Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31926 | JCALD | 11 dez 2002 11:44

Caros Colegas:

As habituais obras de consulta referem que a filha sucessora dos Viscondes de Almendra, D. Márcia Augusta, casou a 30.09.1871 com o Dr. António Acácio Caldeira de Pina, médico, de Arganil.

Alguém saberá a filiação deste último? Ou, pelo menos, onde se efectuou o casamento?

Já agora, haverá alguma relação de parentesco dos Viscondes com o Conde de Almendra?

Antecipadamente grato,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31940 | aeiou2 | 11 dez 2002 14:30 | Em resposta a: #31926

Caro José Caldeira
Na GELB,vol 2,pag.,83,o nome do referido médico não tem o Pina,o cas. foi em 1871 e não houve geração.Não vem referido na citada obra.
Quanto ao parentesco do conde com os viscondes,não é referido,mas também se diz que pouco se conseguiu apurar sobre este titular(conde),que por sinal também é Caldeira.
Com os cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31941 | magalp | 11 dez 2002 14:41 | Em resposta a: #31926

Caro José Caldeira

Creio q. estes V. de Almendra se relacionam com uma família Pina Rebelo (hoje muito em alta) originária de Arouca e por ali aparentada com os Queiroz Ribeiro e Vaz Pinto. Vêm estes Pina Rebelo sumariamente referidos nos "Carvalhos de Basto" por uma ligação às casas de Balde e Sta. Eulália, em Baião, Douro.
Sobre o assunto, para além da publicação atrás referida, nunca li nada, preto no branco, esta informação q. tenho é só "trinta e um de boca" que me lembrou agora, por referir o Dr. Caldeira Pina, médico em Arganil.
cmptos
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31945 | vbriteiros | 11 dez 2002 15:52 | Em resposta a: #31940

Cara Maria.
Desculpe , mas tenho aqui a indicação de D. Márcia Augusta de Castilho Falcão Mendonça casou em Lisboa a 30.09.871, com o Dr. António Acácio Caldeira e Pina, natural de Arganil, médico dermatologista, residiram em lisboa e tiveram uma única filha: D. Ana Augusta de Castilho Falcão Mendonça, nascida em Almendra a 16.02.1877.
Esta Senhora casou em 1895 com o Dr. Júlio Girão Faria de Morais Sarmento, 3º Visconde do Banho, de quem teve 9 filhos.
A Casa de Almendra foi depois vendida a um genro dos 3º Viscondes do Banho, Dr Alexandre Jorge Luna Saraiva Caldeira, médico municipal em Almendra, nascido a 6.8.1899 e filho do Capitão José Lúcio Fonseca Saraiva e de sua mulher D. Arminda Luna Vasconcelos. Tiveram geração , que presumo serem os actuais donos.
Cumprimentos
Estive no largo em frente à Casa em Maio de 1975!!! Pensava nessa altura como abandonar o País, por isso nem tive tempo de ver bem a magestosa frontaria.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31954 | JCALD | 11 dez 2002 16:34 | Em resposta a: #31940

Cara Maria de Oliveira Martins:

Muito obrigado pelas informações. Contrariamente ao que diz a GEPB, houve geração em que está a renovação do título.
Sobre o Dr. Caldeira de Pina é que não consegui encontrar nada mais.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31955 | JCALD | 11 dez 2002 16:39 | Em resposta a: #31941

Caro Manuel Maria Magalhães:

Muito agradeço as suas informações, em particular a «pista» dos Carvalhos de Basto.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31965 | Almendra | 11 dez 2002 20:31 | Em resposta a: #31926

Caro José caldeira

Não acrescentando muito mais ao que já aqui foi dito, deixo aqui alguns apontamentos sobre os titulares de Almendra.

Com os melhores cumprimentos
António Almeida

__________________________________________________________

O 1º. Conde de Almendra – José Saraiva Caldeira de Miranda, cuja concessão do titulo em sua vida lhe foi outorgado pelo Rei D. Carlos, por dec. de 26/12/1906. Era natural de Almendra e filho do Dr. José Caetano Saraiva Caldeira. Cursou direito em Coimbra. Não completou a sua formatura para poder dirigir a sua importante Casa agrícola, devido ao falecimento de seu irmão mais novo e a doença incurável de seu pai. Foi governador Civil do distrito de Bragança e casou com uma filha do 1º. Conde de Castelo de Paiva. Enviuvou cedo e não deixou descendência.

___________________________________________________________
- António Lopes de Castilho Falcão Mendonça, pai de
- Manuel António de Castilho Falcão Mendonça – Morgado – pai de
- Pedro António de Castilho Falcão Mendonça n. 1871– morgado, Bacharel em matemáticas e Capitão mor das vilas de Almendra e Castelo Melhor – pai de
- António de Castilho Falcão Mendonça – 1º. Visconde de Almendra Por carta de D. Luís em 1870, Deputado em 2 legislaturas e Senhor dos morgados dos Castilhos na Vermiosa, Távora, Mata de Lobos e da Casa dos Paços de Almendra. Foi Pai de uma única filha:
- Márcia Augusta de Castilho Falcão Mendonça, sucessora do seu título, casada com o Dr. António Acácio Caldeira de Pina, médico, mãe de
- Ana Augusta de Castilho Falcão Mendonça, falecida em 1933 em Rio de Moinhos. Foi casada com o Dr. Júlio Faria Girão de Morais Sarmento que foi o 3º. Visconde do Banho., com sucessão. Foram herdeiras do Solar de Almendra suas netas e netos.
Dr. Alexandre Jorge de Luna Saraiva Caldeira, filho do capitão José Lúcio da Fonseca Saraiva Caldeira e de Arminda Augusta de Luna e Vasconcelos, médico, + 02/07/1973,. Era primo do Conde de Almendra, com quem viveu até à morte deste. Casou com a filha do Visconde do Banho e Viscondessa de Almendra, D. Márcia Augusta de Castilho Morais Sarmento, n. em Salamanca – 1912, + Cascais 23/10/2002
___________________________________________________________

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31968 | Almendra | 11 dez 2002 21:14 | Em resposta a: #31965

Caro José Caldeira,

Peço desculpa pela incorrecção. A pressa dá nisto. Falta de maiúsculas onde são imprescindíveis.

Com os melhores cumprimentos,
António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31973 | aburma | 11 dez 2002 22:35 | Em resposta a: #31926

Caro José Caldeira,

Embora não seja essa a sua pergunta, posso transcrever o que a propósito refere o Boletim Oficial do Conselho da Nobreza (2000) sobre "Visconde de Almendra":

"1º Titular - António Castilho Falcão de Mendonça
Decreto de 29.11 e Carta de 09.12.1870

Último Titular (significa o último que se encartou) - D. Ana Maria de Frias e Gouveia de Moraes Sarmento - Viscondessa do Banho, filha de José Júlio de Castilho de Moraes Sarmento e de D. Maria do Céu de Frias e Gouveia Leitão - Viscondes do Banho.
Alvará de 05.01.1996, nº 1605, Procº 1426 do Conselho de Nobreza.
É trineta do 1º Visconde de Almendra."

O Boletim não faz qualquer referência ao título de Conde, nem sequer no capítulo "Representações Genealógicas de Títulos Historicamente Extintos".

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31979 | vbriteiros | 12 dez 2002 00:05 | Em resposta a: #31973

Alexandre
Julgo que o Conde pertencia à familia da mulher do Eduardo, repara no apelido Miranda, mas não posso garantir.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31989 | JCALD | 12 dez 2002 10:38 | Em resposta a: #31968

Caro António Almeida:

Muito obrigado pela informação disponibilizada. O seu vasto conhecimento do tema justifica bem o seu pseudónimo.
Esta família dos viscondes de Almendra é tratada com alguma irregularidade pelas obras habituais de consulta. O que eu possuo é o que vem na Resenha, na Nobreza de Portugal e nos Morgados de Vila Real. Além disso, há uma informaçãozinha aqui, um indício ali, muitas vezes a propósito dos viscondes do Banho.
Se este tópico que lancei não tiver outra qualidade, pelo menos reune e acrescenta essa informação que tem andado dispersa.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31990 | JCALD | 12 dez 2002 10:46 | Em resposta a: #31973

Caro Alexandre Burmester:

Agradeço as informações, que vêm complementar o tema deste tópico.

É uma pena que o Boletim não faça a ligação genealógica entre os titulares. Claro que isso seria difícil no caso dos títulos com vários séculos de uso, mas ajudaria a esclarecer quando se trata de famílias menos conhecidas.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31994 | vbriteiros | 12 dez 2002 12:22 | Em resposta a: #31968

Caro António Almeida
Tanto quanto sei o Conde de Almendra era familiar da casa solarenga que se encontra do outro lado da rua´( Dr. S.L.) o que me permite relacionar familiarmente este Conde com o Visconde de Paradinha do Outeiro,António José de Miranda ( NP, Vol.III, pág 106), Torre e Espada nas Lutas Liberais pelo lado do Senhor Dom Pedro.
Sei que a última Senhora da Casa de Paradinha er irmã da Senhora dessa Casa( casada com o Dr. S.L.),pois foi essa ligação que resolveu o meu problema nesse longínquo Verão Quente de 1975, tempos difíceis para encontrar amigos. Por causa desta ajuda uma Senhora Miranda e respectivo Marido, são os Padrinhos de Baptismo do meu filho mais velho!
Daí que o nome Almendra sempre me faz lembrar esse episódio.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#31998 | gonçalo calheiros | 12 dez 2002 13:20 | Em resposta a: #31979

Caros Amigos
Nestes casos o melhor é ir á fonte.Acontece que sou muito amigo do Representante destes títulos,filho mais velho da Viscondessa de Banho e Almendra-o Dr.José António de Morais Sarmento Moniz-A quem perguntei se sabia a ascendência do Bisavô.Ficou de ma comunicar e logo que a tenha informarei.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#32001 | vbriteiros | 12 dez 2002 13:42 | Em resposta a: #31998

Olá Gonçalo, boa tarde!
A si que nos conhece, imagine-me a mim e ao Zé em frente da Casa de Almendra em Maio de 75.
O resto da história conto-lhe um dia mais tarde em Tondela.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#32003 | gonçalo calheiros | 12 dez 2002 14:05 | Em resposta a: #32001

Imagino!
Um abraço.
Ps-A casa,embora nunca concluída,é espantosa...

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#32017 | aeiou2 | 12 dez 2002 15:25 | Em resposta a: #31945

Caro Vasco Briteiros
Peça desculpa,não,peça responsabilidades a quem deu mal os dados para a GELB,que eu apenas transcrevi.Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#92662 | N.Caldeira | 05 jun 2005 22:14 | Em resposta a: #31926

Muito Boa Noite a todos.

Comecei a tentar descobrir a minha ascendencia ha pouco tempo, e sei que o meu trisavo era primo do conde de Almendra. Sei que ele se mudou para Vilares da Vilariça, concelho de Alfandega da Fé, Bragança. Nessa altura o meu bisavo era ja nascido, penso que ainda criança.
Se alguem me poder fornecer alguma informaçao ficar-lhe-ei grato.

Cumprimentos
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#105951 | vbriteiros | 23 nov 2005 16:15 | Em resposta a: #92662

Caro Nuno Caldeira.
Recorri a este tópico para lhe dizer que já tenho as fotocópias relativas à Casa de Almendra. Queira por favor fornecer-me o seu endereço via e-mail para meu nome como user na rede netcabo.pt. ( não consegui encontrar o seu endereço electrónico que colocou aqui em tempos)
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#106216 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:39 | Em resposta a: #92662

Caro Nuno

Como estou em mãos com famílias dessa região caso queira entrar em contacto pode ser que tenha dados para si.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#106218 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:40 | Em resposta a: #92662

Caro Nuno

Como estou em mãos com famílias dessa região caso queira entrar em contacto pode ser que tenha dados para si.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#106219 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:42 | Em resposta a: #31994

Caro Vasco

A quem se refere é a D.ANTÓNIA AMÉLIA DE MIRANDA, filha de Manuel Gonçalves de Miranda e de sua mulher D.Joana Maria Rosa Pereira de Sousa, nasceu em Castelãos (Macedo de Cavaleiros).
Casou com José Caetano Saraiva Caldeira, natural de Almendra (Vila Nova de Foz-Côa), filho de António Saraiva Caldeira, natural da mesma e de D.Maria Angélica Teixeira,C.g.

Qualquer acréscimo é bem-vindo!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#115484 | N.Caldeira | 30 mar 2006 21:21 | Em resposta a: #31968

Caro António Almeida,
O senhor, por um acaso, reside em Almendra? Caso a resposta seja afirmativa, gostaria de lhe pedir um favor.
Aguardo a sua resposta.

com os melhores cumprimentos
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#117112 | N.Caldeira | 22 abr 2006 13:25 | Em resposta a: #106218

Caro Filipe,

Seria uma óptima ajuda se me podesse fornecer novas informações acerca da minha ascendência.
Ficam aqui as informações que possuo:

Descobri ontem o nome do meu trisavo - Manuel Tomaz Saraiva Caldeira (Primo do 1º Conde de Almendra).

Este senhor era natural de Vila Nova de Foz Coa, e penso que se terá mudado para Vilares da Vilariça ( concelho de Alfandega da Fé ).

Não sei com quem casou, sei apenas que teve um filho ilegitimo com Maria da Conceição Fachada, também natural de Foz Coa.

Este filho ilegitimo, Adelino Augusto Caldeira (Meu bisavo) nasceu a 05/04/1895 (Não sei porquê mas no Assento de Óbito consta como ano de nascimento 1894) na freguesia de Vila Nova de Foz Coa.

Adelino Augusto Caldeira casou em 1918 com Maria do Nascimento Silva, natural de Vilares da Vilariça.

Sao todas as informações de que disponho, se me poder ajudar ficar-lhe-ei grato.

Com os melhores cumprimentos
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#128720 | anaalb | 16 set 2006 23:13 | Em resposta a: #31926

Boa noite!
Alguns anos depois encontro este tema que é para mim deveras interessante!
Em minha casa sempre se contou a seguinte história:
A minha trisavó natural de Real-Penalva do Castelo, casou em segundas núpcias com ???. Como tinha uma filha menor (a minha bisavó), ficou tutor dos seus bens (provavelmente herdados por via paterna) o Senhor Visconde de Almendra. Este tinha uma filha, grande amiga da minha bisavó que adoeceu gravemente. O pai desesperado prometeu-a (?) em casamento ao médico que a curasse que foi nem mais nem menos que o Dr. António Acácio Caldeira Pina, médico em Arganil. Não sei onde se efectuou o casamento. O que sei é que a minha bisavó acompanhou a amiga até Arganil para a ajudar a instalar-se na sua nova casa e não mais regressou pois conheceu o meu bisavô. Casou em Arganil, onde teve os seus filhos e onde morreu em 1946. A minha bisavó chamava-se Ana Augusta e o mesmo nome tinha a filha da sua amiga Mária Augusta. O Dr. António Acácio Caldeira Pina foi padrinho de baptismo do meu avô em 1881.

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#128926 | JCALD | 19 set 2006 17:09 | Em resposta a: #128720

Cara ANAALB, Minha Prezada Parente:

Tive o maior prazer em receber a sua inesperada mensagem, pelas novas e preciosas informações nela contidas.
Em primeiro lugar desconhecia inteiramente esse episódio da doença de D. Márcia Augusta de Castilho Falcão de Mendonça, e da razão do seu casamento com o meu parente o Dr. António Acácio Caldeira de Pina.
Aproveito para esclarecer que entretanto já confirmei a identidade deste médico. A minha dúvida era a sua filiação. Tudo apontava para que fosse filho do Capitão António Caldeira da Costa e Pina e de sua mulher e prima D. Maria do Nascimento da Costa e Pena, moradores em Arganil. Acontece que eu já conhecia a este casal outro filho com o mesmo nome, o Dr. António Caldeira da Costa e Pina, licenciado em Direito, e como não é vulgar 2 filhos com o mesmo nome, precisava confirmar. As certidões de nascimento para matrícula na Universidade de Coimbra já me esclareceram suficientemente. Houve realmente 2 irmãos homónimos, ambos com curso superior, um simplesmente António e outro António Acácio.
Agora, a Senhora sua Bisavó e nosso parentesco.
A senhora D. Ana Augusta de Albuquerque e Castro (filha de António de Albuquerque e de D. Margarida da Costa, que, segundo me diz, voltou a casar), nascida em Real, Penalva do Castelo, cerca de 1850 e falecida em Arganil a 25-1-1946, veio a casar com o meu parente António Nunes de Carvalho, secretário da administração do concelho de Arganil, donde era natural, filho de Manuel de Carvalho e de D. Teresa de Jesus Castanheira Nunes, ambos de Arganil e ambos meus parentes. Deste casamento nasceram 3 filhos, António, Alberto e Manuel José de Carvalho e Albuquerque, e 2 filhas, D. Matilde e D. Henriqueta (1880 – 1976, sempre em Arganil).
Só conheço descendência do primeiro (António de Carvalho e Albuquerque), que nasceu em Arganil cerca de 1878, foi professor em Nogueira do Cravo (Oliveira do Hospital) e que casou D. Beatriz da Piedade de Vasconcelos e Brito, também professora, falecida a 29-3-1962, a qual também era minha parente. Tiveram, pelo menos, 8 filhos: Jorge de Brito Carvalho e Albuquerque, 2 Antónios, Manuel José, José Maria, Armando, D. Maria Luísa (religiosa) e D. Maria da Conceição (nascida em Nogueira do Cravo a 28-10-1917 e falecida solteira em Arganil, onde sempre viveu, a 27-7-2002).
Creio que, actualmente, já não existe ninguém da família em Arganil.
Teria muito gosto em saber mais sobre as gerações mais recentes, para actualizar esse ramo familiar, com vista a um livro que tenho em preparação.

Grato pelas informações que me forneceu, apresento os meus cumprimentos,
José Caldeira
[jcald arroba vizzavi ponto pt]

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#128933 | anaalb | 19 set 2006 18:30 | Em resposta a: #128926

Boa tarde... muito, muito boa tarde!!! Não imagina o quanto!!! O seu parente António Nunes de Carvalho é nem mais nem menos que o meu bisavô! Pai de António de Carvalho e Albuquerque, meu avô professor de Nogueira do Cravo! De facto em Arganil já não existe nenhum descendente directo... mas existem em Nogueira do Cravo! A minha mãe, Maria Ernestina Rodrigues Duarte (casada com Francisco Garcia Paulino Caldeira natural de Lagares da Beira) filha de Maria do Nascimento Rodrigues Duarte natural de Nogueira do Cravo! A Senhora D. Beatriz faleceu bastante mais cedo do que a data que refere... não posso precisar agora a data mas foi antes de 1933... Mais logo lhe direi com exactidão. O meu avô, António de Carvalho e Albuquerque faleceu em Julho de 1966.
Da descendência de Ana Augusta de Albuuqerque e Castro, apenas sei o que diz respeito ao meu avô e que as duas filhas não tiveram descendência.
Julgo que o tio Alberto também não, uma vez que a sua imensa fortuna (em acções ruinosas, uns anos mais tarde) foi herdada pela tia Henriqueta e pela sua sobrinha (tb. minha tia) Maria da Conceição.
Infelizmente a tia Maria da Conceição antes de morrer fez uma desastrosa doação de todos os seus bens perdendo-se todos os documentos e fotografias da família...
Quanto à quinta do meu avô em Nogueira do Cravo passou para a minha mãe, onde habita até à data!
Espero, ainda hoje, dar-lhe mais pormenores sobre toda a descendência que conheço.
Saudações "parentais" desde Coimbra
Ana Augusta de Albuquerque Garcia Caldeira (duplo parentesco???)

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#129164 | JCALD | 21 set 2006 19:33 | Em resposta a: #128933

Cara Prima Ana de Albuquerque Caldeira:

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos e fico esperando ansiosamente os pormenores prometidos.

Pelos Caldeiras não sei se seremos parentes. Os parentes Caldeiras que conheço em Lagares, foram para lá recentemente e devem usar os apelidos Caldeira de Miranda Granjeia.

Com renovados agradecimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#130857 | tintin | 11 out 2006 17:12 | Em resposta a: #129164

Caros confrades sera que alguem me podia ajudar na origem geografica dos Viscondes do Banho, obrigado.

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#132245 | Eduardo S. Carneiro | 26 out 2006 10:26 | Em resposta a: #31926

Sobre Almendra, na Beira Interior, assim como as familias nobres da zona do Côa, há um pequeno estudo, onde também se fala de Almeida e de Castelo Rodrigo, estudo ainda a ser aprofundado pelo professor Eduardo Santos Carneiro.

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#132906 | josemsmoiz | 02 nov 2006 17:19 | Em resposta a: #132245

Dois amigos (Gonçalo Calheiros e Francisco Cardia Taveira) alertaram-me para a investigação do Forum sobre os Viscondes do Banho e de Almendra.
Como sou "directamente"interessado (minha Mãe, Ana Maria de Frias e Gouveia Leitão de Castilho de Morais Sarmento Moniz é a actual Viscondessa do Banho e Viscondessa de Almendra) poderei dar alguma "ajuda" - muito embora os meus conhecimentos genealógicos sejam relativamente escassos e o pouco tempo de que disponho não me permita as investigações que gostaria.
Poderei, no entanto, dizer que o mais recente, e ao que conheço melhor, trabalho sobre, entre outros, os Viscodes de Almendra é o do Albano Chaves "Donas-Boto de S. João da Pesqueira, Origens e novos Ramos", de 2005 onde está toda a descendência de Dona Ana Maria de Távora Donas-Boto que casou em 1718 com António Lopes Sanches de Castilho Falcão Mendonça, bisavós do primeiro Visconde de Almendra e meus sétimos Avós.
A ascendência de Dona Ana Maria de Távora Donas-´Boto está num outro trabalho do Albano Chaves "Donas-Boto de S. João da Pesqueira, descendência de Domingos de Sousa Telo de Távora Boto", de 2002.

Para os interessados os trabalhos poderão ser pedidos directamente ao Albano Chaves, Rua Heróis de África, 129, 4450-688 Leça da Palmeira (tels. 22 995 94 82 ou 22 996 26 54)

Sobre os Viscondes do Banho também tenho alguns interessantes elementos (e há todo um espólio a estudar na Casa do terreiro, em Rio de Moinhos, Sátão, de minha Mãe) que poderei facultar ...

Sobre o Conde de Almendra penso que a melhor fonte serão a Teresa e o Eduardo Costa Seixas, porquanto a Mãe da Teresa foi a sua universal herdeira.
Como tenho facilidade em os "consultar" também poderei ser útil a quem o desjar.

Haja tempo...

Os meus melhores cumprimentos

Viseu, 2 de Novembro de 2006

José A. de Castilho de Morais Sarmento Moniz

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#133839 | N.Caldeira | 12 nov 2006 15:05 | Em resposta a: #132906

Caro José Moniz,

Esta sua mensagem prendeu-me a atenção, especialmente no parágrafo referente ao Conde de Almendra.

A minha ascendência encontra-se nos Saraiva Caldeira, de Foz Côa, o mesmo ramo do Conde de Almendra (pelo menos foi o que sempre ouvi dizer). Não consegui no entanto encontrar um ponte de ligação ao Conde de Almendra.
Li que tem facilidade em "consultar" uma Senhora Teresa e o Sr.Eduardo Costa Seixa, pessoas que eu não conheço, poderia fazer o favor de os "consultar" para saber se me podem ajudar de alguma forma?

Deixo aqui as informações que possuo:

I - LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA ,nasceu em Vila Nova de Foz-Côa e casou com D.Gertrudes Escolástica de Sousa de Barros Cardoso,C.g.



Filhos:



1 (II) - JOSÉ MARIA SARAIVA CALDEIRA



2 (II) - MANUEL TOMAZ SARAIVA CALDEIRA,nasceu em Foz-Côa.

Deixou pelo menos um filho natural de Maria da Conceição Fachada,natural da mesma vila,filha de António Manuel Fachada e de sua mulher Maria Fachada.



Filhos:



1 (III) - ALBERTINO ANTÓNIO SARAIVA CALDEIRA ,nasceu em Foz-Côa em 2 de Dezembro de 1898 e aí foi baptizado a 18 do mesmo,sendo padrinhos Luís Feliciano Fachada e D.Antónia Joaquina Fachada.


2 (III) - ADELINO AUGUSTO CALDEIRA (meu bisavô), nasceu em Foz-Côa em 5 de Abril de 1895 e faleceu em Vilares da Vilariça, Alfandega da Fé.

É tudo o que sei. Se me poder ajudar ficar-lhe muito grato.
Desde já obrigado pela atenção e peço desculpa pelo incómodo.

Com os mais sinceros cumprimentos,
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#134536 | N.Caldeira | 17 nov 2006 22:40 | Em resposta a: #31926

Caros colegas,

Convido-os a todos a visitarem o tópico "Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa)":

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=134514

E colaborem, se poderem.

Desde ja grato pela atenção
Nuno F.M. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#134684 | N.Caldeira | 19 nov 2006 15:05 | Em resposta a: #106216

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Gostaria que, quando possível, desse uma vista de olhos a este tópico:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=134514

Grato pela atenção.
Nuno F.M. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#228320 | alentejo | 03 mai 2009 20:37 | Em resposta a: #132245

Sr. Professor Eduardo Santos Carneiro,

Gostaria de saber a que estudo se refere e se o mesmo já foi publicado.

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#228325 | HistóriGeo | 03 mai 2009 22:08 | Em resposta a: #228320

Caro "alentejo"
Qundo estive em Almendra e Castelo Rodrigo numa investigação, consegui alguns dados sobre solares e famílias dessa região...
Mas depois e devido a ter que investigar em locais como Lisboa "Torre do Tombo" e em dois arquivos distritais, acabei por não concuir esse trabalho sobre Almendra e os respectivos viscondes.
É provável que no arquivo distrital da Guarda se encontre algo...
Cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#228362 | IsabelFont | 04 mai 2009 14:44 | Em resposta a: #132906

Boa tarde Caro Confrade
José Moniz,

Tenho um apontamento de Fonte: Tomo VI - os Fidalgos da obra do Abade de Baçal, em como Dª Antónia Augusta Correia, da família dos condes de Almendra, nascida em 15 (?) de janeiro de 1856 em Vila Flor no Distrito de Bragança, casou com Constâncio Alfredo de Almada Menezes Guerra, de Mirandela (Navalho), Á data de 1927, representante dos "Almada Menezes Guerra" ««« assim referido no TOMO VI da obra do Abade Baçal.
Tiveram 2 filhos, um deles a famosa poetisa e pianista Oliva Guerra.

Caso saiba, gostaria que me informasse como era esta senhora da família dos Condes de Almendra? Dª Antónia Augusta Correia era filha de José Joaquim Correia e de Maria Rosa da Silva Correia.

Agradeço a sua ajuda, caso saiba algo ácerca deste assunto.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra - Oliva Guerra

#236051 | IsabelFont | 09 ago 2009 02:25 | Em resposta a: #132906

Boa noite Caro Confrade
José Moraia Sarmento Moniz,

Não sei se ainda anda por este fórum, mas dado que o tema me interessa, passo a expô-lo.

Tenho um apontamento de Fonte: Tomo VI - os Fidalgos da obra do Abade de Baçal, em como Dª Antónia Augusta Correia, da família dos condes de Almendra, nascida em 15 (?) de janeiro de 1856 em Vila Flor no Distrito de Bragança, casou com Constâncio Alfredo de Almada Menezes Guerra, de Mirandela (Navalho), á data de 1927, representante dos "Almada Menezes Guerra" ««« assim referido no TOMO VI da obra do Abade Baçal.
Tiveram 2 filhos, um deles a famosa poetisa e pianista Oliva Guerra e outri filho, salvo erro Carlos Guerra, médico também que esteve em Angola.

Caso saiba, gostaria que me informasse como era esta senhora da família dos Condes de Almendra? Dª Antónia Augusta Correia era filha de José Joaquim Correia e de Maria Rosa da Silva Correia.

Agradeço a sua ajuda, caso saiba algo ácerca deste assunto.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#257089 | IsabelFont | 23 jun 2010 12:32 | Em resposta a: #133839

Caro confrade
Nuno Caldeira

Não sei se ainda anda por este fórum, mas caso assim seja e veja esta mensagem, e se tiver aprofundado o tema agradeço me diga se sabe algo sobre este assunto.
Só o insiro neste tópico porque Dª Antónia Augusta Correia, abaixo mencionada em 3. era considerada da família do conde de Almendra, não sei como?!

Esta situação que não seí se pode ser considerada tecnicamente: famílias de Vila Flor, mas foi por aqui que o assunto me veio á mão.

Tenho que Oliva Guerra (Oliva Correia de Almada Meneses Guerra) conhecida poetisa e pianista na sua época, é considerada pela junta de freguesia de Vila Flor, sua "filha", onde até uma sua fotografia/quadro está exposta no museu de Vila Flor.
Na realidade descobri que Oliva Guerra nasceu em Sintra.
Mas:
1. Oliva Guerra, nascida em 10/5/1891 e seu irmão (médico) - Carlos Correia de Almada Meneses Guerra, são filhos de:
2. Constâncio Alfredo de Almada Meneses Guerra. e de
3. Antónia Augusta Correia, natural de Vila Flor e considerada da família do conde de Almendra, e netos de:
4. Teotónio Almada Meneses Guerra, e de
5. Maria das Dores
6. José Joaquim Correa
7. Maria Rosa da Silva (Correa)
e bisnetos de
8. Luís Porfírio de Almada Guerra, e de
9. Maria José Guerra

Para mim era muito importante entroncar estes "Meneses Guerra" ou "Guerra" com o meu ramo ascendente Fontoura, em que a certa altura surge a minha tetravó Ana Joaquina da Conceição Guedes da Guerra.
Tenho a certeza que o relacionamento familiar existe, ainda que talvez primos afastados ou afastadíssimos, pois que foi encontrado um livro oferecido a meu Bisavô Constantino da Fontoura Madureira Guedes por aquela senhora Oliva Guerra, com uma dedicatória explícita "aos primos".
Não consigo fazer o entroncamento por falta de elementos paroquiais.

Aguardando notícias,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#298104 | Mario1946 | 24 fev 2012 00:04 | Em resposta a: #132906

Caro José António, é um grande prezer ler algo sobre esta ilustre família!.Fomos vizinhos, entre as casas onde cada um de nós nasceu, havia o Terreiro!. Sim, sou o Mário Braz, filho de Mário Pais de Aguiar. Como parti para Angola com 17 anos de idade (em 1964), apenas tenho na minha memória as estaturas físicas de cada um...Lembro-me do José António, do Vasco e da Ana Maria. Isto além do seu pai Dr. Moniz e da sua mãe Ana Maria, assim como o seu avô Sr. Visconde do Banho e avó Senhora Viscondessa. Lembro-me de quando o seu avô faleceu, cujo corpo esteve em camara ardente na capela do Terreiro. Ele regressava do velório à mãe ou sogra (já não me recordo), do Senhor Professor Marques...
Ficaria muito grato se me desse notícias.
Presentemente resido em Mafra-Lisboa e temos de diferença de idade 3 anos, sendo eu mais velho. A idade do Vasco assim como da Ana Maria, não sei, mas ela é mais velha e o Vasco é o mais novo dos 3 irmãos.
Muito obrigado e cumprimentos a todos.
Mário Braz Pais de Aguiar
paisdeaguiar113@gmail.com

Resposta

Link directo:

Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho

#357244 | A. Chaves | 04 mai 2015 15:58 | Em resposta a: #132906

Caro José Moniz

Na Biblioteca de S. João da Pesqueira foi lançado no dia 29/4/2015 o livro "Famílias de S. João da Pesqueira - Sousa, Távora, Telo", com prefácio do Sr. General Alexandre Sousa Pinto.
Autores: Albano Chaves / João Braz / Óscar Caeiro Pinto.
Terei muito gosto em fornecer informações completas pelo mail albanochaves@sapo.pt

Com abraço amigo,

Albano Chaves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen