Heitor Homem de Sousa- abade da Varzea

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Heitor Homem de Sousa- abade da Varzea

#32534 | artur41 | 30 dez 2002 23:00

Caros colegas


Pretendo saber a linha de ascendência deste meu ancestro.

Heitor Homem de Sousa, abade da Varzea, foi pai de Isabel de Sousa que se casou com Fradique Lopes de Sousa. Seu filho Pedro de Sousa Alvim (neto materno de Heitor) teve como filha a Joana de Sousa Alvim, a qual se veio a casar com Fernão de Sousa Camelo, fidalgo da casa real e senhor de Rossas (falecido na tomada de Tânger em 1437).


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Heitor Homem de Sousa- abade da Varzea

#32568 | Vasco Jácome | 31 dez 2002 21:56 | Em resposta a: #32534

Caro Artur Camisão Soares

Parece certo que D. Pedro Rodrigues Pereira (aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39288) teve do seu casamento (o 1º, segundo José Pizarro, "Linhagens", vol. 2, pg. 299) c. Maria Pires Gravel, Pero Pires Homem c. c. Teresa Anes Redondo.
Estes tiveram vários filhos, sendo o 1º Estevão Pires de Froião, cavaleiro e trovador, mas que terá servido em Castela tendo sido meirinho-mor do Infante D. Sancho, alcaide de Moura e Serpa, etc. Do seu 2º casamento c. Maria Ramires das Astúrias, teve 3 filhos e 1 filha, sendo um dos varões João Pires de Froião. José Pizarro, nas “Linhagens”, vol. 2, pg. 313, diz não ter apurado nada sobre estes filhos. Sousa da Silva no I vol. do seu “Nobiliário”, pg. 250, também acaba aqui esta genealogia.

Mas Gayo (isto carece de reservas), no seu ttº de Homens §22 N3 fá-lo c. c. Aldonça Nunes Vivas, Sr.a de Bordonhos e Várzea em Lafões (entenda-se, antigas “terras” ou julgado de Lafões, actual concelho de S. Pedro do Sul), fª de Nuno Afonso Vivas, fº este de .... e de Maria de Negrelos, Srª da Honra de Bordonhos. Foram pais de, entre outros:

Gonçalo Anes Homem, o Júnior c. c. sua prima Catarina fª de Heitor Homem (§20 N4) e tiveram:

Heitor Homem, sucessor na Casa e Padroados de Bordonhos e Várzea no tempo de D. Duarte. C. c. Isabel de Sousa, fª de um Lopo Dias de Sousa e de sua m.er Brites Afonso de Sousa, Sr. de Carazedo em Trás-os-Montes (que não remete para nenhum ttº), pais de Isabel de Sousa c.c. Fradique Lopes de Sousa e Alvim.

Como disse, esta parte final está muito baseada no Gayo e numa época que é de desconfiar... Mas é o que tenho!

Um Bom 2003,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Heitor Homem de Sousa- abade da Varzea

#32571 | artur41 | 01 jan 2003 06:46 | Em resposta a: #32568

Meu caro Vasco Jácome


Os meus agradecimentos pela sua explanação. Também eu tenho as minha dúvidas!

Remeto-o para uma mensagem do nosso ilustre confrade Óscar Caeiro Pinto, em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=17877#lista


Belíssimo 2003,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Heitor Homem de Sousa- abade da Varzea

#32604 | Jacinto Bettencourt | 02 jan 2003 02:06 | Em resposta a: #32571

Caro Artur Camisão,

Recomendo-lhe "Sousa Machado de Vila Pouca de Aguiar" e "Bordonhos e Vilar de Perdizes" do Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo. Penso que "estabiliza" estes Sousas, Homens e Alvins...:)
Um abraço e Bom Ano,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Heitor Homem de Sousa- abade da Varzea

#32606 | artur41 | 02 jan 2003 07:10 | Em resposta a: #32604

Meu caro Jacinto


Agradeço-lhe a sua recomendação. O primeiro tenho; relativamente ao segundo, irei tentar adquiri-lo, ou consultá-lo nalguma biblioteca.

Um abraço e um Óptimo Ano Novo,

Artur

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 04:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen