D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32549 | Portuguez | 31 dez 2002 12:52

Caros Confrades

Talvez alguém me saiba informar melhor sobre as pessoas e família da Senhora D. Maria Sampaio, e seu marido. Esta senhora ficou viuva sem filhos do secretário particular de D. Manuel II no exílio, em Twickenham, Inglaterra, secretário cujo nome não recordo agora. A Sra. D. Maria Sampaio morreu depois do ano de 1932, ano da morte do rei, pois sei que foi contemplada em testamento, ela ou ainda o marido, com algumas peças e lembranças tanto pessoais, como da colecção de arte particular de D. Manuel II.
Melhores cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32550 | LCM | 31 dez 2002 13:04 | Em resposta a: #32549

Caro Alexandre,

O Secretário do Rei D. Manuel II entre 1918 e 1932 foi Francisco Quintela de Sampaio, filho de uma senhora Quintela (Farrobo) e de um Teixeira de Sampaio, filho natural do Conde da Póvoa. Casou com uma prima, D. Maria Adelaide Pita Teixeira de Sampaio, s.g.. Ele morreu em 1939, ela não sei.
Tudo isto está no livro "Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira" de Jorge Forjaz, publicado em 2001 pelo Centro de Genealogia da Univ. Moderna - Porto.

Um abraço e bom ano,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32552 | Portuguez | 31 dez 2002 14:46 | Em resposta a: #32550

Caro Lourenço

Bingo! Não sei porquê a minha intuição me tinha dito que serias tu a responder-me... Assim a minha procura torna-se mais fácil. Já tinha tentado aqui no GP em Maria Teixeira de Sampaio - mas são numerosas - porque remotamente associava ao célebre secretário-geral do MNE sob Salazar. Mas não tinha a certeza que fosse, pois sempre nos referimos na minha família a esta amiga de minha Avó pª. apenas como "Sra. D. Maria Sampaio". Penso que por alguma razão não usasse o Teixeira, e aliás eu não sabia se o Sampaio era do marido, o que ainda dificultava mais a busca.

Suponho que o secretário d'el-Rei D. Manuel seja neto do 1º conde da Póvoa, visto o GP dar o 2º como + aos 11 anos de idade. Encontro uma senhora filha do 1º conde do Farrobo, de nome Maria Palmira Quintela, cc um Henrique Teixeira de Sampaio, mas o GP não lhe dá geração, nem dá geração ilegítima ao 1º conde da Póvoa, nem o nome dos pais do dito Henrique TS.

Também não figura aqui nenhuma Maria Adelaide Pita Teixeira de Sampaio, mas poderá ser eventualmente filha da 2ª viscondessa do Cartaxo, D. Cristina Helena Pita de Sampaio, cc seu primo Eduardo Teixeira de Sampaio. A endogamia TS foi forte pelo que vi aqui. O GP indica para estes um único filho, de nome Luiz TS, * 29.8.1875 + Lisboa 4.6.1945, que não diz mas foi o célebre secretário-geral das Necessidades Embaixador TS. Nesse caso, a Sra. D. Maria Sampaio terá sido irmã dele, embora não referida neste sitio aonde ele aparece como filho único. Mas não vejo mais nenhum cruzamento entre Pita e TS senão nos viscondes do Cartaxo, e não tenho o TSIT.
Muito obrigado pela tua ajuda.
Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32554 | jpcmt | 31 dez 2002 16:00 | Em resposta a: #32552

Caro Alexandre Tavares Festas:
D. Mª Adelaide Pita Teixeira de Sampaio era irmã da 2ª Viscondessa de Cartaxo (D. Cristina Helena). Nasceu em Lisboa (Conceição Nova)em 1.3.1851 e casou ma mesma freguesia a 4.3.1886.
Se precisar da ascendência desta senhora, é só dizer.
Grande abraço e un excelente 2003!
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32555 | Portuguez | 31 dez 2002 17:06 | Em resposta a: #32554

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Obrigado pela ajuda. Telefonando à minha prima mais velha, única que se lembra pessoalmente, fiquei a saber que a Sra. D. Maria Sampaio era real/ TS de solteira, e tinha um sobrinho ou sobrinho-neto diplomata de nome Salvador TS, que também não consegui localizar no GP, será que ele consta na sua fonte de informação? O nome Adelaide não parece que fosse usado, não nos ficou memória dele. Pela sua informação vejo que a Sra. D. Maria era irmã da 2ª viscondessa do Cartaxo, será que sabe a data da morte? Sendo irmã da Viscondessa e não filha, era então tia do Embaixador Secretário-Geral do MNE. Morreu depois de 1939, visto ter morrido viuva. Por acaso sabe a data de * do marido, Francisco Quintela de Sampaio?
Um grande abraço e um óptimo Ano Novo também para si do

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32558 | jpcmt | 31 dez 2002 18:10 | Em resposta a: #32555

Caro Alexandre,
Assim, de repente, e recorrendo aos TSIT:
- Francisco Quintela de Sampaio, n. em Lisboa a 6.10.1857 e f. a 24.6.1939;
- A data de falecimento de D. Maria Adelaide Pita T.S. está omissa. Há um belo retrato desta senhora que lhe posso enviar digitalizado.
- Não encontro Salvador T.S., mas vou procurar melhor.

Outro abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32559 | magalp | 31 dez 2002 18:28 | Em resposta a: #32554

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Este Pita vem da Caminha, da Casa Pita?
Destes (que são até meus próximos parentes) sempre me vem à memória um texto que lhe copio como "presente" para 2003, para si e para os outros confrades q. tiverem a pachorra de o lêr.
Um abraço e Bom Ano!
Manuel Maria Magalhães


"...o Capitão de Infantaria João Pitta Bezerra, fidalgo entre os mais fidalgos do Minho, descendente que era de João Pitta Ourtigueira, o fidalgo gallego foragido, que fundou o muito conhecido e provavelmente em fantasias celebrado, casal dos Pittas, em Caminha, terra que então era couto de homiziados. No Porto, o Capitão João Pitta, de hercúlea compleição física, tornou-se um conhecido e façanhudo defensor dos «inauferíveis direitos» do Infante D. Miguel; pois quem na sua frente exibisse um lenço azul e branco e ou, o último botão do colete desapertado, era logo barbaramente espancado, pois se tratava dum liberal, pedreiro-livre, seguidor do Diabo. Durante a terrível e tristemente conhecida actuação da Alçada, foi carcereiro voluntário, comandando a seu pedido a guarda aos presos políticos, aos quais infligia horroroso tratamento.
Esta e outras acções congéneres, que denunciavam a sua completa alienação, valeram-lhe mais tarde uma horrível morte levada a cabo pelo povo da Cidade Invicta, depois de para aqui ser transferido de Viana do Minho, onde se encontrava a ferros. A fúria popular foi tremenda. Neutralizada a sua escolta na Viela dos Correios, foi arrastado pela multidão pela Calçada dos Clérigos, até à Praça Nova, daí, pela Rua das Flôres, ao Largo de São Domingos, deixando atrás de si, grande rastro de sangue. Os seus restos, várias vezes esquartejados, foram lançados ao rio da Praça da Ribeira pela populaça, que tomada de horrível excitação gritava indizíveis insultos e imprecações, certa de que assim se fazia verdadeira justiça.
Mais tarde, dizia-se à boca cheia que os promotores desta tremenda e muito condenável forma de justiça popular, eram antigos agentes do Infante D. Miguel, agora façanhudos liberais que assim pretendiam desviar atenções embaraçosas... "

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32562 | jpcmt | 31 dez 2002 18:49 | Em resposta a: #32559

Meu Caro Manuel Maria:
Regalo-me a ler as suas histórias, mesmo quando são tenebrosas com esta!
D. Maria de Sampaio descende de uma família Bettencourt Pita, do Funchal, e não lhe sei dizer se estes têm ligação remota com os Pitas de Caminha.
Excelentes entradas e melhor 2003.
E um abraço do
João

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32566 | Portuguez | 31 dez 2002 20:26 | Em resposta a: #32558

Caro João

Penso por ulteriores informações que tenha morrido muito velhinha, depois de 1944, data de + de minha Avó, mas não sei em que ano. Muito obrigado pela sua busca e pelo esplêndido retrato que me enviou para o e-mail, que muito apreciei ver e irei mostrar a minha Prima.
Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32634 | ACTav | 02 jan 2003 12:37 | Em resposta a: #32566

Caros Senhores,
Desculpem a intromissão, mas o meu cunhado Jorge Teixeira de Sampaio (está no genea), que é diplomata, filho de de Frederico TS, também diplomata, é neto do famoso embaixador Teixeira de Sampaio, que penso se chamava Manuel e não Luís, como aqui foi dito.
Cumprimentos,
António da Cunha e Távora

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32637 | jpcmt | 02 jan 2003 13:27 | Em resposta a: #32634

Caro Confrade,
Parece-me que é assim:

O Embaixador Luís Teixeira de Sampaio (1875-1945), Secretário-Geral do MNE -- a que o nosso ilustre Confrade e diplomata Alexandre Tavares Festas se refere -- era filho de Eduardo Teixeira de Sampaio (1833-1945). Deste, era irmão Augusto Teixeira de Sampaio (1836-1899), por sua vez pai de Manuel Nunes Teixeira de Sampaio (1874-1943), que será o avô de seu cunhado.
Estarei certo?
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32642 | ACTav | 02 jan 2003 15:03 | Em resposta a: #32637

Está com certeza.
Eu estava a falar (escrever) de memória e estava convencido de que o Embaixador TS em questão era avô deste meu cunhado.
Cumprimentos,
ACT

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Sampaio, viuva Secretário de D. Manuel II

#32650 | aburma | 02 jan 2003 17:34 | Em resposta a: #32559

Manel,

"Mas onde é que eu já li isto?"

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 15:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen