tratamento e conservação de documentos

Este tópico está classificado nas salas:

tratamento e conservação de documentos

#3221 | mbp | 06 abr 2001 11:20

Há dias encontrei documentos de familia relativos aos SEC XVII;XVIII.Entre os documentos encontram-se dotes ,testamentos,prazos,partilhas etc ,mas algun estão um pouco danificados(com humidade ,rasgados,fungos).Necessito de os consultar,contudo gostaria de os limpar e conservar da melhor forma.
Alguém tem experiência nesta àrea?

Os meus agradecimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: tratamento e conservação de documentos

#3223 | 27jan | 06 abr 2001 11:48 | Em resposta a: #3221

Olá,
A Biblioteca Nacional em Lisboa presta alguns serviços nesta área a entidades privadas. É questão de os consultar.
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: tratamento e conservação de documentos

#3360 | mbp | 12 abr 2001 11:52 | Em resposta a: #3223

Olá Ana Josué

Agradeço-lhe a informação prestada sobre este assunto.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: tratamento e conservação de documentos

#3472 | A. Varela Remígio | 18 abr 2001 22:57 | Em resposta a: #3221

Como Conservador-Restaurador de bens culturais tenho o dever de o aconselhar a recorrer a profissionais devidamente qualificados.

A Conservação e Restauro em Portugal está num estado lastimável, proliferando os ditos curiosos e lamentáveis prejuísos.

A C&R é uma ciência e como tal deve-se basear em conhecimentos técnicos estudados e cientificamente comprovados e não apenas no conhecimento empírico. Para tal existem cursos superiores em Conservação e Restauro na Escola Superior de Conservação e Restauro (já extinta), na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Politécnico de Tomar.

Os Documentos Gráficos é uma área que se pode dividir em dois grandes grupos, a vulso ou em livro. Cada um dos dois grupos tem obviamente as suas características e problemas específicos, e por isso existem técnicos especializados em temas específicos.

Para além da Biblioteca Nacional,muito bem referido noutra mensagem, existem também técnicos especializados no Instituto Português de Conservação e Restauro e na Torre do Tombo, que o poderão ajudar por meio das instituições ou particularmente. Há ainda ateliers privados com técnicos igualmente qualificados.

Devo dizer que a minha área de especialização não é os Documentos Gráficos e nem trabalho em nenhuma das instituições referidas, para não haver más interpretações.

Espero ter sido útil, mas caso tenha alguma dúvida, não hesite em procurar tirá-la em:

a.v.remigio@netcabo.pt

que eu farei o possível.

Os meus melhores cumprimentos


André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: tratamento e conservação de documentos

#3487 | António Forjó | 19 abr 2001 12:35 | Em resposta a: #3221

Miguel

O Arquivo Histórico Ultramarino faz Conservação e Restauro de pergaminho e papel.
O endereço é:
Calçada da Boa-Hora 30
1300-095 Lisboa

Tel.213616330 Fax.213621956

e:mail ahu@lict.pt Site: www.lict.pt/ahu

Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: tratamento e conservação de documentos

#3749 | mbp | 03 mai 2001 17:50 | Em resposta a: #3487

Caro António

Muito obrigado pelas informações prestadas relativamente a este tema.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: tratamento e conservação de documentos

#3913 | mbp | 10 mai 2001 09:51 | Em resposta a: #3472

Caro André Varela Remígio

Venho por este meio agradecer-lhe o amável esclarecimento que me prestou sobre o assunto.Já o tinha feito recorrendo ao seu "e mail "mas por qualquer motivo a mensagem retornou à origem.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 17:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen