actor josé viana

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

actor josé viana

#33127 | Fonseca74 | 11 jan 2003 16:43

Caros confrades,
numa entrevista biográfica dada por este actor e passada novamente há poucos dias ele afirma que a sua avó era fidalga pois tinha casado com um visconde; alguém sabe quem era esse visconde?
Morreu o homem mas não o actor que viverá para sempre! Paz á sua alma.
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: actor josé viana

#33162 | Portuguez | 12 jan 2003 08:58 | Em resposta a: #33127

Caro Daniel da Fonseca Monteiro

Segundo ouvi enquanto teclava por aqui, foi educado pela avó materna, viuva do visconde do Ervedal, e monárquica que tinha na sala os retratos autografados da Família Real. O Ervedal segundo vejo por aqui não é o da Beira, também viscondado, criados os títulos quase simultaneamente, o que devia causar na época bastante confusão entre as duas famílias pela homonímia.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: actor josé viana

#34102 | AMFA | 25 jan 2003 00:35 | Em resposta a: #33162

Esta questão desperta-me curiosidade. Será que o Visconde de Ervedal em questão seria o Lobo Pimentel que casou com uma Teles de Melo?
Algum dos bem informados confrades saberá responder?
(ver Descendência de D. João II, do Canedo, vol. I, pp. 435 e segs)
Augusto Ferreira do amaral

Resposta

Link directo:

RE: actor josé viana

#36056 | arezdasilva | 20 fev 2003 22:53 | Em resposta a: #34102

caro augusto
desculpe esta pergunta fora do tópico tem alguns dados sobre a mãe do seu tio-avô josé maria pai da nossa prima comum lia arez ferreira do amaral?

Resposta

Link directo:

Lia Arez Ferreira do Amaral

#36068 | Genea Portugal | 21 fev 2003 09:36 | Em resposta a: #36056

Arez da Silva,

Na base de dados temos o pai desta Senhora como "João Maria Ferreira do Amaral", e não "José Maria".
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16500
A nossa fonte é o ANP 1985-Tomo II-pg. 760.
Pode confirmar o nome correcto?

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Lia Arez Ferreira do Amaral

#36075 | arezdasilva | 21 fev 2003 10:50 | Em resposta a: #36068

As minhas desculpas
foi lapso meu.O nome é
joão maria ferreira do amaral
a mãe tenho só Augusta F. Smith Chaves
ao dispor
jorge
ps:COMO PODERIA ENVIAR OS ELEMEMTOS QUE DISPONHO DE MANEIRA A SEREM UTILIZADOS DUMA FORMA MAIS RAPIDA? GED COM FILE?

Resposta

Link directo:

RE: actor josé viana

#36154 | AMFA | 21 fev 2003 23:12 | Em resposta a: #36056

Caro Jorge Arez da Silva

A mãe do meu Tio Avô João Maria Ferreira do Amaral chamava-se D. Augusta Frederica Smith Chaves Alves. Ao que creio, o nome Alves provinha-lhe do marido.
Segundo a correspondência, que me veio parar às mãos, entre ela e meu Bisavô Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, deduzo: que o dito marido morrera antes de 1874; que ela era então jovem, tinha olhos negros, estava no Reino, e meu Bisavô, oficial da armada em 1873 e 1874 a servir em Moçambique, agiu como seu procurador na colónia, para lhe cobrar rendimentos que ela ali tinha a receber; que ela auferia uma pensão pelo pai e outra pelo marido; que quando F. J. Ferreira do Amaral regressou ao Reino, tiveram em Lisboa um romance, sem que tenham casado, do qual nasceu, em 1876-02-14, o João Maria Ferreira do Amaral que veio a ser coronel e comandante da PSP de Lisboa, celebrizado na luta contra a "Legião Vermelha" e outras pragas de criminosos e marginais que lavraram na capital pelos anos vinte; que depois no nascimento de meu Tio, as relações de D. Augusta com meu Bisavô se degradaram, se bem que ela tenha mantido uma atitude de grande dignidade.
D. Augusta foi depois professora em Luanda, mas regressou ao Reino quando meu Bisavô, já casado, ali chegou investido no cargo de Governador-Geral, em 1883.
Ela morreu depois de 1923.
Penso - mas não confrontei tal convicação com documentos - que D. Augusta era irmã de António Maria Smith Chaves, nascido em 1849-07-26, que cursou o COlégio Militar (ver Raízes e Memórias, nº 18, p. 148)e filhos ambos de António Manuel Pereira Chaves, que tenho ideia de ter encontrado algures referência de ter servido com heroismo em quaisquer operações militares, talvez no Ultramar.
E por agora, mais não sei sobre estes Chaves.
A mãe seria inglesa?

Agora, outros três assuntos:
1 - O Francisco Tavares de Almeida (se não o conhece, arranjo forma de os pôr em contacto), que julgo vive actualmente em Salvaterra, tem muito bem estudada a genealogia dos Tavares de Almeida, que se liga mais do que uma vez com a dos Arezes, na Índia Portuguesa.
2 - Ainda conheci, na infância, a Tia Emília (Carolina de Almeida Arez), viúva do supracitado Tio João Maria, vivendo em casa de sua filha Lia, na Rua do Monte Olivete. Quando casara com meu Tio João Maria, era viúva dum primeiro marido,um Valente do Couto, militar oriundo duma antiga e nobre família de Mazagão, e delse existe distinta descendência, nomeadamente os Valentes do Couto Coelho.
3 - Uma amiga minha, Ana Arez, secretária da administração, reformada, da Petrogal, filha do Conselheiro Mário Arez, procura com interesse saber a genealogia da família Arez. Se puder, entre em contacto com ela, para a esclarecer. Ou então veja se publica tal genealogia, que penso tem muito interesse para o público.

E por hoje aqui me fico
Um abraço do
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: actor josé viana

#36166 | arezdasilva | 22 fev 2003 01:40 | Em resposta a: #36154

caro augusto ferreira do amaral
muito obrigado pela amabilidade e pela acuidade das suas informaçôes .meu pai ( o primo zeca arez)o ultimo dos irmãos e primos direitos ainda vivo com os seus 90 anos conheceu a prima emilia muito bem por quem nutria um carinho muito especial ,pois achava-a muito parecida com a mãe ,a minha avó laura leonildes da costa arez , sua prima direita que vivia em lourenço marques.pois meu pai dizia que a mãe do primo joão maria teria sido uma nurse inglesa?? .
mantenho contacto com os meus primos filhos da maria emilia arez lapa valente.
sobre a filha do primo mario e da prima fernanda almeida ribeiro...penso que a encontrei um,a ou duas vezes na infancia terei o maior prazer em dar lhe as informaçoes que tenho agradecia que lhe transmitisse o meu e-mail o meu telefone pode ver no 118 jorge arez da silva em evora....
a sua genealogia que copiei dum site internacional ajudou me poupou-me "bué" de trabalho nos meu antepassados mais remotos de dois "gateway ancesters" um o joaquim maria machado de mendonça (ver familias de macau )pois sua neta maria frederica machado de mendonça casou com o meu 4ºavô o governador de macau joão cabral de estefique e outro maria inacia salema saldanha de noronha menezes e evangelho natural de évora que foi casar na india com um lobato faria de lemos meu 6º avô
um abraço
jorge arez da silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen