Lucenas e Cerveiras

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Lucenas e Cerveiras

#33135 | Eduardo Albuquerque | 11 jan 2003 17:21

Caros Amigos e “Confrades,

Armando Sacadura Falcão, na obra “ Os Lucenas”, a páginas 342, §.183.º, n.º 9, seguindo o Nobiliário Manuscrito da Casa de Tarouca, vem dizer:

« Afonso de Lucena, escrivão dos órfãos em Trancoso, casou na quinta dos Telhães, termo daquela vila, com Helena da Cunha, filha de João Cerveira da Cunha e de Isabel Fernandes Ribeiro, de Linhares. »

Acontece, porém, que a dita quinta dos Telhais, pertença dos Cerveira da Cunha, fica em Maceira, Algodres, e não no termo de Trancoso.

Fica aqui este reparo, com o registo da ligação dos Lucenas aos Cerveiras.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Lucenas e Cerveiras na P.L.

#33175 | Eduardo Albuquerque | 12 jan 2003 12:57 | Em resposta a: #33135

Em aditamento à minha mensagem anterior, transcrevo de Alão de Morais, Pedatura Lusitana, Tomo V, volume I, fl. 251, o seguinte:

« 3. Affonso de Lucena f.o 1.º deste, casou na Q.ta dos Telhães termo de Algodres com Elena da Cunha f.a de João Cerveira da Cunha e de sua m.er Izabel Frz Ribeira e teve.

4...

4. M.a de Lucena da Cunha m.er de Simão de Mattos e teve A.o de Lucena q matarão em Trancoso = Simão de Mattos q foi p.a Roma = J.o de Lucena q morreo em Lx.a = Ant.o de Lucena s.g. = D. M.a da Cunha m.er de Fran.co de Sousa (A) e D. M.a de S. Joseph Freira em Trancoso.

(A) de Mello fid.o da C. sua Mag.e e tiverão Fernão de Mello Freire casado com sua prima D. I.a de Mello f.a de J.o Tenreiro da Sylva e o d.o Fran.co Sousa era f.o de Fran.co de Mello m.or em Penedono. »

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Lucenas de Vila Fonte da Arcada

#64221 | JMSA | 05 mai 2004 18:08 | Em resposta a: #33175

Caro Confrade Eduardo Albuquerque
Num processo da Inquisição de uns antepassados meus encontrei uma D.Domingas de Lucena, x.v., n.de Vila Fonte da Arcada (não sei qual o nome actual desta Vila) c.c. Henrique Mendes de Abreu, 1/2 xn e natural da Guarda. Por acaso tem noticia desta senhora Lucena que viveu no sec.XVII ?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: D.Domingas de Lucena

#64347 | Eduardo Albuquerque | 07 mai 2004 08:30 | Em resposta a: #64221

Caro confrade,

Sobre a senhora em questão, de momento, não disponho de qualquer documento.

Não obstante, caso me venha a cruzar com alguma informação atinente ao assunto, disso lhe darei pronta notícia.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: D.Domingas de Lucena

#67073 | JMSA | 09 jun 2004 21:02 | Em resposta a: #64347

Caro Confrade
Agradeço a sua resposta e peço-lhe desculpa de só agora o fazer mas passou-me despercebida. Estes Lucenas interessam-me muito. Infelizmente não sei o nome dos Pais de D.Domingas de Lucena. Sei que esta teve 3 filhas. D.Domingas de Lucena, D.Isabel de Lucena e D.Maria Henriques de Lucena, minha antepassada.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Lucenas e Cerveiras

#103226 | E. Osório | 17 out 2005 18:52 | Em resposta a: #33135

Caro Eduardo Albuquerque,

Escrevo-lhe para aqui e não para o seu tópico "Cerveiras", que está muito pesado e dá problemas.

Tenho um João Félix da Cunha, referido como «sr. da casa de Vila Franca», que casou com Paula da Cunha Cerveira e tiveram:
8 João Félix da Cunha Cerveira, que segue.
8 Ana da Cunha Cerveira, que casou com José do Couto do Amaral, capitão na Póvoa de Cervães.
8 JOÃO FÉLIX DA CUNHA CERVEIRA, sr. da casa de Vila Franca, casou com JOSEFA DA GAMA.

Resposta

Link directo:

RE: Lucenas e Cerveiras

#103227 | E. Osório | 17 out 2005 18:58 | Em resposta a: #33135

Caro Eduardo Albuquerque,

Desculpe, mas enviei a mensagem anterior sem querer. Recomeço:

Tenho um João Félix da Cunha, n. cerca de 1720, referido como sr. da casa de Vila Franca, que casou com Paula da Cunha Cerveira e tiveram:

João Félix da Cunha Cerveira, sr. da casa de Vila Franca, que casou com Josefa da Gama. E,
Ana da Cunha Cerveira, que casou com José do Couto do Amaral, capitão na Póvoa de Cervães.

Tenho alguma ascendência de João Félix da Cunha, mas nada sobre a Paula. Como pesquisou muito sobre Cunhas e Cerveiras, sabe situar estas pessoas?

Agradeço desde já e apresento os meus cumprimentos.

Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: D. Paula da Cunha Cerveira

#103241 | Eduardo Albuquerque | 17 out 2005 21:17 | Em resposta a: #103227

Caro Eduardo Osório,

Em resposta à sua precedente mensagem, que muito agradeço pelos oportunos contributos carreados, cumpre dizer que, de facto tenho uma tia, irmã de minha sexta avó, D. Teresa Josefa da Cunha Cerveira, de nome D. Paula da Cunha Cerveira, baptizada em S.Cosme de Nabais, Gouveia, a vinte e dois de Janeiro de mil setecentos e catorze, conforme registo já aqui transcrito em:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=4930#lista

Era filha de Estevão Rodrigues Cardoso e de D. Mariana de Haro; neta paterna de Lourenço Rodrigues e de Catarina Nunes; e materna, neta do Cap.mor de Algodres, Pedro Cerveira da Cunha e de D. Mariana de Haro.

Contudo, desconheço com quem tenha casado, pelo que, a confirmar-se os seus dados, ou seja, o seu casamento com João Felix da Cunha, - que presumivelmente se achará em S. Cosme, Nabais, Gouveia, pelos anos de 1740, mais coisa menos coisa, - se preenche mais um vazio das minhas “pesquisas”.

De facto, os livros de S. Cosme de Nabais, Gouveia, vi-os muito a correr, apenas preocupado com dados de avós directos, deixando para uma segunda oportunidade o levantamento dos registos relativos a tios e primos.

Como é óbvio, caso se confirme o casamento com João Felix da Cunha, muito gostaria de possuir os dados a ele atinentes bem como à sua descendência.

Neste contexto, pondo-me ao seu dispor, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: D. Paula da Cunha Cerveira

#103264 | E. Osório | 17 out 2005 23:49 | Em resposta a: #103241

Caro Eduardo Albuquerque,

Relativamente à minha mensagem anterior, sobre a descendência de João Félix da Cunha Cerveira ou de sua irmã Ana da Cunha Cerveira... nada. Não sei sequer onde viveram, os elementos são "pele e osso". Não tenho ideia de qual será a "casa de Vila Franca", embora me tenha ocorrido neste momento que poderá ser em Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia. Será mais uma freguesia a explorar... dentro do cextraordinário levantamento que tem feito e que aqui tem disponibilizado.

Tenho sim, como disse, elementos sobre João Félix, inseridos no meu estudo "Raízes da Beira", que tenciono publicar proximamente (ver aqui no Fórum o tópico com o mesmo nome). Se comunicar comigo para o e-mail que lá consta, poderemos partilhar informações.

Com os meus cumprimentos,
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: D. Francisca Rosa da Cunha Cerveira

#103293 | Eduardo Albuquerque | 18 out 2005 15:51 | Em resposta a: #103264

Caro Eduardo Osório,

Em aditamento, à minha precedente mensagem, venho referir que a minha sexta avó, D. Teresa Josefa da Cunha Cerveira, teve outra irmã, de nome D. Francisca Rosa da Cunha Cerveira, baptizada a 19 de Outubro de 1712, que casou em S. Cosme, Nabais, Gouveia, a 13 de Dezembro de 1728, com Jorge da Cunha, baptizado a 26 de Agosto de 1698 em Vila Franca da Serra, Gouveia, filho de António da Cunha, de Vila Franca da Serra, Gouveia, e de Maria Rodrigues, baptizada em Salgueirais, Celorico da Beira, a 1 de Janeiro de 1675.

Será este Jorge da Cunha irmão do seu João Felix da Cunha?

Acresce referir que D. Paula da Cunha Cerveira, é filha de D. Mariana n.º 168 da sua “Árvore da Família dos Pina de Aragão”.

Em conformidade, oportunamente, enviarei para o seu e-mail as árvores respectivas.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 01:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen