Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#3229 | mop79436 | 06 abr 2001 17:47

Alguém tem informações sobre a genealogia destas Famílias até á presente data.

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#22904 | FJCSAC | 14 jun 2002 22:19 | Em resposta a: #3229

Quando abri este tópico fui parco em informações.

A-Os Dias Delgado do Paul,Covilhã surgem do casamento de Luís Fernandes Delgado do Paul com Maria Dias Campos de Carvalho de Casegas,desta união nasceram pelo menos:

1.1-Dr. Manuel Dias Delgado * Paul 21.5.1747 que teve CBA 20.7.1807 para Delgados c/ diferença,registado no CN);

1.2-Maria Dias Campos de Carvalho Delgado da Silva * Paul 26.8.1749 (teve CBA para Silva,Delgado,Carvalho e Campos, e cujo registo não encontro)e julgo que teria sido a primeira mulher de Paulo Vaz de Carvalho de Casegas ss;

1.3-Rosália Dias Delgado,*Paul 28.5.1752 (teve CBA 22.10.1817,para Delgados e Dias registada no CN)

1.4-Isabel Dias Delgado * Paúl 12.12.1754 smn.

B-O atrás referido Dr. Manuel Dias Delgado cc Maria José dos Santos Leal ( teve CBA ,para Delgados por parte do marido e Leal pelo seu lado em 2.6.1807,registada no CN).Filhos conhecidos,pelo menos:

1.1.1-Luís António Leal Delgado * Paul smn;

1.1.2-Manuel Joaquim Leal Delgado * Paul smn;

1.1.3-Joaquim Firmino Leal Delgado * Paul smn;

C-No ANP 1985 tomo II pag. 1097,refere-se aos Leal Delgado e remete para o próximo Anuário;

D-No dito Anuário,nos Frazão Castelo-Branco da casa do Salgueiro,pag 845,refere que Raúl Crespo Frazão de Castelo-Branco * Monsanto 9.12.1892 cc em 1926 com D.Maria José da Cunha Leal de Frias Delgado,do Paul (cf Leal Delgado)de cujo casamento nasce o falecido Albano da Cunha Leal Frazão de Castelo-Branco que já me havia falado desta relação familiar e tratavamo-nos como primos.

Será que a partir destes dados mais detalhados, alguém tem alguma informação que possa ser útil?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#22921 | rmfrp | 15 jun 2002 00:17 | Em resposta a: #22904

Caro Primo:

Creio que será da mesma família Leal o marido de Narcisa Dias Robalo, Jerónimo dos Santos da Silva Leal, do Ourondo, que já referi no tópico "Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira - Casegas", uma vez que este era filho de Manuel Joaquim da Silva e Ana dos Santos Leal.

Se não estou em erro, de acordo com a sua hipótese Paulo Vaz de Carvalho seria primo direito da primeira esposa, uma vez que seriam ambos netos de Manuel Dias Campos de Carvalho.

Refere a existência de uma Carta de Brasão passada a Maria Dias Campos de Carvalho Delgado da Silva. Qual a fonte desta informação?

Um abraço do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#22925 | FJCSAC | 15 jun 2002 01:56 | Em resposta a: #22921

Caro Primo

Eu estou apenas a pôr a hipótese do dito casamento,isto porque o meu Pai viu em Casegas a tal CBA de 4.5.1771 e o nome a quem se referia,Maria Dias Campos de Carvalho Delgado da Silva.Esta CBA não encontro registada.Podia ser na Câmara da Covilhã,mas já mandei um e-mail para lá,a perguntar se havia no acervo histórico registos de CBA e nada responderam.

Suponho que já lhe disse,suponho eu, que ainda em Casegas na dita casa da Dona eu encontrei 5 caixas antigas de metal onde se guardavam os pregaminhos.Infelizmente todas vazias.

A Ana dos Santos Leal é mais que provável ser irmã ou prima co-irmã da dita Maria José dos Santos Leal.No entanto não sei de onde são.No Genea já deve ter reparado neles-ver em Santos Leal.Um deles vai parar a um José Joaquim Antunes Leal de Castelo-Branco do Telhado,Fundão que também teve CBA 5.1.1781 (Leal e Castelo-Branco) registada no CN.

Tenho uma ideia que estes Leal estavam também ligados a uns Lima de Castelo-Branco,salvo erro.Vou verificar.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#23122 | camac41 | 19 jun 2002 09:26 | Em resposta a: #3229

Caro Francisco Álvares de Carvalho

Na eventualidade de haver alguma ligação transcrevo os dados encontrados nos ARP do Rosmaninhal

1 Maria Leal nasceu em Quintãns da Quarta-feira - Sortelha.
Simão Martins nasceu em Quintans da Quarta-feira - Sortelha.

Tiveram
2. Manuel Martins nasceu em Quintans da Quarta-feira - Sortelha.
Maria Fernandes Robalo nasceu em Monsanto. (Filha de António Robalo da Zebreira e Maria Fernandes de Monsanto)

Tiveram os seguintes filhos nascidos no Rosmaninhal – Idanha-a-Nova:
3 João nasceu no dia 16 de Junho de 1721 (Mistos 5-Baptizados pág 18 - Rosmaninhal)
3 Pedro nasceu no dia 29 de Janeiro de 1724 (M5-B 47 - Rosmaninhal)
3 Gregório nasceu no dia 5 de Janeiro de 1727. (M5- B 72V - Rosmaninhal)

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#23425 | FJCSAC | 26 jun 2002 12:05 | Em resposta a: #23122

Caro Carlos Leal Machado

Obrigado pela informação que me enviou.

Para já não estou a ver qual a ligação destes Leal aos do Paul,sendo certo que também não sei de onde estes últimos eram.

Do Paul e Barco (Covilhã) eram os Delgados.

Só agora respondo porque estive com problemas no Windows...

Cumprimentos

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#23427 | FJCSAC | 26 jun 2002 12:41 | Em resposta a: #22921

Caro Primo Rui

Só para lhe dar duas informações:

1ª-O tal Lima de Castelo Branco tinha o nome completo de Manuel António Leal Preto de Lima Castelo-Branco,era graduado pela faculdade de Leis e Letras e teria * ? c.1770 e morador no Dominguiso;

2ª-O Luís Dias Campos de Carvalho (sic) aparece em 1818 como tesoureiro da Confraria do Santíssimo Sacramento.Foi Capitão e casou e teve como já lhe uma filha Maria.
Mas o certo é que o D.Luís da Apresentação Abade de Perafita lá leva os nomes correctos dos Pais,assim, como a data de *.

Quanto aos Robalos agradecia que me reenviasse o seu e-mail,pois que perdi toda a informação.
Tenho andado com problemas no Windows...

Como já reparou estão como "Roballos".Esta questão da grafia acaba em certos casos ser um problema...Não os descobria.

Uma braço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#34712 | FJCSAC | 01 fev 2003 21:05 | Em resposta a: #23427

Apenas para dar informações adicinais sobre esta gente do Paul,Covilhã.

Da certidão de nasc. da Rosália Dias Delgado são referidos, Manuel Fernandes Delgado e Maria Vitória Fernandes Delgado ,irmãos do Pai Luís Fernandes Delgado.

Estes Fernandes Delgado eram do Barco, Covilhã.Do Paul,Covilhã eram os Fernandes da Silva.

Nesta certidão também se refere como sendo natural do Paul,Covilhã a testemunha Brás Homem de Sá.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#197850 | Raquelis | 25 mai 2008 01:34 | Em resposta a: #22904

Caro Francisco Álvares de Carvalho

A minha intervenção, passados todos estes anos sobre a colocção desta mensagem, não vem trazer-lhe, certamente, qualquer novidade nem completa o seu propósito mas, como acabei de fazer o levantamento do Paúl, posso acrescentar mais nomes a esta família e aproxima-la de datas mais recentes.
Assim:
Luís Fernandes Delgado do Paúl e Maria Dias Campos de Carvalho de Casegas tiveram mais um filho - Luís Dias Delgado, n. 23,12,1757 no Paúl.

Manuel Dias Delgado (Dr) c.c.Maria José Vaz dos Santos Leal, Filha de Manuel Miguens da Coutada e Maria da Conceição dos Santos Leal, tiveram 12 filhos:
Maria em 2.6.1782, Manuel Joaquim em 26.12.1783, Luís António em 17.12.1785, Joaquim Firmino em 29.9.1790, Ana em 17.11.1792, Angélica em 7.2.1795, José em 1.4.1798, Rosália em 9.10.1800, Adriana em 17.3.1803, Rufina em 3.1.1805, Carolina em 2.8.1807 e Teresa de Jesus Leal Delgado.

Teresa casa no Paúl a 22.4.1844 com Luís Cândido de Gouveia Branco do Teixoso, filho de António de Gouveia Branco e Ana Maria Bárbara Pereira da Cunha.

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#197880 | rmfrp | 25 mai 2008 16:49 | Em resposta a: #197850

Cara Raquel Diogo:

Lamento informá-la de que o nosso Parente Francisco Álvares de Carvalho faleceu em 2003.

Relativamente aos dados que aqui disponibilizou, creio que o apelido que refere como Branco é na realidade Franco. Luís Cândido de Oliveira Franco está na base de dados do Geneall:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=563411

Sua filha D. Maria Augusta da Cunha Leal Delgado casou com um parente afastado, o Dr. Manuel José Gonçalves dos Santos Gascão, cuja mãe era de Casegas - "Gascão" era originalmente Cascão, de António Gaspar Cascão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#307536 | coviantiga | 05 jun 2012 19:13 | Em resposta a: #22904

Caro Confrade
Só espero que ainda possa ser notificado.Encontrei este topico agora e tenho estes Leal Delgado e Vaz de Carvalho até 1589 com os ramos todos pois falta-lhe muita gente.Meu trisavô é um dos filhos de Manuel Dias Delgado e de Maria José Vaz dos Santos Leal.Era o Major José António Leal Delgado que teve 3 filhas naturais, entre elas minha bisavó, filha de Maria Cândida de Oliveira Caessa que por sua vez era filha de José Joaquim Aires de Carvalho médico em Lisboa e de Ana Jacinta de Oliveira Caessa .
Se me quiser contactar, pode faazê-lo através do email alice ponto peixeiro arroba netvisao ponto pt.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#307813 | coviantiga | 10 jun 2012 00:10 | Em resposta a: #23425

Caro Confrade

Espero que veja aminha resposta
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#307821 | jaferro | 10 jun 2012 11:29 | Em resposta a: #307813

Cara Confrade Maria Campos,

Veja a mensagem do confrade Rui Pereira de 25.05.2008, pelas 16:49, no presente tópico,em que nos informa do falecimento do Confrade Francisco Álvares de Carvalho (FJCSAC)

Recebi a sua mensagem sobre os seus antepassados no Castelejo. Na próxima semana vou ver o que encontro.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Dias Delgado e Leal Delgado - Paúl

#307879 | coviantiga | 11 jun 2012 01:20 | Em resposta a: #307821

Caro José Fernandes

Às vezes quando estamos entusiasmados com a genealogia ,parece-nos que certas pessoas que nos podem dizer algo, que nós QUASE TODOS perdemos , que foi perguntar aos nossos TUDO o que eles sabiam, e ficamos APENAS com memórias (que mesmo assim dão muito jeito) , parece-nos que essas pessoas TÊM DE SER ETERNAS.
Aconteceu-me aqui e com o Eduardo Osório.Esse tinha ficado de me dar uns elementos quando vi que tinha falecido.Quer crer que vi perfeitamente a mensagem , e não liguei que era quem eu estava a fazer a pergunta?
Obrigada pela sua chamada de atenção e agradeço a sua disponibilidade para ver ,no Castelejo.
Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado.
M.Campos

Resposta

Link directo:

Processos de Justificação de Nobreza dos Delgado, do Paúl (Covilhã)

#342563 | jaferro | 17 fev 2014 09:57 | Em resposta a: #307821

Caros Confrades,

Gostaria de saber se já alguém consultou os processos de justificação de nobreza de Rosa Doroteia Delgado, de 1782 (maço 31, nº 21); Manuel Dias Delgado, de 1807 (maço 26, nº 8) e Rosália Dias Delgado, de 1815 (maço 31, nº 22), no sentido de identificar toda a ascendência mencionada nas referidas justificações. Agradeço qualquer informação.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 10:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen