Visconde de Roriz

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Visconde de Roriz

#32527 | Eduardo Albuquerque | 30 dez 2002 16:27

Caros e Ilustres “Confrades”,

Em tempos deixei algumas notas relativas a esta personagem para efeitos de actualização aditamento do que aqui neste “site” vem referido. Porventura, mercê das muitas solicitações e consequente trabalho, terão caído no esquecimento e não terão merecido o acolhimento devido.

Por isso, hoje, aqui vos deixo algumas referências a ele atinentes e que me parecem oportunas pois dão a conhecer quem era o Visconde de Roriz.

Começando pela “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, do Volume 26, página 209, transcrevo:

« Foi 1.º visconde deste título, / António Marinho Falcão de Castro Morais, bacharel / formado em Direito, da casa do Penedo, em Pias ( Monsão ) / das casas da Nogueira e da Ponte em Castelões, da de / Lordelo, em Carvalhosa, da do Paço, em Guimarães, e / outra do mesmo nome em Santo Estevão de Gerês, / termo da Póvoa de Lanhoso, de Ruivães, em S. Martinho / do Campo e de Roriz, em S. Pedro de Roriz ( Santo Tirso). / etc.,

N. a 29-III-1809, sendo filho de Manuel Marinho / Falcão de Castro Morais e de D. Angélica Maria Teixeira / de Carvalho e Sousa, sua mulher, e m. a 28-II-1858.

Casou a 4-VIII-1847 com D. Maria do Carmo de Araújo / Martins de Gouveia de Morais Sarmento, filha de Fran- / cisco Joaquim de Gouveia de Morais Sarmento e de / D. Rosa Joaquina de Araújo Martins ( da casa de Minotes ). / tiveram geração.

O título foi criado por dec. de 17-II-/-1853.

Armas: Escudo esquartelado de 1.º, Marinhos; / 2.º Castros ( de 13 arruelas ); 3.º Falcões e 4.º Morais. / Coroa de visconde »

Era sobrinho de meu quarto avô Fernando José de Palhares Marinho, e filho de Manuel Marinho Falcão de Castro, irmão daquele, de quem a supra referida enciclopédia, Volume 10, página 859, relata:

« Polí- / tico do séc. XIX.

Exerceu o cargo de ministro da Justiça / em 1823 e 1824, e nesta qualidade dirigiu um Aviso à Câmara Constitucional de Lisboa em 2-VI-1823, escrito / em Vila-Franca-de-Xira, durante o movimento que ficou / conhecido por Vilafrancada.

Dois dias depois assinava o / decreto que separava do Ministério da Justiça a Inten- / dência Geral da Polícia.

A 10 do mesmo mês e ano, mas / já do palácio da Bemposta, onde D. João VI regressara / em 5 de Junho, o mesmo ministro dirigiu uma portaria / de louvor à Câmara de Lisboa, encarregada da segurança / pública da capital e mandou pôr em liberdade as pessoas / que se achavam prêsas à sua ordem, tomando em consi- / deração o que a mesma Câmara representara acêrca / dessas pessoas.

No ano seguinte, em 6-III-1824, resta- / beleceu a censura à imprensa.

Dias depois, a 20-III, era / exonerado do cargo e substituído pelo conselheiro José / António de Oliveira Leite de Barros.»

Manuel Marinho Falcão de Castro, fora baptizado em S. Pedro de Gondarém, Vila Nova de Cerveira a 25.09.1770, e faleceu a 7.02.1831 em S. Pedro de Roriz, Santo Tirso.

Este, havia casado em S. Pedro de Roriz, a 29.07.1801, com D. Angélica Maria Teixeira de Sousa, baptizada a 09.11.1770, em Castelões, Recezinhos, filha de Bruno José Teixeira de Carvalho e Sousa, e de, D. Ana Maria da Cunha Coelho Ferraz.

D. Angélica faleceria a 14.12.1856.

O visconde era neto paterno de:

Dr. Domingos Lourenço Feital, baptizado a 17.02.1726, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e de, D. Maria Angélica Marinho Falcão, baptizada a 29.08.1730, na Lapa, S. Tiago de Pias, Monção. Estes haviam casado a 3.02.1763 neste último dito lugar.

E era neto materno dos supra ditos Bruno José e D. Ana Maria.

A continuar.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1809 Registo de Baptismo

#32575 | Eduardo Albuquerque | 01 jan 2003 12:19 | Em resposta a: #32527

1809 Abril 4

Baptismo de António Marinho Falcão de Castro e Morais, Visconde de Roriz.

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Porto, livro de baptismos nº 5, fl 72.

Antonio Filho legitimo do Dezembar / gador Manoel Marinho Falcão de Castro e de Do / na Angelica Maria Teixeira de Carvalho e Souza / moradores na quinta do Mosteiro de Roriz fregue / szia de Sam Pedro de Roriz neto pella parte pa / terna do Doutor Domingos Lourenço e de sua / mulher Dona Maria Angelica Marinho Feital / de Castro da freguezia de Gondar termo de Villa nova / de Cerveira e pella materna de Bruno Joze Teixeira / de Carvalho e de sua mulher Dona Anna Maria Coelho / da Cunha Ferras da dita freguezia de Roriz nasceo no / lugar de Villar desta freguezia de São João Evangelista / de Eiris aos vinte e nove dias do mes de Março de / mil e oito centos e nove foi solenemente Baptizado / na pia baptismal desta freguezia de Eiris no dia / quatro do mes de Abril do mesmo anno por mim / Antonio Ribeiro de Matos Abbade desta mesma / Igreja e lhe não pus os Santos oleos pellos haver / mas com toda as mais sagradas serimonias da Santa / Madre Igreja na forma do Ritual Romano foram / padrinhos Santo Antonio e madrinha Dona Anna / Joaquina Teixeira de Carvalho e Souza Tia do Bap / tizado e para contar fis este asento hoie dia mez / e anno ut supra o Abbade Antonio Ribeiro de Ma / tos e mais e mais não se não continha no treslado que me foi entregue / O Vigario João Barroso Pereira

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1853 Registo da Carta do Título

#32576 | Eduardo Albuquerque | 01 jan 2003 12:21 | Em resposta a: #32575

1853 Julho 13

Carta do titulo de Visconde de Roriz passada a António Marinho Falcão de Castro Morais

( Nota: conferida em 12 de Agosto de 1853 )


A. N. T. T., Registo Geral de Mercês, Dona Maria II, L. 42, fl.s 140 v e 141, microfilme 2111.

JOSÉ AUGUSTO CARNEIRO, Memoria Genealogica e Biographica sobre Marinhos Falcões, fl.552.

fl.140 v.

Dona Maria por Graça de Deos Rai / nha de portugal e dos Algarves, etc, Toman / do em consideração os serviços que o fal / lecido Desembargador Manoel Marinho / Falcão de Castro, que foi Conselheiro d’ Es / tado, Ministro e Secretario d’ Estado dos Ne / gocios Eclesiasticos e de Justiça prestara / ao Paiz, assim na carreira da Magistra / tura Judicial, como nos elevados cargos / que fóra della occupára, e em muitas / commissões de utilidade publica, e Que / rendo Galardoar estes serviços na pessoa / de seu único filho varão representante / de sua caza o Bacharel Formado em Leis / Antonio Marinho Falçcão de Castro Moraes, / Fidalgo da Minha Real Caza, o qual se / acha em circunstancias de sustentar com / dignidade uma posição social correspon / dente ao nome e qualificações daquel / le de quem dessende por estes respei / tos, e attentos outrosim os seus proprios ser / viços, Hei por bem, em plena remuneração / de uns e outros, Fazer Merce ao menciona / do Antonio Marinho Falcão de Castro Mo / raes, do Titulo de Visconde de Roriz em sua / vida, e Conceder-lhe faculdade para que / d’ ora em diante se chame Visconde de Ro / riz, e possa com este Titulo gosar de todas as / honras, prerogativas, e preeminencias, que / por elle direitamente lhe pertencerem, sem / quebra ou mingoamento algum, devendo / satisfazer quaisquer obrigações annexas à / dignidade do referido Titulo. Pelo que Man / do ás Authoridades, e mais pessoas a quem / o conhesimento desta Minha Carta perten / cer, que havendo ao mencionado Antonio / Marinho Falcão de Castro Moraes por Visconde / de Roriz o mantenhão no goso dos direitos que / por este Diploma lhe são conferidos, e obriguem //

fl.141

// ao cumprimento dos correspondentes deveres. Pa / gou de Direitos de Mercê e addicionaes um com / to e cincoenta e cinco mil reis, como constou d’ um / recibo de Talão numero quarenta e quatro, pas / sado em onze do corrente na Direcção Geral da / Thezouraria do Ministerio da Fazenda, e de um conhe / cimento em forma numero trinta e oito, passado / em doze do mesmo mez na Administração Ge / ral da Casa da Moeda e Papel Sellado. E por fir / meza do que dito é lhe Mandei dar esta Car / ta, que vae por Mim assinada, referendade pe / lo Ministro e Secretario d’ Estado dos Negocios / do Reina, e sellada com o Sello pendente das Ar / mas Reaes. Dada no Paço de Cintra em treze de / Julho de mil oitocentos cincoenta e tres = A / Rainha com guarda = Rodrigo da Fonseca / Magalhães = Carta pela qual Vossa Magesta / de Há por bem Fazer Mercê a Antonio Mari / nho Falcão de Castro Moraes, do Titulo de Vis / conde de Roriz em sua vida, pela forma / retro declarada = Para Vossa Magestade vêr = / Por Decreto de 17 de Fevereiro de 1853 = Fe / lix Antonio Xavier a fez = Logar do Sello pem / dente = Registada a fl. 53 do Livro 5º de Cartas, Alva / ras, e Patentes, Mercês Honorificas. Secretaria / de Estado dos Negocios do Reino em 19 de Julho / de 1853 = João Corrêa de Oliveira Campos. / Conferida em 12 de Agosto de 1853 / Basto

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1770 Registo do baptismo do pai

#32731 | Eduardo Albuquerque | 04 jan 2003 00:37 | Em resposta a: #32576

1770 Setembro 29

Baptismo do Dr. Manuel Marinho Falcão de Castro.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Gondarem, livro de nascimentos nº3, fl.103.

Manoel filho Legitimo do Doutor Domingos Lourenço Fey - / tal e de Donna Maria Anjelica Marinho Falcão, Neto / pela parte Paterna de Domingos Lourenço Aldeya e de / Luiza Domingues desta freguezia de Gondarém; e pela Ma-/ terna de Manoel Marinho Falcão e de Donna Roza Ma-/ria de Morays da freguezia de Pias, termo da villa de Mon- / ção, nasceo aos vinte, e cinco dias do mez de Setembro de mil / e sete centos e satenta. Foy baptizado nesta Igreja aos vinte / e nove dias do sobredito mez pelo Padre Pedro Antonio da Cos-/ ta, Cura desta Igreja e lhe pos os Santos oleos. Foram Pa-/ drinhos eu Joam Lobo Barreto, Abbade desta Igreja e Donna / Francisca de Araujo, solteyra filha de Manoel de Arau-/ jo da freguezia de Loybo. Estiveram prezentes por teste-/ munhas Jozé Antonio de Faria, e Souza, e o Padre João Ro- / drigues Pereira desta freguezia, que aqui comigo asigna-/ rão. Dia mez, era ut Supra. / o Padre Pedro Antonio da Costa / Joze Antonio de Sousa / João Lobo Barreto Abbade / O Padre João Rodriguez Pereira

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1770 Registo do baptismo da mãe

#32732 | Eduardo Albuquerque | 04 jan 2003 00:39 | Em resposta a: #32731

1770 Novembro 20

Baptismo de D. Angelica Maria Teixeira de Carvalho e Sousa.

A.D.P. Registos Paroquiais. Freguesia de Castelões de Recezinhos, livro misto nº 3, fl 167 verso.

Angelica filha legitima de Bruno Jozé natural desta / freguezia e morador no lugar da Fonte e de sua molher / Anna Maria natural da freguezia de Sam Romão da / Carvalhoza Arcebispado de Braga. Nasceo aos nove / dias do mes de Novembro anno de mil setesentos e seten / ta foibaptizada por mim Abbade desta Igreja do / Salvador de Castellães de Recezinhos aos vinte do dito / mez e anno asima declarado. Netta pela parte / Paterna de Manoel Pereira de Mattos e de sua Mo / lher Clara Maria de Souza ja falecidos e natu / raes desta mesma freguezia e pela Materna / de Manoel Coelho da Cunha e de sua molher The- / reza Coelha, elle natural da freguezia de Sam / Romão de Carvalhoza ella natural da fre / guezia de Sam Mamede de Recezinhos Sendo / Padrinhos o Reverendo Jozé Pereira de Carvalho / digo sendo Padrinho João da Cunha Pereira do / lugar de Regofe da freguezia de Sam Romão de Car / valhoza e arcebispado de Braga por procuracam / que me aprezentou que fica em meu poder do Re / verendo Joze Pereira de Carvalho Tio da mesma / baptizada de prezente asistente na Cidade do Rio / de Janeiro, e testemunhas prezentes João Coelho / da Rocha e Antonio Pereira desta mesma fregue- / zia de que fis este afsento dia mez e anno ut supra / Antonio Teixeira / o Abbade Romão da Silva Ferraz / João Coelho da Motta

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1801 Registo do casamento dos pais

#32733 | Eduardo Albuquerque | 04 jan 2003 00:44 | Em resposta a: #32732

1801 Julho 29

Casamento do Dr. Manuel Marinho Falcão de Castro e de D. Angélica Maria Teixeira de Carvalho e Sousa.

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, livro de casamentos nº 1, fl.18 verso e 19 do segundo livro.

Manoel Marinho Falcão de Castro, com poder e / exercicio de Juiz de Fora da Villa de Guimarains filho le-/ gitimo do Doutor Domingos Lourenço Feital, e de D. Maria / Angellica Falcão de Castro Marinho, da Quinta de Feital, / da freguesia de S. Pedro de Gondarem termo de Villa nova da / Serveira e D. Angelica Maria Teixeira de Carvalho e / Souza filha legitima de Bruno Joze Teixeira de Carva-/ lho, e de D. Ana Maria da Cunha Coelho Ferras da Quin-/ ta do Mosteiro da freguesia de Roriz comarca do Porto to= / dos deste Arcebispado, cellebrarão o Sacramento do Ma-/ trimonio in facie eclezie na minha prezença, e das tes-/ temunhas abaixo nomeadas e afsignadas na forma do Sagr-/ ado Concillio Tridentino, e Constituicoins deste Arcebispado / sendo lhe dispensados os Proclames por decreto de Sua Ex.ca / de 10 de Abril do prezente ano, asim como foi pello / mesmo decreto permitido que este acto se fizesse por pro-/ curador, e por isso em nome do Contrahento, e como seu Pro-/ curador f. me mostrou ser por procuracão de vinte / e nove do corrente afsistio Joza Vieira Telles de Souza / da caza de Valmilhorado da freguesia de Pombeiro, aos vin-/ te e nove de Julho de mil e oito centos, e hum, sendo tes-/ temunhas prezentes o Reverendo Fernando de Souza Ara- / ujo de Castro, fidalgo da Caza Real da caza de losas (?) da / freguesia de S. Miguel de Creixomil, e Francisco Joze Ribeiro // e Castro da freguesia de S. Miguel, digo de freguesia de S. / Miguel das Caldas, ambos deste termo de Guimarains / de que fis este termo, que afsigno, era ut Supra, o Vi- / gario Luís Correa de Mello = Joze Vieira Telles da Silva / como Procurador Manoel Marinho Falcão de Castro / Fernando de Souza Araujo e Castro = Françisco Joze / Ribeiro e Castro = e não se continha mais no dito ter-/ mo do afsento, asima reporto S. Martinho de Pena-/ cova 29 de Julho de 1802 o Bacharel Luís Cor-/ rea de Mello, Vigario de Penacova

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1831 Registo do óbito do pai

#33129 | Eduardo Albuquerque | 11 jan 2003 17:15 | Em resposta a: #32733

1831 Fevereiro 7

Óbito do Dr. Manuel Marinho Falcão de Castro.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de S.Pedro de Roriz, Santo Tirso, livro misto nº 3, fl.121 verso.

O Ex. Manuel Marinho Falcão de Castro = / Faleçeo da Vida Prezente com todos os Sa- / cramentos no dia sete de Fevereiro de anno / de mil oito centos, e trinta, e hum, e foi sepultado no mesmo dia nesta Igreja de / S. Pedro de Roris aonde era fregues em / huma sepultura das de pedra na Ca - / pella Môr de parte do Evangello e / para Constar fis este termo era ut Su - / pra / O Vigario Joze de Manuel de S. Roque

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1856 Notícia do óbito da mãe

#33130 | Eduardo Albuquerque | 11 jan 2003 17:16 | Em resposta a: #33129

1856 Dezembro 16

Notícia do óbito de D. Angelica Maria Teixeira de Castro Marinho Falcão

B.P.M.P. Hemeroteca, “A Tesoura de Guimarães”, nº 31, fl.

- Fallecimento. - Temos o desgosto de / annunciar, que no dia 14 deste mez deixou / de existir, passando a milhor vida, a exc. ma / snr.ª D. Angelica, viuva que ficou do exc. mo / Manoel Marinho Falcão de Castro, e mãi do / actual snr. Visconde de Roriz. Se s. exc.ª es-/ tá inconsolavel com a perda d’ uma mãi, que nunca póde ser reparada, tambem muitas pes- / soas partilham a sua magoa attestada com as / lagrimas da pobreza, e de tantos desvallidos, cujas vistas se dirigem hoje exclusivamente pa- / ra o nobre par - o visconde, e viscondeça de / Roriz.- / Deu-se hontem à sepultura, aonde descança em paz.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1762 Registo do casam.to dos avós pat.os

#33131 | Eduardo Albuquerque | 11 jan 2003 17:18 | Em resposta a: #33130

1763 Fevereiro 3

Casamento do Dr. Domingos Lourenço Feital e de D. Maria Angélica Marinho Falcão.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de S. Tiago de Pias, Monção, livro de casamentos nº 1, fl.93.

Aos tres dias do mes de Fevereiro do anno de mil / e sete Centos e sesenta e tres annos se Receberam / em minha presença e das testemunhas abaixo asigna / das Com pallavras de prezente, e bençoens nunciais dadas / as denunciaçoens na forma do sagrsdo concillio tri / dentino, e Constituiçoens deste noco Arcebispado / O Doutor Domingos Lourenço Feital filho Legitimo / de Domingos Lourenço Aldeya e sua molher Luiza / Domingues da freguesia de Sam Pedro de Gondarem / do termo de Villa Nova de Cerveira Neto pella par / te Paterna de Gonçallo Lourenço, e de Domingas Lou / rença, e pella Materna de Marthinho Joam e de / Maria Domingas todos da dita freguesia / de Gondarem Com Dona Maria Angelica filha / Legitima de Manoel Marinho Falcam e de Rosa Ma / ria de Morais do lugar da Lapa Neta pella Parte / Paterna de Manoel Marinho Falcam da Quinta / do Paço e de Pascoa Fernandes de Cristello desta / freguesia de Pyas e pella Materna Neta do Capitam / Joam de Morais da vila de Mursa Comarca de Villa / Real e de Luiza Simois do Penedo do dito lu / gar da Lapa desta freguesia de Sam Thiago / de Pyas foram testemunhas o Padre Francis / co Xavier de Morais Thio da Contraente eo Padre / Manoel Marinho Falcão e o Padre Bento Alves / cura desta freguesia e para Constar fis este / que asigno hoje dia era ut Supra / O Rector Jose Ignacio de Queyros Pinto / o Padre Bento Alvarez / O Padre Manuel Marinho Falcão / O Padre Francisco Xavier de Morais

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1726 Registo do baptismo do avô pat.o

#33132 | Eduardo Albuquerque | 11 jan 2003 17:19 | Em resposta a: #33131

1726 Fevereiro 24

Baptismo do Dr. Domingos Lourenço Feital

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Gondarém, Vila Nova de Cerveira, livro de nascimentos nº..fl.95.

Domingos filho legitimo de Domingos Lourenço e / de sua mulher Luisa Domingues do lugar da / Aldea desta freguesia Nasceo aos dezasete de / Fevereiro de mil e sete centos e vinte e seis Foi / Baptizado nesta Igreja por mim o Cura o Padre Ma / noel da Cunha e pus lhe os Santos ollaos aos vinte / e quoatro do dito mes: Forão Seus Padrinhos o Re / varendo Abbade Com cura Andre de Mattos Cres / po Abbade desta mesma Igreja e Francisca Sol / teira filha de gaspar Pereyra asistente que foi / em caza do mesmo Reverendo Abbade ao que / afsistirão Manoel Affonso Carneiro veuvo e / Francisco Fernandes Cerveira todos desta Fre / guesia que aqui asignarão dia mes era ut Su / pra Francisco fernandez Silveira Manuel Afonso Carneiro Padre Manuel da Cunha

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 1730 Registo do baptismo da avó pat.a

#33133 | Eduardo Albuquerque | 11 jan 2003 17:20 | Em resposta a: #33132

1730 Setembro 3

Baptismo de D. Maria Angélica Marinho Falcão

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de S. Tiago de Pias, Monção, livro de baptismos nº 2, fl.118 verso.

Maria Angelica filha legitima de Manoel Marinho Fal / cam, e sua mulher Rosa Maria de Morais do lugar da la / pa desta freguesia de Sam Thiago de Pias, naçeo aos vin / te e nove dias do mes de Agosto, de mil e setecentos / e trinta annos; foi baptisada por mim Joam Gomes / de Tavora e Abreu aos tres dias do mes de Septembro / do ditto anno; e lhe pus os Santos oleos; Foram pradrin / hos, Andre Francisco Vianna morador na sua quinta de / Portelinha desta freguesia por seu procurador o Padre Hjero / nimo Marinho do lugar de Aldris da mesma freguesia e Ma /ria Marinha do mesmo lugar de Aldris Irmam do dito Padre / Jeronimo Marinho: Testemunhas; Antonio Marinho, e An / tonio de Sousa Solteiro ambos moradores no Paço desta fregue / sia de que fis este que assigno hoje dia e era ut supra / O Rector João Gomes de Tavora e Abreu / O Padre Hjeronymo Marinho Falcão Antonio Marinho falcão / Antonio de Sousa

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1856 Dezembro 14 - Roriz _

#357248 | Eduardo Albuquerque. | 04 mai 2015 19:07 | Em resposta a: #33130

1856 Dezembro 14

Óbito de D. Angelica Maria Teixeira de Castro Marinho Falcão

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Porto, livro de Óbitos de 1831-1880 , fl 59v e 60.

Dona Angelica Maria Teixeira de Carvalho e / Souza Marinho, viuva que ficou do Excellen / tissimo Manoel Marinho Falcão de Castro / Moraes, da Caza do Mosteiro desta freguezia / de S. Pedro de Roriz falleceo da vida prezente / aos catorze dias do mes de Dezembro do anno / de mil e oito centos e sincoenta e seis, tendo / sido só ungida com a Sancta Unção quazi / aos ultimos momentos da sua vida porque me /não derão parte a tempo e aos quinze dias / do dito mes sepultada em huima sepultura / dentro desta Egreja de S. Pedro de Roriz na sepultura //

// propria dos seos antepaçados onde jaz / sepultada do lado do Evanjelho, teve offi/ cio de sepultura de tres responsos e no dia / vinte do dito mes de Dezembro lhe foi feito / o seo funeral em que assestio grande nu / maro de saçardotes e para constar fis este / assento que asigno dia, mes, era, ut supra/
O Reitor Antonio Julio Gonçalves

Resposta

Link directo:

1856 Dezembro 14 - Roriz - Óbito de D. Angélica Maria Teixeira de Carvalho e Sousa Marinho

#357249 | Eduardo Albuquerque. | 04 mai 2015 19:12 | Em resposta a: #357248

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Porto, livro de Óbitos de 1831-1880 , fl 59v e 60.

Dona Angelica Maria Teixeira de Carvalho e / Souza Marinho, viuva que ficou do Excellen / tissimo Manoel Marinho Falcão de Castro / Moraes, da Caza do Mosteiro desta freguezia / de S. Pedro de Roriz falleceo da vida prezente / aos catorze dias do mes de Dezembro do anno / de mil e oito centos e sincoenta e seis, tendo / sido só ungida com a Sancta Unção quazi / aos ultimos momentos da sua vida porque me /não derão parte a tempo e aos quinze dias / do dito mes sepultada em huima sepultura / dentro desta Egreja de S. Pedro de Roriz na sepultura //

// propria dos seos antepaçados onde jaz / sepultada do lado do Evanjelho, teve offi/ cio de sepultura de tres responsos e no dia / vinte do dito mes de Dezembro lhe foi feito / o seo funeral em que assestio grande nu / maro de saçardotes e para constar fis este / assento que asigno dia, mes, era, ut supra/
O Reitor Antonio Julio Gonçalves

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1847 Agosto 4 - Guimarães - Casamento de António Marinho Falcão de Castro Morais

#357278 | Eduardo Albuquerque. | 05 mai 2015 17:49 | Em resposta a: #357249

A.M.A.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, livro de Casamentos N.º 4, 1839 – 1874, fl. 13v e 14.

Aos quatro dias do mes de Agosto de mil oito centos e qua / renta e sete, na forma do despacho do illustriçimo reveren / diçimo senhor thezoreiro mor da sé primaz, e interinamente viga / rio capitular deste arcebispado, que se me prezentou com des / pença das proclamas e faculdade para serem recebidos em qual / quer capella ou oratorio particular; asesti ao sacramento do / matrimonio na forma do sagrado conçilio Tridentino e constitui/ção deste arcebispado de Braga, que por palabras de prezente cele / brou, no oratorio particular do illustriçimo Domingos Cardozo / de Macedo na rua do Posso desta freguezia de Nossa Senhora da / Oliveira da villa de Guimarães, o illustriçimo Antonio Ma / rinho Falcão de Castro e Morais moço fidalgo da Caza / Real solteiro filho legitimo do conselheiro de Estado, Ma / noel Marinho Falcão de Castro, ja falecido e de sua mulher / dona Angelica Maria Teixeira de Carvalho, rezidente na / sua caza da freguezia de São Pedro de Roriz, com dona / Maria do Carmo Martins de Morais, solteira filha legitima / de Francisco Joaquim de Gouveia de Morais Sarmento / minha freguezia, moradora na rua do Gado desta dita / freguezia; receberão as benças de que forão testemunhas pre / zentes alem da mais familia que prezente estava, Henrrique //

// Cardozo de Maçedo, morador na rua do Gado desta / freguezia os bachareis Bento Antonio Cardozo e Joze / Ferreira, morador na rua Nova das Oliveiras da freguezia de São / Sebastião desta villa. De que fis este termo que assigno era ut supra./
Conego Cura Joze Antonio de Freitas Castro

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1852 Junho 29 - Guimarães - Baptismo de Manuel Marinho Falcão de Castro Sarmento

#357293 | Eduardo Albuquerque. | 06 mai 2015 11:33 | Em resposta a: #357278

A.M.A.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, livro de Baptismos, 1840 – 1853, fl. 91 e 91v.

Manoel filho legitimo do illustrissimo Antonio Marinho Falcão de Castro / Moraes e de sua mulher a excelentissima dona Maria do Carmo / de Araujo Martins Moraes Sarmento neto paterno do Conselheiro / de Estado e Ministro Secretario de Estado Honorario, Manuel Marinho / Falcão de Castro Moraes, e de excelentissima dona Angelica Maria / Teixeira de Carvalho e Souza, e materno do illustrissimo Francisco / Joaquim de Gouveia Moraes Sarmento, e da excelentissima dona / Joaquina Roza de Araujo Martins, nasceo no dia vinte e nove / do mes de Junho do anno de mil oito centos e sincoenta e dois //

//Foi baptizado solemnemente, no dia sete de Julho pelo padre / Manoel Joze Pimental, coadjutor desta freguezia de Nossa Senhora / da Oliveira, e lhe pôs os Santos Oleos, foi baptizado no / oratorio da excelentissima dona Joaquina Roza de Araujo Mar / tins na rua do Gado, onde os pais do baptizado de prezente / morão, e para este fim obtiveram licença do excelentissimo / senhor Cardeal Arcebispo Primaz, tendo primeiro pagado / o sello da lei, a qual licença me foi apresentada; e forão / padrinhos o illustrissimo Francisco Martins de Gouveia Mo / raes Sarmento, e madrinha a excelentissima dona Luiza / Roza de Araujo Martins e assistio por procuração desta, sua / sobrinha e excelentissima dona Joanna Carolina de Araujo / Martins Moraes Sarmento, todos desta villa de / Guimarães do que para constar fis este termo, e assento que assinei era ut supra./
O conego, e abb(ad)e Miguel Antão da Silva Portugal

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#357321 | Samuel C O Castro | 06 mai 2015 21:59 | Em resposta a: #357293

Estimado amigo Eduardo Albuquerque,

Muitíssimo obrigado por mais estes excelentes dados.

Notei em suas informações anteriores, que o Fernando José Palhares Marinho seria seu ancestral. Em minha base consta apenas com os apelidos antes informados e não constei a descendência dele.

Na NET, pesquisando pelo nome dele, notei que na Universidade de Coimbra ele aparece com o nome Fernando José Palhares Marinho Falcão de Castro Morais e consta o filho Manuel Marinho Falcão de Castro Morais, na pg 28, aqui em https://bdigital.sib.uc.pt/republica/UCBG-RP-15-2/UCBG-RP-15-2-1850-1851/UCBG-RP-15-2-1850-1851_item2/UCBG-RP-15-2-1850-1851_PDF/UCBG-RP-15-2-1850-1851_PDF_24-C-R0120/UCBG-RP-15-2-1850-1851_0000_Obra%20Completa_t24-C-R0120.pdf .

Para que eu possa atualizar referida base, e como estou sem acesso a genealogia do Geneall, se puderes fazer-me a gentileza de informar o nome da esposa e demais dados da descendência dele, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Se preferir, poderás enviar para meu e-mail, a qual estou-lhe disponibilizando pelo site.

Em minha base, deste Fernando José Palhares Marinho, tenho apenas o irmão Manuel Marinho Falcão de Castro Morais, com a respectiva descendência. Se por acaso souberes de outros irmãos e puder informar, fico-lhe muito grato.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Fernando José de Palhares Marinho

#357328 | Eduardo Albuquerque. | 07 mai 2015 14:05 | Em resposta a: #357321

Meu caro Samuel de Castro,

Agradecendo a sua mensagem, a ela me reporto para lhe deixar as seguintes notas:

1- A ascendência e descendência de Fernando José de Palhares Marinho consta da base de dados do Geneall desde o ano de 2001!

2- Acresce referir, que nos tópicos, familia marinho falcão e Familia Marinho Falcão III forão transcritos os registos de baptismo, casamento e óbito, entre outros, daquele, dos ascendentes e descendente.

3- Uma pesquisa, utilizando as teclas ctrl+f, e introduzindo o nome Fernando facil e rapidamente lhe facultará dos dados solicitados.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1854 Outubro 26 - Roriz - Baptismo de Angélica Júlia Marinho Falcão de Castro e Morais

#357329 | Eduardo Albuquerque. | 07 mai 2015 14:09 | Em resposta a: #357293

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Potrto, livro de Baptismo, fl. 104v.

Angelica Julia, filha legitima de Antonio Marinho / Falcão de Castro Moraes Visconde de S. Pedro de Roriz / e de dona Maria do Carmo de Araujo Martins Moraes / Sarmento, natural da cidade de Guimarães, ambos hoje / desta freguezia do Mosteiro de S. Pedro de Roriz do Ar / cebispado de Braga; neta paterna de o excelentissimo / Manoel Marinho Falcão de Castro, e da excelentissima / dona Angelica Marinho Teixeira de Castro e Souza / e pella parte materna, nepta de Francisco Joaqu / im de Gpouveia Moraes Sarmento, e de dona Joaqu / ina Roza de Araujo Martins; nasceo aos vinte e seis / dias do mes de Outubro, do anno de mil e oito centos / e cincoenta e quatro, e no mesmo dia foi por mim / sollemenemente baptizada na pia baptismal des / ta igreja de S. Pedro de Roriz, e lhe pus os Sanctos / Oleos, por mim Antonio Julio Gonçalves reitor desta / igreja: forão padrinhos Manoel Marinho jrmão da / baptizada e com procuração deste o reverendo João / Pereira Faria de Riba de Ave, e madrinha a excellentissima dona / Angelica Marinho Teixeira de Carvalho e Souza avó / da baptizada, e com procuração desta sua filha / dona Anna Carlota Marinho Falcão thia da / baptizada: e para constar fis este assento, dia ut / supra./
O reitor Antonio Julio Gonçalves /
O nome do padrinho declaro que foi emendado pello proprio parocho /
Antonio Julio Gonçalves

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1855 Outubro 8 - Roriz - Baptismo de Ermelinda Rosa Marinho Falcão de Castro e Morais

#357351 | Eduardo Albuquerque. | 08 mai 2015 14:57 | Em resposta a: #357329

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Potrto, livro de Baptismo, fl. 54 e 54v.

Ermelinda Roza filha legitima de Antonio Mari / nho Falcão de Castro Moraes, Visconde de Roriz / e de dona Maria do Carmo de Araujo Martins / de Moraes Sarmento, Viscondessa do mesmo / titollo de Roriz, e esta natural da cidade / de Guimarães, assistentes no lugar do Mostei / ro desta freguezia de S. Pedro de Roriz; ne / pta paterna do excellentissimo Manoel Mari / nho Falcão de Castro Moraes, e da excellentissi / ma dona Angelica Marinho Teixeira de / Castro e Souza, e pella parte materna de / Joaquim digo Francisco Joaquim Gouveia / de Moraes Sarmento, e de dona Joaquina / Roza Araujo Martins da cidade de Guimara / es: nasceo aos oito dias do mes de Outubro //

// Outubro do anno de mil e oito centos / e cincoenta e cinco, e aos nove do dito / mes e anno foi por mim Antonio / Julio Gonçalves reitor desta igreja de / S. Pedro de Roriz sollemenemente / baptizada e lhe forão postos os san / ctos olleos na pia baptismal des / ta igreja forão padrinhos S. João / Baptista desta igreja, e disse as palavras / o reverendo Antonio Lião ademenistra / dor da Caza de Singeverga desta fregue / zia, e madrinha dona Joaquina Roza / Araujo Martins, avó materna, e por sua / procuração foi tocar a baptizada na / pia baptismal, e disse as palavras a / excellentissima dona Anna Carlota Ma / rinho Falcão de Castro Teixeira Moraes / thia paterna da baptizada e para cons / tar fis este que asigno dia, mes, era ut / supra o reitor Antonio Julio Gonçalves /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1856 Novembro 29 - Roriz - Baptismo de António Marinho Falcão de Castro e Morais

#357375 | Eduardo Albuquerque. | 09 mai 2015 11:17 | Em resposta a: #357351

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Porto, livro de Baptismo, fl.62v.

Antonio filho legitimo de Antonio Marinho Falcão / de Castro, visconde, e de dona Maria do Carmo / de Araujo Martins de Moraes Sarmento, viscon / dessa,desta freguezia de S. Pedro de Roriz, ne / pto pella parte paterna de Manoel Ma / rinho Falcão de Castro, e de dona Angelica / Teixeira de Castro e Souza, desta mesma fregue / zia; e pella parte materna de Francisco Joa / quim Gouveia de Moraes Sarmento, e de dona / Joaquina Roza Araujo Martins, da cidade de / Guimarães: nasseo aos vinte e nove dias do mes / de Novembro do anno de mil oito centos e sin /coenta e seis, e no mesmo dia do mes e anno / foi sollemenemente baptizado, e lhe forão postos / os sanctos olleos na pia baptismal desta egreja / de S. Pedro de Roriz por mim Antonio Julio Gon / çalves reitor da mesma; forão padrinhos o mar / tir S. Sabastião desta egreja, e dice as palavras / e tucou o baptizado na pia por procuração o / reverendo Antonio Carneiro de Lião feitor da Caza / de Singeverga desta freguezia, e dona Anna / Carlota Marinho Falcão de Castro thia pe / lla parte paterna do baptizado e para cons / tar fis este que asigno dia mes era ut supra / o reitor Antonio Julio Gonçalves

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1858 Fevereiro 28 - Roriz - Óbito de António Marinho Falcão de Castro Morais - Visconde de Roriz

#357413 | Eduardo Albuquerque. | 10 mai 2015 18:26 | Em resposta a: #357375

.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Porto, livro de Óbitos 1831 - 1880, fl 65.

Antonio Marinho Falcão de Castro / Teixeira e Sousa, primeiro Visconde de / Roriz, do lugar e Casa do Mosteiro, tendo recebido / todos os Sacramentos Divinos proprios para / morrer Christammente: Faleceo da vida / prezente aos vinte oito dias do mes de / Março, digo do mes de Febreiro, do anno / de mil e oito centos e sincoenta e oito / foi sepultado na capella maior em / huma sepultura de pedra do lado da / Epistola, no dia primeiro de Março do / dito anno, sem pompa alguma, por a / sim deixar em seu testamento, deixou / por sua alma, quinhentas missas e mais / outras quinhentas por varias tençoins, teve / officio ao septimo dia depois do obitus / e para constar fis este assento dia ut / supra
O Reitor Antonio Julio Gonçalves

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1860 Maio 10 - Roriz - Óbio de D. Ana Carlota Marinho Falcão de Castro

#357450 | Eduardo Albuquerque. | 11 mai 2015 18:04 | Em resposta a: #357413

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de S. Pedro de Roriz, Santo Tirso, Porto, livro de Óbitos, fl.69.

Aos dez dias do mes de Maio pellas oito / horas da noute no anno de mil e oito / centos, e sessenta, na Caza do Mosteiro desta / freguezia de São Pedro de Roriz conselho de / Sancto Thirso destricto eclesiastico de Guimarães / diocese de Braga falleceo com todos os sacramentos / proprios para morrer christammente, e sem tes / tamento a excellentissima dona Anna Carlota Mari / nho Falcão de Castro, tendo de sua idade sincoenta / e quatro annos, era solteira, filha legitima do excel / lentissimo Manoel Marinho Falcão de Castro, e da / excellentissima dona Angelica Maria Teixeira / de Carvalho e Souza desta freguezia. Foi sepulta / da na capella mor desta igreja, aos onze dias do dito / mes, e anno, e para saber quem erão seos avós fis as / delligencias o que não pude saber. E para constar la / vrei em dupellicado este assento, que asigno. Era ut supra. O presbitero Antonio Julio Gonçalves, reitor /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#357461 | aeiou2 | 12 mai 2015 08:41 | Em resposta a: #357450

Olá

Há muito tempo que não trocamos mensagens.
Quem são os pais de um Marinho Falcão que casou com uma d' Ornelas ?

Obrigada
Saudações genealógicas
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Dornelas Marinho Falcão

#357467 | Eduardo Albuquerque. | 12 mai 2015 15:25 | Em resposta a: #357461

Olá Maria,

É sempre um verdadeiro privilégio e prazer trocar mensagens com uma das mais fieis e fidedignas colaboradoras deste Fórum.

Quanto ao que me solicita, de momento, na minha base de dados e arquivo documental, não tenho qualquer referência.

Não obstante, tomei a iniciativa de enviar para o seu e-mail algumas ligações que lhe poderão ser úteis.

Retribuindo as suas estimáveis saudações genealógicas

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1877 Outubro 10 - Universidade de Coimbra - Matrícula de António Marinho Falcão de Castro

#357468 | Eduardo Albuquerque. | 12 mai 2015 15:39 | Em resposta a: #357450

Matrícula no 1.º ano de Direito, da Universidade de Coimbra, de António Marinho Falcão de Castro

A.U.C. 1.º Anno de Direito. 1877 – 1878

(...)

N.º 51 Antonio Marinho Falcão de Castro / filho do Visconde de Roriz natural de / Guimarães districto de Braga / foi admitido à Matricula deste Primeiro Anno de Direito aos 10 do mez de / Outubro de 1877 com Certidão d’Idade, e dos Exames de Portuguez, Tra- / ducção de Francez, Latim, Latinidade, Philosophia Racional e Moral, Ora / toria, Historia, Geographia e Chronologia, Geometria, e Introducção à His / toria Natural dos tres reinos. /de que se fez este Termo, que assignou /
Antonio Marinho Falcão de Castro /
Antonio Marinho falcão de Castro /

Melhores cumprimentos

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1883 Junho 16 - Universidade de Coimbra - Exame do 5.º ano de António Marinho Falcão de Castro

#357546 | Eduardo Albuquerque. | 13 mai 2015 16:07 | Em resposta a: #357468

A.U.C. Assentos dos Exames dos Estudante do 5.º Anno de Direito de 1882 para 1883

(...)

N.º 10 Acto e Exame de Antonio Marinho Falcão de Castro filho do / Visconde de Roriz natural de Guimarães / districto de Braga /

Aos 16 de Junho de 1883 na Sala pública, sendo Presi / dente o Doutor José Pereira de Paiva Pitta / e Examinadores os Doutores Lentes Arguentes, fez Antonio Marinho / Falcão de Castro o seu Exame das Disciplinas do Quinto /Anno de Direiro, que frequentou no presente. E fazendo-se tudo na forma / dos Estatutos, distribuidos e regulados os votos sobre o seu merecimento, / saio Approvado Nemine Discrepante. / Do que se fez este Assento. /

Dr. Jose Pereira de Paiva Pitta /
Dr.Jose Joaquim Lopes Praça/
Dr. Antonio Candido Ribeiro da Costa /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1884 Fevereiro 11 - Porto - Casamento de António Marinho Falcão de Castro Morais e de D. Elvira de A

#357576 | Eduardo Albuquerque. | 14 mai 2015 11:54 | Em resposta a: #357546

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Victória, Porto, casamentos 1884, N.º 14, fl.s 15 e 15v.

Aos onze dias do mez de Fevereiro do anno de / mil oitocentos oitenta e quatro nesta egreja parochial de Nossa Senhora / da Victoria, concelho e diocese do Porto /

perante mim o presbitero José Domingues / Mariz, abbade da mesma freguesia,

compareceram os nubentes Antonio Marinho Falcão de Castro /Moraes, e dona Elvira Julia de Abreu de Sousa Freire Malheiro, que tambem é conhecida pelo nome de Elvira d’Abreu Malheiro, / os quaes sei serem os proprios, com duas provisões, de sua emi / nencia reverendissima o senhor cardeal bispo desta / diocese, em uma das quais se concede aos contrahen / tes dispensa de proclamos e na outra é autorisado o pa/ rocho desta freguesia assistir-lhes ao casamento, / e com os mais papeis do estilo correntes e sem impedimento algum canonico ou civil para o casamento; / elle de idade de vinte e sete annos, solteiro, proprietario, natural da freguesia de Sam Pedro de Roriz, concelho de / Santo Thyrso deocese do Porto, deocese do Porto, baptizado / na mesma freguesia e residente na de Cedofeita desta cidade, morador na rua das Carvalhosas, filho legitimo do excellentissimo / Visconde de Roriz, Antonio Marinho Falcão de Castro, natural da dita freguesia de Sam Pedro / de Roriz e de / dona Maria do Carmo de Araujo Martins Moraes / Sarmento, natural da cidade de Gui / marães e ella de idade de vinte e um annos, / solteira, natural da freguesia de Santo André de Christellos, concelho de Lousada, deocese do Porto, baptizada / ne mesma freguesia, e nella residente, moradora / no logar da Costilha //

// filha legitima de Manuel de Sousa Malheiro, / natural da dita freguesia de Santo André / de Christellos e de dona Amelia Augusta de Abreu Freire Malheiro, / natural da freguesia da Sé desta cidade, os quaes nubentes se receberam por marido e mulher, e os uni em matrimonio, procedendo em todo este / acto conforme o rito da Santa Madre Egreja Catholica Apostolica Romana, e logo receberam / as bençãos nupciais.

Foram testemunhas presentes, que sei serem os proprios, dona / Maria da Madre de Deus Freitas Aguiar, / casada, moradora na cidade de Guimarães, / e dona Maria Carolina Ferreira Castilho, mora / dora no Campo Pequeno, Francisco Martins Mo / raes Sarmento, casado, proprietario, residente em / Guimarães, e Antonio Julio de Abreu, / viuvo, proprietario, morador na rua da Boa Vista.

E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido perante os conjuges / e testemunhas,commigo vão assignar. Era ut sapra./

Antonio Marinho Falcão de Castro /
Elvira Abreu Malheiro /
Maria da Madre de Deus de Freitas Aguiar /
Maria Carolina Ferreira Castilho /
Francisco Martins Sarmento /
Antonio Julio d’ Abreu /
O abbade José Domingues Mariz

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1884 Novembro 22 - Baptismo de Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro

#357630 | Eduardo Albuquerque. | 15 mai 2015 15:29 | Em resposta a: #357576

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São João Baptista da Foz do Douro, Porto, batismos 1884, N.º 138, fl.s 71v.

Numero 138 /

Vasco /

Aos tres dias do mez de Dezembro / do anno de mil oitocentos e oitenta e quatro nesta egreja parochial de Sam / João da Foz do Douro, Bairro occidental da / cidade e diocese do Porto / baptizei solemnemente um in / dividuo do sexo masculino a quem dei o nome /

de Vasco,

que nasceu nesta freguezia, na rua Central, número trezentos cincoenta e quatro / ás tres horas e meia da tarde / do dia vinte e dous do mez de Novembro / do anno de mil oitocentos oitenta e quatro,

filho legitimo de An / tonio Marinho Falcão de Castro e de dona / Elvira de Abreu Malheiro, proprietarios, naturaes, elle da freguezia de Sam Pedro de / Roriz, concelho de Santo Thyrso, e ella da / freguezia de Santo André de Christellos / concelho de Louzada, ambos desta diocese do / Porto, recebidos na freguezia de Nossa Senho / ra da Victoria, Bairro occidental desta /cidade, e parochianos desta freguezia da Foz / moradores na dita rua Central:

neto pateno do / Visconde de Roriz, Antonio Marinho Falcão / de Casto, e da Viscondessa de Roriz, dona Maria / do Carmo Martins Sarmento,

e materno de / Manuel de Souza Freire Malheiro, e de dona / Amelia Augusta Cabral de Abreu.

Foi padrinho Ma / noel de Souza Freire Malheiro, e madrinha a Viscondessa / de Roriz, dona Maria do Carmo Martins Sarmento, ambos viuvos / os quaes sei serem os proprios /

E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido / perante os padrinhos, comigo o assignaram / Era ut supra/

Manuel de Sousa Freire Malheiro /
Viscondessa de Roriz /
O abbade José dos Santos Ferreira Moura. /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1886 Fevereiro 23 - Baptismo de D.Maria Amélia Malheiro Marinho Falcão de Casro

#357662 | Eduardo Albuquerque. | 16 mai 2015 11:32 | Em resposta a: #357630

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São João Baptista da Foz do Douro, Porto, batismos 1886, N.º 55, fl.s 29.

Numero 55 /

Maria/
Amelia/

No primeiro dia do mez de Abril / do anno de mil oitocentos oitenta e seis, nesta egreja parochial de Sam / João da Foz do Douro, Bairro occidental da / cidade e diocese do Porto / baptizei solemnemente um in / dividuo do sexo feminino a quem dei o nome / de

Maria Amelia

que nasceu nesta / freguezia, na rua Central, numero trezentos cincoenta e quatro / ás tres horas e meia da manhã / do dia vinte e tres do mez de Fevereiro / do anno de mil e oitocentos e seis

filha legitima de / Antonio Marinho Falcão de Castro e / dona Elvira d’ Abreu Malheiro, proprie / tarios, naturaes, elle da freguesia de São Pedro de Roriz, concelho de Sancto / Thyrso, e ella da freguesia de Sancto An / dre de Cristellos, concelho de Lousada, / ambos desta diocese do Porto, recebidos / na freguesia de Nossa Senhora da / Victoria, bairro occidental desta cida / de e parochianos desta freguesia da / Foz, moradores na dita rua Central; /

neta paterna do Visconde de Roriz, Antonio / Marinho Falcão de Castro e da Viscondessa de Roriz Maria / do Carmo Martins Sarmento

e materna de Mano / el de Sousa Freire Malheiro e Amelia Augusta / Cabral d’ Abreu.

Foi padrinho Manoel Marinho Falcão / de Castro e Maria Abreu Malheiro, solteiros, / os quaes todos sei serem os proprios./

E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido / perante os padrinhos comigo assi / gnaram. Era ut supra /

Manuel Marinho Falcão de Castro /
Maria Abreu Malheiro /
Por auctorisação superior /
O parocho Joaquim Moreira Maia

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1887 Março 5 - Baptismo de D.Maria Isabel Marinho Falcão de Castro Pitta Malheiro

#357707 | Eduardo Albuquerque. | 17 mai 2015 18:14 | Em resposta a: #357662

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São João Baptista da Foz do Douro, Porto, batismos 1887, N.º 62, fl.s 32v.

N.º 62 /

Maria /
Isabe l/

Aos desenove dias do mez de Abril do anno de / mil oitocentos oitenta e sete nesta egreja parochial de São João / da Foz do Douro, bairro occidental da / cidade e diocese do Porto, baptisei so / lemnemente / um individuo / do sexo feminino a quem dei o nome de

Maria Isabel /

que nasceu nesta freguezia e rua do Alto de / Villa, ás dez horas da / tarde do dia cinco do mez de Março do anno / de mil oitocentos oitenta e sete

filha legitima, segunda / do nome de Antonio Marinho Falcão de / Castro e Elvira d’Abreu Malheiro, pro / prietarios, naturaes, elle de Roriz, concelho / de Santo Thyrso, e ella de Christellos, con / celho de Lousada ambos desta diocese rece / bidos na freguesia da Victoria, deste mes / mo bairro e diocese e parochianos / desta freguezia da Foz do Douro, / moradores na rua do Alto de Ville; /

neta paterna dos Viscondes de Roriz, Anto / nio Marinho Falcão de Castro e Maria / do Carmo Martins Sarmento

e materna de Mano / el de Sousa Freire Malheiro e Amelia Augusta Cabral d’Abreu. /

Foi padrinho Jose Pinto de Sousa Freire Malheiro, / solteiro, proprietario e madrinha Julia / Marinho Falcão, solteira / os quaes todos sei serem os proprios.

E para constar / lavrei em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido perante os / padrinhos comigo assignaram. Era ut / supra. /

Jose Pinto de Sousa Freire Malheiro /
Julia Marinho Falcão /
Por auctorização superior /
O parocho Joaquim Moreira Maia /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1899 Fevereiro 27 - Óbito de D.Maria do Carmo de Araújo Martins da Costa de Morais Sarmento

#357738 | Eduardo Albuquerque. | 18 mai 2015 18:43 | Em resposta a: #357707

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São João da Foz do Douro, Porto, livro de Óbitos - 1899, fl.6.

N.º 22 /

Aos vinte e sete dias do mez de Fevereiro do anno de mil oitocentos / noventa e nove ás dez horas da manhã/ na casa numero cento e setenta e um da rua do Passeio Alegre / desta freguezia de São João da Foz do Douro / concelho e diocese do Porto /

falleceu, tendo recebido os sacramentos da santa madre egreja / um individuo do sexo feminino / por nome

dona Maria do Carmo d’ Araujo Martins da Costa de Gouveia / de Moraes Sarmento ( Viscondessa de Roriz ) de sessenta e oito annos de ida / de, proprietaria,

viuva de Antonio Marinho Falcão de Castro de Moraes d’ Abreu / Bacellar Lira Sottomaior, natural da freguezia da Senhora da Oliveira de / Guimarães, concelho de Guimarães, archidiocese de Braga, moradora nes / ta da Foz,

filha legitima de dona Rosa Joaquina d’Araujo Martins da / Costa, natural da dita da Senhora da Oliveira de Guimarães,

e de Francisco Joaquim / de Gouveia de Moraes Sarmento, natural de Briteiros, concelho de Guimarães, archi / diocese de Braga, proprietarios,

a qual não fez testamento deixando filhos

e foi / sepultada no cemiterio da Lapa, do Porto. /

E para constar se lavrou em duplicado este assento que assigno. Era ut supra /

O coadjutor Manuel Pires Gil /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1830 Outubro 17 - Baptismo de D. Maria do Carmo Araújo Martins Gouveia de Morais Sarmento

#357798 | Eduardo Albuquerque. | 20 mai 2015 00:47 | Em resposta a: #357278

A.M.A.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, livro de Baptismos N.º 13 – 1815 - 1840, fl. 129v.

Dona Maria filha legitima de

Francisco Joaquim de Gouveia / Sarmento natural da freguezia de São Salvador de / Briteiros deste termo de Guimarães,

e de sua mu / lher dona Joaquina Candida de Araujo, natural / da freguezia de São João da Ponte deste termo, mora / dores no Campo da Feira desta freguezia de Nossa Se / nhora da Oliveira de Guimarães,

he gemia do mes / mo parto supra

nasceo no dia dezassete do mes de / Outubro de mil oitocentos e trinta, foi por mim / baptizada e recebeu os sanctos oleos no dia dezoito do / dito mes e anno;

forão padrinhos

Luis Martins da / Costa solteiro, morador na rua de Val de Donas por / procuração que fez a seu cunhado Francisco Joze / Ribeiro de Abreu morador na rua Escura desta fre / guezia,

e dona Maria Clementina de Moraes Sar / mento, por procuração que fes ao capitão João Ma / noel da Silva, morador na rua da Tulha desta / freguezia, o padrinho thio materno da baptizada. /

Do que para constar fis este termo que assinei era / ut supra

Conego cura Joze Ant(oni)o de Freitas Castro/


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1827 Julho 1 - Casamento de Franisco Joaquim de Goveia Morais Sarmento e de D.Joaquina Rosa de Araúj

#357883 | Eduardo Albuquerque. | 23 mai 2015 10:54 | Em resposta a: #357798

A.M.A.P. Registos Paroquiais, S. Salvador de Briteiros, Guimarães, livro de casamentos, fl. 13.

No primeiro dia do mez de Julho de mil oito centos vinte e sete annos assistio o reverendo / padre Jozé Antonio Marques Coutinho cura desta freguezia, ao recebimento que nesta / igreja selebrarão

Francisco Joaquim de Gouveia Moraes Sarmento filho ligitimo do ca /pitão Jozé Antonio de Gouveia Moraes Sarmento e dona Maria Tereza de Barros todos do lo / gar da Ponte desta freguezia,

e dona Joaquina Rosa de Araujo filha legitima de Jeronimo / Bernardes Ribeiro e Joana Maria de Araujo do logar da Ribeira freguezia de Sam João da / Ponte, e presentemente assistente no convento do Carmo da villa de Guimaraes

a cujo recebimen /to por parte da contrahente, e com procuração bastante feita pello tabelião João Pedro de Barros / Costa da dita villa assistio o reverendo padre Thomas Antonio de Gouveia irmam do contrahente / prestando os consentimentos e todos os mais actos precisos e necessarios para a validade do sacra / mento como se a contrahente prezente fosse ou estivesse.

Declaro que não forão denunciados, e / proclados por obterem de sua excelencia reverendissima despensa de todos os banhos.

Forão / testemunhas o padre Francisco Jozé de Freitas da freguezia de Sancta Leocadia de Briteiros e / o reverendo padre Joaquim Vicente Marques Ribeiro parocho da freguezia de Sancto Estevão de / Briteiros, e muitas mais pessoas que se acharão prezentes. Terão as bençoes quando a con / trahente sahir do convento, e para as receber vier a esta igreja.

Para constar fis este assento Sal / vador de Briteiros o primeiro de Julho de mil oitocentos vinte e sete annos/ o coadjutor p(adr)e Joze Antonio Marques Coutinho. O abb(ad)e Custodio Joze de Macedo/

Como procurador bastante o p(adr)e Thomaz Antonio de Gouveia o p(adr)e Francisco Joze / de Freitas o padre Joaquim Vicente Marques Ribeiro = Declaro que tiverão as ben / çoes nesta igreja hoje nove de julho do dito anno supra. O abb(ad)e Custodio Joze de Macedo

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1791 Dezembro 16 - Baptismo de Francisco Joaquim de Gouveia Morais Sarmento

#357956 | Eduardo Albuquerque. | 25 mai 2015 18:12 | Em resposta a: #357883

A.M.A.P. Registos Paroquiais, S. Salvador de Donim, Guimarães, livro de baptismos, fl. 19v.

Francisco

filho legitimo de Joze Antonio de Gouvea / Morais Sarmento, e Maria Thereza de Barros moradores / na Caza da Forcada desta freguezia do Salvador de Do / nim,

nepto pella parte paterna de Dionizio Antonio / de Gouvea Morais Sarmento natural da cidade do Porto, / e Maria Angelica Machado natural da villa de Guiman / rains ambos moradores que forão nesta freguezia do Salva / dor de Donim,

e pella materna de Manoel Rodrigues / Passos, e Ana Maria de Barros ambos naturais da fre / guezia de Sancta Leocadia de Britteiros e moradores no / lugar da Ponte da freguezia do Salvador de Britteiros /

nasceo aos dezaseis dias do mes de Dezembro do anno de / mil e settecentos e noventa e hum, e aos vinte e dois / dias do referido mes, e anno foi baptizado solemne / mente por mim Bento Gonçalves de Moura abba / de desta igreja do Salvador de Donim, e lhe pus os san / tos oleos:

forão padrinhos

o illustrissimo senhor Francisco / Cardozo de Menezes fidalgo da Caza de Sua Magesta/de, e capitão maior das ordenanças da ditta villa de / Guimarains, e Luiza solteira filha do sobreditto Ma / noel Rodrigues Passos da freguezia do Salvador de Britteiros,

estando por testemunhas

o reverendo Cus / todio Joze de Macedo abbade da ditta freguezia, e igreja / do Salvador de Britteiros, e o reverendo Jeronimo Viei / ra parocho da igreja de São Martinho do Campo,

e para / constar fis este assento, que assignarão o padrinho, as / testemunhas, comigo era ut supra/

O abbade Bento Gonçalvez de Moura /
Francisco Cardozo de Menezes Barreto /
P.e Custodio Joze de Macedo /
P.e Jeronimo Vieira /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1834 Maio 7 - Óbito de Francisco Joaquim de Gouveia Morais Sarmento

#357983 | Eduardo Albuquerque. | 26 mai 2015 18:13 | Em resposta a: #357956

A.M.A.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, livro de Óbitos N.º 5 – 1802 - 1847, fl. 117v.

Aos sete dias do mes de Maio de mil oito cen / tos e trinta e quattro, faleceo com todos os sa / (cra)mentos

Francisco Joaquim Gouveia Morais Sarme / nto

cazado que foi com dona Joaquina Martins / meu fregues, morador no largo da Feira / desta freguezia de Nossa Senhora da Oliveira / de Guimarens,

foi sepultado na igreja dos re / legiozos de São Francisco desta villa no dia oito / do dito mes e anno,

fes testamento como cons / tara do registo geral,

ficarao lhe filhos.

Do que pa / ra constar fis este termo que assignei era ut supra. /

Conego cura Joze Ant(oni)o de Freitas Castro


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1797 Março 2 - Baptismo de D. Joaquina Rosa de Araújo

#358023 | Eduardo Albuquerque. | 27 mai 2015 18:13 | Em resposta a: #357883

A.M.A.P. Registos Paroquiais, São João da Ponte, Guimarães, livro de baptismos 1781-1831, fl. 82v.

Joaquina Rosa

filha legitima de Jeronimo Ribeiro Bernar /des e de sua mulher Joanna Maria de Araujo do lugar da Ribei / ra desta freguezia;

netta pela parte paterna de Gualter Ri / beiro Bernardes ede sua mulher Maria Joanna do lugar de / Bouro da freguezia de Sam Lourenço de Cima de Selho,

e pela / materna de Luiz Martins da Costa, e de sua mulher Joanna / Maria de Araujo do lugar de Minottes da freguezia de Santa /Eulalia de Fermentoens;

nasceo aos dous dias do mez de Março / de mil settecentos e noventa e sette annos, e aos quatro dias do dito / mez e anno foi solemnemente baptizada na pia baptismal / desta igreja por mim Antonio Joze da Silva parocho della / e lhe pus os sanctos oleos,

forão padrinhos os acima dittos / Gualter Ribeiro Bernardes, e Joanna Maria de Araujo;

e para constar fiz este afsento era ut supra. /

O par(och)o Ant(oni)o J(oz)e da Silva /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1862 Outubro 7 - Óbito de D. Joaquina Rosa de Araújo Martins

#358072 | Eduardo Albuquerque. | 28 mai 2015 18:11 | Em resposta a: #358023

A.M.A.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, livro de Óbitos – 1847 - 1882 , fl. 48.

N.º 14 /

7 de /
Outubro /
1862

Dona / Joaquina / Roza / veuva /

Aos sete dias do mes de Ouctubro do anno de mil oito / centos e sessenta e dois, pelas sinco horas e meia da tarde / na rua do Gado, cazas numero nove desta freguezia de / Nossa Senhora da Oliveira da cidade de Guimaraens /

falleceo, com todos os sacramentos da egreja,

Dona / Joaquina Roza de Araujo Martins,

veuva de Francisco / Joaquim de Gouveia Moraes Sarmento, e foi sepultada / no dia oito do dito mes com officio de corpo prezente / pelas des horas da manham, na egreja de São Domin / gos do extinto convento, pela Ordem Terceira de São Domin / gos,

Deixou filhos e fes testamento, e terá de idade ses / senta annos, pouco mais ou menos.

Do que para constar / lavrei este assento em duplicado, que assignei. /
Era ut supra /

O conego e abbade Miguel Antão da Silva Portugal /

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1902 - 1903, Porto - Matrícula de Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro

#358110 | Eduardo Albuquerque. | 29 mai 2015 18:19 | Em resposta a: #357630

Anuário da Academia Politécnica do Porto – Ano Lectivo de 1902-1903 – Coimbra 1903.

Lista alfabetica dos alunos da Academia, indicando a sua filiação, naturalidade e as cadeiras em que se matricularam no anno lectivo de 1902-1903

Pág. 51

149

Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro e Malheiro, filho de António Marinho Falcão de Castro, natural do Porto – 1.ª, 4.ª ( 1.ª parte ), 16.ª ( 1.ª parte ) e 18.ª ( 3.ª parte ) – Vol.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1903 - 1904, Porto - Matrícula de Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro

#358164 | Eduardo Albuquerque. | 31 mai 2015 18:16 | Em resposta a: #358110

Anuário da Academia Politécnica do Porto – Ano Lectivo de 1903-1904 – Coimbra 1904.

Lista alfabetica dos alunos da Academia, indicando a sua filiação, naturalidade e as cadeiras em que se matricularam no anno lectivo de 1903-1904

Pág. 53

142

Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro e Malheiro, filho de António Marinho Falcão de Castro, natural do Porto – 1.ª, 6.ª, 7.ª e 18 ( 1.ª e 2.º anno ) – Vol.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1904 - 1905, Porto - Matrícula de Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro

#358223 | Eduardo Albuquerque. | 02 jun 2015 18:21 | Em resposta a: #358164

Anuário da Academia Politécnica do Porto – Ano Lectivo de 1904-1905 – Coimbra 1905.

Lista alfabetica dos alunos da Academia, indicando a sua filiação, naturalidade e as cadeiras em que se matricularam no anno lectivo de 1904-1905

Pág. 53

130

Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro e Malheiro, filho de António Marinho Falcão de Castro, natural do Porto – 2.ª, 8.ª ( 1.ª e 2.ª parte ), 9.ª e 18.ª ( 3.º ano ) – Vol.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1905 Fevereiro 24 - Notícia do óbito de Vasco Manuel Marinho Falcão de Castro

#358258 | Eduardo Albuquerque. | 03 jun 2015 18:17 | Em resposta a: #358223

B.P.M.P. Hemeroteca, “O Primeiro de Janeiro”, nº 47, de sexta-feira, 24 de Fevereiro de 1905, fl.5.

Vasco Manuel Marinho /
Falcão de Castro /

Falleceu /

2479/

Seus paes, tias e tios rogam ás / pessoas que os honram com a / sua amisade e aos amigos do finado o / distincto obsequio d’assistirem aos offi / cios de corpo presente que se hão-de / celebrar amanhã ás 10 horas da manhã, / na real capella da Lapa. /

Porto, 24 de Fevereiro de 1905.

Elvira Julia d’Abreu Malheiro /
Antonio Marinho Falcão de Castro /
Ermelinda Marinho Falcão de Castro /
Julia Marinho Falcão de Castro /
Manuel Marinho Falcão de Castro /
Filippe Malaquias de Lemos /
Luis Otto Burmester.

Pedem desculpa de cumprimentos.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1888 Dezembro 1 - Casamento de Luís Otto Burmester e de D. Maria de Abreu Malheiro

#358337 | Eduardo Albuquerque. | 05 jun 2015 18:14 | Em resposta a: #358258

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Victória, Porto, casamentos 1888, N.º 103, fl.s 107 e 107v.

N.º 103/

Luiz/
Otto/
Burmester/

e/

D.Maria /
d'Abreu/

solteiros/

Ao primeiro dia do mez de Dezembro do anno de / mil oitocentos oitenta e oito nesta egreja parochial de Nossa Senhora / da Victoria, concelho e diocese do Porto /

perante mim o presbitero José Domingues / Mariz, abbade da mesma freguesia,

compareceram os nubentes

Luís Otto Burmester /

e

dona Maria de Abreu Malheiro/

os quaes sei serem os proprios, com duas provisões, / de sua eminencia reverendissima o senhor cardeal bispo / desta diocese, em uma das quais se concede / aos contrahentes dispensa de proclamos e na outra / é autorisado o parocho desta freguesia assistir-lhes ao casamento, / e com os mais papeis do estilo correntes e sem impedimento algum canonico ou civil para o casamento;

elle de idade de vinte e seis annos, solteiro, / nascido na freguezia de Nossa Senhora / Boa Viagem de Massarelos, baptizado na /da de Santo Ildefonso desta cidade, e residente / na dita de Massarelos,

filho legitimo / de João Guilherme Burmester, natural / de Hamburgo e de dona Anna Bur / mester, natural de Cassel, ambos da / Alemanha /

e ella de idade de vinte e nove annos, solteira, natu / ral da freguesia de Santo André de / Christellos, concelho de Lousada, deocese / do Porto, baptizada na mesma freguesia, / e nella residente e moradora,

filha legitima de Manuel de Sousa Freire Malheiro, /e de dona Amelia Augusta de Abreu Freire / Malheiro, /o pai natural da dita freguezia / de Christelos, e a mãe desta cidade //

//os quaes nubentes se receberam por marido e mulher, e os uni em matrimonio procedendo / em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Egreja Catholica Apostolica Romana /

Foram testemunhas presentes, que sei serem os proprios, Antonio Julio / de Abreu, viuvo, proprietario, morador na rua da Boavista, e / dona Elvira de Abreu Malheiro, casada, moradora na / freguezia da Foz do Douro, e dona Anna Burmester / viuva, moradora na rua do Principe, e Gustavo Bur / mester, casado, negociante, morador na mesma / rua do Principe, freguezia de Massarellos /

E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido / perante os conjuges e testemunhas,commigo vão assignar. /
Era ut supra./

Maria d’Abreu Malheiro /
Luiz Otto Burmester /
Antonio Julio d’Abreu /
Elvira d’Abreu Malheiro /
Anna Burmester /
Gustavo Burmester /
O abbade José Domingues Mariz


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

*1861 Dezembro 29 > 1888 Outubro 20 - Baptismo de Luís Otto Burmester

#358423 | Eduardo Albuquerque. | 08 jun 2015 18:21 | Em resposta a: #358337

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de Santo Ildefons, Porto, baptismos 1888, N.º 489, fl.s 248v.


N.º 489 /

Luiz Otto/

Aos vinte dias do mez de Outubro do anno de / mil oitocentos oitenta e oito, nesta egreja parochial de Santo Ilde / fonso, da cidade do Porto, eu Domingos de Sousa / Moreira Freire, abbade da mesma freguesia por com / missão do eminentissimo prelado / baptisei solemnemente sub conditione um individuo / do sexo masculino a quem dei o nome de

Luiz Otto /

que nasceu na freguezia de Massarellos desta / cidade, ignora-se a que horas / do dia vinte e nove do mez de / Dezembro do anno se mil oitocentos sessenta e um /

filho legitimo de João / Guilherme Burmester profifsão / negociante natural de Hamburgo /

e de

dona Anna Burmester / natural de Cassel, ambos da / Allemanha recebidos / não declararam onde / parochianos da freguesia de Massa / rellos, moradores na rua do Principe /

neto paterno de Johann Andreas Au / gust Burmester e de dona Anna Elisabeth Burmester /

e materno de Julius Katzenstein / e de dona Bertha Katzenstein /

Foi padrinho Manuel Pinto da / Fonseca, solteiro, capitalista e madrinha dona / Maria Branca Aussenac, viuva, professora / da Escola Normal, ambos moradores nesta / freguezia / os quaes sei serem os proprios.

E para / constar, se lavrou em duplicado este afsento, que, depois de ser lido e conferido pe / rante o baptisado e padrinhos assignaram comigo. /

Era ut supra /

Luiz Otto Burmester /
Manoel Pinto da Fon(seca) /
Maria Branca Aussenac /
O abb(ad)e Domingos de Sousa Moreira Freire /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1906 Janeiro 24 - Óbito de Luís Otto Burmester

#358501 | Eduardo Albuquerque. | 12 jun 2015 12:02 | Em resposta a: #358423

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São Martinho de Cedofeita, Porto, óbitos 1906, N.º 39, fl.s 10v.

N.º 39 /

Luiz Otto Bur/
mester/

Aos vinte e quatro dias do mez de Janeiro / de mil novecentos e seis às / onze e meias horas da noute, na casa numero cento setenta / e um, da rua de Cedofeita / desta freguezia de São Martinho de Cedofeita, bairro, occidental da / cidade e diocese do Porto falleceu, tendo sido ungido / um individuo do sexo masculino, por nome /

Luiz Otto Burmester,

De edade de quarenta e quatro / annos, negociante, casado com Maria d’ Abreu Ma / lheiro Burnester, natural da freguezia de Massarellos / desta cidade, morador na dita casa,

filho legitimo / de Johann Wilhelm Burmester, negociante, e de Nanny / Burmester, senhora de casa, naturaes, elle da cidade / de Hamburgo, ella da de Cassel, ambas na Alle / manha,

deixa uma filha,

fez testamento,

e / foi sepultado no cemiterio parochial de Christellos, concelho de Lousada. /

E para constar se lavrou em duplicado este assento, que assigno /

Era ut supra. O coadjutor /

Carlos Pereira Maia /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1906 Janeiro 26 - Notícia do óbito de Luís Otto Burmester

#358703 | Eduardo Albuquerque. | 19 jun 2015 21:36 | Em resposta a: #358501

B.P.M.P. Hemeroteca, “O Primeiro de Janeiro”, nº 22, de sexta-feira, 26 de Janeiro de 1906, fl.2.


Luiz Otto Burmester


O seu fallecimento

Finou-se ante-hontem, á noite, o nosso presado amigo sr. Luiz Otto Burmester, uma das figuras de maior destaque no nosso meio commercial, onde conquistára pelo seu largo esforço de trabalho e pelo conjunto de explendidas qualidades que lhe formavam o caracter e lhe distinguiem o espirito, um logar d’alta evidencia.

Tendo ligado o seu nome e a sua actividade a uma das mais importantes casas de commercio do Porto, a vida intensa dos negocios absorvia-o, n’um invulgar dispendio d’ernergia inteligente e bem orientada.

Homem finamente educado e de bastante cultura, Otto Burmester gosava da maior consideração no alto commercio, contava as melhores relações na primeira sociedade portuense e tinha a amisade de quantos puderam apreciar os primores da sua convivencia.

Senhor de uma consideravel fortuna, possuia em Louzada, onde era chefe do partido regenerador, uma esplendida propriedade, na qual muitas vezes recebeu com a bizarria e distinção que lhe eram timbre, grande numero de amigos.

Ha um mez assaltou-o uma grave infermidade que lhe trouxe largos dias de bem doloroso sofrimento. A medicina, porém, teve ainda esperanças de que os seus esforços e os 43 annos robustos do doente triunfariam d’um mal que raro perdôa.

E realmente Otto Burmester, com intensa satisfação de quantos o conheciam, experimentou ultimamente animadoras melhoras. Mas, ha dias, recaíu e cerca da meia noite d’ante-hontem tombou no somno eterno da morte.

A triste noticia, hontem largamente espalhada, produziu uma profunda impressão de magua em quantos conheciam Otto Burmester. E durante todo o dia, á sua casa da rua de Cedofeita foram innumeras pessoas deixar cartões de pesames.

O extinto era consul da Austria e Hungria e representante n’esta cidade do Lloyd Allemão. Tinha as commendas de Cristo e Conceição.

O finado era irmão dos nossos amigos srs. Gustavo, Herman, Franz e Gherard Burmester, e concunhado do sr. Coronel Malaquias de Lemos, commandante das guardas municipaes.

A toda a familia enlutada enviamos a expressão sincera do nosso profundo pezar.

Os responsos ao cadaver de Luiz Otto Burmester resam-se hoje, ás 6 horas da tarde, na egreja dos Terceiros do Carmo.

Na séde do Centro Commercial do Porto esteve hontem a meia haste a bandeira da corporação, conservando-se tambem cerradas as portas do edificio social em demonstração de pesar pelo fallecimento de seu associado e respeitavel commerciante d’esta praça sr. Luiz Otto Burmester.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

*1890 Julho 12 > Outubro 9 - Baptismo de D. Maria das Dores Malheiro Burmester

#358787 | Eduardo Albuquerque. | 22 jun 2015 18:18 | Em resposta a: #358703

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São Pedro de Miragaia, Porto, baptismos 1890, fl.s 67.


n.º 132 /

Maria das / Dores /

Aos nove dias do mez de Outubro do anno de / mil oitocentos e noventa, n’esta egreja parochial de São Pedro de / Miragaia da cidade e diocese do Porto, eu Antonio / Manoel de Almeida Ribeiro, coadjutor da mesma / freguezia, com previa licença do emminentissimo / prelado baptizei solemnemente um individuo / do sexo feminino, a quem dei o nome de

Maria das Dores, /

que nasceu n’esta freguezia / á uma hora da / tarde do dia doze do mez de Julho do anno / de mil oitocentos e noventa,
filha legitima, primeira / do nome, de

Luiz Otto Burmester, proprietario e negociante, natural da freguesia de Massarellos / d’esta cidade do Porto, /

e de

dona Maria d’Ascenção / de Abreu de Souza Freire Pitta Malheiro nes / ta cidade, digo natural da freguezia de Chris / tellos, concelho de Louzada, diocesa do Porto, / recebidos na freguezia da Victoria, parochianos desta de Miragaia / moradores na rua da Liberdade, numero cincoenta e nove, /

neta paterna de João Guilherme Burmester / e de dona Anna Burmester, /

e materna de Manoel de Souza Freire Malheiro / e de dona Angelica Cabral de Abreu. /

Foi padrinho José Pinto de Souza Freire Malheiro / solteiro, proprietario, morador na fregue /zia de Louzada do referido concelho, e / madrinha a invocação de Nossa Senho / ra das Dores, tocanda com a sua coroa / D. Carolina d’Abreu Malheiro, solteira, / moradora na freguezia de São João da / Foz do Douro, concelho do Porto, / os quaes sei por informação serem os proprios.

E para constar / lavrei em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido perante os padri / nhos, comigo assignaram. Era ut supra /

Jose Pinto de Souza Freire Malheiro /

Carolina d’Abreu Malheiro /

O coadjutor Antonio Manoel de Almeida Ribeiro


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

+ 1908 Junho 24 > Junho 26 - Notícia do óbito de D. Nanny Katzenstein

#358860 | Eduardo Albuquerque. | 24 jun 2015 23:04 | Em resposta a: #358787

B.P.M.P. Hemeroteca, “O Primeiro de Janeiro”, nº 150, de sexta-feira, 26 de Junho de 1908, fl.2.


Necrologia

Fallecimentos

Falleceu ante-hontem, depois de curta infermidade, na avançada idade de 84 annos, a sr.ª D. Nanny Burmester, natural de Cossel ( Allemanha).

A finada era viuva do antigo negociante d’esta praça sr. I.W. Burmester e mãi dos srs. Gustav, Hermann, Guilherme, Franz e J.W. Gerhard Burmester, e irmã do sr. Emilio Katzenstein.

A sr.ª D. Nanny Burmester era a decana da colonia allemã, aqui viveu 64 annos, tendo uma enorme affeição por Portugal e especialmente por esta cidade, que considerava a sua patria, acompanhando, até aos ultimos momentos, com extraordinaria lucidez de espirito tudo o que interessasse o nosso paiz.

O seu funeral realisa-se hoje, às 5 horas da tarde, na capella britanica, ao Campo Pequeno.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1895 Junho 6 - Casamento de Filipe Malaquias de Lemos e de D. Carolina de Abreu Malheiro

#358959 | Eduardo Albuquerque. | 28 jun 2015 12:03 | Em resposta a: #358258

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São Veríssimo de Paranhos, Porto, casamentos 1895, N.º 38, fl.s 38
e 38v.


N.º 38 /

Felippe / Malaquias / de Lemos / e / D. Carolina / d’Abreu / Malheiros /


Aos seis dias do mez de Junho do anno de / mil oitocentos e noventa e cinco n’esta egreja parochial de São Verissi / mo de Paranhos, bairro oriental da cidade / e diocese do Porto / perante o Presbitero Antonio Pinto de Souza Al / vim, Abbade da freguezia de São João da Foz do / Douro, d’esta cidade com licença minha / compareceram os nubentes

Felippe Malaquias de Le / mos
e
D. Carolina d’Abreu Malhei / ro /

Os quaes sei serem os proprios, com uma licença / do legitimo superior militar do nubente, com / os proclamas corridos e uma licença de sua Emminencia Reverendissima para / se receberem nesta freguezia / e com os mais papeis do estylo correntes e sem impedimento algum canonico ou civil / para o casamento;

elle de idade de quarenta e seis annos, solteiro / Tenente Coronel de Cavalaria e Ajudante de / Campo de Sua Magestade El-Rei Dom Carlos, natu / ral e baptizado na freguezia de São Miguel da Sé / da cidade e concelho de Castello Branco, diocese / de Portalegre, morador na travessa d’Agua Flôr, / freguezia da Encarnação, concelho e patriar / chado de Lisboa,

filho legitimo de João Malaquias / de Lemos, natural da freguezia e concelho de / Belem e dito patriarchado de Lisboa e de dona Rita / Guilhermina da Silva Barboza, natural de Castello Branco,

e ella de idade de trinta e quatro annos, solteira, de pro / fissão domestica, natural e baptizada na freguezia / de Santo André de Christellos, concelho de Louza / da, diocese do Porto, moradora na rua Central / da dita freguezia de São João da Foz do Douro,

fi / lha legitima de Manuel de Souza Freire / Malheiro e de dona Amelia Augusta d’Abreu / Freire Malheiro naturaes, aquelle da dita fre / guezia de Christellos e esta da freguezia da / Victoria, concelho e dita diocese do Porto, //

//os quaes nubentes se receberam por marido e mulher, e os uniu em matrimonio procedendo / en todo este acto conforme o Rito da Santa Madre Egreja Catholica Apostolica Romana. /

Foram testemunhas presentes, que sei serem os proprios,

Luciano / Pego d’Almeida Cibrão, casado, General de Brigada, morador na rua / do Breyner, freguezia de Cedofeita, concelho e diocese do Porto, representando Sua Magestade El-Rei Dom Carlos Primeiro,

o Conde / da Ribeira Grande, casado, Veador de Sua Magestade a Rainha / a quem vem representar, tendo este e aquelle apresentado os / respectivos Alvarás de procuração;

Antonio Marinho Falcão de Castro / Moraes

e dona Elvira d’Abreu Malheiro Falcão de Castro Moraes, desta cidade do Porto /

E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido / perante os conjuges e testemunhas, commigo o assignaran. Era ut su / pra/

Carolina d’Abreu Malheiro /
Felippe Malaquias de Lemos /
Luciano Pego d’Almeida Cibrão /
Conde da Ribeira Grande /
Elvira d’Abreu Malheiro Falcão de Castro e Moraes /
Antonio Pinto de Souza Alvim /
O Abbade Antonio Dominguez Jacintho Maia

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1895 Junho 6 - Casamento de Filipe Malaquias de Lemos - Errata

#359006 | Eduardo Albuquerque. | 30 jun 2015 11:31 | Em resposta a: #358959

Onde está:

Carolina d’Abreu Malheiro /
Felippe Malaquias de Lemos /
Luciano Pego d’Almeida Cibrão /
Conde da Ribeira Grande /
Elvira d’Abreu Malheiro Falcão de Castro e Moraes /
Antonio Pinto de Souza Alvim /
O Abbade Antonio Dominguez Jacintho Maia

Deve estar:

Carolina d’Abreu Malheiro /
Felippe Malaquias de Lemos /
Luciano Pego d’Almeida Cibrão /
Conde da Ribeira Grande /
Elvira d’Abreu Malheiro Falcão de Castro e Moraes /
Antonio Marinho Falcão de Castro de Moraes /
Antonio Pinto de Souza Alvim /
O Abbade Antonio Dominguez Jacintho Maia

Resposta

Link directo:

1895 Junho 8 - Notícia do casamento de Filipe Malaquias de Lemos

#359007 | Eduardo Albuquerque. | 30 jun 2015 11:34 | Em resposta a: #358959

Biblioteca Nacional de Portugal, “Diario Illustrado”, nº 7:977, de sábado, 8 de Junho de 1895, fl.1.


HIGH-LIFE

(...)

*

Realisou-se hontem em Paranhos o casamento do sr. tenente-coronel Malaquias de Lemos, ajudante de campo de Sua Magestade El-Rei e chefe da 2.ª repartição do ministerio da guerra, com a sr.ª D. Carolina de Abreu Malheiro, uma das senhoras mais gentis da primeira sociedade portuense e de fidalga familia.

Foram celebrantes os abbades das freguezias de S. João da Foz e da de Paranhos e padrinhos, por parte do noivo, Suas Magestades El Rei e a Rainha, representados pelos srs. General Cibrão e o Conde da Ribeira Grande, e por parte da noiva, seu cunhado, o sr. dr. Antonio Marinho e sua irmã, a sr.ª D. Elvira Malheiro.

Os noivos receberam a benção de sua Santidade.

Em seguida á cerimonia, teve logar na quinta de Lamas, um almoço intimo, que foi servido pela casa Cascaes e cujo menu foi o seguinte:

Consommé á la Regence – Petits timbales á la Dauphine – Filets de soles á la Grinville - Filetes de boeuf truffés au Madére – Mayonnaise de saumon á la Russe – Patis de foiegras de Strasbourg en belle vue – Dinde roti au Perigueux – Puding au Champagne – Macedoine de fruits á la gelée – Entremets á la Saint Honoré – Parfait au creme, café – Dessert – Vins: Madére, Collares, Bucellas, Champagne e Porto – Thé, café et liqueurs.

Ao almoço fizeram-se varios brindes, sendo o primeiro do sr. general Cibrão, em nome de Sua Magestade El-Rei, aos noivos, agradecendo o sr. tenente coronel Malaquias de Lemos manifestando o seu profundo reconhecimento pela distinção que recebeu de Suas Magestades.

Suas ex.as partiram no comboio da noite para Lisboa.

Desejamos-lhes todas as venturas.


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

+1912 Fevereiro 9 > Março 26 - Notícia do óbito de Filipe Malaquias de Lemos

#359038 | Eduardo Albuquerque. | 01 jul 2015 14:23 | Em resposta a: #359007

Diário do Governo, n.º 71, Terça feira, 26 de Março de 1912, fl.1147.


MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Direcção Geral dos Negócios Comerciais e Consulares

2.ª Repartição

Foi oficialmente comunicado a esta secretaria de Estado o falecimento, nas datas abaixo mencionadas, dos seguintes cidadãos portuguese:

(...)

Em Madrid, a 9 de Fevereiro, Filipe Malaquias de Lemos, de 63 anos, natural de Castelo Branco, filho de João Malaquias de Lemos e de D. Rita Guilhermina Barbosa de Lemos; consta haver deixado testamento na sua casa em Castelo Branco.

(...)

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1858 Julho 28 - Casamento de Manuel de Sousa Freire Malheiro e D. Amélia Augusta Cabral Abreu

#359067 | Eduardo Albuquerque. | 02 jul 2015 18:39 | Em resposta a: #357576

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de Nossa Senhora da Victória, Porto, casamentos 1858, fl.s 289.



Manoel / de Souza / Freira / Malheiro/ e / D. Amelia / Augusta / Cabral / Abreu


Aos vinte oito dias do mez de Julho de mil oitocentos e cin / coenta e oito = de manhã = nesta parochial igreja de Nos / sa Senhora da Victoria, desta cidade do Porto, em virtude / de uma portaria do excellentifsimo e reverendifsimo se / nhor bispo desta diocese datada do dia vinte e um do / supra mez e anno na qual dispençou os proclames, e junto / suas certidões de idade e o consentimento da contrahente, e to / dos os mais documentos tudo na forma determinada no Sa / grado Concilio de Trento e Constituição Diocezana e Pasto/raes em vigor na minha prezença e das testemunhas / ao diante nomeadas e no fim asignadas se receberão por / marido e mulher em face de igreja por palavras de pre / zente =

Manuel de Souza Freire Malheiros, natural da / freguesia de São Martinho da cidade de Penafiel, bis / pado do Porto, e rezidente na Casa da Costilha da freguezia / de Santo Andre de Christellos,

filho ligitimo de

Jose Pinto de Sou / za Freire e de dona Maria Rita Pitta Malheiro,

neto paterno / de Manuel Jose Pinto de Souza, natural de Christello, e de Custo / dia Maria de Moraes, natural de São Paio,

e materno de João / Xavier Teixeira dos Guimarães, da de Refontoura, e de dona / Anna Joaquina Pitta Malheiros, de Villa Nova de / Cerveira de Cornes,

= com

Dona Amelia Augusta Ca / bral Abreu, natural da freguezia da Sé cidade do Porto, e / moradora na rua de São Miguel desta freguesia da Victoria,

filha ligitima de

Manuel Jose de Abreu Guimaraens, e de dona / Maria do carmo Abreu Cabral,

neta paterna de Domingos de / Abreu, e de dona Catharina da Silva,

e materna de Francisco An / tonio Cabral, e de dona Maria Clara Cabral,

e logo lhe forão admi / nistradas as bençãos nupciaes na forma do Ritual Romano

a cujo / recebimento forão testemunhas prezentes Antonio de Souza Freire Malhei / ros, morador em Penafiel, e Antonio Julio de Abreu Guimarãens, morador / nesta freguezia.

E para constar mandei fazer este afsento que com as testemun / nhas afsignei. Era ut supra. /

O coadjutor Antonio Manoel de Andrade /
Antonio de Souza Freire Malheiro/
Antonio Julio de Abreu Guimarães /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

*1826 Outubro 9 > Outubro 17 - Baptismo de Manuel de Sousa Freire Malheiro

#359248 | Eduardo Albuquerque. | 08 jul 2015 10:29 | Em resposta a: #359067

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia da São Martinho, Penafiel, Licro B, n.º 8, baptismos 1824 a 1843, fl.s 42.



Manuel

filho legitimo de Joze Pinto de / Souza Freire e D. Maria Ritta Pitta Malhei / ro esta natural de S. Lourenço, e aquelle de Christellos, / moradores na rua d’ Ajuda desta cidade

netto pater / no de Manoel Joze Pinto de Souza da dita de Chris / tellos, e de Quiteria Maria de Moraes da de S. Payo,

e ma / terno de João Xavier Teixeira dos Guimarans / da de Refontoura e D. Anna Joaquina Pitta / Malheiro de Magalhans da de Villa Nova da / Cerveira, freguezia de Cornes;

nasceo a nove de / Outubro, e foi batizado a dezacette do mesmo de / mil oitocentos vinte, e seis

forão padrinhos o

Cappitam Mayor Manuel Pinto Peixoto
e/ D. Anna Augusta Pitta Malheiro thia do ba / tizado,

e fis este afsento que afsigno /

O r(eit)or Antonio
João


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

*1836 Março 1 > Maio 1 _ Baptismo de D. Amélia Augusta Cabral de Abreu

#359330 | Eduardo Albuquerque. | 09 jul 2015 17:59 | Em resposta a: #359067

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia da Sé, Porto, baptismos 1836, fl.s 193v e 194.


Amelia

filha de Manoel Joze de Abreu Guimaraes, e de dona Maria do Carmo / de Abreu Cabral moradores na rua Nova de São João desta fregue / zia da Sé;

neta paterna de Domingos de Abreu, e de dona Catheri / na da Silva,

e materna de Francisco António Cabral, e de dona / Maria Clara Cabral;

nasceo no pri meiro de Março de mil oito / centos e trinta e seis, e foi por mim solemnemente baptizada no / primeiro de Maio do mesmo anno.

Sendo padrinhos

O douttor / Antonio Clemente de Souza Giao e dona Joana Elis digo e dona //

// Joana Emilia de Abreu Gião moradores na dita rua desta / mesma freguezia,

De que fis este assento que assignei /

O coadjutor Francisco Antonio Soares /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1910 Junho 27 - Casamento de Joaquim Pinto da Fonseca Junior e D.Maria das Dores Malheiro Burmester

#359523 | Eduardo Albuquerque. | 14 jul 2015 21:06 | Em resposta a: #358787

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de São Martinho de Cedofeita, Porto, casamentos 1910, N.º 96, fl.s 96
e 96v.


N.º 96 /

Joaquim Pinto / da Fonseca Junior / e / Maria das Dores / Malheiro Burmester /


Aos vinte e sete dias do mez de Junho / do anno de mil novecentos e dez / n’esta freguezia de São Martinho de Cedofeita, bairro / occidental da cidade e diocese do Porto, na presença do / presbytero Joaquim Pereira da Rocha, devidamente auctori / sado, no oratorio particular da mãe da nubente, á rua de / Cedofeita, numero quatro centos e vinte e quatro / compareceram os nubentes

Joaquim Pinto da Fonseca Junior /
e
Maria das Dores Malheiro Burmester /

Os quaes sei serem os proprios com dispensa de proclamas e / a devida licença para o recebimento no dito oratorio, / sem impedimento algum canonico ou civil para o casamento:

elle de / edade de vinte e dois annos, solteiro, banqueiro, natu / ral e baptisado na freguezia de Santo Ildefonso, desta ci / dade, morador nesta de Cedofeita, ao Campo da Rege / neração,

filho legitimo de Joaquim Pinto da Fonseca Ju / nior e de Alzira Ramalho Pinto da Fonseca, naturaes, / elle da dita freguezia de Santo Ildefonso, ella da da Gloria / da cidade do Rio de Janeiro, Brasil

ella de edade de / vinte annos, legalmente emancipada, solteira, filha / familia, natural e baptisada na freguezia de Miragaia / desta cidade do Porto, moradora nesta de Cedofeita á rua / de Cedofeita,

filha legitima de Otto, digo, de Luiz Otto Bur / mester e de Maria d’Ascenção d’Abreu de Souza Freire / Pitta Malheiro, naturaes, elle da freguezia de Masarellos, / desta cidade, ella da de Christellos, concelho de Louzada, / desta diocese //

// os quaes nubentes se receberam por marido e mulher, e os uniu em ma / trimonio, procedendo em todo este acto conforme o Rito da Santa / Madre Egreja Catholica Apostolica Romana.

Foram teste / munhas presentes que soube serem os proprios

Joaquim Pinto da / Fonseca, banqueiro,
Alzira Ramalho Pinto da Fonseca, / senhora de casa, moradora no dito Campo da Regene / ração,
Maria Malheiro Burmester,
E Gustavo Burmester./

Foi collado e inutilizado um sello de cem reis. /

E para constar se lavrou em duplicado este assento, que depois, / de ser lido e conferido perante os conjuges e testemunhas commigo as / signam bem como o assistente. Era ut supra. /

Maria das Dores Malheiro Burmester /
Joaquim Pinto da Fonseca Junior /
Alzira Ramalho Pinto de Fonseca/
Joaquim Pinto da Fonseca /
Maria Malheiro Burmester /
Gustavo Burmester /
Pe. Joaquim Pereira da Rocha /
O coadjutor /
Carlos Pereira Maia

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

1910 Novembro 19 - Casamento de Joaquim do Valle Cabral e D.Isabel Marinho Falcão de Castro Pitta Ma

#359650 | Eduardo Albuquerque. | 18 jul 2015 19:52 | Em resposta a: #357707

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia de Santo Ildefonso, Porto, casamentos 1910, N.º 121, fl.s 122 e 122v.

N.º 121 /

Aos dezanove dias do mez de Novembro / do anno de mil novecentos e dez, nesta freguesia / de Santo Ildefonso da cidade do Porto, no oratorio particular / na casa de habitação do pae do contrahente / na rua de Santa Catharina / na presença do reverendo presbytero João de / Brito Gouvêa, auctorizado pelo excellentissimo / abbade da mesma freguezia / compareceram os nubentes

Joaquim do Valle Cabral /
e
dona Maria Isabel Marinho Falcão / de Castro Pitta Malheiro /

os quaes sei serem os proprios com provisão / de dispensa de proclamas / e com os mais papeis do estylo correntes, e sem impedimento algum canonico ou civil para o / casamento;

elle de idade de vinte e cinco annos, solteiro, ca / pitalista, / natutal / baptisado na freguezia da Sé Ca / thedral desta cidade / e morador nesta freguezia de S(an)to Ildefonso, na dita rua, /

filho legitimo do Doutor Constantino do Valle / Coelho Cabral / e de / D. Sophia Pinto da Fonseca do Valle Cabral / / naturaes ambos desta de Santo Ildefonso /

e ella de idade de vinte e trez annos / solteira / natural e / baptisada na freguezia de S. João, da Foz do Douro, desta cidade / moradora na freguezia de Nevogilde, concelho de Louzada, //

// filha legitima, segunda de nome de Antonio Marinho / Falcão de Castro, natural da fregezia de Roriz, / concelho de Santo Thyrso / e de dona Elvira d’Abreu Malheiro / natural da freguezia de Cristellos, / do dito concelho de Louzada /

os quaes nubentes se receberam por marido e mulhere, e os uni em matrimonio, procedendo / em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Egreja Catholica Apostolica Romana /

Foram testemunhas presentes, os paes dos nubentes os / excellentissimos senhores Constantino / do valle Coelho Cabral, casado, proprieta / rio e capitalista, sua esposa D. Sophia / Pinto da Fonseca Valle Cabral, morado / res na rua de Santa Catharina desta fre / guezia, Antonio Marinho Falcão de / Castro de Moraes Sarmento, casado, / proprietario e capitalista, e sua esposa / dona Elvira d’Abreu Malheiro, resi / dentes na freguesia de Nevogilde, con / celho de Louzada. /

E para constar, lavrei en duplicado este assento que depois de ser lido e confe / rido perante os conjuges e testemunhas, assigno com todos. Era ut retro /

Joaquim do valle Cabral /
Maria Izabel Marinho Falcão de Castro Pitta Malheiro/
Constantino do Valle Coelho Cabral /
Sophia Pinto da Fonseca do Valle Cabral /
Antonio Marinho Falcão de Castro de Moraes Sarmento /
Elvira d’Abreu Malheiro /
P. João de Brito Gouveia /
O abbade Domingos de Souza Moreira Freire /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

*1884 Dezembro 3 > Dezembro 14 - Baptismo de Joaquim do Valle Cabral

#359723 | Eduardo Albuquerque. | 20 jul 2015 17:42 | Em resposta a: #359650

A.D.P. Registos Paroquiais, freguesia da Sé, Porto, baptismos 1884, N.º 435, fl.s 219.


N.º 435 /



Aos quatorze dias do mez de Dezembro do anno de mil / oitocentos e oitenta e quatro n’esta freguezia da Sé do Porto e sua / igreja, eu Henrique da Silva Barbosa, parocho / da mesma freguezia, baptisei solemnemente um individuo do sexo mascu / lino, a que dei o nome de

Joaquim

que nasceu nesta freguezia / ás tres horas da tarde do dia tres do mez / de Dezembro do anno de mil e oitocentos e oitenta e quatro,

filho / legitimo, primeiro do nome de

Constantino do / Valle Coelho Cabral de profissão proprietario /

e de

dona Sophia Pinto da Fonseca do Valle Cabral /

naturaes ambos da freguezia de Santo / Ildefonso desta cidade / recebidos nesta freguezia da Sé / e parochianos della / moradores na rua da Batalha

neto paterno de Constantino Antonio do Valle / Pereira Cabral e de dona Maria Emilia / da Conceição Ribeiro Coelho Cabral /

e materno de Joaquim Pinto da Fonseca e dona Maria / Jose Carneiro e Sá Pinto da Fonseca./

Foi padrinho o tio materno / Joaquim Pinto da Fonseca Junior, casado, capitalista, / morador na rua Formosa, freguezia de Sto Ilde / fonso/

e madrinha dona Maria da Natividade do Valle Coelho / Cabral, casada, proprietaria, moradora na rua / Chã desta cidade, digo desta da Sé.

Diz a emenda / tio e a entrelinha Junior /

E para constar se lavrou em duplicado este assento, que depois de lido / e conferido perante os ditos padrinhos comigo o afsignaram. /

Maria da Natividade do Valle Coelho Cabral /
Joaquim Pinto da Fonseca Junior /
Abb(ad)e Henrique da Silva Barbosa /


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#366944 | Mcmbm | 12 mar 2016 20:46 | Em resposta a: #32527

Tenho comigo uma foto que tem por trás uma dedicatória que aqui copio:
Braga 27-6-917

Ofereço esta photografia de meu pai á minha boa amiga ,D. Genoveva Ferreira como gratidão e reconhecimento , pela estima e consideração que tem dispensado a meu mano , Mario D´Abreu Araújo Malheiro

Assina ... Elvira D´Abreu Araujo Malheiro

Alguém por aqui me sabe dizer se ainda há parentes vivos? Eu não sei o que ligou a minha família a este postal

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#369219 | Pedro SP | 10 mai 2016 21:54 | Em resposta a: #366944

Caros confrades,

Procuro informações sobre um filho de Jaime Malaquias de Lemos (1851-1882), ajudante chefe da Casa Real e ajudante mor da Rainha D. Amélia, desconheço o seu nome próprio.

Este oficial após a implantação da República este Malaquias de Lemos fugiu para Monsanto da Beira, onde esteve escondido durante dois meses num alçapão numa casa na Quinta de Pombal, propriedade d parentes seus do ramo dos Barbosas. Após dois meses de cativeiro, numa noite conseguiram fugir para Cilleros, localidade espanhola, situada perto da fronteira.

Segundo reza a história na família Barbosa Marcelo, actuais proprietários da Quinta de Pombal, o parente Malaquias de Lemos e um primo que o acompanhou na fuga teram vivido durante muitos anos em Cilleros, indo lá frequentemente um criado da dita Quinta de Pombal, Zé da Farinha levar mantimentos.

Gostariamos de saber que rumo levou a vida de Malaquias de Lemos no seu exílio e se deixou descendência.

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#432234 | jpcfl | 24 mar 2021 15:20 | Em resposta a: #359650

Boa tarde,
Chamo-me João Paulo Cabral de Faria Lencastre, neto de Joaquim do Valle Cabral e de Maria Isabel Marinho Falcão de Castro Moares e Sarmento Pitta Malheiro (neta do 1 º Visconde de Roriz). Os Pais da minha Avó, eram, António Marinho Falcão de Castro de Moraes de Abreu Bacellar e Lyra Sotto-Mayor (Roriz) e Elvira Júlia de Abreu Pinto de Souza Freire Pitta Malheiro. Meus Pais, eram José Luís de Faria Lencastre e Maria Fernanda Marinho Falcão do Valle Cabral (bisneta do 1º Visconde de Roriz). Sou portanto, trineto da 1º Visconde de Roriz. A Casa de Roriz, encontra-se ainda na nossa Família, sendo dos meus Primos , Cabral Teixeira Bastos, tendo sido herdada pela minha Tia e Irmã da minha Mãe, Maria do Carmo Marinho Falcão do Valle Cabral Teixeira Bastos, pertencendo agora aos seus Filhos e meus Primos direitos, conforme já anteriormente dito. O representante actual do título de Visconde de Roriz, é o meu Primo em segundo grau, Manuel Luís de Magalhães Nunes da Ponte, filho do Primo direito de minha Mãe, Vasco Marinho Falcão Nunes da Ponte. Tenho estado a estudar a genealogia dos Marinhos Falcões, tendo na minha posse um livro muito interessante, intitulado "Memória Genealógica e Biographica sobre Marinhos Falcões" editado no Porto, em Março de 1904 (Typ de A.F. Vasconcelos, SUCC, , da autoria de José Augusto Carneiro, dedicado ao meu Bisavô António Marinho Falcão de Castro Moraes de Abreu Bacellar e Lyra Sotto-Mayor. e oferecido por ele, ao meu outro Bisavô, Constantino do Valle Pereira Cabral, com dedicatória e datado: "Casa da Juzam, 7 de Setembro de 1904, Lousada".
Com os melhores cumprimentos,
JPCFL

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#437962 | luisangelo | 08 dez 2021 17:59 | Em resposta a: #432234

Boa tarde!
Sou um estudioso da história de Lousada. Assinalando-se no próximo ano 165 anos de nascimento e 100 de falecimento de António Marinho Falcão de Castro Morais Sarmento, gostaria muito de publicar no Suplemento do jornal Terras do Vale do Sousa, de que sou coordenador, alguns apontamentos biográficos. Poderá pf colaborar com a cedência de documentação e de fotos?
Muito agradecido e muitos cumprimentos
Luís Ângelo Fernandes
Lousada

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#437964 | aeiou2 | 08 dez 2021 20:39 | Em resposta a: #437962

Tem tudo na primeira intervenção do Eduardo Albuquerque, deste tópico
Cumprimentos
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#437965 | luisangelo | 08 dez 2021 20:52 | Em resposta a: #32527

Muito obrigado. No entanto, precisava de uma foto. Será possível conseguir?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#437966 | aeiou2 | 08 dez 2021 20:54 | Em resposta a: #437965

Isso é mais difícil, mas vou telefonar a uma prima comum .
Depois lhe digo.
Cumprimentos
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#437970 | aeiou2 | 09 dez 2021 03:58 | Em resposta a: #437965

Não consegui contactar com nenhum dos meus primos, mas talvez haja foto no Anuário da Nobreza de Portugal 1964, pag.571, Nobreza de Portugal e Brasil, vol 3, pag.238.
Há uma foto do Pai, Manuel Marinho Falcão de Castro Morais, n.25.9.1770, Vila Nova da Cerveira, Gondarém, + Santo Tirso, Roriz 7.2.1831, que foi Desembargador da Relação do Porto, Intendente Geral da Polícia 11.4.1821, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça, 1.6.1823 e Conselheiro de Estado, 4.7.1823 e que deram depois origem, ao filho ter sido Visconde de Roriz,em agradecimento. Se me enviar o seu email envio a foto do Pai
Cumprimentos
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#438043 | jpcfl | 12 dez 2021 16:35 | Em resposta a: #437962

Caro Luís Ângelo Fernandes, boa tarde.
Realmente quanto aos dados bibliográficos, estão todos e muito bem, na primeira intervenção deste fórum. Quanto às fotografias, não as tenho e na consegui obter nenhuma. De qualquer maneira, se precisar de mais alguma informação, que esteja no livro que está na minha posse, diga.
Melhores cumprimentos,
João Paulo Lencastre

Resposta

Link directo:

Visconde de Roriz

#438044 | luisangelo | 12 dez 2021 16:39 | Em resposta a: #32527

Muito obrigado.
Muitos cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 04:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen