Familia: Araújo e Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia: Araújo e Sousa

#3177 | artur41 | 04 abr 2001 06:42

Gostaria de saber a opinião, do Genea Portugal e de meus prezados colegas de Fórum, a respeito da origem dos Araújo e Sousa. Tenho fundadas dúvidas que poderão ser aclaradas.
Pela leitura de uma cópia feita, por meu falecido pai, de uma carta de brasão de 2/12/1779 : redigida por Bernardo Jo sé Agostinho de Campos (escrivão da nobreza e cavaleiro da Ordem de Santiago de Espada); mandada fazer pelo, na altura,
Principe regente D.João. Fiquei a saber que tinha sido conc edida, como merçê, a meu antepassado José António Pereira
d'Araújo e Sousa; filho de Lázaro Moreira Landeiro Camisão
(Capitão-mor de Fermedo) e de D.Francisca Xavier d'Araújo e
Sousa.
A referida carta de brasão pode ser consultada, nomeadamen
te no Arquivo Nacional da Torre do Tombo: no livro nº 6 do
registo dos « BRAZÕES d'armas de nobresa e fidalguia d'est
es reinos e suas conquistas », a fls. 108 verso.
Ela, não é no entanto esclarecedora no que diz respeito ao segundo casamento de Paio Rodrigues d'Araújo (aquele que fo i Guarda-Mor do Infante D.Henrique). Isto porque coloca dua s irmãs como possiveis consortes: D.Violante de Sousa ou sua irmã D.Aldonça, ambas filhas de D.Lopo Dias de Sousa?
Gostaria pois que me ajudassem nesta problemática.



Subscrevo-me atenciosamente,

ARTUR

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3185 | lumame00 | 04 abr 2001 19:55 | Em resposta a: #3177

Caro Artur

Envio-lhe os dados que possuo sobre

PAYO ROIZ DE ARAÚJO (O CAVALEIRO, SR.DA CASA E SENHORIOS QUE FORAM E SEUS PAIS E AVÓS, CAPITÃO DA GUARDA DO SEU CONCELHO NO TEMPO DE D.JOÃO I, COM SEUS FILHOS FEZ O ESCALAMENTO DE TUY EM 1415, ARMADO CAVALEIRO EM CEUTA POR D.JOÃO I, GUARDA MOR DO INFANTE D.HENRIQUE, COM QUEM ESTEVE NO CERCO DE TANGER EM 1437, D.DUARTE CONFIRMOU-LHE AS MERCÊS EM SANTARÉM A 26/11/1436, ALCAIDE MOR DE CASTELO RODRIGO, MERCÊ DOS DIREITOS REAIS EM MONÇÃO E TODOS OS SEUS REGUENGOS, PORTIGUEIRO MOR DE CELLA NOVA NA GALIZA, SR DA VILA DE ARAÚJO E COUTOS DE LOBIOS, GONDIVE, MEGIDE E VAL DE POLDROS, SANTA CRUZ E SOUTELO NA GALIZA E DO CONCELHO DE LINDOZO, SR.DAS TERRAS DE S.FINS E PANOYAS, RIO CALDO, VILAR DAS BACAS, SIDRAIS E CAZAL DAS DONAS, COMENDADOR DE PADERNE E RIO FRIO

Casou com LEONOR PEREIRA DE BARBUDO (PEREIRA, BARBUDO, PERES, NOBREGA)

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3189 | Vasco Jácome | 04 abr 2001 23:26 | Em resposta a: #3177

Caro Artur

É curioso como é que uma Carta d’Armas dessa época, que normalmente só referem até aos avós do armigerado, leva a genealogia até ao séc. XV (se bem entendi).
Felgueiras Gayo no seu ttº de Araújos §2 N20 fala de um Payo Roiz de Araújo casado uma única vez com uma D. Aldonsa de Sousa, filha de Pedro Gomes de Abreu, Sr. de Regalados e sua m.er D. Aldonsa de Sousa, filha de D. Lopo Dias de Sousa.
No mesmo ttº, §53 N20, fala do seu irmão Álvaro Roiz de Araújo, que foi Capitão da Guarda do Infante D. Henrique, comendador de Rio Frio, etc que terá tido 22 filhos de 4 mulheres (!). Só gerações mais tarde é que se cruzaram com Sousas.
A qual deste Araújos (ambos filhos de Payo Roiz de Araújo e D. Leonor Pereira de Barbudo) se refere?
Existe uma D. Violante de Sousa, filha de D. Lopo Dias de Sousa, mas casada com Rui Vaz Ribeiro de Vasconcelos, Sr. de Figueiró, Pedrógão, etc (ttº de Sousas, §4 N18).

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3193 | artur41 | 05 abr 2001 05:30 | Em resposta a: #3189

Caro Vasco

Muito obrigado pela sua resposta.
Escusado será dizer que, estando eluci
dado me refiro ao Payo Roiz d'Araújo
casado com D.Aldonça de Sousa, filha de Pedro Gomes de Abreu e de D.Aldonça
de Sousa, filha de D.Lopo Dias de Sou
sa.
Agora, o documento, a que eu fiz menç ão existe; subsistindo é nele incôngru
encias.

Com toda a consideração,
ARTUR

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3194 | artur41 | 05 abr 2001 07:30 | Em resposta a: #3185

CARO LUIS

Obrigado.

Cumprimentos,
ARTUR

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3195 | LCM | 05 abr 2001 10:15 | Em resposta a: #3177

Caro Artur

Não sei se tem conhecimento que desta família descende o poeta Fernando Pessoa. Sobra a sua genealogia publicaram-se dois livros:

"Fernando Pessoa supra-Camões, Brasões e gerações de avós" de João de Sousa da Câmara, e
"Raizes de Fernando Pessoa em Terra de Santa Maria" de Maria Lucilia Lencart.

Em ambos os livros é abordada a ascendência do poeta por este costado.
Se já conhecia esta bibliografia peço desculpa.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3207 | artur41 | 05 abr 2001 20:46 | Em resposta a: #3195

Caro Lourenço

Sabia que Fernando d'Araújo Pessoa era
parente de meu bisavô Lázaro Pereira
d'Araújo Camisão. Meu pai já mo tinha
dito.
Também é do meu conhecimento, o facto
do brasão de seu trisavô José António
Pereira d'Araújo Pessoa, se encontrar
impresso num livro existente na sua
Casa-Museu.
Relativamente aos livros que abordam
a ascendência do poeta, desconhecia
que tinham sido publicados.

Com toda a consideração,

ARTUR CAMISÃO SOARES

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#3217 | artur41 | 06 abr 2001 02:56 | Em resposta a: #3195

Caros membros do Fórum

Tenho que me penitenciar por um erro
cometido por mim, relativamente a um
trisavô de Fernando d'Araújo Pessoa:
em vez de José António Pereira d'Ara
újo Pessoa; leia-se José António
Pereira d'Araújo e Sousa.
Por mais incrivel, que vos possa pare cer, só dei pelo erro horas mais tar
de. Às vezes o cansaço trai-nos.
Em abono da verdade, fica assim corri
gido o dislate cometido na minha últi
ma mensagem.
As minhas desculpas.

Cordialmente,

ARTUR CAMISÃO SOARES

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#16685 | artur41 | 04 fev 2002 22:15 | Em resposta a: #3195

Caro Lourenço


Volto à problemática dos Araújo e Sousa, com vista a tentar resolver um conflito de Fontes. Como sabe, pelo FPSC, os Araújo e Sousa, meus antepassados, provêm dum casamento de Payo Rodrigues de Araújo, Alcaide mor do Castelo de Lindoso, Senhor do Castelo de Lindoso e Castro Laboreiro com Dona Violante de Sousa, filha de D.Lopo Dias de Sousa, Mestre da Ordem de Cristo, como se comprova das repetidas atestações; na Carta de Sentença Civel de Justificação de Nobreza concedida a Roque Landeiro Pereira de Sousa, por merçê da Rainha D.Maria II, o casamento é referido.
Na obra ímpar de Maria Adelaide Pereira de Moraes, " Velhas Casas de Guimarães; volume II; organigrama respeitante à varonia, morgadios e vínculos do Marquês de Lindoso ", só é referido o casamento de Payo Rodrgues de Araújo com D.Leonor Pereira de Barbudo. Escusado será também dizer que Felgueiras Gayo, também o não refere.
Meu caro, tem opinião formada sobre o assunto?


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: Araújo e Sousa

#17238 | artur41 | 14 fev 2002 23:27 | Em resposta a: #16685

Caros colegas


No organigrama referido, surgem no costado referente aos Alcaides-Mores e Senhores de Lindoso, Senhores de Britelo, os seguintes antepassados:


1) Álvaro Roiz Daca, Senhor de Dobios e mais terras na Galiza cc Comêndola Gonçalves

2) Vasco Roiz de Araújo, o primeiro que usou o apelido de Araújo por ser Senhor de Araújo na Galiza, cc D.Brites de Mello e Castro

3) Vasco Roiz de Araújo, Capitão da guarda d'El Rei D.Dinis e Fronteiro-Mor da Galiza (antes de passar a Portugal), cc D.Brites Velho

4) Pedro Anes de Araújoj, que seguiu o partido de Portugal, com D.Fernando, por morte de D.Pedro O Cruel, de Castela, cc D.Joana Veloso

5) Gonçalo Roiz de Araújo cc D.Maria Ribeiro

6) Pedro Anes de Araújo cc D.Leonor Gonçalves de Pedrosa

7) Payo Anes de Araújo, que foi armado cavaleiro em Ceuta por D.João I, Embaixador a Castela, cc D.Leonor Pereira de Barbudo


( Continua )


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen