"Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

"Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#3263 | rafael mião | 07 abr 2001 16:05

Caros Amigos
Em muitos Processos do Santo Ofício que consultei apareciam por vezes as expressões em epígrafe proferidas por muitas testemunhas em relação ao pretendente a Familiar do Santo Ofício.Se consultarmos um dicionário ou enciclopédia,obviamente que nos dão vários significados e até Sousa Viterbo,no seu Elucidário se refere a uma moeda chamada "grave"que El-Rei D. Fernando mandou gravar.Também conheço o famigerado artigo sobre "Principalidade "de Nuno Daupiás de Alcochete,onde diferencia "homem principal"de outro que pertença"às famílias principais"embora não se excluam. Pode ser que entretanto tenha aparecido algum trabalho sobre tais assuntos que eu desconheço.
Gostaria de saber o verdadeiro significado ,ou a leitura que alguém faça sobre tais expressões,atribuidas a certas pessoas ou famílias,no contexto social ,dos séculos XVII e XVIII;ou simples opinião sobre este assunto. Sobretudo:o que quer dizer:"pessoa grave"que não encontro referência em nenhuma obra de consulta.
Cumprimentos e grato pelas eventuais respostas.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12235 | Portuguez | 02 nov 2001 04:30 | Em resposta a: #3263

Caro Rafael Carvalho

Apenas porque tambem solicita opinioes pessoais, aqui vai a minha, sendo embora a de um leigo: grave ee palavra ligada a peso, a largo. Penso que o seu sentido seria aplicaavel nao so aos costumes e aa moral mas tambem ao peso e largueza dos bens da pessoa referida. Em suma, grave indicaria alguem a ser tomado a seerio, a ser tomado em consideraçao, quer pelos seus bons costumes e moral, quer pelos seus bens, ou ambos. Pessoas nao graves nao teriam peso para que se perdesse tempo a examinar os seus processos.

Nos nossos seculos medievos, a expressao honrado significava tambem que se tratava de pessoa abastada. Corre-se aqui o perigo, claro, de estabelecer uma conexao entre a posse de bens materiais e uma vivencia segundo padroes de eetica. Mas enfim... Costuma-se dizer que a verdade sai da boca do Povo.
Melhores cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12487 | rafael mião | 06 nov 2001 18:52 | Em resposta a: #12235

Caro Alexandre Tavares Festas
É sempre com muito agrado que recebo informação do pretendido e opiniões também sobre os assuntos tratados.
Os meus agradecimentos, e aproveito a oportunidade de perguntar-lhe, se tem conhecimento, acerca dos atributos,qualidades ou outras condições para a entrada de alguns padres para as ordens de Santiago e de Avis,em Portugal.Refiro-me,ao clero e não a outras classes dos séc.XVII e XVIII.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12489 | Portuguez | 06 nov 2001 20:06 | Em resposta a: #12487

Caro Rafael Carvalho

Infelizmente nunca ainda tomei conhecimento dessa interessante questao, pelo que nao sei responder-lhe. Esperemos que por aqui alguem nos informe.
Cordiais Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12495 | regueiras | 06 nov 2001 22:38 | Em resposta a: #12489

Gostaria de saber o significado de "filha família" que já vi nalguns registos.

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12505 | magalp | 06 nov 2001 23:56 | Em resposta a: #12235

Ainda que muito fora do contexto dos familiares do Santo Ofício, havia um ouro signnificado para "grave" que caiui em desuso há já muito tempo.
Trata-se da antiga classificação das criadas de dentro, chamadas depois domésticas.
Como sabem havia várias classes, sendo na de topo - grave. Sei que uma ama de leite dentro da própria casa, se passasse a ser criada da mesma tinha como que por automatismo a categoria de "criada grave", de maior respeito e confiança, porta-voz do restante pessoal, inclusivé do dispenseiro, mordomo e cozinheiro. Usando de algum humor, direi q. hoje seria como que uma delegada sindical da classe...
Como se vê, nada tinha a ver com as suas posses. Suposto é não seriam muitas.
cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12527 | Portuguez | 07 nov 2001 19:01 | Em resposta a: #12505

Caro M. Magalhaes

Concordo com tudo o que diz, excepto a frase final. Pois vendo o assunto relativamente, essas posses das criadas graves, na maior intimidade das suas Senhoras, e com responsabilidades domeesticas acrescidas, eram certa/ bem superiores aas das suas colegas, com excepçao talvez das amas. O papel das amas de leite, talvez como compensaçao do sacrificio feito de nao amamentar e criar o proprio filho, a par dos laços emocionais criados entre elas e os filhos dos donos da casa, dava-lhes privilegios tao especiais entre os mais criados que atee, no tempo medieval, as suas terras eram coutadas como se fossem honras (amaadigos).

Cordiais Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12538 | eugenio medina | 07 nov 2001 23:01 | Em resposta a: #3263

Meu Caro
Nos Açores quinhentistas e seiscentistas aparece a expressão "homem grave ou homens graves" em documentos jurídicos associada ao testemunho (do homem grave)de algo que não oferecia contestação tal seria o respeito e consideração social do(s) personagem(ns)os quais socialmente tanto poderiam ser um simples rendeiro ou artífice, um rico proprietário plebeu ou um descendente dos capitães donatários portanto a classificação de "homem grave" julgo que era dada pela consideração gozada na sociedade local.

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#12579 | magalp | 08 nov 2001 22:06 | Em resposta a: #12527

Meu Caro

Tem, uma vez mais, toda a razão.
No momento em que escrevia aquilo, estava-me na lembrança a nossa Joana, que fora ama de um meu tio e passara depois a "grave", na amior estimação. Quando o meu Avô faliu, prontificou-se a continuar o seu serviço, com o resto do pessoal (e que era algum ainda)a troco de ... nada. Assim aconteceu durante cerca de 5 anos. Morreu e todo o seu legado, para além das voltas de ouro, foram 15 contos, tanto quanto juntou em 60 anos de muita dedicação e trabalho. Disso me lembrei eu, isso não esqueço mais. Todavia, entre outros exemplos, não me lembrou o feitor dos Nizas, em Unhão. Para aquela velha e ilustre Casa entrou, por volta de 1850, como moço da erva (criado de fora, portanto)e trinta anos volvidos era feitor e procurador. 5o anos depois era uma das grandes fortunas no vale do Sousa. Morreu titular e com descendência muito envaidecida nos dias de hoje...
Como este, tantos outros!
Cumprimentos
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#439242 | MTDelima | 12 fev 2022 15:15 | Em resposta a: #12495

Caro amigo-

Você descobriu o significado de "filha familia"?

MTdelima

Resposta

Link directo:

"Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#439243 | LDS | 12 fev 2022 16:15 | Em resposta a: #3263

Filho(a)-família:

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/filho-fam%C3%ADlia

https://dicionario.priberam.org/filho-fam%C3%ADlia

Resposta

Link directo:

RE: "Pessoas graves","pessoas de distinção"",Famíliasa

#439244 | AntonioGonçalves | 12 fev 2022 16:18 | Em resposta a: #439242

Caro MTDelima

Expressão, muito usada, para menores de 12 anos.

Bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen