Os Cascão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Os Cascão

#3300 | Regina Cascão | 09 abr 2001 13:32

Esta é minha primeira msg neste fórum. Sou brasileira e pesquiso meu sobrenome materno Cascão. O ancestral mais remoto que possuo é meu 6o. avô Patricio Gonçalves Cascão, nascido na Freguesia de Sta. Eulália de Beiris ( creio ser Beiriz hoje) e falecido antes de 1771. Essas sãos as únicas informs. que tenho sobre ele. Casou-se com Teresa Gonçalves tb de Beiriz.
Partindo deles, tenho como filho apenas meu 5o. avô Manoel Gls Cascãoe descewndência.
Alguém tem referência a Cascões em suas pesquisas que me possa auxiliar? Sou, desde já, muito grata.
Regina Cascão, do Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Os Cascão

#3413 | rmfrp | 16 abr 2001 19:18 | Em resposta a: #3300

Cara Senhora:

Não sei se esta informação a irá ajudar, mas entre os meus antepassados da aldeia de Casegas (concelho da Covilhã) encontrei um Antonio Gaspar Cascão que terá nascido cerca de 1700. Casou com Paschoa Fernandes e o casal teve pelo menos uma filha, a minha antepassada Paulla Fernandes, que casou em 1754 ou 1755 em Casegas com Manoel Pires de Igreja.

Penso que este Antonio Gaspar Cascão é o escrivão que redigiu uma acta da Irmandade das Almas (de Casegas) datada de 1756, que vi reproduzida num livro sobre a aldeia de Casegas.

Por outro lado, na segunda metade do século XVII Casegas teve um padre também chamado Antonio Gaspar Cascão, que assina vários registos paroquiais de familiares meus entre 1667 e 1689. Não sei qual o seu parentesco com o anterior - aliás, nada sei sobre os antepassados do AGC de 1756.

O apelido Cascão sobreviveu em Casegas até à actualidade, embora por alguma razão o nome se tenha transformado em "Gascão" nos últimos séculos. Penso que há algumas referências relacionadas com ele neste mesmo Forum, no tópico "Rosária Dias Robalo - quem é?".

Gostaria, no entanto, de referir que Casegas fica longe - a cerca de 300 quilómetros - de Beiriz (que pertence actualmente ao concelho de Vila do Conde). No entanto, eu nunca tinha sabido de ninguém com este apelido fora de Casegas, pelo que deve ser suficientemente raro para valer a pena seguir esta pista, até porque o padre Cascão é bem mais antigo que os antepassados que indicou.

Boa sorte!

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Os Cascão

#3720 | Regina Cascão | 02 mai 2001 03:33 | Em resposta a: #3413

Com desculpas pela demora, pois estive fora do Rio de Janeiro por algum tempo, agradeço a informaçao preciosa. Por meio da cia. telfónica portuguesa, pude encontrar 256 Cascões espalhados por todo o território continental português. E, de um livro da municipalidade lisboeta, encontrei uma Calçada do Cascão, próxima ao pavilhão da Expo98, e que leva esse nome por conta de um Cascão que lá residiu cerca de 1655. Foram longe no tempo e no espaço esses Cascões! Mais uma vez agradeço a atenção da resposta, e continuo árdua e prazeirosamente pesquisando. Cordiais saudações, Regina Cascão ( Rio de Janeiro)

Resposta

Link directo:

RE: Os Cascão

#3730 | rmfrp | 02 mai 2001 20:05 | Em resposta a: #3720

Cara Senhora:

Lamento não ter para já mais informações sobre os Cascão. Na minha árvore genealógica continua apenas a figurar o António Gaspar Cascão que referi anteriormente. Há dias descobri uma pista importante que poderá desbloquear a situação: é que, ao contrário do indicado nos primeiros locais em que vira o seu nome, a esposa deste senhor não era da aldeia de Casegas, mas sim de uma outra, a cerca de 10 quilómetros. Assim, é provável que este Cascão tenha casado na aldeia da esposa, o que explica que não tivesse encontrado o seu casamento.

Não penso, no entanto, que vá descobrir uma ligação à sua família em Beiriz, pelo menos nas gerações mais próximas, já que a existência do Padre Cascão sugere que o nome já existia em Casegas há muito tempo. Por outro lado, é possível que exista documentação relacionada com este padre que permita saber algo mais que o que consta dos registos paroquiais. Os registos de Casegas estão bastante bem conservados, começam cerca de 1620 e têm apenas alguns pequenos cortes temporais relativos a folhas estragadas no início e fim de livros, etc., mas antes de cerca de 1700 os casamentos não indicam os pais, o que complica muito a situação.

A existência de um Cascão em Lisboa no século XVII é para mim uma novidade. Pode não ter relação com a sua família, assim como a minha família também pode não ter relação com a sua, mas é uma possibilidade a explorar. Fui consultar uma planta de Lisboa e descobri que para além da Calçada do Cascão que referiu existe ainda uma Travessa do Cascão, situada noutro ponto da cidade.

Estive a ver os nomes que aparecem na lista telefónica para tentar descobrir um padrão de distribuição regional, e concluí que há de facto pessoas com este apelido espalhadas pelo país, mas há uma visível concentração exactamente na região a que pertence Beiriz (números começados por 252). Portanto, se só há uma família Cascão em Portugal deve ter sido aí mesmo que tudo começou. E se há várias, a sua deve ser a mais numerosa.

Boa sorte na sua pesquisa.

rmfrp

Resposta

Link directo:

Mais um ramo Cascão

#301909 | DDSC | 04 abr 2012 23:24 | Em resposta a: #3730

Caros amigos,

O meu último apelido é Cascão, e sou natural de Faro, mas a família do meu pai (os Cascão) tem origem (do qual eu saiba) em Tavarede, freguesia da Figueira da Foz, e é na Figueira que vivem os meus avós.
Ainda não fui ao Arquivo Distrital de Coimbra ver os certificados de nascimento, nem de casamento, nem de nada, no entanto, sei que o meu tetravô se chama António da Silva Cascão. O meu avô tem Gaspar no seu nome. Acham que poderá haver alguma ligação entre o tal mencionado António Gaspar Cascão e António da Silva Cascão?
Se me pudessem dar alguma informação extra agradecia.

P.S.: O nome António da Silva Cascão está mencionado num blogue sobre Tavarede, no qual estão escritos os nomes do meu bisavô João e do meu trisavô César.
P.P.S.: A minha árvore não está aqui no GeneAll.

Com os maiores cumprimentos,
Daniel Cascão

Resposta

Link directo:

RE: Mais um ramo Cascão

#301923 | valboa | 05 abr 2012 05:49 | Em resposta a: #301909

Cara Regina

Na Póvoa de Varzim existiu ou existe ainda ( mesmo que já não seja dos mesmos proprietários ) uma importante empresa de camionetes de passageiros chamada António Cascão Linhares - as famosas camionetes verdes que faziam todas as ligações entre as cidades e vilas confinantes com Póvoa de Varzim - Esposende , Barcelos, Vila do Conde, Porto, etc..
Existem certamente descendentes desse fundador na Póvoa de Varzim, e como a Póvoa fica ao lado de Beiriz são muito provavelmente do mesmo ramo.
Eu conheci alguns, de que não sei o paradeiro, pois nunca mais tive contactos para esses lados,que viviam na Póvoa no jardim em frente á Camara Municipal e por perto desse local outras irmãs primas deles '' Castro Linhares ou Linhares de Castro '' já não sei.
tem aí um ponto de partida.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Mais um ramo Cascão

#301975 | sousa42 | 05 abr 2012 21:32 | Em resposta a: #301923

Boa noite

Existem Cascões na aldeia de Possacos, concelho de Valpaços, pelo menos desde o séc. XVII. O meu ancestral Cascão mais antigo nasceu algures em 1680 e assinava António Lopes Casquam.

Cumps

Hermínio

Resposta

Link directo:

RE: Mais um ramo Cascão

#302173 | jsequeira | 08 abr 2012 12:25 | Em resposta a: #301975

Caros Confrades

O antigo proprietário da minha casa chamava-se Joaquim Cascão e era natural de Meães do Campo, concelho de Montemor-o-Velho,casado com Alice Antunes Guilhas Cascão, de Areias, Ferreira do Zêzere; têm um filho Carlos Alberto Antunes Cascão. Estes dados, retirados da escritura, são os únicos que possuo.

Cumprimentos.

josé sequeira

Resposta

Link directo:

Os Cascão

#388289 | GabyCascao | 11 jan 2018 17:24 | Em resposta a: #3300

Regina Cascão
Eu não tenho informações sobre a nossa genealogia, porém me chamou atenção sua mensagem,
pois minha tia avó Niva Cascão morou no Rio um tempo com seus filhos Leyner Cascão e Luander.
Hoje estamos no Paraná e eu gosto de saber da procedência da família Cascão.
Acaso você a conheceu?
Meu avô era jornalista em Paranavaí e eu não pude conhecer ele,
então tudo gosto de conhecer mais Cascão e me sinto mais perto dele.

Um abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 02:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen