Exposto na Roda - Pedido de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Formação

Exposto na Roda - Pedido de Ajuda

#33019 | LL | 09 jan 2003 15:55

Exmos Senhores,

Gostaria de pedir ajuda a quem tenha mais experiência nesta matéria.

Tenho em meu poder um documento de uma criança exposta na Roda do Porto. Além disso consegui também obter o documento com os dados referentes aos primeiros anos (nome da ama e verbas entregues).
O meu conhecimento nesta matéria é nulo. Tentei nos livros de história obter algumas informações sobre a época mas continuo a ter muitas dúvidas.


O texto de que disponho é o seguinte:

“Em a noite do dia oito de Julho depois das nove oras se espoz hum menº recem nascido emvolto em hum panno branco, outro de xita, com um papel, que assim dizia ---
Senhor este menino naseu no dia oito de Julho de mil oitocentos etres pelas nove oras da manhã posse na Roda nom.mo dia pelas nove oras e meia da noite, leva de sinal huma camiza aberta de algodão, hum barrere de chita adebroado defita bromelha, huns manguitos de chita bromelha, hum coeiro de dorante bromelho, e huma faicha de our ello fardo riscado hoje oito de Jolho de mil oitocentos e tres”



Na sequência deste registo também tenho outro posterior do qual consta que a criança foi entrgue um mês depois a uma Maria José Duarte de Freigil. Entre Agosto de 1803 e Agosto de 1810 a mesma recebeu verbas para criar a criança.
O registo termina com o seguinte texto: “ Acabou a criação aos 8 dias do mes de Agosto e ficou com os m.mos criadores que se obligarão as condicoens do estilio desta Adm.memo epaguei o vencido e asignou ...............”


No registo de casamento de 1827 consta que ‘Procópio Pinto’ (Exposto na Roda do Porto e filho de pais incógnitos) casa em Picão com Quitéria Maria, filha de Manuel Teixeira e Maria Rosa do lugar freguesia de Oliveira .


Seguem as minhas dúvidas para as quais peço ajuda:

1) Na margem esquerda do documento do Exposto, além da anotação do Nr., Nome e a palavra recem (recem nascido), também tem a indicação ‘Tafetá preto’.
O que quererá dizer? Não encontro no texto nenhuma indicação.

2) Como devo interpretar a roupa que a criança trazia ?
(barrete debroado de fita vermelha, manguitos de chita vermelha, coeiro dourante vermelho, faixa de ouro velho).
Poderá a mesma dar-me alguma indicação para buscas posteriores ?

2) O registo dos pagamento feitos à ama de criação tem como assinatura “ ... Pinto ........” (infelizmente não consigo lêr bem a assinatura completa).

3) Penso ter lido em algum lado que as crianças ficavam com a ama de criação até aos 10 anos, caso não fossem adoptadas antes e, que não se podia adoptar um apelido assim sem mais nem menos.
Curiosamente ele apareçe com o apelido ‘Pinto’ e não com o da ama de criação que seria ‘Duarte’.


Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar

Cumprimentos
Luisa Pinto Leão Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Exposto na Roda - Pedido de Ajuda

#33026 | manuelr | 09 jan 2003 18:40 | Em resposta a: #33019

Cara Luisa

Apenas 2 considerações:

Tafetá é um tecido, que se costuma usar em forros.

"our ello fardo riscado" não será ourelo riscado? De ourelo são feitas as mantas ( de retalhos).

Quanto ao resto, se não aparecerem os nomes dos pais no casamento de filhos, ou batismo de netos, ou até mesmo nalgum óbito, será muito difícil.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Exposto na Roda - Pedido de Ajuda

#33031 | Portuguez | 09 jan 2003 20:06 | Em resposta a: #33019

Cara Luisa Pinto Leão Lopes

Sendo na época considerados os laços familiares criados pelos sacramentos, para efeitos do quotidiano, tanto como os do sangue, era mais natural usarem o sobrenome dos padrinhos que dos criadores. Descobriu o assº de baptismo do exposto?, talvez seja afilhado do mesmo Pinto da Roda que pagava as mensalidades, e por isso lhe tenha adoptado o apelido, como aliás muitos faziam quando os padrinhos ou pais espirituais eram importantes, mesmo tendo pai e mãe.
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Exposto na Roda - Pedido de Ajuda

#34071 | macp | 24 jan 2003 18:00 | Em resposta a: #33019

Cara Luísa
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ( Arquivo Histórico)tem algumas publicações sobre esse assunto, as quais podem conter pistas para a ajudar nas suas descobertas. Fale com o Dr. Francisco d'Orey Manoel que lhe poderá ser útil. Sorte.Cumprimentos.
Maria A. PInto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 01:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen