Teixeira de Souza / Gonçalves

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Teixeira de Souza / Gonçalves

#328 | smenin | 01 out 2000 03:29

Procuro os costados dos meus bisavós, Manoel Teixeira de Souza e Laudelinda Ludovina Gonçalves, que emigraram para o Brasil por volta de 1850, fixando-se, inicialmente, na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.
Presumo que ambos devem ter nascido por volta de 1929. Não sei se eles já vieram casados de Portugal ou se o casamento ocorreu no Brasil. Manuel faleceu no Rio de Janeiro à 11/11/1919. Laudelinda faleceu na mesma cidade,cerca de um ano depois. Tenho três indicações de origem: 1°) Eles seriam ambos da Terceira, nos Açores (parece a mais provável); 2°) Eles seriam de São Jorge, nos Açores; 3°) Eles seriam de Trás-os-Montes e apenas passaram brevemente pelos Açores antes de emigrarem para o Brasil (parece a menos provável)
Sei, também, que eles vieram para o Brasil junto com outros parentes, igualmente açorianos, as famílias Pereira de Souza e Alves de Souza, que deixaram descendência na Região dos Lagos (Cabo Frio, Macaé, São Pedro da Aldeia). Em alguns documentos, o nome da minha bisavó está grafado como Laudelina.
Agradeceria qualquer ajuda ou pista que facilitasse a identificação dos ancestrais dos meus bisavós ou a localização de suas origens.
Obrigado
Sérgio Menin Teixeira de Souza
Belo Horizonte - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Souza / Gonçalves

#438 | claranha | 08 out 2000 01:38 | Em resposta a: #328

Sergio,
Também sou brasileira, de Governador Valadares.
Consegui o registro de nascimento do meu avó escrevendo para a Conservatória do Registro Civil de Figueira da Foz , dando o nome dele , nome dos pais e datas prováveis de nascimento( 1885 ou 1886). Em um mes consegui resposta positiva. Pode ser uma pista . Voce tem uma data(faça uma estimativa para 2 anos ) e escreva para as Conservatórias dos lugares .Procure o endereço no Consulado Portugues aí em BH - fone 2918192 ( das 8h à 12h).
Espero que tenha sucesso .
Felicidades,
Carmem

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Souza / Gonçalves

#454 | smenin | 08 out 2000 22:06 | Em resposta a: #438

Prezada Carmem,
Muito obrigado pela atenção da resposta e, principalmente, pela gentileza da sugestão.
Acho que vou seguir esse caminho também.
Eu estava tentando, antes, pesquisar através dos caminhos da Internet, que me pareceram mais rápidos.
Se eu puder retribuir a sua ajuda, estarei à disposição
Sucesso para você também.
Sérgio Menin Teixeira de Souza
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Souza / Gonçalves

#104796 | carioca3011 | 07 nov 2005 23:53 | Em resposta a: #328

Algum parente chamado Amadeu Joaquim de Souza ou Antonio Joaquim de Souza?

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Souza / Gonçalves

#246129 | Henrique SRD | 17 dez 2009 13:23 | Em resposta a: #328

Bom dia Sergio,

Foi você que escreveu o livro Deflúvios Superficiais no Estado de Minas Gerais - Hidrosistemas ?

Gostaria do seu contato para adquirir este livro.

Grato

Henrique

simoesrosadutra@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen