Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#3190 | rmfrp | 04 abr 2001 23:32

Boa noite.

Estou à procura de informações sobre a família de Diogo Lobo Pereira, militar que nasceu em Loulé e que depois de combater em vários pontos do país veio a ser governador da praça de Loulé por volta de 1720. Gostaria, em particular, de saber se teve irmãos e, em caso afirmativo, com quem estes casaram.

A "Monografia do Concelho de Loulé", de Ataíde Oliveira (p. 202) dedica-lhe algum espaço, diz quem era o seu pai (Jerónimo Borges da Costa), mas nada diz sobre eventuais irmãos.

Felgueiras Gayo inclui um costado (32 verso do Tomo IV) de um outro Diogo Lobo Pereira, neto daquele a que esta mensagem se refere. Naturalmente, Diogo-avô aparece neste costado, assim como seus pais (aqui o pai aparece como Jerónimo Lobo Borges), avós e dois dos bisavós. Mas nos volumes dedicados às diversas famílias não encontrei nem Diogo-avô nem qualquer outro elemento desta família. Em outras obras a pesquisa também foi infrutífera.

Gostaria de chamar a atenção para os seguintes factos: primeiro, que segundo Ataíde Oliveira, Diogo-avô tinha o nome de Diogo Lobo de Sampaio, tendo mudado de nome quando teve foro de cavaleiro fidalgo, em 07-11-1720. E segundo, que entre Borges Lobo, Lobo Borges, Borges da Costa, Lobo de Sampaio e outras variantes se encontram nesta família nos séculos XVII e XVIII muitos filhos e netos com nomes iguais aos pais ou avós (p. ex. Diogo-neto e Diogo-avô), e muitas pessoas que são conhecidas por vários nomes (p. ex. o pai de Diogo-avô).

Agradeço desde já qualquer ajuda.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120378 | Gilson Nazareth | 09 jun 2006 00:41 | Em resposta a: #3190

Caro,
No Brasil temos os Lobo Pereira/Pereira Lobo,com seus muitos Diogos e sempre militares portuguêses,no RJ,G e PE.Chegaram desde o XVII até o XVIII.Não conseguimos conectá-los com Portugal .Mesmos prenomes,mesma situação social e sempre vindos pela mão governamental.
Um dia iremos nos irmanar num "imenso Portugal".
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120416 | aeiou2 | 09 jun 2006 16:29 | Em resposta a: #3190

Julgo que Diogo Lobo Pereira, já está na BD do GP, pois os nomes coincidem.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120437 | rmfrp | 09 jun 2006 23:58 | Em resposta a: #120378

Caro Gilson Nazareth:

Muito obrigado pela sua resposta.

Nos cinco anos decorridos desde a minha mensagem anterior neste tópico consegui estabelecer melhor a situação familiar do Governador Diogo Lobo Pereira, embora continue sem saber exactamente quem era o Diogo que mudou de nome em 1720 (não é certamente a mesma pessoa, porque o Governador é tinha o apelido Pereira muito antes de 1720; parece tratar-se de outro membro da mesma família).

A ligação entre os apelidos Lobo e Pereira nesta família em particular ocorreu em Tânger, no ano de 1618, pelo casamento de João Lobo de Sampaio com Isabel Álvares Pereira. O pai desta chamava-se Jerónimo Borges da Costa.

Do casamento de João com Isabel nasceu, entre outros, Jerónimo Borges Lobo (1633-1678), que casou duas vezes, a primeira, ainda em Tânger, com Júlia Castelino e a segunda, já no Algarve, com D. Maria da Fonseca. O Governador Diogo Lobo Pereira, que deve ter nascido cerca de 1665, era filho de Jerónimo Borges Lobo e de D. Maria da Fonseca.

Não tenho conhecimento de que algum membro desta família tenha passado ao Brasil. Há indicação de que algum desses Lobo Pereira, ou Pereira Lobo, fosse do Algarve?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120439 | rmfrp | 10 jun 2006 00:05 | Em resposta a: #120416

Cara Maria:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Fui eu próprio, na sequência de investigações posteriores à mensagem de abertura deste tópico, quem enviou para a base de dados do GP o nome do Diogo Lobo Pereira que referiu. Ele é uma pessoa distinta das que refiro na minha mensagem de 2001, embora pertença à mesma família: é meio-sobrinho-neto do Governador de Loulé, visto ser bisneto de Jerónimo Borges Lobo e sua primeira mulher Júlia Castelino, mencionados na mensagem que enviei ao colega Gilson Nazareth.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120478 | aeiou2 | 10 jun 2006 10:09 | Em resposta a: #3190

Na GELBrasileira, vol.21, pág.129, vem um Diogo Lobo Pereira , militar dos fins do séc. XVII e princípios do séc. XVIII, natural de Loulé, filho de Jerónimo Borges da Costa, FCR, COC, ... promovido a governador de Loulé, ( depois de 1709 ).

Teve for de FCR em 7.11.1720, e de COC. (Cf.liv.12, Mercês de D.João V, fl. 141, Torre de Tombo )

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120481 | josécyr | 10 jun 2006 10:33 | Em resposta a: #120439

Caro Rui Pereira,
Gostaria de saber se tem algo mais sobre Maria da Fonseca, casada com o Capitão-Mór, Jerónimo Borges Lobo?. Creio que é filha de de Sebastião de Faria Palermo, que casa a 08-05-1616, no Convento de Nossa Sr.ª da Assunção em Faro, com Dona Maria da Fonseca. Correcto?
Se assim for, os pais do Sebastião Faria Palermo, serão, Lourenço Palermo de Faria e Beatriz Viegas, de Moncarapacho e os de Maria da Fonseca,

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120482 | josécyr | 10 jun 2006 10:39 | Em resposta a: #120439

(continuação)...
...os pais de Maria da Fonseca, serão Simão da Fonseca (ou Simão da Fonseca de Mendonça) ambos de Faro (Sé??).
Estou interessado nestes Fonsecas e Palermos, pois creio-os ligados por parentesco a todos os outros de mesmo apelido (e aos Moniz) que aparecem por Estoi, Quelfes, Moncarapacho, Loulé etc...

Cumprimentos
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120483 | josécyr | 10 jun 2006 10:43 | Em resposta a: #120481

Caro Rui Pereira,
Não coloquei na minha mensagem a mãe de Maria da Fonseca, que será Luísa de Faria, de Faro (Sé ?).
As minhas desculpas.
Um abraço,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120494 | rmfrp | 10 jun 2006 15:16 | Em resposta a: #120478

Cara Maria:

Muito obrigado pela sua informação. Eu já tinha conhecimento da referência que indica na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (GEPB, e não GELB).

O artigo da GEPB parece basear-se nas mesmas fontes que Ataíde Oliveira utilizou e contém as mesmas imprecisões. O Diogo que teve a mercê de 1720 não deverá ser a mesma pessoa que o Governador de Loulé, pois este era filho de Jerónimo Borge Lobo e já se chamava Diogo Lobo Pereira em data muito anterior (já é referido com esse nome completo num registo paroquial de 1703).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120495 | rmfrp | 10 jun 2006 15:27 | Em resposta a: #120481

Caro J. Cabecinha:

D. Maria da Fonseca, mãe de Diogo Lobo Pereira, era de facto filha de Sebastião de Faria Palermo e Maria da Fonseca. Não conheço mais ascendentes maternos de Diogo Lobo Pereira.

O casamento de Diogo Lobo Pereira com D. Genebra Maria da Fonseca Pessanha (Loulé, 11.06.1690) indica dispensa de terceiro e quarto grau. D. Genebra era filha do Capitão-Mor Francisco de Faria Mascarenhas, de Faro, e de D. Isabel Pessanha de Aragão, de Loulé.

Diogo Lobo Pereira foi Familiar do Santo Ofício (1704). Existe a habilitação correspondente na Torre do Tombo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120606 | josécyr | 12 jun 2006 12:03 | Em resposta a: #120495

Caro Rui Pereira,
Obrigado pelos dados que mandou. A consanguinidade do casal referido, segundo creio, virá do facto de Dona Maria da Fonseca, casada com Jerónimo Borge Lobo, ser irmã de Francisco de Faria Mascarenhas, ambos filhos do casal Sebastião de Faria Palermo casado com Dona Maria da Fonseca. Se assim é partilharão, claro, a mesma ascendência. Estou certo?
Sabe algo mais da ascendência de Dona Isabel Pessanha de Aragão, de Loulé?.
Um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120726 | rmfrp | 13 jun 2006 23:36 | Em resposta a: #120606

Caro José Cabecinha:

Em princípio o parentesco não será como refere, mas sim mais distante. Se Francisco de Faria Mascarenhas, sogro de Diogo Lobo Pereira, fosse irmão de D. Maria da Fonseca então Diogo Lobo Pereira seria primo direito da esposa e a dispensa seria de segundo grau e não 3./4. grau.

De D. Isabel Pessanha de Aragão não tenho mais dados.

Aproveito para referir que o meu "Borge" da última mensagem foi gralha ao escrever. O apelido da família é mesmo Borges. :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120736 | Gilson Nazareth | 14 jun 2006 00:54 | Em resposta a: #120437

Amigo Rui Pereira,
Meus Pereira Lobo estão publicados em :www.joaodorio.com
É entrar em Arquivo,depois acessar a edição de número 12.
Nela vai encontrar,na seção Outros Contextos,a genealogia Lobo Pereira do RJ.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120747 | josécyr | 14 jun 2006 08:39 | Em resposta a: #120726

Caro Rui Pereira,
Tem toda a razão na consanguinidade, quanto ao "Borge" eu é que pensava ter gralhado o nome na minha mensagem anterior....(:-)...
Quanto à ligação de Francisco de Faria Mascarenhas, aos pais retirei-a de "Dados sobre vereadores elegíveis para Loulé ( anos de 1714/15 e 16) - Padre Cabanita, Loulé", uma fotocópia de um trabalho do dito Reverendo Padre Cabanita.
Um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120801 | rmfrp | 14 jun 2006 23:50 | Em resposta a: #120736

Caro Gilson Nazareth:

Muito obrigado pela sua resposta. Estive a consultar o seu trabalho e infelizmente parece não se tratar da mesma família Lobo Pereira. Como referi, a ligação Lobo-Pereira de Tânger só ocorre em 1618, isto é, cerca de 30 anos após o nascimento do seu Sebastião Lobo Pereira. Por outro lado, João Lobo de Sampaio (c. c. Isabel Álvares Pereira) parece ser oriundo de Lisboa, pelo que não pode ser excluída uma ligação pelo ramo Lobo.

Os pais de João Lobo de Sampaio chamavam-se Diogo Fernandes de Sampaio e Tomásia Lobo. Há um documento que refere a esposa de Diogo Fernandes de Sampaio como Catarina Lobo (será erro, ou casou duas vezes?), e esta como filha de João Varela.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120802 | rmfrp | 14 jun 2006 23:55 | Em resposta a: #120747

Caro José Cabecinha:

Parece existir então uma contradição entre o grau de consanguinidade e as pautas de vereação, ou talvez uma qualquer confusão de homónimos? Creio que não restam dúvidas de que o parentesco existe, resta confirmar o grau.

Suponho que o trabalho que refere tenha sido feito com base em pautas de vereação que existem no arquivo municipal de Loulé. Já consultei algumas dessas pautas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lobo Pereira, governador da praça de Loulé

#120874 | josécyr | 16 jun 2006 08:40 | Em resposta a: #120802

Caro Rui Pereira,
Foi de facto por uma fotocópia, cedida pelo Oscar Caeiro Pinto, que retirei esses dados. Salvaguardo algum erro meu de leitura, pois a mesma não estava em boas condições nem o texto dactilografado com qualidade. Esse trabalho foi feito pelo Padre Cabanita com base nas pautas da vereação de Loulé, como voçê disse.
Quanto ao parentesco, tem toda a razão, ele existe, o grau é que seria interessante apurar com certeza pois poderia dar outras pistas...
Quando estiver com o Oscar, ou se ele "topar" com esta mensagem poderá confirmar algo, se não, toca de ir às pautas da vereação de Loulé
Um Abraço
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 15:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen