Família Pedroso de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Pedroso de Lima

#31674 | ppl | 05 dez 2002 16:07

Caros confrades,

Tenho-me dedicado ao estudo da família Pedroso de Lima, pelo que teria o maior prazer em trocar informações com outros interessados em investigações genealógicas sobre esta família.

Agradecendo antecipadamente,

Pedro R.Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31846 | tfp | 09 dez 2002 21:29 | Em resposta a: #31674

Boa Tarde,

Embora não sendo Pedroso de Lima... tenho alguma curiosidade relativamente ao apelido dado q a minha avó paterna era Pedroso de Lima.

A minha curiosidade prende-se com vestigios desta familia para os lados de Coimbra.

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

PS: O meu contacto é tfpedroso@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31850 | zamot | 10 dez 2002 08:37 | Em resposta a: #31674

Caro Amigo

Minha mulher tem uns primos direitos Pedroso de Lima,são de coimbra. Caso queira posso tentar arranjar-lhe o contacto.

Cumprimentos

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31853 | tfp | 10 dez 2002 11:00 | Em resposta a: #31850

Caro José,

A familia da minha avó julgo que era de Vila Nova de Poiares ou Penacova, agradecia-lhe qualquer contacto que me pudesse fornecer, idealmente email.

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31869 | ppl | 10 dez 2002 14:18 | Em resposta a: #31850

Caro Zé Tomaz,
O primo direito da tua mulher sou eu!..os meus parabéns pelas tuas excelentes intervenções neste Forum e um grande abraço do
Pedro P. de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31874 | ppl | 10 dez 2002 14:40 | Em resposta a: #31853

Caro Tiago,
A família Pedroso de Lima é oriunda de V.N.Poiares,estando o nome ligado há mais de 250 anos. Existem vários ramos, mas o tronco é comum,estando ligado aos primeiros Araújos e Vieiras portugueses.Há investigações genealógicas feitas, inclusivamente por mim, sobre esta matéria.
Melhores cumprimentos
Pedro R.Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31876 | tfp | 10 dez 2002 14:46 | Em resposta a: #31874

Caro Pedro,

Os nomes que procuro são:
Maria Dulce Pedroso de Lima (minha avó) e filha de José Ferreira Seco e de Beatriz Pedroso de Lima. (infelizmente apenas disponho destes dados por agora)

Será que poderia verificar se aparecem nas suas investigações ?

Muito Obrigado, melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31896 | zamot | 10 dez 2002 19:42 | Em resposta a: #31869

Caro Primo Pedro

Que surpresa encontrar-te nestes sitios. Temos de nos ver, e espero que na próxima visita a Lisboa ter o przer de te receber.

Enorme Abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31904 | LCM | 10 dez 2002 22:52 | Em resposta a: #31674

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Conheço duas pessoas com bastante informação sobre esta família: Luís Pedroso de Lima Cabral de Oliveira e Luís de Abreu Cartario, também descendente desta família. Provavelmente não lhe estou a dar novidades, mas...

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31915 | ppl | 11 dez 2002 10:01 | Em resposta a: #31904

Caro Lourenço,
Agradeço-lhe a informação,de facto Luis P.L.Cabral de Oliveira é meu sobrinho.Quanto a Luis Abreu Cartario, conheço de nome, bem como alguns estudos seus feitos sobre a família.De qualquer forma, muito obrigado.
Cumprimentos
Pedro P.de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31924 | JCALD | 11 dez 2002 11:39 | Em resposta a: #31674

Caro Pedro Pedroso de Lima:

Provavelmente não será novidade para si, mas a páginas 110 e 111 do livro de Ângelo Queiroz da Fonseca, «Antiguidade, Origem do Apelido e Armas da Família Figueiredo – Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e de todos os Ramos Figueiredo e Queiroz, da Quinta de São Caetano da Boiça, sita na Freguesia de São Miguel, do Concelho de Vila Nova de Poiares», Lisboa, 1949, vêm referidos alguns Pedrosos de Lima, do ramo de Casal de Ermio, Lousã.
Creio que estes Pedrosos de Lima do Casal de Ermio têm descendência no dito Casal e em Lisboa, Barcelos e Caracas, Venezuela.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#31942 | ppl | 11 dez 2002 14:50 | Em resposta a: #31924

Caro José Caldeira,
Agradeço-lhe a informação, que não conhecia.Os Pedroso de Lima têm descendência não só no distrito de Coimbra,(Coimbra,Poiares,Lousã,etc.),mas também no Porto, Lisboa,Évora,Açores..enfim, um pouco por todo o país.
Cumprimentos
Pedro P.de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#32544 | tfp | 31 dez 2002 09:21 | Em resposta a: #31942

Caro Pedro P.de Lima,

Não terá por certo encontrado nos seus estudos um Pedroso de Lima que fosse Par do Reino ou algo do similar tendo sido nomeado pela Rainha D.Maria II ou D.João IV.

O seu nome deverá ser José Pedroso de Lima, casado com Elvira Pedroso de Lima(?).

Muito Obrigado

Melhores cumprimentos e votos de bom ano de 2003

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#32547 | fsomr | 31 dez 2002 12:04 | Em resposta a: #31924

Caro José Caldeira,
Gostava de adquirir ou de conseguir uma fotocópia do livro de Ângelo Queiroz da Fonseca, «Antiguidade, Origem do Apelido e Armas da Família Figueiredo – Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e de todos os Ramos Figueiredo e Queiroz, da Quinta de São Caetano da Boiça, sita na Freguesia de São Miguel, do Concelho de Vila Nova de Poiares», Lisboa, 1949, pois tenho uma prima minha casada com um membro de uma família tradicional de Poiares.
Sabe dizer onde posso adquiri-lo?
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#32561 | JCALD | 31 dez 2002 18:32 | Em resposta a: #32547

Caro Francisco Montanha Rebelo:
O livro sobre os Figueiredos é bastante raro. Segundo creio, o seu autor, o Dr. Ângelo Queiroz da Fonseca, faleceu pouco tempo depois da edição, e, talvez por isso, não teve a divulgação que merecia.
Na Biblioteca Nacional de Lisboa existe um exemplar, que consultei já há muito tempo. Penso que ainda continue disponível para leitura e fotocópias.
Eu possuo algumas fotocópias de muito má qualidade, dificilmente reproduzíveis.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#32836 | lco | 06 jan 2003 14:44 | Em resposta a: #31846

Caro Tiago Pedroso,

Os nomes que refere relativamente aos Pedroso de Lima não me são estranhos. Para obter alguma informação básica sobra essa Família, posso sugerir-lhe o capítulo que lhe é dedicado na 2a parte do meu artg "Os Ribeiros Cabral e suas ligações", publicada na "Raízes e Memórias" do ano passado (nº 17, salvo erro).
Espero que lhe sirva de ponto de partida.
Com os meus cumprimentos,

Luís Pedroso de Lima Cabral de OLIVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#33070 | ppl | 10 jan 2003 12:54 | Em resposta a: #32544

Caro Tiago Pedroso,
Peço-lhe desculpa por só agora lhe estar a responder e a retribuir os votos de um bom ano de 2003. Verifico que Luis PLCO já lhe referenciou alguns elementos de consulta. Estou ao dispor para quaisquer dados adicionais.
Melhores cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#34903 | tfp | 05 fev 2003 16:33 | Em resposta a: #32836

Caro Luis Oliveira,

Tenho tentado consultar a revista q mencionou na BPMP, mas infelizmente sem sucesso devido aos horarios de funcionamento das salas de leitura.

Seria possivel enviar-me esse artigo? (em formato electronico, por exemplo). Desde ja lhe agradeço..

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#36053 | arezdasilva | 20 fev 2003 22:43 | Em resposta a: #32836

caro luis
penso que nos conhecemos brevemente em casa do seu tio miguel em évora onde moro ha tive acesso ao seu trasbalho9 sobre os ribeiro cabral e fui eu que em primeira mao o dei a conhecer ao meu amigo e colega zé cabral do ramo de macau alias eu tb tenho ascendencia de macau pelo meu costado machado de mendonça ...
tentei atraves alguns contactos co m investigadores do nordeste brazileiro para entroncar os vosso ascendentes albuquerques do ceará ,senao me engano ,mas nao consegui nessa altura
espero que vier cá abaixo dê noticias
um abraço
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#36719 | lco | 28 fev 2003 16:18 | Em resposta a: #36053

Caro Jorge,

Julgo que, efectivamente, nos conhecemos em casa do Tio Miguel. Ignorava que tinha sido o primeiro a dar o notícia dos R. Cabral ao primo Zé Cabral (mas agradeço a publicidade!).
A ligação com os Albuquerques - sei-o - não é fácil. Apenas posso acrescentar que eram naturais de uma cidade chamada Várzea Alegre (exactamente no Ceará), tendo parentes pelo menos em Fortaleza. Infelizmente, também os meus contactos brasileiros >(que, em boa verdade, são escassos) pouco me puderam informar.
Espero que as suas pesquisas continuem a correr da melhor forma!
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#36720 | lco | 28 fev 2003 16:22 | Em resposta a: #34903

Caro Tiago Pedroso,

Taçvez fosse mais fácil enviar-me uma direcção postal para enviar as referidas fotocópias (que não são assim tantas).
De qualquer modo, a revista está a venda (pto, pode lá consultá-la discretamente) na Ferin, em Lisboa (Rua Nova do Almada).
Qdo responder, é conveniente que accione o mecanismo infra para eu ser de tal avisadop.
Com os meus melhores cumprimentos
Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#36727 | tfp | 28 fev 2003 17:36 | Em resposta a: #36720

Caro Luís Cabral de Oliveira,

Pode enviar-me o seu email por forma a dar-lhe a minha morada? Ou entrar em contacto através do email tfp arroba netcabo ponto pt ?

Grato pela sua disponibilidade

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#36802 | zamot | 01 mar 2003 15:20 | Em resposta a: #36719

Caro Parente Luis

Caso possas gostaria de conhecer pois também sou indirectamente interessado se tens algum trabalho feito sobre os Albuquerques.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#36912 | lco | 02 mar 2003 12:29 | Em resposta a: #36802

Caro Zé Tomás,

Já leu a última Raízes e Memórias (saiu nos princípios do ano)? Está lá um trabalho meu em que se referem (no último capítulo) os Freire da Cruz (e, naturalmente, a Ana Maria e o Zé Tomás).
Qdo tiver mais informações sobre os Albuquerques avisa-lo-ei.
Um abraço,

Luís Co

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#37281 | tfp | 07 mar 2003 01:10 | Em resposta a: #31674

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Volto a contactá-lo por dispôr de novos dados que talvez lhe digam alguma coisa mais.

A minha avó paterna, Maria Dulce Pedroso de Lima era filha de José Ferreira Seco e de Beatriz Pedroso de Lima. Beatriz tinha uma irmão que a minha avô dizia ser Par do Reino (e de formação militar?).

O seu nome era José Pedroso de Lima e era casado com Elvira de Alfaro. Tenho um retrato deste casal, que não sei se ajudará em alguma coisa, sendo que foi tirado numa casa em Lisboa, Rua do Loreto, de nome CJ Fernandes. Já vi um quadro da mesma pessoa com uma tarja.

Não sei se pode acrescentar algo ao que já me disse, apelo ao seu conhecimento dos Pedroso de Lima para desvendar este mistério.

Grato por qualquer informação adicional.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#37282 | tfp | 07 mar 2003 01:19 | Em resposta a: #37281

Por lapso esqueci-me deste dado.

Estes Pedroso de Lima eram naturais de S. André de Poiares ou Penacova.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#37288 | zamot | 07 mar 2003 08:15 | Em resposta a: #36912

Caro Luis

Caso possa arranjar-me uma cópia desde já lhe agradeço. Poderá enviar-ma por Correio?
Aqui fica a morada:
York House
Rua das Janelas Verdes, 32
1200-691 LISBOA

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#37290 | zamot | 07 mar 2003 09:05 | Em resposta a: #31674

d

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#37451 | ppl | 10 mar 2003 10:45 | Em resposta a: #37281

Caro Tiago Pedroso,
O apelido Pedroso de Lima existe há mais de 260 anos, havendo vários ramos da nossa família, todos derivando de um mesmo tronco comum, com origem em António Pedroso, nascido em 1672, em Poiares.A ascendência directa de António Pedroso (e de todos os Pedroso de Lima)remonta ao primeiro Pedroso, Rui Gonçalves Pedroso, senhor do couto de Pedroso,nos arredores do Porto,e aos Araújos, senhores de Araújo e de Lindoso, bem como, já no séc.X, a Ramiro II e I de Leão.Também existe uma ligação directa ao primeiro Vieira,Rui Vieira, senhor de Vila Seca, Vieira do Minho,fidalgo do tempo de D.Afonso II e de D.Sancho II e que deu origem à linhagem Vieira do Minho,bem como a Rui Lopes, conquistador de Chaves aos mouros,em 1160.
O seu ramo deriva, ao que penso, de António Pedroso,que morreu em 1672,filho de D. Ana de Pedroso, casada com Manuel Simões da Cunha Vieira. D.Ana de Pedroso já integra o tronco comum da família Pedroso de Lima, sendo minha 7ª avó e ascendente de todos os Pedroso de Lima actualmente existentes.
Se tiver mais elementos do seu ramo, diga.
Melhores cumprimentos,
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#37452 | tfp | 10 mar 2003 11:16 | Em resposta a: #37451

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Obrigado por mais este seu contributo, que facilita as minhas buscas. Pode ser que consiga a ligação a António Pedroso consultando os registos de Santo André (Poiares).

Mais uma vez obrigado

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#38153 | ppl | 20 mar 2003 13:18 | Em resposta a: #37452

Caro Tiago Pedroso,
Se quiser dê-me mais elementos sobre o seu ramo, porque não será difícil entroncá-lo no ramo comum da família.Existe um ramo que teve descendência a partir do séc.XVIII no Porto, mas penso que o seu ramo será um dos que se manteve em Poiares ou Serpins, como, aliás, aconteceu com a maioria até ao séc.XIX.
Melhores cumprimentos

Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#38191 | tfp | 20 mar 2003 22:20 | Em resposta a: #38153

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Infelizmente, sei pouco sobre este meu ramo, procuro informações sobre ascendência dos meus avós paternos ambos Pedroso:

- Joaquim Fernandes Pedroso, n. 25/10/1912 (Poiares), f. 12/2/1983 (Bonfim-Porto) e era filho de António Pedroso e Maria Delfina Fernandes, que deviam ser tb de Poiares;

- Maria Dulce Pedroso de Lima, n. 8/12/1916 (Poiares), f. 13/2/1997 (Bonfim-Porto) e era filha de José Ferreira Sêco, n. 5/12/?, e de Beatriz Pedroso de Lima, n. 13/12/? e f. 18/12/?. A minha avó devia ter tb raizes em Penacova mas não tenho dados.

Beatriz Pedroso de Lima, teria pelo menos um irmão de nome José Pedroso de Lima que terá casado com Elvira de Alfaro Belo(ou Beja?). Este José deveria ser militar e par do reino(?).

Infelizmente, isto é o pouco que sei.

Grato pela sua disponibilidade e ajuda, com os meus melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#38193 | arezdasilva | 20 mar 2003 22:35 | Em resposta a: #37288

caro zé tomáz
se o luis ainda nao lhe enviou amanhã tenho de ir a lisboa onde fico no fim de semana e posso levar a cópia do trabalho dele
um abraço
jorge
ps:PENSO QUE NAO TER´RECEBIDO O MEU E-MAIL PK EU ESTAVA A EXPERIMENTAR O FORMATO INCREDIMAIL E ALGUMA coisa correu mal
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#38848 | ppl | 02 abr 2003 18:04 | Em resposta a: #38191

Caro Tiago Pedroso,
Penso que amanhã lhe poderei dar alguns elementos sobre o seu ramo, resultantes de pesquisas feitas há uns anos no Arquivo Distrital de Coimbra e cujos apontamentos estão na posse do meu sobrinho Luis Cabral de Oliveira.Os ramos de Poiares estão todos mais ou menos definidos, pelo que não me parece difícil localizar os seus ascendentes.
Melhores cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#38849 | tfp | 02 abr 2003 18:13 | Em resposta a: #38848

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Muito agradecido, fico então a aguardar essas boas noticias.

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#39091 | ppl | 04 abr 2003 11:09 | Em resposta a: #38849

Caro Tiago Pedroso,
Dos elementos que já recolhi, convinha saber se o General João Pedroso de Lima,natural da Aldeia Nova, Poiares,que foi Ministro da Guerra nos anos 20, está ligado ao seu ramo. Outro militar conhecido era José Afonso Valentim Pedroso de Lima, ao que penso do ramo de Serpins.Por outro lado, é conhecida a ligação dos Pedroso de Lima aos Sêco Nazaré através de Vitória Maria Henriques Sêco (minha tetra avó),c.c.António Pedroso de Lima, filha de Amaro Sêco Nazaré e de Luisa Carvalho. Quando tiver mais elementos, direi.
Melhores cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#39092 | tfp | 04 abr 2003 11:19 | Em resposta a: #39091

Caro Pedro PL,

O meu parente deve ser o José... do qual tenho uma foto. Sabe o nome da mulher dele ? Segundo o que tenho no retrato seria Elvira de Alfaro.

Estou-lhe muito grato pelos seus dados.

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#39099 | ppl | 04 abr 2003 12:19 | Em resposta a: #39092

Caro Tiago,
José Afonso Valentim Pedroso de Lima, que, aliás, vem referido na Enciclopédia Luso-Brasileira,viveu já no séc XX, pelo que não deverá ser irmão da sua bisavó.Não desistiremos das buscas!
Melhores cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#39122 | ajtrigueiros | 04 abr 2003 16:43 | Em resposta a: #37451

Caro Pedro Pedroso de Lima:

Descendo de uma família Pedroso, de Santo André de Poiares e de Santa Maria de Arrifana, embora o apelido por via feminina, se tenha perdido na minha linha, no século XVIII.

Junto envio aquilo que sei sobre esta minha linha. Estará a minha 9ª avó, Margarida Pedroso, que viveu nos finais do século XVII, ligada aos seus antepassados?
Se eventualmente me pudesse ajudar a encontrar a relação entre este ramo e o seu, se porventura existir, ficar-lhe-ei muito grato.
Disponha também daquilo em que o possa esclarecer.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@unigre.it



I DOMINGOS AFONSO. Morador nos finais do século XVII, no lugar da Póvoa de Abreveia, Santa Maria de Arrifana, Poiares.
Casado com MARGARIDA PEDROSA. Seria natural de Santo André de Poiares? O casamento não aparece em Arrifana...
Filha (pelo menos):
(II) LUÍSA PEDROSA, que segue abaixo.

II LUÍSA PEDROSA. Natural do lugar da Póvoa de Abreveia, Santa Maria de Arrifana, Poiares.
Casou a 28/10/1703, em Santa Maria de Arrifana, com TOMAZ FRANCISCO, nascido no lugar da Póvoa de Abreveia, Santa Maria de Arrifana, Poiares. Era filho de João Francisco, natural do lugar de Algoça, Arrifana e de sua mulher com quem se casou a 13/10/1675, em Arrifana, sendo dispensado no 4º grau de consanguinidade, Maria Francisca, natural do lugar da Póvoa de Abreveia, Santa Maria de Arrifana.. Era neto paterno de Domingos Francisco, natural de Aldeia Nova, Santo André de Poiares e de sua mulher, com quem se casou a 1/8/1639, na Arrifana, Maria Simões, natural de Algoça, Arrifana. Neto materno de Braz Luís, natural do lugar da Póvoa de Abreveia, Santa Maria de Arrifana, e de sua mulher, com quem se casou a 11/10/1654, em Arrifana, Francisaca Carvalho, natural de Algoça, Arrifana.
Foram pais de, pelo menos:
(III) TERESA PEDROSA, que segue abaixo.


III TERESA PEDROSA. Nasceu no lugar da Póvoa de Abreveia, Santa Maria de Arrifana, Poiares e foi baptizada a 28/7/1720, nessa freguesia. Assistiu após o seu casamento no lugar da Abreveia, Santo André de Poiares.
Casou a 11/2/1744, na igreja de Santa Maria de Arrifana, com LUÍS CARVALHO NOVO, natural do lugar de Abreveia, Santo André de Poiares e foi baptizado a 8/6/1719, na igreja dessa freguesia. Era filho de João Carvalho, natural do lugar da Ponte Velha, Foz de Arouce e de sua mulher, com quem se casou a 2/8/1711, em Santo André de Poiares, Luísa Francisca, natural do lugar de Abreveia, Santo André de Poiares. Era neto paterno de Simão Carvalho e de sua mulher Luísa Henriques e materno de Domingos Afonso e de sua mulher Isabel Francisca.
Pais de, pelo menos:
(IV) LUÍSA JOAQUINA CARVALHO, que segue.


IV LUÍSA JOAQUINA CARVALHO. Nasceu no lugar da Póvoa de Abreveia, em Santo André de Poiares, onde viveu.
Casou a 13/2/1768, em Santo André de Poiares, com MANUEL FERREIRA, natural de Poiares. Era filho de António Ferreira e de sua mulher Joana Martins; neto paterno de Luís Ferreira (filho de Manuel João e de Maria Ferreira) e de sua mulher Luísa da Assunção (filha de André João e de sua mulher Maria Simões); neto materno de Luís Martins (filho de Simão António e de sua mulher Maria Martins) e de sua mulher Luísa Simões (filha de António Simões Abreu e de sua mulher Domingas Simões).
Tiveram, entre outros:
(V) ANTÓNIO DE CARVALHO FERREIRA, que segue abaixo.


V ANTÓNIO DE CARVALHO FERREIRA. Nasceu no lugar de Abreveia, Santo André de Poiares. Assistiu após o seu casamento no lugar de Vila Nova, freguesia de Vila Nova de Monsarros, no concelho da Mealhada.
Casou a 19/8/1799, na igreja paroquial de Vila Nova de Monsarros, com D. ANA MARIA JOAQUINA CERVEIRA DE ANDRADE E CAMPOS, nascida a 12/12/1781, no lugar de Monsarros, em V. N. de Monsarros. Era filha de Joaquim Cerveira de Andrade e Campos, natural do lugar de Vila Nova, Vila Nova de Monsarros, e de sua mulher, com quem se casou a 30/7/1781, na Capela de S. Martinho, no lugar de Monsarros, V. N. de Monsarros, D. Josefa Maria de Campos, natural do lugar de Monsarros. Era neta paterna do Alferes António Cerveira, natural de Arinhos, freguesia de Ventosa, (filho de Manuel Jorge e de Bárbara Simões Cerveira), e de sua mulher D. Mariana Fernandes de Andrade (neta materna do Capitão Cosme Dias de Campos e de sua mulher D. Mariana de Andrade, moradores em V. N. de Monsarros). Era neta materna de Bernardo de Campos, natural da Mouta, Anadia, e de sua mulher Bernarda Maria Ferreira, natural de Monsarros.
Foram pais de, pelo menos:
(VI) D. JUSTINA CÂNDIDA CERVEIRA DE CAMPOS, que segue abaixo.


VI D. JUSTINA CÂNDIDA CERVEIRA DE CAMPOS. Nasceu a 5/3/1811, no lugar de Vila Nova, freguesia de V. N. de Monsarros, Mealhada e aí foi baptizada a 13/3/1811, tendo por padrinhos o Capitão António Dias Teixeira, do lugar de Vila Nova e D. Rosa Joaquina de Sousa, de Mogofores. Assistiu na vila da Mealhada e em Coimbra. Ainda vivia em 1860.
Casou em Vila Nova de Monsarros, Mealhada, com JOAQUIM FERREIRA DA COSTA BRANDÃO, nascido a 11/5/1804, no lugar da Mealhada, S. Vicente da Vacariça, Mealhada. Era filho do Capitão João Ferreira da Costa Brandão, natural da Mealhada e de sua mulher, com quem se casou a 22/10/1788, na Vacariça, D. Joana Ferreira, natural da Mealhada. Era neto paterno do Capitão João Ferreira da Costa, natural da Mealhada (filho de João Duarte “ O Velho” e de Mariana Josefa da Costa) e de sua mulher, com quem se casou a 20/4/1762, na Vacariça, D. Isabel Maria de Pinho, natural da Mealhada (filha de António Rodrigues dos Santos e de sua mulher Ana Teresa de Pinho). Era neto materno de Bernardo Fernandes Jorge, natural da Póvoa da Mealhada, Vacariça, e de sua mulher, com quem se casou a 10/10/1768, na Vacariça, Josefa Ferreira, natural do lugar de Aguim, Tamengos. Ainda vivia em 1868.
Foram pais de pelo menos:
1(VII) AUGUSTO FERREIRA BRANDÃO. Nasceu em 1836, na freguesia de Vila Nova de Monsarros, Mealhada. Foi negociante na Mealhada. Foi padrinho de um sobrinho neto em 1892, em Góios, Barcelos.
Casou a 17/10/1867, na igreja da Vacariça, Mealhada, com sua prima em 4º grau, D. MARIA AUGUSTA DA COSTA SIMÕES, nascida em 1846, em Maçãs de D. Maria. Era filha de João Simões de Abreu, natural de Soutinho, Maçãs de D. Maria e de sua mulher D. Justina Cândida da Costa Simões, natural da Mealhada. Era sobrinha materna do Dr. António Augusto da Costa Simões (1819/1903) que foi Lente de Medicina e Reitor da Universidade de Coimbra (de 1892 a 1898).
Com geração de que não temos mais notícias...

2(VII) D. ANA AUGUSTA DA COSTA BRANDÃO. Natural da Mealhada, aí vivia em 1871.
Casou na Mealhada, com JOSÉ DUARTE PEGA, natural da Mealhada. Era filho de Joaquim Duarte da Pega e de sua mulher Sebastiana Maria de Jesus. Era irmão do Reverendo Manuel Duarte da Pega.
Foram pais de, pelo menos:
2(VIII) Dr. MANUEL DUARTE DA PEGA. Nasceu a 12/12/1853, na Mealhada, S. Vicente da Vacariça. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Avô do Dr. Manuel Pega Breda de Melo Simões, nascido em 1922, na Mealhada, Psicólogo e Professor (cf. VELBC, vol 17, pp. 177)
1(VIII) D. MARIA DA CONCEIÇÃO DUARTE PEGA. Nasceu em 1851, na Mealhada, Vacariça.
Casou a 7/1/1871, na Igreja Paroquial da Vacariça, com JOSÉ AUGUSTO ALVES, natural de Casal Comba, Mealhada, filho de José Martins alves e de sua mulher Maria Teresa de Jesus.
Sem mais noticia.

3(VII) D. ADELAIDE AUGUSTA DA COSTA BRANDÃO, que segue abaixo.


VII D. ADELAIDE AUGUSTA DA COSTA BRANDÃO. Nasceu em 1841, na vila da a Mealhada. Assistia em Coiimbra em 1860 e depois em Lisboa e veio viver com seu marido e filhos para Remelhe, para a Casa da Torre de Moldes, para a companhia de seu sogro, Bernardo Limpo da Fonseca, a 2878/1871 e terá contribuído juntamente com seu sogro para a educação do futuro bispo do Porto, D. António José de Sousa Barroso, filho de um modesto carpinteiro da Casa. Numa biografia do santo Bispo D. António Barroso, vem relatado o seguinte episódio: “ Uma vez, ao regressar da África, a Câmara Municipal de Barcelos promoveu-lhe aparatosa recepção. Das pessoas que se acumulavam no Salão Nobre dos Paços do Concelho, muitas se ajoelharam, à entrada do santo apóstolo do Bem, e, entre essas pessoas a Senhora Dona Adelaide da Costa Brandão Brito Limpo, a quem já atrás me referi. Pois D. António, avistando-a, reconhecendo-a, logo interrompeu a cerimónia, aproximou-se dela, fê-la erguer-se e exclamou: “ Então Vª Exª, que tantas vezes me matou a fome, ajoelhada diante de mim?! Deixe-me antes dar-lhe um abraço”(cf. Bertino Guimarães, D. António Barroso, p. 25) Veio a falecer a 8/8/1909, repentinamente, em casa de sua filha D. Ana Adelaide, na Casa de Santa Leocádia, no lugar do Assento, em Santa Leocádia de Pedra Furada, Barcelos, com 67 anos, sendo sepultada no jazigo de família em Remelhe.
Casou a 27/11/1867, na Ermida do Senhor Jesus da Boa Sorte, às Olarias, freguesia dos Anjos, em Lisboa, com escritura ante-nupcial de 4/12/1867, com FRANCISCO ANTÓNIO DE BRITO LIMPO, Coronel de Engenharia, nascido a 7/12/1829, na Casa da Torre de Moldes, em Remelhe, Barcelos. Era filho de Bernardo Limpo da Fonseca, natural de Remelhe, Barcelos e de sua mulher D. Ana Joaquina de Miranda, natural da vila de Barcelos. Era neto paterno do Dr. João Nepomuceno Pereira da Fonseca e Silva Veloso, natural de Remelhe, senhor da Casa da Torre de Moldes e de sua mulher D. Francisca Maria Isabel Cabral Limpo de Brito Guerreiro de Aboim, natural da vila de Aljustrel; neto materno de João José Gonçalves, natural de Lijó, Barcelos, negociante na Rua Direita em Barcelos e de sua mulher D. Maria Joaquina de Miranda, natural de Barcelinhos. Frequentou o Colégio da Madre de Deus, em Braga, onde “desenhava e poetava com grande aptidão”, em 1847. Matriculou-se a 18/10/1849, na Universidade de Coimbra em Filosofia e Matemática, completando a formatura com o grau de Bacharel em Matemática a /6/1853. Assentou praça, voluntariamente a 28/6/1853, no Regimento de Infantaria nº 8. Frequentou a Escola Politécnica (matriculou-se a 4/10/1853), e daí foi transferido para a Escola do Exército, concluindo brilhantemente o curso de Engenharia Militar e Civil em 1856, tendo obtido diversos prémios. Em Agosto de 1856 passou ao Regimento de Infantaria nº 10, graduado 1º sargento aspirante a oficial em Setembro e sendo finalmente promovido a alferes a 27/1/1857 e a Tenente a 27/1/1859. Fica adido ao corpo de Engenharia (10/1/1864) sendo a 23/3/1864 agregado a essa arma, para a qual passa definitivamente a 3/1/1865. É nomeado Instrutor interino de desenho e uso de instrumentos geodésicos e topográficos na Escola do Exército, a 10/1/1865, lugar que ocupará até 1871. Eleito secretário da associação dos Engenheiros Civis Portugueses em 1870, elevado a Vice-Presidente no ano seguinte. Pediu exoneração do serviço de Instrutor da Escola do Exército a 12/7/1871 e vem instalar-se com a família na Casa da Torre de Moldes, onde só se achava o seu velho pai, a 28/8/1871. É promovido a Capitão a 8/11/1871. Desenvolveu trabalhos de geodesia na província do Minho entre 1873 e 1874, no trabalho de triangulação geodésica do país, datando deste periodo a sua autoria do projecto da Basílica do Sameiro, junto à cidade de Braga, a pedido do seu fundador o Padre Martinho António Pereira da Silva , cujo risco original se encontra no Arquivo da Casa da Torre de Moldes. Nomeado vogal efectivo da Comissão Central permanente de Geografia, a 17/2/1876, teve importante intervenção na expedição de travessia do continente africano, de Serpa Pinto, Brito Capelo e Roberto Ivens, em 1884/1885. Sócio Correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa (eleito a 19/7/1877). Foi promovido a Major de Engenharia a 8/7/1880. Nomeado Chefe da 1ª Secção da Direcção Geral dos Trabalhos Geodésicos (por morte de Filipe Folque) a 6/4/1881. Foi promovido a Tenente Coronel a 10/10/1883 e a Coronel a 21/11/1888. Inventor e autor de alguns inventos no campo da Geodesia, dos quais se destacam o célebre nível (1866), que viria a ser utilizado até 1927, ano em que foi substituído pelo Nível Zeiss, e o telémetro de inversão (1874). O seu invento o nível de precisão de duplo óculo, denominado Nível Brito Limpo é premiado em 1867, na Exposição Internacional de Paris, em 1873, na Weltausstellung, em Viena e em 1876, na Exposição Centenária da independência dos EUA, em Filadélfia. Agraciado Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada a 25/7/1866, Comendador da Ordem Militar de São Bento de Aviz a 13/1/1881. . Publicou: “Simplificação das rectificações dos teodolitos” (1861); “Tábuas para o cálculo das refracções terrestres e resolução analítica de um problema de topographia” (1865); “Memória sobre a determinação do comprimento do pêndulo” (1865); “Estudos sobre nivelamento” (1870); “Telemetro de Inversão” (1874); “Memória sobre a determinação das latitudes geográficas e dos asimuths” (1877); “Apontamentos para facilitar a leitura de cartas chorográficas e topográficas” (1877); “Algumas palavras sobre a necessidade da determinação directa da longitude de um dos nossos Observatórios pelos processos eléctricos” (1882); “Instruções para o Exercício dos Nivelamentos Geométricos de Precisão” (1883); “Sobre as Refracções terrestres” (publicado na Revista Scientífica da Sociedade Atheneu do Porto, em 1885); “Sobre os nivelamentos aplicados à Geodesia” (publicado na Revista Scientífica da Sociedade Atheneu do Porto, em 1885); “Considerações estratégicas e tácticas sobre a Batalha do Bussaco” (1887) e “Estudo sobre os Teodolitos” (1891). Existe o seu retrato a óleo na denominada Sala Brito Limpo, do Instituto Geodésico e Cadastral, em Lisboa, sendo o seu nome atribuído à antiga rua da Boavista, em Barcelinhos, que vai para Remelhe, por iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos, a 28/12/1901. Foi senhor da Casa da Torre de Moldes e da Quinta do Paço de Alvelos (que coube a sua filha Maria José), da Casa do Outeiro e da Casa de Morais (por doação de seu primo José Diogo), que ficaram a sua filha Ana Adelaide e da Casa de Amins, que coube a sua filha Francisca. Fez testamento a 12/7/1885, em Lisboa. Veio a falecer a 8/4/1891, na sua casa, à rua do Paço da Rainha, nº 21, em Lisboa, com 61 anos de idade, vítima de congestão pulmonar, sendo seu corpo trasladado em 23/7/1893 para o jazigo capela que sua família mandou edificar no Cemitério de Remelhe.
No 1º centenário da sua morte, trezentos dos seus descendentes realizaram em sua homenagem, uma reunião familiar, na Casa da Torre de Moldes, que constou de uma romagem ao seu túmulo, onde foi descerrada uma pequena placa de bronze “ A Francisco António de Brito Limpo, no 1º centenário da sua morte aqui estiveram os seus descendentes – 8/9/1991”, de uma missa por sua alma e de uma exposição e conferência sobre a sua vida e obra.
Filhos:
1(VIII) D. FRANCISCA MARIA ISABEL DE BRITO LIMPO. Nasceu a 10/5/1860, na freguesia de São Bartolomeu, Coimbra, em cuja Igreja Paroquial foi baptizada a 23/5/1860, tendo por padrinhos o baptizante, Padre Manuel Joaquim de Castro, Presbítero Coadjutor daquelas Igreja e D. Justina Cândida Cerveira e Campos, avó materna. Foi registada como filha natural, “e ao lavrar deste assento compareceram (…) os pais da baptizada, e declararão que a reconhecião sua filha natural, assignando ambos”. Ficou senhora da Casa de Amins, em Chorente, por disposição de seu pai. Veio a falecer a 7/10/1900, acidentalmente, na Casa de Santa Leocádia, no lugar do Assento, em Santa Leocádia de Pedra Furada, de sua irmã D. Ana Adelaide, vítima de doença cardíaca, com 40 anos de idade, sendo sepultada na capela jazigo de seu pai, em Remelhe.
Casou a 15/6/1881, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Góios, Barcelos, com JOSÉ GOMES SERRA, nascido a 30/9/1857, na Casa da Igreja, em Góios, Barcelos. Era filho de António José Gomes Serra (1803/1864), natural de Góios e de sua mulher e sobrinha, com quem casou a 30/4/1854, em Góios, D. Maria Josefa de Barros, natural da mesma freguesia; neto paterno de José Gomes Serra, natural do lugar da Granja, Góios e de sua mulher com quem casou a 15/5/1799, em Góios, Maria Teresa da Fonseca, senhora da Casa da Igreja, em Góios, onde nasceu e materno de Domingos Alves de Barros, natural de Pedra Furada e de sua mulher com quem casou a 21/9/1821, em Góios, D. Teresa Joaquina Gomes Serra, natural de Góios. Estudou na Universidade de Coimbra, mas teve que interromper o seu curso, para vir administrar as suas propriedades. Mandou edificar a Casa da Igreja em 1897, junto à casa de seus pais, onde viveu a qual nunca chegou a ser totalmente concluída. Exerceu alguns cargos públicos na sua freguesia e promoveu a subscrição para a construção da escola primária de Goios. Veio a falecer a 16/6/1916, na sua Casa da Igreja, em Góios, sendo sepultado no cemitério paroquial dessa freguesia.
Com Geração, nas famílias Brito Limpo Serra, da Casa da Igreja, em Góios, Barcelos; Brito Limpo Serra de Lisboa; Brito Limpo Serra Lobarinhas, da Casa de Amins, em Chorente e Brito Limpo Serra Santos, de Barcelinhos.
2(VIII) D. MARIA JOSÉ DE BRITO LIMPO. Nasceu a 21/9/1868, na rua de Arroios, nº 2, freguesia dos Anjos, Lisboa, sendo baptizada a 21/10/1868, na Igreja dos Anjos, tendo por padrinhos seu avô materno, Joaquim Ferreira da Costa Brandão, com procuração a Aniceto Marcolino Barreto da Rocha, Lente da Escola do Exército e sua tia avó paterna, D. Rita Joaquina de Miranda, moradora na sua casa da rua Direita, em Barcelos. Foi 7ª Senhora da Casa da Torre de Moldes e da Quinta do Paço, em Alvelos, por disposição testamentária de seu pai. Veio a falecer a 13/1/1951, na Casa da Torre de Moldes, com 82 anos, sendo sepultada na capela jazigo de seu pai, no cemitério de Remelhe.
Casou a 5/2/1891, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, Lisboa, com Major JOSÉ SIMÕES DA SILVA TRIGUEIROS, que nasceu a 8/9/1861, na rua da Ferradura, São Miguel da Sé de Castelo Branco, e foi baptizado a 24/10/1861, na Igreja Paroquial de Castelo Branco, tendo por padrinhos seus tios maternos, José da Silva Trigueiros, estudante (futuro Padre) e D. Leonor Jacinta Trigueiros, solteira. Era filho de Joaquim José Simões, natural de natural de Sarzedas de São Pedro, freguesia de São Domingos de Castanheira de Pêra, concelho de Pedrógão Grande, diocese de Coimbra, negociante de explosivos em Castelo Branco, onde faleceu e de sua mulher D. Maria Joaquina da Silva Trigueiros, natural de São Miguel da Sé, Castelo ; neto paterno de de Joaquim Simões e de sua mulher Jacinta Henriques, e materno de Manuel da Silva Trigueiros, natural de São Miguel da Sé, Castelo Branco, e de sua mulher, D. Joaquina Rosa de Sousa, natural de São Miguel da Sé, Castelo Branco. Assentou praça a 15/9/1881, como voluntário no Regimento de Cavalaria nº 8. Foi promovido a Alferes, a 9/1/1884 , nomeado Professor do Curso da Classe dos Sargentos a 30/5/1885. Passou ao Regimento nº 2 de Cavalaria do Príncipe D. Carlos em 15/3/1890 e ao Regimento de Cavalaria nº 2 de Lanceiros de El- Rei a 6/12/1890. Promovido a Alferes para o Regimento nº 4 de Cavalaria do Imperador da Alemanha, Guilherme II, a 30/6/1893. Foi promovido a Tenente a 28/7/1894, passando ao Estado Maior da arma, a 19/9/1898. Nomeado Ajudante de Campo do Comandante da 1ª Divisão Militar, foi colocado no Regimento de Cavalaria nº 2 de Lanceiros d’El Rei, a 9/10/1899, passando ao Estado Maior da arma a 4/11/1899. Foi exonerado de Ajudante de Campo, sendo colocado a 23/2/1901, no Regimento nº 4 de Cavalaria do Imperador da Alemanha, Guilherme II. Foi promovido a Capitão, a 7/1/1902, passando ao Estado Maior da arma e sendo nomeado Ajudante de Campo do Comandante da 4ª Brigada. Veio a ser nomeado Major da mesma Brigada a 30/6/1903. Adido ao quadro da arma, por ter sido requisitado para desempenhar uma comissão de serviço dependente do Ministério do Reino a 11/6/1906. Veio a ser colocado na disponibilidade em 1907 e foi colocado na Guarda Municipal de Lisboa no mesmo ano, passando ao Estado Maior da arma e sendo nomeado Ajudante de Campo do director a 14/3/1908. Foi exonerado e nomeado Chefe da 2ª Secção da 1ª Repartição da 2ª Direcção da Secretaria da Guerra. Foi promovido a Major para o estado Maior de Cavalaria a 15/11/1910. Passou à reserva, a seu pedido, alegando motivos de saúde, a 31/9/1912. No entanto o verdadeiro motivo pela seu pedido de passagem à reserva foi o desgosto pela implantação da República em 1910, dado que era monárquico convicto e amigo pessoal de el-rei D. Carlos. Retirou-se, com sua mulher e filhos, para a Quinta da Torre de Moldes, em Remelhe, Barcelos, não voltando mais à capital, dedicando-se à administração da grande casa agrícola de sua mulher. Fora agraciado Cavaleiro da Real Ordem Militar de São Bento de Avis, por serviços distintos, a 30/2/1897, Medalha Militar de prata da classe de bons serviços, a 19/9/1903, Medalha de prata da classe de Comportamento Exemplar a 11/6/1908 e Oficial da Real Ordem Militar de São Bento de Avis, a 1/1/1909. Faleceu a 9/12/1941, na Casa da Torre de Moldes, em Remelhe, com 81 anos e foi sepultado na capela jazigo de família no cemitério de Remelhe.
Com geração, na família Brito Limpo Trigueiros, da Casa da Torre de Moldes, em Remelhe, Barcelos.
3(VIII) BERNARDO. Nasceu a 26/6/1874, na Casa da Torre de Moldes, e foi baptizado a 7/8/1874, na Igreja Paroquial de Remelhe, tendo por padrinhos, José Diogo da Fonseca Pereira Coutinho, natural e morador na vila de Peniche, viúvo, proprietário, primo, com procuração a Bernardo Limpo da Fonseca e D. Rita Joaquina de Miranda, natural e moradora em Barcelos, casada, tia avó, com procuração a D. Francisca Maria Isabel de Brito Limpo, irmã. Veio a falecer a 20/9/1876, na mesma casa, “de cambras”.
Sem geração.
4(IX) D. ANA ADELAIDE DE BRITO LIMPO. Nasceu a 26/12/1878, na Casa da Torre Moldes, sendo baptizada a 26/1/1879, na Igreja Paroquial de Remelhe, tendo por padrinhos seu primo, José Diogo da Fonseca Pereira Coutinho, de Peniche (que a deixará herdeira dos seus bens em Remelhe e em Peniche) e sua tia avó D. Rita Joaquina de Miranda. Foi senhora da Casa do Outeiro, em Adães, da Casa de Morais, em Remelhe e de diversas propriedades em Lijó. Veio a falecer a 9/6/1923, no Hospital da Ordem da Lapa, no Porto, sendo sepultada no jazigo de seu marido, no Cemitério de Pedra Furada.
Casou a 26/9/1894, na Igreja Paroquial de Santa Leocádia de Pedra Furada, Barcelos, com seu remoto parente, o Dr. JOSÉ DE CASTRO FIGUEIREDO FARIA, nascido a 13/6/1865, na Casa de São Sebastião, freguesia de São João Baptista, Vila do Conde. .Era filho do do Conselheiro Dr. José Joaquim de Figueiredo Faria (1817/1883), natural de Pedra Furada, Bacharel em Direito, Deputado da Nação, senhor das Casas de São Sebastião, em Vila do Conde (onde recebeu el rei D. Luís I, aquando da sua visita àquela vila) e da Casa do Morgado de Outiz, em Famalicão, representante dos antigos donatários dos reguengos da Terra da Maia e de sua mulher D. Joaquina Maria de Castro (1823/1908), natural da Casa de Mourão, Retorta (Vila do Conde); neto paterno de Domingos de Faria, lavrador, senhor da casa do lugar do Assento, onde nascera e de sua mulher D. Josefa da Silva Figueiredo, nascida na Casa de Covas, em Góios (Barcelos); neto materno de António Luís de Castro, natural de Tougues, e de sua mulher D. Maria Joaquina Lopes, senhora da Casa de Mourão, onde nascera. Bacharel formado em Direito, pela Universidade de Coimbra. Foi administrador do concelho de Peniche, onde sua mulher herdara propriedades de seu padrinho, parte das quais foram doadas à Câmara Municipal de Peniche, motivo pelo qual foi posto a uma das ruas de Peniche o nome “Rua Dr. José de Castro Faria”. Foi depois administrador do concelho de Barcelos, deputado da nação, Presidente da Câmara Municipal, chefe local do Partido Regenerador e Contador do Juízo de Direito da comarca de Barcelos. Foi senhor da Casa de Santa Leocádia, no lugar do assento, em Pedra Furada (que mandou reedificar e ampliar por volta de 1895, sobre a casa de seus antepassados) e da Quinta de Covas, na mesma freguesia e das azenhas de Retorta. Veio a falecer a 19/11/1935, na sua Casa de Santa Leocádia, em Pedra Furada, sendo sepultado no seu jazigo no cemitério da freguesia.
Com Geração, entre a qual as famílias Carneiro Pacheco Limpo de Faria, da Casa de Santa Leocádia, Pedra Furada; Castro Leal Limpo de Faria, do Porto; Limpo de Faria Mesquita Baguinho, de Lisboa; Limpo de Faria Monteiro Pinto, do Porto; Limpo de Faria Sanchez Macedo, do Porto; Limpo de Faria Castro Leal, de Celorico de Basto.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#39126 | ppl | 04 abr 2003 17:35 | Em resposta a: #39122

Caro António Trigueiros,
Penso que haverá ligações com os Pedroso de Lima nos sécs.XVII e XVIII, através designadamente de António Carvalho Ferreira, com ligações aos Vieiras do Minho, de Rui Vieira, senhor de Vila Seca, S.João,Vieira do Minho,fidalgo do tempo de D.Afonso II e de D.Sancho II e primeiro Vieira em Portugal. Quando dispuser de mais elementos, direi.
Melhores cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#39420 | lco | 08 abr 2003 14:11 | Em resposta a: #31674

Caro Tiago Pedroso

Antes de mais, peço desculpa por ainda nao lhe ter enviado copia do meu capítulo sobre os Mathias Pedroso de Lima. Como actualmente estou em Sevilha, nao o poderei fazer tao rapidamente - mas garanto-lhe que nao me esqueci do assunto.
De qualquer forma, gostaria de lhe perguntar duas coisas acerca dos seus antepassados:
1) - conhece algum familiar seu de nome MATHIAS FERNANDES PEDROSO? Será seu tio?
2)- ë muito vago dizer que os "seus" Pedroso de Lima sao de Penacova, pois há lá vários ramos dessa família. Contudo, a ligaçao com a Abraveia (em Poiares) é sugestiva, uma vez que nós descendemos da Casa da Vendinha, de onde eram António José Pedroso de Lima e sua mulher, D. Vitória Maria Henriques Secco, sendo que o dito António era tio dos Pedroso de Lima da Abraveia, hoje Pimentel. Impoe-se, no entanto, ser mais específico quanto aos dados. Já pensou em percorrer os registos orfanológicos e os testamentos da regiao? Sao, nao raaro, documentoss preciosos.
Quanto ao par do Reino, é mesmo prováavel (se for efectivamente Pedroso de Lima, e nao usar outro nom - como Ferreira de Lima) que seja o General Joao Pedroso de Lima (que, salvo erro, morreu no Porto).
Ser-lhe-ia, nao obastante, extreemamente util procurar estabelecer uma relaçao entre a sua estirpe e uma de 3 casas poiarenses:
a)- Risca- Silva (Sto André de Poiares)
b)- Vendinha
c)- Abraveia
Também é possível um relacionamento com a Casa do Balteiro, embora tal me pareça menos provável.
Quanto a Penacova, sei que há membros da Família (se bem que a maioria usando os apelidos Pereira de Paiva, Cunha e Eça e Serra de Carvalho) na Carvoeira. A Casa da Carvoeira foi de meu primo e tio bisavô Henrique Serra de Carvalho (tio por aliança, por ter casado com a sua prima e minha tia D. Carmina Mathias de Lima, da Casa da Risca-Silva, filha do Capitalista Mathias Pedroso de Lima).
Aliás, se a sua Família manteve uma efectiva ligaçao efectiva com a vila de Poiares até cerca de 1915, é muito difícil nao saber se existe ou nao uma ligaçao da mesma com o dito Mathias Pedroso de Lima, que foi o homem mais rico da localidade naquela época.
Aguardo novas suas, e desejo-lhe continuaçao de frutuosas pesquisas!

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

Pedroso / Pedroso de Lima

#39506 | tfp | 08 abr 2003 22:42 | Em resposta a: #39420

Caros Pedro e Luís,

Agradeço a ambos a ajuda que me têm dado e que vai permitindo alguns avanços. Permitam-me recapitular aquilo que sei de modo a remarmos todos no mesmo sentido :)

Um pormenor essencial e que por certo já notaram é que ambos os meus avós paternos eram Pedroso e não devido ao casamento, mas pelos seus pais. A minha avó falava que deviam ser primos, mas de forma de tal maneira afastado que nessa altura não conseguiram determinár o grau, nem tão pouco aproximado. Podemos estar assim perante duas origens diferenciadas.

Eis os dados de que disponho do meu avô, Joaquim Fernandes Pedroso:

I – ANTÓNIO PEDROSO.
Casou com Maria Delfina Fernandes.
Filhos:
1 (II) – JOAQUIM FERNANDES PEDROSO, que segue.
2 (II) – AIRES FERNANDES PEDROSO.
3 (II) – JOSÉ MARIA FERNANDES PEDROSO.
4 (II) – ANTÓNIO FERNANDES PEDROSO.
5 (II) – MADALENA FERNANDES PEDROSO.

II – JOAQUIM FERNANDES PEDROSO, nasceu em V.N. de Poiares a 25 de Outubro de 1912.
Casou com Maria Dulce Pedroso de Lima, filha de José Ferreira Sêco e de D. Beatriz Pedroso de Lima. C.g.

Eis os dados da minha avó, Maria Dulce Pedroso de Lima:

I – ? .
Casou com ?.
Filhos:
1 (II) – BEATRIZ PEDROSO DE LIMA, que segue.
2 (II) – JOSÉ PEDROSO DE LIMA, que casou com Elvira de Alfaro Beja(ou Belo?). Terá seguido carreira militar e seria Par do Reino.
...

II – BEATRIZ PEDROSO DE LIMA, nasceu a 13 Dezembro de ?.
Casou com José Ferreira Sêco.
Filhos:
1 (III) – MARIA DULCE PEDROSO DE LIMA, que segue.
2 (III) – JOSÉ PEDROSO DE LIMA.
3 (III) – HENRIQUE PEDROSO DE LIMA.
4 (III) – ANTÓNIO PEDROSO DE LIMA.

III – MARIA DULCE PEDROSO DE LIMA, nasceu em V.N. Poiares, a 8 de Dezembro de 1916.
Casou com Joaquim Fernandes Pedroso, filho de António Pedroso e de Maria Delfina Fernandes. C.g.

Ainda alguns dados dispersos:

1 - A minha bisavó Beatriz tinha propriedades em Risca-Silva;
2 - A geração dos meus avós e de ambos os lados Pedroso foram para o Porto antes de 1940;
3 - Tenho em http://natura.di.uminho.pt/~tfp/casa2.jpg uma fotografia da casa dos meus bisavós António Pedroso e Maria Delfina Fernandes. É a primeira da esquerda, com entrada no portão de madeira, junto ao largo da Igreja e perto dos Bombeiros. A irmã do meu avô, Madalena viveu ainda nessa casa, tendo falecido à mais de 1 década;
4 - Fotografia de José Pedroso de Lima, Par do Reino, e de sua mulher, em http://natura.di.uminho.pt/~tfp/pl1.jpg e http://natura.di.uminho.pt/~tfp/pl2.jpg (frente e verso);

Não sei se a informação que aqui acrescento permite mais alguns indicios importantes...

Grato pela atenção e interesse demonstrado

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#39514 | lco | 09 abr 2003 08:42 | Em resposta a: #39506

Caro Tiago,

Lamento informar, desde logo, que nao reconheci os seus parentes retratados na fotografia que me enviou. Tao-pouco identifico a casa em questao (essa, sim, reconheci) como pertencendo à Família.
Nao obstante, o facto de a sua bisavó Beatriz deter propriedades na Risca-Silva é interessante, porque pode indiciar que descenda de um dos filhos segundos da Casa da Risca-Silva, que foi, nomeadamente, de Mathias Pedroso de LIma. Na verdade, existem vários tios e tias de que pouco sei - estando todos (penso) elencados no artigo que já lhe mencionei.
Já que sabe que a sua bisavó detinha alguns bens na Risca-Silva, seria interessante atentar nas confrontaçoes dos mesmos- que, por vezes, podem trazer informaçoes úteis. Nos finais do séc XIX/inicios do XX, a Casa da Risca-Silva era muito rica, e disponho dos róis de muitas das propriedades que a integravam. Havia muitísssimas coisas na Risca-Silva propriamente dita, mas nao me lembro de nada confrontar com Beatriz Pedroso de Lima (o que nao é absolutamente certo, uma vez que os prédios descritos sao inúmeros).
Por isso, duas perguntas:
- tem parentes na Aldeia Nova (V.N. Poiares)?
- Alguma vez se lembra de tratar por parente a Família Carvalho da Risca-Silva

Quanto ao facto de 2 dos seus antepassados poiarenses serem Pedroso, nao se deixe impressionar por isso. Ë muito comum acontecer - e o mais provável é que sejam mesmo primos. Eu, por exemplo, sou trisneto de dois Pedrosos (um deles Pedroso de LIma), primos, cada qual, por sua vez, filho de outros dois Pedrosos, também todos primos!

Estouy convencido que a leitura do meu artigo o poderia efectivamente ajudar. Procure obtê-lo. Nao tem outra possibilidade que nao seja a de eu lho enviar (/no que tenho o maior `prazer, mas vai ser demorado)?
Aguardo a sua resposta, e aproveito para enviar os meus melhores cumprimentos,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#40505 | tfp | 25 abr 2003 19:49 | Em resposta a: #39099

Caro Pedro PL,

A minha bisavó terá falecido a 18/12/1945, daí que pode bem ser a pessoa procurada, não sei...

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#40516 | tfp | 26 abr 2003 01:15 | Em resposta a: #39514

Caro Luis,

Acabei de ler o seu artigo que de facto é interessantissimo e que dá algumas pistas...

Sabe mais alguma coisa acerca dos seguintes:

- ascendência e descendência do capitão José Ferreira Sêcco;
- descendência de António Pedroso, filho de António Pedroso (irmão de Mathias Pedroso) e de D.Ana Joaquina Henriques;

São ambos referenciados no seu artigo...

Com Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#40577 | lco | 28 abr 2003 16:11 | Em resposta a: #40516

Caro Tiago,

Ficou satisfeito em saber que o meu artg lhe foi de alguma utilidade.
De António Pedroso, julgo ter apenas cópia da documentaçao de um testamento, ou inventario, por sua morte. Do capitao Secco, confesso-lhe que nao tenho bem presentes os elementos de que dispunho, mas julgo pssuir alguma coisa.
No entanto, tudo isso está em Coimbra.
De qualquer forma, se estiver iteressado, posso confirmar quando regressar.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#41159 | tfp | 06 mai 2003 23:11 | Em resposta a: #40577

Caro Luis Cabral de Oliveira,

Tenho factos novos com os quais talvez me possa ajudar, quem sabe...

D.Maria Dulce da Conceição Pedroso de Lima, n. 8/12/1916 na Arrifana, Poiares. Filha de José Ferreira Sêco (n. 5/12/1855, Santo André) e de D. Beatriz Pedroso de Lima (n. 8/12/1873, Santo André). Neta materna de António Pedroso Júnior e de D. Maria da Conceição Fernandes Pedroso de Lima.

Desculpe a minha persistência mas o facto de não me poder deslocar ao arquivo de Coimbra limita-me as buscas.

Desde já lhe agradeço a sua atenção

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#41166 | lco | 07 mai 2003 08:21 | Em resposta a: #41159

Caro Tiago Pedroso,

Talvez sejam dados importantes, porque Arrifana é muito próxima do Balteiro, onde há uma Família Pedroso (Pedroso de Carvalho), da qual descende a minha trisavó D. Clara Augusta Pedroso, filha de José Pedroso "Mil Anjos" e de D. Teresa de Jesus Pedroso (esta última do Balteiro). É possível que o "seu" António Pedroso Júnior encaixe aqui. Impoe-se, no entanto, saber a localidade de nascimento deste último, e, se possível, a sua filiaçao.
Espero que as suas pesquisas continuem a ser proveitosas!
Cumprimentos

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#43252 | tfp | 11 jun 2003 21:47 | Em resposta a: #31674

Caro Pedro PL,

Venho apelar ao seus conhecimento sobre os Pedroso de Lima, para qualquer informação complementar em relação aos meus.

Consegui finalmente deslocar-me ao Arquivo da Univ. de Coimbra, como não voltarei a ter possibilidade de lá voltar tão cedo, tento assim este meio por forma a completar os dados de que disponho.

A minha bisavó:

1.Beatriz Pedroso de Lima nasceu a 13.12.1873 em St.André e faleceu a 19.12.1953 no Bonfim, Porto. Era filha de 2.António Pedroso de Lima Júnior (proprietário) e de 3.Maria da Conceição Fernandes Pedroso, naturais de St. André e de Arrifana (Santa Maria), respectivamente. Neta paterna de 4.Francisco de Oliveira (n. St.André) e de 5.Maria da Conceição [Pedroso de Lima] (n. St.André). Neta materna de 6.Manuel Jorge Fernandes (n. Aldeia Nova) e de 7.Joaquina da Conceição [Pedroso de Lima] (n. St. André).

4. Francisco de Oliveira era filho de 8.José Joaquim (n. Barrô?) e de 9.Antónia de Oliveira (n. Aldeia Nova)

5. Maria da Conceição era filha de 10.José Pedroso, proprietário (n. St.André) e de 11.Maria Joaquina (n. St. André).

6. Manuel Jorge Fernandes era filho de 12.Bento José Fernandes e de 13.Maria Inácia (n. Athei, Vila de Basto?)

7. Joaquina da Conceição era filha de 14.José Pedroso, proprietátio (n. St. André) e de 15.Maria Joaquina (n. St.André)

NOTAS:
1 - Maria da Conceição (5) e Joaquina da Conceição (7) deveriam ser irmãs a não ser que haja uma terrivel coincidência de nomes e de naturalidades.

2 - José Pedroso(10 e 14) devia chamar-se José Pedroso de Lima(2), mas terá sido omitido no assento onde este nome aparece (casamento do neto António Pedroso de Lima Júnior). O mesmo se aplica às suas duas filhas Maria da Conceição e Joaquina da Conceição.

3 - António Pedroso de Lima Júnior terá nascido antes de 1836 e a sua mulher Maria da Conceição em 1836, devido às idades no casamento.

Grato por qualquer informação complementar

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#43253 | tfp | 11 jun 2003 21:50 | Em resposta a: #41166

Caro Luís Cabral de Oliveira,

Pude finalmente deslocar-me ao arquivo de Coimbra e de lá trouxe os seguintes dados:

A minha bisavó:

1.Beatriz Pedroso de Lima nasceu a 13.12.1873 em St.André e faleceu a 19.12.1953 no Bonfim, Porto. Era filha de 2.António Pedroso de Lima Júnior (proprietário) e de 3.Maria da Conceição Fernandes Pedroso, naturais de St. André e de Arrifana (Santa Maria), respectivamente. Neta paterna de 4.Francisco de Oliveira (n. St.André) e de 5.Maria da Conceição [Pedroso de Lima] (n. St.André). Neta materna de 6.Manuel Jorge Fernandes (n. Aldeia Nova) e de 7.Joaquina da Conceição [Pedroso de Lima] (n. St. André).

4. Francisco de Oliveira era filho de 8.José Joaquim (n. Barrô?) e de 9.Antónia de Oliveira (n. Aldeia Nova)

5. Maria da Conceição era filha de 10.José Pedroso, proprietário (n. St.André) e de 11.Maria Joaquina (n. St. André).

6. Manuel Jorge Fernandes era filho de 12.Bento José Fernandes e de 13.Maria Inácia (n. Athei, Vila de Basto?)

7. Joaquina da Conceição era filha de 14.José Pedroso, proprietátio (n. St. André) e de 15.Maria Joaquina (n. St.André)

NOTAS:
1 - Maria da Conceição (5) e Joaquina da Conceição (7) deveriam ser irmãs a não ser que haja uma terrivel coincidência de nomes e de naturalidades.

2 - José Pedroso(10 e 14) devia chamar-se José Pedroso de Lima(2), mas terá sido omitido no assento onde este nome aparece (casamento do neto António Pedroso de Lima Júnior). O mesmo se aplica às suas duas filhas Maria da Conceição e Joaquina da Conceição.

3 - António Pedroso de Lima Júnior terá nascido antes de 1836 e a sua mulher Maria da Conceição em 1836, devido às idades no casamento.

Se puder verificar os seus apontamentos e conseguir fornecer-me qualquer informação complementar fico-lhe muito agradecido.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#43296 | lco | 12 jun 2003 13:33 | Em resposta a: #43253

Caro Tiago Pedroso,

As informaçoes que reuniu parecem-me ser bastante interessantes, e conferirei com prazer os meus apontamentos. No entanto, só o poderei fazer quando regressar a Coimbra, por volta do próximo dia 21. Nessa altura, contactá-lo-ei.

Com os meus melhores cumprimentos, e desejos de proveitosas pesquisas,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

PS: consegue arranjar-me as extremas das propriedades dos seus maiores na Risca-Silva? Se dispusesse desses dados, tal poderia ser útil.

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#43428 | tfp | 15 jun 2003 12:15 | Em resposta a: #43296

Caro Luís Cabral de Oliveira,

Agradeço o seu interesse, fico à espera do seu contacto por este meio ou por email.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

PS: relativamente às propriedades não lhe vou poder ser útil, ninguem me sabe dar pormenores.

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#44753 | tfp | 10 jul 2003 10:16 | Em resposta a: #43296

Caro Luís Cabral de Oliveira,

Chegou a cruzar os dados que lhe enviei com os seus ? Consegue adiantar-me algo de novo ?

Muito obrigado

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#45059 | mjborges | 15 jul 2003 14:05 | Em resposta a: #31674

Caro confrade Pedro Pedroso de Lima
Conheço uma família Pedroso de Lima ligada ao ramo da ourivesaria com loja na Praça de Londres, que é a Ourivesaria Jade.Já nos conhecemos há várias gerações, pois o patriarca da família (agora com 88 anos)já era o ourives da minha avó, sendo o ramo continuado pelo filho, o Eng. Tiago Pedroso de Lima, que eu conheço relativamente bem. Posso, se quiser, falar-lhe, no sentido de poderem entrar em contacto e obter mais informações.
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#45198 | ppl | 17 jul 2003 11:03 | Em resposta a: #45059

Cara Maria José Borges,
Agradecendo a sua mensagem,dir-lhe-ei que o apelido Pedroso de Lima existe há mais de 260 anos,derivando os vários ramos de um mesmo tronco comum com origem em Poiares e Serpins, distrito de Coimbra,e, mais remotamente, nos Pedroso e Araújo.É,pois, perfeitamente natural,a descendência Pedroso de Lima espalhada por todo o país.
Cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#45203 | tfp | 17 jul 2003 11:43 | Em resposta a: #45198

Caro Pedro PL,

Consegui finalmente entroncar o meu ramo à descendência de Ana de Pedroso.

Não queria deixar de lhe agradecer a ajuda.

Deixo-lhe o meu email para o caso de estar interessado nos dados que tenho até ao momento:

tfp arroba netcabo ponto pt

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#45212 | Pedro França | 17 jul 2003 13:59 | Em resposta a: #45203

Caro Tiago:

Já viu os dados que lhe enviei por e-mail? Diga-me se já os relacionou com a informação que obteve aqui, agora.
Obrigado.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#45216 | tfp | 17 jul 2003 14:12 | Em resposta a: #45212

Caro Pedro França,

Já lhe respondi ontem por mail, mas volto a agradecer por este meio, dado que consegui ligar estes dados graças ao que me mandou. O elemento chave foi o Luis Pedroso que tambem aparece num artigo sobre os Pedroso de Lima, que me foi aqui recomendado.

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

PS: Confirme por favor se recebeu o meu email, senão volto a enviar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#46131 | ppl | 14 ago 2003 12:06 | Em resposta a: #45203

Caro Tiago Pedroso,
Entroncando o seu ramo em Ana de Pedroso, tem uma ligação directa aos Pedrosos,Araújos e Vieiras.No que respeita aos Pedrosos e Araújos:
Ana de Pedroso
Maria de Pedroso,c.c.António Rodrigues Bravo
Rui de Pedroso
Álvaro de Pedroso
Diogo de Pedroso
Rui Gonçalves Pedroso
D.Leonor Gonçalves Pedroso, c.c.Pedro Anes de Araújo
Gonçalo Rodrigues de Araújo
Pedro Anes de Araújo
Vasco Rodrigues de Araújo
Paio Rodrigues de Araújo
Álvaro Rodrigues Daça
D.Maria Pires de Ambia c.c.D.Rodrigo Álvares Daça
D.Pedro Pais de Ambia
D.Paio Aires de Ambia
D.João Pires da Maia
D.Pedro Pais da Maia
D.Paio Soares Capata
D.Soeiro Mendes da Maia
D.Mem Gonçalves da Maia
D.Gonçalo Trastamires
D.Trastamiro Alboazar
Infante Alboazar Ramires
Rei Ramiro II de Leão
Rei Ordonho II de Leão
Rei Afonso III de Leão
Rei Ordonho I de Leão
Rei Ramiro I de Leão
Rei Bermudo I
Rei Fruela
Pedro, Duque de Cantabria

No que respeita aos Vieiras:
Manuel Simões da Cunha Vieira
Domingos João da Cunha Vieira
Fernão Gonçalves Vieira Leite
Domingos Gonçalves Vieira Leite
Pedro Vieira
Braz Vieira
Fernão Vieira
Gonçalo Afonso Vieira
Afonso Vieira
Gonçalo Vasques Vieira
Vasco Pires Vieira
Pedro Rodrigues Vieira
Rui Vieira,senhor da quinta da Vila Seca, freguesia de S.João, Vieira do Minho, fidalgo que viveu nos reinados de D.AfonsoII e D.Sancho II e primeiro Vieira que deu origem à linhagem minhota desta família.
Melhores cumprimentos.
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#46176 | tfp | 17 ago 2003 11:27 | Em resposta a: #46131

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Agradeço mais estes dados que me envia e que clarificam as ligações aos Vieira e aos Araújo.

A ligação de D. Leonor Gonçalves Pedroso aos Araújo já conhecia do Felgueiras Gayo, faltavam-me no entanto ainda alguma gerações para a ligar a D. Ana de Pedroso.

Poderá facultar-me informações complementares relativamente a essas gerações intermédias? A saber:

Maria de Pedroso,c.c.António Rodrigues Bravo
Rui de Pedroso
Álvaro de Pedroso
Diogo de Pedroso
Rui Gonçalves Pedroso

Agradeço qualquer informação

Cumprimentos

Tiago Pedroso

PS: Chegou a receber o meu mail com o documento dos Pedroso ?

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#47348 | lco | 09 set 2003 12:56 | Em resposta a: #44753

Caro Tiago Pedroso,

Lamento muitíssimo não ter respondido antes, mas estive ausente do País até finais de Julho, tendo, pouco depois, partido para férias (onde nunca consulto o mail)!
De qualquer forma, vejo que já resolveu o seu "caso genealógico", e apraz-me muito que, para tal tenha contribuído o meu artigo.
Gostava, não obstante, de saber como estabeleceu a ligação. Poderia fazer o favor de ma enviar, ainda que em termos esquemáticos?

E - já sabe - alguma dúvida em que lhe possa ser útil, é com grande prazer que tentarei auxiliá-lo.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso / Pedroso de Lima

#47365 | tfp | 09 set 2003 14:41 | Em resposta a: #47348

Caro Luis,

Verifique a sua caixa de correio, acabei de lhe enviar esses dados.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#51626 | ppl | 13 nov 2003 17:08 | Em resposta a: #46176

Caro Tiago Pedroso
Apesar de atrasados, aqui lhe envio alguns elementos:
Os pais de D.Maria de Pedroso foram Rui de Pedroso e D.Maria de Mello, sendo seus avós paternos Álvaro de Pedroso e D.Maria de Pedroso, senhores do couto de Pedroso, da casa de Araújo e da vila de Lindoso.Álvaro de Pedroso era filho de Diogo de Pedroso, que foi vedor da Infanta Imperatriz D.Leonor, casada com o Imperador Frederico III da Alemanha, e neto paterno de Rui Gonçalves Pedroso, irmão de Paio Rodrigues de Araújo, o Cavaleiro, que esteve no ataque a Tui com D.João I e no ataque a Ceuta com D.Duarte.
Cumprimentos e obrigado pelos seus elementos.
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Lima

#51627 | ppl | 13 nov 2003 17:16 | Em resposta a: #46176

Quanto a datas destas gerações, não possuo dados muito completos.
PPL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#51655 | tfp | 14 nov 2003 10:11 | Em resposta a: #51626

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Agradeço os dados que me enviou, dispõe de dados complementares relativamente aos ramos que lhe enviei ?

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: livro de Ângelo Q. da Fonseca

#69761 | AQF | 17 jul 2004 06:20 | Em resposta a: #31924

Caro José Caldeira,

Ao tentar encontrar uma intervenção minha no Genea fiz uma pesquisa geral das mensagens com o meu nome (Angelo Fonseca) e foi com surpresa que encontrei esta sua resposta ao autor do tópico, referindo o livro escrito pelo meu pai em 1949.

Ele faleceu 7 anos depois da publicação, quando eu tinha 9 anos, e por isso o seu trabalho não terá tido a divulgação que merecia, concordando aliás com a sua opinião noutra intervenção deste tópico.

Para compensar esta falta de divulgação e em homenagem ao seu trabalho, decidi criar um sítio na Web relativo à "Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e de todos os Ramos Figueiredo e Queiroz, da Quinta de São Caetano da Boiça", que pode ser consultado em sapp.telepac.pt/figueiredo-queiroz (mais informação no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384 ).

Concretamente os descendentes "Pedrosos de Lima" que refere podem ser encontrados em sapp.telepac.pt/figueiredo-queiroz/pafg15.htm#861 .

Espero que a informação seja útil aos confrades deste tópico.

Cumprimentos,

Angelo Q. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#69770 | AQF | 17 jul 2004 12:08 | Em resposta a: #32547

Caro Francisco Rebelo,

Agora já pode consultar esta fonte no meu site na Net. Encontra os detalhes na minha intervenção aqui no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69761 .

Penso que a consulta na Net é mais fácil que no livro, mas se necessitar de ajuda deixe mensagem.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca (filho)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#69786 | Paulo Vieira dAreia | 17 jul 2004 18:08 | Em resposta a: #46131

Caro Pedro Pedroso de Lima
Para começar fui aluno do Sr.Engº Pedroso de Lima na E.R.A.Santarém, não sei qual o seu parentesco com este meu Professor e Amigo, falecido há alguns anos?
Agradecia que me informasse, caso disponha, evidentemente, datas relativas a Pedro Vieira; Braz Vieira; Fernão Vieira; Gonçalo Afonso Vieira; Afonso Vieira; Gonçalo Vasques Vieira; Vasco Pires Vieira; Pedro Rodrigues Vieira; Rui Vieira, senhor da quinta de Vila Seca. Quaisquer datas referentes a nascimento, baptismo, casamento, e óbito, me intreressariam. Assim como locais onde se efectuaram esses assentos, e se possível nomes dos conjuges.
Agradecendo antecipadamente, enviando cumprimentos, me subscrevo,
Paulo Vieira dAreia

Resposta

Link directo:

RE: Cap. José Ferreira Seco

#69792 | AQF | 17 jul 2004 21:08 | Em resposta a: #37281

Caro Tiago Pedroso,

Tendo encontrado este tópico por mero acaso (se quiser saber a história veja a minha intervenção http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69761#lista neste tópico), resolvi dar uma olhadela nas várias intervenções por tratar de pessoas ligadas à região de Poiares a que também estou ligado pela linha Figueiredo e Queiroz.

Deste modo, encontrei várias mensagens suas que referem o Cap. José Ferreira Seco de quem gostaria de conhecer ascendentes e daí esta minha intervenção a ver se abro alguma pista.

Ora sucede que, de acordo com o livro dos Figueiredos do meu Pai, também descendo de um Francisco Seco Ferreira, da Ferreira, freguesia de S.to André de Poiares, filho de Domingos Seco, do mesmo lugar e de Maria Ferreira, de Santa Maria de Oliveira de Cunhedo, o qual casou com Maria de Figueiredo e Queiroz na capela de S. Caetano, da Quinta da Boiça, freguesia de S. Miguel de Poaires, a 12-5-1773. Esta última, era filha de Maria Suzana de Figueiredo e de Dr. António Xavier de Queiroz, tendo nasciso na mesma Quinta a 20-7-1754 e falecido na Ferreira a 4-4-1816.

Abreviadamente, este casal teve três descendentes José Ferreira Seco Figueiredo e Queiroz:
Um filho, Bacharel em Direito pela UC, que nasceu na Ferreira, freg. de S.to André de Poiares a 5-5-1789 e morreu na Fonte Longa freg. de S. Miguel de Poiares a 26-2-1861.
Um neto, filho do anterior, Bacharel em Direito pela UC, que nasceu em Coimbra a 1825 e morreu em S.to André de Poiares a 11-11-1874.
Outro neto, filho do Cap. Francisco Seco Ferreira de Fig.do e Queiroz, que nasceu e morreu na Ferreira respectivamente a 22-9-1833 e 7-3-1974.

Tudo isto pode ser visto em detalhe no meu site em sapp.telepac.pt/figueiredo-queiroz/pafg06.htm#55

Note-se que os apelidos Ferreira e Seco umas vezes estão pela ordem Ferreira Seco outras estão pela ordem Seco Ferreira, masa isso é normal para a época.

Temos portanto apelidos, nomes, datas e localidades e profissões que fazem suspeitar poder haver algum laço com o seu Cap. José Ferreira Seco. Resta saber é como ?
Uma hipótese seria o Domingos Seco e esposa Maria Ferreira terem tido mais filhos para além do Francisco Seco Ferreira e nomeadamente algum descendente José que justifique sobrinhos e sobrinhos-netos com o mesmo nome.

Aqui fica a hipótese que fará o favor de analisar e ver se tem pernas para andar.

Cumprimentos,

Angelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: José Ferreira Seco

#69805 | tfp | 18 jul 2004 01:40 | Em resposta a: #69792

Caro Angelo Queiroz da Fonseca,

Terei muito gosto em facultar-lhe os poucos dados de que disponho, queira por favor contactar-me para o meu email: tfpedroso arroba gmail ponto com

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: José Ferreira Seco

#69814 | AQF | 18 jul 2004 12:27 | Em resposta a: #69805

Caro Tiago Pedroso,

Desde já muito obrigado pela sua resposta e disponibilidade.

Na realidade, a minha intervenção era mais para dar do que para pedir, mas a falta de um "você" na frase --... encontrei várias mensagens suas que referem o Cap. José Ferreira Seco de quem "você" gostaria de conhecer ascendentes e daí esta minha intervenção a ver se "lhe" abro alguma pista -- terá invertido o sentido.

De qualquer forma, se tem elementos que permitam clarificar a eventual ligação e/ou acrescentar ascendentes/descendentes às pessoas que referi, teria muito gosto em receber a sua informação.

Se quiser pode usar o meu endereço que está no e-mail que lhe enviei.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: livro de Ângelo Q. da Fonseca

#69857 | JCALD | 19 jul 2004 02:15 | Em resposta a: #69761

Caro Ângelo Q. Fonseca:
Muito obrigado pela sua informação.
Já tinha conhecimento do seu site com a transcrição do livro de seu Pai.
Dou-lhe os meus parabéns pela iniciativa.
Consulto-o muitas, em especial quando quero encontrar rapidamente alguma pessoa mencionada no livro.
Sou aliás muito amigo do seu Primo João da Fonseca Barata e fui eu que lhe dei a conhecer o livro do seu Pai.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Lima

#69860 | Joman | 19 jul 2004 05:00 | Em resposta a: #51627

Caro Pedro Pedroso de Lima

Tem alguma informação referente a uma Helena de Barros Pedroso de Lima que, cerca de 1948, casou com Jaime Hemitério dos Santos de Faria que foi professor na década de cinquenta em Macau?
Obrigado.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#69964 | ppl | 20 jul 2004 14:38 | Em resposta a: #69786

Caro Paulo Vieira d'Areia,
Sou de facto filho do Eng. Armando Pedroso de Lima e de certeza que se lembra de mim de Angra do Heroísmo, onde vivi cerca de 20 anos.
Tenho vários elementos sobre os Vieiras, pois os Pedroso de Lima entroncam em Manuel Simões da Cunha Vieira e por ele chegam ao primeiro Vieira, Rui Vieira, senhor de Vila Seca, freguesia de S.João, Vieira do Minho, fidalgo do tempo de D.Afonso II. Poderei facultar-lhe cópias, que irei compilar.
Um abraço
Pedro P.de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#69986 | Paulo Vieira dAreia | 20 jul 2004 19:49 | Em resposta a: #69964

Caro Dr. Pedro Lima
Na realidade eu tinha quase a certeza de quem se tratava, porém era quase!
Um grande abraço, e folgo muito vê-lo por estas paragens.
Muito reconhecido ficaria, se o Amigo me facultasse os dados que possuí referentes, à descendencia de Rui Vieira de Vila Seca. Para isso basta indicar-me qual a maneira como deseja fazê-lo.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Paulo Vieira d'Areia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#70083 | ppl | 22 jul 2004 13:32 | Em resposta a: #69986

Caro Amigo Paulo Vieira d´Areia,
Irei estar em Angra em Agosto, e serei portador de toda a documentação que tenho sobre os Vieiras para lhe entregar.
Um grande abraço
Pedro P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Lima

#70663 | ppl | 30 jul 2004 15:11 | Em resposta a: #69860

Caro João Nobre de Oliveira,
Desde já as minhas desculpas por só agora lhe estar a responder, o que se deve a puro esquecimento meu. Não tenho informações da senhora que refere, mas de certeza que pertence à família, que, no entanto e como já aqui foi dito, tem vários ramos embora com um tronco comum, visto o nome Pedroso de Lima já existir desde meados do sé. XVIII. Se tiver acesso a qualquer informação, dir-lhe-ei.
Cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Lima

#71939 | Joman | 30 ago 2004 09:57 | Em resposta a: #70663

Caro Pedro Pedroso de Lima

De nada. Até sou eu que estou em falta, mas estive ausente um mês (de férias) de modo que só hoje estou a pôr a escrita em dia. De qualquer modo obrigado e espero que encontre algo sobre esta sua parente, pois apenas tenho o nome dela.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#72437 | AQF | 06 set 2004 10:35 | Em resposta a: #31674

Caro Pedro Pedroso Lima,

Desta vez voltei ao seu tópico por ter encontrado um João Pedroso de Lima casado com a Maria Clara Cortez Queiró, de quem sou parente pelo lado Cortez, e que gostava de saber se pertence ao vosso ramo Pedroso Lima.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#73395 | ppl | 18 set 2004 15:49 | Em resposta a: #72437

Caro Ângelo Fonseca,

João PL é bisneto de Fernando PL, pertencendo à nossa família Pedroso de Lima, embora de um ramo diferente do meu, o que é natural dado que o nome Pedroso de Lima existe há cerca de 300 anos, tendo originado, naturalmente, várias estirpes. Penso que o ascendente comum provirá de Teotónio José Pedroso, da Vendinha, Poiares.

Melhores cumprimentos

Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#73399 | AQF | 18 set 2004 19:37 | Em resposta a: #73395

Caro Pedro Lima,

Muito obrigado pela informação.

Depreendo que é bisneto paterno, ou recebe o apelido pela mãe ?

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#73491 | ppl | 20 set 2004 14:47 | Em resposta a: #73399

Caro Ângelo Fonseca,

É bisneto paterno, todos os Pedroso de Lima derivam dos Pedroso.

Melhores cumprimentos

P. Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#81157 | jlima | 07 jan 2005 21:43 | Em resposta a: #72437

Caro primo Pedro Pedroso de Lima,
Parabéns pelo seu trabalho de investigação sobre a nossa família. Sou bisneto de Fernando Pedroso de Lima, neto de Mário Júlio Ferreira Lima e filho de João António Diniz Pedroso de Lima.
Moro em Coimbra. Talvez um dia nos possamos conhecer pessoalmente.
Cordiais cumprimentos
Joao M Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#81196 | AQF | 08 jan 2005 03:39 | Em resposta a: #81157

Caro João Pedroso de Lima,

A sua mensagem foi dirigida ao Pedro Pedroso de Lima, mas fui eu que recebi a notificação de resposta do Genea, eventualmente por lapso na selecção da mensagem que queria responder.

De qualquer forma, como fui eu que lançei o seu nome, aproveito este contacto, para confirmar se você é o João Pedroso Lima casado com a D. Maria Clara Cortez Queiró, de quem sou parente pelo lado Cortez.

Em caso afirmativo gostaria que me contactasse por email para angelo.fonsecaarrobanetcabo.pt pois gostaria de dar-lhe informação do meu site de família que tb envolve o ramo Cortez (e por isso vos contempla) pelo que seguramente será do vosso interesse.

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#88131 | jliberato | 09 abr 2005 23:19 | Em resposta a: #70083

Caro Pedro,
Finalmente vou lançar hoje um tópico sobre os meus Pedrosos.
Agradeço que o veja e que o comente.
Um abraço do
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#88134 | jliberato | 09 abr 2005 23:26 | Em resposta a: #51655

Caro Tiago Faro Pedroso,
Vou lançar hoje um tópico sobre os meus Pedrosos.
Agradeço que o veja e que o comente.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#94723 | lpo | 30 jun 2005 02:02 | Em resposta a: #31674

Olá !
Sou Fernando Lima Pacheco, filho de Francisco Ferreira de Lima Pacheco nascido na Freguesia de St.André-VNPoiares, em 1919.
O meus avós - Luís de Almeida casado com Alina Ferreira de Lima;
o meu Bisavô - Fernando Pedroso de Lima, também conhecido como o "Fernando da Farmácia".

A maioria das pessoas aqui descritas são me familiares, porque os seus nomes já foram falados pelos meus tios paternos ou pelos meus primos Pedroso de Lima que vivem em VNPoiares.

Em Maio último, tive o grato prazer de almoçar em Coimbra com os primos , Maria Isabel Pedroso de Lima (prima direita do meu Pai) e conhecer o primo Luis Abreu Cartario, já referido neste forum como um dos investigadores da familia Pedroso de Lima.

O verdadeiro alimento desta refeição foi um "tratado de sapiencia" sobre os vários ramos da familia de VNPoiares, as suas histórias, algumas bem caricatas, e as respectivas localizações em Portugal.

Surgiu então a ideia de fazer um "reencontro " de todos os ramos da familia com as origens em Vila nova de Poiares.
Neste momento está a ser preparado um evento para o próximo mês de Setembro, em que eu estou envolvido na organização juntamente com o Luís Abreu Cartario.
Há alguns itens de referencia obrigatória que passo a descrever:
1- respeitamos todas as zangas familiares do passado, os vários graus reais, os títulos académicos, os diferentes credos, aceitamos a diversidade humana, mas entendemos que nenhuma destas situações será impeditiva para participação neste reencontro;
2-Atendendo às diferentes situações económicas de cada unidade familiar e que possam ser condicionadoras à ida a VNP, pretende-se que esta reunião seja acessível a todos, por esse motivo é necessário saber quantos pessoas estão interessadas em participar, para negociar a refeição com a entidade a que ficará a cargo o catering.

Agradeço que me contactem para este forum.

Cumprimentos a todos
LPO

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#94724 | lpo | 30 jun 2005 02:05 | Em resposta a: #31674

Olá !
Sou Fernando Lima Pacheco, filho de Francisco Ferreira de Lima Pacheco nascido na Freguesia de St.André-VNPoiares, em 1919.
O meus avós - Luís de Almeida casado com Alina Ferreira de Lima;
o meu Bisavô - Fernando Pedroso de Lima, também conhecido como o "Fernando da Farmácia".

A maioria das pessoas aqui descritas são me familiares, porque os seus nomes já foram falados pelos meus tios paternos ou pelos meus primos Pedroso de Lima que vivem em VNPoiares.

Em Maio último, tive o grato prazer de almoçar em Coimbra com os primos , Maria Isabel Pedroso de Lima (prima direita do meu Pai) e conhecer o primo Luis Abreu Cartario, já referido neste forum como um dos investigadores da familia Pedroso de Lima.

O verdadeiro alimento desta refeição foi um "tratado de sapiencia" sobre os vários ramos da familia de VNPoiares, as suas histórias, algumas bem caricatas, e as respectivas localizações em Portugal.

Surgiu então a ideia de fazer um "reencontro " de todos os ramos da familia com as origens em Vila nova de Poiares.
Neste momento está a ser preparado um evento para o próximo mês de Setembro, em que eu estou envolvido na organização juntamente com o Luís Abreu Cartario.
Há alguns itens de referencia obrigatória que passo a descrever:
1- respeitamos todas as zangas familiares do passado, os vários graus reais, os títulos académicos, os diferentes credos, aceitamos a diversidade humana, mas entendemos que nenhuma destas situações será impeditiva para participação neste reencontro;
2-Atendendo às diferentes situações económicas de cada unidade familiar e que possam ser condicionadoras à ida a VNP, pretende-se que esta reunião seja acessível a todos, por esse motivo é necessário saber quantos pessoas estão interessadas em participar, para negociar a refeição com a entidade a que ficará a cargo o catering.

Agradeço que me contactem para este forum.

Cumprimentos a todos
LPO

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#94782 | lpo | 30 jun 2005 19:18 | Em resposta a: #81157

Caro João M Pedro de Lima
Sou Fernando Lima Pacheco e somos primos, porque eu também sou bisneto de Fernando Pedroso de Lima, o "Fernando da Farmácia".

A minha Avó paterna - Alina Ferreira de Lima era irmã de Mário Júlio Ferreira de Lima , conhecido pelo "Tio Julinho", lembro me de o ter conheci em VNPoiares quando eu era pequeno.

Se não estou em erro Maria Isabel Pedroso de Lima é sua tia e minha prima de 2º grau.

Cumprimentos
LPO

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#94842 | jlima | 01 jul 2005 10:19 | Em resposta a: #94782

Caro Primo Fernando Lima Pacheco
É um prazer saber da sua existência. Os dados que refere são correctos. Moro em Coimbra e teria muito prazer em conhecê-lo pessoalmente. Cumprimentos do João Manuel Carvalho Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

Encontro em VN Poiares

#94844 | tfp | 01 jul 2005 10:28 | Em resposta a: #94724

Caro Fernando Lima Pacheco,

Já lhe enviei um pedido de contacto por email, o Luis Cartario já me tinha falado desse encontro em Coimbra e que estaria na calha uma reunião em VN Poiares.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#94937 | lco | 02 jul 2005 11:49 | Em resposta a: #94724

Caro Fernando,

Também já ouvi falar de si.
Li com interesse a mensagem que aqui deixou, e felicito-o pela iniciativa! Terá, no entanto, noção da imensidade de Pedrosos de Lima que existem! No entanto, agradeço que em vá mantendo em contacto quanto aos preparativos.
Sou trisneto de Mathias Pedroso de Lima, da Casa da Risca-Silva (em Vila Nova de Poiares), pelo ramo de seu filho Armando Mathias Pedroso de Lima.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Pedroso de Lima Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Encontro em VN Poiares

#95155 | lpo | 04 jul 2005 18:24 | Em resposta a: #94844

Boa tarde Tiago Faro Pedroso
já lhe enviei o meu email de contacto para a sua caixa de mail, espero que tenha recebido.

Cumprimentos
LPO

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima -encontro em VNPoiares

#95159 | lpo | 04 jul 2005 18:57 | Em resposta a: #94937

Boa tarde Luís Pedroso de Lima Cabral de Oliveira,
quando aceitei o arrojado desafio (não esquecer que o faço integrando uma equipa) de tentar reunir todos os ramos da familia Lima que tem raízes em VNPoiares, sabia que iria ser difícil chegar a todos mas mesmo assim o desafio mantem-se e se não conseguirmos a vinda de todos paciencia pelo menos tentamos. Acho que vai ser um sucesso, porque a máquina da organização "já mexe".

O trabalho de equipa é fundamental até porque eu sou o que estou mais longe (Lisboa) dos restantes (Coimbra, FFoz e VNP), felizmente a internet ajuda muito e encurta distancias.

Gostaria de o "convocar todos os Lima 's ,com raízes em Vila Nova de Poiares" (à moda da campanha do euro2004) para ajudar-nos no evento.

A tarefa mais dolorosa é saber os endereços dos elementos da familia, de preferencia os contactos de email para fazer chegar o convite e respectivo programa.

foi criado uma caixa de email para este encontro usem e abusem!

encontro-vnpoiares@tugamail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima -encontro em VNPoiares

#95624 | lco | 10 jul 2005 00:37 | Em resposta a: #95159

Caro Fernando,

Acho a sua iniciativa não só muitíssimo louvável, como interessante.

No que for possível, estou pronto a auxiliá-lo.

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima -encontro em VNPoiares

#95895 | lpo | 13 jul 2005 23:30 | Em resposta a: #95624

Boa noite luís ,
vou aproveitar a sua disponibilidade para auxiliar-me na divulgação do encontro.

Para não "encher" este forum com mensagens de rotina /logistica será possivel enviar-me o seu email de contacto?

1abraço Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#95905 | lpo | 14 jul 2005 00:20 | Em resposta a: #31674

Há outros ramos que derivam também da familia Pedroso de Lima e que ainda não foram referidos neste forum, tais como:

Queiroz de Lima - Lisboa / Cascais;
Lima Henriques - Rio de Janeiro;
Lima Guerreiro - Vila Nova de Cerveira

Cumprimentos
Fernando L P

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima -encontro em VNPoiares

#96119 | lpo | 17 jul 2005 11:59 | Em resposta a: #95159

Agradeço aos moderadores este espaço para divulgação do evento, que certamente irá ajudar a compreender melhor a estrutura familiar e as suas origens.

A partir deste momento todas as informações sobre o encontro serão Apenas fornecidas pelo email de contacto, indicado nesta mensagem.
Fernando Lima Pacheco



CONVITE -----------------------------------------------------------------



-Sabemos que há muitos ramos
da familia Pedroso de Lima

-Sabemos também
que o seu ramo Lima
é de Vila nova de Poiares

-Por esses motivos está convidado
para o 1º encontro de familia
no dia 17 de Setembro
nesta localidade


+ informações e inscrições
encontro-vnpoiares@tugamail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima -encontro em VNPoiares

#99029 | lpo | 31 ago 2005 23:22 | Em resposta a: #96119

Olá a todos,
preciso de entrar em contacto com a Senhora Condessa de Alijó, e os seus familiares directos, com apelidos Ferreira de Lima Pinto Magalhães.

Vivem no Porto e têm origens em Vila Nova de Poiares.

Alguém pode ajudar?!
LPO

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#288298 | AndreiaPedroso | 01 out 2011 04:52 | Em resposta a: #31674

Ola, o meu ome é Andreia FilipaAntunes Pedroso, o meu avô nasceu na Muranheira, mesmo ao pe de V.N.Poiares, chamava.se José Matias Pedroso, Filho de Alipio Pedroso, sera que eu farei parte desta familia? gostaria de ter alguma resposta, pois tou curiosa em relaçao a minha familia proveniente da parte do meu avô, obrigadaa :)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#288299 | AndreiaPedroso | 01 out 2011 04:53 | Em resposta a: #288298

Ola, o meu nome é Andreia Filipa Antunes Pedroso, o meu avô nasceu na Murganheira, mesmo ao pe de V.N.Poiares, chamava.se José Matias Pedroso, filho de Alipio Pedroso, sera que eu farei parte desta familia? gostaria de ter alguma resposta, pois tou curiosa em relaçao a minha familia proveniente da parte do meu avô, obrigadaa :)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#288306 | AQF | 01 out 2011 12:05 | Em resposta a: #288298

Cara Andreia Pedroso,

Não conheço a ligação que pergunta, mas devido aos nomes Matias, Pedroso e à localização, penso existirem fortes probabilidades de um parentesco com os Pedroso de Lima, mesmo que distante.

Deixo-lhe aqui alguns Pedrosos que tenho na minha B. D.

Simão Pedroso & Clara Simões
1. Simão Pedroso & Isabel Dias
1.1. Maria Pedroso &ca 1630 António Rodrigues Bravo
1.1.1. Manuel Pedroso ca 1635
1.1.2. Ana Pedroso 1638 & Manuel Simões da Cunha Vieira
1.1.2.1. Antónia Pedroso 1670 & João Fernandes 1652
1.1.2.1.1. João Rodrigues & Maria Ferreira
1.1.2.1.1.1. Margarida Ferreira 1722 & Luís Pedroso 1711
1.1.2.1.1.1.1. Alexandre José Pedroso 1760 & Josefa Maria Teresa Ferreira
1.1.2.1.1.1.1.1. Matias Pedroso 1791
1.1.2.1.1.1.1.2. José Pedroso de Carvalho
1.1.2.1.1.1.1.3. Francisco José Pedroso
1.1.2.1.1.1.1.4. Luísa Maria Pedroso
1.1.2.1.1.1.1.5. Josefa Maria Pedroso
1.1.2.1.1.1.1.6. António Pedroso
1.1.2.1.1.1.1.7. João Pedroso
1.1.2.1.1.1.1.8. Caetano José Pedroso 1800
1.1.2.1.1.1.1.9. Caetana Pedroso 1801
1.1.2.1.2. Luís Pedroso 1711 & Margarida Ferreira 1722
1.1.2.1.2.1. Alexandre José Pedroso 1760 & Josefa Maria Teresa Ferreira
1.1.2.1.2.1.1. Matias Pedroso 1791 & Maria de Jesus Pedroso de Lima 1804-1879
1.1.2.1.2.1.1.1. José Matias Pedroso de Lima 1828
1.1.2.1.2.1.1.2. N N ca 1831-1831
1.1.2.1.2.1.1.3. Joaquim Matias Pedroso de Lima 1832
1.1.2.1.2.1.1.4. N N 1834-1834
1.1.2.1.2.1.1.5. Maria de Jesus Pedroso de Lima 1836
1.1.2.1.2.1.1.6. Bernardo Pedroso de Lima, Padre 1839
1.1.2.1.2.1.1.7. Matias Pedroso de Lima 1843-1920
1.1.2.1.2.1.2. José Pedroso de Carvalho
1.1.2.1.2.1.3. Francisco José Pedroso & Rosária Maria Ferreira
1.1.2.1.2.1.3.1. José Pedroso 1814-1879
1.1.2.1.2.1.4. Luísa Maria Pedroso & Sebastião Martins
1.1.2.1.2.1.4.1. Carlota Martins ca 1814
1.1.2.1.2.1.4.2. Luísa Martins ca 1817
1.1.2.1.2.1.4.3. José Martins 1819
1.1.2.1.2.1.4.4. Teresa Martins ca 1824
1.1.2.1.2.1.4.5. Matias Martins ca 1826
1.1.2.1.2.1.5. Josefa Maria Pedroso & Vicente Ferreira
1.1.2.1.2.1.5.1. Bernarda Ferreira ca 1814
1.1.2.1.2.1.5.2. Maria Ferreira 1820
1.1.2.1.2.1.5.3. Ana Ferreira ca 1826
1.1.2.1.2.1.6. António Pedroso & Ana Joaquina Henriques
1.1.2.1.2.1.6.1. António Pedroso
1.1.2.1.2.1.6.2. Felicidade Pedroso
1.1.2.1.2.1.6.3. Emília Pedroso
1.1.2.1.2.1.6.4. Justina Pedroso
1.1.2.1.2.1.6.5. Teresa Pedroso
1.1.2.1.2.1.6.6. Ana Pedroso
1.1.2.1.2.1.7. João Pedroso & Maria de Jesus
1.1.2.1.2.1.7.1. Libânia Pedroso
1.1.2.1.2.1.7.2. Amália Pedroso
1.1.2.1.2.1.8. Caetano José Pedroso 1800
1.1.2.1.2.1.9. Caetana Pedroso 1801
1.1.2.2. António Pedroso 1672 & Maria Antónia Antunes Pereira
1.1.2.2.1. José Antunes Pedroso † & Maria Simões
1.1.2.2.1.1. Teotónio José Pedroso & Josefa Pereira d' Almeida
1.1.2.2.1.1.1. Joaquim José Pedroso de Almeida e Lima, Padre
1.1.2.2.1.1.2. José Pedroso de Lima
1.1.2.2.1.1.3. António José Pedroso de Lima &1796 Victória Maria Henriques Seco 1776
1.1.2.2.1.1.3.1. Maria de Jesus Pedroso de Lima 1804-1879
1.1.2.2.1.1.3.2. José Pedroso de Lima
1.1.2.2.1.1.3.3. Luísa de Jesus Pedroso de Lima
1.1.2.2.1.1.3.4. Joaquim Pedroso de Lima
1.1.2.2.1.1.3.5. Bernardo Pedroso de Lima
1.1.2.3. Ana Pedroso 1675

Agora basta ir recuando os seus e ver se entroncam em algum destes ramos. Os assentos paroquiais da zona já estão disponíveis em linha pelo que a tarefa é mais fácil ( ver http://www.etombo.com/concelho/vilanovadepoiares.html ).

Boas pesquisas !

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#288975 | Tea_4_2 | 11 out 2011 23:23 | Em resposta a: #88131

Caros confrades desçendo em linha directa de um José Pedroso (Lima) casado em 1ªs nupcias com Joaquina Maria das Levegadas de Serpins casando 2ª vez com Maria Joana de Vale Madeiros Serpins (com dispensa de 3º e 4º g) em 30 Ago 1838, filho de António Pedroso (Lima?) e de Vitória Maria da Vendinha S. Miguel de Poiares.

Agradecia informações sobre este ramo da familia caso mas saibam fornecer

Desde já grato

Anselmo Matos Junior

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#289191 | jliberato | 14 out 2011 17:43 | Em resposta a: #288975

Caro Anselmo Matos Junior,
Eu não tenho informação mas talvez alguns dos nossos confrades tenha.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#290273 | Rute Mesquita | 31 out 2011 22:09 | Em resposta a: #31674

Ex.mo Sr. Pedro de Lima,
descobri hoje este tópico e, não resisti, em partilhar a história do meu avó materno, com a esperança de que ela (a história), não seja de todo estranha para si, ou alguém da família Pedroso de Lima, que leia este tópico.

O meu avô materno nasceu em Lisboa no Hospital Real de São José no dia 25.Nov.1907. Na sua certidão de nascimento refere que é filho de pai incógnito e sua mãe Ricarda de Jesus.

Quando a minha mãe (sua filha) já era adulta o meu avó contou-lhe que a mãe dele morreu muito nova e que o pai o veio buscar para Coimbra para viver com ele e com a sua actual mulher. O meu avó, deu-se muito mal com a madrasta e fugiu de casa, o meu avó não especificou mas penso que era ainda criança porque ele não sabia a sua idade. Anos mais tarde, quis alistar-se no exército e teve que fazer o Bilhete de Identidade no qual, pediu, para lhe colocarem o nome do pai : Joaquim Pedroso Lima.
O meu avó contou ainda que durante anos trocou correspondência com uma tia (penso que irmã do seu pai), mas que ela já tinha falecido.
Não avançou com mais detalhes e pediu a filha para não lhe perguntar mais nada pois era um assunto muito penoso para ele. Como ele faleceu antes de eu nascer não sei mais pormenores...

Obrigada, desde já, pela atenção dispensada à minha mensagem!
Atenciosamente,
Rute Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#290274 | Rute Mesquita | 31 out 2011 22:12 | Em resposta a: #290273

Esqueci de referir que o nome do meu avô : José Pedroso Lima.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#291770 | ppl | 24 nov 2011 12:12 | Em resposta a: #290274

Cara Rute Mesquita,

Chamo-me Luís, e escrevo-lhe a pedido do meu Tio Pedro Pedroso de Lima, que me alertou para o seu e-mail.
Li com atenção o seu e-mail e a dúvida que lá coloca ao meu Tio, mas confesso, sinceramente, que os elementos que apresenta me parecem, infelizmente, muito escassos e vagos. Como certamente saberá, Coimbra é uma cidade onde a família Pedroso de Lima marca presença há já vários séculos, e Joaquim é, precisamente, um dos nomes mais comummente utilizados pelos Pedroso de Lima. Por isso, pergunto-lhe se não dispõe de mais nenhuma informação, designadamente:

a) ano (aproximado) em que o seu avô veio par Coimbra;

b) zona da cidade onde residiu com o progenitor.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#317085 | Agusto1946 | 12 nov 2012 03:10 | Em resposta a: #31674

Saludos Pedro Pedroso De Lima, mi abuelo paterno era Domingo Pedroso De
lima Junior, nacido en Coimbra aproximadamente en 1850, emigro a Brasil, Manaos y luego a Peru , departamento de Loreto. A orillas del río ucayaly, era navegante y comerciante , falleció por 1940. Estoy buscando información sobre sus antepasados y sobre su hermana que permaneció en Coimbra y los hijos de ella. También la posibilidad de conseguir datos o su acta o certificado de nacimiento. Agradeceré la información que puedan enviarme. Tengo entendido que Pedro Pedroso de Lima es un estudioso de la familia Pedroso De Lima. Muchas gracias anticipadamente. Gloria Marina Lima Davila
















A




A

A
A

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#317110 | ppl | 12 nov 2012 14:43 | Em resposta a: #317085

Boa tarde Gloria, já pedi ao meu sobrinho Luis Cabral de Oliveira para averiguar o seu avô paterno. Reside no Peru? Melhores cumprimentos. Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#317142 | Agusto1946 | 12 nov 2012 19:50 | Em resposta a: #317110

Buenos días Pedro Pedroso de Lima, yo actualmente resido en México distrito federal la capital de México, nací en Lima , pero crecí hasta la adolescencia en Pucallpa ciudad también a orillas del río ucayaly, a 12 horas por río de Iparia , zona donde radico mi abuela paterna Rosario tuesta Vasquez, hija de españoles. Ella con su primer esposo desarrollaron la hacienda el Rosario , a fines del siglo diecinueve, en tierra de indios Shipibos y campas , que fueron sometidos para mano de obra y servidumbre, para explotación del caucho, algodón, lavaderos de oro u extracción de maderas.
Después de quedar viuda, caso con mi abuelo Domingo Pedroso De Lima Junior, el también era viudo de una señora de apellido Cohen, quien se ahogo en el río Amazonas. Mi abuelo navegaba y comerciaba por el río amazonas , ucayaly y urubamba, con su suegro Cohen, por esta razón conoció a mi abuela, no los conocí , fallecieron años antes que yo naciera.

con mi abuela tuvo cuatro hijos Domingo, Rosario, César y Carlos Lima Tuesta . Soy hija de César y Venencia Davila Rengifo , todos ya fallecidos. El distrito de Iparia,se formo con terrenos de la de la hacienda Rosario, por donacion en 1963,actualmente pertenece a la provincia de Iparia, es su capitaly pertenece al departamento de Ucayaly, en la Amazonía Peruana. Muchas gracias Pedro, tengo esperanzas de ubicar a los descendientes de su hermana y saber los orígenes de mi abuelo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#317144 | ppl | 12 nov 2012 20:09 | Em resposta a: #317142

Obrigado pelas suas informações, se quiser contacte-me para o meu email ppdelima arroba sapo ponto pt, para podermos trocar impressões sobre os nossos antepassados. Pedro P. Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso de Lima

#317250 | ppl | 14 nov 2012 22:20 | Em resposta a: #317142

Boa noite, se tiver mais elementos sobre o seu avô (freguesia de nascimento, data, etc.) será mais fácil descobrir as ligações familiares dele. Cumprimentos. P. Lima

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#348169 | Ana Dinis | 12 jul 2014 12:46 | Em resposta a: #31674

Boa tarde.
Chamo-me Ana Dinis e tenho andado à procura de dados sobre um Luís Pedroso Lima que frequentou o Liceu José Falcão em Coimbra nos anos 75/76 (??). Encontrei este fórum e gostaria de saber se alguém me poderia ajudar.

Cumprimentos
Ana Dinis

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#348184 | amdarg | 12 jul 2014 23:07 | Em resposta a: #31674

Será João Luis PL que presentemente é Prof de Eng Civil na UC?

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#348374 | Ana Dinis | 17 jul 2014 11:41 | Em resposta a: #348184

Penso que não. Também vi algumas informações sobre essa pessoa mas pela fotografia não parece ser.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#365294 | Lplima | 21 jan 2016 16:32 | Em resposta a: #348169

O meu nome é Luis Pedroso de Lima e andei no D Duarte por essa altura 71/73

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#378842 | Pedroso de Lima | 19 mar 2017 11:37 | Em resposta a: #37451

Bom dia
Me chamo Luciano Pedroso de Lima,sou de Sao Paulo, Brasil, gostaria de conhecer um pouco mais sobre minhas origens, poderia me ajudar?
Tem algum contato via internet, whatzap, etc

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#406927 | Evalindinha | 29 ago 2018 22:08 | Em resposta a: #31674

Procuro a familia de Albano Pedroso, filho de Joaquim Pedroso e Maria de Carvalho.
Casado com Maria da Encarnacao, filhos Manoel, Maria Augusta, José, Antonio Pedro e Maria Amelia.
Nascido em Vila Nova Poiares , Coimbra.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#406929 | mariasamei | 29 ago 2018 22:26 | Em resposta a: #406927

Pode indicar datas ?

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#406938 | Evalindinha | 29 ago 2018 23:45 | Em resposta a: #406929

Olha, eu sei que a minha tia mais nova a Maria Amelia teria hj 90 ano!
Quando meu avô faleceu em 1947 Meus tios e tias na epoca tinham O Manoel teria 31 , a Maria Augusta 29 , Antonio Pedro 27, Jose 25 , Maria Amelia 19 e meu pai Anselmo 3 anos.
Mais uma vez reinforcando, familia Pedroso de Poiares.
Bisavós Maria de Carvalho e Joaquim Pedroso
Avô Albano Pedroso que foi casado com Maria da Encarnacao (nao eh a minha avó, pois meu avô foi pro Brasil e la conheceu minha avó Odalia Siqueira)
Filhos
Manoel
Maria Augusta
Antonio Pedro
José
Maria Amalia
Acredito que todos sejam de seu primeiro casamento com dona Maria da Encarnacao

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#406939 | Evalindinha | 29 ago 2018 23:46 | Em resposta a: #406929

Correcao, nao eh Maria Amelia e sim Amalia

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#416486 | João M P Ribeiro | 22 jul 2019 23:04 | Em resposta a: #31674

Boa noite a todos.

Procuro informações sobre o meu bisavô, António Pedroso de Lima, natural de casal de ermio mas que cedo veio viver para Melgaço no distrito de Viana do Castelo. Se alguém tiver informações de parentes ou de documentos sobre a sua ascendência ficarei muito agradecido.

Com os melhores cumprimentos,
João Ribeiro

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#418178 | tfp | 21 set 2019 20:11 | Em resposta a: #406938

Será este:

https://www.dropbox.com/s/pjz17658sw799lq/POI03-002-0042_m0007.jpg?dl=0

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#430485 | tfp | 17 jan 2021 16:15 | Em resposta a: #406938

Albano Pedroso, nasceu a 16.12.1891 no Pereiro d'Além, freguesia de Santo André de Poiares, era filho de Joaquim Pedroso e de Maria de Carvalho, neto paterno de Manuel Pedroso (Pereiro D'Além) e Ana Pedroso (Casa Nova), e materno de Francisco Ferreira e Joaquina Carvalho.

Espero que ajude.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#441130 | LFPL | 24 mai 2022 21:11 | Em resposta a: #31674

Olá caros companheiros -

Me chamo Luiz Fernando Pedroso de Lima, nascido no Rio de Janeiro, Brasil.

Sou neto de Antonino Pedroso de Lima e Lavina Lemos de Lima (Lavina Barboza Viana Lemos).
Meu o avô paterno nasceu em na freguesia de São Miguel no conselho de Piores, Coimbra, Portugal

Data de nascimento: 9 de Maio de 1883
Data de óbito: 6 de Janeiro 1954 causa do falecimento: "reticulo sarcoma inter grosso"
Filiação: Antonino Pedroso de Lima e Maria da Gloria Lima

Meu avô emigrou para o Brasil em Outubro de 1905 aos 22 anos. Nessa ocasião ele já era viúvo de Izaura S Lima

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#441140 | LFPL | 25 mai 2022 16:05 | Em resposta a: #441130

...Continuação


Estou a procura dos meus familiares/parentes em vivos em Portugal. Resido nos Estados Unidos desde 1990, sou filho único do Amely Pedroso de Lima e também só tive um único filho por essas razões desejo encontrar e estabelecer vínculos para que os nossos filhos tenham acesso às suas hereditariedades. Estaremos no Porto de junho 3 a 11 e em Lisboa de junho 11 a 17 caso haja possibilidades de contatos mutuos.

Agradeço desde já,

Luiz

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443245 | flaviolima79 | 19 set 2022 19:03 | Em resposta a: #32544

Caro Pedro P. Lima minha visavo paterna se chamava elvira pedroso lima morava em casal de ermio sera ke me pudia ajudar em descobrir mais sobre ela e meu visavo marido dela?

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443248 | Jorge Resende | 19 set 2022 19:46 | Em resposta a: #31674

tEM IDEIA DE QUAL A DATA EM QUE NASCERAM OS SEUS BISAVÓS????

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443249 | Jorge Resende | 19 set 2022 20:12 | Em resposta a: #31674

LUIS PEDROSO LIMA,

SIM, SEUS ANTEPASSADOS ERAM ANTÓNINO, LI ANTÓNIO, DESCULPE O LAPSO.
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=42090&FileID=706615
ERAM DE VILA NOVA DE POIARES, DISTRITO DE COIMBRA, SENDO MARIA DA GLÓRIA, NATURAL DE SANTO ANDRE DE POIARES.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443250 | Jorge Resende | 19 set 2022 21:03 | Em resposta a: #31674

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43908&FileID=391066

ATT LUIS PEREIRA DE LIMA

CASAMENTO DOS PAIS DE ANTONINO,
ANTONINO PEREIRA LIMA E MARIA DA GLÓRIA

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443252 | Jorge Resende | 19 set 2022 21:20 | Em resposta a: #31674

ATT LUIS PEREIA LIMA

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=42067&FileID=422364
IMAGEM 84
BATISMO DO PAI DE aNTONINO,
ANTONINO PEREIRA DE LIMA, FILHO DE MANUEL PEREIRA LIMA E LUIS JOAQUINA DA PIEDADE
1º ASSENTO PÁGINA DA ESQUERDA

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443253 | Jorge Resende | 19 set 2022 21:35 | Em resposta a: #31674

ATT LUIS P LIMA

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43848&FileID=389932
PÁGINA DA DIREITA, 2º ASSENTO DE BATISMO, DE MARIA DA GLÓRIA, FILHA DE ANTÓNIO CARVALHO E ROSA EMÍLIA.
FOI A MÃE DE ANTONINO

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#443255 | Jorge Resende | 20 set 2022 11:04 | Em resposta a: #31674

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43945&FileID=705974
assento de casamento de um irmão de antonino, caetano

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#452528 | susmig | 18 fev 2024 17:30 | Em resposta a: #31674

Boa tarde

O meu bisavô era José Maria Secco Ferreira nascido em 1886 em Poiares e casado com Maria Antonina Monteiro Serra.
Não tinha informação nenhuma a não ser o nome dos meus avós Aurélio Guilherme Serra Ferreira e Maria Natália Baptista Annes Serra Ferreira de Évora.
Há alguns meses tenho dedicado o meu tempo livre a esta tarefa de refazer a árvore da família.
Tenho verificado os livros disponíveis nos Registos Distritais e na Torre do Tombo e até nos cemitérios. No entanto, desconheço as ramificações que são mais recentes, pelo que se me puderem ajudar agradeço.
A minha árvore está disponível no Myheritage.

https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-86688994/candido-ferreira

Obrigada

Susana Ferreira

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#452544 | tfp | 19 fev 2024 10:45 | Em resposta a: #452528

Olá Susana,

Tenho alguns dados destas familias. O que pretende saber?

Pode contactar-me por aqui: https://www.myheritage.com.pt/member-762046671_468230901/member

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

Família Pedroso de Lima

#452547 | susmig | 19 fev 2024 19:08 | Em resposta a: #452544

Os meus trisavós eram Bento Rodrigues Serra e Maria Adelaide Monteiro.
Os pais eram respetivamente António Augusto Rodrigues Serra e Antónia Maria e Bernardo António Monteiro e Maria Delphina. Desta parte ainda não consegui mais informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 23:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen