Clemente Menéres - Herdade do Romeu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31650 | mgorjaoh | 05 dez 2002 03:24

Ex.mos Senhores

Lanço um último pedido, para saber se alguém sabe a ascendência de Clemente Menéres, homem bastante importante no século XIX português.

CLEMENTE JOAQUIM DA FONSECA GUIMARÃES MENÉRES, n. Cruz (Vila da Feira), a 19.11.1843, «filho de pais humildes, lavradores e industriaes». O pai tinha uma serralharia. Em 4.7.1851 foi para o Rio de Janeiro, onde residiam vários parentes seus, e onde se dedicou ao comércio. Casou aí, antes de 1863 (data em que voltou para Portugal – Porto), com a sua prima D. MARIA DA GLÓRIA GUIMARÃES (DA CRUZ), f. 1893. Dedicou-se à exportação de bens para o Brasil, nomeadamente Vinho do Porto. Instalou no edifício da Alfândega Velha, no Porto, a primeira fábrica de conservas do País. Adquiriu os edifícios do antigo Convento de Monchique, onde estabeleceu os armazéns da empresa que criou com os filhos (Clemente Menéres & Filhos). Adquiriu em 18.5.1874 o núcleo da actual “Herdade do Romeu” (Trás-os-Montes), tornando-se dono dos mais notáveis sobreirais do Norte do País. Foi um dos grandes responsáveis pela construção de caminho de ferro para Mirandela. Fundou em 1902 a sociedade “Clemente Menéres, Lda”, ainda hoje de substracto familiar. Casou, segunda vez, com D. Antónia Cândida de Araújo Leite. Morreu na sua Quinta da Avenida, em Vila Nova de Gaia, a 27.4.1916.

A sua descendência está razoavelmente estudada e até publicada - será trabalho que um dia retomarei, para actualizar -, mas sobre a ascendência é que nada consegui encontrar.

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31653 | Jacinto Bettencourt | 05 dez 2002 08:40 | Em resposta a: #31650

Caro Miguel Gorjão-Henriques,

Por acaso não me podia indicar a(s) obra(s) onde se trata da descendênca de Clemente Menéres?
Na Herdade do Romeu, junto a Mirandela ou Mascarenhas, encontra-se hoje o Museu do Azeite que julgo ter uma página na Internet.
Obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31656 | mgorjaoh | 05 dez 2002 11:05 | Em resposta a: #31650

Caro Jacinto Bettencourt

Tenho todo o gosto em disponibilizar a informação.

A obra chama-se "Clemente Menéres – sua descendência durante mais de cento e trinta anos", ed. Sociedade Clemente Menéres, Lda., 1974.

Foi feita na sequência (ou antes?, agora não sei precisar)de um encontro dos descendentes de Clemente Menéres, no Romeu.

Sobre a figura de Clemente Menéres, há ainda um outro livro chamado "Clemente Menéres - 40 Anos de Traz-os-Montes", Porto, 1915.

Depois, tenho as fontes familiares, pois o avô da minha mulher, o Eng.º Edgar Fontes, era bisneto de Clemente Menéres.

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31659 | Jacinto Bettencourt | 05 dez 2002 11:41 | Em resposta a: #31656

Caro Miguel Gorjão-Henriques,

A sua mulher é alguma coisa ao Dr. Tito Fontes, advogado?
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31661 | magalp | 05 dez 2002 12:04 | Em resposta a: #31656

Caro Miguel

Aqui no Portp há pelo menos 3 ou 4 descendentes de Clemente Menéres bons conhecedores da família, que bem por certo terão muito gosto em ajudar no pretendido.
São eles:
Clemente Alves de Freitas Menéres, que creio ser o chefe da família. Estava de óptima saúde, há meses atrás, com cerca de 90 anos.
O filho mais velho, Clemente, da minha idade, que dirige os negócios da família. É Engenheiro Civil. Poderá ser encontrado na "Soc. Comercial Ouro". Não tenho o telefone pessoal.
Primo direito, João Paulo Menéres Campos, advogado. Não o vejo há anos, mas sei ter igualmente boa informação.
Irmã deste último, casada com António Maria Gaspar Pinheiro Torres, Tátá de seu nick (não sei o nome próprio), notável Assistente Social e Psicóloga, um encanto de simpatia e já com uma importante obra feita no acompanhamento de problemas da delinquencia juvenil.
Conhece toda a sua família e suas origens lindamente. Deve é ser difícil encontrá-la, pois as 24 horas do dia, são sempre curtas para as suas múltiplas actividades. Tenho o telefone de casa - 226187680 - por este ctc poderão ser encontrados os outros contactos dos acima referidos.
No Romeu, uma pequena e encantadora aldeia típica transmontana, está um dos melhores restaurantes do Norte. Mas só se consegue comer ali por marcação prévia, ou aparecendo antes do meio-dia. A grande especialidade é bacalhau "à Clemente Meneres"!!!
Abraços
Manuel Maria Magalhães (um velho amigo e companheiro do teu Pai, qDt)

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31665 | mgorjaoh | 05 dez 2002 13:00 | Em resposta a: #31653

Caro Jacinto Bettencourt

O dr. Tito Arantes Fontes, distintíssimo advogado e que tenho o gosto de conhecer, é filho de José-Luís Menéres Sampaio Ferreira Fontes (irmão do avô da minha Mulher, o Eng.º Edgar Sampaio Ferreira Fontes) e da Sr.ª D. Isabel Maria de Seixas Castelo Branco Arantes.

É primo "direito" ou "co-irmão" da minha sogra. Porventura será igualmente primo pelo lado "Seixas Castelo Branco", mas ainda não me debrucei sobre o assunto.

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31666 | aburma | 05 dez 2002 13:02 | Em resposta a: #31661

Manel,

E reio que o nosso confrade Nuno Rocha Leite, que tem anadado um bocado arredado destas andanças, também descende de Clemente Meneres. tratando-se de cultor da genealogia, é provável que também possa ajudar nesta matéria.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31667 | mgorjaoh | 05 dez 2002 13:13 | Em resposta a: #31661

Ex.mo Senhor Manuel Maria Magalhães

Em primeiro lugar, queria agradecer-lhe as últimas palavras, as mais importantes, se não levar a mal que o diga.

Considere-me por isso sempre ao seu dispor.

Quanto às pessoas que me indicou, tomarei então a liberdade de, nas devidas condições, entrar em contacto com estas.

Muito lhe agradeço,

Cumprimentos

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31672 | nrleite | 05 dez 2002 15:22 | Em resposta a: #31666

Caro Alexandre Burmester e Caro Miguel (não te sabia interessado também por estes assuntos)

Os Meneres de Matosinhos/Leça são primos e velhos amigos da família. Creio que um dos dois primos, o Arqº António Meneres ou o José Clemente (que está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=26196) são interessados por estas matérias. São ambos netos de um filho do Clemente Meneres, chamado Alfredo ou Agostinho (faltam-me aqui as papeladas), casado com uma minha parente Pinto de Oliveira.

Poderei, se for necessário, pedir-lhes os contactos.

Um abraço

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31673 | mgorjaoh | 05 dez 2002 15:38 | Em resposta a: #31672

Caro Nuno

Quando li a outra mensagem e vi o nome, logo me ocorreu a hipótese de seres tu.

Já não nos vemos há muito tempo...

Também não te sabia interessado nestas coisas.

Sendo assim, até te agradecia que me arranjasses mais contactos, mas também não me deixes incomodar demasiado as pessoas... apesar de eu ir fazendo isto aos poucos, no tempo que sobra do que se gasta.

Quanto ao resto, deixo aqui registado que a GENEA, se o pedires, te poderá dar o e-mail que normalmente utilizo, para trocarmos mais umas palavras e, eventualmente, documentação.

Um grande abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#31692 | nrleite | 05 dez 2002 19:34 | Em resposta a: #31650

Caro Miguel

Perdi o contacto de quase todos os coimbrões. De ti lembro-me com frequência pelo necessário consumo da tua "Da Restrição da Concorrência na Comunidade Europeia: A Franquia de Distribuição", de que aqui fica a merecida publicidade.

Ainda andas por Carcavelos ou juntaste-te aos evadidos?

Quanto aos Meneres, o telefone do José Clemente é o 22 951 13 87. Diz-lhe que vais da parte do Nuno, filho do Jorge Rocha Leite.

Diz-me o meu pai para falares também com o Dr. Alfredo Menéres Barbosa (Juiz), verdadeiro poço de conhecimentos sobre os Menéres. Vive em Lisboa.

Um abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#47890 | SEBROF | 17 set 2003 12:29 | Em resposta a: #31650

Caro Senhor

Este Clemente não era Meneres, dai não encontrar ascendencia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#47892 | MSPAGraça | 17 set 2003 12:42 | Em resposta a: #31656

Ex.mo Senhor
Miguel Gorjão-Henriques

Fica aqui um incentivo a um trabalho de fundo sobre os Meneres de Trás-os-Montes, descendentes de Clemente Meneres (não confundir com os de Ovar, mais antigos). O trabalho a que se refere é escasso, omisso e sem grande desenvolvimento...

Tenho um exemplar do trabalho, que me foi cedido por uma descendente do referido Clemente Meneres, Maria José Meneres Távora (também filha do distinto arq.º Fernando Távora).

Sobre os outros Meneres, veja-se o «Anuário...», em «Cabral Meneres» e os meus «Forbes...», onde são tratados.

Os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#47945 | nrleite | 17 set 2003 20:03 | Em resposta a: #31673

Caro Miguel,
Mandaram-me uns apontamentos de um dos costados "Ferreira Sampaio Fontes" que são capazes de te interessar.
Se quiseres que tos reencaminhe, peço-te o favor de me mandares o teu mail para nrochaleitearrobasapopontopt porque ainda não o tenho.
Um grande abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#340911 | mpintomachado | 13 jan 2014 21:42 | Em resposta a: #31650

Com pena minha, pois sempre o respeitei e muito estimei, soube hoje do falecimento de Clemente Meneres, com 90 e anos, num hospital do Porto

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#340975 | JAVSO | 14 jan 2014 21:58 | Em resposta a: #340911

Lamento profundamente a morte de Clemente Menéres, por quem tive o maior respeito ao longo de toda a minha vida e que vim a conhecer por intermédio do seu filho Clemente, meu contemporâneo em Coimbra, em 1964/5. Posteriormente, mas ainda em Coimbra, vim a estar na mesma casa em que também estava o Manuel Menéres, na Rua Nicolau Chanterenne.
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#345862 | Isabelprat | 05 mai 2014 19:35 | Em resposta a: #31650

Caro Miguel Gorjão-Henriques
Aproveito este tópico, mesmo sendo tão antigo, por ter tido conhecimento de que é co-autor de um livro sobre a sua família, que ainda não comprei. Espero que não considere um abuso a questão que me leva e comunicar consigo. Começei há pouco uma pesquisa despretensiosa sobre a minha família, ainda só com base nas consultas dos registos paroquiais. No assento de casamento dos meus 7ºs avós em S. Leonardo, Atouguia da Baleia, - Fernão Correia de Brito, com Maria Ozório Henriques, é referido que ela é filha de Duarte Vaz Ozório e de Serafina Delgada Franca. Creio que não se tratará do mesmo Duarte Vaz Horta Ozório referido no seu livro (que tem algumas partes on-line), casado com Antónia de Avelar, não sei se 1º se 2º casamento, mas ser-me-ia útil descartar já a possibilidade de serem ou o mesmo ou próximos, porque como não consigo localizar o assento de casamento deles, encerro já esta linha de pesquisa e o respectivo ramo familiar.

Antecipadamente grata

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#345939 | mgorjaoh | 07 mai 2014 11:36 | Em resposta a: #345862

Ex.ma Senhora,

Agradeço o seu contacto.

De facto não devem ser. ão certamente aparentados.

O meu estudo mais recente sobre essas linhas está no meu estudo "Sobre alguns dos meus Hortas: ramos de Atouguia da Baleia e Setúbal», em Armas & Troféus, IX, 2010, pp. 201-321 (passe a publicidade).

Em que época viveram, exactamente?

Lá tenho os seguintes dados, desentroncados:

Fernando Correia de Brito. Casou com D. Maria Osório Henriques. Foram pais de:

Duarte Correia de Brito Penteado. Casou em Lisboa, Sacramento, a 25.6.1727, com D. Catarina Delgada, b. S. Leonardo da Atouguia da Baleia, filha de Manuel Delgado e de Leonarda Gorjão (?) (que também não entronco nos meus).

Já a linha dos meus é assim:

Duarte Vaz, de Torres. Foi pai de:

Duarte Vaz Henriques (ou de Freitas).

Pedro Vaz Henriques, Moço da Câmara de D. João III (provável irmão de Cherles Henriques). Casou com Maria Osório. Foram pais de:

Duarte Vaz Osório Henriques (n. Torres Vedras - f.a.1616). Casou a 7.9.1581 com Antónia de Avelar, filha de Aires Penteado e de Ana do Avelar.

Ana de Avelar Osório (1583- f.a.1623). Foi a primeira mulher, antes de 1609, de Francisco Dorta (1581-1655), filho de Rui Dorta e de D. Helena da Mota. Foram pais de:

Duarte Vaz Dorta (de Horta) Osório (1612-1671). Casou a 1.7.1660 com D. Maria de Lacerda, filha de Sesinando de Seixas Freire e de D. Maria de Lacerda. Foram pais de:

1) D. Ana Maria Osório de Lacerda (1662-1699). Casou a 29.7.1674 (com 12 anos) com Francisco Gorjão Henriques da Cunha (meu 7.º avô por v.l. - 1645-1710) Tiveram 15 filhos (embora no Geneall só esteja o segundo, meu antepassado).

2) D. Guiomar Freire de Lacerda (1666-1732). Casou a 17.2.1684 com João Henriques de Melo.

3) D. Maria (1667-1668)

4) D. Maria (1668-smn)

5) FRancisco de Horta Osório MAchdo da Cunha e Mendonça (1670-1748). Tronco da Família Horta Machado, depois Condes de Marim, Alte, etc.

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#345973 | Isabelprat | 07 mai 2014 19:58 | Em resposta a: #345939

Exmo. Sr. (perdoe-me se me dirigi a si de forma demasiado informal no mail anterior)

Estou-lhe muito grata pela resposta, porque eliminar hipóteses é tão importante com confirmar dados. Talvez por lapso de texto, - " De facto não devem ser. ão certamente aparentados." não consegui perceber exactamente se acha que são, ou não, aparentados.

Grata também estou pela indicação da bibliografia, que não é publicidade nenhuma, é sim uma grande ajuda. Onde posso comprar esse número da Revista onde publicou o Estudo que refere? Claro que posso sempre consultar na Bibl. Nacional, mas tenho grande interesse em adquirir esse número da Revista (parece-me ser uma Revista Periódica).

Com todo o gosto dou-lhe os dados que tenho desse lado da minha família (acho que me estou a referir incorrectamente, mas nada percebo de genealogia, nem das diferenças entre ramos, costados e outras denominações próprias desta Disciplina da História):

1 - 4º avô - António Correia de Brito Penteado (n. 12-3-1766 em A.B.) - filho de:

2 - 5ºs avós - José Theodoro Ferreira Souto ( 2-9-1736) e Isabel Joaquina Ozório (3-5-1728). Casaram em 18-2-1765, em S. Pedro, Peniche.

Ele filho de Domingos Franco Quaresma e de Joanna Thereza Ferreira Souto, ela filha de José Ferreira Souto e de Maria Quaresma Franca.

Isabel Joaquina Ozório filha de Duarte Correia de Brito Penteado (23-1-1677) e de Catarina Delgado (não consegui localizar o ass. de baptismo). (6ºs avós). Casaram em 25-6-1727.

3 - 7ºs avós deste lado - Duarte, filho de Fernão Correia de Brito (20-10-1638 - Carnide, Lx.) e de Maria Ozório Henriques (21-5-1634).

Catarina, filha de Manoel Delgado (algumas vez também Lavrador) e de Leonarda Gorjão. Não consegui localizar nenhum destes assentos.

4 - 8ºs avós (do lado Fernão) - Fernão, filho de João Bucoli Ferreira (ou Bocoli, ou Bocle, encontrei estas 3 variantes) e de Isabel Netto de Brito (casaram em S. Lourenço, Carnide em 6-2-1628), sem mais elementos porque cheguei ao fim dos respectivos reg.paroquiais, e não sei como continuar.

Maria Ozório, filha Duarte Vaz zório e de Serafina Franca Delgada que lhe referi no meu mail anterior e dos quais não se localiza o respectivo assento de casamento.

Desculpe estas indicações tão confusas, mas não sei fazer as filiações de forma correcta. É que nem "aprendiza de genealogista" sou, de qualquer modo, coincidem com as suas informações supra.

Finalmente, achei tão inesperado e sobretudo curioso referir o seu Avô Aires Penteado. É que quando consultava os registos de Carvalhal para uns avós, encontrei um casamento de Aires Penteado com Joanna de Freitas, que transcrevi, já que também tinha Penteados nos ascendentes, mas não consigo estabelecer qualquer relação entre os meus dois avós que usam esse apelido e Aires Penteado.

Renovando os meus agradecimentos pelas informações prestadas e esperando notícias suas, entre outras, para a aquisição do Vol. IX das "Armas e Troféus", aceite os meus cordiais cumprimentos.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346205 | mgorjaoh | 13 mai 2014 11:24 | Em resposta a: #345973

Ex.ma Senhora,

Desculpe só agora responder. Achei que o tinha feito mas, pelos vistos, a resposta não chegou a entrar no Forum. Por qualquer razão, não devo ter clicado no botão correcto.

Não tenho muito mais informação útil a dar.

Quanto à revista Armas & Troféus, poderá talvez encontrá-la aqui na livraria do Guarda-Mor ou, em alternativa, na Livraria Ferin (Lisboa) ou Livraria Esquina (Porto), porventura entre outras.

Quanto ao apelido Franco (Franca), é um apelido muito comum no Oeste, mas sugiro-lhe um livro sobre famílias populares do Cadaval, intitulado "Memorial das Famílias do Cadaval - Ribeiro", que tem muita informação. Pode ser que encontre alguma coisa. Também o encontrará aqui no Guarda-Mor ou nas livrarias indicadas.

Aproveito para lhes desejar as maiores felicidades nas suas pesquisas

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346218 | Isabelprat | 13 mai 2014 18:28 | Em resposta a: #346205

Exmo. Sr. M. G-Henriques:

Muito obrigada pela resposta e informações inclusas.

Irei comprar as publicações que me indicou.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346273 | peninha | 14 mai 2014 12:54 | Em resposta a: #346218

Cara Isabel Pratas

Quiçá, na sequência das suas pesquisas. venha a ter interesse no apontamento seguinte:

Duarte Vaz Sorio, também nomeado por Duarte Vaz Osório, foi casado com Inês da França, pelo menos, desde 1567 até 21.1.1573 (data do óbito de Inês da França).

Com os meus cumprimentos

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346300 | Isabelprat | 14 mai 2014 22:15 | Em resposta a: #346273

Caro António Pena Monteiro:

Muito obrigada pelo feedback, creio que este o Duarte Vaz Osório que me remete é bastante mais ango que o meu antepassado, de que transcrevo o assento onde ele aparece:

"Aos doze dias do mês de Novembro de mil seis centos e setenta e dous nesta Igreja de S. Leonardo da Villa de Athouguia, em presença de mim o Vigário João Duarte Brito e das referidas os capitães Domingos de Thoar Henriques e Nicolau da Motta e de outras mais pessoas se receberam por marido e molher na forma que dispõe o Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Arcebispado, Luis Viegas Leitão Estudante na Universidade de Coimbra com procuração de Dona Maria Ozória Henriques, filha de Duarte Vaz Ozório e de Serafina Delgada Franca, (em virtude da procuração que me apresentou em uma ?? Juíz dos Cazamentos deste Arcebispado, para que eu uzasse della) com Fernão Corrêa de Britto filho legítimo do capitão João Bocoli Ferreira e de Dona Isabel de Britto, natural da freguesia de S. Lourenço de Carnide e moradora em Palma, freguesia de S. Sebastião da Pedreira extra muros da cidade de Lisboa, dispensados em o 3º grau de consanguinidade por bullas de Sua Santidade, de que foi … o Doutor Estêvão de Figueiredo …

Fernão Correa de Britto filho de: / Maria Ozório Henriques filha de:

Capitão João Bocoli Ferreira
Isabel de Brito – S. Lourenço de Carnide Duarte Vaz Ozório Serafina Delgada Franca"

Mas parece-me que é tão frequente a repetição de nomes com várias gerações de intervalo, que a sua informação poderá vir a ser-me muitíssimo útil, se conseguir chegar a datas tão recuadas, pelo que lhe agradeço de novo. Donde são estes Duarte e Inês que fez a gentileza de me enviar? da Atouguia da Baleia?

Cumprimentos cordiais

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346307 | peninha | 15 mai 2014 00:53 | Em resposta a: #346300

Cara Isabel Prata

São da vila de Benavente, onde Duarte Vaz Osório foi juiz ordinário.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346358 | Isabelprat | 16 mai 2014 13:27 | Em resposta a: #346307

Caro Senhor:

Estou-lhe gratíssima pela sua resposta. Quem sabe se não conseguirei chegar até àquela data tão recuada, e poder estabelecer, ou não, relações de parentesco entre ambos.

Cumprimentos cordiais,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346391 | peninha | 18 mai 2014 08:49 | Em resposta a: #346358

Cara Isabel Prata

Agradeço-lhe a sua amabilidade.

Se as contas não me falham, em número redondo, entre estes Duartes Vaz Osório distarão cerca de 100 anos, assim a sua pesquisa não está muito tão longe.

É certo que, em regra, os registos paroquiais Quinhentistas /Seiscentistas são parcos na informação o que muito dificulta os entroncamentos.

O golpe de sorte seria encontrar um processo relativo a pessoa determinada (habilitação de Genere/ Santo Ofício / processo da Inquisição) que permita conhecer para além das suas ascendências já estabelecidas, e que o mesmo seja consultável.

No entanto, Luís Leitão Viegas e D. Maria Osória Henriques são parentes, pelo que de alguma forma ao investigar a ascendência de um dos cônjuges está investigar a do outro, o que amplia as hipóteses de sucesso na pesquisa.

Relativamente aos nomes de família que foi referindo, com excepção dos Delgados que não estou certo que os houvesse, também os havia pelo menos desde Quinhentos na vila de Benavente, incluindo os Francos, designadamente com Maria Franca, natural desta vila, que foi casada com Gil Simões da Cunha, Avó materna de Simão Correia Franco.

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2343244

Pelo os indícios não podiam ser melhores.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346400 | peninha | 19 mai 2014 09:53 | Em resposta a: #346391

Cara Isabel Prata

Uma rectificação à minha anterior mensagem. Porquanto, na vila de Benavente, em Quinhentos não tenho notícia nem de Penteados, nem de Bucolis.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346443 | Isabelprat | 20 mai 2014 19:17 | Em resposta a: #346400

Caro Sr. António Pena Monteiro:

Não respondi antes a mais uma das suas amáveis ajudas, porque tentei a partir dos dados que me enviou, ver se conseguia avançar um pouco mais, nomeadamente fazendo a partir do "seu" Duarte Vaz Osório, de Benavente, o percurso descendente. Infelizmente quando consultei os paroquiais de Benavente vi que os disponíveis não recuavam além da 2ª metade do séc. XVIII, ou seja os mais antigos ou não existem ou estão ainda em parte incerta.

Parece-me que é certa a sua opinião avisada: é preciso um golpe de sorte. Não consegui localizar o assento de casamento de Duarte Vaz Ozório com Serafina Franca Delgada, na Atouguia da Baleia. Podem até não ter casado lá, como saber?

Mas os dados que teve a gentileza de me enviar, abrem novas possibilidades. Eu já tinha percebido que parte desta minha família se radicou em Peniche, pela sua carreira miltar, tendo sido colocados na sua Praça Forte, o último dos quais foi o meu 4º avô António Correia de Brito Penteado, e talvez o 1º tenha sido o capitão João Ferreira Bucoli, natural de Lisboa, de S. Sebastião da Pedreira. O mesmo se passou com muitas outras famílias que aparecem repetidamente e por gerações e gerações nos registos paroquias de S.Pedro e de Nossa Senhora da Ajuda de Peniche - refiro-me às famílias Barbuda, Botado, Ferreira Souto, Delgado, Francos e Quaresmas, etc. embora para estas últimas, naqueles que são meus ascendentes directos, estão lá desde pelo menos princípios do século XVII.

Tanto quanto me parece os Penteados serão originários de Aldeia Galega, e terão tido ramos em Atouguia, um dos quais meu.

Interessantíssima foi a informação que me deu sobre o parentesco existente entre Maria Ozório Henriques e Luis Leitão Viegas. Quem era este senhor?

Continuando a agredecer-lhe toda a sua gentileza para comigo e sobretudo para este "impasse", se encontrar alguma das possilidades que referiu, lho comunicarei com todo o gosto.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346492 | peninha | 22 mai 2014 09:04 | Em resposta a: #346443

Cara Isabel Prata

Uma minha leitura deficiente do assento de casamento transcrito do ano de 1672, fez-me laborar no erro de que D. Maria Osória Henriques tinha casado com Luís Leitão Viegas. E, assim não foi.

D. Maria Osória Henriques, filha de Duarte Vaz Ozório e de Serafina Delgada Franca, em 12.11.1672 casou, por procuração, com Fernão Correia de Brito, filho do capitão João Bocoli Ferreira e de D. Isabel de Brito, com dispensa em 3.º grau de consanguinidade.

O parentesco que está estabelecido é entre os nubentes, ou seja, entre D. Maria Osória Henriques e Fernão Correia de Brito, e não com Luís Leitão Viegas que, na celebração deste casamento, foi o representante de D. Maria Osória Henriques.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346510 | Isabelprat | 22 mai 2014 18:40 | Em resposta a: #346492

Caro António Pena Monteiro:

Grata pelo esclarecimento. É justamente este meu 7ºavô, Fernão Correia de Brito, natural de Lisboa,

(S. Lourenço – Carnide
Aos 20 de Outubro de 638 pus os Santos Óleos a Fernando filho de João Bocle (Bocoli) Ferreira e Isabel Netta o qual foi baptizado em casa por necessidade; foi padrinho Manoel de Vasconcelos e por ser verdade fiz este era e dia acima.)

que ao casar com Dona Maria Ozório Henriques,

(Aos vinte e um dias do mês de Maio de 1634 o Padre João Delgado Franco de licença minha baptizou a Maria filha de Duarte Vaz Osório e de sua molher Serafina Franca Delgado; foram padrinhos eu o Vigário António Delgado Figueira e Luis do Avellar filho de Ayres Penteado? do Avellar todos moradores nesta Villa (Atouguia da Baleia),

se radica em Atouguia da Baleia.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346525 | peninha | 23 mai 2014 08:51 | Em resposta a: #346510

Cara Isabel Prata

Numa pesquisa rápida online na Torre do Tombo (DigitArt) encontrei referência à habilitação a familiar do Santo Ofício de um dos padrinhos de baptismo de D. Maria Osório Henriques.

Cota, na Torre do Tombo, da habilitação no Santo Ofício de António Delgado Figueira, Vigário da igreja de São Leonardo de Atouguia da Baleia: TSO, Conselho Geral, habilitações, António, maço 6, doc. 283.

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2320451

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#346646 | Isabelprat | 28 mai 2014 19:11 | Em resposta a: #346525

Caro Sr. António P. Monteiro:

Sempre a agradecer-lhe e em dívida para consigo, por mais uma informação que generosamente me "ofereceu". Como é minha intenção, ir à TT nas próximas férias de Verão, levo mais este documento para consultar.

Aceite os meus renovados agradecimentos,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#356485 | Fernando Ferreira | 06 abr 2015 20:26 | Em resposta a: #345973

Exma Sra
Participo no fórum pela 1ª vez .

O conteúdo da sua mensagem vem ao encontro das pesquisas que tenho feito acerca da minha genealogia.

Assim o Capitão António Correia de Brito Penteado é meu 5º avô e sobre ele tenho alguns elementos que lhe devem interessar. Do seu casamento com D. Francisca Clara Xavier Ferreira Souto, nasceram três deixando descendência desse casamento. Sou descendente de José Pio de Brito Penteado, que foi militar José Pio (bat 1795), Fellipe(bat 1799) e António (bat 1798). Depois de enviuvar veio a casarno Castelo de S.Jorge onde se casou na Igreja de Santa Cruz do Castelo.

Sobre os ascendentes do Capitão António Correira os elementos que a Isabel Prata fornece levam a Carnide , a um João Bocoli Ferreira. Acontece que numa pesquisa, nas certidões paroquiais que incidiu só em Carnide , de onde sou natural, todos os meus antepassados foram registados na igreja de S. Lourenço até ao ano de 1671.

Gostaria agora de tentar estabelecer a ligação entre estes dois troncos pois a minha experiência nesta matéria é reduzida.

Estou disponível para qualquer informação em que possa ser útil Fernando Ferreira

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#356528 | Isabelprat | 07 abr 2015 18:51 | Em resposta a: #31650

Exmo. Sr. Fernando Ferreira:

Agradeço-lhe muitíssimo a sua mensagem bem como sua disponibilidade para partilhar informação sobre alguns dos nossos comuns antepassados. O meu interesse em aprofundar estas linhas é enorme, porque como pode ver pelos assentos que envio, sobretudo o casamento do Capitão João Bucoli com Isabel Neto de Brito está truncado, por ser o último da folha do livro que se apresenta destruído e dobrado. Também pesquisas no Arquivo Histórico do Exército não foram bem sucedidas, talvez porque esta documentação muito antiga ainda não esteja tratada arquivisticamente. Parece-me que este Capitão João Bucoli, originário de S. Sebastião da Pedreira, tenha sido destacado para a Praça Forte de Peniche onde se radicou e deixou descendência. Também não ajuda o facto de o apelido Bucoli /Bocoli / Bocle, tenha desaparecido, parecendo ser de origem italiana.

Tudo isto são razões mais do que suficientes para ter todo o interesse em partilhar consigo os dados que tenho, e receber as informações que possui.


ASSENTO DE CASAMENTO DE FERNÃO CORREIA DE BRITO COM MARIA OZÓRIO HENRIQUES -7ºs AVÓS
12-11-1672

Aos doze dias do mês de Novembro de mil seis centos e setenta e dous nesta Igreja de S. Leonardo da Villa de Athouguia, em presença de mim o Vigário João Duarte Brito e das referidas os capitães Domingos de Thovar Henriques e Nicolau da Motta e de outras mais pessoas se receberam por marido e molher na forma que dispõe o Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Arcebispado, Luis Viegas Leitão Estudante na Universidade de Coimbra com procuração de Dona Maria Ozória Henriques, filha de Duarte Vaz Ozório e de Serafina Delgada Franca, (em virtude da procuração que me apresentou em um Juíz dos Cazamentos deste Arcebispado, para que eu uzasse della) com Fernão Corrêa de Britto filho legítimo do capitão João Bocoli Ferreira e de Dona Isabel de Britto, natural da freguesia de S. Lourenço de Carnide e moradora em Palma, freguesia de S. Sebastião da Pedreira extra muros da cidade de Lisboa, dispensados em o 3º grau de consanguinidade por bullas de Sua Santidade, de que foi … o Doutor Estêvão de Figueiredo …

ASSENTO DE CASAMENTO DE JOÃO BUCOLI FERREIRA COM ISABEL NETTA DE BRITO - 8ºs avós
6-2-1628

Aos 6 de Fevereiro de 1628 recebi à porta da Igreja (da Freguesia de S. Lourenço de Carnide) João Bucoli Ferreira filho de Fernando? Ferreira? …freguesia de S. Sebastião da Pedreira e de … com Isabel Netto de Britto … de N. Sra. dos Mártires


Com os melhores cumprimentos

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#356642 | peninha | 10 abr 2015 12:09 | Em resposta a: #356528

Cara Isabel Prata

Congratulando-me pelo facto de as suas pesquisas prosseguirem.

Permita-me saber se já teve oportunidade de consultar na TT a habilitação no Santo Ofício de António Delgado Figueira, e o seu eventual resultado.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#358079 | pardelha | 28 mai 2015 22:28 | Em resposta a: #31650

Boa noite,

O Capitão António de Brito Correia Penteado, com Dona Francisca Clara Xavier Ferreira do Souto, tiveram uma outra filha aqui não mencionada de nome Ana de Jesus.

Ana de Jesus, com Nicolau Ferreira da Rocha, filho de António Ferreira da Rocha, tiveram bastantes descendentes, os quais se fixaram todos no lugar de Bolhos, Atouguia da Baleia.

Nalguns registos de baptismo, é indicado que os mesmos iam ser Baptizados à Quinta do Penteado, daquele Local.

Caso pretendam alguns descendentes do primeiro casal acima mencionado será com todo o Gosto.

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#362381 | ruiarias07 | 14 out 2015 02:20 | Em resposta a: #31650

Boa noite,

Penso que João Bocoli, puderá ser filho de Cristovão Bocoli.

Muito agradecido.

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#362383 | ruiarias07 | 14 out 2015 02:26 | Em resposta a: #31650

Isabel Netto de Brito era moradora na Quinta de Palma, pertença da família do seu marido. Era proprietário dessa Quinta Cristovão Bocoli, residente em Lisboa, mas tinha a nacionalidade Italiana.

Este Cristovão Bocoli era procurador do afamado João Francisco Affaitati.
Membros da família Perestrelo, de Piacenza.

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#362461 | Isabelprat | 15 out 2015 18:54 | Em resposta a: #356642

Caro Sr. António Pena:

Só agora reparei que, por lapso, não acusei a recepção desta sua mensagem. Infelizmente ainda não tive tempo para consultar a documentação que me sugeriu - só tenho disponibilidade e escassa para o Arquivo Histórico Ultramarino e Arquivo Histórico do Exército, que têm procedimentos mais simples que a TT. Mas será com todo o gosto que lhe darei a conhecer a informação que consultar.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#362462 | Isabelprat | 15 out 2015 20:04 | Em resposta a: #358079

Caro Sr. Pardelha,

Aceitando a sua generosa oferta, gostaria muito de receber a informação de que dispõe sobre a descendência de Ana de Jesus com Nicolau Ferreira da Rocha.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#362463 | Isabelprat | 15 out 2015 20:29 | Em resposta a: #362383

Caro Sr. Rui Árias:

Estou estupefacta e sobretudo muito contente com a informação que agora publica sobre o casal Isabel Neto de Brito / João Ferreira Bucoli, que julguei ser de muito difícil desenvolvimento. As diferentes versões do apelido Bucoli/Bocoli/Bocle, parecem poder derivar do personagem que indica - Cristóvão Bocollo e a possibilidade do 1º ser filho deste, mas como confirmar? Uma rápida pesquisa na Net permitiu perceber que se trata, juntamente com JFAffaitati, de pessoas muito investigadas, sobretudo este último, e bastante publicadas, mas haverá informação disponível sobre um hipotético casamento ou união de Cristóvão Boccollo em Portugal/Madeira, e a consequente descendência portuguesa de que João Ferreira Bucoli faria parte?

Ficar-lhe-ia muito grata se disponibilizasse - no caso de a ter - a informação que tem sobre o 1º casal referido, bem como outra sobre C. Boccollo, que permitisse confirmar a sua suposição, ou ainda sugerir-me pistas de investigação que considere poderem vir a ser úteis.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#362764 | ruiarias07 | 25 out 2015 19:00 | Em resposta a: #362463

Boa noite,

Só agora tive oportunidade de lhe responder. É com todo o gosto que lhe fornecerei todos os dados que possuo sobre essa familia. Tambem gostava de tirar algumas ilacções com Sr.ª D.ª Isabell Prata, sobre alguns assuntos.

Vou deixar o meu contacto telefónico, e agradeço-lhe que se puder que me ligue para trocarmos verbalmente algumas ideias.

Telemóvel: 929062026.

Muito agradecido.

Sou com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#421408 | mt campos rodrigues | 06 fev 2020 15:00 | Em resposta a: #31650

Porque não acabar de uma vez por todas com o erro de que este individuo tem direito ao apelido de MENÉRES.
A família que apresente PROVAS oficiais de que este apelido lhe pertence. Existem decerto documentos OFICIAIS que comprovam que foi autorizado a usá-lo e passa-lo aos membros da sua família. Será que também se apropriou das armas (brasão) e privilégios concedidos pelo Rei D. Luís à verdadeira Família MENÉRES?
O seu a seu dono! Que topete.

Maria Teresa Campos Rodrigues (historiadora reformada) Av. EUA 36 3º dto 1700-176 Lisboa

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#421447 | joão pombo | 07 fev 2020 17:12 | Em resposta a: #421408

Ex.ma Senhora Maria Teresa Campos,

E que tal mandar uma família toda para a cadeia, só porque um antepassado - sabe-se lá porquê - decidiu usar um apelido que não era usado pelos pais?
Ou talvez deporta-los ou pô-los a todos de quarentena por tempo indeterminado!
Confesso que não sei o que entende por "verdadeiros Menéres", talvez a senhora possa explicar.
Fiquei curioso acerca da origem desta tão antiga e distinta família que, pelos vistos, nada tem que ver com os do azeite Romeu.

Cordialmente,
JP

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428282 | mt campos rodrigues | 25 out 2020 15:18 | Em resposta a: #421447

Exmo Sr.
Os verdadeiros Meneres são Cabral Meneres oriundos de Ovar e como disse Família importante e nobilitada como também referi.
O tal Clemente Joaquim comprou (?) à Família uma empresa de vinhos cujo nome não tenho aqui à mão mas que facilmente o Sr. encontrará.
Se Vossa Excelência aprova que quem quer que seja e neste caso pessoa humilde tenha o topete e o descaramento de se apropriar de um apelido a que não tem direito para "inglês ver" e por interesse e vaidade, Vossa Excelência parece não ter nem princípios, nem quaisquer escrúpulos. E que aprove que a Família Fonseca Guimarães o continue a usar tão pouco abona relativamente ao carácter de VEXA.
Maria Teresa Campos Rodrigues

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428293 | joão pombo | 26 out 2020 08:52 | Em resposta a: #428282

Eu não sei quem são os Cabrais Meneres, mas para o caso pouco importa.
O que a senhora diz é que deviam existir consequências para os descendentes de uma pessoa que, no séc. XIX, decidiu usar o apelido Meneres.
Atrevo-me a dizer que escolher apelidos não devia ser tão raro assim no século XIX e nas centúrias anteriores.
Mas este excerto da sua mensagem é particularmente elucidativo: «Se Vossa Excelência aprova que quem quer que seja e neste caso pessoa humilde tenha o topete e o descaramento de se apropriar de um apelido a que não tem direito para "inglês ver" e por interesse e vaidade...».

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428297 | mgorjaoh | 26 out 2020 11:02 | Em resposta a: #428293

Caros Confrades

Para lá de questões de educação e ignorância que não deveriam ser compatíveis com formação superior em história, noto apenas que Clemente Menéres nasceu em 1843 e que os Cabral Menéres (associação de apelidos 50 anos mais recente, aliás já os primeiros nascidos no século XX, VINTE!) também não parecem ter qualquer Menéres anterior a um que nasceu em 1779. Estaria também bem justificado, segundo o mesmo critério?
Seja como for, a utilização de apelidos "novos" por apadrinhamento, por criados, caseiros, escravos, emigrantes e imigrantes, etc., é um fenómeno conhecido por todos os que fazem investigação genealógica e estudado em trabalhos importantes, e recentemente no livro de Carlos Bobone, que recomendo vivamente. Boas leituras e, sobretudo, não vale a pena ofender pessoas por utilização de apelidos há 4/5 gerações. Nasceram com eles, têm justa honra na memória dos seus antepassados, nestes casos ilustres. Quanto ao mais, já Vilas Boas Sampayo explicava na sua "Nobiliarquia portuguesa" no século XVII, como as coisas sempre foram. Com os melhores cumprimentos
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428298 | mgorjaoh | 26 out 2020 11:18 | Em resposta a: #428297

https://archive.org/details/bub_gb_GBhUAAAAcAAJ?q=Nobiliarchia+portuguesa

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428299 | joão pombo | 26 out 2020 11:59 | Em resposta a: #31650

Retirado do Jornal João Semana, na internet:

«Segundo a certidão de Baptismo, António Ferreira Meneres (pai) nasceu em Ovar a 12/8/1808 e foi baptizado dois dias depois. É filho de Francisco Ferreira Meneres e de Ana de Oliveira.
Se o apelido Ferreira lhe vem do avô paterno, Bernardo Ferreira, casado com Joana de Oliveira, do Seixal da Arruela, não é explícita a origem do apelido Meneres, já que também não era usado pelos avós maternos, Manuel de Oliveira Luzes e Antónia de Oliveira, da Rua do Pinheiro da Arruela. Nem o usavam os padrinhos, António de Oliveira Luzes, da Rua do Cruzeiro da Ruela, e Maria, filha de João Pereira Gomes, da Rua do Pinheiro da Ruela, nem as testemunhas, José Rodrigues da Graça Pombo e João de Oliveira Dias (Livro B-45 de Baptismos de S. Cristóvão de Ovar – Anos 1805 – 08, f.ª 321v.º, Arquivo Distrital de Aveiro).»

Fica o mistério. Quem roubou a quem? Roubaram todos? E, numa nota mais séria, qual a verdadeira origem deste apelido?

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428301 | JAVSO | 26 out 2020 12:18 | Em resposta a: #428297

Doutor Miguel Gorjão-Henriques, concordo integralmente com a sua posição.

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428304 | mgorjaoh | 26 out 2020 13:10 | Em resposta a: #428299

Ovar, liv. B-1776/1779, fl. 235v
"Francisco, filho legítimo de Bernardo Ferreira e de sua mulher Joana de Oliveira dos Ferradores da Ruela neto paterno de Domingos Ferreira e de sua mulher Teresa Ferreira da dita rua, e materno de Dionísio de Oliveira e de sua mulher Rosa da Oliveira, da rua do Pinheiro..."

Já no baptismo do filho António a 14.8.1808 (fl. 321v.), o pai aparece como Francisco Ferreira Meneres, sem qualquer outra pessoa de apelido Menéres no assento.

A mesma dúvida aparece no excelente texto em http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.com/2009/02/familia-ferreira-meneres-de-ovar-texto.html?m=1, já referido.

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428305 | mgorjaoh | 26 out 2020 13:12 | Em resposta a: #428301

Caro Dr. Soares de Oliveira,

Grande gosto em relê-lo. Espero que se encontre bem, assim como todos os seus.
Com amizade

Miguel

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428322 | mt campos rodrigues | 26 out 2020 19:20 | Em resposta a: #428301

Viva a censura e VIVA A MÁ FÉ.........

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#428800 | mgorjaoh | 11 nov 2020 13:41 | Em resposta a: #428322

Ex.ma Senhora Dra. Maria Teresa Campos Rodrigues,

Esperei alguns dias para perceber a que e a quem se referiria a mensagem que enviou por último.
Não tendo havido qualquer esclarecimento, venho expressar a minha solidariedade em relação a qualquer acto de censura que possa ter sofrido. Não quero acreditar que tenha sido realizado pelo geneall, que há já mais de 17 anos frequento e apoio e que não tem historial de censurar ninguém. Pelo contrário.
Quanto à má fé, não me posso pronunciar, por não ter qualquer pista sobre os sujeitos e o objecto da mesma.
Em todo o caso, sem qualquer reserva mental nem ironia, seria de facto excelente que pudéssemos perceber a origem do apelido Menéres na ilustre Família de Ovar a que se referiu, e que ainda existe. E ninguém melhor do que uma historiadora ligada à Família para poder explicar essa origem.
Quanto ao mais, como sei que ainda existem descendentes por varonia legítima da ilustre Família Menéres de Ovar, nobilitada pelo menos na pessoa de António Ferreira Menéres, já Fidalgo Cavaleiro e que depois também teve Brasão de Armas (por alvará do Senhor Dom Luís I, a 20.12.1887 - RGM, liv. 44, fl. 252-252v.) teria o maior interesse em ter o contacto de algum ou alguns, que se interessem por estes temas, deixando desde já o meu contacto: "nome do utilizador do geneall" + gmail.
Sem mais de momento, com os melhores cumprimentos
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

Clemente Menéres - Herdade do Romeu

#429175 | mt campos rodrigues | 27 nov 2020 19:32 | Em resposta a: #428800

Exmo Senhor Doutor Miguel Gorgão Henriques
Nota Prévia: o verbo Bajular é-me totalmente repugnante e abjecto.
Ontem por puro acaso fui ver em que paravam as modas quanto à ilustre Família Menéres fundada pelo ilustríssimo Sr. Clemente Joaquim.
Deparei-me com a sua mensagem e para acabar de uma vez com as tretas deploráveis desta Família cumpre-me responder.
1 - Censura No dia em que lhe mandei a mensagem em resposta à sua educada e gentilíssima mensagem que me enviou logo que a acabei de enviar recebi não sei de quem uma mensagem que dizia "estou totalmente de acordo com o Sr. Doutor" (SIC). A minha mensagem foi imediatamente apagada e perdi o passe word que necessitem renovar conforme deve constar dos registos do FORUM.
2 - Má Fé Toda a sua arenga em prol da reputada idoneidade da Família soit disant Menéres (CJFG) não passou de um exercício por demais mal amanhado de MÁ FÉ. Os escritos ficam com quem os escreveu.
O Sr. Doutor por respeito pela sua Família e pela Família de sua mulher: Fontes, Pereira Caldas, Azevedo Coutinho. deveria abster-se de colaborar com a fantochada dos "Menéres".
Quanto aos MENÉRES cumpre-me elucida-lo: Família Canavarro Cabral Menéres de Sto Amaro de Oeiras. A minha grande amiga de juventude Maria Amália Canavarro Cabral Menéres infelizmente já morreu há muito em Lourenço Marques. Os muitos irmãos são todos mais novos do que eu mas penso que representa a Família o Eng. Eugénio CCM e lembro-me também de outro irmão que penso chamar-se João, casado com uma Seabra Pereira se a memoria me não falha.
O Sr. Doutor deve conhecer o Pedro Canavarro primo direito dos CM que lhe poderá dar informações mais precisas.
Mais cuidado nas suas investigações genealógicas e mais tento no que diz e escreve.
Lembre-se que o Clemente Joaquim tomou o apelido de Menéres depois de ter adquirido à F. Ferreira Menéres uma firma muito reputada de vinhos do Porto. Investigue que eu também o fiz, ma já deitei os papeis fora.
Felicidades como diz o povo...
MTCR

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen