Lima e Melo, de Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33114 | Miguel Mora | 11 jan 2003 03:52

Caros Confrades

Gostaria de saber se alguém me poderá ajudar a esclarecer a ascendência do Capitão Amaro de Lima e de sua mulher Filipa de Melo - esta filha de Helena Gomes -, que foram moradores em Ponte de lima, no Arrabalde de São João de Fora, e eram "pessoas de conhecida nobreza, q. viverão de suas fazendas" (IAN/TT, HSO, Duarte Valério Correia de Melo).
Tiveram pelo menos uma filha, de seu nome D. Brites de Lima e Melo - é sempre referida como Dona na documentação coeva - a qual foi baptizada em Ponte de Lima, a 27-V-1657 (como Helena, tendo alterado o nome no Crisma), e desde cedo se recolheu no convento de Vale de Pereiras, de onde terá saído para casar, cerca de 1686, com João de Araújo de Macedo, senhor da quinta e capela de Vila Verde, em São Martinho de Sardoura - freguesia onde a sua única filha D. Filipa Antónia de Lima e Melo viria a desposar, a 13-VII-1707, seu primo Francisco Correia de Araújo, 1.º administrador do morgadio do Pedregal, em Santa Maria de Sardoura, com larga geração que vem descrita nos "Carvalhos de Basto" (Capítulo II, §-20.º e ss.).

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33376 | Abreu Coutinho | 14 jan 2003 18:19 | Em resposta a: #33114

Caro Miguel Mora

Tenho alguns elementos da família "Vilalobos de Magalhães Lançós de Mello e Lima" da casa do Antepaço em Arcozelo,Ponte de Lima; com ascendência nos Viscondes Vila Nova de Cerveira.
Poderei analizar brevemente estas Pessoas por si indicadas.
Abraços Pontelimiênses;

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33566 | Miguel Mora | 17 jan 2003 05:10 | Em resposta a: #33376

Caro João de Abreu Coutinho

Não posso deixar de agradecer a sua disponibilidade e deixar de lhe confessar que a descoberta de antepassados Pontelimiênses me deu um enorme prazer, dado tratar-se de uma terra cuja singularidade e beleza tanto me toca.
Na verdade, sou 8.º neto da referida D. Brites de Lima e Melo, mas só muito recentemente é que consegui confirmar a sua naturalidade e filiação - sabia o nome do marido, conhecia a descendência, e a informação de Felgueiras Gayo de que seria filha de um Amaro de Lima e Melo (" Tomo IV de Costados", n.º 167v.).
Até que, numa ida à Torre do Tombo, consegui localizar os processos de habilitação de seu neto Duarte Valério Correia de Melo ("Leitura de Bacharéis" e "Habilitações do Santo Ofício"), onde se provava ser aquela natural do Arrabalde de São João de Fora da vila de Ponte de Lima, e filha do Capitão Amaro de Lima e de sua mulher Filipa de Melo, afirmando algumas testemunhas que a mãe desta se chamava Helena Gomes.
Em Setembro passado, um Amigo pediu-me que o acompanhasse numa deslocação ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo, onde, entre outras coisas, procurei localizar o respectivo assento de baptismo. Mas ia desesperando, pois foi já muito perto do fecho, e quase prestes a desistir, que por descargo de consciência pedi para ver novamente um dos primeiros livros que examinara, reparando então que logo na parte inicial, numa folha algo degradada, se encontrava o assento de baptismo de uma Helena, com uma anotação no final que dizia ter a mesma alterado no o nome para Brites no Crisma - fiquei surpreendido, pois era a primeira vez que tal me acontecia.
Por o seu conhecimento se poder revestir de alguma utilidade, passo a transcrevê-lo:
"Em v.te e sete de Maio de mil e seiscentos e sincoenta e sete baptizou o Abb.e João Gomes de licença do R.do Prior desta villa Diogo de Souza Dalvim, a Helena f.ª de Amaro de Lima e de sua mulher Phelipa de melo; forão padrinhos o Bisconde Dom Diogo de Lima e Inez de Morim em fe do q. me assino eu o P.e Simão da Costa Cura desta villa de Ponte do Lima; Costa
Declaro que na Chrisma modou esta moca o nome de Illena em Bristis fis e asinei hoje doze de 8.bro de 673
Fonseca"
(A.D.V.C., Registos Paroquiais, Ponte de Lima, Santa Maria dos Anjos, Livro M-4, fl. 2v.)

Grato por toda a atenção dispensada, despeço-me com saudações conimbricenses
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33595 | mcc | 17 jan 2003 15:14 | Em resposta a: #33114

Tente consultar Francisco Augusto Araújo Lima, que reside no Brasil. Ele tem muitos conhecimentos sobre essa região e também ascendência. É provável que seja parente dos nomes que referiu. Por outro lado, ele possui uma base de dados muito grande que poderá conter qualquer informação de interesse.
Pode pedir aos moderadores o meu endereço a fim de lhe dar o endereço brasileiro. Não o faço aqui, neste momento, por uma questão de privacidade para com o Dr.Francisco Augusto Lima.


MCC

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33645 | Miguel Mora | 18 jan 2003 01:29 | Em resposta a: #33595

Caro Senhor

Agradeço a sua amável colaboração e irei fazer como me sugere.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33734 | Abreu Coutinho | 19 jan 2003 18:44 | Em resposta a: #33566

Caro Miguel Mora

Muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
Em relação á sua recente descoberta nos livros paroquiais de Santa Maria dos Anjos (hoje freguesia de Ponte de Lima em P.Lima) de facto é muito importante, todos os pormenores como este seu exemplo do crisma e outros, são bastante reveladores nas nossas investigações.
As nossas avós são contemporâneas e parentes como poderá reparar:
-Pedro de Araújo Lima,Senhor da Casa do Antepaço na freguesia de Arcozelo (Ponte de Lima).Casou co Maria Barbosa de Araújo.Tiveram:
-Beatriz,bapt.em Ponte de Lima a 7.4.1637
-Mariana de Melo e Lima, que segue.
-Baltazar de Araújo Lima,bapt.a 14.7.1641 e faleceu sg.
-Tomé,bapt.a 27.12.1645
-Diogo de Araújo Botelho,bapt.a 18.6.1651
-Antónia,bapt.a 17.6.1654
-Luisa,bapt.a 6.3.1657
-Miguel de Melo Menezes e Lima,que faleceu em P.Lima a 18.6.1714,deixando por herdeiro seu sobrinho Luis Carlos de Vila-Lobos de Melo e Lima.
Sétima avó - Mariana de Melo e Lima,Senhora da Casa do Antepaço em Arcozelo,bapt.em P.Lima a 1.1.1639.casou 2ºvez,em Arcozelo, a 30.7.1673,com Miguel de Araújo de Azevedo.Govern.de Valença(C.P.,registada no livro 43,fls.278).filho de Luis Fajardo de Aguiar Vila-Lobos e de sua mulher Jerónima Brandão Coelho, neto paterno de António Barbosa de Araújo e de sua molher e prima, Maria Fajardo de Vila-Lobos, e neto materno de Francisco Brandão Coelho,Senhor da Quinta das Barbas,em Távora,e de sua mulher Leonor de Aguiar da Gama.C.Geração.Tiveram:
-Luis Carlos de Vila-Lobos de Melo e Lima,que segue.
-Maria e
-Pedro de Vila-Lobos, gémeos,bapt.em P-Lima a 23.12.1676.s.m.n.
-Jacinta e outras,freiras em Vale de Pereiras.
Sexto Avô - Luis Carlos de Vila-Lobos de Melo e Lima,Senhor da Casa do Antepaço em Arcozelo,Capitão de Cavalos(C.Patente de 22.6.1709).Bapt.em Ponte de Lima 6.6.1674,FALECEU NA cASA DO aNTEPAÇO A 15.6.1752.
Casou na freg.São Payo, da Vila dos Arcos de Valdevez, a 28.12.1699,com Luisa Teresa de Magalhães Lançós Pereira,2ªAdministradora do vínculo de Santo António de Faquelo,Senhora do Paço S.João de Longos Vales,etc.
C.Geração em Magalhães Lançós de Araújo Queiroz da Casa das Pereiras em Ponte de Lima.

Para o nosso conhecimento destas famílias que no séc. XVII tinham o mesmo apelido, na mesma região de influência e por vezes que também é o caso que dito "Bisconde" tabém foi padrinho destes meus familiares.
-Que grande coincidência?
Meu caro Miguel teremos todo tempo do mundo para refletir sobre esta influente família "Melo e Lima"
Desde já grato pelo seu interesse e atenção dispensada;

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33747 | Miguel Mora | 19 jan 2003 23:31 | Em resposta a: #33734

Caro João de Abreu Coutinho

Tenho sido eu, certamente, o alvo da sua generosa atenção e extrema amabilidade, pelo que lhe fico muito reconhecido.
Há, de facto, algumas coincidências entre os nossos ascendentes, questão essa a que, sempre que possível, irei tentando dar resposta. Pela minha parte, o simples facto de estes "Melo e Lima" serem de Ponte de Lima estimula-me a curiosidade; e, caso consiga progredir nessa pesquisa, prontamente lhe darei conta dos respectivos resultados.
Renovando os meus agradecimentos, despeço-me com um grande abraço

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

Maria da Cunha Lima, de Brandara

#33757 | jliberato | 20 jan 2003 08:58 | Em resposta a: #33114

Caros confrades
Nos meus costados, tenho uma Maria da Cunha Lima, nascida em Brandara, Ponte de Lima, em 15-01-1672, filha de Pedro Antunes e Maria Fernandes, ambos de Brandara.
Casou em Brandara com Manuel de Sequeira Amado, de Seara, Ponte de Lima, em Maio de 1695.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Maria da Cunha Lima, de Brandara

#33982 | Miguel Mora | 23 jan 2003 00:33 | Em resposta a: #33757

Caro JLiberato

Muito agradeço a sua informação.
Na verdade, quando pouco ou nada se sabe de um determinado costado - como é o caso presente -, todas as ajudas são importantes e bem-vindas.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#33984 | Falconet | 23 jan 2003 01:44 | Em resposta a: #33734

Caro amigo

João Abreu Coutinho, não te esqueças dos Melos da Casa da Garrida em Ponte de Lima, hoje sede da Universidade Fernando Pessoa em Ponte de Lima. Como deves saber a mesma encontra-se a seguir á Casa d'Aurora. Actualmente ando um pouco ocupado, mastalvez tenha alguns dados ácerca destes Melos.


Um abraço Limiano

José Aníbal Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#34053 | Abreu Coutinho | 24 jan 2003 15:21 | Em resposta a: #33984

Meu Caro José Aníbal

Já em tempos queria te dar um abraço via forum,pois nos "Marinhos" bem, na linha de horizonte o teu estandarte esvoaçava.Aproveito então para te cumprimentar por este meio,mais rápido que nos dias de feira na nossa querida Vila..
Aproveito para te lembrar que os Senhores da Casa da Garrida não poderemos identificá-los como Lima e Melo, mas sim "Melo da Gama Araújo e Azevedo".
Aliás um notável exemplo de um dos mais belos edifícios barrocos da Ribeira Lima.

Um abraço Limiano;

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#34100 | Falconet | 25 jan 2003 00:08 | Em resposta a: #34053

Meu bom Amigo

Apesar do pouco tempo disponível para o Fórum,e das poucas vezes que ultimamente tenho aqui entrado, quando verifiquei que tu tinhas uma intervenção, não resisti à tentação e lancei-te uma provocação.
Como sabes António José Alvares da Silva e Melo, Sr. da Casa da Garrida casou com D. Maria Micaela da Gama Araújo de Azevedo.
Seu pai foi Francisco Alves de Silva, Vereador em Ponte de Lima e Familiar do St.º Oficio, que Comprou a Casa da Garrida e casou com D. Rosa Maria de Melo, filha de Bento de Melo Bezerra, Cav.º da Ordem de Cristo, Sr. da Casa do Outeiro em Brandara, P. Lima e de Francisca Maria Marinho.
A Casa da Garrida será portanto do ramo Lima e Melo ou Silva e Melo, conforme por exemplo encontrei referência nuns manuscritos da autoria de um tio bisavó meu, Gonçalo Marinho, que diz serem moradores na sua Casa do arrabalde de S. João de Fora.
Mas o ilustre José de Sousa Machado, afirma como tu que a Casa da Garrida é de Melo da Gama Araújo e Azevedo.
A qualificação não será o mais importante, mas sim o pretexto para vir ao Fórum falar contigo.
Se prtenderes escrever-me podes fazê-lo para: jamarinhogomes@sapo.pt ou jamarinhogome@iol.pt

Um grande abraço e até breve do amigo

José Aníbal Marinho

Resposta

Link directo:

Bento do Rego, de Brandara

#38617 | victória | 28 mar 2003 22:22 | Em resposta a: #33982

Caros confrades

Nos meus costados, tenho um Bento do Rego, natural da freguesia de Brandara, termo de Ponte do Lima, casado com Domingas Alvares natural da Vila de Viana, moradora na Rua Grande, avós do Pe. António de Magalhães e Andrade.

Todas as informações são bem vindas.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#38674 | camac41 | 30 mar 2003 16:24 | Em resposta a: #33114

Caros confrades

Na minha ascendência tenho o meu trisâvo Bernardino da Silva Leal casado com Maria Luísa de Lima e Melo (viúva)(nascida em Lamas de Orelhão- Mirandela em 10 Jul 1757)dona de uma ourivesaria na rua das Flores no Porto. O confrade Luís Filipe Monteiro Campos, que está a fazer um estudo sobre as famílias transmontanas, deu-me a indicação que ela era neta de Mafalda de Lima e Melo, natural de Regalados-Vila Verde-Braga. Como Regalados é próximo de Ponte de Lima e como são profundos conhecedores das famílias da região agradecia a vossa colaboração na indicação de, na eventualidade, haver alguma relação com os Lima e Melo a que se referem.

Comos melhores cumprimentos e agradecimentos antecipados

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#52815 | Luis K. W. | 30 nov 2003 01:50 | Em resposta a: #33114

Caro Miguel Mora,
Só agora vi a sua msg sobre os LIMA E MELO. Tenho um especial interesse sobre essa família pois foi um ANTONIO DE MELO & LIMA (este de Viana, mas com ascendencia nos Arcos e, antes disso, em Ponte de Lima) que me levou a iniciar-me no estudo da genealogia há uns 4 ou 5 anos. Imagine que encontrei a carta de brazão de armas deste senhor (datada de cerca de 1675) debaixo da cama da minha falecida avó!
Este António de M&L era de Viana (do Castelo), nasceu cerca de 1650, e teve vários irmãos, filhos e sobrinhos que tanto usavam "Melo e Lima" como Lima e Melo". Era 4º ou 5º neto de um FRANCISCO DE MELO (Alvim pelo lado da mãe), que -creio - foi casado com a filha de P.Pinto, o que construiu a célebre casa em Viana (hoje Estalagem) "Melo Alvim".

A descendencia deste Francisco de Melo, senhor da casa delRey D. Sebastião, abade de Refóios, etc, passa por uma filha legitimada (por Dom Sebastião) chamada Antónia de Melo, sua filha Maria de Melo e Lima, sua filha Guiomar de Melo e Lima, seu filho Gonçalo de Melo e Lima. Alguns deles eram naturais de Pte de Lima.
Curioso como o nome se manteve pela via feminina...

Peço desculpa por não ser mto específico, mas estou longe do meu computador e a citar de memória.

Para mais informações, e uma vez q enho dificuldades em aceder a este fórum do meu computador doméstico, pode contactar-me "pessoalmente".
Luís K. W.
Lisboa-Portugal
luis_k_w@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#54382 | Luis K. W. | 28 dez 2003 03:30 | Em resposta a: #52815

Caros amigos,
Volto ao vosso contacto apenas para vos dizer que o "Capitão Amaro de Lima e a sua mulher Filipa de Melo" mencionados pelo Miguel Mora numa sua mensagem de Janeiro, são PADRINHOS do "meu" António de Melo e Lima, de Viana.
No Registo Paroquial de Batismo, o nome do Capitão é Amaro de Lima e Melo.
Vamos ter de tirar isto a limpo, meu caro Miguel! Um abraço,
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#54481 | Miguel Mora | 29 dez 2003 22:48 | Em resposta a: #54382

Caro Luís

Em função dos dados que aqui revelou — e tal como acabo de lhe referir em mensagem enviada para o seu e-mail — é praticamente certo que o Capitão Amaro de Lima também tivesse direito ao apelido Melo, confirmando-se assim a designação que o próprio Felgueiras Gayo lhe dá (Tomo IV de Costados, 167v.º, n.º 22).
Resta agora descobrir os elos de parentesco entre os nossos ascendentes.

Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#55351 | Joman | 14 jan 2004 09:16 | Em resposta a: #52815

Caro senhor Luís K. W.

Sabe alguma coisa sobre Francisco de Lima e Melo, capitão-mor e ouvidor da ilha de Santo Antão (Cabo Verde). Era oriundo do norte de Portugal, zona da Vila de Barcelos, Minho, e foi nomeado capitão-mor pelo donatário da ilha, o marquês de Gouveia e conde de Santa Cruz D. José Mascarenhas por carta passada em Lisboa e datada de 13 de Fevereiro de 1740.
Obrigado

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#56509 | Luis K. W. | 01 fev 2004 01:49 | Em resposta a: #55351

Caro Joman,
Infelizmente não posso ajudá-lo.
Cumprimentos~
Luís K W

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#56557 | José Luiz Folhadela | 01 fev 2004 19:01 | Em resposta a: #33114

Caros confrades:
Tambem me interessaria saber sobr "Melos" de Arcos de Valdevez. Concretaente gostaria de ter elementos de José de Melo, natural da Freguesia de Prozelo, filho de rancisco António Pereira e de Angélica de Azevedo e Melo. José de Melo deve ter casado no Porto por volta de 1883.
Obrigado pela atenção
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#57481 | FMMMP | 10 fev 2004 16:12 | Em resposta a: #34053

Caro João Abreu Coutinho

Os Melo da "Garrida" são de facto Melo da Gama Araújo e Azevedo aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=228025
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227663

Mas descendem de D. Rodrigo de Melo Lima,* 1430,com ascendência aos Srs. de Melo etc.aqui, :
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=59591

É assim provável algum grau de parentesco com estes Melo Lima, quando eu puder irei procurar a ligação, mas ainda me falta bastante para chegar ao séc XV.

cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#57485 | FMMMP | 10 fev 2004 16:16 | Em resposta a: #56557

Caro José Luiz Folhadela

Esses Melo de Arcos de Valdevez devem estar ligados com os Melo de Ponte de Lima.
Já detetei diversas ligações entre Melo das duas Vilas.

Cumprimentos

Francisco Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#57515 | MSG | 10 fev 2004 19:54 | Em resposta a: #57481

Caros confrades:
Tendo procurado estudar um pouco estes inicias "Melo e Lima", talvez possa dar uma pequena achega (a seu tempo, com indicações mais precisas de ordem documental, que me tem sido impossivel organizar de forma "apresentável"). Queria ressalvar que apenas posso neste momento dizer o que me parece ser uma visão de conjunto, certamente sujeita ainda a inúmeras correcções.
Este D. Rodrigo de Melo e Lima, abade comendatário de Pombeiro e, depois, de Refoios, deve ter sido um dos filhos mais novos de D. Leonel de Lima, "destinado" a uma carreira abacial e um dos poucos (senão o único) Lima da sua geração (a segunda ou terceira em Portugal)que não terá ido para Lisboa, acompanhando a corte (onde o pai, D. Leonel de Lima, faz um percurso fulgurante - desde o direito ao tratamento de "dom" até ao viscondado de Cerveira. O nome "Melo e Lima", ou mesmo, apenas, o de "Melo", parece ter sido usado por este primeiro abade e por vários dos seus filhos. Um dos filhos de D. Rodrigo (D. Pedro de Melo ou de Lima) é também abade de Refoios e tem também descendência (não legitimada, ao contrário da de seu pai) que fica em Refoios e dai se estende para toda a região do Lima. Muito rapidamente alguns ramos (com duas ou três gerações de ilegitimidade) são apenas pequenos lavradores - mantendo intermitentemente o apelido "Lima", mas, ao que parece, nunca o "Melo" enquanto outros continuam (por si e por casamento) num nível social mais elevado. Dentro destes pode ressurgir o "Melo" ao fim de duas ou três geraçõe de desuso (tenho um exemplo em que ele só é retomado em 1730...). Mas parece-me que de facto os "Melo e Lima" terão sempre esta origem. Os da Garrida, de certeza.
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#74587 | AMAssis | 07 out 2004 01:17 | Em resposta a: #56557

Caro José Luiz Folhadela

Tenho esta gente estudada, e aqui lhe deixo algumas coisas. Terei o maior dos gostos em enviar-lhe documentaçãõ mais pormenorizada por carta ou por email. Se quiser, o meu endereço é antonio.assis@sapo.pt.

Um abraço

António de Assis


LIMA E MELO
de Arcos de Valdevez









1. DIOGO DE LIMA E MELO (8º Avô)

Filho de Diogo Rodrigues e de Sebastiana Rodrigues, naturais de S.Vicente de Távora, Arcos de Valdevez.

Foi Notário Apostólico, segundo indicação de Felgueiras Gaio.

Casou com MARIA DA COSTA PEREIRA, filha de Francisco de Amorim e de Catarina de Amorim, neta paterna de Domingos da Costa (Pereira) e de Maria de Amorim, da freguesia de Salvador de Padreiro, Arcos, e materna de Bartolomeu Fernandes, de Miranda, Arcos, e de Maria Fernandes, de S.Vicente de Távora.

Tiveram, pelo menos:

2. ANTÓNIO DE LIMA E MELO, que segue.
2. DIOGO MANUEL DE LIMA E MELO, que fez Inquirição De Genere em Braga a 23 de Setembro de 1717 .
2. MANUEL, que nasceu nos Arcos de Valdevez, Salvador, a 21 de Maio de 1707 e aí foi baptizado a 2 de Abril pelo Padre António de Magalhães Pereira, sendo seus padrinhos Pascoal Pimenta e sua mulher D.Joana, de Valverde, todos desta freguesia .
2. LUIS, que foi baptizado nos Arcos de Valdevez, S.Paio, a 5-5-1710 pelo Padre Francisco de Amorim de Carvalho, Pároco Encomendado, sendo padrinhos Diogo de Sousa e Meneses e sua irmã D.Luisa Catarina, da freguesia de Santa Maria .
2. DIOGO LUÍS DE MELO, de S.Paio dos Arcos de Valdevez, que fez Inquirição De Genere em Braga em 9 de Janeiro de 1731 .
2. BENTO DA COSTA LIMA E MELO, que casou nos Arcos de Valdevez, S.Paio, a com D.SEBASTIANA LUÍSA DE FREITAS E SOUSA VAREJÃO, filha de Matias de Sousa Varejão e de sua 2ª mulher Isabel de Sousa Barbosa, moradores na freguesia de S.Vicente de Távora, Arcos. A noiva fez-se representar por procuração no Padre Bento de Araújo da Silva, Vigário de Santa Comba de Vila Tonche, Arcos, e celebrou a cerimónia o Padre João de Sousa Machado, sendo testemunhas António de Caldas Lobato, o Padre Alexandre de Araújo e Manuel António, filho de Andreza Antunes, todos desta freguesia . Segundo Felgueiras Gaio D.SEBASTIANA LUÍSA DE FREITAS E SOUSA VAREJÃO era neta paterna de Tomé de Sousa e Cunha e de Sebastiana de Sousa Freitas Álvares Varejão de Araújo . Foram moradores nos Arcos de Valdevez. Tiveram, pelo menos:
3. JOSÉ BERNARDO DE SOUSA MELO VAREJÃO, que fez Inquirição De Genere em Braga a 14 de Março de 1778 .

2. Capitão ANTÓNIO DE MELO E LIMA (7º Avô)

Casou nos Arcos de Valdevez, S.Paio, a 12 de Agosto de 1713 com TEOTÓNIA MARIA SOARES DE ABREU, filha de João de Abreu de Araújo e de Domingas Cerqueira Soares Cação, moradores que foram na freguesia de S.Pedro do Couto, Arcos de Valdevez. Celebrou a cerimónia o Abade João Fernandes de Oliveira, e foram testemunhas Afonso de Lima, Domingos Lopes Vilaça e António Pereira de Araújo .

Foram moradores em Arcos de Valdevez, e tiveram, pelo menos:

3. D.JERÓNIMA QUITÉRIA SOARES DE ABREU E MELO, que segue.
3. BENTO LUÍS SOARES DE MELO, que fez inquirição De Genere em Braga a 16 de Agosto de 1732 .
3. FRANCISCO JOSÉ SOARES DE MELO, que nasceu na Vila de Arcos de Valdevez, S.Paio, a 18 de Abril de 1717, e aí foi baptizado a 25 pelo Padre Cura Domingos Cerveira Marinho, sendo seus padrinhos o Padre Francisco Monteiro, Vigário do Couto, e sua irmã Ana Monteiro, que se fez representar por procuração em Afonso de Lima, da Vila dos Arcos . Fez inquirição De Genere em Braga a 16 de Agosto de 1732 .
3. ANTÓNIO JOSÉ SOARES DE MELO, que casou com D.MARIA VITÓRIA DE AMORIM SOARES. Foram moradores na freguesia de Souto, Arcos de Valdevez:
4. FRANCISCO MANUEL DE ABREU LIMA, que fez inquirição De Genere em Braga a 2 de Setembro de 1778 .
3. LUÍS MANUEL DE MELO, que casou com D.FRANCISCA MARIA DE SOUSA REBELO, filha de Francisco de Sousa da Costa e de Francisca Luísa de Oliveira Rebelo, de Monção. Foram moradores na vila de Monção. Tiveram:
4. JOSÉ ANTÓNIO DE SOUSA E MELO, de Monção, que fez inquirição De Genere em Braga a 11 de Fevereiro de 1782 .
4. JOAQUIM XAVIER DE MELO, de Monção, que fez inquirição De Genere em Braga a 12 de Julho de 1778 .
4. LUÍS ZEFERINO DE SOUSA E MELO, de Monção, que fez inquirição De Genere em Braga a 27 de Maio de 1787 .
4. ANTÓNIO DE MELO LIMA, de Arcos de Valdevez, que fez inquirição De Genere em Braga a 3 de Agosto de 1803 .
3. ROSA MARIA, que nasceu em S.Paio dos Arcos de Valdevez a 9 de Janeiro de 1716 e aí foi baptizada a 15 pelo Abade Fernando Soares de Novais, sendo seus padrinhos Francisco de Brito Brandão e sua mãe D.Brites de Távora e Rocha, mulher de Alexandre de Brito Brandão, da freguesia de Giesta, que se fez representar por procuração em Manuel Fernandes Dias, da freguesia de Giesta .


3. D.JERÓNIMA QUITÉRIA SOARES DE ABREU E MELO (6ª Avó)

Casou nos Arcos de Valdevez, Salvador, a 9 de Maio de 1757 com o Dr. MANUEL JOSÉ DE AZEVEDO PEREIRA PINTO, natural dos Arcos de Valdevez, filho de André de Azevedo e de Luísa Pereira Pinto, já defunta. Celebrou a cerimónia o Padre António Luis de Caldas, desta vila, com licença do Abade Miguel de Sousa, e foram testemunhas o Padre Alexandre de Araújo, Francisco Rodrigues, Francisco António de Sousa, Domingos de Azevedom o Doutor Caetano José de Azevedo Pereira, o Doutor José Luis de Azevedo Pereira, e Manuel Rodrigues, todos desta freguesia .

Tiveram:

4. D.ANTÓNIA JOSEFA PEREIRA SOARES DE MELO AZEVEDO, que segue.

4. D.ANTÓNIA JOSEFA PEREIRA SOARES DE MELO AZEVEDO (5ª Avó)

Casou com ANTÓNIO VICENTE DANTAS COELHO, filho de Domingos Rodrigues Dantas Coelho e de Luísa Veloso, da freguesia de S.Tomé de Aguiã, Arcos de Valdevez.

Viveram em S.Paio dos Arcos de Valdevez, moradores na Rua da Misericórdia.

Tiveram:

5. Capitão JOSÉ COELHO SOARES DE AZEVEDO, que segue.
5. FRANCISCO MANUEL DANTAS COELHO, natural de S.Paio dos Arcos de Valdevez e morador no Brasil, Baia. Habilitou-se De Genere em Braga a 30 de Dezembro de 1809 .
5. JOAQUIM ANTÓNIO COELHO DE AZEVEDO, nasceu nos Arcos de Valdevez, S.Paio, a 22 de Fevereiro de 1794, baptizado a 8 de Março. Habilitou-se De Genere em Braga a 17 de Julho de 1812 .
5. D.MARIA FELICIANA DE AZEVEDO DANTAS, natural do Salvador de Arcos de Valdevez. Casou com JOÃO ANTÓNIO MACHADO, habilitado De Genere em Braga, filho do Dr.Francisco Machado de Azevedo e de D.Caetana Maria Joaquina, do lugar de Sá, freguesia de Ervães, termo de Chaves. Tiveram:
6. JOÃO ANTÓNIO MACHADO, nasceu em Salvador dos Arcos de Valdevez, a 23 de Fevereiro de 1806, baptizada a 2 de Março, sendo seus padrinhos João Botelho de Lucena, Coronel do Regimento de cavalaria de Bragança, e natural de Vila Real, que se fez representar por procuração em João de Morais de Castro Chaves Pimentel, da Vila da Barca, e D.Angélica Teixeira, da freguesia de S.Paio da vila dos Arcos. Fez habilitação De Genere em Braga a 15 de Março de 1822 .

5. Capitão JOSÉ COELHO SOARES DE AZEVEDO (Tetravô)

Casou com D.ANTÓNIA LUÍSA DA COSTA PEREIRA, filha do Capitão Manuel da Costa Pereira e de D.Teresa Antónia de Sousa Bacelar, neta paterna de José Teodoro da Costa Pereira, natural de Ponte da Barca (filho de José Maria da Costa Pereira e de Feliciana Cerqueira, neto paterno de João da Costa Pereira e de D.Maria Josefa, e neto materno de Diogo Cerqueira e de Inocência Fernandes), e de Catarina Josefa Pereira, natural de S.Paio dos Arcos de Valdevez (filha de Alexandre Pereira e de Joana Cerqueira, neta paterna de João Fernandes e de Maria Pereira, e neta materna do Padre Pedro Barbosa e de Joana Cerqueira), e neta materna de Bento de Sousa, natural de Portela, Monção (filho de Manuel de Azevedo e de Natália Rosa) e de Francisca Luísa Bacelar, casados nos Arcos, S.Paio (filha de Manuel Cerqueira e de Francisca Bacelar).

Tiveram:

6. D.ANGÉLICA ENGRÁCIA SOARES DE AZEVEDO DA COSTA PEREIRA, que segue.
6. D.ANGÉLICA JOAQUINA SOARES DE AZEVEDO, madrinha de sua sobrinha Maria Henriqueta em 1841.
6. D.PERPÉTUA VITÓRIA DA COSTA PEREIRA DE AZEVEDO, que casou com JOÃO INÁCIO VELOSO DA FONSECA, filho do Padre José Inácio Veloso da Fonseca , e de Eugénia, solteira, do lugar de Ramilo, e neto paterno de João Veloso da Fonseca e de Tomázia Rodrigues. Foram moradores no lugar de Gontilhe, em Prozelo, e tiveram, pelo menos:
7. JOSÉ CUSTÓDIO, que nasceu no lugar de Gontilhe, Prozelo, Arcos de Valdevez, a 10 de Julho de 1828, e aí foi baptizado a 13 pelo Abade José de Sousa e Melo, sendo seus padrinhos José Mendes, escrivão da Vila dos Arcos, e a avó materna D. Antónia .
7. FRANCISCO, que nasceu no lugar de Gontilhe, Prozelo, Arcos de Valdevez, a 5 de Novembro de 1830, e aí foi baptizado a 18 pelo Abade José de Sousa e Melo, sendo seus padrinhos o Capitão Francisco de Sá Sotomaior e D.Maria, tia materna .
6. LEONOR, nasceu em Prozelo, Arcos de Valdevez, a 13 de Janeiro de 1824, baptizada a 18, sendo seus padrinhos João Machado de Azevedo e D.Perpétua Vitória da Costa Pereira de Azevedo .
6. D.MARIA, que foi madrinha de seu sobrinho Francisco em 1830.

6. D.ANGÉLICA ENGRÁCIA SOARES DE AZEVEDO DA COSTA PEREIRA (Trisavó)

Natural de Prozelo, Arcos.

Casou com FRANCISCO ANTÓNIO LOURENÇO PEREIRA, filho de António Bento Lourenço e de Ana Maria Fernandes, neto paterno de António José Lourenço e de Maria Ventura Pereira, e neto materno de Francisco Fernandes e de Maria Josefa de Araújo.

Foram moradores no lugar de Farto, na freguesia de Prozelo, Arcos.

Tiveram:

7. D.MARIA HENRIQUETA DE AZEVEDO E MELO, que segue.
7. HENRIQUE, nasceu em Prozelo, Arcos de Valdevez, a 4 de Junho de 1842, sendo seus padrinhos o Abade Henrique José Pereira e D.Maria Guilhermina, tios do baptizado .

7. D.MARIA HENRIQUETA DE AZEVEDO E MELO (Bisavó)

Nasceu no lugar de Farto, em Prozelo, Arcos de Valdevez, a 30 de Abril de 1841, sendo seus padrinhos o Padre José Pereira e D.Angélica Joaquina Soares de Azevedo, tios do baptizado, fazendo-se representar a madrinha por sua sobrinha D.Maria Guilhermina .

Casou com JOSÉ PINTO BASTO, natural do Porto, filho de António Monteiro da Silva Basto e de Ana Rosa.

Tiveram, pelo menos:

8. D.ASCENÇÃO DE MELO PINTO BASTO, que segue.
8. D.MARIA DA ASCENÇÃO DE JESUS PINTO BASTO, que nasceu em S.Paio dos Arcos de Valdevez em 1870. Casou em Braga a 2 de Setembro de 1891 com MIGUEL DE SOUSA QUEVÊDO PIZARRO DE SÁ SOTOMAYOR, filho de Francisco de Sousa Quevêdo Pizarro de Sá Sotomayor e de D.Maria Cândida de Azevedo de Araújo e Gama, neto paterno de António Bernardo de Sá Sotomayor e de D.Maria Henriqueta de Sousa Quevêdo Magalhães Pizarro, e neto materno de Gaspar de Azevedo de Araújo e Gama (filho dos 1ºs Viscondes de S.Paio dos Arcos) e de sua 1ª mulher D.Maria Rosa Monteiro de Albuquerque . Tiveram:
9. CARLOS DE SÁ SOTOMAYOR PIZARRO, que nasceu em Novembro de 1892, e casou em Junho de 1919 com D.ALZIRA DA CRUZ BRANDÃO, filha de Camilo Brandão. Tiveram:
10. AGOSTINHO DE SÁ SOTOMAYOR PIZARRO
9. FERNANDO DE SÁ SOTOMAYOR PIZARRO, que nasceu em Braga a 22 de Abril de 1894.
9. D.OLINDA AURÉLIA, que nasceu em Braga em 1897 e faleceu no Porto em 1904.
9. AMÉRICO, que nasceu em Braga a 3 de Fevereiro de 1899 e aí faleceu a 25 de Setembro de 1899.
9. MÁRIO, que nasceu em 1900 e morreu menino.
9. ALBANO ÁLVARO PIZARRO, que nasceu em Outubro de 1902.

8. D.ASCENÇÃO DE MELO PINTO BASTO (Avó)

Natural de S.Paio dos Arcos de Valdevez.

Casou com CARLOS ALBERTO CORRÊA GUEDES, filho do Dr.Eduardo Nogueira Guedes e de D.Margarida Amélia Porfirio Correia, como se disse no Titulo de CORRÊA GUEDES.

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#74590 | jliberato | 07 out 2004 10:27 | Em resposta a: #74587

Caro António de Assis,
Constatei que refere vários Sequeiras na sua mensagem.
Pedia-lhe o favor de ver o tópico "Sequeiras de Ponte de Lima" e de eventualmente dar a sua contribuição se souber alguma coisa das pessoas mencionadas.
Muito obrigado, cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#74591 | jliberato | 07 out 2004 10:38 | Em resposta a: #33114

Caro Miguel Mora,
Para além da minha Maria da Cunha Lima, para a qual chamei já a sua atenção, tenho lançado ultimamente vários tópicos sobre Ponte de Lima, nomeadamente sobre a freguesia de Brandara e os nomes Cunha, Sequeira e Amado. Também tenho procurado aprofundar a genealogia de Jorge Amado para ver se há ligação com os Amados de Ponte de Lima.
Se tiver interesse em intervir nalgum deles, será evidentemente benvindo.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Bento do Rego, de Brandara

#74592 | jliberato | 07 out 2004 10:42 | Em resposta a: #38617

Caro Eduardo Domingues,
O que tenho de Brandara pus agora no tópico "Famílias de Brandara". Convido-o a visitá-lo e a eventualmente intervir.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212768 | pmcoimbra | 07 nov 2008 18:31 | Em resposta a: #52815

Caro Luís K. W.,

Peço desculpa por me intrometer neste tópico, mas recentemente descobri um antepassado meu que pode estar ligado a estes "Melo e Lima" dos Arcos. Trata-se de Manuel de Melo e Lima, referido como "da Quinta do Paço", em São Vicente de Távora, em Arcos de Valdevez, casado com Maria de Barbosa Lobo, natural de Santa Maria de Távora, também em Arcos de Valdevez. Eles aparecem numa certidão de Inquirição de Génere de um seu neto, datada de cerca de 1700.
Tem alguma informação sobre este Manuel de Melo e Lima? Talvez seja aparentado dos seus...

Com os melhores cumprimentos e grato pela ajuda e atenção,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212769 | pmcoimbra | 07 nov 2008 18:37 | Em resposta a: #52815

Caro Luís K. W.,

Peço desculpa, cometi um erro na minha mensagem anterior:
A Inquirição de Génere do tal neto de que eu falava (que aliás se chamava Francisco Ribeiro Pinto de Melo) é datada de cerca de 1750 (e não de cerca de 1700, como eu disse por lapso).

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212784 | Luis K. W. | 07 nov 2008 21:18 | Em resposta a: #212768

Caro Pedro M Coimbra,

Descobri um Manuel de Melo e Lima, natural de Arcos de Valdevez, filho de Bartolomeu Velho, que estudou na faculdade de Cânones de Coimbra (1683-1689; bach. 5-VII-1694; Formatura em 13-VII-1694).

Este Manuel M.L. foi contemporâneo do meu «avô» António de Melo e Lima (nasc em 1660, nat. de Viana e licenciado em Cânones pela Univ Coimbra 1/10/1681- 11/Jul/1687).

Este Manuel de Melo e Lima era irmão de Mathias de Melo e Lima, natural de Arcos de Valdevez, também filho de Bartolomeu Velho, e que também estudou na faculdade de Cânones de Coimbra (1677-1682; bach. 1-V-1683; Format. 5-VI-1684).

Creio que este Mathias M-L foi o «procurador» do meu «avô» António M-L no seu casamento, em Jul/1702 com Maria Pereira de Castro e Sotomayor, na Meadela. o Doutor Mathias era, nessa data, Juiz de fora de Barcelos.

Descobri que as testemunhas de Domingos no seu casamento foram o seu irmão António "de Melo" e um "Manuel de Melo, dos Arcos" (que suponho ser, de novo, o Manuel de Melo e Lima).

MAS... não consegui estabelecer um parentesco entre todos estes MELO E LIMAS. Isto é, entre os meus parentes (António e seu irmão Domingos, que também andou em Coimbra de 1681 a 1683) e os irmãos Manuel e Mathias de Melo e Lima.

Portanto, eram contemporâneos, minhotos, e todos estudantes em Coimbra. É provável que fossem primos... mas não consegui prová-lo.

Há muitos BARBOSAS relacionados com os meus António e Domingos Melo e Lima, mas não descobri nenhum(a) LOBO.

Cumprimentos,
Luís
Lisboa-Portugal
PS: de onde são os seus COIMBRA?

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212846 | JAVSO | 08 nov 2008 23:33 | Em resposta a: #212784

Caro Luís

A título de curiosidade, informo que viveram em Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Felgueiras, descendentes de D. Rodrigo de Melo Lima, que o são através de sua filha Joana de Melo e do marido desta, João Gomes de Abreu.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212899 | pmcoimbra | 09 nov 2008 20:38 | Em resposta a: #212784

Caro Luís,

Muito obrigado pelos dados que me enviou e pelo esforço em encontrar esse parentesco perdido. Eles poderão, de facto, ser primos, mas sem documentos que o provem não se pode afirmar. De qualquer modo, partindo do princípio que o Manuel de Melo e Lima que refere se trata do "meu" Manuel de Melo e Lima, a sua mensagem já contém mais dados do que eu esperava receber. Vou tentar avançar um pouco mais neste ramo, porque o documento em que o nome deste "Melo e Lima" vem referido não dá mais nenhuma pista, nem consta da Inquirição de Género do seu neto Francisco Ribeiro Pinto de Melo mais nenhuma certidão...mas procurando um pouco mais pode ser que apareça mais qualquer coisa.

Quanto à sua pergunta final, os meus Coimbra são de Vila Nova de Gaia desde cerca de 1825. Antes disso é difícil responder pois há um documento que diz que eram da Vila da Feira e outro que diz que eram de Felgueiras. Ainda não consegui esclarecer... Quanto ao meu ramo Coimbra há muito poucos descendentes, e destes apenas 5 usam o nome Coimbra (eu, o meu pai e a minha irmã, o irmão do meu pai e a sua filha, nossa prima...e é tudo).

Com os meus cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212901 | Luis K. W. | 09 nov 2008 21:33 | Em resposta a: #212899

Caro Pedro,

Esquecia-me de dizer que aqueles dados dos irmãos Manuel e Matias de Melo e Lima, de Arcos de Valdevez, recolhi-os na Universidade de Coimbra.

Achei curiosa a coincidência de serem contemporâneos do meu «avô» António de Melo e Lima - e seu irmão Domingos - de terem estado juntos na Univ. de Coimbra e de, aparentemente, terem mantido contacto após a passagem por Coimbra.

Espero que os dados lhe tenham sido úteis.

Com sorte, encontrará nos Registos Paroquiais os baptismos de Manuel e Matias, filhos de Bartolomeu Velho. Estou muito curioso em saber se tinham ligação aos meus António e Domingos.

Aproveito para lembrar que estes meus parentes também tinham ascendencia NOS ARCOS!

Eram filhos de Gonçalo de Melo e Lima e de sua mulher Isabel Salgado (casados em 1659).
Gonçalo de Melo e Lima era filho de Braz de Araújo Maciel, morador nos ARCOS, e de sua mulher Maria de Melo e Lima;
Maria de Melo e Lima - nascida e moradora na Vila de Arcos de Valdevez (in diligencia:) da Rua da Balena/Baletta, freg. de S Salvador - era filha de Pedro Simões Aranha e de sua mulher Guiomar de Melo e Lima, moradora e natural dos Arcos de Valdevez.

Boa sorte na pesquisa,
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#212960 | pmcoimbra | 10 nov 2008 19:14 | Em resposta a: #212901

Caro Luís,

Mais uma vez agradeço-lhe as informações e o "encorajamento". Espero conseguir apurar mais alguma coisa cruzando os paroquiais com os dados que constam dos processos na Universidade de Coimbra e de Inquirição de Génere, que espero poder consultar em breve.

Já agora, e a título de curiosidade, e uma vez que sou interessado (interessado e não entendido, infelizmente) em heráldica, e como li numa sua outra mensagem que o seu "avô" António de Melo e Lima teve carta de brasão de armas, pode-me descrever o escudo dessa carta?
O meu "avô" Francisco Ribeiro Pinto de Melo, neto materno de Manuel de Melo e Lima, usava brasao, mas era assumido e, infelizmente, não sei como seria o seu desenho.

Se não lhe causar incómodo e puder satisfazer a minha curiosidade, fico-lhe, mais uma vez, muito grato.

Com os melhores cumprimentos, um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#213213 | Luis K. W. | 13 nov 2008 22:36 | Em resposta a: #212960

Caro Pedro
Aqui vai a descrição do escudo:

...hum Escudo posto ao balon esquartelado; o pr§ dos Mellos que trazem em campo Vermelho seis Bazantes de Prata entre h~ua dobreCrus & bordadura douro Ao Seg§ dos Limas que tem em campo douro as quatro Barras Sanguinhas de Aragão Ao terceiro dos Araújos em campo de prata h~ua (aspa azul?) carregada de cinco Bazantes douro Ao quarto dos Salgados em campo verde h~u Saleiro douro & ao p‚ h~ua Ave de Sua côr, como que o tem mão, & por differença meya Brica Azul com h~ua Letra F, Elmo de prata aberto guarnido de ouro ..PoiSe.. dos Metaes & Cores das Armas & por Timbre dos Mellos h~ua Aguia preta estendida armada & abesantada de prata ...

Peço desculpa pelos erros, os quais tentei copiar o mais fidedignamente possível. ;-)

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#213218 | pmcoimbra | 13 nov 2008 23:36 | Em resposta a: #213213

Caro Luís,

Muito agradeço por me ter satisfeito a curiosidade. Agora há que continuar com as pesquisas do meu lado. Com um pouco de sorte os Paroquiais esclarecerão se somos parentes ou não.

Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#214993 | Augusto Tavares | 08 dez 2008 15:05 | Em resposta a: #33114

Caro Miguel Mora,

DEsculpe intervir neste tópico sem ser por causa de Melos e Limas de Ponte de Lima, mas precisava de entrar em contacto consigo por causa de nossa ascendente comum Felícia Pereira de Sampaio (Celorico da Beira), que já consta aqui da BD na minha ascendência. Gostava de trocar informações consigo e saber de que ramo descende. Existe bibliografia sobre esta família?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#315408 | bjglrc | 17 out 2012 10:31 | Em resposta a: #33376

Caro João de Abreu Coutinho,

Sei que este forum já foi à algum tempo, mas mesmo assim gostaria de lhe fazer uma pergunta.

Encontrei um antepassado meu que é referenciado como senhor da Quinta de Antepaço em Arcozelo, Ponte de Lima.
O mesmo chama-se Luís Freire de Andrade Machado casado com Marta Soares de Brito, e esta informação vem numa Inquirição de Génere do seu neto, como passo a transcrever:

"João Freire Soares, Pasta 67, Procº 1481, de 10.7.1681, natural de S. Vicente de Bico. Pe Francisco Peixoto

Filho de:
Padre Manuel Freire Soares, abade de São Vicente de Bico e Antónia Soares, Solteira

Neto paterno:
Luís Freire Machado, homem nobre, natural de Sta. Marinha de Arcozelo, Ponte de Lima, comarca de Valença e residente em Braga e de Marta Soares de Brito, moradores na sua Quinta de Antipasso (que suponho ser Antepaço).
O Pe. Francisco Peixoto era parente em 4º grau, pois a sua avó era Antónia Correia e a Avó do Pai do inquirido chamava Britis (Beatriz) Correia.

Etc.."

Sendo eu descendente de uma irmã do dito Abade Manuel Freire Soares.

Contudo, segundo as informações que consegui, a Casa de Antepaço pertencia à família Melo e Lima e nada a relaciona com a Familia Freire de Andrade ou Soares de Brito.

Por acaso tem conhecimento da existência destas pessoas como sendo senhores dessa casa, ou relacionados com Arcozelo.

Desde já muito obrigado.
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#316202 | mamani | 28 out 2012 09:14 | Em resposta a: #315408

Caro Bruno Cerqueira

Envio-lhe estes dados sobre a Casa do Antepaço . A elaboração (mais completa) foi efectuada por José António Moya Ribera .
Espero lhe seja util

L Sotto Mayor


D. Leonel de Lima, 1º visconde de Vila Nova de Cerveira

* 1403 + 13.04.1495

• D. Rodrigo de Melo e Lima * c. 1430
• D. Pedro de Lima e Melo
• D. Álvaro de Lima e Melo Leonor de Sá
• D. Margarida de Lima e Melo Diogo de Araújo Botelho
• Pedro de Araujo Lima Maria Barbosa de Araújo

Pedro de Araujo Lima
Este é o primeiro senhor conhecido da Casa do Antepaço em Arcozelo Ponte de Lima

• Mariana de Melo e Lima * bp 01.01.1639 Fernão Velho de Araújo Miguel de Araújo de Azevedo

• Luis Carlos de Vila-Lobos de Melo e Lima * 06.06.1674 Luísa Teresa de Magalhães Lançós Pereira

Luis Carlos de Vila-Lobos de Melo e Lima
* Ponte de Lima, Ponte de Lima 06.06.1674+ Arcos de Valdevez, São Paio, Casa do Antepaço 15.06.1752

• Miguel Carlos de Vila-Lobos de Lima Vasconcelos e Araújo * bp19.12.1700 Antónia Maria de Melo Pereira de Sampaio

• João Luís de Melo de Vilalobos * 20.06.1721 Mariana Palhares

• Miguel de Melo de Vila-Lobos Joana Ancidora de Araújo e Melo


Joana Ancidora de Araújo e Melo

Casamentos
Casamento I: Lamego
Miguel de Melo de Vila-Lobos
Casamento II:
António de Sá Sotomaior

Filhos
Filhos do Casamento I:
• Não houve descendência deste casamento

Filhos do Casamento II
Dª Maria Julia de Sá Sottomayor Senhora da Casa do Antepaço


Dª Maria Julia de Sá Sottomayor Senhora da Casa do Antepaço
Casamento
Dr João Augusto Malheiro Correa Brandão
Filhos
Dr António de Sá Malheiro

Dr António de Sá Malheiro
sucessor e ultimo senhor da Casa do Antepaço
1855
Casamento
Maria Luisa Campos Nery de Belém Salcete India


Filhos
• Maria Luisa de Sá Sottomaior Malheiro
• Maria Alice de Sá Sottomaior Malheiro
• Maria Antonieta de Sá Sotomaior Malheiro
• Maria Caetana Bragantina de Sá Sotomaior Malheiro
• Maria Lina de Sá Sottomayor Malheiro

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#316232 | bjglrc | 28 out 2012 22:53 | Em resposta a: #316202

Caro L Sotto Mayor,

Muito obrigado pela sua resposta, contudo penso que Luís Feire de Andrade Machado terá sido anterior a Pedro de Araújo Lima.

Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#319627 | falconete | 23 dez 2012 23:41 | Em resposta a: #315408

Caro Bruno Cerqueira

Para obter dados sobre Luís Freire Machado sugiro-lhe que contacte directamente um amigo meu, para o email jgabreulima@gmail.com.


Com os Melhores Cumprimentos

José Aníbal Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#319644 | Cerquinho | 24 dez 2012 12:33 | Em resposta a: #315408

C. Bruno Cerqueira
O Luís Freire Machado e sua mulher Marta de Brito Soares, que refere no seu texto, jazem em campa rasa na capela de minha casa, sob uma lápide armoreada (escudo cortado de Machado e Freire de Andarade) e datada de 1653.
J.G.A.

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#319646 | bjglrc | 24 dez 2012 13:01 | Em resposta a: #319644

Caro J.G.A.

Muito obrigado pelo interessante comentário no fórum. Por acaso tem mais alguma informação sobre Luís Freire Machado e Marta de Brito Soares? Terão sido eles os instituidores da sua capela? Situa-se em Arcozelo, Ponte de Lima?

Se preferir deixo o meu email:
bruno.rcerqueira@me.com

Com os meus melhores cumprimentos e os votos de um bom Natal,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#319647 | bjglrc | 24 dez 2012 13:04 | Em resposta a: #319627

Caro José Aníbal Marinho,

Muito obrigado pela ajuda, entrarei em contacto.

Com os melhores cumprimentos, e votos de bom Natal,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#327269 | joaoggralves2 | 14 abr 2013 17:30 | Em resposta a: #74587

Caro António de Assis,

Penso que teremos em comum como antepassados Alexandre Pereira e sua mulher Joana Cerqueira, de São Paio, Arcos de Valdevez. Deles descendo por duas vias distintas, sendo que em ambas o apelido Pereira subsistiu até ao início do século XX.

Talvez fosse interessante trocarmos alguns dados.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Lima e Melo, de Ponte de Lima

#327668 | hlen | 19 abr 2013 14:57 | Em resposta a: #57515

Caros confrades,

Um manuscrito sobre Melo e Lima que cita D. Rodrigo de Melo Lima,

Genealogia de la familia de Lima, Manuscrito, Pertenece a la Coleccion Salazar y Castro de la RAH, esta em http://bibliotecadigital.rah.es/dgbrah/i18n/consulta/registro.cmd?id=57315 .

Cumprimentos,
Herculano de Lima Einloft Neto

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#429689 | Naise73 | 13 dez 2020 14:35 | Em resposta a: #33114

OLÁ CARISSIMOS E FAMILIARES DESTA FAMÍLIA
EU ME CHAMO NAISE NÃO TENHO O SOBRENOME Mello , mas sou bisneta de Antonio Manoel de Mello que nasceu em 1857 , por fontes familiares eu descobri que ele era de Arcozelo e que estava ligado a Pormachão que é uma Quinta , ele foi para o Brasil e lá se casou com 35 anos mas eu gostaria de saber mais coisas sobre os Mello dessa região ,sei que ele era filho de Rosaria Maria da Conceição
se alguém puder me dizer algo sobre essa família agradeceria
com meus cumprimentos a todos

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#449374 | Naise1 | 10 ago 2023 00:15 | Em resposta a: #33114

Sou Bisneta de Antonio Manoel de Mello filho Rozaria Maria da Conceição eram de Ponte de Lima migraram pro Brasil indo pra Pernambuco e lá se estabeleceram minha família fala algo sobre a Quinta do Pormachao alguém teria alguma descendencia com eles ou poderiam me dizer algo.
Foram pro Brasil entre 1800 e 1900

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#449377 | mariafaia | 10 ago 2023 10:55 | Em resposta a: #449374

Ó dona acerte lá essa matemática, pois a senhora tem 50 anos, os seus bisavós Melo não foram para o Brasil na barriga das respectivas mães, quando muito nos finais do século XIX principio de XX, Esforce-se um pouco mais e vasculhe nesses cartórios
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#449396 | Naise1 | 10 ago 2023 21:37 | Em resposta a: #449377

Meu bisavô Antônio nasceu em 1855 sua mãe não encontrei nada que pudesse me dizer sua data de nascimento .sei que chegaram ao Brasil e meu bisavô se naturalizou pernambucano mas ele era português e sua mãe tb mas não sei pq esconderam os documentos portugueses tenho uma foto do meu bisavô se quiser lhe envio . Até a data de nascimento do meu bisavô o ano foi por fazer contas de achados históricos de chegada no Brasil e visitar muitos sites de genealogia . A família inteira diz que ele era português e td que ele comentava era que era de Ponte de Lima e falava muito da quinta do pormachao

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#449401 | Jorge Resende | 11 ago 2023 00:03 | Em resposta a: #33114

NÃO PERCEBO BEM QUAL A SUA PRETENSÃO. NECESSITA DE REGISTO DE NASCIMENTO DE ANTÓNIO MELO?
PORQUÊ INDICA ARCOZELO COMO SENDO A FREGUESIA DO NASCIMENTO DELE? SERÁ PORQUE LEU QUE EXISTE EM ARCOZELO CASA PORMACHÃO OU ELE NASCEU EM QUE FREGUESIA DE PONTE DE LIMA????
TEM DE AJUDAR COM MAIS INFORM
QUAL O NOME DO PAI DE ANTÓNIO MELO???? ERA FILHO DE PAI INCÓGNITO????
CUMPRIMENTOS

Resposta

Link directo:

Lima e Melo, de Ponte de Lima

#450295 | joaoggralves2 | 02 out 2023 18:18 | Em resposta a: #52815

Caro Luís K. W.,

A sua mensagem já tem muito perto de 20 anos, pelo que não sei se verá esta resposta. Em todo o caso, como penso que os Lima e Melo são importantes para si, venho dar conta de que identifiquei com alguma probabilidade a casa de morada em que habitaram no Além da Ponte (Arcos de Valdevez), nos idos de 1620 a 1650. A casa manteve-se na verdade em descendentes até tão tarde como 1769, mais de uma centúria volvida sobre a saída dos seus membros de Arcos de Valdevez para Vila Franca. Esta casa foi adquirida pela família Sousa nesse ano e mais tarde veio a ser comprada pelo meu tio-trisavô Manuel José Esteves, em 1827, mantendo-se na posse de descendentes seus até ao fim do séc. XIX.

Ao interessante percurso que teve Gonçalo de Melo e Lima, que largou o ofício de ferreiro para se tornar forneiro administrador da feitoria do pão de munição do Minho, é possível acrescentar detalhes concretos sobre o local onde habitou e ligá-lo a uma casa concreta ainda em existência.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 23:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen