Família Revez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Revez

#32000 | REVEZ | 12 dez 2002 13:36

Desejava saber a origem deste apelido. Se alguém tiver informações agradecia que me as facultasse.

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#32025 | zmcm | 12 dez 2002 17:19 | Em resposta a: #32000

Sr Revez:
Não o posso ajudar relativamente á questão que colocou, mas posso dizer-lhe que foi uma família bastante enraízada no Baixo Alentejo ( Odemira, Almodôvar, Mértola etc.)tendo alguns ramos passado ao Algarve no séc. XVIII.
Tanto quanto sei os Revêz tiveram alguma proeminência social principlamente devido aos bons casamentos que alguns elementos da família fizeram.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#32033 | rmfrp | 12 dez 2002 18:45 | Em resposta a: #32000

Caros colegas:

Posso informar que já no século XVII existia o apelido Revez no Algarve, em Castro Marim. Em 1686 três irmãos, Águeda Revez, Domingos Gato (meu décimo avô) e Manuel Gato, fizeram aforamento de umas terras em Beliche (freguesia de Castro Marim) herdadas de seus pais, Manuel Gato e Isabel Dias. Os dados de que disponho indicam que Manuel Gato e Isabel Dias terão nascido cerca de 1620-1630, e os filhos cerca de 1650-1660.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#32042 | zmcm | 12 dez 2002 21:47 | Em resposta a: #32033

Caro Rui:
Não me admira as informações que dá. De facto na zona que eu estudo eles aparecem mais vindos do Alentejo no fim do séc. XVII, e durante o XVIII.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#32044 | Pinheiro | 13 dez 2002 07:51 | Em resposta a: #32042

Caro confrade:

Em Castro Verde, Dist. de Beja, existem actualmente pessoas com esse apelido.

Cumprimentos
Carlos Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#32047 | REVEZ | 13 dez 2002 09:16 | Em resposta a: #32000

Antes de mais, muito obrigado pela vossa atenção. Onde poderei encontrar registos antigos referentes ao nome?

João Revez

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#32062 | zmcm | 13 dez 2002 11:11 | Em resposta a: #32047

Caro João :
Penso que o melhor será começar a estudar o seu ramo Revez, e daí então partir para um estudo alargado se assim o entender. É claro que a melhor forma de fazer isso é através dos Arquivos Paroquiais, distritais, Torre do Tombo etc.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

Águeda Reveza

#94378 | jliberato | 25 jun 2005 21:05 | Em resposta a: #32033

Caro Rui Pereira,
Tive que refazer um ramo dos meus antepassados em São Clemente de Loulé, devido a um erro que tive de corrigir. Por isso tenho estado mais activo naquela freguesia, procurando aliás dar pistas a outros confrades.
Acontece que, no elenco dos meus "novos" avós, encontrei uma Águeda Reveza.
Casada com Francisco Ribeiro teve pelo menos dois filhos em São Clemente de Loulé: Leonor da Conceição, minha antepassada, baptizada aos 27-02-1667 e João baptizado aos 17-11-1669.
Como as datas coincidem com as suas e não encontro o casamento em São Clemente de Loulé, será que é a mesma Águeda Reveza que menciona neste tópico? Tem notícia do marido dela?
Aguardo notícias suas.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Reveza

#94439 | rmfrp | 26 jun 2005 23:26 | Em resposta a: #94378

Caro J. Liberato:

Os elementos de que disponho mostram que a sua antepassada Águeda Revez não pode ser a mesma que referi neste tópico.

De facto, enquanto a Águeda Revez que refere era já casada em 1667, a minha tia com o mesmo nome era maior de idade mas ainda solteira quando participou no aforamento de 1686, aliás tal como o irmão Manuel que viria a casar ainda nesse mesmo ano. Viviam ambos em Castro Marim. Este é o único documento que encontrei em que ela é mencionada. Não sei se casou ou teve descendência.

Tenho igualmente conhecimento, em Castro Marim, de uma Águeda Revez um pouco mais recente que e deve pertencer à mesma família. Era filha de Domingos Luís e Maria Gato, e casou a 04.02.1711 em Castro Marim com Bartolomeu Marques, de Beja. Desconheço a filiação de Maria Gato, que poderá ser irmã da primeira Águeda, de Domingos e de Manuel.

O apelido Revez aparece ocasionalmente em Castro Marim, mas parece ser um dos (muitos) apelidos "importados" do Baixo Alentejo pela facilidade de comunicação proporcionada pelo rio Guadiana. O conjunto dos apelidos comuns nos registos de Castro Marim parece por vezes mais alentejano que algarvio.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Reveza

#94442 | jliberato | 27 jun 2005 00:47 | Em resposta a: #94439

Caro Rui Pereira,
Muito obrigado pela sua resposta.
Vou prosseguir normalmente a minha investigação e não deixarei de lhe dar conta se encontrar os pais da minha Águeda Reveza.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Revez

#112626 | liz | 22 fev 2006 09:21 | Em resposta a: #32047

Bom bia,
Eu chamo-me Elisabeth REVEZ. Nascei em frança, desculpe por o meu portugués.
Voçé encontro qualquer coisa sobre o nosso nome? A minha familia é de Almodovar.
Obrigada.

Elisabeth REVEZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 02:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen