Quelves,Paulos,Azevedos(do Algarve)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Quelves,Paulos,Azevedos(do Algarve)

#33048 | rgc | 10 jan 2003 03:13

Prezados Confrades e,particularmente,para Primos e Primas,com raizes algarvias.

Tenho um 5.º avô -Martinho de Azevedo Cabrita casado com a minha avò Maria Andreza(Andrês,certamente)-de Alte.Para tràs ainda não investiguei,convenientemente.Isto descobri há pouco tempo,mas parece-me(tenho de confirmar)que o meu 5.º avô- Martinho de Azevedo Cabrita é filho de António de Azevedo e de Jacinta Cabrita-de São Bartolomeu de Messines que teriam casado aos 6-2-1749 e este António de Azevedo filho de Manuel Rodrigues PAULOS e de Margarida de Azevedo.E Jacinta Cabrita filha de Manuel RODRIGUES QUELVES e de Maria Cabrita-também de São Bartolomeu de Messines.

Ora bem:Azevedos existem alguns,de relevo,no Algarve;mas-Paulos-desconheço e Quelves,que suponho deturpação do nome de-Quelfes-ainda menos,porque é o nome de uma freguesia do concelho de Olhão.Poderia ter acontecido,por má leitura minha,confundir o nome da naturalidade como apelido.Todavia, e aqui surge a dúvida:esta noite,ao consultar a obra-História do Concelho de Lagoa,aparece a pág.325 um padre com o apelido-Quelfes e mais;é de nome completo-José RODRIGUES QUELFES,prior de Albufeira com os apelidos do presumível pai do meu 5.ºavô-atràs referido-que se chamava-Manuel RODRIGUES QUELVES.(apelidos iguais aos do padre).

Posto isto,gostaria de ter conhecimento de famílias,e de parentes algarvios que usem ou usassem os apelidos deste tópico,ou não os usando sejam desta gente.

Uma boa noite e até amanhã.E como já é sexta-feira-desejo-vos um Bom fim de semana.

Rafael

Também já encontrei nos paroquiais de Alte o apelido-VALOR-(nada vulgar,suponho)de um ant.ºmeu e este apelido foi confirmado por alguém,que estava na TT e é um investigador notável das famílias nobres do Algarve.
E outros apelidos raros:Pinchos,Miões,Mialhas,Alvaleides,Cortesão,Abreu,Guterres,Afilhado,Negrão,Grade,Nunes,Abertão,Queimado,Cerqueira,Montans-alguns destes apelidos,pouco ou nada vulgares.Naturalmente há outros também raros e importantes,mas não me pertencem,refiro-me,aqui,a antepassados meus.Desculpem a repetição,mas aproveitei"a deixa",para aproveitar o máximo do tópico.É bom sempre relembrar ou chamar a atenção para os que começam a consultar o Forum e que sejam destas famílias.É assim que se descobrem parentes.

Resposta

Link directo:

RE: Quelves,Paulos,Azevedos(do Algarve)

#33052 | zmcm | 10 jan 2003 08:57 | Em resposta a: #33048

Carp Rafael :
Bom dia! antes de mais espero que esteja tudo bem consigo.
Efectivamente existem "Cabrita Quelfes" em S. Bartolomeu de Messines. Ando a trás do casamento de uma Margarida Cabrita Quelfes que teve vários filhos ( não me recordo do nome do marido)para saber quem foram os pais mas ainda não o encontrei, possivelmente serão as pessoas que menciona. A grafia que me aparece desta Margarida é efectivamente Quelfes e não Quelves. Assim que souber alguma coisa dir-lhe-ei. Penso (por dedução de outros dados que possuo) que esta Margarida seria descendente de Maria Cabrita filha dos nossos avós Cap. Bartolomeu Afonso Santos e D.Brittes Cabrita, mas isto ainda terá que ser confirmado.

Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Quelves,Paulos,Azevedos(do Algarve)

#33053 | zmcm | 10 jan 2003 09:00 | Em resposta a: #33048

Carp Rafael :
Bom dia! antes de mais espero que esteja tudo bem consigo.
Efectivamente existem "Cabrita Quelfes" em S. Bartolomeu de Messines. Ando a trás do casamento de uma Margarida Cabrita Quelfes que teve vários filhos ( não me recordo do nome do marido)para saber quem foram os pais mas ainda não o encontrei, possivelmente serão as pessoas que menciona. A grafia que me aparece desta Margarida é efectivamente Quelfes e não Quelves. Assim que souber alguma coisa dir-lhe-ei. Penso (por dedução de outros dados que possuo) que esta Margarida seria descendente de Maria Cabrita filha dos nossos avós Cap. Bartolomeu Afonso Santos e D.Brittes Cabrita, mas isto ainda terá que ser confirmado.

Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Quelves,Paulos,Azevedos(do Algarve)

#33101 | rgc | 10 jan 2003 23:07 | Em resposta a: #33048

Caro Miguel Cabrita
Como curiosidade aí vai ainda acerca do apelido-QUELFES-encontrei outro,com o nome do meu presumível avô-Manuel Rodrigues Quelfes.Este ou o mesmo,aparece como-"homem pobríssimo,assim se escreveu na altura"(pág.395 do livro já citado)a quem os vereadores de Silves,a 20 de Fevereiro de 1755,arremataram 8 açougues.(oito)
Se o homem era "pobríssimo"arrematarem-lhe 8 açougues(tantos),de que pagava renda,obviamente,foi uma boa"esmola"...
Que vereadores tão caridosos !!!...
Boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 17:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen