Livro "Cadastro da População do Reino"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

Livro "Cadastro da População do Reino"

#3219 | xichado | 06 abr 2001 04:36

Olá,
Alguém têm conhecimento do livro "Cadastro da População do Reino", elaborado em 1527 por ordem de D.João III?
Eta informação apareceu numa web-site mas eu vivo nos EUA e como tal não me posso deslocar, de momento, a Torre do Tombo e fiquei curioso sobre esta obra.
No pequeno parágrafo que li, só mentionava que continha o número de habitantes de cada cidade/vila/aldeia... será que também contém os nomes (e não apenas o número) dos habitantes?
Alguém sabe e pode-me dar alguma informação?

Antecipadamente agradecido por toda a ajuda que me poderam prestar!

Resposta

Link directo:

RE: Livro "Cadastro da População do Reino"

#3292 | 163287 | 08 abr 2001 22:44 | Em resposta a: #3219

Ilmº Senhor:
De facto, o Cadastro da População do Reino, de 1527, sintetiza pelas Comarcas ou Províncias que então subdividia o reino: - Antre Douro e Minho, Trallos Montes, Extremadura,Antre Tejo e Odiana e Beira e Algarve;
os concelhos, vilas e cidades que as integravam.
A primeira destas comarcas citadas, foi publicada no Vol. III do Arquivo Histórico Nacional,Lisboa, 1905, a segunda no vol. VII,1909, a terceira no vol. IV, 1906 e a quarta no "Cadastro da População do Reino", 1931, Lx, por João Tello de Magalhães Collaço.
Poderá encontar quer o Arquivo Histórico Portuguez quer a publicação de João Collaço na Biblioteca Nacional de Lisboa e nas bibliotecas que beneficiam do Fundo Legal. No Brasil a conhecida biblioteca do REal Gabinete de Leitura, do Rio de Janeiro; na América do Norte desconheço haver alguma biblioteca que goze do envio sistemático dos libros publicados em POrtugal, o tal regime do Fundo Legal.
O interesse desta obra é dar um conhecimento administrativo do Reino da época, referindo os limites municipais, o donatário, pormenorizando as
aldeias e povoados mais importantes, que hoje são freguesias, dando para cada deles o número de fogos e por vezes dos mancebos solteiros. Tenho do João Colaço um livro que arranjei num alfabarrista e das outras comarcas possuo fotocópias integrais com excepção de Trás-os-Montes.
Cumprimento e espero que o tenha esclarecido.
António Mesquita

Resposta

Link directo:

Livro "Cadastro da População do Reino"

#3417 | xichado | 16 abr 2001 20:22 | Em resposta a: #3292

Obrigado e grato pelo seu esclarecimento.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Livro "Cadastro da População do Reino"

#3948 | euthymio | 10 mai 2001 18:27 | Em resposta a: #3219

Não tem nomes e há uma edição impressa.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Livro "Cadastro da População do Reino&"

#115632 | R.Miguel Nunes | 02 abr 2006 01:08 | Em resposta a: #3292

Caro António Mesquita,

Faz meses que procuro consultar o livro que refere mas não o consigo localizar em nenhuma biblioteca do norte do país, local onde de momento resido, por tal, teria a amabilidade de me enviar em formato digital (se possivel) as páginas que digam respeito ao concelho do Fundão/Castelo Branco/Beira Baixa?

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Livro "Cadastro da População do Reino"

#115639 | MariaDavid | 02 abr 2006 03:40 | Em resposta a: #3292

Caro António Mesquita

Fico-lhe muito grata se me facilitar o acesso a essa informação, no que toca à região abrangida pelas seguintes localidades: Covilhã, Idanha-a-Nova, Belmonte, Fundão, Teixoso, Sabugal.

Se precisar de me contactar, pode fazê-lo para o seguinte mail:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Desde já os meus sinceros agradecimentos

Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Livro "Cadastro da População do Reino"

#115665 | Lobo | 02 abr 2006 16:57 | Em resposta a: #3948

Caro João Bettencourt

Onde a posso adquirir?

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen