Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

#3294 | 2910 | 08 abr 2001 23:03

Procuro informações sobre a família Cabral, da freg. de Mós do Douro e Freixo de Numão(Vila Nova de Foz Cõa).

Resposta

Link directo:

RE: Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

#219587 | gabrielle | 26 jan 2009 17:56 | Em resposta a: #3294

Minha vó era de lá e a mãe dela tinha cabral no nome.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

#219910 | vbriteiros | 29 jan 2009 23:00 | Em resposta a: #3294

Na pequena janela acima, antes da expresss-ao "todas as salas", escreva " Freixo de Numão" e depois clique em "pesquisar" e verá já existem neste Forum pessoas a tratar de familias de Freixo de Numão
Procure assim outras familias que queira.
veja também os indices e todos os outros serviços que pode obter deste site.
Boa pesquisa
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

#219990 | 2910 | 30 jan 2009 19:50 | Em resposta a: #219587

Cara Gabrielle

Descendo de um ramo dos Cabral de Mós do Douro instalados na vizinha vila de Freixo de Numão. Ainda não investiguei muito esta família, mas remeto um pequeno apontamento genealogico com o que tenho.

Atentamente,

Óscar Caeiro Pinto




CABRAL, de Mós do Douro

1-MANUEL FRANCISCO CABRAL, casou com ISABEL DE PROENÇA DA VIEGA, filha de João de Proença e de s. m. Isabel da Veiga. Viveram em Mós do Douro onde nasceu entre outros filhos:

2-MANUEL FRANCISCO CABRAL, bapt. a 28/4/1699, em Mós do Douro, onde casou a 14/14/1724 com MARIA GONÇALVES, bapt. na dita freg. a 2/10/1707, filha de Pascoal Domingues e de s. m. Maria Gonçalves, (casados em Mós a 18/1/1706) neta paterna de António Domingues da Igreja e de s. m. Maria Francisca, neta materna de Francisco Gonçalves Má-Carne e de s. m. Maria Gonçalves. Viveram na freguesia de Mós do Douro, (fez parte do antigo concelho de Freixo de Numão). Tiveram pelo menos:

3-Antónia, bapt. a 8/3/1733 em Mós do Douro.

3-MANUEL FRANCISCO CABRAL, bapt. a 27/3/1726 em Mós do Douro, faleceu com testamento, em Freixo de Numão, a 31/3/1785. Casou em Freixo de Numão, a 12/3/1778 com MARIA DA ASSUNÇÃO DO AMARAL, bapt. a 5/11/1747 em Freixo de Numão, filha de Luís António Freixinho, natural de Numão e de sua mulher Ana Maria do Amaral, natural de Freixo de Numão, onde casaram a 22/11/1746.Neta paterna de Luís Fernandes e de s. m. Maria (Jaques Saresma?), naturais de Numão, neto materno de Manuel da Assunção, natural de Freixo de Numão e de s. m. Maria do Amaral Corvacho, natural da freg. de Ranhados (Mêda). C.g. em Freixo de Numão

Resposta

Link directo:

RE: Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

#244644 | golim67 | 21 nov 2009 00:02 | Em resposta a: #219990

Caro confrade Óscar Pinto

Possuo a digitalização de assentos de baptismo (anos 1772 a 1874) e de óbito (anos 1774 a 1852) referentes à freguesia de MÓS DO DOURO-Concelho de V. N. de FOZ CÔA.

Tenho investigado, até ao momento, os nascimentos (baptismos) entre os anos de 1772 e 1800 e os óbitos ocorridos entre 1774 e 1792.

Face aos elementos disponíveis posso informar que MANUEL FRANCISCO CABRAL e MARIA GONÇALVES são os pais de

1. MANUEL FRANCISCO CABRAL que casou em MÓS com LUÍSA FONSECA GONÇALVES PEREIRA, filha de FRANCISCO DOMINGUES e de sua mulher ISABEL GONÇALVES PEREIRA. Tiveram, pelo menos, cinco filhos:

2. JOSÉ FELICIANO que casou com MARIA DE DEUS FERNANDES, filha de BELCHIOR FERNANDES e de JOANA GONÇALVES (MATIAS), neta paterna de BELCHIOR FERNANDES e de MARIA GONÇALVES TEIXEIRA e neta materna de SILVESTRE MOUTINHO e de MARIA GONÇALVES CASTRO.
(Fonte - Assento de baptismo de suas filhas JOAQUINA INÁCIA-n. 1798- e MARIA ANGÉLICA -n.1794-)

2. FRANCISCO ANTÓNIO, baptizado no ano de 1772 em MÒS;

2. JOÃO CABRAL que casou com MARIA TERESA, de NUMÃO, filha de MARIA SEQUEIRA, solteira, também de NUMÃO.
(Fonte - Assentos de baptismo dos filhos: ANTÓNIO JOAQUIM -n. 1793-, JOSÉ CAETANO -n.1796-, JOSEFA MARIA -n.1793- e JOÃO ANTÓNIO -n.1789-);

2. MARIA, n.? -faleceu no ano de 1777;

2.TEOTÓNIO CABRAL que casou com CECÍLIA TERESA, de OUTEIRO DE GATOS-MÊDA, filha de MANUEL NUNES e de JOSEFA MARIA TERESA, ambos de OUTEIRO DE GATOS-MÊDA.
(Fonte -Assentos de baptismo dos filhos: JACINTO APRESENTAÇÃO -n.1797-, ANTÓNIO JOAQUIM -n.1795- JOSÉ JOAQUIM -n.1796- e MARIA DELFINA -n.1800-).

Assim, o casamento de MANUEL FRANCISCO CABRAL com MARIA DA ASSUNÇÃO DO AMARAL, a 12.3.1778 é posterior ao nascimento dos filhos FRANCISCO ANTÓNIO e MARIA, o que leva a concluir que se trata de 2º matrimónio do MANUEL. Aliás, a idade dele (52 anos) e a idade dela (31 anos) ajudam a corroborar a conclusão.

Fico ao dispor para qualquer assunto que esteja ao meu alcance.

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Cabral, de Mós do Douro e Freixo de Numão

#244698 | 2910 | 21 nov 2009 21:53 | Em resposta a: #244644

Caro Ernesto Gouveia de Lima

Fiquei assim a saber que o meu antepassado Manuel Francisco Cabral, teve um primeiro casamento em Mós do Douro.
Será que também é meu parente via Manuel Francisco Cabral?
Sabe mais alguma coisa da sua ascendência?
Posso adiantar que o Manuel Francisco Cabral, é filho de outro Manuel Francisco Cabral, e de Isabel de Proença da Veiga, neto paterno de Domingos Francisco e de Paula Gomes, neto materno de João de Proença e de Isabel da Veiga.


Atentamente,

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 14:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen