Familia Froes - Santarém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Froes - Santarém

#3186 | lumame00 | 04 abr 2001 20:25

Alguém me pode ajudar sobre a genealogia da familia Froes de Santarém ?

Agradeço antecipadamente a ajuda que me possam dar

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3218 | jaf | 06 abr 2001 03:52 | Em resposta a: #3186

Não sei se ajuda, mas o códice nº341 da Colecção Pombalina da BN - genealogias recolhidas por Diogo Rangel de Macedo - trata dos Froes de Santarém.

jaf

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3236 | lumame00 | 06 abr 2001 19:32 | Em resposta a: #3218

Caro JAF

Agradeço a sua dica que irei explorar

Cumprimentos

LM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3242 | jaf | 06 abr 2001 23:36 | Em resposta a: #3236

Caro Luís Melo

Além dos "Froes de Santarém" indicados, tenho também cópia de dois "títulos de Froes": um do Nobiliário de Bernardo Pimenta do Avelar e outro do de Diogo Rangel de Macedo. Nunca li com atenção estas cópias manuscritas, mas, se precisar de alguma informação específica, diga.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3261 | lumame00 | 07 abr 2001 15:32 | Em resposta a: #3242

Caro João Amaral Frazão

Agradeço a sua disponibilidade

Os dados mais antigos que possuo referem-se a

GASPAR FROES (VIVEU E CASOU EM SANTARÉM POR VOLTA DE 1540, IRMÃO DE GRIMANEZA FROES, CASADA COM O DR.PEDRO VAZ DE CASTELLO BRANCO, CHANCELER MOR DO REINO, casou com
CATARINA DE LEMOS (filha de SEBASTIÃO ROIZ DE LEMOS e LEONOR GARCIA

Este Gaspar Froes era filho de ANTÓNIO FROES DE FIGUEIREDO (VIVEU E CASOU EM SANTARÉM) que casou com FILIPA REIMÃO DE MAGALHÃES

Se me puder ajudar mais para trás agradeço-lhe

Cumprimentos,

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3280 | jaf | 08 abr 2001 01:26 | Em resposta a: #3261

Caro Luís Melo

Os "Froes de Santarém" começam exactamente em Gaspar Froes, mas qualquer das outras 2 referêncas dão a ascendência deste Gaspar. Talvez o melhor fosse passar-lhe isto em fotocópia.Se preferir, pode escrever-me para: amaralfrazao@ip.pt.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Aqui vai um aperitivo tirado do Diogo Rangel, com meia dúzia de dados apenas.


I- João Frojas (não começo mais atrás porque estou com dúvidas na leirura)

II-João Anes Frojas viveu em Torres Vedras onde faleceu moço. Cc …

III-Gonçalo Anes Frojas


IV-Gonçalo Gonçalves Frojas cc Leonor Vasques que estava já viúva em 6 de Novembro de 1403


V-Garcia Gonçalves Froes, sucedeu a seu pai na administração de capela de D.Gracia. Cc …… a qual ficou pejada de tres meses.

VI-João Froes criou.-se em casa do conde de Monsanto etc. […] Tinha muitas fazendas no limite do lugar de Santa Eyria e alli comprou várias terras e olivaes, especialmente o da Merla, que comprou a 25 de Fevereiro de 1478 a Catarina Annes mulher veuva cc Isabel Rodrigues

VII- Garcia Froes cc (Santarém)…

VIII- Gaspar Froes, CFCR, cc (Pernes, termo de Alcanede) Catarina de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3887 | António Forjó | 08 mai 2001 23:49 | Em resposta a: #3186

Luís

Estive a pesquisar os Registos Paroquiais de Santarém e encontrei o casamento de Luís António da Silva Frois com Candida Balbina em 12 de Agosto de 1816, na freguesia de Marvila;
ele filho do Doutor Luís António da Silva Frois e D.Ana Quitéria do Carmo, natural e baptizado na freguesia de Sta. Maria da vila de Torres Novas.
(Livro C1, cx. 688, flº33,Registos Paroquiais de Marvila, Santarém. Torre do Tombo)
Cumprimentos :-)

António

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#3956 | lumame00 | 10 mai 2001 20:31 | Em resposta a: #3887

Caro António

Fico-lhe muito agradecido pela sua informação, a qual não possuia e vou incluir no meu ficheiro.

Entretanto consegui obter informação mais antiga, a qual vou tentar agora cruzar com a que me enviou.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13104 | _fRoEs_ | 17 nov 2001 15:50 | Em resposta a: #3242

Meu caro João Amaral Frazão,

Apesar deste tópico já ter alguns meses, peço-lhe se não lhe causar incomodo, que me envie para o meu e-mail os títulos de Froes que fala nesta mensagem.
Já agora sabe alguma coisa dos Froes de Alfeizerão?

Aqui fica o meu e-mail:

far0linh0_away@hotmail

Obrigado
Cumprimentos
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13110 | jorge a soirefmann | 17 nov 2001 18:14 | Em resposta a: #3956

Disponho de algumas anotações genealógicas referentes a um Gaspar Froes da Silva, que teve descendentes no Brasil. Esse Gaspar, n. 24/1/1789 - Local?, f. 18/10/1844, era filho de José Froes da Silva, natural de Covilhã, Portugal e de sua segunda esposa, Rosa Jacinta ? . Será que há algum vínculo com esses Froes de Santarém?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13123 | ant_perestrelo | 17 nov 2001 21:52 | Em resposta a: #3186

Caro Luís Melo,

Não tenho informacões sobre Froes de Santarém mas "apanhei" uns Froes em Bucelas antes de 1600 que depois dão origem a Froes Perestrelo. Vi nos sumários matrimoniais(1635) Baltazar Froes Perestrelo natural de Bucelas, filho de Baltazar Teixeira de Magalhaes e Joana Froes Perestrelo. No ALÃO DE Morais aparecem Frois Perestrelo no titulo Serrão Perestrelo mas não os entronco com estes provávelmente porque não seguiu este ramo. Tem alguma informação sobre esta família ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13130 | jaf | 18 nov 2001 00:40 | Em resposta a: #13104

Caro Luís Froes

Enviar fotocópias para um endereço electrónico não me é possível.
Todavia, se me der um endereço postal e não tiver excessiva
pressa, terei todo o gosto em enviar-lhas. Dos Froes de Alfeizerão,
lamento, mas nada sei.


Cumprimentos,

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13211 | luismelo | 19 nov 2001 19:19 | Em resposta a: #13123

Caros Jorge Soirefmann e Ant. Perestrelo,

Depois de uma busca aos poucos elementos de que disponho sobre Froes não consegui encontrar referências aos nomes que indicam.

Caso consigam disponibilizar dados de ascendência talvez possa entroncar nalgun dos ramos sobre os quais tenho informação.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13221 | Cau Barata | 19 nov 2001 21:59 | Em resposta a: #3280

Rio de Janeiro, 19.11.2001

Caros pesquisadores,

Possívelmente, acredito eu, já sabem, no entanto, não custa registrar que parte da descendência deste Gaspar Froes, casado com Catarina de Lemos, que esbarra na Família Barata, está traçada em Felgueiras Gayo, título Lemos, Tomo XVI (da nova edição), § 32, N.1

Meus cumprimentos

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13232 | ant_perestrelo | 20 nov 2001 00:41 | Em resposta a: #13211

Caro Luís Melo,

Como já lhe referi encontrei no título Serrão Perestrelo, no Alão de Morais o seguinte:

Leonardo Froes, tesoureiro, Provedor da Alfandega de Lisboa e tesoureiro mor do Reino casado com Angela Perestrelo, filha de Isabel Serrão (Perestrelo) e de Diogo Lopes de Carvalho que morreu na batalha de Alcácer Quibir. Tiveram:

1.Roque Froes
1. D. Isabel Perestrelo casada com Fernão de Barros, filho de Jorge de Barros, Sr. do morgado de S. Iria. Viveu na Quinta do Monte Redondo em Torres Vedras.

Alão de Morais não continua esta genalogia. Depois por acaso encontro Froes Perestrelo em Bucelas. Passo a transcrever:


FROIS PERESTRELOS(Bucelas)
Baltazar Teixeira de Magalhães, cavaleiro fidalgo, casou com Joana Frois Perestrelo e tiveram:
1.Gaspar de Magalhães Perestrelo nasceu em Bucelas em 23 de Outubro de 1594 freguesia de N. S. Purificação.Casou com Bernardina de Oliveira e tiveram:
2.Constantino de Magalhães Perestrelo natural de Bucelas com 30 anos em 1666(SM MÇ1 1666)Era morador nas Mercês em Lisboa e casou com Teresa Maria Barbosa natural da freguesia do Loreto e moradora nas Mercês, filha do Capitão Pascoal Barbosa e de Simoa Pereira.
1.Baltazar baptizado em 10 de Dezembro 1595. Padrinho Lopo Fernandes
1.D. Violante baptizada em 6 de Abril de 1597. Padrinho:Baltazar Teixeira (Prior)e madrinha D. Isabel.
1.Isabel baptizada em 29 de Fevereiro de 1600.Padrinhos Ambrósio de Pina e Isabel Dias.
1.Belchior Frois Perestrelo baptizado em 25 de Março de 1606.Padrinhos João de Pina e Ana Azevedo sua irmã.(segue em baixo)
1.António baptizado em 8 de Setembro de 1608.Padrinhos Padre Francisco da Fonseca e Isabel Dias.
Belchior Frois Perestrelo casou em 1635 com D. Antónia de Almeida natural de Via Longa, filha de Luís Coelho e de Juliana de Almeida e tiveram:
2.Maria baptizada 16 de Agosto 1634 em Vialonga.Padrinho:Alvaro Correia e Maria
2.Baltazar baptizado em Vialonga em 21 de Novembro de 1635.
2.Juliana baptizada em Vialonga em 18 de Fevereiro de 1637.Padrinho capitão André Teixeira de Mendonça.
2.António baptizado em Vialonga em 31 de Outubro de 1638. Padrinho Pedro Leitão Tinoco.
2.Joana baptizada em Vialonga em 10 de Julho de 1640. Padrinho Francisco Correia da Silva.
2.Francisco baptizado em Vialonga em21 de Outubro de 1641. Padrinho Francisco de Seabra.
2.Branca baptizada em Vialonga em 11 de Setembro de 1644. Padrinho Francisco de Barros e Vasconcelos

Frois Perestrelos-2
Sm. Mç2 1647Jerónimo Frois Perestrelo, filho de Roque Frois e Domingas Ferrão já defuntos com D. Ursula Maria filha de Paulo Nunes e Mariana Godinho já defuntos moradores no Loreto. Contraentes fregueses no Loreto
SM 1661 Mç2 Capitão Jorge de Sousa Mascarenhas, filho de João da Costa Cogominho e de D. Ana Manoel natural de Lisboa Freg. S. Vicente , com D. Ursila Maria, filha de Paulo Nunes e de D. Maria Freire Godinho, viúva de Jerónimo Frois Perestrelo que casou no Loreto há 14 anos e faleceu no Brasil em 19 de Maio de 1656 na vila do Espírito Santo desta cidade da Baia de Todos os Santos e deixou como herdeiro Universal seu primo Mateus Ferreira Vilas Boas(este sumário contém informações sobre a sua morte)

Foram estes os dados que consegui descobrir da ascendência desta família.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13285 | luismelo | 20 nov 2001 22:39 | Em resposta a: #13232

Caro António,

Aqui vão os (poucos) elementos que tenho sobre este ramo:

Leonardo Froes, filho de ??
teve Diogo Froes casado com Isabel Perestrelo
e Roque Froes, casdado com Domingas Ferroa

Este ultimo teve Jerónimo Froes Perestrelo que existia em 1646

Tenho ainda referência a Sebastião Froes Perestrelo que foi do Conselho de El Rei e casou com Soeira de Vasconcelos; tiveram:

a) Sebastião Perestrelo, escrivão da fazenda e casou com Luisa da Gama, filha de Fernão Gomes da Gama
b) Pe.António de Vasconcelos da Companhia de Jesus
c) Luisa de Vasconcelos

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13290 | ant_perestrelo | 21 nov 2001 01:12 | Em resposta a: #13285

Caro Luís Melo,

Obrigado pela sua resposta. Verifiquei que os seus dados não coincidem com os meus pois segundo Alão de Morais Leonardo Froes casa com Angela Perestrelo e não menciona, acho eu, nenhum Diogo Froes a casar com Isabel Perestrelo. No entanto vou conferir estes dados melhor poi posso estar enganado. Tenho também o casamento de Sebastião Perestrelo com D. Luísa da Gama , e não fazia ideia quem era visto o casamento não referir os pais dos contraentes. O casamento foi em Lisboa, freguesia do Sacramento em 21 de Junho de 1606.

Tenho especial interesse por este ramo Froes Perestrelo pois é possível que descenda dele , teoria apenas baseada em coincidência de nomes e apelidos (angela Perestrelo filha de Diogo Lopes de Carvalho e de Isabel Serrão), uma vez que descendo de uma senhora Angela Perestrelo, filha de Miguel Fernandes e Maria Antónia de Carvalho (casaram em 1623)em Lisboa.Este casamento também não refere pais nem naturalidades. Se tiver algo que me dê pistas agradeço.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#13406 | luismelo | 23 nov 2001 22:45 | Em resposta a: #13290

Caro António Perestrelo,

Infelizmente não tenho mais informação que lhe possa ser util quanto ás suas investigações.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#14123 | froes | 11 dez 2001 21:53 | Em resposta a: #3186

Gostaria de saber tudo sobre família froes, bem como de títulos e arvores genealogicas montadas. Me comprometo em fornecer dados sobre o que levantei da minha familia aqui no brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#14124 | froes | 11 dez 2001 21:54 | Em resposta a: #13221

Como faço para consultar ou ter este livro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#14137 | Cau Barata | 11 dez 2001 23:57 | Em resposta a: #14124

Caro Froes,

se entendi bem, queres saber onde encontrar o Felgeiras Gayo ???

Estou no Brasil, fica difícil lhe indicar onde adquirir, até mesmo porque não existe.

Quanto à Portugal, na Sala Bibliografia, há pelo menos três tópicos dedicados ao Felgueiras Gayo. Creio que seja interessante consultar naquela Sala. e por ali perguntar onde adquiri, em Portugal.

Meus cumprimentos,

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#22865 | froes | 13 jun 2002 23:14 | Em resposta a: #3186

gostaria de saber a genealogia da familia froes em portugal e sua origem na europa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#45222 | ant.perestrelo | 17 jul 2003 16:00 | Em resposta a: #13285

Caro Luís Melo,

A propósito dos Froes Perestrelo que me indicou nomeadamente Sebastião Perestrelo, filho de Sebastião Froes Perestrelo e de Soeira de Vasconcelos, encontrei um testamento de Sebastião Perestrelo de 1634, Fidalgo da Casa e Comendador da Ordem de Cristo, casado com D. Luísa da Gama, onde menciona o nome do pai Bartolomeu Froes de uma irmão D. Joana de Vasconcelos, do cunhado Fernão Gomes da Gama e de Joana Froes casada com Baltazar Teixeira de Bucelas não indicando parentesco com a dita Joana Froes. Não teve geração. Parece tratar-se do mesmo Sebastião mas não coincide o pai. Qual a fonte de onde tirou que este Sebastião era filho de Sebastião Froes Perestrelo e de Soeira de Vasconcelos?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#45398 | mfcr | 20 jul 2003 18:30 | Em resposta a: #22865

Caro Luis Froes

Ao fazer pesquisa no Concelho de Aldegallega do Ribatejo ( Actual cidade do Montijo ), no Arquivo Distrital de Setúbal, encontrei um casamento de Pedro Lopes com Maria Froes, em 7 de Maio de 1619 ( Cota 5912/2 - Livro misto, que vai de 2/8/1610 a 19/9/1639).

Se estiver interessado nos Froes, da Margem Sul, diga, assim no futuro quando aparecer mais eu informo-o.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#45985 | dedethfroes | 04 ago 2003 18:48 | Em resposta a: #3186

Meu nome é Bernadeth Garcia Froes Tavares, moro em Niterói, RJ, Brasil, e pesuiso meus ascendentes de nome Froes ( que sei com certeza que vieram dePortugal ) Sou filha de Zenith Fróes Garcia, neta de Orlinda da Silva Fróes e bisneta de Francisco Fróes de Abreu. Tenho ainda poucas informações a respeito de meus ascendentes e por esta razão, gostaria de solicitar a ajuda d pessoas tão experientes e que já estão tão a frente nas pesquisas.
Desde já agradeço e coloco-me ao dispor no que possa ser útil.
Cordialmente
Bernadeth Fróes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#46023 | AMFA | 07 ago 2003 11:09 | Em resposta a: #45985

Cara correspondente

Tenho estudado a fundo (cerca de 2500 páginas dactilografadas) a genealogia de portugueses que viveram e serviram na fortaleza de Mazagão, no norte de África, a sul de Casablanca, entre 1513 e 1769 - ano em que a praça foi abandonada pelos Portugueses. Com esse abandono, a maior parte dos cerca de 2000 habitantes - que eram maioritariamente nobres e se dedicavam à guerra - foi transferida para o Brasil, fundando então Vila Nova de Mazagão, perto da foz do Amazonas, hoje estado do Amapá.
Ora entre os transferidos, figura um Manuel Fróis de Abreu, cavaleiro-fidalgo da Casa Real, filho dum brilhante militar João Fróis de Brito, também cavaleiro-fidalgo e cavaleiro da Ordem de Cristo, e trineto por varonia de António Fróis de Brito, originário dos Fróis de Torres Novas - Santarém.
É possível que o seu bisavô Francisco Fróis de Abreu descendesse deste Manuel Fróis de Abreu. Sobretudo se fosse descendente de gente que habitasse a região de Belém do Pará, de S. José de Macapá ou de outro local da foz do Amazonas.
Diga-me se é esse o caso, pois, se for, disponho de dados genealógicos muito interessantes sobre esta sua ascendência, que terei o maior gosto em fornecer-lhe.
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#46026 | inacioricardo | 07 ago 2003 14:44 | Em resposta a: #46023

Caro Augusto
Muito interessante sua pesquisa sobre estes portugueses instalados em África. Você teria informações sobre os Mendonça Arrais de lá? Grato pela atenção
Inácio Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#46027 | inacioricardo | 07 ago 2003 14:48 | Em resposta a: #46023

Caro Augusto
Muito interessante sua pesquisa sobre estes portugueses instalados em África. Você teria informações sobre os Mendonça Arrais de lá? Grato pela atenção
Inácio Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#46050 | AMFA | 08 ago 2003 22:28 | Em resposta a: #46027

Caro Inácio Ricardo

Aqui vai uma lista dos mazaganistas que usaram o nome Arrais de Mendonça:

- José Vasques da Cunha de Mendonça Arrais, cavaleiro-fidalgo da Casa Real, nasceu em Mazagão, filho de Lourenço Arrais de Mendonça, cavaleiro-fidalgo da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo e de D. Catarina de Abreu

- Lourenço Arrais de Mendonça, cavaleiro-fidalgo da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo, nasceu em Mazagão, filho de Jorge do Rego de Brito, cavaleiro-fidalgo da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo e de D. Catarina Maria de Brito, casou com D. Catarina de Abreu (ou da Cunha )

- Lourenço Arrais de Mendonça, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, nasceu e morreu em Mazagão, filho de Jorge do Rego Beliago, cavaleiro professo na Ordem de Cristo e de D. Isabel do Couto, casou com D. Domingas Valente

- Lourenço Arrais de Mendonça, cavaleiro-fidalgo da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo, nasceu e morreu em Mazagão, filho de Lourenço Arrais de Mendonça, cavaleiro professo na Ordem de Cristo e de D. Domingas Valente, casou com D. Maria de Brito do Rego

- Lourenço Arrais de Mendonça, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, foi de Portugal servir em Mazagão, casou com Maria Botelha

- Lourenço Arrais de Mendonça Coutinho, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, nasceu e morreu em Mazagão, filho de Manuel de Azevedo Coutinho, fidalgo-cavaleiro da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo e de D. Domingas Valente, casou com D. Maria da Cunha

Entretanto sei também de Mendonças Arrais em Tânger, que eram aliás oriundos de Ceuta, ambas as praças portuguesas no norte de África. Se estiver interessado poderei enviar-lhe os apontamentos que possuo sobre eles.

Agradeço me diga se conhece Brasileiros oriundos do Pará ou de Amapá que tenham usado este nome, pois provavelmente serão dos de Mazagão e talvez tenha possibilidades de entroncá-los.

Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#46153 | inacioricardo | 15 ago 2003 12:47 | Em resposta a: #46050

Caro Augusto
Gostaria de agradecer as interessantes informações postadas aqui. Chama a atenção, inclusive, que vários deles não assinavam os sobrenomes paternos. Por que isto ocorreria?
Demorei a responder porque de domingo até ontem de noite estava sem acesso a internet.
Eu teria interesse sim, por favor, em receber notícias dos demais Mendonças Arrais residentes em África.
Quanto à vinda de alguns deles para o Brasil, lamentavelmente, tenho poucas informações. Há um especialista, Carlos Eduardo Barata, que no tópico Mendonça Arrais postou alguns dados.
Dos Mendonças Arrais no Brasil, houve a presença no século XVII no Rio de Janeiro e Pernambuco - Cristóvão de Mendonça Arrais, imediato de Domingos Jorge Velho na empreitada de destruição do quilombo de Palmares -, e no XVIII no Pará para onde também foi no final do XIX uma família Arrais de Castro
Se tiver dados destes Mendonças Arrais fora também de África, gostaria de ter acesso a eles.
Grato pela atenção mais uma vez
Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#53099 | bernafroes | 04 dez 2003 15:08 | Em resposta a: #3186

Olá

Meu nome é Bernadeth Garcia Fróes Tavares, nascida em 1955, nasci e moro em Niterói, RJ, Brasil, e também pesquiso a origem dos meus Fróes. Acho que talvez possamos trocar informações. Se achar interessante, escreva para mim: dedethfroes@yahoo.com.br
Seguem alguns dados sobre meus familiares:
Minha mãe - Zenith Garcia Fróes (nascida em 1914
filha de - Orlinda Fróes Garcia (nascida em 1888)
filha de - Francisco Fróes de Abreu

Aguardando resposta, envio cordial abraço
Bernadeth

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#53104 | bernafroes | 04 dez 2003 15:13 | Em resposta a: #13221

Olá

Meu nome é Bernadeth Garcia Fróes Tavares, nascida em 1955, nasci e moro em Niterói, RJ, Brasil, e também pesquiso a origem dos meus Fróes. Acho que talvez possamos trocar informações. Se achar interessante, escreva para mim: dedethfroes@yahoo.com.br
Seguem alguns dados sobre meus familiares:
Minha mãe - Zenith Garcia Fróes (nascida em 1914
filha de - Orlinda Fróes Garcia (nascida em 1888)
filha de - Francisco Fróes de Abreu

Aguardando resposta, envio cordial abraço
Bernadeth

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#53105 | bernafroes | 04 dez 2003 15:14 | Em resposta a: #3218

Olá

Meu nome é Bernadeth Garcia Fróes Tavares, nascida em 1955, nasci e moro em Niterói, RJ, Brasil, e também pesquiso a origem dos meus Fróes. Acho que talvez possamos trocar informações. Se achar interessante, escreva para mim: dedethfroes@yahoo.com.br
Seguem alguns dados sobre meus familiares:
Minha mãe - Zenith Garcia Fróes (nascida em 1914
filha de - Orlinda Fróes Garcia (nascida em 1888)
filha de - Francisco Fróes de Abreu

Aguardando resposta, envio cordial abraço
Bernadeth

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#53272 | luis262 | 07 dez 2003 12:31 | Em resposta a: #45398

Meus caros:

Tenho alguns, poucos, elementos sobre Froes de Alenquer. Como pode ser que tenham interesse para alguém passo a expôr:

Maria da Conceição Froes Gil Ferrão de Pimentel Teixeira, nascida em Coimbra a 1.2.1923 e falecida em Lisboa, a 6.6.1940.
Conhecida por "São" ou "Sãozinha", o Vaticano pondera a sua canonização.
Era filha de Alfredo da Silva Pimentel, médico, natural de Gavião e de Maria Luísa Froes da Silva Gil Ferrão, natural de Alenquer, neta paterna de Serafim de Pimentel Teixeira, da Casa dos Pimentéis Teixeiras de Maçãs de Dona Maria, Alvaiázere e de Maria Capitolina Conceição e Siva natural do Gavião e neta materna do Dr.Abílio Gil Ferrão e de Maria Benedita Froes de Paiva e Silva, de Alenquer,-( descendente de Pessoas e de Amorins, que se fixaram em Alenquer)- esta última ,por sua vez era filha de Luís Pereira da Silva e de Maria Benedita Froes de Paiva.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Aguilares do Baixo Alentejo

#53273 | luis262 | 07 dez 2003 12:34 | Em resposta a: #53272

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#183415 | Robfroes | 03 fev 2008 18:52 | Em resposta a: #22865

Acabei de encontrar este fórum. Se vc, que pôs esta mensagem, ainda estiver disposto a dividir o que sabe sobre os Froes do Brasil, por favor entre em contato. Peça meu e-mail ao moderador do Fórum.
Grato!
Roberto Froes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#217578 | bas222 | 06 jan 2009 17:22 | Em resposta a: #13110

Prezado Jorge
Sua informação me chamou a atenção por ter citado o nome de ROSA JACINTA.
Meu nome é Benedito Alves da Silva e estou pesquisando a origem da minha família, que teve origem em Natividade da Serra-SP. Até aqui sei que meu tataravô se chamava BRITAVALDO RODRIGUEZ FRÓIZ e era casado com ROSA JACINTHA DOS SANTOS.
Por favor, se tiver alguma ligação com a sua pesquisa, me responda.
beneditoas@ig.com.br

Grato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252296 | jagfer | 27 mar 2010 15:49 | Em resposta a: #13232

Sou Helena Fróis e vivo em Sintra. Meu avô era Francisco Fróis, foi casado com Silvina Escolástica Lopes e viveu em Alenquer, Casais Galegos, perto de Lisboa.

Nasceu cerca de 1895.

Espero que ajude a vossa investigação.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252831 | Gilson Nazareth | 07 abr 2010 23:38 | Em resposta a: #53099

Cara Bernadeth
Vc descenderia de Francisco Froes de Abreu casado com,Maria Rosa,Fortunata Maria da Silva ou Custódia Maria da Cinceição?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252949 | dedethfroes | 10 abr 2010 19:51 | Em resposta a: #3242

Prezado Jaf, se você não se importar, teria como me enviar uma cópia desses dois títulos? Se não houver problemas, pode enviar para meu endereço de email ou por correio (arcarei com as despezas de xerox e de postagem). Agradeço desde já.

Bernadeth Fróes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252952 | dedethfroes | 10 abr 2010 20:17 | Em resposta a: #46023

Caro Augusto, agradeço pela resposta e aproveito para solicitar, se não for muito difícil, me enviasse esse material de que dispõe. Não sei se a forma de envio seria por email ou por correio mas em todo caso, segue meu email: dedethfroes@yahoo.com.br Caso o envio seja por correio, peço entrar em contato através de meu email para que possa lhe fornecer meu endereço e para combinarmos como posso lhe enviar o valor dos custos de xerox e de postagem.
Desde já agradeço
Bernadeth Fróes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252953 | dedethfroes | 10 abr 2010 20:21 | Em resposta a: #252831

Amigo Gilson

Como vai? Já nos conhecemos por intermédio da Regina Cascão. O meu bisavô foi casado com Fortunata Maria da Silva. Se puder me ajudar, fico muito grata.
Pode entrar em contato através de meu email: bernafroes@yahoo.com.br
Bernadeth Fróes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252966 | Gilson Nazareth | 11 abr 2010 00:58 | Em resposta a: #252953

Olá,Bernadeth

Tudo certo?Sei quem é a amiga, é sempre boa as aproximações que a Cascão faz.O contacto social facilita o contacto de estudos.
Tenho dois filhos do casal:
1-1-Manuel n.06-09-1878 e B.01-01-1879 ,Itaborai LºI/16
1-2-Belmira n.há 3 anos, na ocasião do batismo na mesma data livro e página, do irmão acima
Mande-me o que tem de sua gente, vc é parente do Leopoldo Froes?
Abraço
Gilson
P.S.Prefiro ecrever aqui:no Genea pode,sempre, aparecer outros interessados nos Froes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252976 | dedethfroes | 11 abr 2010 08:06 | Em resposta a: #252966

Oi amigo
Obrigada pela pronta resposta. Sou parente do Leopoldo Fróes sim. Segundo o que contava minha avó, ele era primo-irmão dela. E pelo que me consta, parte da familia esteve em Itaborai e minha avó residiu com os pais na fazenda Colubandê.
Dentro de alguns dias, enviarei as poucas informações que tenho.
Andei tendo uns probleminas familiares e fiquei afastada das pesquisas por um tempo mas, estou de volta.
Abraço
Bernadeth Fróes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#252988 | Gilson Nazareth | 11 abr 2010 15:15 | Em resposta a: #252976

Bernadeth,
Vai, aqui um pouco do que tenho direto de Leopoldo Fróes,pessoa muita próxima de meu tio Candido Nazareth(ator).Minha prima,Luiza Nazareth,mãe de Zilca Salaberry e Lourdes Mayer,foi primeira atriz de sua companhia.

João Francisco da Cruz casado com Leopoldins(de Menezes)Fróes(irmã do major Luiz José de Menezes Froes,vereador e Presidenta da Camara Municipal e Deputado Estadual).Pais de:
1-1-Sabina Leopoldina Fróes da Cruz c/c/Cirilo da Cruz Marques dis Santos Carregal
1-2-João Francisco Froes da Cruz(tenente da GN)n.19-04-1844.Fazenda Santo Inácio,Bairro de S.Francisco de Niteroi
Casado I com Carolina Leopoldina Rodrigues Guimarães .Casado II com Januária.Deixou 10 filhos do I casamento.
1-3-Luiz Carlos Froes da Cruz(juiz de direito)Político n.Niteroi 27-04-1852 e falecido aí em 28-03-1924.Casado I com Idalina da Conceição Rodrigues Guimarães,f.11-01-1894.Casadi II Rosa Caldeira,f.1912.
Pais,Imatrimonio;
...2-1-Leopoldo Constantino Froes da Cruz(Leopoldo Froes n.Niteroi 30-09-1882
...2-2-Corina Froes da Vruz(Atriz)c/antes de 1900 c/Dr.Jarbas Loretti da Silva Lima-Promotor Píblico em Paraíba do Sul.
Abraço
Gilson
PS-Tenho outros Froes na área da grande Niteroi.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Froes - Santarém

#345737 | thais lips | 02 mai 2014 18:11 | Em resposta a: #252988

Sou descendente linha direta de Corinna Fróes da Cruz, minha bisavó, irmã de Leropoldo Fróes. Um bom recurso para saber dados da família é o livro escrito por minha avó Iris Fróes sobre a biografia de Leopoldo Fróes, publicado nos anos 50 pelo Serviço Nacional do Teatro, SNT.

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#347729 | JulianaSimonato | 28 jun 2014 03:42 | Em resposta a: #3186

Qual a fonte utilizada para elaborar a genealogia?

Procuro um Leonardo Fróis, tesoureiro do Rei, que possuía engenhos no Espírito Santo entre 1580-1650. Seria o mesmo que você cita?

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#373460 | LouRodrigues | 28 ago 2016 20:31 | Em resposta a: #3186

Moro em Pernambuco e pesquiso sobre seus engenhos de açúcar. Encontrei os seguintes Fróis, que acredito que sejam os primeiros em solo brasileiro:

Diogo Gonçalves (Diogo Gomes Froes*) – Nasceu na Vila do Conde/PT. Filho de Fernán Rodrigues de Campos (senhor da Vila de Erra) e de Helena Froes. Chegou a Pernambuco no princípio da colonização como trabalhador braçal, mas logo se tornou um dos homens mais importantes do seu tempo, quando exerceu o cargo de Auditor da Gente de Guerra da Capitania. Ao se casar com D. Izabel de Fróis recebeu como dote o engenho Beberibe/Recife, aonde passou a residir e estabeleceu sua família. No Livro de Tombo do Mosteiro de São Bento de Olinda, encontramos vários registros de doações e vendas de terrenos feitas ou autorizadas por D. Brites, e por ela assinados. Entre as doações registradas podemos encontrar a de uma sesmaria com 800 braças de terras que abrangia os atuais bairros de Casa Forte e da Várzea, doada a Diogo Gonçalves, morador antigo em Beberibe, e pai de "muitas filhas" e que era casado com D. Isabel Froes que viera para Pernambuco com o casal de Donatário com recomendações de D. Catharina, esposa de D. João III, com recomendações que a acomodassem e a protegessem. Nessa sesmaria Diogo Gonçalves construiu os engenhos Casa Forte/Recife e Santo Antônio da Várzea/Recife, que legou para suas filhas: D. Cosma e D. Isabel, deixando o engenho Beberibe para seu filho Leonardo Froes.
Senhor dos engenhos: Beberibe ou São Salvador/Olinda; Casa Forte/Recife-Casa Forte e Santo Antônio/Recife-Várzea
Casamento 01: D. Isabel Froes (Ana), em 1560. – Filha de Álvaro do Campo (terceiro neto do General Francisco de Brito Freire – Almirante da Armada) e de (NI). Irmã de D. Leonarda Froes c.c. com o primo Martim Lopes de Brito. D. Isabel, antes de chegar no Brasil, trabalhou como criada da Rainha D. Catarina, mulher do Rei D. João III. NOTA: Alguns autores dão a paternidade de D. Isabel a Duarte Coelho Pereira, pois acham muito estranho D. Isabel ter levado de dote de casamento o eng. Beberibe que era o único construído pelo Donatário e depois seu marido ter recebido uma sesmaria, quando D. Isabel era apenas uma protegida da Rainha D. Catharina.
Quando Duarte Coelho e D. Beatriz de Albuquerque vieram para a Capitania de Pernambuco (1535), D. Catarina pediu que trouxessem D. Isabel com eles e lhe dessem acomodação e amparo financeiro por ser filha de um grande cavaleiro que morrera na Índia em seu serviço. O que foi executado com muito zelo casando-a com Diogo Gonçalves, um dos homens mais importantes da Capitania e dando como dote o engenho Beberibe que pertencia ao Donatário.
03 filhos:
01- Leonardo Froes – Vereador de Olinda, em 1604, de acordo com uma carta de data e sesmarias de umas casas no Recife, passada a Belchior Simões, e registrada no verso da fl. 5 do Livro que serviu de registro da Câmara de Olinda, de 1660 a 1682. C.c. Maria Gonçalves Raposo, depois com Francisca Nova e depois com Francisca Nova. Herdeiro do engenho Beberibe/Recife (parte em Olinda);
02- D. Isabel Froes – C.c. Jerônimo Paes de Azevedo (senhor do eng. Casa Forte). (c.g). Ficando viúva c.c. Belchior Simões. (c.g. desconhecida). Senhora do engenho Casa Forte/Recife – Casa Forte.
03- D. Cosma Froes – Segunda esposa de Pedro da Cunha de Andrada. Filho de Ruy Gonçalves de Andrada (Fidalgo, natural da Ilha da Madeira), e de D. Leonor da Cunha Pereira. Moço Fidalgo da Casa Real. Coronel de um dos Terços das Ordenanças em Olinda, durante a guerra holandesa. Pedro da Cunha foi casado em primeira núpcia com D Anna de Vasconcellos, filha de João Gomes de Mello (senhor do eng. Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Anna de Hollanda. (c.g.). Senhora do engenho Santo Antônio/Recife – Várzea.

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#373475 | DonaBriolanja | 29 ago 2016 11:46 | Em resposta a: #13110

Caro confrade Jorge

Deparei-me com este tópico e vim bisbilhotar, pois tenho vários Fróis na minha ascendência.
Fiquei curiosa com o seu post, dado que tenho antecedentes na Covilhã. No intuito de tentar estabelecer mais conexões familiares, será que me poderá dar mais dados sobre essas pessoas que refere?

Muito obrigada.
Maria David

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#421418 | pafpy2k | 06 fev 2020 19:26 | Em resposta a: #3186

Alguém teria alguma informação sobre uma Margarida Froes cc João do Prado, que eram residentes em Olivença, Alentejo, Portugal entre 1550 e 1570?

Eles tinham um filho chamado Antonio do Prado.

João do Prado fez testamento em 1563 em Olivença e em 1570 há uma cobrança de pagamento de missas sendo feita a viúva Margarida Froes, sendo a prova que tenho que o João já era falecido e Margarida ainda viva.

Poderiam me ajudar com a origem dos Froes dessa região? email: pafprado@gmail.com

Obrigado,
Pedro Prado

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#427296 | Mar2006 | 21 set 2020 11:34 | Em resposta a: #3186

ALguma informação sobre um Manuel Frois que tinha uma importante loja no centro de Santarém em meados do século 18?
Em 1768 havia um António José da SIlva, filho mais velho do escritor António José da SIlva (morto pela Inquisição) e Leonor Maria de Carvalho, casado com Maria da Piedade, que era caixeiro na loja de Manuel Frois.
Algum confrade tem elementos que cruzem com estes personagens?
Antecipadamente agradeço qq informação

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#432614 | Godoia.b | 08 abr 2021 21:49 | Em resposta a: #13110

Boa tarde, ainda que atrasada nesse tópico, uma vez que só o li agora, 10 anos depois, me interessou a referência, já que sou descendente deste Gaspar Fróes da Silva e faço a árvore genealógica de minha família desde 2013, pesquisando os registros não só dos Fróes, como de outras linhas de minha família. Consegui localizar o casamento de Jose Froes da Silva com Rosa Jacinta num registro na Vila de S. Pedro em Covilhã. Neste registro, é citado o nome do pai dele, Francisco d'Almeida natural de Mongualde, Azurara, Bispado de Viseu. O senhor saberia mais sobre os Fróes nestas regiões? Grata pela atenção.
Glória Fróes Bueno

Resposta

Link directo:

Familia Froes - Santarém

#432617 | Godoia.b | 08 abr 2021 22:24 | Em resposta a: #3186

*Errei a data, vi 20 anos depois.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen