Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#32343 | A.Godinho | 22 dez 2002 22:54

Procuro saber a ascendência de Domingos Pinto da Fonseca e de sua mulher Ana Maria.Foram pais de Fernão Pinto de Vasconcelos que foi escrivão da Câmara em Montargil, onde casou pela segunda vez a 20.1.1705 com Catarina dasNeves Dourado, e havia casado em Torres Novas( Santa Maria) pela 1ª vez a 3/9/1696 com Joana Baptista ( filha de António Antunes Ferreira e Maria Moniz (?).No assento do 1º casamento diz-se que Fernão era natural de S.João de Santa Cruz, Coimbra,no assento do segundo diz-se ser natural de Vermoil (Pombal?), e num assento de baptismo de um seu neto diz-se ser de Ansião !!! Alguém me pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#32352 | Fonseca74 | 23 dez 2002 10:01 | Em resposta a: #32343

Informu-o que Vermoil é uma freguesia de Pombal e faz fronteira com a freguesia de Colmeias onde existe uma gran de familia de Fonsecas e achei curioso um seu antepassado ser Fonseca e um deles ter vindo para vermoil; só há pouco tempo iniciei as pesquisas se descobrir algo logo o informarei.Por acaso não tem mais informações desse Fernão (descendentes)?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.
Feliz natal e Próspero Ano Novo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#32361 | A.Godinho | 23 dez 2002 23:00 | Em resposta a: #32352

Caro Daniel
Obrigado pela sua mensagem. A indicação da freguesia de Colmeias pode ser uma pista a explorar já que as que realizei em Ansião não deram resultados e de Vermoil parece que não há livros daquelas datas.Quanto a S.João de Santa Cruz de Coimbra as buscas que fizeram por mim parece que também não resultaram.
Da descendeência de Fernão Pinto de Vasconcelos trato num título de Pintos de Vasconcelos num estudo de diversas famílias alentejanas ( e ribatejanas) que quero publicar em breve. Do 1º casamento julgo que não houve descendência pois do inventário orfanológico a que se procedeu por sua morte não há refª a filhos do 1º casamento.Do segundo casamento nasceu Baltazar Pinto de Vasconcelos, que teve descendência em Montargil, que perdeu esta varonia e passou a usar outros apelidos, António Pinto de Azevedo e outros que, como este, morreram sem geração.Este apelido-Azevedo- tem interesse como refª para as buscas pois decerto vem dos pais do Fernão.
Votos de um Santo Natal e um feliz Ano Novo.
A. Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44308 | A.Godinho | 03 jul 2003 20:25 | Em resposta a: #32343

Caros confrades

Para ver se consigo alguma informação, volto a pedir ajuda neste tópico.
Acrescento que Fernão Pinto de Vasconcelos teve um filho chamado António Pinto de Azevedo.Este último apelido vem , aparentemente, pela via de seu pai ( pois não o encontrei na ascendência da mãe).

Antecipadamente grato
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44315 | Pedro França | 03 jul 2003 23:49 | Em resposta a: #44308

Caro António:
Reparei neste tópico hoje e no seu grito de "socorro". Posso tentar ver na 2ª Feira no AUC se há alguma saída para o seu problema, já que Ansião, Vermoil e Pombal pertencem à diocese de Coimbra... Se quiser reformular para mim aquela história de buscas em S. João de Santa Cruz de Coimbra feitas pelo AUC...
Esteja à vontade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44318 | A.Godinho | 04 jul 2003 00:10 | Em resposta a: #44315

Caro Pedro

Como sempre e mais uma vez o meu muito obrigado, mas já não há palavras que cheguem para lhe agradecer.
Quanto aos Pinto de Vasconcelos, ou da Fonseca, ou ainda de Azevedo, que me deixam absolutamente desorientado, os elementos de que disponho são os que deixei na mensagem inicial. No entanto há dias no ADPortalegre, dei com um elemnto que ou pode desembrulhar a ascendência desta gente, ou , muito simplesmente não dar em nada... É que assina alguns assentos de baptismo em Montargil um Padre ou Frei ( não recordo bem) Bernardo da Silva Pinto da Fonseca,o que ocorre por 1724. Atendendo aos apelidos usados e ao facto de ser contemporâneo de Fernão Pinto em Montargil, deixa-me acalentar a esperança de poderem ser parentes... Se não fôr por aqui não sei por onde possa resolver o imbróglio e então desisto e espero por um afortunado acaso.

Um abraço.
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44384 | sapeca | 05 jul 2003 00:05 | Em resposta a: #44318

Caro António Godinho:
Desculpe-me a impertinência, mas será possivel ter-se equivocado na leitura da assinatura do padre referido? Não será Bernardo da SILVEIRA Pinto da Fonseca?
É que tal nome "cheira" aos desta ilustre família, à qual pertencem, entre outros, os Viscondes da Várzea, Marqueses de Chaves e de Castelo Melhor.
Aceite os meus cumprimentos e desculpe a intromissão.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcel

#44387 | Pedro França | 05 jul 2003 00:29 | Em resposta a: #44384

Caros António e Fernando:

Parecem-me mais apelidos que eu vejo nos condes de Amarante... E esta, hem?
Um abraço a ambos.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44388 | A.Godinho | 05 jul 2003 01:00 | Em resposta a: #44384

Caro Fernando Sá Monteiro

Não é impertinência nenhuma, é sempre bom que nos alertem para possíveis lapsos, de que às vezes nem nos damos conta. Intervenha sempre, é um prazer.
É possível que seja Silveira, ás vezes com as pressas nem vemos as abreviaturas. Lamentávelmente não tenho aqui à mão nenhuma cópia da assinatura,embora seja possível que nas fotocópias que possuo alguma haja com a mesma. Se assim não fôr na próxima visita ao Arq. Distrital de Portalegre vou confirmar.
A mim dava-se jeito que fôsse, pelo menos, familiar dos meus Pintos da Fonseca (ou Vasconcelos, ou Azevedo). Se assim fôsse e também da nobreza titulada que refere tinha então a investigação genealógica facilitada.
Não deixa de ser curiosa esta conjugação de apelidos (ora Pinto de Azevedo, ora Pinto de Vasconcelos, ora Pinto da Fonseca) usual em certas linhas destas famílias tratadas em alguns nobiliários e outras obras genealógicas, mas entroncá-los ...

Os meus melhores cumprimentos e intervenha sempre.
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcel

#44390 | A.Godinho | 05 jul 2003 01:19 | Em resposta a: #44387

Caros Pedro e Fernando

Com tanta nobreza titulada até me fazem reavivar a já ténue esperança de saber mais qualquer coisa dos meus Pinto de Vasconcelos...
Julgo ( corrijam-me se estou errado) que os títulos de Marqueses de Chaves e Viscondes da Várzea são da casa dos Condes de Amarante.
Já agora a Várzea que estará na origem do título qual será ? Se fôsse para as bandas de Pombal ou de Coimbra dava jeito, mas não me palpita...deve ser mais a Norte.

Um abraço a ambos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcel

#44397 | sapeca | 05 jul 2003 02:48 | Em resposta a: #44390

Caro António Godinho:
Confirmo a sua observação: são obviamente dos mesmos. De resto, eu próprio deixei a observação "entre outros".
E não há qualquer dúvida de que estes Silveiras Pintos da Fonseca são os mesmos da Casa dos Condes de Amarante, Viscondes da Várzea, Marqueses de Chaves, Marqueses de Csatelo Melhor, e de outras distintas famílias de que me desculpo por não citar.
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44589 | Pedro França | 07 jul 2003 18:48 | Em resposta a: #44388

Caro António:

Essa Várzea é a Várzea de Abrunhais (Lamego).
Quanto aos Pintos Azevedos/Pintos Vasconcelos, ainda não tenho soluções apesar de ter feito buscas de 1ª análise. Se me quiser reformular aquele pedido para Coimbra/S. João de Santa Cruz...
Um abraço. Amanhã lá estarei no AUC mas só de manhã.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44603 | A.Godinho | 07 jul 2003 23:39 | Em resposta a: #44589

Caro Pedro

Grato sempre e mais uma vez.
Não tenho elemntos adicionais sobre essa minha gente, a não ser o que tenho aqui posto nas mensagens acima. Encontrar essa gente em Santa Cruz deve ser quase como agulha em paheiro. A minha esperança reside agora no tal Frei ou Padre Bernardo, numa eventual habilitação de genere...
Mas se o Pedro quiser ter a maçada de tentar encontrar qualquer coisa fico-lhe deveras agradecido.
Continuo curioso sobre os seus costados alentejanos...
Não lhe enviei hoje o livro de que falámos ao telefone por absoluta indiponibilidade de tempo.

Um abraço,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44608 | Pedro França | 08 jul 2003 00:31 | Em resposta a: #44603

Caro António:

Vou insistir na procura que lhe interessa.
Quanto a costados alentejanos estamos assim:
- de Portalegre: (Zuzarte, Freire, Estácio);
- de Gavião (Delgados; Morais; Costa; Ferreira; Barros; Feio;Churro; Marcão; Matos; França; Mergulhão; Chambel; Cortesão; Fidalgo; Vinagre; Ledo; Chamisso; Fialho; Abreu);
- de Monforte: Vide;
- de Belver (Gavião): Heitor;
- de Ponte de Sôr: Camelo;
- de Crato: Varela; Vilela;
- de Chancelaria (Alter-do-Chão): Camelo
...............................................
O Gavião foi entre os sécs. XVII-XVIII o ponto de encontro de muitos destes apelidos. Quiando se foge do Gavião para outros lugares estamos já a recuar pelo séc. XVII. Depois, a dificuldade em encontrar paroquiais mais antigos leva-me a suspender as buscas. Alguns há que andam falhos de anos como acontece com Belver.
E era esta a surpresa que eu lhe queria mostrar.
Difícil digestão?
Um abraço. Diga coisas.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44612 | A.Godinho | 08 jul 2003 01:51 | Em resposta a: #44608

Caro Pedro

Quanto a Camelos e Abreus lá vai:

Antónia de Matos Cordeira, irmã de minha 6ª avó Leonarda de Matos, filhas de Manuel de Matos e de Maria Marques (gente principal da governança e lavradores), casou, com dispensa do 3º grau de consanguinidade, com António de Abreu da Silveira ( que tenho por filho de Sebastião Camelo da Silveira e de Clara de Abreu do Rego, ele de Ponte de Sôr e ela do Crato, casados em Ponte de Sôr a 15.2.1694, sendo ele fº de Manuel Camelo e Ana da Silveira, e ela de Manuel de Abreu do Rego e Ana Gonçalves). Tiveram descendência, parte da qual foi parar a Chancelaria , sendo que o fº José Abreu da Silveira c.c.Maria da Luz Falcão , de Chancelaria…, e um neto , fº de Feliciana de Abreu da Silveira e de Manuel Fernandes, chamado Manuel Lourenço de Abreu c.c. Maria Chambel , em Ponte de Sôr.
Tudo isto vem no meu livro em título de Afonsos de Ponte de Sôr.

Quanto a Chambéis: tenho mas no Crato.

Quanto a Estácios de Portalegre:

É meu ascendente João Fernandes Estácio bap.a 14.9.1687, fº de Francisco Fernandes e de Maria Estácia, neto pat. de Pedro Fernandes e de Ana Fernandes ( tenho mais uma geração acima destes) e neto materno de Matias Fernandes e de Maria Estácia.

Qunato a Heitores de Belver:

São ascendentes de minha filha Maria Carolina , António Luís de Matos e Maria Heitor (pais de José António de Matos, da Cravada-Belver, que casou em Belver a 20.5.1799 com Maria (Joana) Marques de Vilar da Mó-Belver). Há mais Heitores na ascendência materna de minha filha mas nos Envendos. Quanto a outros apelidos na mesma ascendência e na fregª de Belver aparecem Matos, Marques, Coelhos,Motas e Alves.


Será que há por aqui alguns interesses genealógicos comuns?

Um abraço

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44746 | Pedro França | 10 jul 2003 00:19 | Em resposta a: #44612

Caro António:

Não encontrei ascendentes comuns. Não tenho Silveiras na árvore. Quanto a Heitores, também os tenho de Mação (ao Castelo?) mas não os explorei. Acerca de Estácios: uma Catarina Estácia, filha de Francisco Fernandes e Maria Estácia, que casou com um António Freire (filho de João Freire e de Isabel Rodrigues); dessa união houve a Estêvão Freire, baptº na fregª da Sé/Portalegre, a 25.08.1727. Casou no Gavião em 1750.
Para já, muito resumidamente, isto é o que se me oferece dizer comparativamente com o que me enviou na sua mensagem.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44748 | A.Godinho | 10 jul 2003 01:37 | Em resposta a: #44746

Caro Pedro

Encontrou ascendentes comuns sim senhor. A sua antepassada Catarina Estácia era irmã inteira do meu antepassado João Fernandes Estácio, ambos filhos de Francisco Fernandes e de Maria Estácia. Portanto somos parentes.
Já agora aí vão mais uns elementos da ascendência destes Estácios,pela numeração Sosa Stradonitz:

1.a) João Fernandes Estácio 1.b) sua irmã Catarina Estacio
2.Francisco Fernandes, b.6.5.1657 C. 21.4.1677
3.Maria Estácia.
4.Pedro Fernandes,c. a 9.6.1647
5.Ana Fernandes.
6.Matias Fernandes.
7.Maria Estácia.
8.Miguel Rodrigues, da aldeia da Cortiçada, Viseu.
9.Catarina Fernandes, da mesma aldeia.
10.António Fernandes, de Campo Maior.
11.Maria Domingues , da mesma vila.

Quanto aos Camelos atento o facto de ser apelido pouco comum e de Ponte de Sôr não ser, ao tempo muito populosa, é provável que aqueles que nomeio sejam dos mesmos dos seus.

Um abraço do novel parente
António Godinho de Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto da Fonseca ou Pinto de Vasconcelos

#44750 | Pedro França | 10 jul 2003 02:16 | Em resposta a: #44748

Caro António:

Muito obrigado pelo seu precioso esclarecimento. Na verdade não saberia dizer-lhe muito mais sobre os Estácios porquanto não me tem sido possível ir ao ADP desde 1996/7.
Quanto a Camelos, vou reunir o que tenho e, no próximo contacto aqui, dou-lhos a conhecer.
Tenho muito gosto em o ter por parente. Não estamos mesmo sós.
Um abraço e obrigado. Dá gosto sorrir.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 16:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen