Casa da Ponte - Sesmaria no Brasil - Procuradores

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Títulos | Património | Brasil

Casa da Ponte - Sesmaria no Brasil - Procuradores

#31986 | Samuel de Castro | 12 dez 2002 10:01

Caros forenses,

"João de Saldanha da Gama Mello e Torres Guedes de Brito, Conde da Ponte, do Conselho de Sua Alteza Real, Senhor da Vila de Assequins, Comendador da Ordem de Cristo, Governador e Capital General da Capitania da Bahia......" Assim se inicia a procuração, datada de 6.3.1806, recebida pelo meu pentavô Sargento-mor Joaquim Pereira de Castro, para vender uma Sesmaria, constituída de uma grande área de terras, pertencente ao Conde da Ponte, que abrangia os Estados da Bahia e Minas Gerais, no Brasil. Algum colega do Forum sabe informar em que Arquivo de Portugal poderia estar a documentação referente aos diversos Procuradores que o Conde da Ponte instituiu para vender suas terras no Brasil? Tenho especial interesse em descobrir, nessa documentação, de qual Freguesia portuguesa teria saido meu pentavô para o Brasil? Em qual Instituição portuguesa poderia ter os registros de saída de portugueses civis e militares para o Brasil, por volta de 1765/77?
Serei eternamente grato aos que puderem informar. Um abraço a todos.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Ponte - Sesmaria no Brasil - Procuradores

#41333 | Samuel de Castro | 09 mai 2003 18:40 | Em resposta a: #31986

Ou instituição que possa comprovar a nomeação de Joaquim Pereira de Castro como Sargento-mor?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 07:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen