava um aspecto robusto. Era baixo, de feições correctas, trigueiro, olhos negros e buliçosos; a testa espaçosa, constituía como o prolongamento do crânio, completamente calvo, o que lhe valera, por parte dos paraguaios, um apodo alusivo à sua alopecia. A sua idade orçava pelos 47 anos.
- Atribuíam-lhe, injustamente, a responsabilidade de uma retirada precipitada, quando simples subordinado, cumprindo ordens de quem o comandava e, por conseguinte, sem vontade própria.
- Ele e o tenente coronel Juvêncio, morreram coléricos, durante a retirada. A morte deste, foi muito pungente, porque estava desesperado com a ideia de que a sua morte, iria lançar na miséria a sua mulher e filhos... Pobre Homem! Oxalá, Deus, se tivesse apiedado dele... e de todos os outros.
- Depois do falecimento deles, assumiu o comando da brigada e dos diversos batalhões de voluntários das Minas, o major José Tomás Gonçalves.
Dou por terminada esta, a todos os títulos, despretensiosa e enfadonha intervenção.
Com os meus cumprimentos

G.L.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23175 | artur41 | 20 jun 2002 00:42 | Em resposta a: #23168

Caro colega


Realmente teve uma intervenção bastante completa; relatou vários factos, interpretando-os à sua maneira, o que é legítimo. Pecou por falta de seriedade:

a) Quando afirmei, que "na Guerra não há inocentes", quis dizer que a inocência é um valor relativo. O Paraguai tendo uma economia centralista, fechada sobre si própria, seria tudo, menos inocente.

Meu caro, o centralismo "cala as bocas" e a colectivização dos meios de produção nunca criou, em algum país, riqueza!
Não me venha, por favor, com demagogias "populistas".

b) Quanto às características morfológicas do Coronel Camisão não sei bem onde pretende chegar!

c) Alvora-se em Juíz: com que autoridade?

d) Se V.S. acha a sua própria exposição enfadonha: porque se deu ao trabalho de a escrever!?

e) A sua concepção de História, colide com a minha: eu sei encontrar bravura entre vencedores e vencidos!

f) Finalmente, não me conhecendo foi descortês; deu como adquiridas ideias que eu não tenho: não sou "um monstro" que me deleite com genocídios!!!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23176 | artur41 | 20 jun 2002 00:47 | Em resposta a: #23175

[Errata]


Arvora-se - em vez de "Alvora-se".

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23207 | joaquimreis | 20 jun 2002 15:51 | Em resposta a: #23176

Desculpe-me por entrar aqui; Mas não podia ficar espantado, nem calado, já que não existe "centralismo" em portugal. Só para lhe dizer que se o colectivismo nunca criou riqueza, também aquilo que se tem vivido em POrtugal desde há muitos anos também não criou. E já agora, acharia legitimo, que na época em que POrtugal viveu isolado, tivesse sido invadido por outros países mais fortes e cheios de "visão democrática" ? Ou só têm direito a viver fechados e à sua maneira, os países cujos interesses interessam aos states e a londres?
Ou talvez se esteja criando riqueza em todos os hectares abondonados por este país.....

Cumprimentos
J.Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23211 | artur41 | 20 jun 2002 16:19 | Em resposta a: #23207

Caro Joaquim Reis


a)Nunca me referi a Portugal, estava-me a referir ao Paraguai!

b)Quanto à situação de Portugal, julgo, noutros tópicos, ter já manifestado a minha opinião e preocupação.

c)Quanto à legitimidade duma invasão na época a que se referiu: dir-lhe-ei apenas, e exclusivamente, neste tópico, que Portugal, infelizmente, desde à alguns séculos tem sido "peão de brega", quase uma "marionete"!

d) Peço-lhe para não insistir em problemáticas deste tipo, neste tópico: se quiser inicie um tópico que verse sobre os vários "ismos", contrapondo-os com um conceito "democrático-pluralista" de regime. Nese caso, haverá ocasião para trocarmos "pontos de vista".

e) Não "fulanizem" o tópico, desta maneira. Caso contrário não responderei a questões postas!!


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23214 | joaquimreis | 20 jun 2002 16:36 | Em resposta a: #23211

Ya.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23266 | 1640 | 21 jun 2002 18:32 | Em resposta a: #23176

Ex.mo Senhor

Deploro o tom rude e pouco polido, como respondeu -aos factos- descritos por mim, com civismo, assim como a afirmação: "falta de seriedade"... Imagina os outros à sua própria imagem!... Péssimo e enganatório hábito!
Claro que o conheço, pois, tal como eu, não passa de uma "marioneta", neste imenso palco da vida, no seu caso, petulante, que se intitula, modestamente, filho de reis!... Do rei Andon e da rainha Fonta, de certeza! E, dos outros, não sei nem me interessa! Como se estes, não tivessem sido, uns mais, outros menos; exemplares, falhados, brilhantes, parvos, patriotas, etc. e etc., não fugindo, nenhum, enfim, à sua condição de banais seres humanos... Eles, também, "títeres", neste caricato, misterioso e sádico teatro da vida!
De futuro, seja, se faz favor, mais educado, se, claro, for capáz e souber!
Com os meus cumprimentos

G.L.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#23353 | artur41 | 24 jun 2002 15:16 | Em resposta a: #23266

Caro colega


Sem comentários......!!



Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia camisão

#23409 | vbriteiros | 25 jun 2002 18:50 | Em resposta a: #23075

Caro Artur Camisão.
Fico a saber que na Freguesia de S. João do Souto,terra dos meus Briteiros, existiram tambem Camisão. Estarei atento nas investigações que tenho em curso!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia camisão

#23439 | artur41 | 26 jun 2002 15:34 | Em resposta a: #23409

Caro Vasco Briteiros


Agradeço alguma informação que me possa, eventualmente, prestar. Pela minha parte, quando voltar a Lisboa procurarei mais dados.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25868 | camisao65 | 02 set 2002 14:20 | Em resposta a: #3159

Amigo Artur, creio que tudo começa no Lázar Moreira Landeiro Camizão. Neste momento estou em contacto com um Nílton Camizão Júnior, e aguardo resposta

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25870 | artur41 | 02 set 2002 14:36 | Em resposta a: #25868

Caro colega


Está-se a referir ao ramo brasileiro. O Nílton Camizão Júnior, que refere, é de que "região"?

Já agora, se me permite, qual é o seu nome?

Se quiser manter o anonimato, no Fórum, tem esse direito. Se não, esteja á vontade!

Envie-me, por favor, um e-mail.


Melhores cumprimentos

Artur João
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25871 | artur41 | 02 set 2002 14:43 | Em resposta a: #25870

Caro Luís Filipe


As minhas desculpas, não tinha visto a sua outra mensagem!

Agradecia-lhe que dissesse, o que sabe, sobre o seu ramo.


Renovados cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25874 | camisao65 | 02 set 2002 15:14 | Em resposta a: #25870

Caro Artur, não consigo enviar mail, mas o meu nome é Luís Filipe Coelho de Araújo Camizão, filho de Gonçalo Pereira de Araújo Camizão. Em relação ao Nilton Camizão Júnior, ainda não obtive resposta, pelo que não posso saber a origem regional. Se tiver algumas informações sobre o ramo brasileiro, agradecia desde já informação a esse respeito. Infelizmente só após a morte de meu pai, consegui saber a antiguidade da família, que inclusivé se cruza com o grande poeta Fernando Pessoa, que caso não saiba usava anel de brazão, com as armas do Pereiras, Sousas, Araújos, Camizões(posso provar o que escrevo).
Atenciosamente, com os melhores cumprimentos
Luís Camizão
camisao65@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25952 | artur41 | 03 set 2002 20:47 | Em resposta a: #25874

Caro Luís Filipe,


Conheço alguma ascendência, mas não me dou por "satisfeito".

Sei também do parentesco com Fernando Pessoa: não precisa de provar!

Luís, de certeza que é meu parente: vamos, os dois, tentar preencher as lacunas.

Vou-lhe enviar um e-mail, está bem?


Um abraço

Artur João
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25966 | camisao65 | 04 set 2002 09:05 | Em resposta a: #25952

Caro Artur, fico à espera do seu mail, e terei o maior prazer nessa colaboração.

Um abraço
Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25983 | artur41 | 04 set 2002 14:20 | Em resposta a: #25966

Caro Luís


Fico muito contente com a disponibilidade!

Hoje, há minutos, nasceu mais uma "Camisão": a Carolina, minha sobrinha-neta!!!

Envio-lhe, mais logo, o e-mail.


Forte abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25984 | Carlos Silva | 04 set 2002 14:35 | Em resposta a: #3159

Caro artur joào,

Estive no Arquivo da Universidade de Coimbra durante o verào.

Julgo que teria interesse em fazer là uma pequena visita ao catalogo dos antigos alunos. Uma muito breve espreitadela fez me saber que estudaram là varios individuos da familia Camisào (e Landeiro Camisào).

abraços

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#25987 | artur41 | 04 set 2002 15:03 | Em resposta a: #25984

Caro Carlos Paulo


Foi pena não nos termos encontrado!

Obrigadíssimo pela informação: irei, logo que seja possível, a Coimbra.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26052 | artur41 | 05 set 2002 13:41 | Em resposta a: #25983

Luís,


Somos primos!!!

O seu avô Gonçalo Pereira Camizão era irmão de meu bisavô Lázaro Pereira Camizão. O seu pai era primo direito da minha avó Maria de Assunção Camisão, mãe de meu pai, Miguel!

Suspeitava disso. O que se passa é que o seu pai manteve a grafia antiga, "Camisão. Para além de ter ficado com o "Araújo".

O meu bizavô era o 2º mais velho dos irmãos: Christóvão; Lázaro; Gonçalo; Nuno.


A família desuniu-se: temos que nos "reencontrar". Seria, penso eu, o que nossos falecidos pais, quereriam!!


Um grande abraço do primo

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26055 | artur41 | 05 set 2002 14:40 | Em resposta a: #26052

Luís,

O tio Cristovão, casado com a tia Francisca de Almeida Camisão, morreu em Moçambique (1917), aquando da 1ª Guerra Mundial. Estava casado havia pouco tempo, não tiveram filhos; ela não se voltou a casar.

O seu pai dava-se muito com a tia Francisca, irmã de minha bisavó Brites de Almeida Camizão, mulher do meu bisavô Lázaro.

Estes meus bisavós, seus tios, tiveram os seguintes filhos: Egas; Cláudia; Maria de Assunção. Esta última, casou-se com o meu avô, Artur Afonso Soares. Do casamento nasceu o meu pai, Miguel Camisão Afonso Soares, que se casou com a minha mãe, Maria Cristina Afonso Viana da Costa Camisão Soares; com dois filhos:

1) Maria de Assunção Costa Camisão Soares que casou com João Erse de Goyri O'Neill, com os seguintes filhos:


a) Patrícia Camisão Soares de Goyri O'Neill, que se casou com Hugo Rodrigues Marques: são os pais da Carolina!

b) Margarida Cristina Camisão Soares de Goyri O'Neill.

c) Maria João Camisão Soares de Goyri O'Neill.

d) João Miguel Camisão Soares de Goyri O' Neill.


2) Artur João Costa Camisão Soares.


Nota: Vou incluír o apelido Viana, de minha mãe.


Renovado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26056 | artur41 | 05 set 2002 14:45 | Em resposta a: #26052

[Errata]


A grafia antiga era "Camizão"!

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26114 | artur41 | 06 set 2002 13:21 | Em resposta a: #26056

Luís,


Agradeço que não te esqueças de levar, amanhã para o nosso jantar, a documentação referente a José António Pereira de Araújo Camizão e a sua mulher Josefa, meus trisavós (e teus bisavós): gostava de conferir o apelido, de solteira, de Josefa!


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26401 | artur41 | 11 set 2002 23:22 | Em resposta a: #26114

Luís,


Avanço, como combinámos, com a provável ascendência de meu trisavô (teu bisavô): até seus bisavós. É apenas um esboço, incompleto e sem datas.



Pais:


António José Pereira de Araújo Camizão

Maria Vieira Santos



Avós:


Lázaro Moreira Landeiro Camizão

Maria Cândida Benedita (do Lugar do Castelo)



Bisavós:


Lázaro Moreira Landeiro Camizão

D. Francisca (da Quinta do Castelo)





Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26496 | rmfrp | 13 set 2002 10:40 | Em resposta a: #3159

Caro Artur Camisão Soares:

Encontrei há algum tempo uma habilitação do Santo Ofício relativa a Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real. É bem possível que já tenha estes elementos, mas aqui ficam.


1. Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real, Prior da Matriz de Lagos, aprovado para Comissário do Santo Ofício em 20.12.1754, Bacharel em Cânones, natural de Lagos. Irmão de Salvador Correia de Azevedo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Francisco Pereira da Cunha, ordenado de menores.

Pais:

2. Cap. Henrique Pereira da Cunha, natural de Lagos. Irmão do Pe. Fr. Rodrigo da Conceição, religioso trino.
3. D. Arcângela Micaela de Almeida, natural de Lagos. Irmã do Pe. Afonso de Almeida Corte-Real.

Avós:

4. Lázaro Moreira Landeiro, natural de Lagos.
5. D. Isabel Maria da Cunha de Andrade, natural de Lisboa (Loreto). Irmã do Pe. Basílio de Abreu, Abade e Desembargador no Arcebispado de Braga.
6. Salvador Fernandes da Costa, Familiar do Santo Ofício, natural de Lagos.
7. D. Joana Correia de Almeida, natural de Lagos.

Bisavós:

8. Rodrigo Landeiro, natural de Lagos.
9. Leonor do Espírito Santo, natural de Lagos. Irmã do Pe. Álvaro Lourenço, Beneficiado de Santa Maria de Lagos.
10. Henrique de Castro, natural de Vila Viçosa.
11. D. Teresa Antónia de Andrade, natural de Lisboa (Castelo).

Trisavós:

18. Jorge Fernandes Pereira. Sobrinho do Pe. Jorge Fernandes Caminha, Jesuíta. Foi casado em primeiras núpcias com Branca da Costa, da qual teve Marcos Pereira.
19. Aldonça dos Reis, natural de Lagos. Segunda mulher do anterior.


Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26520 | artur41 | 13 set 2002 15:08 | Em resposta a: #26496

Caro Rui


Informação muito importante!!!

Ainda não tinha visto o processo de habilitação: alguns nomes, são do meu conhecimento; outros desconhecia.

Os meus agradecimentos!


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26542 | artur41 | 13 set 2002 19:16 | Em resposta a: #26520

Caro Rui



Tenho estado a comparar registos, dados, informações de vário género (algumas por via oral): não está a ser nada fácil entroncar os "Camisões", meus ancestros.

Duma coisa tenho a plena noção: sem a sua ajuda, e de muitos outros Confrades, não tinha chegado onde cheguei. A todos, o meu mais profundo agradecimento!!


Posto o intróito, dir-lhe-ei algumas coisas (como aditamento) e colocarei questões; agradeço comentários:


1) O Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real que refere é o filho de Henrique Pereira da Cunha; sendo este último, irmão de Roque Landeiro Pereir que se casou com Maria Martins Camisão (meus antepassados).
Acontece que João de Sousa da Câmara nos omite o nome da mãe de Roque. Seriam filhos de mães distintas?
Existem datas que não coincidem.


2) Rodrigo Landeiro, natural de Lagos, era filho de Ruy Landeiro.


3) Segundo a carta de brasão de armas passada a José António Pereira de Araújo e Sousa, Jorge Fernandes Pereira era filho de ÁLVARO DIAS PEREIRA, "cavalleiro fidalgo da casa real, feitor do Lotte de Lagos, e criado do dito senhor rei D.Sebastião........., e de sua mulher D. Leonor Fernandes, filha de Jorge Fernandes, cavalleiro fidalgo da casa real.....; prima de Fernão Gomes Caminha, fidalgo da casa real».


4) E agora uma pergunta, relativa a meu antepassado *c. 1650 Lázaro Moreira Landeiro Côrte-Real: de onde lhe vem o apelido Corte-Real?
Recordo, que um nosso Confrade, Luís de Albuquerque Veloso, sustenta que teria havido engano: chamar-se-ia "apenas" Lázaro Moreira Landeiro.





Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26580 | rmfrp | 15 set 2002 17:56 | Em resposta a: #26542

Caro Artur:

Lamento não o poder ajudar quanto às questões que me coloca, pois não conheço a genealogia da família Landeiro.

Como D. Arcângela Micaela de Almeida tinha de um irmão de nome Afonso de Almeida Corte-Real, o apelido do Pe. Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real pode ser justificado por via materna, o que de forma alguma exclui a possibilidade de o mesmo apelido estar também presente no avô paterno, Lázaro Moreira Landeiro (Corte-Real).

Eu é que agradeço a sua ajuda. Faço minhas as suas palavras: sem a sua ajuda, e de muitos outros Confrades, não tinha chegado onde cheguei!

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#26591 | artur41 | 15 set 2002 19:26 | Em resposta a: #26580

Caro Rui


O primeiro Landeiro em Portugal, que eu descortino, é Ruy Landeiro.

A família Landero é de Albuquerque, ao pé de Badajoz, onde tinha o seu solar. As suas armas, de que se ignoram os esmaltes, nunca foram, segundo sei, registadas em Portugal.

Quando passaram a Portugal, o apelido aportuguesou-se.

Quanto aos Corte-Real talvez exista "uma luz ao fundo do túnel": tenho que voltar a falar com o Coronel Corte-Real Negrão, amigo de há muitos anos.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27148 | LAV | 23 set 2002 12:09 | Em resposta a: #3159

Caros Confrades

Tenho lido com atenção as vossas mensagens e agradeço a transcrição da Habilitação do Santo Ofício do Pe. Lázaro Moreira Landeiro Corte Real que nunca consultei. Por aqui também, e mais uma vez, se confirma que o livro de Sousa da Câmara sobre Fernando Pessoa errou ao escrever na pequena arvore genealogica que o avô paterno deste Pe. se chamava Lázaro Moreira Landeiro (Corte Real). Em nenhum documento este Lázaro aparece com o Corte Real. Este apelido veio ao Pe. por via materna que todos os seus irmão e sobrinhos adoptaram (por iso é que o Joaquim Vito Negrão, amigo de Artur Camisão Soares, é Corte Real). Para mim não há qualquer dúvida que se trata de um lapso. Não seria possível perguntar ao autor?

A mãe do Pe. era Arcangela Micaela de Almeida Corte Real, irmã, entre muitos outros, do tal Pe. Afonso de Almeida Corte Real referido na Habilitação do Santo Ofício, e eram filhos de Salvador Fernandes da Costa Corte Real e de Joana Correia de Almeida. Netos paternos de Salvador Fernandes de Medeiros, filho de Diogo Borges Corte Real.

Uma sobrinha bisneta do Pe. Lázaro de Almeida Corte Real, D. Mariana Angélica da Glória Corte Real (viúva em 1875) casou com José António Pereira Camisão de quem não sei mais nada; será que se consegue entroncar e saber quem eram os seus Pais? não sei se tiveram filhos.

Com os melhores cumprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27149 | camisao65 | 23 set 2002 12:27 | Em resposta a: #3159

Caro Artur,

Já pedi via net, uma certidão narrativa de nascimento do avô Gonçalo Pereira Camizão. E já agora a mensagem de LAV é muito interessante.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27175 | artur41 | 23 set 2002 17:31 | Em resposta a: #27148

Caríssimo Luíz


Efectivamente não vejo outra hipótese: o Lázaro Moreira Landeiro, em nenhum documento (e já vi bastantes) aparece como Corte Real.

Estive em Alpiarça com o Francisco: ele fez anos, no sábado, e estivemos num convívio muito agradável. Alpiarça tem crescido muito...!

Quanto ao José António Perera Camisão que refere: nós (eu e o Luís Camizão, meu primo) iremos envidar esforços para responder às questões por si colocadas.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27178 | artur41 | 23 set 2002 17:47 | Em resposta a: #27149

Luís,


Estive largas horas sem acesso à net, motivo pelo qual o pedido da certidão narrativa de nascimento do bisavô Lázaro Pereira Camizão (teu tio-avô) seguirá amanhã.

Quanto à mensagem do LAV, de facto é interessante: temos que apurar os factos!

Aproveito para te dizer que já não vou, tão cedo, para o Algarve. Estou em Lisboa, e disponível para qualquer contacto.


Forte abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27209 | LAV | 24 set 2002 09:10 | Em resposta a: #27175

Meu caro Artur Camisão Soares

Muito obrigado pela sua mensagem. Fico então à espera de que se "encontre" e situe o tal José António Pereira Camisão.

Um abraço amigo

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27220 | artur41 | 24 set 2002 13:27 | Em resposta a: #27209

Caríssimo Luis de Albuquerque Veloso


É sempre um prazer comunicar consigo. Espero que se encontre bem.

Estou pesquisando, só posso encontrar!


Um abraço amigo

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27310 | camisao65 | 25 set 2002 16:24 | Em resposta a: #3159

Artur,

Já pediste a certidão?



Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27317 | rmfrp | 25 set 2002 17:56 | Em resposta a: #27178

Caros Luiz de Albuquerque Veloso e Artur Camisão Soares:

Faz agora um ano, no dia 22 de Setembro de 2001, coloquei neste tópico dados que encontrei nos processos políticos do reinado de D. Miguel relativos a um José António Pereira de Araújo Camisão: Cadete de Artilharia n. 2, solteiro, filho de "Lázaro de Moura Camisão" (Lázaro Moreira Landeiro Camisão) e de "D. Maria Barata" (D. Mariana Bernarda), natural de Faro, 22 anos (em 24.10.1828), enviado para a prisão no Castelo, em Lisboa.

Será por acaso este o José António Pereira Camisão de que agora se fala?

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27318 | rmfrp | 25 set 2002 17:56 | Em resposta a: #27178

Caro Artur Camisão Soares:

Já que falei nos processos do reinado de D. Miguel, aproveito para informar que já consegui entroncar D. Teresa Joaquina de Siqueira Nogueira Mimoso (cc José Alberto de Seixas Soutomaior). Esta senhora era irmã de D. Bárbara Joaquina SM, do Major António José NM, e também de D. Ana Rita de Siqueira Mimoso que casou com António da Silva Bramão e Siqueira.

E por falar em João de Sousa da Câmara, autor de "Fernado Pessoa Supra-Camões", constatei que foi recentemente adicionada à base de dados do GP uma entrada relativa a este Senhor (pelo menos creio tratar-se da mesma pessoa), que verifiquei ser também descendente dos Pereira d'Eça - aqui no GP não está ligado ao tronco desta família mas confirmei a ligação com dados que tenho - e portanto ser parente do Poeta também pelos Mimosos.

Outra curiosidade interessante: se seguir a origem do apelido Sousa do referido Senhor, constatará que vem de Gonçalo Pereira da Silva Pacheco de Sousa de Menezes Osório de Melo Noronha Lima, nascido em 1744, que creio ser descendente (neto?) do nosso bem conhecido Gonçalo de Sousa de Menezes.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27321 | artur41 | 25 set 2002 18:26 | Em resposta a: #27318

Caro Rui


Quanto ao José António que refere, pode ser o mesmo!

Ainda bem que já conseguiu entroncar D. Teresa Joaquina Siqueira Mimoso; só falta encontrar a razão do apelido "Siqueira".

O João de Sousa da Câmara já está, efectivamente, incluído na base de dados do Genea!
Vou verificar o parentesco com Gonçalo de Sousa de Meneses.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27353 | camisao65 | 26 set 2002 09:03 | Em resposta a: #27321

Caro Artur,

Vamos lá ver quanto tempo vão demorar as certidões pedidas, com esta burocracia...
E, já agora, recebi a confirmação de como a carta que escrevi para a prima do Porto foi entregue, mas até agora, "nicles"!

Um grande abraço do teu primo

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27373 | artur41 | 26 set 2002 12:46 | Em resposta a: #27353

Caro Luís,


Tens que aguardar com bastante paciência!

Quanto à nossa prima do Porto, vou tentar contactá-la.

Ontem, tentei falar com o João de Sousa da Câmara. Falei com um dos filhos, dado que o pai não estava: falámos bastante, mas ele não me soube elucidar a respeito do Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real.


Forte abraço do primo

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27380 | camisao65 | 26 set 2002 14:21 | Em resposta a: #3159

Caro Artur,

Só por curiosidade, a minha mãe é natural de Abrantes, que foi a cidade onde o Condestável Nuno Álvares Pereira rezou antes da batalha de Aljubarrota, assim o creio. E vou também começar a desenhar a árvore da parte materna, mas aí creio que será mais fácil, apesar de nunca se saber que surpresas nos são reservadas.

Fraterno abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27383 | artur41 | 26 set 2002 14:40 | Em resposta a: #27380

Luís,


Se precisares de auxílio diz. Acho que fazes bem: será uma bela surpresa para a prima Aline, tua mãe.


Fraterno abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27385 | camisao65 | 26 set 2002 15:19 | Em resposta a: #3159

Caro Artur,

Creio que descobri uma nova Camisão.

No Brasil, em Vila Velha, antiga vila do Espírito Santo, fundada em 1553 por Vasco Fernandes Coutinho, e actualmente capital do Estado do Espirito Santo, existe uma senhora de nome Célia Resende Camisão. Como temos uma familiar no Brasil, talvez seja boa ideia investigar.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27393 | camisao65 | 26 set 2002 16:32 | Em resposta a: #3159

Artur,

Gostava de saber que tipo de colóquio será, pois em princípio também estarei interessado

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27394 | artur41 | 26 set 2002 16:41 | Em resposta a: #27373

Caro Luís,


Por uma questão metodológica, respondo a duas questões tuas, aqui.

Falas-me numa parente Camisão, brasileira: vou enviar um e-mail à Cristiane Gomes Camisão, de São Paulo.

Relativamente ao Colóquio: folgo que queiras ir. Não hesites em lançar ideias.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27457 | camisao65 | 27 set 2002 11:22 | Em resposta a: #3159

Primo Artur,

Recebi um telefonema bastante curioso da Conservatória de Vila Pouca de Aguiar. O único Gonçalo que apareceu até à data, não tinha filiação, pois tinha sido posto na "roda", em 1898. Para trás não têm registo, e ficaram de ver nos anos subsequentes a 1898.
Será, que o avô, foi registado noutra Conservatória?

Grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27466 | artur41 | 27 set 2002 13:32 | Em resposta a: #27457

Caro Luís,


O da Roda não é o teu avô. Já experimentastes em Vila Real?

Bom, ainda hoje telefono-te.


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27469 | camisao65 | 27 set 2002 13:50 | Em resposta a: #3159

Artur,

Fiz um pedido de certidão à Conservatória de Vila Real, obrigado pela sugestão

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27652 | camisao65 | 30 set 2002 10:40 | Em resposta a: #3159

Artur,

Como as "primas do Norte", não se dignam responder, recorri aos "grandes meios", pedi uma certidão de nascimento do António José de Araújo Camisão, para Arouca.
Espero conseguir algo.

Um grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27660 | artur41 | 30 set 2002 13:04 | Em resposta a: #27652

Luís,


Fizestes bem. Vou telefonar para Arouca: para uns primos nossos.


Um grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27662 | camisao65 | 30 set 2002 13:45 | Em resposta a: #3159

Artur,

E já agora, por mera curiosidade, sabes que num Processo de Inquirição de Génere, existe um António José de Araújo Camisão (Processo 7263 Pasta 328) datado de 19-11-1754. Este nome, é o mesmo do pai da "prima do norte", Ana dos Santos Camizão. Mais digo, que no mesmo processo, o nome dos pais de António José Araújo Camisão, são:
- Santos Araújo Silva
- Alva Marina Carvalho
De onde vem o Camisão?
Mistério...
Decididamente, isto dá mesmo um livro, ao melhor estilo de Agatha Christie!
E já agora, embora um pouco fora do tema, o Sr. Francisco Peixoto de Bourbon, da Casa de St. António de Melhorado, em Fermil de Basto, e grande amigo segundo afirma, do Coronel Armando Sacadura Cabral, afirmou em correspondência trocada com o meu pai, ter em sua posse um lacre, pertencente a Fernando Pessoa, que representa o anel de brazão, usado pelo grande poeta, e tido como perdido.
Grande mistério, mais uma vez, excepto o facto de ele dizer, na mesma carta, que o revelaria numa reunião de jornalistas. E estamos a falar do ano de 1985.
Isto agora, além de Agatha Christie, já tem contornos de um tal Bigshirt. Imagina o agente secreto, Philipp Bigshirt,galhardamente à procura dos segredos escondidos de tal família, contando com a competente ajuda de outro intrépido agente Arthur Bigshirt, procurando todos os segredos desta família, e deparando-se com obscuros segredos, envoltos numa pérfida neblina, e bem escondidos pela História.
Lol

Um grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27666 | artur41 | 30 set 2002 14:42 | Em resposta a: #27662

Luís,


"Homem de Deus", o que falais?
O enredo quão mais complexo, mais interessante se torna.

Já sabia da existência "desse" António José de Araújo Camisão: estou a tentar, há certo tempo, entroncá-lo!

Quanto ao Tenente-Coronel Armando de Sacadura Falcão, tenho o seu contacto. Vou falar com ele.

Relativamente ao nome de uma possível agência de detectives: "Bigshirts Private Detectives"; tendo o lema "We search We find"!!


Um grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27668 | camisao65 | 30 set 2002 15:15 | Em resposta a: #27666

Dear Arthur,

Outra sugestão, em complemento. "WE TRY HARDER, WE SEARCH, WE FIND"

Renovado abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27671 | artur41 | 30 set 2002 15:31 | Em resposta a: #27668

Dear Philip


I agree.


Yours sincerely,

Arthur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27738 | camisao65 | 01 out 2002 11:30 | Em resposta a: #3159

Artur,

Em Vila Pouca de Aguiar, e segundo a pessoa da Conservatória que está a tratar do assunto, vão agora começar a procurar em todas as freguesias!

E já agora, aproveito para te pedir a morada por causa de amanhã.

Grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27740 | artur41 | 01 out 2002 11:44 | Em resposta a: #27738

Luís,


Talvez assim se resolva a questão: em Portugal é tudo tão moroso...!

A minha morada é:

R. Tristão Vaz, nº 41, 3º Dto

1400-350


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27773 | camisao65 | 01 out 2002 16:08 | Em resposta a: #3159

Artur,

Atenção ao Forum, ao tópico História de Portugal Restaurado, de 01-10-2002. Tem referências a Sousas e Pereiras

Renovado abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27777 | artur41 | 01 out 2002 16:18 | Em resposta a: #27773

Luís,


Obrigado pelo teu aviso.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27979 | camisao65 | 03 out 2002 13:39 | Em resposta a: #3159

Artur,

Em meu nome, e das "minhas meninas", quero agradecer-te, e à tua mãe, o agradável serão de ontem.

Grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#27988 | artur41 | 03 out 2002 15:35 | Em resposta a: #27979

Luís,


Acredita que foi com todo prazer: a honra foi nossa!


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28061 | camisao65 | 04 out 2002 14:03 | Em resposta a: #3159

Artur,

Espreita a minha mensagem no famoso tópico dedicado ao usurpador.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28063 | artur41 | 04 out 2002 14:16 | Em resposta a: #28061

Luís,


Já vi, já vi!

Bela intervenção.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28125 | artur41 | 05 out 2002 16:22 | Em resposta a: #27394

Caros colegas



Meu primo Luís Filipe descobriu uma carta assinada por seu pai Gonçalo, primo direito de minha avó Maria de Assunção Camisão. Este apôs uma assinatura: Gonçalo Pereira d'Araújo Souza Aboim Camizão. Na carta também diz que era filho de Gonçalo Pereira d'Araújo Camizão, 1º escriturário da Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses, e de Joana Nunes Fernandes Fernandes Camizão; neto de D. José António Pereira de Araújo Camizão e D. Josefa Camisão (meus trisavós).
A maior novidade desta carta reside em dois aspectos:


1) O apelido "Aboim".

2) O tratamento de "Dom" e "Dona" dados a meus trisavós.


Agradeço algum, possível, auxílio.



Com os melhores cumprimentos

Artur João



1)

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28194 | camisao65 | 07 out 2002 11:24 | Em resposta a: #3159

Caro Primo,

Já tratei de pedir a certidão narrativa de meu pai.


Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28208 | artur41 | 07 out 2002 15:49 | Em resposta a: #28194

Luís,


Fizestes bem. Também me vou mexer.
Na Quarta encontramo-nos na Torre do Tombo.


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28209 | camisao65 | 07 out 2002 15:55 | Em resposta a: #28208

Artur,

Encontramo-nos a que horas?




Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28296 | camisao65 | 08 out 2002 14:11 | Em resposta a: #3159

Caro Primo,

Ainda hoje, não tive o prazer de te cumprimentar.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28476 | camisao65 | 11 out 2002 16:46 | Em resposta a: #3159

Caro Artur,

No tópico Fernando Pessoa, é referido por um tal de Conde, um nome que consta no estudo do Coronel Armando de Sacadura Falcão, de que tenho uma cópia em meu poder.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28491 | artur41 | 11 out 2002 19:33 | Em resposta a: #28476

Luís,


Já vi esse tópico. Mostraste-me já esse estudo.

Aconselho-te a ver:

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=7311#lista


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28780 | camisao65 | 15 out 2002 10:08 | Em resposta a: #3159

Artur,

Toma atenção ao tópico de Fernando Pessoa, em especial à última mensagem.



Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28811 | ant.perestrelo | 15 out 2002 18:36 | Em resposta a: #3159

Caro Artur,
Encontrei o seguinte registo
Baptismo em Abrantes, freg. S. João
Junho de 1792 de Manuel, filho de João Gomes Camisão e de Maria Madalena.Neto paterno de João Gomes Camisão e de Francisca Calado, todos de Abrantes.
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28819 | artur41 | 15 out 2002 19:47 | Em resposta a: #28811

Caro António


Obrigado pela informação. Vou investigar o João Gomes Camisão (pai).


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28909 | camisao65 | 17 out 2002 09:54 | Em resposta a: #28819

Caro Artur,

Creio que a minha primeira mensagem não passou.

Falei com a minha mãe, que manda um renovado abraço para ti e para a tua mãe.

Houve de facto uma família Camisão em Abrantes.

Mas tudo o que ela sabe, é que houve um tal de Sargento Guerra, que casou com uma senhora de apelido Camisão, ficando a ser Camisão Guerra.

Esta história, passou-se na adolescência da minha mãe, pelo que as recordações desse caso estão esbatidas pelo tempo.

De qualquer maneira, aqui fica a informação.

Um abraço

Luís

P.S. Hoje vou buscar a certidão do meu pai.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#28942 | artur41 | 17 out 2002 14:35 | Em resposta a: #28909

Caro Luís,


Desde já os meus agradecimentos à prima Aline, tua mãe: o mesmo para ela!

Falas-me de um Sargento Guerra que casou com uma senhora de apelido Camisão. Seria importante averiguar da existência de descendentes do referido casal.


Forte abraço

Artur

P.S. Fico contente em saber disso.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#29045 | ant.perestrelo | 18 out 2002 17:39 | Em resposta a: #3159

Caro Artur Camizão,
Encontrei hoje por acaso mais registos de Camizão.:
Baptismo na freg. de S.gregório,reguengo,portalegre, de Brízida em 11 de Abril de 1803, filha de João Baptista Camizão e de Maria Joaquina naturais desta freguesia e neta paterna de Manuel Vaz Camizão também desta freguesia e de Catarina Josefa natural da freguesia de N.Senhora da Esperança da Ribeira de Nisa(portalegre)

João Vaz Camisão padrinho no Reguengo em 1809
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#29046 | camisao65 | 18 out 2002 17:42 | Em resposta a: #29045

Artur,

Até que ponto isto liga com os Camizões de Abrantes?

Atenção à Catarina Josefa Camizão!

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#29050 | artur41 | 18 out 2002 17:49 | Em resposta a: #29046

Luís,


Já reparei. Faz-me lembrar a D. Maria Josefa de Souza Camizão, nossa antepassada.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#29051 | artur41 | 18 out 2002 17:54 | Em resposta a: #29045

Caro António


Obrigadíssimo, meu caro. Lá vou eu a caminho de Portalegre!


Um abraço

Artur Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#30244 | camisao65 | 08 nov 2002 16:15 | Em resposta a: #3159

Artur,

Este Clube é realmente bom,

Ao colocar a palavra Camisão na busta da Torre do Tombo, descobri o seguinte:

Amaro José de Araújo Veloso Camisão

Núcleo : Leitura de Bachareis
Data : 1810
Maço : 39
Letra : A
Número : 07

Claro que pedi uma fotocópia do mesmo

Renovado abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#30248 | artur41 | 08 nov 2002 16:32 | Em resposta a: #30244

Luís,


José de Araújo Veloso Camisão?
Essa é muito curiosa!!

Na próxima semana volto a ir á Torre do Tombo. Já me sinto menos cansado.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#31367 | camisao65 | 29 nov 2002 09:52 | Em resposta a: #3159

Primão Artur,

Só por curiosidade:
Registo Paroquial de Casamento
Lázaro Caetano de Sousa, casou com Antónia Maria,em Lisboa, Beato, em 23-05-1801, livro 3-C
Folha 45V.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#31368 | camisao65 | 29 nov 2002 09:59 | Em resposta a: #3159

Artur,

Mais uma curiosidade, Registo Paroquial de Casamento Lisboa, Santos o Velho, 02-04-1804,
António José de Araújo Pereira
Josefa António Rodrigues
Livro 20-C, folha 47

Mais um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#31380 | artur41 | 29 nov 2002 12:36 | Em resposta a: #31368

Luís,


Realmente....!

É como te digo: tem que se fazer um levantamento exaustivo. Muito me espanta a demora de Viseu!!


Abraço fraterno

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#31383 | camisao65 | 29 nov 2002 13:57 | Em resposta a: #31380

Artur,

Não te admires, pois recebi o resultado da 1ª freguesia pedida, por ordem numérica, e foi negativo. Mas amanhã, vou carregar o "server" de Viseu com as restantes freguesias, colocando nos dados para os serviços o seguinte.
"Se quiserem telefonar por cada uma, encantados da vida, o problema é vosso, e a despesa é do Estado, ou seja nossa, mas se quiserem verificar todas, além de poupar dinheiro aos contribuintes, ou seja nós, poupam-se a vós mesmos o trabalho de por cada sinal negativo, aparecer um novo pedido para outra freguesia!
Um grande abraço, e Sábado, Albacora!

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#31997 | camisao65 | 12 dez 2002 13:14 | Em resposta a: #3159

Artur,

Finalmente um pouco mais de luz!
Descobri a certidão de óbito de Gonçalo Pereira Camizão, nascido em VILA POUCA DE AGUIAR, freguesia de VILA POUCA DE AGUIAR e nela constam os nomes de José António Pereira de Araújo Camizão, nascido em VISEU LADO OCIDENTAL, e Maria Josefa de Sousa, nascida em VILA POUCA DE AGUIAR, freguesida de VILA POUCA DE AGUIAR
Vou chatear novamente os "amigos de Viseu"
Um abraço, do primo horrivelmente constipado,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#32004 | artur41 | 12 dez 2002 14:11 | Em resposta a: #31997

Luís,


"Ganda" primo!!

Existia razão da nossa parte relativamente a Vila Pouca de Aguiar. E a Viseu!!!

Não me digas: estás assim tão constipado?


Um abraço fraterno

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#32016 | camisao65 | 12 dez 2002 15:22 | Em resposta a: #32004

Artur,

Completamente... O meu "naso", parece uma barragem a descarregar!

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: D. Ana Borja Montoja- ascendência

#37265 | artur41 | 06 mar 2003 19:59 | Em resposta a: #22996

Caros colegas


Reforço o meu pedido.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37417 | rmfrp | 09 mar 2003 14:51 | Em resposta a: #3159

Caros Primos:

Aqui deixo as informações mais recentes que obtive relativamente aos nossos parentes comuns.

O casamento de José António Pereira de Araújo e Sousa com D. Bárbara Joaquina de Siqueira Mimoso realizou-se na Sé de Faro a 07.12.1777, sendo testemunhas o Coronel Brigadeiro do Regimento de Artilharia Cristiano Frederico Weinholtz e o Quartel-Mestre Joaquim José Portely.

Foram também filhos deste casal, para além do anteriormente connhecidos (Lázaro, D. Francisca, Roque e D. Joana):

- D. Maria, nascida a 27.04.1792, baptizada na Sé de Faro (indicada como Dona no registo de baptismo), sendo seus padrinhos o Coronel de Artilharia José Nunes e sua mulher D. Ana Josefa de Cabedo e Vassconcelos (por procuração desta a seu filho António da Costa de Cabedo).
- Francisco, nascido a 13.04.1794, baptizado em casa por necessidade e falecido no dia seguinte.

Encontrei também os casamentos de D. Inês Doroteia e D. Maria Bárbara, filhas do Dr. António Nogueira Mimoso, elevando a seis o número dos seus filhos documentados como tendo atingido a idade adulta:

- Maj. António José Nogueira Mimoso c. c. D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo;
- D. Inês Doroteia de Siqueira Mimoso c. c. Elias José de Siqueira;
- D. Bárbara Joaquina de Siqueira Mimoso c. c. Maj. José António Pereira de Araújo e Sousa;
- D. Teresa Maria Joaquina de Siqueira Nogueira Mimoso c. c. Cap. José Alberto de Seixas Soutomaior;
- D. Maria Bárbara da Encarnação Nogueira Mimoso c. c. Inácio José Palermo;
- D. Ana Rita de Siqueira Mimoso c. c. António da Silva Bramão de Siqueira e Aguiar.

Desejo a ambos a continuação de boas pesquisas.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37421 | camisao65 | 09 mar 2003 15:23 | Em resposta a: #37417

Caro Primo,

Mais uma vez, os meus agradecimentos por tão preciosa informação.
Eu e o Artur, estamos a um pequeno passo de entroncar com toda a certeza, o filho de José António Pereira de Araújo e Sousa, Lázaro, com Roque Pereira Camizão, meu trisavô, conforme o assento de baptismo, emanado do AD Vila Real, de meu avô, Gonçalo Pereira Camizão, filho de José António Pereira de Araújo Camizão, natural de Viseu, e neto do alferes Roque Pereira Camizão, natural de Salvaterra de Magos.
Só espero uma resposta positiva do AD de Santarém.

Um abraço

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37427 | artur41 | 09 mar 2003 16:38 | Em resposta a: #37417

Caro Primo Rui


As coisas estão a bater certo!

Muito nos conta: a indicação da data de casamento, como o nome dos padrinhos de casamento, são dados preciosos. Desconhecia a existência de D. Maria e de Francisco.
Estou, também, espectante relativamente à ascendência de D. Ana Borja Montoja, casada com Roque Landeiro Camisão Pereira e Souza.

No que diz respeito aos Mimosos, o Rui tem sido incansável. Uma dúvida persiste: como surgem "estes" Siqueiras?


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37508 | rmfrp | 11 mar 2003 10:23 | Em resposta a: #37427

Caro Primo Artur:

Como surgem estes Siqueiras? Continuo sem fazer a menor ideia. O primeiro Siqueira da família parece ser o Dr. Amaro de Siqueira Mimoso, tio-avô de D. Bárbara Joaquina. Nem os pais nem os avós de Amaro têm o apelido. Pelo lado materno são conhecidos todos os bisavós e trisavós e o apelido Siqueira continua sem aparecer. Talvez provenha de um bisavô do lado paterno. Enigmas algarvios... Por falar em Algarve, boa sorte na pesquisa da sua bisavó de Lagoa! Quem sabe se não seremos de novo parentes. :-)

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37539 | artur41 | 11 mar 2003 15:14 | Em resposta a: #37508

Caro Primo Rui


Realmente "estes" Siqueiras estão a dar que falar!

Vou quinta-feira para o Algarve, onde ficarei uns dias: aproveitarei para consultar uns registos. Relativamente a Lagoa, quem sabe.:-)


Forte abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37546 | camisao65 | 11 mar 2003 16:05 | Em resposta a: #37508

Caro Primo Rui,

Será que são apenas enigmas algarvios?
Repare nisto:

- DOMINGOS DE SIQUEIRA c.c.CATHERINA CORDEIRO

Filhos:

- BRITTES DE SIQUEIRA n. 05 DEZEMBRO 1752 em
Barbacena, Elvas, Portalegre.

- ANTÓNIO DE SIQUEIRA n. 02 Novembro 1750, na
mesma localidade.

- ANTÓNIO DE SIQUEIRA n. 02 Janeiro 1747, na
mesma localidade.

- ANNA DE SIQUEIRA n. Fevereiro 1745, na
mesma localidade.

- FRANCISCA THAREZA DE SIQUEIRA n. 1736, na
mesma localidade.

Se calhar, já tinha conhecimento, mas de qualquer maneira aqui fica mais um possível contributo.

Um abraço

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37547 | camisao65 | 11 mar 2003 16:10 | Em resposta a: #37539

Artur,

Boa viagem até ao Algarve, e boas pesquisas.
E acho que tens sorte, em primeiro lugar com o tempo, e em segundo, acho que as galináceas do Algarve ainda não estão contaminadas com nitrofurano... Que inveja, Mon Dieu!

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#37548 | artur41 | 11 mar 2003 16:23 | Em resposta a: #37547

Luís,


Obrigadíssimo. Mas lembra-te que vou para pesquisar...!
Naturalmente, que se estiver bom tempo aproveitarei para umas "cacholadas". LOL...

Quanto a galináceas, veremos o que se passa. Em vez de nitrofurano talvez tenham algum "glamour".:-)


Abraço fraterno

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão

#38676 | rmfrp | 30 mar 2003 16:44 | Em resposta a: #37427

Caros Primos:

Aqui vai mais uma peça para o grande puzzle da família Camisão.

Casamento em Santa Maria, Tavira, 05.05.1824

Francisco de Paula de Araújo e Sousa, Tenente do Regimento 14, natural de Santa Maria, Tavira; filho de Caetano Pereira de Araújo e Sousa, Sargento-Mor de Infantaria e Governador da Fortaleza de São João, natural de Fermedo, e de D. Maria Vitória Rita Maciel, natural de Faro; neto paterno de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, Capitão-Mor da vila e concelho de Fermedo, natural de Arada, e de D. Francisca Xavier de Araújo e Sousa, natural de Fermedo; neto materno de António Maciel da Costa, natural de Faro, e de D. Laurência Rita da Fonseca, natural de Tavira;

com

D. Maria Bárbara Leocádia, filha de António de Mendonça e de Maria do Rosário; neta paterna de Pedro de Mendonça e de Bárbara de Sousa; neta materna de Custódio Rodrigues e de Bárbara Martins, todos naturais de Olhão.

Uma das testemunhas foi António Luís Pereira de Araújo, Ajudante do Regimento 14.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão

#38678 | artur41 | 30 mar 2003 17:14 | Em resposta a: #38676

Caro Primo Rui


Na realidade, muito me espanta o quanto eu desconhecia da minha família!

Duma coisa tenho, agora, a certeza é que Caetano Pereira de Araújo e Sousa casou e teve descendência, começando pela de seu filho Francisco de Paula de Araújo e Sousa.
E quem seria António Luís Pereira de Araújo?

Mais uma vez, os meus agradecimentos pelas altíssimas contribuições para a construção do puzzle!


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#38721 | Luiz Alberto | 31 mar 2003 13:33 | Em resposta a: #3159

Prezado Artur:
Durante pesquisa da minha família, no Colégio Brasileiro de Genealogia, no Rio de Janeiro, obtive cópia das fichas das pessoas da família Camisão que casaram e/ou nasceram no Rio de Janeiro nos Séculos XVIII e XIX.

O Arquivo do Colégio é sem dúvida uma das melhores fontes iniciais de pesquisas familiares no Rio de Janeiro, tendo fichado pràticamente todos os batisados e casamentos efetuados no Rio de Janeiro até 1900.

Seu atual presidente é o Dr. Paulo Carneiro da Cunha e o enderêço é:
Colégio Brasileiro de Genealogia
Av. Augusto Severo, 8, 12 andar
CEP 20021-040 - Rio de Janeiro - RJ

Caso o prezado confrade esteja interessado em receber as cópias digitalizadas das referidas fichas, via e-mail, favor fornecer-me o seu, via moderador ou pelo Fórum, o que julgar mais adequado.

Atenciosamente
Luiz Alberto da Costa Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#38724 | camisao65 | 31 mar 2003 14:13 | Em resposta a: #38721

Caro Luiz Alberto da Costa Fernandes,

Creio que posso eu meu nome, e de meu primo Artur, agradecer do fundo do coração tal favor.
O meu endereço de mail é o seguinte:
camisao65athotmailpontocom

Atenciosamente

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#38730 | artur41 | 31 mar 2003 14:51 | Em resposta a: #38721

Prezado Luiz


Meu caro confrade: mas que belas notícias!

Faço minhas as palavras do meu primo Luiz. Agradeço-lhe, antecipadamente, o envio desses dados. Irão ser importantíssimos para uma pesquisa alargada e exaustiva: abarcando, na medida das possibilidades, os " Camison- Camisón- Camizões -Camisões" espalhados pelo mundo!!

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#38742 | artur41 | 31 mar 2003 19:18 | Em resposta a: #38730

Caríssimo Luiz


Foi com emoção que recebi os seus dados!
Será para mim, assim como para o meu primo Luiz, um enorme privilégio compilar os dados que enviou. A descendência de Lázaro Moreira Landeiro Camizão, que emigrou para o Rio de Janeiro, e de Catarina Clara de Velasco de Molina será divulgada em Portugal: quer no Genea; quer na Associação Portuguesa de Genealogia, da qual sou membro.

Os meus mais profundos agradecimentos pelo seu prestimoso, e inestimável, auxílio!

Sempre ao seu dispor.


Renovado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#38757 | camisao65 | 01 abr 2003 09:12 | Em resposta a: #38721

Caro Luiz,

Faço minhas, as palavras do meu primo Artur, e agradeço penhorado o seu gesto.

Melhores cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40527 | rmfrp | 27 abr 2003 13:58 | Em resposta a: #3159

Caros Primos:

Aqui ficam novos elementos relativos a parentes nossos, começando por um casamento com dados de grande interesse.

Lázaro Moreira Landeiro Camisão, então Tenente de Artilharia da Praça de Faro, natural desta cidade, filho de José António Pereira de Araújo e Sousa e D. Bárbara Joaquina de Siqueira Mimoso, casou na Sé de Faro a 29 de Janeiro de 1803 com sua prima direita D. Francisca Bernarda Xavier de Araújo e Sousa, de Lagos, filha de Roque Landeiro Pereira de Sousa e de D. Ana Narcisa Joaquina Montoia, neta paterna de Lázaro Moreira Landeiro Camisão e D. Francisca Xavier de Araújo e Sousa, e neta materna de Gonçalo Marreiros de Arez, de Vila do Bispo, e de D. Antónia Francisca Josefa da Silva, de Estremoz.

D. Francisca Xavier Pereira de Araújo, natural de Faro, filha de José António Pereira de Araújo e Sousa e D. Bárbara Joaquina de Siqueira Mimoso, casou na Sé de Faro a 3 de Maio de 1807 com o Tenente Francisco António de Sequeira, filho do Major Joaquim José de Sequeira, de Lisboa, e de D. Luísa Inácia de Seixas, de Oeiras, neto paterno de João de Sequeira da Costa, de Mazagão, e de D. Serafina Josefa, de Coimbra, e neto materno de Guilherme de Seixas, de Oeiras, e de D. Clara Teresa, de Lisboa.

D. Feliciana Engrácia Pereira de Araújo e Sousa, natural de Faro, filha de José António Pereira de Araújo e Sousa e D. Bárbara Joaquina de Siqueira Mimoso, casou na Sé de Faro a 4 de Maio de 1807 com o então Tenente Duarte Daniel Pereira do Amaral, de Faro, filho do Tenente-Coronel Manuel Pereira do Amaral e D. Josefa Caetana Morais e Silva, ambos do Bispado de Coimbra, neto paterno de Bartolomeu Pais do Amaral, de Évora, e D. Clara de Morais Cansado, de Almodôvar, e materna de António da Silva Gaio (?) e D. Lourença Maria de Morais, ambos de Coimbra.

D. Maria Alberta de Jesus Soutomaior, natural de Faro, filha do Cap. José Alberto de Seixas Soutomaior e de nossa tia D. Teresa Maria Joaquina de Siqueira Nogueira Mimoso, casou na Sé de Faro a 27 de Setembro de 1815 com João Francisco Xavier, sargento do Regimento de Voluntários Reais da expedição da América, filho de Francisco Xavier de Azevedo e Teresa Rosa de Jesus, neto paterno de Bartolomeu dos Santos e Mateusa da Conceição, e neto materno de João Pedro e Maria Teresa, todos de Faro excepto o avô materno, João Pedro, que era de Setúbal.

D. Josefa Justa Pereira Pereira de Araújo Sousa do Amaral, natural de Faro (Sé), filha do agora Capitão Duarte Daniel Pereira do Amaral e D. Feliciana Engrácia Pereira de Araújo e Sousa, casou na Sé de Faro a 9 de Maio de 1827 com Francisco Xavier Aussidiner (?), natural de Viana do Castelo, "Tenente da Armada Real Comandante da Esquadrilha do Algarve", filho de José Aussidiner (?) e D. Maria Antónia May.

Joaquim Filipe de Araújo Sequeira, natural de Faro (São Pedro), cadete do Regimento de Artilharia de Faro, filho de Francisco António de Sequeira e D. Francisca Xavier Pereira de Araújo, casou na Sé de Faro a 4 de Março de 1833 com D. Maria da Soledade Freire, natural de Estói, filha de Pedro de Jesus Alves Pereira Freire e de D. Ana Rosa.

D. Maria Benedita Palermo, natural de Faro, filha de Inácio José Palermo e de nossa tia D. Maria Bárbara da Encarnação Nogueira Mimoso, casou na Sé de Faro a 26 de Janeiro de 1837 com António José Madeira, de Faro, Cirurgião-Mor do Regimento de Artilharia 2, viúvo de D. Mariana Rita.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40537 | artur41 | 27 abr 2003 16:23 | Em resposta a: #40527

Caro Rui


Belíssimas informações. Muito me conta!!
Agradeço o favor do envio do nº dos assentos, se for possível, para o Genea e(ou) para o meu e-mail.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40541 | sapeca | 27 abr 2003 17:18 | Em resposta a: #40537

Caríssimo Artur Camisão Soares:
Constato, uma vez mais, que o mundo é realmente pequenino. Se houvesse qualquer dúvida acerca disso, vejo o meu amigo os elementos fornecidos na mensagem do Rui Pereira, em 13-09-2002, e que só agora li. Nos elementos relativos à habilitação para o Santo Ofício de Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real, diz-se que eram seus

“Avós:

4. Lázaro Moreira Landeiro, natural de Lagos.
5. D. Isabel Maria da Cunha de Andrade, natural de Lisboa (Loreto). Irmã do Pe. Basílio de Abreu, Abade e Desembargador no Arcebispado de Braga.

Bisavós:

8. Rodrigo Landeiro, natural de Lagos.
9. Leonor do Espírito Santo, natural de Lagos. Irmã do Pe. Álvaro Lourenço, Beneficiado de Santa Maria de Lagos.
10. Henrique de Castro, natural de Vila Viçosa.
11. D. Teresa Antónia de Andrade, natural de Lisboa (Castelo).”

Agora chamo-lhe a atenção para os nomes aqui realçados e os elementos que enviei há tempos para o “GeneaPortugal” e que o meu caro Amigo se prestou a aprofundar com uma busca na Torre do Tombo e que, julgo, nunca concretizou.
Concretamente, a mensagem colocada por mim em 13-11-2001, pelas 18:22, com o título “Pesquisa no ANTT-pedido”:

”Dada a minha impossibilidade de, nestes próximos tempos, me deslocar a Lisboa, pedia a qualquer dos amigos frequentadores deste forum, que me possa fazer as seguintes buscas, destinadas a trabalho que tenho em mãos para futura publicação.
O referido trabalho é um aditamento que estou a preparar ao meu estudo "CASTROS E SOUSAS-Senhores de Parderrubias, da honra de Remoães e morgados do Peso", publicado em 1988.
Num processo de inquirição de genere em Braga, descobri estes novos elementos:
Basílio de Abreu de Andrade, "foi em Lisboa escrivão das Sete Casas" e, noutro passo, "proprietário do ofício de Escrivão dos direitos reais da Casa do Pescado", cujo ofício serviu também seu filho Diogo Luis de Abreu, capitão de infantaria, falecido em Lisboa, na freguesia de Santa Maria dos Anjos, no nao de 1694, tendo sido cavaleiro da Ordem de Cristo.
Uma outra filha do Basílio de Abreu de Andrade (que foi casado com D. Maria de Medraño y Mendoça) foi D. Teresa Antónia de Andrade, casada com Henrique de Castro, tesoureiro de Estado da Sereníssima Casa de Bragança, de quem foi filho o Dr. Basílio de Abreu e Andrade, desembargador desta Relação (Braga).
Uma irmã deles, D. Maria de Abreu de Andrade e Medraño, casou com Luis de Sousa de Castro de Menezes, morgado do Peso, senhor da honra de Remoães e donatário da vila de S. Tomé de Parderrubias, no bispado de Tui, capitão-mor de Melgaço, de quem descendem os morgados do Peso, em Melgaço.
Não sabem as testemunhas em que freguesia terá nascido esta D. Maria, "por haver muitas em Lisboa, porém entendem que terão dela conhecimento por tradição na freguesia do Sacramento, por nela falecer e morar muitos anos o pai dela, Basílio da Abreu de Andrade, bem como também na freguesia de Souto".
O casamento desta com Luis de Sousa de Castro realizou-se igualmente em Lisboa, não se sabendo a freguesia.
Importante para mim seria saber mais elementos acerca da família de D. Maria de Medraño y Mendoça, mulher de Basílio de Abreu de Andrade (os nobiliários dizem que fora aia do conde de Salinas, que lhe deu em dote o ofício de escrivão de Cabana, de bom rendimento).
Assim, não só o processo eventualmente existente, de seu filho para ingresso na Ordem de Cristo, bem como o de seu neto Dr. Basílio de Abreu e Andrade), na Leitura de Bachareis, poderão conter dados bem interessantes.
Por outro lado, mais elementos sobre a serventia de "tesoureiro de Estado da Casa de Bragança" e a pessoa de Henrique de Castro (quem era este Castro?), são elementos tabém bem vindos.
Finalmente, mais dados sobre o cargo de "escrivão das Sete Casas" ou "escrivão dos direitos reais da Casa do Pescado", serão igualmente muito interessantes.
A quem dispuser de tempo, paciência e desejo de me ajudar nesta pesquisa, fica desde já o meu agradecimento e a promessa (lógica) de tais elementos serem referenciados como fornecidos gentilmente para aquele meu estudo.
Um forte abraço para todos.”

Dado o interesse de que se reveste o estudo mais aprofundado deste ramo familiar de meu sogro, renovo os meus pedidos de ajuda nas buscas solicitadas, mormente na procura no ANTT dos processos na Ordem de Cristo e leitura de bachareis, entre outros possiveis.

Um forte abraço.
Fernando de Sá Monteiro
quisa no ANTT-pedido

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40544 | artur41 | 27 abr 2003 18:02 | Em resposta a: #40541

Meu caro Fernando


Tem toda a razão!

Relativamente às pesquisas da Torre do Tombo: o estudo já foi iniciado. Vai ser intensificado, agora que a minha mãe está a sair duma "depressão". Vou ter mais disponibilidade para me ausentar de casa!


Forte abraço do

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40545 | sapeca | 27 abr 2003 18:19 | Em resposta a: #40541

Terá Luiz de Sousa de Castro, capitão-mor de Melgaço, casado cerca de 1650-1655 (a 1ª filha, Ana Maria, nasce em 1656) com D. Maria de Andrade e Medraño. Na freguesia do Castelo, Lisboa? ou nas do Sacramento ou Souto?
Se o casamento se tiver realizado na fregª do Castelo, onde nasceu uma irmã dela, é provável que também aí se encontre não só o assento de baptismo desta Maria, como o casamento de seus pais, Basílio de Abreu de Andrade e D. Maria de Medraño y Mendoça. Por esse assento se poderiam obter mais dados sobre a ascendência desta senhora, dama do conde Salinas.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40562 | camisao65 | 28 abr 2003 09:40 | Em resposta a: #40527

Caro Primo,

Mais uma vez, informações de grande interesse!


Grande abraço

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40611 | rmfrp | 29 abr 2003 01:50 | Em resposta a: #40537

Caro Primo Artur:

Os assentos que indiquei não estão numerados, pois só a partir de 1860 se tornou habitual numerar os registos.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#40614 | artur41 | 29 abr 2003 02:02 | Em resposta a: #40611

Caro Primo Rui


Obrigado pela informação. Quis confirmar: por via das dúvidas...!


Renovado abraço, com amizade

Artur

Resposta

Link directo:

Familia Camisão no Arq. Hist. Militar

#40984 | rmfrp | 04 mai 2003 00:08 | Em resposta a: #3159

Caros Primos:

Ao consultar o ficheiro alfabético do Arquivo Histórico Militar, tomei nota dos nomes terminados em "Camisão". São os seguintes, com as cotas respectivas:

António Camisão - caixas 1433 (proc. 1054-1), 1720
António Luís Pereira de Araújo Camisão - cx. 163
António do Sacramento Araújo Balacó Camisão - cx. 1720
Caetano Augusto de Araújo Camisão - cx. 1858
Cristóvão Pereira Camisão - cx. 1365 (proc. 1001-35)
José António Pereira de Araújo Camisão - cx. 477, 1858
Lázaro Moreira Landeiro Camisão - cx. 1858
Manuel José da Nóbrega Camisão - cx. 654, 463, 1858, 930
Pedro António de Araújo Camisão - cx. 183, 659, 1858
Roque Landeiro Camisão - cx. 1077
Roque Landeiro da Nóbrega Camisão - cx. 1858

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão no Arq. Hist. Militar

#41012 | artur41 | 04 mai 2003 16:46 | Em resposta a: #40984

Caro primo Rui


Obrigado pelas valiosas informações que deu ao meu tio Artur sobre os meus antepassados.


Com os meus melhores cumprimentos

João Miguel Camisão Soares de Goyri O'Neill

Ps:Tive de enviar esta mensagem pelo user do meu Tio porque ainda não tenho um.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão no Arq. Hist. Militar

#41038 | camisao65 | 05 mai 2003 10:25 | Em resposta a: #40984

Caro Primo,

Mais uma grande ajuda!
O Cristovão Pereira Camisão, é meu tio-avô, e o José António Pereira de Araújo Camisão, é meu bisavô!

Lá irei investigar!

Um grande abraço

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão no Arq. Hist. Militar

#41044 | camisao65 | 05 mai 2003 11:23 | Em resposta a: #41012

Caro João

Seja bem aparecido neste Forum.
Espero em breve, ter o prazer de o conhecer.


Melhores cumprimentos do primo

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão no Arq. Hist. Militar

#41049 | artur41 | 05 mai 2003 11:48 | Em resposta a: #41044

Luís,


E vais ter! Trata-se do Joãozinho, filho da São, minha irmã. Ando a iniciá-lo nestas "lides".


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41094 | artur41 | 05 mai 2003 21:34 | Em resposta a: #40984

Caro primo Rui


Transcrição dum documento, em microfilme: IAN/TT/SGU/1746; Livro B-9, pág. 63 verso (freguesia de S.Paulo, Salvaterra de Magos)


« No dia trinta e hum de Mayo de mil oitocentos e quatorze, baptizei solenemente e apús os Santos Óleos a Roque que nasceu no dia catorze de Mayo, f.º leg.º do Illm.º Capittam Lázaro Moreira Landeiro Camizão natural da Freg.a da Sé da Cidade de Faro Reino do Algarve e D. Francisca B.rarda Xavier de Araujo e Souza natural da Cidade de Lagos Reino do Algarve, netto paterno do Illm.º José Ant.º Pereira de Araujo e Souza D. Barbara Joaq.na de Sequeira Mimoza e materno do Illtm.º Roque Landeiro Pereira de Souza e D. Anna Narcisa Joaq.na Montoia. Foi padrinho o Illm.º Snr. Tenente Duarte Pereira do Amaral e madrinha D. Feliciana Engracia Pere.ª de Araujo Souza e Amaral e tocou com sua procuração o Illm.º Cappittam Ignacio de Almeida e p.ª constar este assento que assignei era et supra.

Prior Enco.dº Manoel Joaquim da Fonseca »



Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Familia Camisão no Arq. Hist. Militar

#41102 | rmfrp | 06 mai 2003 01:24 | Em resposta a: #41012

Caro João Miguel:

É com satisfação que "vejo" mais um Parente no Fórum.

Seja bem-vindo!

Um abraço do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41103 | rmfrp | 06 mai 2003 01:25 | Em resposta a: #41094

Caro Primo Artur:

Como poderá verificar nas informações que enviei para este tópico em 27 de Abril, os padrinhos de Roque são uma tia materna e o marido desta, que haviam casado em Faro no ano de 1807.

Continuação de boas pesquisas.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41109 | camisao65 | 06 mai 2003 09:04 | Em resposta a: #41094

Caro Primo,

Então, descobriste o assento de baptismo do meu trisavô, Roque Landeiro Camizão!
Parabéns, a ti e ao primo Rui, pois foi das melhores notícias que já recebi.


Um grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41131 | artur41 | 06 mai 2003 14:18 | Em resposta a: #41109

Luís,


Foi um bocado complicado, mas missão cumprida. Já temos o assento de baptismo de Baptismo de teu trisavô (meu tetravô). Mas ainda me falta saber os assentos de casamento e de óbito.
Como te tinha dito: as coisas vão no bom caminho!


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41132 | aeiou2 | 06 mai 2003 14:23 | Em resposta a: #41131

Aos Camisão
Vocês desculpem,mas têm um método único,não é?Começam do do mais antigo para o moderno? Pelo menos é a impressão que me dão,pois só agora andam a conseguir e verificar os assentos de vossos avós,mas já sabem quem são os xavós para a frente.Têm que me ensinar,como conseguem
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41137 | camisao65 | 06 mai 2003 15:28 | Em resposta a: #41132

Cara Maria

Respondendo à sua pergunta, posso apenas dizer o seguinte:

Através da certidão de nascimento de meu pai, Gonçalo Pereira de Araújo Camizão, cheguei a meu avô, Gonçalo Pereira Camizão, a minha avó Joana Nunes Fernandes Camizão, e a meu bisavô, José António Pereira de Araújo Camizão.
Através do assento de baptismo de meu avô, Gonçalo Pereira Camizão, e do seu assento de óbito, obtive ainda mais dados, por exemplo o local de nascimento de José António Pereira de Araújo Camizão, meu bisavô, e de minha bisavó, Maria Josefa de Souza Camizão, e o local de nascimento de meu trisavô, Roque Landeiro Camizão.
Mais ainda, como deve ter lido, no tópico ´"notícias de 11.10.1916", ainda consegui saber um pouco mais, em especial a data de nascimento do meu tio avô, Cristovão Pereira Camizão.
Portanto, esta minha curiosidade, advém somente de não ter tido conhecimento algum da minha família, até recentemente, e não de qualquer "camisionite aguda".
E claro, não me vou ficar por aqui, pois falta o lado materno da questão, e esse, acho que é ainda mais complicado, apesar de ter mais dados.

Espero ter da minha parte, esclarecido as suas legítimas dúvidas.

Melhores cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41141 | artur41 | 06 mai 2003 16:16 | Em resposta a: #41137

Cara Maria


Faço minhas as palavras do Luís!

Faço, também, uma confissão quanto ao segredo: trabalho e dedicação; troca de informações com parentes e "bons amigos"!!


Beijinhos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Roque Landeiro Camizão

#41142 | artur41 | 06 mai 2003 16:46 | Em resposta a: #41103

Caro Primo Rui


Exactamente!

Muito obrigado pelo encorajamento.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Camisão / Mimoso

#41743 | artur41 | 15 mai 2003 20:14 | Em resposta a: #40545

Meu caro Fernando


Amanhã, durante a tarde, assim como na próxima semana vou estar na Torre do Tombo.
Tratarei do que me pede, para além de voltar à consulta de assentos de meus antepassados mais próximos!

É tempo de pesquisa no A.N.T.T.: preciso de consultar vários "paroquiais".
Tenho que deixar, um pouco de lado, a leitura de alguns livros: acabei de ler o "Razões Reais", de Mário Saraiva; estou agora a começar o "Portugal no tempo dos Filipes", de Fernando Bouza Álvarez.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Certidão de baptismo de Lázaro Pereira Camizão

#43038 | artur41 | 06 jun 2003 10:12 | Em resposta a: #41141

Luís,


As certidões do Arquivo Distrital de Vila Real eram para chegar esta semana. Terá havido algum atraso?


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de baptismo de Lázaro Pereira Camizão

#43039 | camisao65 | 06 jun 2003 10:19 | Em resposta a: #43038

Artur,

Houve certamente, mas espero que hoje, finalmente cheguem!
Mas creio que o atraso, verificou-se aqui nos correios de Pêro Pinheiro, no envio do pagamento, e não do AD Vila Real.
Sabes, estes correios são os únicos que eu conheço, que fecham durante a hora de almoço, e durante duas horas!
E da parte da tarde, devido aos efeitos etilizantes dos produtos ingeridos, a vontade de labuta não é muita!
Enfim, esta é uma terra bastante "Sui Generis"!

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#69599 | Cau Barata | 14 jul 2004 18:33 | Em resposta a: #38742

Rio de Janeiro


Prezados Artur e Luiz Camisão:

Tenho uma dúvida com relação a um casamento dentro da família Camisão.

Como estou relacionando algumas genealogias de famílias não portuguesas, para o tópico aberto pelo amigo Francisco Dória, comecei a investigar a Base de Dados da Geneal-Portugal, com a finalidade de não ser repetitivo nas genealogias que venho apresentando.

Estou trabalhando,no momento, nas famílias Meyer, Smissaert e outras, das quais possuo várias infomações, e que, em breve, pretendo colocar naquele tópico “Famílias Não-Portuguesa no Brasil Colonial”.

Pois bem... navegando um pouco na BD da Geneal vi uma informação de que Lázaro Moreira Landeiro Camisão, filho de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, dado como nascido cerca de 1710, e de Francisca Xavier de Araújo e Sousa, dado como nascido em 1712, teria sido casado, em 1782, com Catarina Clara de Velasco de Molina, filha de Domingos Rodrigues Távora e de Francisca Maurícia de Velasco.

Gostaria de saber se esta informação está realmente correta, ou a fonte da pesquisa. Por não saber a origem destes dados, tomei a liberdade de recorrer aos vossos conhecimentos sobre a família Camisão.

A minha dúvida é saber se teria existido um segundo casamento da dita Catarina Clara de Velasco de Molina que, no ano de 1782, segundo a Base de Dados, se casou com o mencionado Lázaro Moreira Landeiro Camisão, com quem teve o filho, Amaro José Velasco de Araújo Camisão, nascido no ano anterior, ou seja, em 1781.

Se realmente houve este casamento, Catarina teria quase 80 anos de idade, e seu filho Amaro José Velasco de Araújo Camisão, teria nascido quando a mesma tivesse 79 anos de idade.

Não foi o dilatado tempo que me faz estranhar estas informações, mas por ter em meu banco de dados, a relação de seis filhos para o Tenente Coronel Domingos Rodrigues Távora e sua esposa Francisca Maurícia de Velasco, entre eles:

1. Catarina de Velasco e Távora, batizada a 09.12.1713, no Rio de Janeiro, segundo registro do Livro 3.º de batizados da Freguesia da Candelária. Foi casada a 17.04.1730, no Rio de Janeiro, segundo registro do Livro 4.º, de matrimônios,da mesma freguesia da Candelária, fl 55v, com José Luiz Sayão, que faleceu a 27.01.1784, em Ouro Preto. Portanto, não era solteira e nem viúva quando do
suposto casamento com Lázaro.

Penso que os datas acima, invalidam a existência do segundo casamento.

Teria o casal Domingos e Francisca duas filhas do mesmo nome ??? Diferenciando uma da outra com um segundo prénome – Clara ???

Seria a tal filha, apenas Clara, embora não encontro este nome na família de Domingos e Francisca ???

Prezados amigos, peço-lhe desculpas por levantar este qüestão, porém tenho o maior interesse neste grupo devido a grande atuação que tiveram na cidade do Rio de Janeiro, com descendência até os dias atuais.

Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#69601 | artur41 | 14 jul 2004 19:44 | Em resposta a: #69599

Prezado Carlos Eduardo,


Catarina Clara de Velasco de Molina era filha de Ana Clara de Velasco de Molina e de Amaro José Gomes da Silva!

Infelizmente tive que "formatar", pelo que perdi alguma informação. Irei recorrer ao Luís Filipe, meu primo, dado que ele tem dados armazenados no computador dele. Para além disto, temos as fotocópias que nos vieram do Brasil. A situação será clarificada com a maior brevidade possível!!


Meus melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#70008 | camisao65 | 21 jul 2004 09:14 | Em resposta a: #69599

Caro Cau Barata,

A fonte da pesquisa é esta:

"Processos Cíveis - Juízo da Ouvidoria Geral Civel - 1800
Justificação
CAMISÃO, Amaro José de Araújo ___
N. 2, Maço 2.254, Galeria A

Aos 10 de Janeiro de 1800 fizeram a justificação: .....
.....
"1799 aos 24 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro por parte de Amaro Jose de Araujo Camisão me foi apresentada a justificativa com 9 documentos:
.......
Diz Amaro Jose de Araujo Camisão que para requerimentos que tem ele é necessário prover (ou provar?) os Itens seguintes:

Item [?] que elle justificante é filho legitimo do Dr. Lazaro Moreira Landeiro Camisão e de sua mulher D. Catherina Clara de Velasco e Molina.

Item [?] que o dito pai Lazaro Moreira Landeiro Camisão eh irmão legitimo de Roque Landeiro Pereira e Souza que teve [?] um Brasão de Armas que se junta [?] em prova dos Avós Paternos do Suplicante

Item [?] que a delle sua mãe Da. Catharina Clara de Velasco e Molina é filha legitima de Amaro José Tomé da Silva que servio Sua Magestade até o posto de Tenente de Granadeiros do Regimento Velho desta Praça em qual por causa subita perda a sua demissão e ultimamente morreu em Capitão de Auxiliares do Distrito de São Gonçalo e de sua mulher Dona Anna Clara de Veloso e Molina

Item [?] que o dito avo materno Amaro José Gomes da Silva eh filho legitimo de José Cardoso de Almeida e de sua mulher D. Leonor Luiza de Portugal "

E mais esta informação dada pelo nosso Confrade Pedro França:

"Caro Luís:

Então aqui vai, a partir dos verbetes dos estudantes na UC:
- C., Amaro José Araújo Velasco, matric. Filosofia (01.10.1802), n.al de Sabará (Brasil), fº de Lázaro Moreira Landeiro C.
- C., António José Araújo, Cânones entre 1749/53, n.al de Braga.
- C., António José Silva, matríc. em Filosofia (14.12.1776), n.al de Braga.
- C., id., matríc. em Direito (11.10.1774), n.al de Almada.
- C., António Manuel Ribeiro Carvalho, matríc. em Direito (14.10.1799), n.al Moncorvo.
- C., Lázaro Moreira Landeiro, Cânones entre 1754/60, n.al de Fermedo.
- C., Luís Moreira, Cânones, matríc. (01.10.1757), n.al de Fermedo.
- C., Rafael Matias Araújo, Direito, matríc. (01.10.1752), n.al de Braga.
- C., Roque Landeiro Pereira, Direito, matríc. (24.10.1794), n.al de Vouzela.

Isto é o que se me oferece dizer sobre os Camisões/Landeiros C.. Há verbetes muito incompletos: ou com falta do pai ou de matrículas. Os actos e graus não se encontram nestes verbetes de matrículas. Estarão nos dos exames. Quero o seu parecer. É possível que alguns tenham certidão de idade: os que se matricularam depois de 1772.
Um abraço e diga alguma coisa.
Sempre,
Pedro França"

E mais uma que apesar de não ter directamente a ver com o assunto, tem a ver, indirectamente, com a genealogia de Dom António Freire de Andrade, cujo testamento tenho em meu poder:

"ASSENTO DE CASAMENTO DE FRANCISCO DE PAULA DE ARAÚJO E SOUSA


FRANCISCO DE PAULA DE ARAÚJO E SOUSA, Tenente do Regimento 14, natural de Santa Maria; filho de CAETANO PEREIRA DE ARAÚJO E SOUSA, Sargento-Mor de Infantaria e Governador da Fortaleza de São João, natural de Fermedo, e de D. MARIA VITÓRIA RITA MACIEL, natural de Faro; neto paterno de LÁZARO MOREIRA LANDEIRO CAMISÃO, Capitão-Mor da vila e concelho de Fermedo, natural de Arada, e de D. FRANCISCA XAVIER DE ARAÚJO E SOUSA, natural de Fermedo; neto materno de ANTÓNIO MACIEL DA COSTA, natural de Faro, e de D. LAURÊNCIA RITA DA FONSECA, natural de Tavira;

casou com:

D. MARIA BÁRBARA LEOCÁDIA, filha de ANTÓNIO DE MENDONÇA e de MARIA DO ROSÁRIO; neta paterna de PEDRO DE MENDONÇA e de BÁRBARA DE SOUSA; neta materna de CUSTÓDIO RODRIGUES e de BÁRBARA MARTINS, todos naturais de Olhão.

DESCENDÊNCIA DE JOSÉ MARIA DE ARAÚJO CAMISÃO

JOSÉ MARIA DE ARAÚJO CAMISÃO, nc 1768 f. 1819, c.c. MARIA LEONOR CAMISÃO, nc 1778 f. 1860

Filhos deste casamento:

JOSÉ MARIA DE ARAÚJO CAMISÃO, n. 1804 (Alferes, Cavaleiro Ordem Imperial do Cruzeiro 12.10.1827).

MARIA FRANCISCA DE ARAÚJO CAMISÃO, n. 1806 Rio de Janeiro, freguesia de São José, c.c. 8.7.1822 JOSÉ LEITE PACHECO (Marechal de Campo) n. Lisboa Nª Sª Ajuda, f. 14.05.1864, filho de JOSÉ LEITE PACHECO (Sargento Mór) e de Dª MARIA HELENA DA CRUZ.

LÁZARO MOREIRA LANDEIRO CAMISÃO, n. 1808 c.c. MARIA DE JESUS CAMISÃO

FRANCISCO ANTÓNIO DE SOUZA CAMISÃO, n.1809 (Major, Cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz, 11-05-1857-Cavaleiro da Ordem de Cristo, 17-08.1866-Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, 2-2-1860, c.c. LUCIANA DO ESPÍRITO SANTO CAMISÃO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filhos de MARIA FRANCISCA DE ARAÚJO CAMISÃO E DE JOSÉ LEITE PACHECO

ANA ADELAIDE LEITE PACHECO, n. Rio de Janeiro, freguesia de Santa Rita, c.c. 20.11.1856 Dr. CAMILO LIBERALLI

JOSÉ LEITE PACHECO JÚNIOR, n. Rio de Janeiro, freguesia de São José, alferes do exército, c.c. 14.10.1858 DONA CÂNDIDA DE TÁVORA NORONHA FREIRE DE ANDRADE ROHAN E VASCONCELOS, n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, filha de DOM JOSÉ ANTÓNIO FREIRE DE ANDRADE e de MARIA CÂNDIDA

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filhos de LÁZARO MOREIRA LANDEIRO CAMISÃO E DE MARIA DE JESUS CAMISÃO

FRANCISCA DE PAULA CAMISÃO, nc 1837, freguesia de Santa Rita, Rio de Janeiro, c.c. 24.06.1871 TITO DE SOUZA CAMISÃO, nc 1838, freguesia de São João do Norte, Rio Grande do Sul, (Alferes, Cavaleiro da Ordem de Cristo, 13.04.1867), filho de FRANCISCO ANTÓNIO DE SOUZA CAMISÃO, e de LUCIANA DO ESPIRITO SANTO CAMISÃO

LEOPOLDINA CAROLINA CAMISÃO nc 1847 c.c. 1871 INÁCIO FRANCISCO DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO

CAROLINA LEOPOLDINA CAMISÃO f. 20.04.1869

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filhos de FRANCISCO ANTÓNIO DE SOUZA CAMISÃO E DE LUCIANA DO ESPIRITO SANTO CAMISÃO

TITO DE SOUZA CAMISÃO, nc 1838, freguesia de São João do Norte, Rio Grande do Sul, (Alferes, Cavaleiro da Ordem de Cristo, 13.04.1867) c.c. 24.06.1871 FRANCISCA DE PAULA CAMISÃO, filha de LÁZARO MOREIRA LANDEIRO CAMISÃO e de MARIA DE JESUS CAMISÃO

Fontes: Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, fundos do Ministério do Império, Ordem de São Bento de Aviz, caixas 1727, 1844,1856, Colégio Brasileiro de Genealogia.

DESCENDÊNCIA DE JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO

JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO, nc 1764 c.c. FRANCISCA XAVIER DE MORAIS, nc 1760

Filhos deste casamento

JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO nc 1794, freguesia do Sacramento, Rio de Janeiro, f. 5.01.1845 (Major) c.c. 25.08.1825 MARIA JOSÉ DE SOUZA CAMISÃO n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, filha de SILVESTRE DE SOUZA PEREIRA e de ANGÉLICA ROSA DE JESUS.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filhos legítimos de JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO E DE MARIA JOSÉ DE SOUSA CAMISÃO

JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO, n. 1826, freguesia do Sacramento, Rio de Janeiro, f. 12.07.1862 (Capitão do Exército), c.c. 17.12.1853 ALEXANDRINA EUGÉNIA DIAS CAMISÃO, filha de FIRMINO ANTÓNIO DIAS, e de MARIA URSULINA DIAS.

OLÍMPIA AUGUSTA DE SOUZA CAMISÃO, n. 1833, Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

JÚLIA AUGUSTA CAMISÃO, n. 1834 Rio de Janeiro, freguesia de Santa Ana, f. 16.06.1903, Engenho Velho, Rio de Janeiro, c.c. 15.06.1861 AMÉRICO MONTEIRO DE BARROS

Filhos naturais de JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO

PELÁGIO, n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, 1832

Emílio n. Rio de Janeiro, freguesia da Glória, 1836

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filhos de JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO E DE ALEXANDRINA EUGÉNIA DIAS CAMISÃO

JÚLIA AUGUSTA DE ANDRADE CAMISÃO, nc 19.04.1858, Jacarepaguá, Rio de Janeiro f. 15.01.1913 (Professora)

ALEXANDRE EUGÉNIO DE ANDRADE CAMISÃO n. 20.04.1860 c.c. 1887 AULICINA DA SILVA OLIVEIRA

JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CAMISÃO, n. 8.10.1854

JÚLIO AUGUSTO DE ANDRADE CAMISÃO, n. 06.02.1859

Fontes : Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Fundos: 1ª Vara orfado, Inventário de José Caetano de Andrade Camisão, folhas, 2;5-6v; 39-40v; 42-43; 45-47v; 49-50

DESCENDÊNCIA DE JOSÉ CAETANO DE MORAIS CAMISÃO

JOSÉ CAETANO DE MORAIS CAMISÃO, nc 1759, c.c. FLORÊNCIA DE SANTIAGO CAMISÃO, nc 1759

Filhos deste casamento

JOAQUIM DE MORAIS CAMISÃO, n. 1789, Rio de Janeiro, freguesia de Santa Rita, f. 23.02.1865, Rio de Janeiro, c.c. 04.02.1815 ALEXANDRINA ROSA DE BARROS, n. Rio de Janeiro, freguesia Candelária, f. 1.02.1852 Rio de Janeiro

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FILHOS DE JOAQUIM DE MORAIS CAMISÃO E DE ALEXANDRINA ROSA DE BARROS

AUGUSTO DE MORAIS CAMISÃO n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

MARIA CAMISÃO n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

LUIZ DE MORAIS CAMISÃO, n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

CARLOS DE MORAIS CAMISÃO, n. 8.05.1821, Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, f. 29.05.1867, Paraguai, (Coronel do Exército, Cavaleiro da Ordem de Cristo, 21.01.1849-Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa, 16.03.1849, Cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz, 10.07.1860

ANA ISABEL CAMISÃO, n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, c.c. LUIZ CAETANO PEREIRA DE MELLO

JOÃO CAMISÃO, n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

CONSTÂNCIA ELISA CAMISÃO, nc 1824, Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, c.c. 14.04.1849 HERMANO DUTRA DE MELLO

JOAQUIM CAMISÃO nc 1836 Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

MANUEL CAMISÃO, n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

ADELAIDE CAMISÃO n. Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento

ANTÓNIO CARLOS CAMISÃO, nc 1840, Rio de Janeiro, freguesia do Sacramento, c.c. 1867 Julia Julieta Vaz

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FILHOS DE ANA ISABEL CAMISÃO E DE CAETANO PEREIRA DE MELLO

GUILHERME CAMISÃO PEREIRA DE MELLO, n. Rio de Janeiro, c.c. 1862 AUGUSTA EUGÉNIA DA SILVA MELLO

Fontes : Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Arquivo Militar do Rio de Janeiro, Colégio Brasileiro de Genealogia

Melhores Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#70018 | camisao65 | 21 jul 2004 13:59 | Em resposta a: #69599

Caro Cau Barata,

"Pois bem... navegando um pouco na BD da Geneal vi uma informação de que Lázaro Moreira Landeiro Camisão, filho de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, dado como nascido cerca de 1710, e de Francisca Xavier de Araújo e Sousa, dado como nascido em 1712, teria sido casado, em 1782, com Catarina Clara de Velasco de Molina, filha de Domingos Rodrigues Távora e de Francisca Maurícia de Velasco."

Efectivamente, Lázaro Moreira Landeiro Camisão, nasceu em 1710, São Martinho de Arada, Feira, filho natural, legitimado por carta régia de 27.1.1733
Dona Francisca Xavier de Araújo e Sousa, nasceu em 1712.
Casaram em 20.02.1732, na localidade de Fermedo.
Desse casamento nasceram:

Roque Landeiro Pereira de Araújo e Sousa cc Ana de Borja de Montoja
José António Pereira de Araújo e Sousa * 1740 cc Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso
Caetano José de Araújo e Souza
João Luis Landeiro Pereira de Sousa * 1738
Lázaro Francisco * 1739
Feliciana Maria Leanor de Araújo e Souza cc José de Mello Pereira de Vasconcelos

Lázaro Moreira Landeiro Camisão cc Sabará Catarina Clara de Velasco de Molina cs

(...)"No Brasil, onde a família também existe, e prevalece nalguns casos a grafia antiga, Camizão, um ramo estabelecido em Minas Gerais, descende de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, natural na Vila de Cabeçães, filho de outro Lázaro Moreira Landeiro Camisão e de Francisca Xavier de Araújo e Sousa, casado em Sabará, cerca de 1782, com Catarina Clara de Velasco de Molina, natural do Rio de Janeiro, filha de Amaro José Gomes da Silva e de Ana Clara de Velasco de Molina. "

"DFB - Dicionário das Famílias Brasileiras
Carlos E.A. Barata e António H.Cunha Bueno
1ª Edição
Rio de Janeiro, 1999 "

No momento, espero ter contribuído para a sua (legítima) dúvida.

Renovados cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#85006 | nel | 22 fev 2005 21:58 | Em resposta a: #3159

Trabalhei em um laboratório Multinacional (Hoffmann la Roche)no Rio de Janeiro, de 1969 a 1978. Em 1970 aproximadamente veio uma moça portuguesa trabalhar como secretária bilingue português-francês,, cujos pais teriam morado em Angola, donos de posto de gasolina. O nome dela era Maria Isabel Camisão.
Após 3 anos Isabel, que se tornou muito minha amiga, voltou para Portugal. Enviou-me algumas cartas e, quando mudei de endereço não recebi mais notícias.
Quem souber de seu paradeiro por favor fale comigo. meu e-mail nelma2000@yahoo.com.
Não sei se ajuda saber algo sobre o roteiro que ela traçou nestes anos. Espero que sim, Nelma

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#85026 | camisao65 | 23 fev 2005 10:11 | Em resposta a: #85006

Cara Nelma,

Julgo ser esta pessoa, pelo menos, é a única no lista telefónica:

maria isabel marinho camisao

lisboa - rua costa castelo

Telefone: 218866431 antecedido dos indicativos 00 (internacional) e 351 (prefixo de Lisboa)

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Camisão

#85040 | nel | 23 fev 2005 15:34 | Em resposta a: #85026

Prezado Luiz,

Os dados conferem. Tentarei ligar para minha querida amiga.

Vou te colocar em minhas orações.

Obrigada, Nelma

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#208160 | anasouttomayor | 13 set 2008 19:13 | Em resposta a: #37417

Boa tarde! Como foi citado nessa mensagem:"D. Teresa Maria Joaquina de Siqueira Nogueira Mimoso c. c. Cap. José Alberto de Seixas Soutomaior", gostaria de saber sobre esse casamento, se tiveram filhos, etc. Estou a procura da família "Soutomaior" ou em outra grafia, sobre meu tataravô: Major Francisco Manuel Seixas Souto Maior (comandante de esquadra), casado com Francisca Barcellos. Será que poderia me ajudar?
Desde já, agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Camisão e Mimoso

#208193 | artur41 | 14 set 2008 09:50 | Em resposta a: #208160

Cara Ana Souttomayor,


Muito provavelmente o Rui Pereira saberá mais coisas. De qualquer das formas, eu coloco-me à sua disposição.

Relativamente a seus tataravós: tem alguns registos deles, ou algum documento que os mencione e lhe possa dar mais pistas?
É fundamental saber os dados pessais deles.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Seixas Soutomaior

#209359 | rmfrp | 28 set 2008 16:33 | Em resposta a: #208160

Cara Ana Souttomayor:

Infelizmente não disponho de informações sobre o Major Francisco Manuel Seixas Souto Maior. Não sou descendente da família Seixas Soutomaior, e por esse motivo os elementos de que disponho são aqueles em que há ligação com os meus familiares Mimoso e ainda uma referência isolada de uma ligação aos Andrade e Castro, conforme abaixo indico. Não sei qual a ligação entre os dois ramos Seixas Soutomaior que encontrei.


Com ligação aos Mimoso:

1. D. Joana Antónia de Seixas Soutomaior, de Lisboa ou Beja, casou com António de Azevedo e Melo, de Estoi. Tiveram:
- 2. Cap. José Alberto de Seixas Soutomaior, natural de Faro, casou a 03.11.1774 na Sé de Faro com D. Teresa Maria Joaquina Nogueira de Sequeira Mimoso, nascida em Faro (Sé) a 24.04.1756. Tiveram:
---- 3. Joana, n. Faro (Sé) 12.03.1788.
---- 3. Ana, n. Faro (Sé) 12.03.1788, gémea da anterior.
---- 3. Ten. Francisco Dionísio de Seixas Soutomaior, n. Faro (Sé) 09.10.1795, casou a 04.12.1815 em Lisboa (Socorro) com D. Maria Augusta Rita da Conceição Sinel de Cordel, n. Lisboa (Anjos).
---- 3. Joaquim Inácio de Seixas Soutomaior, n. Faro (Sé), casou a 29.04.1816 em Lisboa (Anjos) com D. Carlota Joaquina Emília Rosa da Costa Gomes, n. Lisboa (Santa Justa).
---- 3. D. Maria Alberta de Jesus Soutomaior, n. Faro, casou a 27.09.1815 em Faro (Sé) com o Sarg. João Francisco Xavier, n. Faro.
---- 3. António José Nogueira de Araújo Seixas Soutomaior, advogado, n. Faro, casou a 30.08.1803 em Beja (São João Baptista) com D. Justina Felizarda de Lima, n. Beja (São João Baptista). Tiveram:
------ 4. D. Maria Benedita de Araújo e Seixas Soutomaior, baptizada a 14.08.1804 em Beja (São João Baptista), casou a 10.01.1824 em Lisboa (Pena) com o Cap.-Ten. António Herculano Rodrigues, n. Lisboa (Encarnação). Tiveram:
--------- 5. João Eduardo de Seixas Soutomaior, n. Faro (Sé) 23.06.1822, em 1848 era residente em Montemor-o-Novo em casa do avô materno.
--------- 5. Um irmão de João que tinha 12 anos em 1849.


Com ligação aos Andrade e Castro:

1. Luís António de Leiros Seixas Soutomaior, Cavaleiro da Ordem de Cristo, casou com D. Violante Máxima Joaquina. Tiveram:
- 2. D. Maria Gertrudes de Leiros Seixas Soutomaior, n. Lisboa (Mercês), casou a 08.12.1784 em Tavira (Santa Maria) com José Caetano de Andrade e Castro, baptizado a 12.01.1764 em Tavira (Santa Maria).


Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Seixas Soutomaior

#209370 | anasouttomayor | 28 set 2008 17:47 | Em resposta a: #209359

Agradeço-lhe muito, pela informação, acima.
Ainda, estou em buscas dos meus antepassados. Sei que é uma pesquisa bem demorada e difícil, mas chego lá, se Deus quiser.
Grande abraço,
Ana Cristina Soutto Mayor.

Resposta

Link directo:

Familia: Camisão

#380815 | Conde | 10 mai 2017 10:58 | Em resposta a: #3159

E que tal um Camisão no Marco de Canaveses?
Sobretâmega, casamentos tif 29 dia 23.Agosto.1881
Candido Maria de Rezende Camisão, filho de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, e de sua mulher Maria Candida Correia de Rezende, de Fornado?casou com 38 anos com Maria da Piedade de 24 filha de António Pinto Leonardo e de sua mulher Ana de Babo estes de Sobretâmega. As testemunhas são Babo Telles. Assina o noivo e bem. Espero que vos aproveite.

Resposta

Link directo:

Familia: Camisão

#381242 | Conde | 21 mai 2017 17:38 | Em resposta a: #380815

Rafael Matias de Araujo Camizão, formado em Leis pela UC, n. Braga, fº de Santos de Araujo e Silva e de s.m. Ana Maria de Carvalho, Leu no Desembargo do Paço a 30/5/1759. Tem inquirição de genere.

Resposta

Link directo:

Familia: Camisão

#414974 | José Camisão | 24 mai 2019 14:21 | Em resposta a: #9232

Caríssimo Carlos Leal Machado

Sou natural do Rosmaninhal e tenho o nome de Camisão.
Tenho ao longo dos tempos, tentado saber algo sobre os meus antepassados.
Deparei com este forum, no qual verifico uma grande diáspora deste nome.
Entretanto, se o Sr. pudesse adiantar mais informação, sobre a família com raizes no Rosmaninhal, ficaria muito grato.

Respeitosos cumprimentos

José Camisão

Resposta

Link directo:

Familia: Camisão

#451553 | lumapica | 23 dez 2023 17:32 | Em resposta a: #29046

Caro Artur Camizão
João Baptista Vaz Camizão (Meu 5ºAvô), nasceu em 15JUN1768, em São Gregório do Reguengo, casou em 15SET1793, em São gregório do Reguengo, com Maria Joaquina (5ªAvó), que nasceu em 25ABR1773, em São Gregório do Reguengo.

João Baptista Vaz Camizão (5ºAvô) era filho de Manuel Vaz Camizão (6ºAvô), nascido em 10FEV1735, em São Gregório do Reguengo, casou em 18MAI1757, em São Gregório do Reguengo, com Catarina Josefa (6ª Avó), nascida a 19NOV1736, em Nossa Senhora da Esperança do Ribeira de Nisa.
Neto paterno de Domingos Vaz Camizão (7ºAvô), nascido em 26OUT1698, em São Gregório do Reguengo, casado em 20NOV1729, em São Gregório do Reguengo, com Ana Maria (7ªAvó), nascida a 05FEV1711, em São Gregório do Reguengo.
Neto Materno de Pedro Dias (7ºAvô), casado em 18NOV1731, em Nossa Senhora da Esperança da Ribeira de Nisa, com Catarina Maria (7ªAvó), nascida a 17JAN1706 em Nossa Senhora da Esperança da Ribeira de Nisa.

Maria Joaquina (5ª Avó), era filha de Manuel Trindade(6ºAvô), nascido em 28NOV1748, em Alegrete, casado em 02AGO1772, em São Gregório do Reguengo, com Mariana Joaquina (6ªAvó), nascida em 16ABR1753.
Neta paterna de Manuel Rodrigues Trindade do Rosário (7ºAvô), nascido em 06OUT1720, e Alegrete, casado em 07FEV1745, na Urra, com Maria Mouzinho Galeano (7ªAvó), nascida em 07AGO1721.
Neta Materna de Manuel Dias Gração (7ºAvô), nascido a 06ABR1721, em São Gregório do Reguengo, casou em 03NOV1748, em São Gregório do Reguengo, com Catarina Maria (7ªAvó), nascida a 08ABR1729, em São Gregório.

A seguir a esta última geração já há informação nos fóruns. A Maria Mouzinho Galeano (7ªAvó) é filha de Gaspar Pires Tavares (8ºAvô), faleceu em 25ABR1763, em Alegrete e de Felícia Mouzinho Galeano (8ªAvó), nascida a 10NOV1696, em Santa Maria da Devesa.

Já tem aqui muita informação para analisar.
Gostava que todos pudessem disponibilizar informação como eu.
As pessoas ainda não perceberam que quatro olhos veem mais que dois.

Um Santo e Feliz Natal
Com os melhores cumprimentos,
Luís Manuel Pimenta Cabaço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen